terça-feira, 30 de junho de 2015
Secretaria de Turismo do Maranhão e Taguatur Turismo lançam campanha de incentivo de vendas durante Workshop Visual. Agente de viagens que vender mais pacotes para o Maranhão nos próximos três meses irá ganhar uma viagem para os Lençóis Maranhenses

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Turismo, está participando do 5º Workshop Visual, organizado pela Visual Turismo, uma das maiores operadoras responsáveis por formatar e comercializar pacotes turísticos para destinos maranhenses. “Nossos principais atrativos estão sendo apresentados para os mais de 230 agentes de viagens de todo o Brasil, que participam do evento. O objetivo é garantir o aumento das vendas de pacotes”, explicou a secretária de Turismo do Maranhão, Delma Andrade.

No evento, que a acontece no Club Med em Itaparica (BA), entre os dias 27 e 30 de junho, a Secretaria de Turismo, em parceria com a Taguatur Turismo, realizará 36 reuniões de capacitação. “A Visual Turismo reúne, na ocasião, os profissionais líderes de vendas da empresa, criando assim um ambiente de oportunidades de negócios e de aumento do número de produtos comercializados”, ressaltou Delma.

A secretária explica, ainda, que ao receber informações detalhadas sobre os destinos turísticos, os profissionais retornam para suas agências capacitados a oferecerem pacotes aos seus clientes. “Reconhecemos a importância do agente de viagens para a diversificação dos atrativos. Ele é responsável por apresentar as opções a partir do perfil do turista”, completou.

A Secretaria de Turismo do Maranhão e a Taguatur Turismo lançaram no Workshop uma campanha de incentivo às vendas, com duração de três meses, a partir da data do evento. O agente da Visual Turismo que vender o maio número de pacotes para o Maranhão, irá ganhar uma viagem, com direto a acompanhante, para os Lençóis Maranhenses. A Visual irá mensurar as vendas e a premiação será feita durante a feira da ABAV (Associação Brasileira das Agências de Viagens) em setembro.

A participação no evento faz parte do pacote de iniciativas do Governo do Maranhão para incrementar a promoção turística do Estado nos primeiros seis meses do ano. As realizações estão envolvendo três segmentos de interesse – imprensa, trade e público final -, em participação de feiras e eventos, realização de viagens de jornalistas e formadores de opinião, além de ações de capacitação voltadas para operadores de turismo e agentes de viagens.
Com o “Programa de Investimento em Logística: Aeroportos”, o Executivo Estadual, através da Secretaria de Indústria e Comércio (Seinc), assina um termo com a Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República nesta quarta-feira, 1º de julho. O convênio visa a implantação e a adequação de aeroportos regionais no Maranhão.

O projeto “Aviação Regional – conectando o Maranhão”, reúne o conjunto de ações a ser apresentado aos prefeitos e secretários municipais de Bacabal, Barra do Corda, Barreirinhas, Carolina, Pinheiro e Santa Inês para dar prosseguimento às reformas e/ou construção dos aeroportos, nas etapas de estudo, projetos e outorgas visando a aceleração das obras nos novos aeródromos de cada cidade.

O QUÊ: Assinatura do Termo de Delegação de Aeroportos para Implantação no Maranhão.

QUANDO: Nesta quarta-feira, 1º de julho, às 15h.

ONDE: Salão de Atos – Palácio dos Leões.
A quarta edição do Festival de Música Barroca de Alcântara vai acontecer de 16 a 22 de julho, nas cidades de Alcântara, Bacabeira, Rosário e São Luís


A IV edição do Festival de Música Barroca de Alcântara acontecerá de 16 a 22 de julho, nos municípios de Alcântara, Rosário, Bacabeira e São Luís. Uma vasta programação foi fechada pela produtora Equinox do Brasil, incluindo grupos locais, nacionais e internacionais.  Este ano, além de concertos, foram inclusas ações pedagógicas, sociais, um seminário sobre integração social e música erudita, no Convento das Mercês (Praia Grande), um concerto na Penitenciária de Pedrinhas e outro no Hospital Aldenora Bello. 

O evento terá início às 16h30, em Bacabeira, com ação pedagógica conduzida pelo grupo Bumba Ópera, na Escola Municipal Raimundo Aquino Macedo, seguida de cortejo até a Igreja Imaculada Conceição, com a Banda Municipal de Bacabeira. O primeiro concerto será com o grupo Zarabanda, às 19h, na Igreja Imaculada Conceição, seguido de outro com Bumba Ópera, no mesmo local. No dia seguinte, a programação acontecerá em Rosário. Depois de uma ação pedagógica às 17h (Auditório da Secretaria Municipal de Educação), será apresentado, na Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário, concerto com o Grupo Ars Longa (Cuba). A programação na cidade será encerrada com o Bumba Ópera, às 20h, no mesmo local.

Cuba - O Ars Longa é um conjunto criado por Teresa Paz e Aland López em 1994 e pertence, desde 1995, ao Escritório do Historiador da Cidade de Havana. Composto por músicos graduados em conservatórios de Havana e do Instituto Superior de Arte, o conjunto dedicou-se ao estudo e pesquisa de diferentes períodos e estilos musicais, da Idade Média ao Barroco. Ocupa um lugar importante em seu repertório a música do período dos vice-reinados na América.

Nos días 18 e 19, o festival seguirá para Alcântara, com ações pedagógicas no Museu Histórico da cidade, sob o comando dos grupos Ars Longa e Paraguay Barroco (Paraguai). Na Igreja do Carmo, às 19h, acontecerá a solenidade de abertura, seguida dos concertos. No dia 19, haverá ação pedagógica com Bumba Ópera e, à noite, concerto do Conjunto de Música Antiga da Universidade Federal Fluminense (UFF), encerrando com Bumba Ópera, às 20h.

Nos dias 20 21 e 22, será a vez de São Luís. A primeira ação será o Seminário com o tema “Integração Social e Música Erudita: Experiências pedagógicas e modelos na América Latina (Venezuela, Paraguai, Cuba e Brasil)”, no Convento das Mercês. Depois, às 17h, haverá cerimonial de abertura, no mesmo local. Por volta das 19h, haverá o concerto do Conjunto de Música Antiga da UFF, na Igreja da Sé, seguido do conjunto Ars Longa, também na Sé.

