domingo, 30 de agosto de 2015



A primeira edição do projeto “Mais Cultura e Turismo” chegou ao fim no último sábado, 29 de agosto. O programa, realizado pelo Governo do Maranhão, por meio das Secretarias de Turismo e Cultura foi concebido com o objetivo de garantir uma programação de férias, tanto para os turistas que visitam o estado, quanto para a população maranhense. Foram mais de 60 atrações culturais, com feiras gastronômicas e de artesanato, envolvendo mais de 100 de artistas e profissionais, e animaram os meses de julho e agosto de São Luís, no Espigão da Ponta D’Areia e no Centro Histórico; e em Barreirinhas, na Beira Rio. 

Para o governador do Maranhão, Flávio Dino, o projeto é mais uma iniciativa do Governo do Estado de valorização a vasta cultura local. “Essa é mais uma forma de confirmarmos a prioridade que damos às regiões turísticas do nosso Estado. A ideia é integrar o turismo da região com outras atividades, incentivando o turismo cultural e aquecendo a economia dessas localidades. É uma forma de garantir mais alternativas para o turista conhecer a cultura e os artistas maranhenses”, disse Dino. 

A secretária de Turismo do Maranhão, Delma Andrade, explicou que o programa chegou para complementar a experiência dos visitantes que escolheram o Maranhão para passar férias. “Além dos atrativos turísticos já consolidados, esta proposta permitiu que eles conhecessem mais sobre as nossas manifestações culturais, rica gastronomia e artesanato diversificado”, explicou Delma. 

Já o secretário de Estado da Cultura, Felipe Camarão, explicou que a iniciativa conjunta foi uma ação concreta de descentralização de ações, proposta pelo governador Flávio Dino. “Para implementar uma política cultural coerente e capaz de atender os diversos públicos, promovemos a ocupação de espaços e equipamentos culturais durante esses dois meses”, disse. 

‘Mais Cultura e Turismo’ terá continuidade no interior do Maranhão 

Uma noite memorável, com homenagens, emoção, depoimentos marcantes e a presença de autoridades, imprensa e trade turístico, que foram apreciar o melhor da cultura maranhense, marcou o encerramento. Nem a forte presença da lua com seu majestoso brilho foi capaz de ofuscar a magia e simplicidade das Divinas Folioas, a suavidade e doçura de Flávia Bittencourt, e o encanto de Luiz Melodia. 

A estrutura feita pelo Governo do Estado facilitou a interação entre artistas e público, com isto famílias, crianças, idosos puderam curtir a noite com muita tranquilidade e segurança. "Além da boa interação com o público, que cantou e dançou com nossas músicas, fizemos um grande show. Foi uma noite especial", comemorou o cantor Luiz Melodia. 

Para a cantora Flávia Bittencourt faltava uma inciativa como essa. “Essa interação entre a música, a cultura, o turismo era necessário. Faltava um projeto assim, que valorizasse tudo isso. É importante que os maranhenses conheçam o que é da nossa terra. E com o ‘Mais Cultura e Turismo’ houve essa oportunidade”, comentou ela. 

O Governador do Maranhão, Flávio Dino, falou que o importante, além da valorização, foi o incentivo a economia local. Ele aproveitou a oportunidade para dizer que o projeto se estenderá, ainda neste semestre para outras cidades do Maranhão e que no final do ano, período de férias, a ação retorna a São Luís. “O formato é o mesmo para as cidades do interior; feiras gastronômicas, de artesanato e apresentação de artistas do próprio município. Tudo isso organizado tanto para os moradores quanto para os visitantes para eu conheçam e tenham contato com a cultura maranhense”, destacou o governador. 

De acordo com a Secretária de Turismo do Maranhão, Delma Andrade, o projeto “valoriza o povo, a cultura e os espaços públicos existentes, proporcionando momentos de lazer e integração entre os maranhenses e turistas”. 

E o público gostou e já pede bis. “Vim com meu esposo, meus dois filho, nora, netos, para assistir esse espetáculo, ainda mais ouvir Luiz Melodia, que marcou minha geração com suas músicas e não poderia deixar de vir curtir. E a expectativa é que não morra aqui, que essa ação continue para que não somente turistas, mas os próprios maranhenses possam desfrutar da nossa cultura”, afirmou a aposentada Maria Antonieta da Silva. 

Valorização da cultura

As metas do projeto integram as diretrizes do governo Flávio Dino, que é a valorização da cultura e identidade maranhense. “Por meio do reconhecimento e incentivo à cultura do Maranhão, que é um atrativo turístico, é possível priorizar a geração de oportunidades e apoio ao empreendedorismo e consequentemente o desenvolvimento econômico e social da região”, enfatizou Delma Andrade. 

