sexta-feira, 31 de julho de 2015

Artistas renomados e apresentações locais marcam o último fim de semana de apresentações do projeto “Mais Cultura e Turismo”, em Barreirinhas. 

A programação começa com a apresentação da Quadrilha Malagueta do Sertão, seguida dos shows dos cantores Clayber Rocha e Carlos Daffé, cantando muita música maranhense e animando a noite de sexta-feira (31) da cidade que é portal de entrada para o Parque Nacional dos Lençóis Maranhense. 

Sempre a partir das 19h, os últimos dias do projeto “Mais Cultura e Turismo” já deixam um gosto de quero mais entre moradores e turistas da cidade, que desde o dia 10 de julho teve finais de semanas mais alegres com o projeto. Mas como ninguém é de ferro e o bom mesmo é aproveitar enquanto ainda é tempo, a programação de sábado e domingo promete colocar moradores e turistas para dançar. 

No sábado, a noite começa com a apresentação empolgante do cacuriá, seguido pelo show do cantor maranhense, Mano Borges. Já no domingo, noite de encerramento do projeto, as atrações prometem muita animação ao som dos batalhões dos grupos de bumba-meu-boi Boizinho Infantil, Boi da Boa Hora e Boi de São Simão.  

O “Mais Cultura e Turismo” também continua em São Luís. Nesta sexta, a partir das 19h, na Praça Nauro Machado, a programação segue ritmada ao som do grupo Maratuque Upaon-Açu, do tradicional tambor de crioula do Mestre Felipe, do gingado dos cazumbás do Bumba-meu-boi Unidos de Santa Fé e dos pandeirões e matracas do bumba-meu-boi de Maracanã.

Artistas maranhenses animaram a quinta-feira de chuva 

A poesia cantada nas vozes de Joãozinho Ribeiro, César Teixeira e Chico Saldanha contagiou o público em mais uma noite de programação do projeto “Mais Cultura e Turismo”, na última quinta-feira, Nem a forte chuva que caiu na Praça Nauro Machado, afastou o público que prestigiou mais uma grande noite para a música maranhense. 

Joãozinho Ribeiro, poeta, compositor e pesquisador da cultura local, cantou clássicos da Música Popular Maranhense e abriu espaço para César Teixeira empolgar com a conhecida Bandeira de Aço e tantas outras canções queridas pelo público. O cantor Chico Saldanha, última atração da noite, enfatizou que o projeto já nasceu vitorioso e veio para preencher uma lacuna importante tanto de valorização do artista local, quanto da ocupação dos espaços públicos. “O projeto brinda a classe artística maranhense oferecendo lugar principal para atrações da terra”, enfatizou. 

Mais Cultura e Turismo

Consolidar o Maranhão como destino cultural, valorizando artistas maranhenses e democratizando os espaços públicos são alguns dos objetivos do “Mais Cultura e Turismo”, projeto desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio das Secretarias de Cultura e Turismo. 

A programação continua às quintas e sextas-feiras durante todo o mês de agosto, no Centro Histórico, em São Luís. O grande encerramento do projeto acontece no  Ceprama com show de Papete, Luiz Melodia e as Divinas Folioas, no dia 29 de agosto.



Ao som de cantigas maranhenses entoadas por um grupo formado por músicos, percussionistas, flautistas e trompetistas, centenas de ludovicenses e turistas acompanharam na noite de quarta-feira (29) mais um edição da "Serenata Histórica", que apresenta as histórias, lendas, belezas e particularidades da cidade. O projeto faz parte da programação "Férias Culturais em São Luís", promovido pela Prefeitura de São Luis em parceria com o governo do Estado.

O grupo musical iniciou o cortejo pela Praça Benedito Leite, no Centro Histórico de São Luís, seguindo, com paradas, pela Igreja da Sé, Prefeitura de São Luís, Palácio dos Leões, Rua de Nazaré, Tribunal de Justiça do Maranhão e retorna à Praça Benedito Leite. Em cada local, aumentava o público que acompanhava o cortejo, atraído pelo movimento do grupo, que intercala o passeio com informações que fazem o resgate histórico dos monumentos, becos e praças da capital.

"Maravilhoso! Esse projeto faz um resgate fantástico da nossa história, é emocionante, pois temos a sensação que fomos transportados para aquela época. É o terceiro ano que acompanho a Serenata e venho porque sou apaixonada por São Luís! Temos uma história linda e merece ser compartilhada", contou a aposentada de 70 anos, Sônia Freire, que mora no bairro do São Francisco.

Ao longo do passeio, são feitas pequenas paradas e um guia de turismo e os personagens como Catarina Mina, Ana Jansen, Benedito Leite, entre outros, contam a história daquele lugar. Além de contar toda a história, são apresentados aos participantes os principais monumentos, praças e ruas do Centro Histórico.

A marroquina Kenza Chraibi, de 23 anos, que passa férias em São Luís e está hospedada em um hotel próximo à Igreja da Sé, disse que estava no hotel e, ao ouvir os músicos cantando, desceu para ver de onde vinha a música. "Realmente muito legal a iniciativa de contar a história da cidade de uma forma tão atrativa. Estou aqui encantada", revelou.

Quem também disse estar encantado com a apresentação foi o francês Kevin Chapagain, que visita São Luís pela primeira vez. "Valorizar a cultura de uma cidade é sempre muito importante! O que estamos vendo esta noite é incrível! Parabéns aos idealizadores desse projeto", afirmou.

O projeto "Férias Culturais em São Luís" consiste em uma programação diversificada para o mês de julho, movimentando as férias de ludovicenses e turistas. Fazem parte da programação atrações culturais, roteiros guiados pelo Centro Histórico, Serenata Histórica, Roteiro do Reggae, Sarau Histórico e representação de personagens.
Na promoção Destino Surpresa desta semana clientes Smiles voam Gol para São Paulo, São Luís e João Pessoa por 2 mil milhas o trecho de volta. As passagens ​estão sujeitas à disponibilidade.