No dia 21, o primeiro concerto acontecerá às 20h, com o grupo zarabanda, no Teatro Arthur Azevedo (Rua do Sol). Depois, às 21h, haverá apresentação do Paraguay Barroco e a solenidade de encerramento está prevista para as 22h.

No dia 22, serão realziadas ações sociais. A primeira, com um concertó no Completo Penitenciário de Pedrinhas, às 9h. À tarde, por volta das 14h, será a vez de concerto e ação pedagógica para crianças e mulheres da casa de apoio da Fundação Antonio Jorge Dino, capitaneada pelo grupo Ars Longa.

Segundo Bernard Vassas, coordenador geral do festival, este ano, a programação será maior e englobará ações inéditas. "O festival está melhor a cada ano e acreditamos em sua importância para o resgate da história de Alcântara e para divulgarmos a música barroca e incentivarmos o gosto pelo aprendizado de música e a formação de plateias”, disse Bernard Vassas. 

Serviço

O quê

Festival de Música Barroca de Alcântara

Quando

De 16 a 22 de julho

Onde

Alcântara, São Luís, Rosário e Bacabeira

Entrada franca
O senador Roberto Rocha (PSB-MA) reagiu com indignação aos vetos da presidente Dilma Roussef ao Projeto de Lei nº 12/2015, que regulamenta a demarcação e a cobrança de taxa de ocupação e laudêmio dos terrenos de marinha. O projeto foi enviado ao Congresso Nacional pelo próprio Executivo em 2013 e, depois de passar pela Câmara dos Deputados, foi aprovado pelo Senado em maio deste ano, sem alterações. Os vetos incidem sobre os artigos que mais beneficiariam os moradores de terrenos de marinha. “É incoerente e inaceitável”, afirmou Roberto Rocha, “vamos trabalhar para derrubar os vetos”.

O argumento para os vetos é que alguns desses dispositivos resultariam em significativa perda de receitas, sem a indicação de medidas compensatórias, e que as propostas foram apresentadas em contexto econômico que possibilitava sua implementação, mas o cenário mudou desde então. “Mudou de maio para cá?”, questionou Roberto Rocha, lembrando que a própria liderança do governo no Senado atuou pela aprovação do projeto, enviado pelo Executivo. O senador também afirmou que não é possível penalizar a população por erros de planejamento do governo e que é preciso encontrar caminhos para organizar de forma justa a ocupação nos terrenos de marinha.

Os vetos presidenciais serão analisados em sessão plenária do Congresso Nacional, em data ainda não definida. Para serem derrubados, são necessários os votos de 257 deputados federais e de 41 senadores.

Solução definitiva

O senador informou que já atua em outra frente para encontrar uma solução definitiva para as demandas dos moradores de terrenos de marinha. Roberto Rocha é relator do Projeto de lei nº 342/2015, de autoria do senador José Serra (PSB-MA), que isenta da cobrança de taxa de ocupação, foro e laudêmio, os imóveis situados em terreno de marinha em áreas urbanas, assim definidas por lei municipal, além daqueles cujos foreiros ou ocupantes sejam considerados de baixa renda.

O que foi vetado

O que mais afeta São Luís é o veto ao artigo 15 do projeto de lei, que dispensava de lançamento e cobrança as taxas de ocupação e laudêmio de terrenos de marinha localizados em ilhas oceânicas ou costeiras, com sede de municípios, a partir da publicação da Emenda Constitucional nº 46 até a conclusão do processo de demarcação. Também foram vetados os dispositivos que retiravam as benfeitorias do cálculo para a cobrança da transferência intervivos do domínio útil e inscrição de ocupação de terreno da União, o chamado laudêmio; a transferência de 20% dos recursos arrecadados com taxa de ocupação, foro e laudêmio aos municípios onde estão localizados os imóveis; e a unificação em 2% para a cobrança da taxa de ocupação. Neste caso fica mantida a cobrança da taxa de ocupação de 5% para as áreas inscritas depois de 30 de setembro de 1988 e de 2% para as requeridas antes.

A presidente também vetou a suspensão da multa em caso de pedido de regularização do terreno, alegando que a proposta incentivaria a infração, e a dispensa de licitação para autorizar ocupação para concessionárias públicas, porque, segundo o veto, atribuiria tratamento diferenciado entre empresas concessionárias e autorizadas.


O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) definiu e implementou uma série de diretrizes operacionais para prevenir ocorrências durante as programações festivas de São João, São Pedro e São Marçal. Com este intuito, homens do Corpo de Bombeiros atuaram desde o início da programação junina, iniciada oficialmente no dia 12 de junho, para garantir tranquilidade aos arraiais no ‘São João de Todos’.

“Estamos encerrando o período junino no Maranhão com as festividades de São Pedro e São Marçal. Nesses dois grandes eventos, homens do Corpo de Bombeiros ajudam a manter a tranquilidade, empregando viaturas, ambulâncias e equipes especializadas em fazer o atendimento pré-hospitalar, busca e salvamento, combate a incêndios e operações de Defesa Civil”, informou o comandante-geral, coronel Célio Roberto Araújo.

Coronel Roberto destacou ainda a avaliação positiva das operações conjuntas dos órgãos de Segurança, Bombeiros, PM, Polícia Civil, GTA e instituições parceiras, como o Samu e a SMTT, que muito se empenharam para garantir a tradição das manifestações juninas em todo o estado. “Um balanço parcial mostra que os arraiais promovidos pelo Governo e a Prefeitura funcionaram com muita organização, segurança e tranquilidade na avaliação da sociedade. O governo Flávio Dino tem dado atenção à proteção da vida dos maranhenses e turistas que vêm a nossa cidade nesta época do ano, estamos atuando prontamente nestes últimos dias de eventos”.

Os trabalhos estão sob a coordenação dos comandos operacionais Metropolitano e Especializado, que mobilizaram equipes de todas as unidades do CBMMA. Participam a Companhia de Bombeiros de Eventos Especiais, o Batalhão de Busca e Salvamento (BBS), 1º e 2º BBMs, a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, dos batalhões de Bombeiros Ambiental (BBA), de Emergência Médica (BBEM), 1ª Companhia Independente Especializada, Academia Josué Montello e de departamentos e seções do CBMMA.