O ‘Mais Cultura e Turismo’ atuou como uma vitrine para apresentação e valorização de excelentes cantores e bandas maranhenses. “A diversidade cultural do Maranhão é intensa, e quanto mais incentivo e profissionalização para se desenvolver, as oportunidades se concretizam e o projeto contemplou essa demanda de resgatar e apresentar grandes nomes da cultura maranhense para o público local e turistas”, ressaltou a secretária de Turismo. 

Para o vocalista da banda Filhos de Jah, Fabinho de Jah, o momento foi único para a cultura maranhense. “É o nosso trabalho sendo reconhecido e incentivado pelo ‘Mais Cultura e Turismo’ e acima de tudo, a oportunidade que temos de apresentar música própria para o público maranhense e aos visitantes”, disse. 

O cantor Celso Reis, que também se apresentou no projeto, complementou reforçando que a atividade proporciona um intercâmbio com o visitante que conhece a produção musical maranhense de primeiríssima qualidade. “É preciso resgatar a nossa cultura e a autoestima do maranhense, é preciso apresentar a riqueza cultural maranhense ao Brasil e o projeto funciona com um cartão de visita da nossa cultura”, afirmou. 

“Nunca imaginei encontrar tamanha variedade e programação de excelente qualidade aqui no Espigão. Vim para apreciar o por do sol e me deparo com essa apresentação”, exclamou o turista de Belém, Paulo José Sardela, em um dos domingos ensolarados no Espigão Costeiro da Ponta D`Areia. 

Boas-vindas e boas vendas

O “Mais Cultura e Turismo” encerra com sucesso de público e incremento na economia do comércio, em especial no Centro Histórico de São Luis, que concentrou parte das atividades. Estima-se um crescimento nas vendas em torno de 30% em relação aos dias comuns. O resultado positivo se deu pela grande concentração de pessoas, atraídas pelos nomes dos artistas e manifestações culturais, que se apresentaram no palco e proporcionou bem-estar e ganhos reais a auto-estima do maranhense. 

Uma pesquisa feita com cerca de 50 comerciantes, tanto em São Luís, quanto em Barreirinhas. Todos foram unânimes em expor sua satisfação e desejo para outras versões do projeto. 

Na sua primeira versão o projeto já ditou moda e muitos ritmos, aquecendo a economia local, sublinhando as tendências do setor do comércio local, especialmente nos táxis, lojas de artesanato, bares, restaurantes e comércio informal, que foram unânimes em afirmar que houve ganhos nos dias do evento. 

“O maranhense está com o poder de compra reduzido e valorizando mais do que nunca sua renda, e isto faz com que ele abra mão de alguns serviços, entre estes os de táxi. Estes shows deram maior volume aos usuários desse meio de transporte e foi muito bom para nós que trabalhamos aqui no entorno do Centro Histórico”, disse taxista Raimundo Nonato, ressaltando a importância do projeto para sua atividade. 

De acordo com os vendedores, comerciantes e ambulantes, o projeto veio em um bom momento, uma vez que julho é o mês de férias e a cidade recebe muitos visitantes. “Nossa capital recebe muitos turistas nessa época, dispostos a vivenciar a nossa cultura e consumir nossos produtos. Além de aumentar a renda, ainda, alegrou e embelezou o local onde trabalhamos”, comentou a proprietária de loja de artesanato, Flávia Martins. 
Luzilene Viana, funcionária pública da secretaria de Educação de Santo Antonio dos Lopes, nos últimos meses apresentava sempre ao local de trabalho atestados médicos para tratamento de saúde.

Ela estava enfrentando sérios problemas de gravidez de risco, além de coronários. Na noite do dia 11 deste mês, sentiu dores e começou a perder líquido, mas achou que era crise urinária. Passou a noite e madrugada nesse sofrimento.

A ambulância disponível no momento foi usada para salvar a vida do bebê. O recém nascido foi levado para o hospital de Alto Alegre do Maranhão e sobreviveu. Passou 16 dias na UTI neonatal e encontra-se em casa.

Como a mãe não estava bem e o hospital de Santo Antônio dos Lopes não tem estrutura para esse tipo de atendimento, foi preciso tomar emprestado uma ambulância de Capinzal do Norte e levá-la para Presidente Dutra. No caminho, Luzilene teve três paradas cardíacas e quando chegou ao local não resistiu e veio a óbito.

O protesto de ontem na cidade de Santo Antônio dos Lopes é um reflexo do que acontece na maioria dos municípios da região.

Reproduzido do Blog de Luis Cardoso
sábado, 29 de agosto de 2015
O deputado Júnior Verde (PRB) reuniu-se na última sexta com ministro da Pesca e Aquicultura, Helder Barbalho, com quem discutiu projetos para o Maranhão. Na ocasião, ouviu do ministro que no próximo mês serão licitadas as áreas para o cultivo de ostras nos municípios de Primeira Cruz, Humberto de Campos e Icatu.