A promoção é válida até às 23h59 do dia 02 de agosto para passagens de ida e volta. Os bilhetes são para voos entre os dias 10 de agosto e 15 de novembro. O acesso à promoção e o regulamento estão disponíveis no site www.smiles.com.br

Destino 1: São Paulo

Origem: Belém, Belo Horizonte, Brasília, Buenos Aires, Campinas, Campo Grande, Curitiba, Cuiabá, Florianópolis, Fortaleza, Foz do Iguaçu, Goiânia, João Pessoa, Londrina, Natal, Montevidéu, Navegantes, Porto Alegre, Porto Seguro, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, Uberlândia e Vitória.

Destino 2: São Luís

Origem: Belém, Brasília, Buenos Aires, Campinas, Belo Horizonte, Campo Grande, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Imperatriz, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e Vitória.

Destino 3: João Pessoa

Origem: Belém, Belo Horizonte, Brasília, Buenos Aires, Campinas, Curitiba, Foz do Iguaçu, Goiânia, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e Vitória.

(Informações: http://www.viajaresimples.com.br)

Na reunião de governadores do Brasil com a presidenta Dilma Rousseff, no Palácio da Alvorada, o governador do Maranhão falou representando os gestores estaduais da região Amazônica. Defendendo a pauta pela governabilidade e a proteção das finanças dos Estados frente às dificuldades econômicas nacionais, Dino elencou uma série de medidas tomadas entre Estados e União para estimular a volta do crescimento.

A convite da presidente Dilma e do vice Michel Temer, os governadores debateram o contexto nacional na política e na economia. Com papel de destaque junto aos 27 representantes de Estados, Flávio Dino falou ao final da coletiva sobre pontos discutidos durante as quatro horas de reunião com a presidenta e ministros.

“Afirmamos a firmeza do apoio à estabilidade política e a defesa das regatas constitucionais das eleições no Brasil. Portanto, a manutenção do mandato da presidenta Dilma. A reunião é positiva para o Brasil porque reúne gestores de diferentes cores partidárias, mas que se propõem a uma agenda para que o país avance na segurança das instituições nacionais e, por conseguinte, na superação do momento econômico conturbado”, afirmou Flávio Dino, durante coletiva de imprensa.

O governador do Maranhão disse ainda que foi ampliado o diálogo entre os entes federativos para a retomada do crescimento econômico do país. Temas como o retorno de investimentos federais, promoção de ajuste fiscal com a preservação das operações de crédito para os estados e a utilização dos depósitos judiciais para melhoria das contas públicas foram levantados pelos governadores no diálogo com a presidência.

“Achamos isso fundamental para ativação do ciclo econômico e manutenção do nível de emprego, com prioridade às operações de crédito já contratadas, mas também para novas operações de crédito. Defendemos que sim, haja uma reforma do ICMS, porém com fundos garantidores que tenham outras fontes que não sejam apenas o imposto sobre o repatriamento, nós defendemos a tributação sobre repatriamento, porém consideramos a necessidade de que haja outras fontes de compensação”, disse o governador. 

Dilma afirmou aos governadores que o Governo Federal prepara uma carteira de projetos com sugestões dos gestores estaduais, que apresentaram as demandas em parceria com a União. No mês de março, o Maranhão apresentou à presidenta as principais demandas: Escola Digna, Mais IDH e estruturação da logística de rodovias e Porto.

“Dia especial na democracia com todos os governadores, de apoio ou oposição ao governo. Juntos, buscamos construir pauta positiva pro Brasil, para enfrentar dificuldades e garantir estabilidade política e econômica no Brasil”, disse o ministro da Casa Civil, Aloísio Mercadante, ao final da reunião ao afirmar que a relação será de cada vez mais diálogo e cooperação entre os estados e a União.

Dilma garantiu agilidade para avançar nas operações de crédito com a garantia de que os Estados se comprometam em trabalhar pelo superavit primário, com aumento de arrecadação.
A poesia cantada nas vozes de Joãozinho Ribeiro, César Teixeira e Chico Saldanha contagiaram o público na terceira etapa do projeto Mais Cultura e Turismo. E, apesar da forte chuva que caiu na noite de quinta-feira, o público prestigiou e se emocionou com os artistas. Hoje o projeto continua em São Luís, a partir das 19h, com a invasão dos batalhões de bumba-meu-boi, do Maratuque Upaon-Açu (adiado de ontem para hoje devido a forte chuva) e o tradicional tambor de crioula do Mestre Felipe. As atrações iniciam as 19h na praça Nauro Machado, centro histórico. 

Em Barreirinhas, o projeto se despede esse final de semana.  As atrações de hoje ficam por conta da Quadrilha Malagueta do Sertão e dos cantores Clayber Rocha e Carlos Daffé. No sábado, artistas do munícipio, o tradicional cacuriá e o cantor Mano Borges prometem muita animação e no domingo os batalhões invadem a programação com o Boizinho Indantil, Boi da Boa Hora, Boi de São Simão. 

Consolidar o Maranhão como destino cultural valorizando o artista maranhense e democratizando os espaços públicos são alguns dos objetivos do Mais Cultura e Turismo, desenvolvido pelo governo do Estado por meios das Secretarias de Cultura e Turismo. O cantor Chico Saldanha, que se apresentou na terceira etapa do Mais Cultura e Turismo, no centro histórico, enfatizou que o projeto já nasceu vitorioso e preenche uma lacuna importante tanto de valorização do artista local quanto do público ter acesso à cultura maranhense. “O Maranhão está caminho de conhecer a cultura maranhense”, enfatizou. Joãozinho Ribeiro, poeta, compositor e pesquisador da cultura maranhense, cantou músicas clássicas de sua trajetória e César Teixeira presenteou e empolgou o público com a conhecida Bandeira de Aço, hino contra a ditadura militar. 

Em mais uma noite de ritmos maranhenses (31 de julho), o tambor de crioula do Mestre Felipe abre a programação da sexta-feira. Em seguida será a vez do sotaque da baixada ser apresentado ao público por meio do Boi de Santa Fé e o batalhão pesado do Maracanã e todos os seus matraqueiros prometem não deixar ninguém ficar parado. 

