quinta-feira, 29 de janeiro de 2015
Na foto, aproveitadores usam o nome do Governador eleito Flávio Dino para legitimar um terreno invadido, às margens da BR 135, no município de São Mateus. A “brilhante” ideia de fazer uma homenagem ao governador é uma afronta, visto que diverge das medidas éticas e moralizadoras anunciadas no primeiro dia do ano pelo governador Flávio Dino (PCdoB) que proibiu que o patrimônio estadual receba o nome de pessoas vivas.
O encontro aconteceu durante a solenidade de posse da diretoria executiva do Fórum do Polo Turístico Chapada das Mesas. A secretária de Turismo, Delma Andrade, explicou aos presentes as boas perspectivas para o setor turístico no Maranhão, que pela primeira vez é visto como um dos fundamentais para mudar os indicadores sociais do estado.
"A Chapada das Mesas reúne todos os requisitos para atrair turistas e se tornar um grande centro de visitação. A proposta é garantir resultados efetivos em curto, médio e longo prazo, a partir de financiamentos, linhas de crédito, obras de infraestrutura, capacitação e promoção dos atrativos turísticos", adiantou.
Os investimentos voltados para a região da Chapada das Mesas seguem uma orientação do governador Flávio Dino, que determinou que, assim como os Polos de São Luís e dos Lençóis Maranhenses, a Chapada também seja uma prioridade para impulsionar o turismo no Maranhão.
O prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, mostrou-se entusiasmado com a iniciativa. Ele afirma que este é um momento bastante alvissareiro no setor, uma vez que logo no primeiro mês de seu mandato o governador Flávio Dino já sinaliza o apoio ao desenvolvimento do turismo.
"O turismo distribui riqueza para todo mundo, e em nossa região, a exemplo de Carolina e Riachão, temos belezas naturais exuberantes, que poderão entrar no imaginário dos amantes do ecoturismo e aventura”, falou.
Contudo, os representantes dos municípios presentes à reunião, foram unânimes ao afirmar que ainda são necessários mais investimentos e capacitação para receber bem o visitante. A secretária de Turismo, Delma Andrade, endossou as afirmativas e reforçou ainda que o Polo Chapada das Mesas precisa buscar avanços para uma certificação de segurança.
“O turismo é uma pasta que dá visibilidade ao estado e eleva a autoestima da população, mas, para isso, precisa estar em constante investimento e em busca de desenvolvimento”, disse a secretária.
O encontro também serviu para que a secretária de Turismo se reunisse com representantes do trade e profissionais do setor turístico do município de Carolina. Delma Andrade assegurou que serão realizadas ações consistentes para o desenvolvimento turístico da região.
Inserir o Estado na lista de destinos sede garantirá a ocupação dos hotéis e a movimentação de toda cadeia produtiva do turismo.
No centro, a Secretária de Turismo do Maranhão, acompanhada pela diretoria do SLCV&VB |
Durante a reunião, ficou acertado que a Secretaria e o Convention Bureau irão traçar um plano de trabalho para apoiar entidades públicas e privadas na captação de eventos nacionais e internacionais. “Os eventos ajudam a enfrentar a questão da sazonalidade, garantindo ocupação constante nos hotéis e a movimentação de toda a cadeia produtiva da cidade”, comentou a Secretária.
Delma disse, ainda, que além da grande movimentação financeira gerada pela presença dos visitantes nos eventos, o Maranhão se beneficia em aspectos muitas vezes incalculáveis, referentes à construção da imagem e aos avanços propostos com a realização destes encontros.
“Além de ter um gasto médio elevado, o turista de Negócios é considerado um formador de opinião. Além de apoiar a captação dos eventos, nosso desafio é fazer com que ele fique mais tempo, conheça outros destinos e que o Maranhão fique no seu imaginário, para que ele volte com a família e visite outros lugares”, finalizou.
Nova marca da gestão representa a diversidade do estado e as mudanças proporcionadas pela atual administração |
Ao apresentá-la aos profissionais da imprensa, o secretário estadual de Comunicação, Robson Paz, informou que, ao elaborar a marca, a equipe de marketing do Estado atendeu às diretrizes estabelecidas pelo governador Flávio Dino de realizar uma gestão que já trabalha, desde o dia 1° de janeiro, em ações efetivas para a transformação da realidade no Maranhão e a prestação de serviços públicos que cheguem a toda a população.
“A marca representa o tempo de mudança pelo qual passa nosso estado com toda sua gama de diversidade e pluralidade. Ela representa todo esse conjunto de características e ações implementadas pelo governador Flávio Dino”, relatou o secretário. Ele lembrou que as cores da bandeira do estado indicam a diversidade do povo maranhense, e as cores da bandeira brasileira revelam a integração do Maranhão com o país.
“O conceito, de integrar no mapa as cores da bandeira brasileira e maranhense, indica um grande sentimento da nossa população em superar as adversidades, de mostrar a verdadeira potencialidade do Maranhão, mas também de trazer o Brasil para construção deste momento diferenciado que o Maranhão passa, desse governo que busca, acima de tudo, trabalhar pelo conjunto da população, de fazer com que os serviços públicos deixem de ser um privilégio de poucos e possam beneficiar toda a população maranhense”, esclareceu.
A mistura de cores ainda é um convite ao apoio e participação efetiva de todos os segmentos da população maranhense e brasileira na ruptura com o modelo político e econômico vigente, e a estrela, ao meio do mapa, representa, exatamente, a expectativa por esta quebra de paradigmas.
“Trazendo a estrela como uma grande representação da esperança que cerca todo esse momento, de que a partir de agora, certamente, teremos um estado mais prospero e desenvolvido, e acima de tudo com justiça e igualdade social”, destacou.
O secretário adjunto de Marketing e Mídias Sociais, Marco Aurélio, ressaltou que o slogan, reproduzido em fonte de fácil leitura, também atendeu às diretrizes da nova gestão. “A repetição da palavra Governo reforça a ideia de que nós nos propomos a fazer um Governo para todos. A repetição deve intensificar a ideia, deixando clara a nossa missão”, aponta Marco Aurélio.
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