Os milhares de brincantes e devotos que homenageiam os santos na Capela de São Pedro, na Madre Deus, e na Avenida São Marçal, no bairro do João Paulo, contam com a presença de guarnições de bombeiros com todo aparato de viaturas, distribuídas estrategicamente para evitar acidentes e outras ocorrências.

“Nossos militares atuam com todo aparato de viaturas de combate a incêndio, ambulâncias de resgate e salvamento e viaturas para a realização das atividades e rondas nestes locais, e ainda o acompanhamento das manifestações religiosas, como as procissões marítimas e terrestres e os encontros dos bois”, destacou o comandante operacional Metropolitano, tenente-coronel Paulo Andrade.

Os trabalhos ganharam reforço já na noite do domingo (28), quando brincantes se dirigiram para o Largo de São Pedro. Foram destacadas equipes para o Anel Viário e também para o suporte à Capitania dos Portos nas duas procissões marítimas que aconteceram na tarde da segunda-feira (29), nas baías de São Marcos e de São José de Ribamar. Na Rampa Campos Melo, militares do Batalhão de Bombeiros Marítimo (BBMAR) acompanharam o trajeto pelo mar, utilizando uma embarcação de grande porte e motos aquáticas. Já a do Cais de Ribamar teve a presença de homens da 1ª Companhia Independente de Bombeiros.

A imagem do padroeiro dos pescadores foi levada em uma viatura do Corpo de Bombeiros até a Beira Mar, onde centenas de devotos seguiram em romaria pelas águas até o final da programação.

Já para o São Marçal, celebrado nesta terça-feira (30), no 88º Encontro de Grupos de Bumba-meu-boi de Matraca no João Paulo, serão destinados 50 bombeiros, divididos em guarnições para intervenção em primeiros socorros e em combate a incêndio. Os militares darão apoio às ações do 24º Batalhão de Infantaria Leve. O serviço será divido em três giros, iniciando às 8h e seguindo até às 19h, quando está previsto para terminar o evento.

Praia com Segurança
Paralelo às operações e por conta do final de semana e do feriado, o BBMar realizou desde o último sábado (27) até esta terça (29), a ‘Operação Praia com Segurança’, focada em atividades de prevenção na orla marítima com atenção às praias de maior movimentação na capital (Litorânea, que inclui as praias de São Marcos, Calhau e ainda a Praia do Meio) e no município de Ribamar (Araçagy, Panaquatira e Praia de Banho).

“Como as praias costumam receber muita gente aos fins de semana e em dias de feriado, preparamos um trabalho reforçado de fiscalização e monitoramento, instalando bases móveis e ampliando nosso raio de atuação com o aumento de guarda-vidas fazendo rondas com o uso de quadriciclos, motos aquáticas, viaturas e a pé. Deste modo, estamos preparados para atender mais rapidamente as ocorrências e fazer o atendimento ao cidadão”, informou o coronel Ernesto França, comandante operacional Especializado.

O propósito é principalmente prevenir afogamentos e acidentes, com o reforço das atividades e do número de bombeiros, orientando as pessoas sobre aos cuidados e a atenção que devem ser tomados, como evitar entrar na água após ingerir bebida alcoólica ou alimentos, a presença de crianças desacompanhadas, evitar jogar lixo na praia, atenção às placas de aviso, as áreas apropriadas para banho e procurar sempre locais onde há a presença de guarda-vidas.
segunda-feira, 29 de junho de 2015
Por: Flávio Dino
Advogado, 46 anos, Governador do Maranhão. Foi presidente da Embratur, deputado federal e juiz federal

Manter a fidelidade ao nosso Programa de Governo, construído pelo povo e aprovado nas urnas no ano passado, tem sido a linha-mestra das ações que adotamos na administração do Estado. Fazemos isso para recuperar o tempo perdido devido a décadas de patrimonialismo político que, ao dedicar-se integralmente a negócios privados e interesses familiares, esqueceu de garantir ao povo do Maranhão as conquistas alcançadas em todo o país, em face da ampliação dos direitos sociais ao longo do século passado. A verdade é que a má política negou aos maranhenses o acesso ao ciclo de direitos sociais, como é retratado pelo terrível IDH que possuímos.

Em seis meses de Governo que se completarão esta semana, o Maranhão deu passos importantes em direção ao desenvolvimento com justiça social. São iniciativas que abrangem desde o incentivo à produção familiar, com o início da implantação dos “sisteminhas” produtivos, até a recuperação asfáltica em aproximadamente 20 cidades pelo Programa Mais Asfalto e outras 20 rodovias intermunicipais atualmente em obras. Em junho, finalizamos o primeiro ciclo do Mutirão Mais IDH, chegando a São João do Caru. No total, foram realizados aproximadamente 70 mil expedições de documentação para garantia de direitos e 120 mil atendimentos em Saúde nos 30 municípios foco do programa.

Ações como essa recebem repercussão positiva em todo o Brasil e em organismos internacionais importantes, como o efetuado pelo embaixador da Organização das Nações Unidas (ONU) no Brasil, Jorge Chediek, a quem agradeço pelo apoio dado à causa do combate à pobreza no nosso território. Ele esteve no Maranhão recentemente para conhecer os primeiros projetos focados na redução das desigualdades sociais e, ao saber detalhes do Plano de Ações “Mais IDH”, destacou o esforço de toda a nossa equipe em promover justiça social no Estado.

Em outra vertente, estamos adotando medidas econômicas anticíclicas para enfrentar a crise por que passa o país, aumentando os investimentos e garantindo reajuste salarial aos servidores públicos, dentre os quais destaco os professores que receberam 13% de aumento e hoje têm uma das melhores remunerações do país; e os policiais, que tiveram a maior readequação salarial da história no Maranhão, com aumentos e promoções.

Também reduzimos impostos com o programa “Mais Empresas” e sancionamos esta semana a nova tabela do SIMPLES, estimulando o empreendedorismo e fazendo com que nosso Estado venha quebrando recordes na criação de empresas. Nos primeiros cinco meses do ano, 11.658 novos negócios foram gerados, mostrando que estamos lutando juntos contra a crise nacional e internacional, que atingiu fortemente vários setores exportadores.