"Uma ótima notícia para o setor produtivo do nosso Estado, que farei questão de continuar acompanhando de perto para que os resultados sejam alcançados o quanto antes”, comemorou Júnior Verde.

Durante a reunião, o parlamentar solicitou ao ministro a continuidade de projetos iniciados no Estado, e que encontram-se parados, como a regularização dos parques aquícolas continentais e marinhos e o Plano de Carcinicultura, “que pode tornar o Maranhão um dos maiores produtores de camarão do mundo”.

Júnior Verde esteve esta semana cumprindo agenda em Brasília, periodo em que participou de reuniões com técnicos do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) buscando novos projetos para o Estado, como a subvenção do óleo diesel para embarcações artesanais e os parques aquícolas nas barragens de Boa Esperança, Estreito e Rio Flores.
Festival chega à sua sétima edição em grande estilo para levar
o melhor do jazz e do blues a Barreirinhas e São Luís

Ouvir uma boa música é bom, mas apreciar uma música de extrema qualidade é o que há de melhor. Com esta proposta, a sétima edição do Lençóis Jazz e Blues Festival, que conta com o patrocínio da Companhia Energética do Maranhão (Cemar) e do governo do Maranhão por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, foi lançada oficialmente na noite dessa quinta-feira (27), no Teatro Arthur Azevedo, em São Luís.

Um vídeo com ações de responsabilidade social do evento, shows e depoimentos de artistas e do público contou um pouco da história do festival que tem números grandiosos. A produção do evento estima que cerca de 47 mil espectadores, entre moradores e turistas, e mais de 500 artistas do Brasil e do exterior tenham participado das 6 edições anteriores.

Também foi apresentada em vídeo a programação completa do festival. Começou pelo CIRCUITO BARREIRINHAS onde serão apresentadas, na Av. Beira Rio, as seguintes atrações:  18/09- (SEXTA-FEIRA)- 20:30h- Claudio Lima(MA), 21:30h- Adriano Grineberg (SP) e 22:30h- Igor Prado & Banda (SP). No dia 19/09- (SÁBADO)- 20:30h- Alessandro Penezzi Trio (SP), 21:30h- Gabriel Grossi (RJ) e 3 – 22:30h- Fernando Noronha (RS). No DOMINGO, às                              20:30h- José Claudio Sax e Trio (MA) subirão ao palco seguidos de (21:30h)- Ana Lonardi (ex-The Voice Brasil) (RS) e (22:30h)- Darrel Lavign e Edward Anderson (USA).  E para eternizar esses belos momentos de forma bem humorada o cartunista Nuna produzirá caricaturas do público durante os shows.

A cidade balneária, porta de entrada dos Lençóis Maranhenses, vai contar também com uma ampla programação paralela. No salão paroquial da Igreja Nossa Senhora da Conceição (Igreja Matriz) serão realizadas as oficinas de Música. No dia 18 de setembro (Sexta-Feira), às 10h - Oficina de Piano com Adriano Grineberg e no dia 19 de agosto (Sábado), às 10h - Oficina de Gaita com Gabriel Grossi. A programação infantil vai alegrar o Coreto da Praça da Igreja da Matriz. No dia 19 de Setembro (Sábado), às 9h, haverá Show de mímica e mágica com Gilson César e no dia 20 de Setembro (Domingo), às 16h - Teatro para todos os públicos com o espetáculo “A Carroça é Nossa”, do Grupo Xama.

Este ano, a grande novidade do Circuito Barreirinhas é a integração entre música e cinema. Nos dias 18, 19 e 20 de setembro, o público também poderá curtir o GRAND PRIX ANIM!ARTE LENÇÓIS MARANHENSES - Circuito Itinerante do Anim!Arte 2014/2015- Festival Internacional de Curtas-Metragens de Animação e participar gratuitamente de oficinas de animação.  O GRAND PRIX ANIM!ARTE LENÇÓIS MARANHENSES - Circuito será realizado, das 16h às 19h, no Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora da Conceição (Igreja Matriz) e tem como foco o público estudantil possuindo categorias de estudantes e profissionais.

Os filmes exibidos no festival foram produzidos por crianças, jovens e adultos de mais de 40 países. O GRAND PRIX ANIM!ARTE, Circuito Itinerante do Anim!Arte 2014/2015 é uma versão condensada da edição anual do Anim!Arte realizada na Cidade do Rio de Janeiro onde o evento foi criado em 2001. Ao todo já foram realizadas 11 edições. Na última delas, em 2014, foram exibidos 357 filmes produzidos em 46 países.

CIRCUITO SÃO LUÍS

Assim como em anos anteriores o festival será realizado em São Luís, na Praça Maria Aragão, na Av. Beira Mar, nos dias 25/09 (SEXTA-FEIRA) com shows de (20:30h)- André Marques Sexteto (SP),  (21:30h)- Wanda Sá e Roberto Menescal (RJ) e ( 22:30h)-  Blues Beatles (SP).  No dia 26/09 (SÁBADO) serão (20:30h)- Gadi Lehavi  (Israel), (21:30h)- Daniel Jobim  (RJ) e 22:30h- Serial Funkers (ex- Programa Super Star)  (SP).