Em Barreirinhas, a exemplo do que aconteceu no Espigão Costeiro, na Ponta D´Areia em São Luís, o projeto se despede nesse final de semana. Foram dois finais de semanas e quase 25 shows (Barreirinhas e Espigão) que proporcionaram acesso à cultura, ocupação de espaços públicos e aprovação por parte dos artistas, moradores e visitantes

O projeto Mais Cultura e Turismo tem funcionado como uma vitrine para apresentação e valorização de excelentes cantores e bandas maranhenses. A programação continua nas quintas e sextas de agosto no centro histórico de São Luís. O grande encerramento do projeto acontece  CEPRAMA com show de Papete, Luiz Melodia e as Divinas Folioas no dia 29 de agosto.
quinta-feira, 30 de julho de 2015
A partir de 14 de setembro a Azul Linhas Aéreas iniciará a operação do voo entre Imperatriz e Belém, com cinco frequências semanais. O anúncio aconteceu na manhã de hoje (30), durante reunião da Secretária de Turismo do Maranhão, Delma Andrade com a presidência da companhia aérea, em São Paulo (SP).

Os voos sairão de Belém às 9h, com chegada em Imperatriz às 10h20 e a saída de Imperatriz será às 10h45, chegando em Belém às 12h05. “Esse voo realizado no período da manhã facilitará a conexão do Sul do Maranhão com o Norte do Brasil e a Guiana Francesa. Além do turismo de Negócios, as novas frequências também beneficiarão o turismo de Lazer na Chapada das Mesas, já que o Pará é um importante emissor de visitantes”, comentou a secretária Delma.

O encontro, que contou com a participação do secretário-adjunto de Relações com o Mercado da Secretaria de Turismo do Maranhão, Marcus Vinícius Campos, também tratou dos estudos que a Azul vem fazendo com o apoio técnico da Secretaria, para a expansão da malha aérea da companhia em destinos maranhenses, a partir da redução do ICMS sobre a aviação.

Ainda durante a reunião, discutiu-se a parceria do Governo do Maranhão e Azul para incrementar a promoção do Estado e apoiar a comercialização dos destinos maranhenses junto a operadoras de turismo nacionais. “Além de garantir novas linhas, é necessário um trabalho constante de incentivo à venda para que o fluxo de turistas seja constante em todos os meses do ano”, complementou Delma.

Turismo no Maranhão

O Governo do Maranhão investe em ações para aumentar o potencial turístico e alcança resultados que reaquecem o fluxo de turistas no Estado. A retomada da Rota das Emoções, a reabertura do aeroporto de Carolina, os novos voos provenientes de Brasília, redução da alíquota de ICMS instituída pelo governador Flávio Dino. Essas são algumas medidas que têm ampliado gradativamente a malha aérea maranhense para melhorar a oferta de voos em todo o Maranhão. Hoje, o Estado tem média de 370 operações de voos por semana que, associadas a ações articuladas nacional e internacionalmente pela Secretaria de Estado do Turismo, dão visibilidade dos pontos turísticos do Maranhão para que mais pessoas se interessem em conhecer o Estado.
Na reunião que o ministro do Turismo, Henrique Alves (foto), terá com o titular do Ministério da Fazenda, Joaquim Levy, o MTur pretende levar dados que comprovem a importância do segmento para a economia do País, entre eles estudos comparativos com Cancun, no México, e Tailândia, por exemplo.

Em comparação com a ilha caribenha, Alves pretende alertar Levy que o destino caribenho recebeu US$ 11 bilhões em receitas provenientes do turismo, enquanto o Brasil recebeu US$ 7 bilhões. “Estamos falando de Cancun, um destino com 22 quilômetros de praias, em comparação com um País continental”, falou, em referência ao Brasil.

Já com a Tailândia, Alves se mostrou indignado pelo fato do destino receber mais de 20 milhões de turistas internacionais. “Eles (Tailândia) não inventaram a roda, simplesmente notaram a importância do segmento e facilitaram a chegada de turistas, como criando rotas aéreas com destinos chaves e isentando empresas de impostos. Porque o Brasil não pode fazer algo igual?”, questionou o ministro. “Muitas pessoas ainda pensam que turismo é oba-oba, é ir a evento. Quem pensa isso não faz ideia do potencial do segmento. Não há atividade melhor para sair da crise do que investir no turismo”, garantiu.

(Informação e foto: www.panrotas.com.br)
A Universidade Estadual do Maranhão, por meio do Núcleo de Tecnologias para Educação – UEMANET, realiza, de 23 a 25 de setembro, o I Seminário de Psicologia da Educação, organizado pelo curso de especialização em Psicologia da Educação, modalidade a distância. O evento, que acontecerá nas dependências da UEMA, traz o tema Contribuições da Psicologia da Educação, face aos desafios na formação docente para o desenvolvimento humano.

As inscrições acontecem de 29 de julho a 23 de setembro e podem ser feitas nesse site: www.psicologiadaeducacaouemanet.webnode.com. O valor para estudantes da UEMA é de R$ 30,00, alunos de outras instituições R$ 40,00 e R$ 50,00 para profissionais. Quem tem interesse em submeter trabalhos devem fazê-lo de 23 de julho a 28 de agosto. O resultado sairá dia 11 de setembro. No mesmo site os interessados poderão obter mais informações.

O Seminário pretende discutir e difundir as práticas e os conhecimentos desenvolvidos, acerca da Psicologia da Educação, por meio de palestras, mesas redondas, oficinas e exposição do material produzido, no Curso de Especialização em Psicologia da Educação a UEMA, de educadores das redes públicas municipais e estadual, privadas do estado do Maranhão e de outros estados.

A programação girará em torno das seguintes temáticas: Processos psicossociais na formação da subjetividade docente; Desenvolvimento humano e educação; Aspectos e fatores da aprendizagem e dificuldades de aprendizagem; políticas públicas de educação e ensino escolar; Cultura e educação.

Além disso, a programação, ainda, conta, com palestrantes de renome na área educacional, como os professores Marcelo Sandro de Oliveira, Valdelúcia Alves da Costa e Jorge Nassim Vieira Najjar. Nos intervalos das palestras e mesas redondas haverá intervenções culturais, que envolverão performances teatrais, músicas, mímicos, etc. E, ao final de cada dia, os participantes, ainda, poderão se inebriar com as apresentações culturais Tambor de Crioula de Mestre Felipe, Bumba Meu Boi de Santa Fé e Banda Xaxados e Perdidos.