E vem muito mais por aí. Nesta semana, vamos oficializar a criação do Cartão do Programa Bolsa Escola, que em janeiro de 2016 concederá, com recursos do Tesouro Estadual, uma espécie de 13ª parcela para que os beneficiários do Bolsa Família, que tenham filhos alunos de escolas públicas, possam comprar material escolar de qualidade para utilizar ao longo do ano. Essa é uma medida que visa beneficiar não apenas a educação dos mais pobres, mas que também dinamizará a economia regional e aquecerá os pequenos comércios, já que o consumo das famílias chegará, em janeiro, a cerca de R$ 65 milhões adicionais, exclusivamente com material escolar.

À medida que vamos avançando na implementação de políticas sociais, benefícios tributários, investimentos e obras, os maranhenses vão fortalecendo a certeza de que estamos no caminho certo. Aqui, agradeço aos 74% dos maranhenses que registram em pesquisa aprovar esse novo projeto de desenvolvimento que vai se consolidando, passo a passo, em nosso Estado. Vamos continuar mobilizando toda a energia cívica possível para que o Maranhão se encontre com seu verdadeiro destino, no qual haja oportunidade para todos. É esta causa que nos movimenta!
sábado, 27 de junho de 2015


A respeito de nota atribuída à Pastoral Carcerária, o Governo do Maranhão tem a informar:

1 – A nota é absurdamente inverídica, pois jamais o governador do Estado afirmou que o sistema penitenciário estava perfeito e isento de problemas, tampouco se “descontrolou”. Frise-se que a reunião encontra-se gravada e terminou com uma festiva foto, com todos os participantes.
2 – O governador do Estado apenas respondeu a uma equivocada afirmação de que o sistema penitenciário “piorou” neste ano de 2015. Ao fazê-lo, resumiu os avanços e anunciou as medidas que serão adotadas para continuar melhorando. Lembramos que, neste ano, houve uma redução de 61% no número de fugas e de 63% no número de mortes, e nenhuma rebelião em Pedrinhas. Os dados são públicos e estão à disposição de todos.
3 – Na verdade, a nota atribuída à Pastoral Carcerária deriva da revelação de que um dos seus membros recebia remuneração indevida de uma empresa terceirizada no sistema penitenciário. O que gera, aí sim, reações prepotentes e descontroladas.
4 -  Sobre a presença da Pastoral Carcerária em Pedrinhas, ela será sempre bem vinda, assim como tem sido bem recebidas todas as instituições que verdadeiramente querem melhorar a execução penal no Brasil. O governo do Maranhão vai continuar corrigindo os erros do sistema penitenciário, nos termos de Acordo assinado com o presidente do Supremo Tribunal Federal e outras autoridades.

GOVERNO DO MARANHÃO
A temporada junina está terminando, mas tudo indica que a festa vai ter um encerramento grandioso. Para o último fim de semana de junho, somente nos três principais arraiais entre os 20 organizados pelo Governo do Estado, a expectativa da Secretaria de Estado da Cultura (Secma) é que o público supere a marca de 400 mil pessoas. O Arraial do Ipem é um dos mais procurados. Mais 400 mil pessoas são esperadas nos festejos de São Pedro e São Marçal, tradicionais encontros dos grupos de bumba meu boi.

Resgatado após dez anos fora do circuito junino, o antigo Arraial do Ipem atraiu um grande número de pessoas nesta sexta-feira (26). Com segurança e muita tradição, as atrações juninas conquistaram o público, que assistiu, entre tantas apresentações, à do Boi de Nina Rodrigues. O governador Flávio Dino, que esteve entre os brincantes, destacou o brilho da festança junina no Maranhão. "Agora, a alegria se intensifica em todos os arraiais. Trata-se de um momento ímpar no Brasil, no qual os maranhenses se enfeitam, dançam e espalham poesias até o fim do mês de junho, quando a festa culmina na homenagem a São Marçal, no João Paulo", destacou o governador.

Na avaliação da secretária de Estado da Cultura, Ester Marques, o Arraial do Ipem foi uma das grandes realizações do governo neste São João. “Retomamos espaços que historicamente eram integrados à programação junina do Governo. Deste modo, representam parte importante da devolução da autoestima da população, que pode contar com novos e adequados espaços para aproveitar as festas juninas, como no Ipem e também no Parque Folclórico da Vila Palmeira”, afirmou.

Tradição vai reunir milhares de pessoas

Na próxima segunda-feira (29), e na terça (30) acontecem dois importantes momentos dentro dos festejos juninos, a Festa de São Pedro e a de São Marçal, respectivamente.

Para o festejo no Largo de São Pedro, na Madre Deus, o público estimado é de 100 mil pessoas e mais de 200 grupos de bumba meu boi de zabumba, muitos deles do interior, que se despedem da temporada junina de 2015 levando a benção do Santo Padroeiro dos Pescadores.

Já nas primeiras horas do dia 30, terá início a 88 ª Edição do Festejo de São Marçal, que reunirá mais de 25 grupos de bumba meu boi de matraca, no bairro do João Paulo. Neste dia são esperadas mais de 300 mil pessoas, que passarão pela Avenida São Marçal ao longo de todo o dia.
Após a noite glamorosa, com uma belíssima festa de abertura da terceira edição do Salão da Rota faz Emoções que acontece em Jericoacoara (CE), hoje o dia foi para conhecer as belezas desta que ate bem pouco tempo era somente uma vila de pescador, hoje é morada de inúmeras pessoas que encontraram em Jeri, lugar de paz, descanso e de lazer, neste pedaço do litoral cearense, eleito inúmeras vezes a mais bela praia do Brasil.

Festa de abertura e alguns atrativos em alguns clicks










A empresa Sete Linhas Aéreas, aumentará de 3 para 5 voos semanais, saindo de Brasília/DF para Carolina/MA, por considerar uma demanda crescente e entendem que no período das férias a procura será ainda maior de viajantes para o destino Chapada das Mesas. Esse incremento vai acontecer a partir de 7 de julho e vai até 7 de agosto

A Sete Linhas Aéreas já realizará operações nas segundas, quartas e sextas, com escalas em Palmas e Araguaína. Os voos sairão de Brasília às 11h02 e chegarão à cidade maranhense às 14h45. Na volta, sairão de Carolina às 15h e chegarão às 18h47. “O novo voo, que liga o Distrito Federal e Tocantins à cidade de Carolina, permitirá que os turistas desembarquem no Parque Nacional Chapada das Mesas, que tem a cidade de Carolina como seu principal destino

Jericoacoara(CE)O Terceiro Salão do Turismo da Rota das Emoções foi aberto ontem em Jericoacoara. O evento movimentou a cidade que se encontra totalmente integrada a Rota das Emoções, juntamente com o trade turístico do Maranhão e Piauí. 