Na capital maranhense serão realizadas, na Escola de Música Lilah Lisboa- Centro Histórico, Rua da Estrela, nos dias 23 e 24 /09, das 9h às 12h e das 15h às 18h, as Oficinas de música máster class/intermediário- Workshop Creole Connections. A look at the Music of New Orleans (Conexões crioulo). Um olhar sobre a música de New Orleans)- Com os mestres de música da cidade de New Orleans Edward Anderson e Darrel Lavigne.

Em 2015, as Oficinas de capacitação do 7º Lençóis Jazz e Blues Festival serão realizadas na Sala Ferreira Goulart, no andar térreo do Gran São Luís Hotel, à Av. Dom Pedro II, nº 299, Centro Histórico, em São Luís. A Oficina 1: “Como Captar Recursos para Projetos Culturais”, no dia 24 de setembro, das  9h às 12h e a Oficina 2: “Como divulgar Shows e eventos pela Internet”, no dia 25 de setembro, das 14h às 18h. (Informações: 3133-5915- Sebrae- procurar Melissa).

Noite de lançamento:

Depois de apresentar, em primeira mão, essa vasta programação, a produção levou ao palco do TAA como “aperitivo” do festival, os grupos Jazzencontros (MA) e Débora e Dany Gurgel Quarteto (SP) que apresentaram-se para uma animada plateia que lotou o teatro Arthur Azevedo.

O grupo maranhense abriu as apresentações em grande estilo. Com um som bastante agradável e o clássico Summertime, de George Gershwin. A plateia foi ao delírio. “Troxemos para cá um sentimento de responsabilidade, de fazer o melhor, de mostrar o que a gente tem e fazer valer a pena a oportunidade. O festival é uma grande vitrine. Como está na sétima edição, as pessoas já conhecem, já sabem que é um festival com um som mais refinado. É uma grande vitrine para a banda”, revelou James Pierre, outro vocalista do Jazzencontros.

E se o primeiro show da noite já havia sido especial, na sequência o grupo Dani & Débora Gurgel Quarteto foi impecável. Em um show que trouxe uma mistura de composições com influências tradicionais e contemporâneas, o público viu um verdadeiro “jazz brasileiro”.

Ao apresentar “Sem Ar”, cuja música tem uma letra belíssima, o grupo comprovou o que cantavam. O público “trocou o canto” de uma canção pelo “encanto” da voz de Dani Gurgel. Enquanto isso, Débora Gurgel – mãe de Dani – era um espetáculo à parte no piano com toda sua alegria em estar no palco do teatro Arthur Azevedo pela primeira vez.

“É muito orgulho pra gente ser chamados para participar do Lençóis Jazz e Blues Festival porque é uma iniciativa muito legal, é uma iniciativa que tira o foco lá dos centros do Sul e Sudeste. E o festival está fazendo um trabalho magnífico de trazer este tipo de música até as pessoas. A iniciativa é linda”, disse Débora Gurgel.

Com shows belíssimos, o público se rendeu à qualidade das atrações da sétima edição do Lençóis Jazz e Blues Festival.  “Eu realmente gostei demais. Foram momentos muito agradáveis aqui no teatro, tendo essa possibilidade de ouvir música instrumental, música de altíssimo nível, músicos com uma performance que nós não estamos tão habituados a ver. É um momento único para nós que gostamos de música”, revelou o professor Eloi Melônio.

Já para o diretor do TAA, Américo Azevedo Neto, o Lençóis Jazz e Blues Festival “significa abrir as portas para a qualidade. Significa dar ao público maranhense a oportunidade de ver um show de qualidade internacional. Uma coisa que está acima de querer ou não querer”.

E para coroar uma noite tão especial foram doados à entidade “Casa do Caminho”, que atende crianças carentes de São Luís, cerca de 550 Kg de leite em pó que foram trocados pelos ingressos na bilheteria do teatro Arthur Azevedo. O festival é assim... uma festa de música, cidadania e responsabilidade social.

“O Lençóis Jazz e Blues Festival é muito importante para a Cemar, que apoia o projeto desde o início. Nós já acreditávamos no projeto por entender que, através da música, sobretudo da boa música, nós podemos associar a imagem da companhia a projetos que levam benefícios à população como um todo (...). Este festival deixa um legado muito importante e, a cada ano que passa, ganha universos maiores. Ele sai de Barreirinhas, de São Luís e vai para o Brasil, para o mundo inteiro e ainda mais exercendo a possibilidade de estar divulgando novos grupos, lançar grupos maranhenses dentro deste universo”, elogiou José Jorge, diretor de relações institucionais da Cemar.