“A ideia é, além de discutir sobre o tema escolhido, enfocar a cultura como uma das dimensões determinantes na educação. Esse curso existe para formar melhor o professor e essa formação precisa ser, também, cultural”, explicou a Coordenadora do Curso de Especialização em Psicologia da Educação da UEMA, Profa.Márcia Torres.
A convite do Instituto dos Advogados do Paraná, o juiz federal Sérgio Moro fez uma palestra na noite desta quarta-feira (29). Lotou um teatro com cerca de 400 assentos, em Curitiba. Ao agradecer a atenção que a sociedade lhe tem dedicado, disse: “O que o juiz pode fazer é muito limitado sem o apoio da opinião pública.”
Moro esclareceu que não trataria de Lava Jato. Falaria sobre lavagem de dinheiro a partir de outro caso: a Operação Mãos Limpas, deflagrada na Itália em 1992. As semelhanças entre as duas investigações levou-o a estabelecer analogias. Como no instante em que rebateu as queixas contra o encarceramento de investigados: “A gente ouve algumas críticas sobre as prisões cautelares, mas as prisões da Lava Jato não chegam nem perto das 800 realizadas na Itália.”
Atividades foram dedicadas às ações da metodologia Balde Cheio, voltado para a cadeia produtiva do leite
O Dia de Campo de Presidente Dutra é resultado de uma parceria entre o Sebrae e a Secretaria Municipal de Agricultura da cidade
Centenas de pessoas estiveram presentes às atividades do Dia de Campo do Programa Balde Cheio no município de Presidente Dutra, numa realização do Sebrae em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura. No público, formado por produtores rurais dos municípios de Barra do Corda, Codó, Fortuna e Presidente Dutra, diversos interessados em conhecer a metodologia acompanharam os trabalhos na Fazenda Santa Tereza, propriedade rural atendida pelo projeto do Sebrae há cinco meses.

Segundo o secretário municipal de Agricultura, Robson Carvalho, a ação buscou ajudar a difundir a tecnologia do programa em Presidente Dutra. “Buscamos mostrar as experiências que temos na adequação e na implementação de sistemas produtivos, além de intensificar as atividades e levar tecnologia e melhoria de qualidade de vida para outros produtores", ressaltou Carvalho.

O proprietário da fazenda, Odimar Santana, e seu filho Carlos Santana, mostraram as experiências da propriedade com o Balde Cheio durante toda a manhã. "Já havíamos desistido da produção de leite", confidenciou Santana. "Mas com a chegada do Sebrae e do Balde Cheio, conseguimos enxergar uma nova oportunidade de negócio. Hoje estamos em um Dia de Campo, conhecendo as práticas, as técnicas e as teorias do programa e afirmo que queremos aumentar nossa produção e, futuramente, trazer um laticínio aqui para o nosso município e nossa região", declarou o pequeno produtor.

Com pouco tempo de acompanhamento a Fazenda Santa Teresa já mostra mudanças. Além de um pasto saudável, projetos de irrigação para períodos de seca e alguns animais frutos de inseminação. Hoje a fazenda tem uma média de 300 cabeças de gados, com 60 vacas leiteiras produzindo 150 litros de leite por dia, apesar do período seco.

O visitante Clésio Guerra, da Fazenda Santa Marta – de Codó – também foi convidado a dar seu depoimento sobre o Projeto realizado em sua Fazenda. Com mais tempo de acompanhamento, o produtor ainda sente a necessidade de aprender mais a cada novo encontro. "É muito importante a realização de atividades como o Dia de Campo para multiplicar o efeito do projeto em outras regiões. Sempre tem alguma coisa para aprender em uma atividade como esta, além de ser uma satisfação, para o dono da propriedade, mostrar o que tem sido desenvolvido e uma satisfação, para os participantes, em estar aprendendo muito mais”, avaliou Guerra.

Para o consultor do Sebrae responsável pela atividade, Raoul Bidjeke, o Dia de Campo cumpriu seu papel em difundir os benefícios do Balde Cheio. “Estamos mostrando o trabalho que foi feito na fazenda do seu Odimar, mostrando a parte de manejo e de campo. O trabalho está iniciando, mas com certeza teremos o resultado esperado”, avaliou Bidjeke, que informou ainda que cerca de 100 propriedades rurais mandaram representantes às atividades. “Com certeza a unidade do Sebrae que atende a esta região poderá implementar a tecnologia Balde Cheio aos que se interessaram pelo trabalho", afirmou.