A jornalista Yndara Vasques acompanha tudo de pertinho, representando o Jornal Cazumbá e aproveitou para entregar a edição especial que traz matéria sobre o roteiro envolvente e de muita aventura. Em sua terceira edição, o Salão do Turismo trouxe resultados consideráveis para o desenvolvimento do turismo na rota integrada das Emoções. 

A abertura reuniu prefeitos dos 14 municípios que integram a rota, diretores e superintendes do Sebrae do Maranhão, Ceará e Piauí, empresários e jornalistas. O presidente do Conselho deliberativo do Secrae, Edilson Baldez e a Secretária de Turismo do Estado, Delma Andrade prestigiaram a abertura e enfocaram a importância das atividade para desenvolver o turismo integrado incluindo as cidades maranhenses.

Entre os números positivos do Sebrae na Rota das Emoções:

 82% das empresas que integram a rota foram formalizadas;
De 02 para 08 foi o número de dias aumentados do turista na permanência da rota;
14 municípios dos 03 estados integram o roteiro, Barreirinhas (MA), Jericoacoara (CE) e Parnaíba (PI) são os mais conhecidos;
Roteiros complementares; são pacotes que podem ser usufruídos em outros municípios da rota.
quinta-feira, 25 de junho de 2015

Jericoacoara(CE), E a viagem pela Rota das Emoções, proporcionada aos profissionais do jornalismo, pelos Sebrae do Maranhão, Piauí e Ceará teve uma abertura pra lá de especial. Após a estadia rápida em Fortaleza, o grupo deslocou-se para Jericoacoara, onde na noite de quinta será aberto o 3º Salão do Turismo da Rota das Emoções. 

O relato desse primeiro dia de viagem vai para a receptividade pra lá de agradável do restaurante Rústico Acústico.  Uma moqueca de arraia nos aguardava e  claro a simpatia de toda a equipe sob o comando da proprietária Lilian Marietala. Uma paulistana que há onze  anos apaixonou-se pela pequena vila de pescadores. Apostou no restaurante, qualificou a equipe por meio dos cursos do Sebrae e comemora os 365 dias que o restaurante fica aberto. 

O que mais impressiona é a simplicidade tão bem expressada na rusticidade do local. A alegria está estampada nas cores das toalhas de mesa de crochê e nos rostos das pessoas que ali trabalham. Afinal de contas por meio da qualificação, as pessoas  melhoram a própria qualidade de vida. É o caso da chefe de cozinha do Rústico e Acústico, Irani Barros, que há seis anos trabalha no restaurante e por meio do esforço e de cursos hoje  coordenada a equipe da cozinha. E assim a vida segue transformada em Jericoacoara.  Amanhã traremos mais novidades sobre o Salão do Turismo.



O deputado Júnior Verde (PRB) solicitou da secretária de Cidades e Desenvolvimento Urbano do Maranhão, Flávia Alexandrina Coelho Almeida Moreira, a construção de 25 casas para os pescadores residentes na Praia do Pucal, uma Vila de Pescadores localizada em Raposa, região metropolitana de São Luís. Ele apresentou Indicação no último 10, na Assembleia Legislativa, solicitando o benefício a essas famílias, e pediu empenho da gestora no sentido de atender à demanda.  

“Essas famílias tiveram seus imóveis destruídos por fortes inundações decorrentes da maré. Trata-se de uma comunidade habitada predominantemente por pescadores, que têm na pesca sua principal fonte de renda. A maioria não possui condições dignas de moradia, uma vez que sua renda é insuficiente para sua própria subsistência. Precisam do nosso apoio”, justificou o parlamentar.

A construção das casas para os pescadores já foi objeto de processo administrativo na Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (SECID), bem como a cessão de uso para os moradores da localidade por parte da Superintendência de Patrimônio da União (SPU), tendo em vista ser área de interesse da União, obedecendo a legislação pertinente ao meio ambiente.

A secretária explicou que o processo de contratação de uma empresa para a construção das unidades habitacionais já foi iniciado, mas está suspenso por falta de recursos. Ela garantiu que dará agilidade ao procedimento, para que chegue à fase de execução ainda este ano.

“Agradeço o empenho da secretária Alexandrina, e acredito que logo essas famílias terão suas casas. São pessoas que pertencem a grupos vulneráveis, como os quilombolas e os indígenas. Grupos que precisam de nossos esforços para ter uma vida digna”, acrescentou Júnior Verde.
A deputada Ana do Gás (PRB) fez a abertura oficial do Fórum Maranhense de Mudanças do Clima na manhã desta quinta-feira (25), no Plenarinho da Assembleia Legislativa.

A parlamentar, que é presidente da Comissão de Meio Ambiente, abriu os trabalhos destacando a importância de se dividir as responsabilidades para tratar das questões ambientais. “Já começamos a dar os primeiros passos rumo à concretização da nossa Política Estadual de Mudanças Climáticas quando reunimos especialistas, estudiosos, sociedade civil e poder público para discutir a questão em um fórum como este”, frisou a parlamentar.

Em seu discurso de abertura, Ana do Gás destacou a importância da preservação das riquezas naturais maranhenses. “Nós, aqui no Maranhão, fomos agraciados por Deus com uma terra que não é somente bonita, mas, sobretudo, rica e com uma missão nobre. A Baixada Maranhense, por exemplo, desempenha um papel fundamental para o equilíbrio ecológico, fornecendo serviços ambientais que podem ajudar a combater os efeitos das mudanças climáticas e reduzir a perda da biodiversidade”, pontuou a deputada.