“Para o governo, é uma grande ação de movimento musical e, para a cidade, é um ganho de conhecimento e de cultura imensurável. No nosso Estado não cabe nenhum tipo de segmentação. Nossa arte é misturada, é todo mundo junto sim e, assim, é que a gente sabe fazer”, destacou Vanessa Leite, secretária-adjunta de Estado da Cultura.

Um dos idealizadores do projeto e organizador do festival, Tutuca Viana, antecipou o que ainda vem por aí. “Podem esperar muita coisa boa. Este ano, a agenda toda do festival é praticamente inédita. A gente sempre agrega valores que vêm a somar com a comunidade. O que é legal quando você cria um festival.”, afirmou.

E o VII Lençóis Jazz e Blues Festival só é possível porque conta com os apoios culturais das Secretarias de Estado de Turismo e de Cultura do Maranhão, das Prefeituras Municipais de Barreirinhas e de São Luís, da FIEMA/SESI, SEBRAE, Tory Brindes, Clara Comunicação, Taguatur e TV Mirante, além das parcerias das Pousadas Murici, Paraíso dos Lençóis, Pousada do Riacho, Paraíso dos Guarás, Pousada Lins, Pousada Solar das Gaivotas, Porto Preguiças Resort, Gran Solare Lençóis Resort,  Hotel Grand São Luís e  dos restaurantes Zaitun e Deck Bistrô.

O FESTIVAL NAS REDES

Tudo sobre o 7º Lençóis Jazz e Blues Festival está disponível no www.lencoisjazzeblues.com.br. Siga o festival no Twitter (@lencoisfestival), Instagram (@lencoisfestival) e curta nossa página no Facebook (LencoisJazzBluesFestival).

PROGRAMAÇÃO DE SHOWS:

CIRCUITO BARREIRINHAS

Local: Av. Beira Rio

18/09- (SEXTA-FEIRA)

1 – 20:30h- Claudio Lima(MA)
                                      

2 – 21:30h- Adriano Grineberg (SP)

3 – 22:30h- Igor Prado & Banda (SP)

19/09- (SÁBADO)

1 – 20:30h- Alessandro Penezzi Trio (SP)

2 – 21:30h- Gabriel Grossi (RJ)

3 – 22:30h- Fernando Noronha (RS)
                           

20/09- (DOMINGO)

1 –20:30h- José Claudio Sax e Trio (MA)

2 – 21:30h- Ana Lonardi (participou do The Voice Brasil) (RS)

3 – 22:30h- Darrel Lavign e Edward Anderson (USA)

·         Cartunista Nuna- Produção de caricaturas do público durante os shows em Barreirinhas.


CIRCUITO BARREIRINHAS:

PROGRAMAÇÃO DAS OFICINAS DE MÚSICA, TEATRO E CINEMA

OFICINAS DE MÚSICA EM BARREIRINHAS:

Local: Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora da Conceição (Igreja Matriz).

·         Dia 18 de setembro(Sexta-Feira):

10h - Oficina de Piano com Adriano Grineberg

·         Dia 19 de agosto (Sábado):

10h - Oficina de Gaita com Gabriel Grossi

PROGRAMAÇÃO INFANTIL E TEATRO:

Local: Coreto da Praça da Igreja da Matriz.

·         19 de Setembro (Sábado):

9h - Show de mímica e mágica com Gilson César.

·         20 de Setembro (Domingo):

16h - Teatro Infantil “A Carroça é Nossa” com o Grupo Xama.

PROGRAMAÇÃO DE CINEMA

Oficina de animação e mostra de filmes do Anim! Arte no Lençóis Jazz & Blues Festival !

Local: Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora da Conceição (Igreja Matriz).

Dias 18,19, 20/09- das 16h às 19h todos os dias do Festival

Dia 18/09 - Sexta feira:

·         16h às 17h - sessão Anim!Arte: Estudantes Internacionais 01

·         17h às 18h - sessão Anim!Arte: Estudantes Internacionais 02

·         18h às 19h - sessão Anim!Arte: Estudantes Internacionais 03

Dia 19/09 - Sábado:

·         16h às 18h - oficina de animação

·         18:15h às 19h - sessão Anim!Arte : Filmes Ambientais

Dia 20/09 – Domingo:

·         16h às 18h - oficina de animação

·         18:15h as 19h - sessão Anim!Arte : Culturas do Mundo

CIRCUITO SÃO LUÍS

Programação de shows:

Local: Praça Maria Aragão-Beira Mar

25/09 (SEXTA-FEIRA)

1 – 20:30h- André Marques Sexteto (SP)

2 – 21:30h- Wanda Sá e Roberto Menescal (RJ)

3 – 22:30h-  Blues Beatles (SP)

26/09 (SÁBADO)

1 -20:30h- Gadi Lehavi  (Israel)

2 -21:30h- Daniel Jobim  (RJ)

3 -22:30h- Serial Funkers (Participou do programa Super Star  (SP)

PROGRAMAÇÃO DAS OFICINAS DE MÚSICA- CIRCUITO SÃO LUÍS:

Local- Escola de Música Lilah Lisboa- Centro Histórico, Rua da Estrela.