FOTOS: UCM/SEBRAE NO MARANHÃO 
quarta-feira, 29 de julho de 2015
Monitorar ações e projetos para alcançar bons resultados em cada etapa de execução do Plano de Ações ‘Mais IDH’. Esse foi um dos temas da reunião entre o governador Flávio Dino, técnicos e secretários do Governo do Estado sobre os projetos nas áreas da Saúde, Educação, Desenvolvimento Social e Agricultura para os municípios com o menor IDH no Maranhão.
A superação das primeiras metas estabelecidas pelo Mutirão Mais IDH, as ações realizadas pelas secretarias e a importância do acompanhamento permanente das ações foram alguns dos destaques da reunião. “Avaliar as ações do Governo é muito importante. Temos ações concretas já realizadas, que progressivamente elevam a qualidade de vida das pessoas. Esse é um modelo vitorioso que será instituído em outras cidades a partir dos passos concretos nas 30 cidades inicialmente selecionadas”, disse o governador.
O Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), utiliza os eixos “Cultura e Turismo”, “Educação”, “Saúde”, “Renda” e “Gestão e Meio Ambiente”, para conhecer, diagnosticar e monitorar a realidade de cada municípios com base nesses aspectos. Até o final de agosto serão apresentados os diagnósticos, os Atlas e os Mapas do ‘Mais IDH’ com informações sobre Saúde, Renda, Meio Ambiente, Educação, Infraestrutura e Gestão das 30 cidades do Plano.
O encontro foi um momento de avaliação e monitoramento dos prazos estabelecidos para as ações nos municípios com menor IDH do estado. O coordenador do Comitê Gestor do Plano de Ações ‘Mais IDH’, Francisco Gonçalves, destacou a importância do encontro e assegurou a concentração de esforços para que o cronograma dos trabalhos continue em plena execução no 2º semestre.
Estavam presentes os secretários estaduais Neto Evangelista (Desenvolvimento Social), Adelmo Soares (Agricultura Familiar), Áurea Prazeres (Educação), Francisco Gonçalves (Direitos Humanos e Participação Popular), Marcelo Tavares (Casa Civil), Flávia Alexandrina (Cidades), Márcio Jerry (Assuntos Políticos e Federativos), Julião Amin (Trabalho), Gerson Pinheiro (Igualdade Racial), o presidente da Caema, Davi Telles e técnicos das secretarias.
Balanço de Ações dos principais projetos do ‘Mais IDH’: 
Projeto
Atuação
Status
Força Estadual de Saúde do Maranhão (FESMA)
Ações na área de Atenção Básica, combate à Mortalidade Infantil, Hanseníase, Diabetes, Hipertensão e Mortalidade Materna.
6 equipes de referência estão atuando em 6 municípios do Mais IDH;
Em processo licitatório para contratar a empresa responsável pelo concurso público para os cargos na área da Saúde.
Programa Escola Digna
Substituir as escolas de taipa e barro por prédios de alvenaria.
Foram elaborados projetos executivos para o início das obras; processo licitatório em andamento.

Jornada de Alfabetização (Programa Brasil Alfabetizado)
Execução de Programa de Alfabetização nas salas de aula.
22 municípios do Mais IDH já aderiram ao edital do Programa Brasil Alfabetizado (PBA)
Mobilização pela Alfabetização (Programa “Sim, eu posso”).
Campanha de Alfabetização em 8 municípios do Mais IDH.
Reuniões com os comitês municipais para implantação em agosto.
Cozinhas Comunitárias
Fornecimento de refeições aos moradores dos municípios; espaço para capacitação profissional, ensino de técnicas e cuidados com a alimentação.
Foram elaborados os Termos de Referência para compra de equipamentos, construção e contratação da empresa para fornecer as refeições.
Abastecimento de Água Simplificado
Criação de 92 sistemas de abastecimento de água simplificado para os municípios do Mais IDH.
Selecionadas as comunidades e famílias nos 30 municípios; os terrenos já foram doados; processo de licitação e elaboração de projetos e termos de referências.
Mais Bolsa Família Escola
Benefício que concede R$ 46,00 para as famílias com crianças e jovens em idade escolar ( 4 a 17 anos) para a compra de materiais escolares no mês de janeiro.
Lançamento do Programa; seleção do público beneficiário; estabelecimento de parcerias.
Minha Casa, Meu Maranhão
Construção de 1000 casas em 10 municípios do Mais IDH.
Fase de contratação e licitação para construção das casas nos 10 municípios.
Mais Agricultura Familiar
Formação, capacitação e assistência técnica aos pequenos produtores nos municípios do Mais IDH.
Formação de 118 técnicos para capacitar as famílias beneficiárias.
Abastecimento água tratada com rede plena de distribuição
Fornecer água tratada para os municípios, com instalação de poços que abasteçam os municípios.
Criado o Sistema de Abastecimento no município de Primeira Cruz; iniciadas as visitas de campo; tratativas sobre regularização fundiária dos lotes que serão utilizados nas obras.

Quinze apresentações, dois municípios, duas praças e centenas de pessoas assistindo ao que há de melhor da cultura maranhense. É o cenário de uma semana do “Mais Cultura e Turismo”, que retorna à cidade de Barreirinhas (de sexta a domingo) e São Luís a partir desta quinta-feira, 30 de julho. Na cidade que é o portal para o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, a programação acontece na praça do Trabalhador e na capital, a praça Nauro Machado é o palco dessa grande festa. Vale lembrar que a pontualidade tem sido uma das marcas registradas do projeto, que é coordenado pelas Secretarias de Cultura e Turismo.

Em São Luís, a abertura da terceira semana do “Mais Cultura e Turismo” fica por conta de dois grandes compositores maranhenses: César Teixeira e Joãozinho Ribeiro. As atrações seguintes ficam por conta do grupo Maratuque Upaon-Açu e da apresentação do cantor Chico Saldanha. A programação, genuinamente maranhense, tem sido um diferencial do projeto do Governo do Maranhão.

Na segunda noite (31 de julho) de atrações do projeto, os batalhões de bumba-meu-boi invadem o Centro Histórico. Em mais uma noite de ritmos maranhenses, o tambor de crioula do Mestre Felipe abre a programação da sexta-feira. Em seguida será a vez do sotaque da baixada ser apresentado ao público por meio do Boi Unidos de Santa Fé e o batalhão pesado do Maracanã e todos os seus matraqueiros balançarem as estruturas dos casarões históricos e não deixar ninguém ficar parado.

Mais Cultura e Turismo em Barreirinhas

Nesse final de semana, a praça do Trabalhador, no município de Barreirinhas, volta a ser palco do “Mais Cultura e Turismo”. No sábado, as atrações ficam por conta da Quadrilha Malagueta do Sertão e dos cantores Clayber Rocha e Carlos Daffé. No sábado, artistas do município, o tradicional cacuriá e o cantor Mano Borges prometem muita animação e no domingo os batalhões invadem a programação com o Boizinho Infantil, Boi da Boa Hora, Boi de São Simão.

Em Barreirinhas, a exemplo do que aconteceu no Espigão Costeiro, na Ponta D´Areia em São Luís, o projeto se despede nesse final de semana. Foram dois finais de semanas e quase 25 shows (Barreirinhas e Espigão) que proporcionaram acesso à cultura, ocupação de espaços públicos e aprovação por parte dos artistas, moradores e visitantes.  A previsão é que no segundo semestre o projeto chegue a 15 municípios do interior do Estado. O formato será o mesmo para as cidades do interior: feiras gastronômicas, de artesanato e apresentação de artistas do próprio município. Tudo isso organizado tanto para os moradores quanto para os visitantes para eu conheçam e tenham contato com a cultura maranhense.