O fórum reuniu ainda Antônio Rosendo, secretário-adjunto da Secretaria Estadual de Meio Ambiente; Luís Jorge Dias, representando o secretário municipal de Meio Ambiente, Marco Aurélio Diniz; Ronald Gomes, representante do Conselho Estadual de Meio Ambiente; Thaíse Varão, representante do IBAMA; e Ronaldo Menezes, representando as instituições de ensino.

Em sua explanação, o professor Ronaldo chamou a atenção para as consequências da ação humana e das próprias transformações sofridas pelo planeta. “Hoje temos um regime de chuvas bem diferente. No passado, o período chuvoso chegava a 25 dias de chuvas regulares e hoje são apenas 10 dias e com grandes volumes de água”, alertou o estudioso.

O representante das instituições de ensino parabenizou a deputada por destacar em sua fala a importância da Baixada Maranhense para o Maranhão e para o mundo. “Fico feliz em ouvir da deputada sua exaltação aos campos alagados da Baixada e dizer que com a implantação dos diques na área, um projeto do Governo do Estado com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), vai permitir a contenção de água doce nos campos naturais durante a estação chuvosa, protegendo as áreas mais baixas contra a entrada de água salgada pelos igarapés, preservando os ecossistemas e os mananciais de água doce da região”, explicou Ronaldo.

O evento contou ainda com palestras. André Ferreti, engenheiro florestal e membro da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, ministrou a palestra “Mudanças climáticas e Restauração Ecológica de Ecossistemas”.

Agrônomo formado pela Universidade Estadual do Maranhão, Fabrício Brito Silva é doutor em Sensoriamento Remoto e fez a segunda palestra da manhã, com tema “Mudanças climáticas: Perspectivas globais, regionais e locais”.

Durante a tarde outras duas palestras trataram sobre “Energia Renovável no Ambiente do Maranhão, com Osvaldo Saavedra, doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Maranhão; e ainda sobre “Serviços Ambientais, Carbono e Mudanças climáticas”, ministrada por Vera Maria Gouveia, engenheira florestal do Mato Grosso

A deputada Ana encerrou sua participação no evento dizendo que mesmo a questão sendo bastante complexa a participação de cada um é muito importante para o planeta. “As mudanças climáticas são debatidas nas Nações Unidas, com líderes de países ricos e desenvolvidos, mas nada impede que façamos nossa parte e estamos aqui para ajudar nessa missão”, finalizou a parlamentar.
Evento que está em sua primeira edição vai possibilitar conhecimento de oportunidades e estreitamento de laços com o mercado

Com o objetivo de possibilitar o conhecimento de oportunidades e possibilidades de empreender, estreitar laços com o mercado e alavancar o crescimento do negócio dos empreendedores de Grajaú e das nove cidades que compõe a regional, o Sebrae estará realizando, no período de 30 de junho a 02 de julho, no auditório da Unidade, a primeira edição do Encontro de Oportunidades. 

Esta primeira edição do evento foi pensada a partir de uma preocupação da instituição em desenvolver a região como um todo, buscando provocar uma reflexão sobre o que as cidades oferecem de produtos e serviços em contraponto com as carências nesses dois setores. E por isso, durante o encontro, os empreendedores poderão participar de encontros de negócios entre empresas demandantes e ofertantes da região assim como de oficinas e palestras motivacionais.

O gerente do Sebrae Grajaú, Wamberg Amaral, destacou que o objetivo é que o evento se torne fixo no calendário de eventos da cidade e movimente todos os setores da economia de Grajaú e dos municípios da região.

A programação também contará com um diferencial, que é a exposição de produtos regionais e trabalhos desenvolvidos por empreendedores das cidades participantes do evento. “Expondo seus produtos e mostrando o trabalho realizado, os empreendedores vão ter a oportunidade de conquistar clientes e de mostrar a qualidade dos seus serviços”, destacou o gestor de projetos do Sebrae, Rodrigo Martins.

A inscrição para o evento custa R$10,00 (para participar de toda a programação) e pode ser feita até sexta feira (23) no Sebrae Grajaú localizado na rua Humberto de Campos, s/n, Canoeiro.

1º Encontro de Oportunidades
A ação acontece em Grajaú e é a primeira vez que o Sebrae no Maranhão organiza um evento do tipo na cidade

30 de junho
08 às 22h – Exposição de Produtos e Serviços Regionais
19h às 19:30h – Coquetel em comemoração ao 1º ano de funcionamento da Unidade Regional de Grajaú
19:30h às 20h – Lançamento da Feira do Empreendedor
20:30h – Palestra Motivacional – Cidinho Marques - “Motivar para cultura de inovação e empreendedorismo regional”.
22h – Noite Cultural

1º de julho
08 às 22h – Exposição de Produtos e Serviços Regionais
08h às 12h – Oficina de Empreendedorismo
14h às 18h – Oficina de Negociação
19h às 22h – Rodada de Negócios
22h – Noite Cultural

2 de julho 
08 às 22h – Exposição de Produtos e Serviços Regionais
08h às 12h – Oficina de Atendimento
14h às 18h – Oficina de Gestão para o Sucesso
19h – Palestra Motivacional – Prof. Mury Campos: “Mude Você, Mude o Mundo”.

A deputada estadual Valéria Macedo (PDT) cumpriu neste fim de semana, uma extensa programação na Região Tocantina, que iniciou com visitas às cidades de Porto Franco, São João do Paraíso, Lajeado Novo e finalizou na cidade de Fortaleza dos Nogueiras.

Na cidade de São João do Paraíso, a parlamentar participou na sexta-feira (19), do Tradicional Festejo de São João, considerada uma das festas mais visitadas daquela região. Na oportunidade, a parlamentar visitou lideranças do município e atendeu pedidos de demandas consideradas essenciais para a sociedade local, como por exemplo, questões de abastecimento de água nos povoados e saúde pública.

Na parte da tarde Valéria participou de caminhada evangélica em sua cidade natal Porto Franco, onde milhares de evangélicos caminharam pelas ruas em comemoração ao Dia do Evangélico, em Porto Franco.  À noite, a deputada já estava em Lajeado Novo, onde foi recebida pela vereadora de Porto Franco, Ana Leia, que é pré-candidata a prefeita, e todo o grupo que a apoiou nas eleições passadas, a fim de participar da 1º Feira de Delicias, promovida pela Congregação da Assembleia de Deus de Lajeado Novo.