Dia 23/09/2015:

Manhã: 9h às 12h             e       Tarde: 15h às 18h Tarde

Oficinas de música máster class/intermediário- Workshop Creole Connections. A look at the Music of New Orleans (Conexões crioulo. Um olhar sobre a música de New Orleans)- Com os mestres de música da cidade de New Orleans Edward Anderson e Darrel Lavigne;

Dia 24/09/2015:

Manhã: 9h às 12h        e            Tarde: 15h às 18h Tarde

Oficinas de música máster class/intermediário- Workshop Creole Connections. A look at the Music of New Orleans (Conexões crioulo. Um olhar sobre a música de New 

Orleans)- Com os mestres de música da cidade de New Orleans Edward Anderson e Darrel Lavigne.

OFICINAS DE CAPACITAÇÃO DO 7ºLENÇÓIS JAZZ E BLUES FESTIVAL

Local: Sala Ferreira Goulart, no andar térreo do Gran São Luís Hotel, Av. Dom Pedro II, nº 299, Centro Histórico, em São Luís.

Oficina 1: “Como Captar Recursos para Projetos Culturais”

Data: 24 de setembro

Hora: 9h às 12h

                    
Oficina 2: “Como divulgar Shows e eventos pela Internet”

Data: 25 de setembro

Hora: 14h às 18h

Informações: 3133-5915- Sebrae- procurar Melissa.

Produção Executiva do Festival:

Tutuca Viana: (98) 99976-3087tutucaviana@yahoo.com.br

Renata Rodrigues: (98) 99966-6096renatarodrigues70@hotmail.com

Ivaldo Guimarães: (98) 98722-5541ivaldo_guimaraes@yahoo.com.br



O Grupo de Esposas de Deputados do Maranhão (Gedema), representado pela vice-presidente Sandra Lima, realizou nesta quinta-feira (27), na Fundação Antônio Jorge Dino, a entrega do dinheiro arrecadado com a venda de materiais temáticos (chaveiros, canecas, marca-texto e unhex) na Assembleia Legislativa para a Campanha Mc Dia Feliz, que acontece anualmente no país inteiro em prol de crianças e adolescentes com câncer.

“Novamente é um prazer e uma honra para a família Gedema poder continuar esse trabalho que estamos desenvolvendo de forma social e saber que podemos trazer solidariedade e um pouco de amor para essas pessoas que precisam. A gente sabe que, hoje, a Fundação é uma referência no tratamento de câncer no Maranhão e por ser essa referência nos motivamos cada vez mais em poder ajudar essas famílias que por sua maioria são do interior e não tem condições de se manter aqui durante o tratamento”, enfatizou Sandra Lima.

O valor arrecadado foi entregue diretamente à coordenadora da Campanha no Maranhão, Silvia Dino. Segundo ela, o objetivo da Fundação, este ano, é arrecadar o valor de R$148.778,00 para comprar o PRC Quantitativo, um aparelho que diagnostica com precisão a indicação de transplante e auxilia no tratamento para aumentar o índice de cura da leucemia.

“Independentemente do valor, qualquer ajuda que chega até aqui é bem-vinda e nisso o Gedema tem sido muito parceiro. Até porque a nossa Casa de Apoio sobrevive de ajudas como essa, de entidades e da comunidade. Esperamos assim atingir o nosso objetivo, que é a aquisição desse aparelho, que é caro, mas que vai ajudar muita gente com a exatidão do diagnóstico da leucemia”, disse Silva Dino.

Além da venda de produtos personalizados, todos os anos, no último sábado do mês de agosto, a venda do sanduiche Big Mac, isoladamente ou na McOferta nº1 (descontados os impostos), é revertida aos projetos das instituições que trabalham em benefício de adolescentes e crianças com câncer.

“Aqui no Maranhão, no dia 29, estaremos trabalhando com 100 voluntários nas ruas e as quatro lanchonetes Mc Donalds doarão todos os sanduiches Big Mac vendidos para a Campanha, onde o dinheiro arrecadado vai para as crianças com câncer.  Isso acontece no Brasil inteiro. Aqui, também venderemos o material temático e incentivaremos as pessoas a comprarem o sanduiche para ajudar as crianças com câncer”, explicou a coordenadora que no final acrescentou: “Vá a uma lanchonete MC Donald e compre um Big Mac ou um material temático da nossa campanha e ajude a comprar o aparelho para o nosso hospital”.