A organização do projeto focou na valorização do artista local para atrair moradores e turistas para um dos pontos mais bonitos de São Luís; o centro histórico. O retorno é extremamente positivo com a revitalização do maior conjunto arquitetônico português da América Latina. “As pessoas estão circulando pelo local, assistem aos shows, movimentam a economia local, isso é importante para cadeia do turismo”, afirmou Delma Andrade, secretaria de Turismo do Estado. 

Outra estratégia do “Mais Cultura e Turismo” é contribuir para consolidar o Maranhão como destino turístico cultural. A diversidade de ritmos, danças, músicas, de manifestações folclóricas contribui para que o morador e o visitante tenham disponíveis opções culturais ao longo do ano. “O projeto organiza e fortalece essas apresentações para que o público possa apreciar a cultura ao longo do ano”, explicou a secretária de Turismo, Delma Andrade. O resultado a alcançar é incentivar a presença dos turistas e dos próprios maranhenses por períodos contínuos e não somente na época do carnaval ou São João.

O projeto “Mais Cultura e Turismo” tem funcionado como uma vitrine para apresentação e valorização de excelentes cantores e bandas maranhenses. Ao longo do projeto, com duração de dois meses, mais de 40 shows de cantores da terra passarão pelos palcos públicos  A programação continua nas quintas e sextas de agosto no Centro Histórico de São Luís. O grande encerramento do projeto acontece  Ceprama com show de Papete, Luiz Melodia e as Divinas Folioas no dia 29 de agosto.
Os Lençóis Maranhenses são destaque em dez páginas, com imagens exclusivas, na revista “Excelente”, publicação de bordo da Ibéria, maior companhia aérea da Espanha. Líder no mercado de voos entre a Europa e a América Latina, a empresa transporta mais de 17 milhões de passageiros a cada ano em sua rede que inclui aproximadamente 100 destinos.

 A reportagem é resultado da ação realizada pela Secretaria de Turismo do Maranhão, que convidou o jornalista German Aranda e o fotógrafo Chema Llanos para acompanharem os festejos juninos de São João na capital, São Luis, e o município de Santo Amaro, nos Lençóis Maranhenses.

Tendo a cidade de Santo Amaro como base, eles fizeram trekking entre as comunidades de Betânia, Queimada dos Britos, Baixa Grande, até chegarem na foz do Rio Negro. No caminho, contemplaram diversas lagoas do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses e conheceram a população que vive nos lugarejos.

“Esta ação é resultado do esforço conjunto entre as iniciativas pública e privada para promover os destinos maranhenses e apresentar toda a diversidade de atrativos que os turistas poderão encontrar aqui”, explicou a secretária de Turismo do Maranhão, Delma Andrade.

A iniciativa contou com o apoio da FIEMA (Federação das Industrias do Maranhão), Taguatur Turismo, Hotel Pestana, Hotel Brisamar, Secretaria de Turismo de Santo Amaro, Pousada Cajueiro, Pousada Água Doce, Agência Modus Vivendi, Restaurante Amendoeiras, Restaurante do SENAC, Restaurante Feijão de Corda, Churrascaria Barriga Verde, Restaurante Panela de Minas e Pizzaria Rossini. A visita resultará, ainda, em matérias no jornal El Mundo e na revista Condé Nast Traveller da Espanha.
A secretária Estadual do Turismo, Delma Andrade, recebeu na manhã desta terça-feira (28), a prefeita de Axixá (MA), Roberta Barreto, e o secretário do Turismo do município, Isaias Sobrinho, para discutir ações de desenvolvimento do setor na região.

Na pauta da reunião, a realização do aniversário de 98 anos da cidade de Axixá e o convite do município para que a secretária Delma visite todos os atrativos turísticos que a cidade oferece.

A prefeita de Axixá, Roberta Barreto, falou sobre a importância de contar com o apoio do Governo do Estado para o desenvolvimento do turismo na região. “Estou satisfeita em ver o interesse do Governo em fortalecer o turismo em nossa região. Nós só temos a ganhar com essa parceria, já que o crescimento do turismo é acompanhado pela geração de emprego e renda para a nossa população”. 

Já Isaias Sobrinho, secretário Municipal de Turismo, demonstrou o interesse do município em participar da nova fase do projeto “Mais Cultura e Turismo”, realizado pelo Governo do Estado, por meio das secretarias de Turismo e Cultura, e que tem levado centenas de pessoas aos espaços públicos das cidades de São Luis e Barreirinhas. 

“Nós acompanhamos de perto toda a programação do projeto, que tem como objetivo a valorização de artistas genuinamente maranhenses, oferecendo, a população local e aos turistas, a oportunidade de conhecer de perto a nossa cultura. Por isso gostaríamos de agregar o valor do projeto à já tradicional festa de aniversário de Axixá, que neste ano completa 98 anos”.

Já para a secretária Delma Andrade, esse diálogo aberto com os municípios ajuda a incrementar as atividades turísticas de cada região, conscientizando todas as esferas que o turismo é umas das alternativas para a valorização e o crescimento da economia local. 

“A realização desses eventos começa a abrir os olhos da população local para as oportunidades que são criadas por meio do turismo, aumentando a oferta e a procura de serviços, fazendo girar a economia desses municípios. A Secretaria de Turismo do Estado está aberta ao diálogo com as prefeituras e secretarias municipais de turismo”. 

Ficou acertado entre os participantes que a Secretaria Estadual irá fazer uma visita técnica á cidade de Axixá e região do Munim para alinhar as ações que serão desenvolvidas em curto, médio e longo prazo. 

A alegria marcou presença na colônia de férias do Sesc 2015. Nesse clima que o tradicional “Brincando nas Férias” reuniu 300 crianças de 6 a 10 anos em uma programação animada, realizada na Unidade Turismo, de 20 a 25 de julho. Com o tema “Brincando no Circo” a colônia movimentou as férias da criançada com opção de lazer e divertimento. 