Participou do evento religioso  e depois dialogou com as lideranças locais sobre as dificuldades do município e a possibilidade de conclusão pelo governo do Estado da escola de ensino médio. Valeria frisou que essa luta pela construção da escola iniciou no seu primeiro mandato, e disse acreditar que o Governo Flávio Dino deve concluir a obra até o final do segundo semestre.

No domingo (21), Valeria Macedo seguiu para a cidade de Fortaleza dos Nogueiras, onde foi recebida pelo pecuarista José Queiroz, pré-candidato a prefeito, o presidente da Associação de Moradores da Comunidade Boa Vista, Lindomar Soares Brandão e moradores do Povoado Pedra D’água, que também reivindicam a construção da estrada vicinal que da acesso a rodovia.

Os pequenos produtores daquela região reclamaram à parlamentar sobre as dificuldades encontradas para o acesso e escoamento da produção, provocada, principalmente, pela ausência de estradas vicinais que as interligam a MA-138, principal via de acesso às cidades de Balsas e São Pedro dos Crentes à rodovia federal BR-010 (que liga Balsas a Estreito). Nesta terça (22), a deputada retornou para São Luís para atividades normais do mandato. 

quarta-feira, 24 de junho de 2015

Por meio da Secretaria de Turismo do Maranhão, destinos turísticos do Estado estão recebendo o correspondente do jornal espanhol El Mundo, German Aranda e o fotógrafo Chema Llanos. A visita resultará em matérias no próprio jornal, na revista Condé Nast Traveller da Espanha, e na revista de bordo Iberia Airlines, uma das maiores companhias aéreas da Europa, com penetração também na África e América.

“Esta ação é resultado do esforço conjunto entre as iniciativas pública e privada para promover os destinos maranhenses e apresentar toda a diversidade de atrativos que os turistas poderão encontrar aqui”, explicou a secretária de Turismo do Maranhão, Delma Andrade.

Os jornalistas estão acompanhando os festejos juninos de São João da capital do Estado, São Luis, e também visitarão os Lençóis Maranhenses. Tendo a cidade de Santo Amaro como base, eles farão trekking entre as comunidades de Betânia, Queimada dos Britos, Baixa Grande, até chegar na foz do Rio Negro. No caminho, poderão contemplar diversas lagoas do Parque Nacional. A ação tem apoio da Taguatur Turismo, Brisamar Hotel, Hotel Pestana e Secretaria de Turismo de Santo Amaro.
A Escola de Formação Gerencial (EFG), instituição de ensino técnico mantido pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Maranhão (Sebrae), alcançou um feito inédito: o aluno Luís Felipe Fontenele, fez parte da equipe que garantiu o primeiro lugar na Startup Weekend Youth Belo Horizonte.

O evento é uma competição que reúne jovens e estudantes de várias áreas para, em 54 horas, criar e desenvolver protótipos de empresas do tipo startup, que são empresas de base tecnológica, com modelo de negócios repetível e escalável, que possuem elementos de inovação e trabalham em condições de extrema incerteza.

Luís Felipe fez parte do grupo que construiu um aplicativo que irá diminuir as filas durante as compras de supermercado. Ele foi a Belo horizonte, como parte de uma delegação liderada pela professora Fabiola Gonzalez, e composta pelos alunos Arthur Guilherme, Saulo Cartágenes, e Paulo Fonseca.

A Startup Weekend Youth Belo Horizonte foi promovido e organizado pela Escola de Formação Gerencial do Sebrae de Minas Gerais. A competição começou na sexta-feira (19), com a formação dos grupos e modelagem dos negócios selecionados. No sábado (20), os grupos fazem a prototipação das ideias e validam as soluções. 

No último dia, domingo (21), os estudantes fazem os ajustes finais e apresentam no formato de “pitchs”, que são momentos em que cada equipe participante tem cinco minutos para apresentar a ideia da startup e convencer aos jurados e investidores que vale a pena investir na equipe.

O formato da competição - Startups Weekend - já está presente em 162 países, já alcançou a marca de 500 edições, reuniu 120 mil empreendedores e resultou na abertura de mais de 8,1 mil empresas.  No Brasil, a ação reuniu mais de 120 empreendedores, que apresentaram 62 ideias e viraram 18 projetos. 

O Presidente do Sistema Fecomércio no Estado do Maranhão, José Arteiro da Silva, assinou na tarde de hoje, 22, contrato referente à obra de construção de um moderno e amplo Centro de Educação Profissional no município de Santa Inês. A empresa vencedora do processo de licitação foi a JB Construções e Incorporações, dos sócio-proprietários Jamil Maluf Neto e Bruno Sousa Maluf, que participaram do ato de assinatura.

A obra está prevista para iniciar no próximo dia 1º de julho, e deve ser concluída em 365 dias, conforme prazo informado pela construtora. “Vamos manter o cronograma e nosso compromisso com o Senac, bem como a clareza e seriedade que apresentamos durante a obra de reforma do Restaurante Senac”, garantiu um dos proprietários da JB Construções e Incorporações, o advogado Jamil Maluf Neto.

Ao todo, serão 2.924,06 m² de área construída e pouco mais de 7 milhões de reais investidos pelo Senac em um Centro com laboratório de beleza, laboratório de saúde, salas de aula convencionais, laboratórios de informática, laboratório de cozinha, salas de aula totalmente equipadas para o desenvolvimento dos cursos do de Idiomas, área de vivência, laboratórios de telemarketing e operador de caixa, e sala reversível com capacidade para 100 pessoas. Toda essa estrutura em um ambiente agradável e voltado para a acessibilidade, proporcionada por rampas, banheiros adaptados e elevador com acesso aos quatro pavimentos do prédio.

A preocupação ambiental também é uma novidade na construção do Centro de Educação Profissional de Santa Inês. A unidade terá estrutura própria para o reaproveitamento de água, grupo gerador e lâmpadas fabricadas para a economia de energia elétrica.

Também estiveram presentes no ato da assinatura o Diretor Regional do Senac, Ahirton Lopes; a Diretora Regional do Sesc, Maria dos Remédios Serra Pereira; e o gerente administrativo e financeiro do Senac, Cláudio Cordeiro.