UMA CAMPANHA NACIONAL

Coordenado pelo Instituto Ronald Mcdonald, o McDia Feliz é a maior campanha do país em prol de adolescentes e criança com câncer. Muito mais do que uma campanha de arrecadação, o McDia Feliz é uma iniciativa que mobiliza os mais diferentes setores da sociedade em torno da causa, que é contribuir para o aumento dos índices de cura do câncer infato-juvenil.

Desde 1988, mais de R$ 200 milhões já foram arrecadados por meio da campanha. A destinação e utilização dos recursos são acompanhados pelo Instituto, além de passar por auditorias que atestam a transparência do processo. Ao logo dos últimos 26 anos, os recursos obtidos com a campanha têm viabilizado a implantação de unidades de internação, ambulatórios, salas de quimioterapia e unidades de transplante de medula óssea, além de Casas de apoio e projetos psicossociais em benefícios de crianças e adolescentes com câncer.

Na edição 2014 foram vendidos 1.789,710 milhões de sanduiches Big Mac em todo o Brasil, o que contribuiu para a arrecadação recorde de R$ 22,4 milhões, representando um crescimento de 9,7% em relação ao resultado de 2013.

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

A deputada estadual Ana do Gás participou na tarde da última quinta - feira (27), no Hotel Pestana, do Seminário "Gás  Natural,  a Nova Fronteira Energética do Maranhão ", realizado pela Companhia Maranhense de Gás  (Gasmar). 

O evento reuniu investidores nacionais que foram apresentados às potencialidades do Estado na produção de energia e gás natural e que tornam o Maranhão mais competitivo para participar da 13a Rodada de Licitações que será promovida no próximo dia 7 de outubro pela Agência Nacional de Petróleo  (ANP). "Estou muito feliz com as ações promovidas pelo Governo do Estado e de estar nessa parceria que irá impulsionar o desenvolvimento da minha região, da região do Médio Mearim com a exploração de gás natural", disse a parlamentar se referindo aos municípios de Lima Campos, Capinzal do Norte, Brejo de Areia, Jenipapo dos Vieiras, Lago Verde, Olho d'Água das Cunhãs, Pio XII, Lagoa Grande do Maranhão, Santa Inês, Satubinha, Barra do Corda, Itaipava do Grajaú, São Roberto, São Raimundo do Doca Bezerra, Esperantinópolis, Joselândia, São José dos Basílios, Santa Filomena do Maranhão, Presidente Dutra, Tuntum, Lago da Pedra, Lago do Junco, São Luís Gonzaga, Lago dos Rodrigues, Trizidela do Vale, Bernardo do Mearim, Igarapé Grande, Poção de Pedras e Santo Antônio dos Lopes. 


Todos os municípios ficam na Bacia do Parnaíba, que é  atualmente a quinta maior produtora de gás natural do Brasil, contribuindo com uma produção diária de aproximadamente 4,7 milhões de m³/dia, representando cerca de 5% da produção nacional.

Na etapa de licitação que acontece em outubro, 39 empresas estarão concorrendo para se instalar em território maranhense.

Para a diretora-geral da ANP, Magda Chambriard, a declaração de comercialidade da Bacia Terrestre do Parnaíba, autorizada pelo governador Flávio Dino ainda no mês de março, foi fundamental para o desenvolvimento desse cenário positivo. 

Participaram do evento o governador Flávio Dino, o vice Carlos Brandão, o deputado federal José Reinaldo Tavares, secretários de estado, representantes da Parnaíba Gás Natural,  Alcoa, Porto do Itaqui e Federação das Indústrias do Maranhão.

Ana do Gás frisou a necessidade de se explorar os recursos naturais sem perder de vista o lado social. "É preciso dinamizar sim o setor de energia, mas precisamos transformar essa riqueza em um aliado na redução das desigualdades sociais", destacou a deputada. 





A vice-presidente para o Nordeste do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur) e secretária de Turismo do Maranhão, Delma Andrade, participou na manhã de hoje (28), em Maceió (AL), de reunião entre os secretários de Turismo do Nordeste com membros da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados e com o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves. No encontro, a gestora da pasta no Maranhão destacou questões impactantes para o desenvolvimento do setor no Estado.

“Foi um momento importante para os estados nordestinos detalharem aos deputados e ministro os pleitos prioritários para que o setor turístico avance. Ressaltamos que em momento de crise, o turismo é capaz de contribuir para a recuperação econômica, mas para isso, é necessário o reconhecimento da importância do segmento”, destacou Delma Andrade.

Aos parlamentares, a secretária de Turismo do Maranhão, Delma sugeriu maior atenção nas questões pertinentes ao desenvolvimento do transporte regional. “O Nordeste é a região desejada por 50% dos turistas brasileiros, mas um dos grandes entraves é a acessibilidade”, disse. Segundo ela, não diferente de outros lugares no mundo, é necessário atenção especial de todos os poderes para esta questão, considerada primordial para a consolidação do turismo.