Durante toda a semana, das 7 às 17 horas, as crianças tiveram contato com o lúdico mundo circense, através de oficinas de malabarismo, equilibrismo, careta (expressão corporal), mágica, alegria do palhaço, além das estações com as brincadeiras tradicionais, estação estripulia, tchibum, esportizando e estação parque de diversão, garantindo experiências divertidas através do corpo e do imaginário infantil, propiciando o desenvolvimento e a socialização da criança. 

O Sesc encerrou as férias da criançada no último sábado, 25 de julho, com luzes e muita música na boate infantil do Brincando nas Férias. A partir das 13h40 as crianças se jogaram na pista e se divertiram com a discotecagem ao som das melodias que embalam o mundo infantil.

Pensando na segurança e no conforto das crianças, o Sesc disponibilizou durante todo o projeto uma equipe especializada na área de esportes, recreação e saúde que garantiu um lazer saudável às crianças durante o período da colônia, evidenciando que o bem estar é uma das principais preocupações da organização do Brincando nas Férias. 
A Prefeitura de São Luís, através da Secretaria Municipal de Desportos e Lazer (Semdel), iniciou esta semana às obras de revitalização de praças esportivas em São Luís. O Estádio Beira Rio (Ilhinha) e a quadra da Alemanha foram os primeiros contemplados com os serviços que começaram na segunda-feira (27). No campo Jairzão, no Coroadinho, as obras tiveram início na terça-feira (28) e nesta quarta-feira (29) os serviços de melhorias serão iniciados na quadra do Japão, no Bairro da Liberdade.

O secretário municipal de Desportos e Lazer, Júlio França, destacou o incentivo do poder público municipal à prática esportiva. "Essas obras são importantes porque proporcionarão locais ainda mais adequados para que as pessoas possam praticar diversas modalidades esportivas, seguindo orientação do prefeito Edivaldo de incentivo ao esporte. Em breve, esperamos iniciar obras em outros locais", disse o secretário, acrescentando que os recursos para a realização dessas melhorias foram viabilizados através de uma emenda parlamentar do deputado federal Weverton Rocha.

No Estádio Beira Rio, os serviços consistem na recuperação da arquibancada e do campo, com a melhoria do gramado. A quadra da Alemanha receberá cobertura, que hoje não existe, e também melhoria no piso, o que vai garantir mais conforto e segurança a comunidade que realiza práticas esportivas no local. Será coberta tanto a quadra quanto a arquibancada, possibilitando a realização de atividades mesmo em período de chuva.

O campo Jairzão também receberá serviços de melhoria no campo e a recolocação do gramado, que hoje é quase todo em areia, além da revitalização da área da arquibancada. A quadra do Japão receberá cobertura e melhoria no piso de prática esportiva, que vai passar por reparo e receberá pintura. A quadra de basquete também receberá melhorias.

Estas praças esportivas recebem, além de campeonatos de bairros, a escolinha do Projeto Movimento e Resgate da Prefeitura, que tem como principal objetivo o uso do esporte para transformar a realidade de crianças e adolescentes. O projeto funciona ainda como um catalisador na descoberta de potenciais para o esporte brasileiro.

Até o final de 2015, outras quadras e campos receberão as obras de revitalização. O Estádio Municipal Nhozinho Santos também deve passar por melhorias.
Moradores de Piquizeiros aprendem a cultivar hortaliças durante participação em projeto do Parque Botânico Vale

Palestra sobre reaproveitamento de alimentos está entre as atividades oferecidas pelo projeto Comunidade Sustentável

Participantes do projeto Comuniade Sustentável fazem exposição de produtos confeccionados a partir do reaproveitamento de materiais
Em sete anos de atuação, o Parque Botânico Vale de São Luís já plantou a semente da sustentabilidade em mais de 690 mil pessoas que já visitaram suas instalações desde a inauguração do espaço, em 2008. E há dois anos, as ações de educação ambiental desenvolvidas pelo Parque têm ido além dos muros do local, estendendo a centenas de pessoas em diferentes localidades em São Luís e ao longo da Estrada de Ferro Carajás. Esse é o caso do projeto Comunidade Sustentável, que encerrou sua primeira edição no mês de julho na localidade de Piquizeiro, no município de Santa Inês.

Dividido em cinco módulos, com a participação de cerca de 40 pessoas em cada um, o projeto teve início em março e promoveu palestras, cursos e oficinas sustentáveis, abordando diferentes formas de reaproveitamento dos resíduos mais gerados na região. Os temas foram definidos junto com a comunidade. Com o encerramento do projeto, foi realizada uma exposição de todos os materiais confeccionados durante o período de aprendizagem.

"Eu aprendi na primeira etapa do projeto a fabricar pufe, sofá e mesa com papelão. Aprendi depois a fazer tapetes e flores com sacolas, boneca com tecido, sandália de palha, cuidar de hortaliças e a fazer vários bolos com sobra de comida. Vou continuar a fazer tudo que aprendi. Já tenho até material guardado!", disse Maria de Nazaré Silva Mendes, que participou dos cinco módulos do projeto.

De acordo com a supervisora do Parque Botânico, Giselly Pinto, foi uma grande realização desenvolver a primeira edição do projeto Comunidade Sustentável em Piquizeiro. "A comunidade participou desde o início quando definimos quais temas de Educação Ambiental seriam trabalhados. Fomos surpreendidos em cada módulo do projeto com as descobertas de talentos e dedicação dos participantes, que também podem vislumbrar agora uma nova fonte de renda. O nosso próximo objetivo é levar o projeto para outras comunidades", destacou.

Módulos
1. Reaproveitamento de resíduos de papel e papelão: fabricação de artesanato com papel e móveis de papelão;

2. Reaproveitamento de resíduos orgânicos: curso de culinária alternativa, produção de horta caseira, plantio de hortaliças e produção de adubo;

3. Reaproveitamento de resíduos plásticos: produção de tapetes e flores a partir de sacos e sacolas plásticas;

4. Reaproveitamento de resíduos de tecido: produção de bonecas de pano e chaveiros de flor de tecido;

5. Reaproveitamento de resíduos de elementos da natureza: fabricação de sandálias com palha de buriti.
O Governo do Estado preparou uma programação especial para esta última semana de férias escolares, na Biblioteca Pública Benedito Leite (BPBL), na Praça Deodoro, e no Museu de Artes Visuais (MAV), na Praia Grande, em São Luís. A iniciativa é parte da política cultural do governo Flávio Dino de incentivar o público a ir com mais frequência às casas culturais como museus e bibliotecas.

