quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Na foto, aproveitadores usam o nome do Governador eleito Flávio Dino para legitimar um terreno invadido, às margens da BR 135, no município de São Mateus. A “brilhante” ideia de fazer uma homenagem ao governador é uma afronta, visto que diverge das medidas éticas e moralizadoras anunciadas no primeiro dia do ano pelo governador Flávio Dino (PCdoB) que proibiu que o patrimônio estadual receba o nome de pessoas vivas.

Nascentes de águas cristalinas, cachoeiras, a paisagem de cerrado e a aventura do ecoturismo são apenas alguns dos diferenciais que podem atrair turistas para uma das regiões mais belas do estado, a Chapada das Mesas. Com foco em estabelecer estratégias que possam contribuir para o desenvolvimento turístico nessa região, a secretária de Estado de Turismo, Delma Andrade, esteve reunida em Imperatriz, com representantes de municípios da Região Tocantina que integram a área do Parque Nacional.

O encontro aconteceu durante a solenidade de posse da diretoria executiva do Fórum do Polo Turístico Chapada das Mesas. A secretária de Turismo, Delma Andrade, explicou aos presentes as boas perspectivas para o setor turístico no Maranhão, que pela primeira vez é visto como um dos fundamentais para mudar os indicadores sociais do estado.

"A Chapada das Mesas reúne todos os requisitos para atrair turistas e se tornar um grande centro de visitação. A proposta é garantir resultados efetivos em curto, médio e longo prazo, a partir de financiamentos, linhas de crédito, obras de infraestrutura, capacitação e promoção dos atrativos turísticos", adiantou.

Os investimentos voltados para a região da Chapada das Mesas seguem uma orientação do governador Flávio Dino, que determinou que, assim como os Polos de São Luís e dos Lençóis Maranhenses, a Chapada também seja uma prioridade para impulsionar o turismo no Maranhão.

O prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, mostrou-se entusiasmado com a iniciativa. Ele afirma que este é um momento bastante alvissareiro no setor, uma vez que logo no primeiro mês de seu mandato o governador Flávio Dino já sinaliza o apoio ao desenvolvimento do turismo.

"O turismo distribui riqueza para todo mundo, e em nossa região, a exemplo de Carolina e Riachão, temos belezas naturais exuberantes, que poderão entrar no imaginário dos amantes do ecoturismo e aventura”, falou.

Contudo, os representantes dos municípios presentes à reunião, foram unânimes ao afirmar que ainda são necessários mais investimentos e capacitação para receber bem o visitante. A secretária de Turismo, Delma Andrade, endossou as afirmativas e reforçou ainda que o Polo Chapada das Mesas precisa buscar avanços para uma certificação de segurança.

“O turismo é uma pasta que dá visibilidade ao estado e eleva a autoestima da população, mas, para isso, precisa estar em constante investimento e em busca de desenvolvimento”, disse a secretária.

O encontro também serviu para que a secretária de Turismo se reunisse com representantes do trade e profissionais do setor turístico do município de Carolina. Delma Andrade assegurou que serão realizadas ações consistentes para o desenvolvimento turístico da região.
Inserir o Estado na lista de destinos sede garantirá a ocupação dos hotéis e a movimentação de toda cadeia produtiva do turismo.

No centro, a Secretária de Turismo do Maranhão, acompanhada pela diretoria do SLCV&VB
A Secretária de Turismo do Maranhão, Delma Andrade, realizou encontro com os dirigentes do São Luis Convention & Visitors Bureau. Na pauta, a inserção dos destinos turísticos do Maranhão como sede de eventos. “O Brasil está entre os 10 países que mais realizam eventos no mundo, sendo assim, queremos que parte desses encontros sejam sediados no nosso Estado”, disse Delma.

Durante a reunião, ficou acertado que a Secretaria e o Convention Bureau irão traçar um plano de trabalho para apoiar entidades públicas e privadas na captação de eventos nacionais e internacionais. “Os eventos ajudam a enfrentar a questão da sazonalidade, garantindo ocupação constante nos hotéis e a movimentação de toda a cadeia produtiva da cidade”, comentou a Secretária.

Delma disse, ainda, que além da grande movimentação financeira gerada pela presença dos visitantes nos eventos, o Maranhão se beneficia em aspectos muitas vezes incalculáveis, referentes à construção da imagem e aos avanços propostos com a realização destes encontros.

“Além de ter um gasto médio elevado, o turista de Negócios é considerado um formador de opinião. Além de apoiar a captação dos eventos, nosso desafio é fazer com que ele fique mais tempo, conheça outros destinos e que o Maranhão fique no seu imaginário, para que ele volte com a família e visite outros lugares”, finalizou.
Nova marca da gestão representa a diversidade do estado e as mudanças proporcionadas pela atual administração 
O Governo do Estado do Maranhão lançou, na tarde de quarta-feira (28), no Palácio dos Leões, a marca e slogan da gestão que serão usados entre 2015 e 2018. Com o mapa do Maranhão pintado nas cores das bandeiras do estado e do Brasil, e com o slogan “Governo do Maranhão. Governo de todos nós”, a marca revela o início de um novo tempo, de integração com o resto do país e de políticas públicas voltadas para toda a população maranhense.

Ao apresentá-la aos profissionais da imprensa, o secretário estadual de Comunicação, Robson Paz, informou que, ao elaborar a marca, a equipe de marketing do Estado atendeu às diretrizes estabelecidas pelo governador Flávio Dino de realizar uma gestão que já trabalha, desde o dia 1° de janeiro, em ações efetivas para a transformação da realidade no Maranhão e a prestação de serviços públicos que cheguem a toda a população.

“A marca representa o tempo de mudança pelo qual passa nosso estado com toda sua gama de diversidade e pluralidade. Ela representa todo esse conjunto de características e ações implementadas pelo governador Flávio Dino”, relatou o secretário. Ele lembrou que as cores da bandeira do estado indicam a diversidade do povo maranhense, e as cores da bandeira brasileira revelam a integração do Maranhão com o país.

“O conceito, de integrar no mapa as cores da bandeira brasileira e maranhense, indica um grande sentimento da nossa população em superar as adversidades, de mostrar a verdadeira potencialidade do Maranhão, mas também de trazer o Brasil para construção deste momento diferenciado que o Maranhão passa, desse governo que busca, acima de tudo, trabalhar pelo conjunto da população, de fazer com que os serviços públicos deixem de ser um privilégio de poucos e possam beneficiar toda a população maranhense”, esclareceu.

A mistura de cores ainda é um convite ao apoio e participação efetiva de todos os segmentos da população maranhense e brasileira na ruptura com o modelo político e econômico vigente, e a estrela, ao meio do mapa, representa, exatamente, a expectativa por esta quebra de paradigmas.

“Trazendo a estrela como uma grande representação da esperança que cerca todo esse momento, de que a partir de agora, certamente, teremos um estado mais prospero e desenvolvido, e acima de tudo com justiça e igualdade social”, destacou.

O secretário adjunto de Marketing e Mídias Sociais, Marco Aurélio, ressaltou que o slogan, reproduzido em fonte de fácil leitura, também atendeu às diretrizes da nova gestão. “A repetição da palavra Governo reforça a ideia de que nós nos propomos a fazer um Governo para todos. A repetição deve intensificar a ideia, deixando clara a nossa missão”, aponta Marco Aurélio.