O deputado estadual Júnior Verde (PRB) comemorou junto com os oficiais do Corpo de Bombeiros a promoção a novos postos de carreira. Ele foi um dos defensores da causa e esteve à frente dos debates que levaram a regulamentação dos profissionais aos novos cargos. Ao todo, foram promovidos cerca de 807 militares, sendo 651 praças e 156 oficiais dos quadros de combatentes, administrativos e especialistas, incluindo 11 oficiais que chegam ao posto de coronel, patente mais alta da Corporação. Foram promovidos também 21 majores ao posto de tenentes-coronéis, 15 capitães ao posto de majores, 35 tenentes ao posto de capitães, 49 segundos-tenentes ao posto de primeiros-tenentes e 25 subtenentes ao posto de segundos-tenentes.

A solenidade de promoção, que aconteceu na noite de ontem (22/06), teve como anfitrião o Cel. Célio Roberto, comandante geral da Corporação. Júnior Verde acompanhou o Governador Flávio Dino, que enfatizou que o investimento na melhoria da Segurança Pública do Maranhão está sustentado em um tripé: incremento do número de servidores públicos de Polícia e Justiça do estado, modernização dos equipamentos e da estrutura física e a valorização do trabalho realizado, com aumento de salários e reconhecimento de garantias.

A promoção de oficiais e praças não foi a única iniciativa do governador Flávio Dino para valorizar os profissionais do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão. Também sancionou no último dia 17 de abril a Lei de Organização Básica (LOB) do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), aguardada pela Corporação desde 1996. Outra ação que o deputado Júnior Verde participou na Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão.

Para o parlamentar, “a implantação da LOB foi realizada para reformular o quadro da organização, tendo em vista que algumas unidades do Corpo de Bombeiros, embora em pleno funcionamento, não eram contempladas na legislação em vigor; também possibilitou a implantação do Batalhão de Proteção, Educação Ambiental e Combate a Incêndio Florestal, assim como as unidades operacionais do CBMMA nas regionais; além de reestruturar, juridicamente, as normas do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão”.

Também estiveram na solenidade, o comandante-geral da Polícia Militar, Coronel Alves, o secretário-adjunto da Gestão e Previdência, Cláudio Furtado, o presidente Empresa Maranhense de Administração Portuária, Ted Lago, o diretor do Detran, Antônio Nunes, e os deputados estaduais Vinícius Louro e Cabo Campos.
terça-feira, 23 de junho de 2015
Chapadinha - O Centro de Ciências Agrárias e Ambientais - CCAA - de Chapadinha viveu na manhã da última segunda-feira, 22, um dia marcado pela inauguração de um conjunto de obras no campus. O reitor Natalino Salgado, acompanhado de membros da administração superior da UFMA, entre eles a reitora eleita Nair Portela, do diretor do Centro, Jocélio Araújo, do senador Roberto Rocha e da prefeita Maria Dulcelene Pontes, inauguraram o restaurante universitário, a biblioteca setorial, o prédio do Programa de Pós- Graduação em Ciência Animal; o ginásio poliesportivo; a fazenda experimental; a academia de ginástica ao ar livre; o Museu de História Natural e o complexo de máquinas, implementos e insumos agropecuários.

A entrega das obras faz parte do projeto de interiorização da Universidade Federal do Maranhão que visa promover a melhoria na infraestrutura dos campi do continente e dar suporte adequado ao desenvolvimento do ensino, pesquisa e extensão. Um exemplo dessa melhoria é implantação da nova biblioteca setorial. Segundo a bibliotecária, Alexsandra Martins, a biblioteca do CCAA inovou em serviços disponíveis para comunidade acadêmica. ”Atualmente, a biblioteca conta com 2.719 títulos e 9.468 materiais. Foi inserido o acervo digital e criada a sala de leitura”, acrescentou.

A cerimônia de inauguração contou ainda com as presenças da pró-reitora de Extensão, Marize Aranha, da pró- reitora de Assuntos Estudantis, Cenidalva Miranda, da assessora de Interiorização da UFMA, Raimunda Marinho; de  diretores dos campi de São Bernardo, Pinheiro, Codó e Bacabal, além de diretores de centros e professores do campus São Luís.

O diretor do CCAA, Jocélio Araújo, disse que a entrega das obras é o coroamento de um longo trabalho, iniciado em 2007. “Há oito anos nosso corpo docente era formado por apenas 32 professores, hoje temos 60”, ressaltou. A evolução do corpo docente aliada aos investimentos em estrutura física rendeu bons frutos para o CCAA. Os curso de agronomia e zootecnia têm conceito 4, foi criado o curso de engenharia agrícola, o primeiro do Maranhão, e o campus Chapadinha abriga o primeiro mestrado do interior: ciência animal. O conjunto de obras permitirá que novos cursos e programas de pós-graduação sejam criados, para que o campus se torne uma referência no ensino superior no interior do estado.

O reitor Natalino Salgado lembrou que ao assumir o desafio era muito grande, pois os campi não produziam nem conhecimento e nem ciência. “Era preciso elevar a autoestima dos profissionais da Universidade e investir em recursos humanos”, disse. Hoje, vê que o esforço rendeu bons resultados. “A Universidade cresce não só em aspecto físico, mas em consciência política. A inauguração dos espaços é simbólica, pois o principal, no campus Chapadinha, já foi feito: a formação de profissionais competentes que conseguem ir além da sua graduação, pois saem com uma visão política e social para mudar o país”, declarou.

O senador Roberto Rocha destacou o empenho da administração da UFMA em se fazer presente no interior do Maranhão. Firmou, ainda, o compromisso em apoiar e incentivar o desenvolvimento do ensino superior e a interiorização da Universidade. Roberto Rocha disse que a mudança social começa pelo ensino. “O principal crescimento social é o emprego, mas só através do conhecimento vemos esse resultado”, revelou.

Durante a cerimônia de inauguração das obras o senador Roberto Rocha foi homenageado com uma placa de agradecimento por ser um dos principais colaboradores da UFMA, tendo destinado recursos de emendas parlamentares à instituição, quando no mandato de deputado federal. O ex-deputado Gastão Vieira também seria homenageado, mas não pôde comparecer e receberá a placa em outra ocasião

(Informações e fotos: Ascom/UFMA)