“Estamos, desde o início do ano, fomentando ações que aproximem mais a população das casas de cultura. Por isso, temos oferecido atividades especialmente para crianças que têm acesso a ricas fontes de conhecimento. Desta forma, contribuímos para a formação de um Maranhão que percebe os seus museus e biblioteca como espaços legítimo da memória coletiva”, explicou a secretária de Estado da Cultura Ester Marques. 

 A BPBL, que já desenvolve um trabalho voltado ao público infanto-juvenil de forma permanente, por meio do projeto ‘Terça na Biblioteca’, realiza, a partir desta terça (28) até sexta-feira (31), o projeto ‘Férias na biblioteca’.

As inscrições são gratuitas, e devem ser feitas pelos responsáveis das crianças na BPBL e Juvenil Viriato Corrêa (anexo da Biblioteca Benedito Leite), na Praça Deodoro, em São Luís. 

Destinado a atender crianças de 7 a 10 anos de idade, as atividades do projeto na Biblioteca acontecerão sempre das 9h às 12h, com uma programação que inclui brincadeiras, jogos culturais, criação literária, visita guiada, exibição de filmes e livros. 

A escritora Camila Reis Brito fará performance do livro de sua autoria ‘Canções Divinas’ e haverá uma oficina de contação de histórias realizada pela arte-educadora, Rosângela Teixeira Souza. Também será realizada a distribuição de livros de literatura infantil. 

A Diretora da BPBL, Aline Nascimento, explica que a ação responde a uma demanda crescente. “Nos meses de férias escolares mantemos a Bendito Leite em pleno funcionamento, pois recebemos visitação em um fluxo de visitantes e leitores bastante satisfatório. Este é um resultado que comemoramos, pois é fruto de um reconhecimento cada vez maior de que equipamentos como a Biblioteca estão se transformando em espaços cativos da população”, declarou. 

Férias no Museu Histórico e Artístico 

Na reta final do mês de julho, o Museu Histórico e Artístico realiza atividades concentradas no Museu de Artes Visuais (MAV), na Praia Grande. A unidade promove, nesta terça-feira (28), uma ação de viés cultural e educativo. 

A partir das 15h haverá a releitura de obras do museu. De forma paralela, das 14h às 17h, acontece a oficina de Instrumentos Ópticos, que será conduzida pelo fotógrafo e pesquisador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Ifma), Carlos Eduardo Cordeiro.


Único evento de mercado voltado para o segmento da beleza no Estado acontece nos dias 2 e 3 de agosto, no Centro de Convenções

Com um faturamento anual que movimenta cerca de R$ 18 bilhões anuais e um crescimento de novos estabelecimentos beirando os 80% nos últimos seis anos, o segmento da beleza e bem estar consolidou-se como um dos poucos que não sentem tanto os efeitos da crise econômica que atinge diversos setores da economia brasileira. A tendência nacional é fartamente observada no Maranhão, onde o número de salões de beleza continua a crescer consideravelmente e tem se mantido como o segundo maior segmento dentre os microempreendedores individuais (MEI).

O cenário local promissor levou à realização da 3ª edição do SLZ Beauty, único evento de mercado do segmento no estado, que vai reunir profissionais que atuam no mercado estadual e especialistas de todo o Brasil para tratar de técnicas inovadoras e discussões tecnológicas que buscam a melhoria da gestão e dos serviços desse tipo de negócio. A promoção é do Sebrae Maranhão, com o apoio de diversos parceiros, acontecendo nos próximos dias 2 e 3 de agosto (domingo e segunda-feira), no Centro de Convenções, no Cohafuma.

A programação dá destaque às tendências de moda que ditam novas técnicas para o tratamento de cabelos femininos, dentre colorações, química, reestruturação, penteados e cortes. Paralelo à programação, também acontece a segunda edição do Seminário de Manicures do Maranhão, onde o foco das discussões trará atendimento, gestão de pessoas e segurança de materiais recicláveis.

Nomes - As tendências de beleza masculina também estarão em debate no SLZ Beauty, com o consultor especializado no tema Ribamar Mendonza, técnico responsável por diversas marcas de beleza para o Norte-Nordeste, dentre elas Wella, Sebastian e System Professional.

A empresária do Rio Grande do Norte Fabiana Gondim também estará no Maranhão durante o SLZ Beauty. Ela vai ministrar oficinas sobre o Método Hair Size, que define diversas técnicas de gestão de produtos e precificação de serviços em salões, estimulando o setor a trabalhar com a sustentabilidade do negócio para aumentar o faturamento. O Hair Size foi desenvolvido pela própria Fabiana, que mantém dois grandes salões na cidade de Natal e presta consultoria para todo o Brasil, difundindo o método.

De acordo com a gestora do Sebrae responsável pela ação, Regina Elizabeth Vieira, o SLZ Beauty chega à sua terceira edição de olho no aumento da profissionalização do mercado de salões de beleza no Estado. “O mercado local tem vivido diversas transformações nos últimos anos e a profissionalização dos estabelecimentos é uma delas. O Sebrae apoia e trabalha para estas melhorias, garantindo que os pequenos negócios da beleza atendam às atuais exigências do mercado, dos clientes e também da própria sociedade”, avalia Regina.

O Sebre no Maranhão apresenta quatro projetos na área de Beleza & Bem Estar. Somente em São Luís, o projeto Empreendedores do Segmento de Salões de Beleza tem um trabalho com 86 salões da cidade, cujo objetivo é aumentar a competitividade dos micro e pequenos empreendimentos de salões de beleza através da melhoria da gestão, acesso a tecnologia, visando aumentar a comercialização e a prestação de serviços das empresas. E desenvolve várias ações de gestão, inovação e tecnologia e acesso a mercado, dentre eles, o SLZ Beauty.