Investimentos federais

Sobre a atuação do Governo Federal para o desenvolvimento turístico, os secretários do Nordeste demonstraram a preocupação com os cortes dos orçamentos, tanto do Ministério do Turismo quanto da Embratur que afastam o Brasil do mercado turístico competitivo. “Por um lado grande parte do orçamento do Ministério é composto por Emendas Parlamentares, e a maioria delas é destinada para projetos de infraestrutura básica. já a Embratur, com a diminuição da verba a cada ano, perde sua capacidade de investimento em promoção internacional”, reforçou a gestora do Maranhão, Delma Andrade.

O Ministro Alves comentou sobre audiência que teve ontem (27), com o ministro da Fazenda, Joaquim Levy. Segundo ele, o mercado de viagens foi apontado como um dos caminhos para ajudar o país a enfrentar a crise econômica. Mas para isso, é necessário receber reforço de orçamento.

Ainda sobre investimentos, a secretária do Maranhão aconselhou uma maior interlocução do Ministério do Turismo com a Secretaria de Assuntos Internacionais do Ministério do Planejamento para retomar os empréstimos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). “O turismo não está contemplado nos mais de US$ 1 bilhão disponível para o Brasil. Destinos turísticos que receberam investimentos do Prodetur, por meio do BID, transformaram sua realidade. É necessário criar esta oportunidade para mais cidades”, disse.

PAC Cidades Históricas

Durante sua fala aos presentes, Delma Andrade também ponderou sobre a integração do Ministério do Turismo com o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) das Cidades Históricas, uma linha destinada exclusivamente aos sítios históricos urbanos protegidos pelo Iphan. “O PAC Cidades Históricas está sendo implantado em 44 cidades de 20 estados da federação. O investimento em obras de restauração é de R$ 1,6 bilhão, destinado a 425 obras de restauração de edifícios e espaços públicos. Parte desse patrimônio está no Nordeste e após restaurados, voltarão a ser atrativos turísticos, sendo assim, precisamos desenvolver estratégias para este novo momento”, lembrou a secretária.


A praça Nauro Machado, no Centro Histórico de São Luis, recebe amanhã (29), a partir das 19h, apresentações de Divinas Folioas, Flávia Bittencourt e Luiz Melodia. As grandes atrações encerram a primeira edição do programa “Mais Cultura e Turismo”, realizada pelo Governo do Maranhão, por meio das secretarias de Turismo e Cultura.



Na noite da quinta-feira (27) de agosto, penúltima noite do “Mais Cultura e Turismo”, os bois de Madre Deus e Morros e o cantor Roberto Ricci agitaram os presentes, que já confirmaram presença no encerramento.

“Quando soube do projeto procurei logo me fazer presente. Precisava conhecer essa cultura tão falada por amigos que já vieram ao Estado. A cultura maranhense é realmente incrível, apaixonante. No sábado participarei também, com certeza”, disse o mineiro Fabiano Souza.

Encerrando um circuito que já passou pelo Espigão Costeiro da Ponta D’Areia e Centro Histórico de São Luís, e por Barreirinhas o show de amaná promete deixar saudades.

Pelo palco do projeto passaram mais de centenas de artistas e músicos. Foram os mais variados sons e sotaques, dinamizando os trabalhos e criação dos artistas locais, numa seleção em momentos de descontração,  tanto de quem dava o espetáculo, como de quem assistia. Isto se evidencia nas centenas de fotos, imagens e textos produzidos ao longo do dois meses do projeto.

“O projeto, durante dois meses, valorizou e resgatou a cultura do Estado, revitalizou o Centro Histórico, incentivou a economia local, por meio da comercialização de produtos artesanais e feiras gastronômicas. Além disso, deu vida aos espaços públicos como as praças, em São Luís e Barreirinhas e o Espigão Costeiro da Ponta D’Areia, também na capital maranhense” comentou a secretária de Turismo do Maranhão, Delma Andrade.

Centenas de pessoas a cada final de semana têm prestigiado as ações da iniciativa. Muitas delas visitantes, que viram, ouviram e vivenciaram o que o Maranhão tem de melhor: a diversidade de ritmos. Um momento único para a cultura maranhense. 
Durante reunião da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados, com a presença do ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, os secretários de Turismo do Nordeste demonstraram grande preocupação com a extinção do Ministério do Turismo, após o anúncio de cortes de pastas do executivo do Governo Federal.
“Propomos um manifesto contra qualquer discussão sobre a extinção do Ministério do Turismo. A pasta é de extrema importância para o desenvolvimento do setor, que contribui cada vez mais na economia do país”, destacou o secretário de Turismo e Esporte do Pernambuco, Felipe Carreras.
O ministro do Turismo tranquilizou os gestores do Nordeste e afirmou que a pasta não entrará na lista da presidenta Dilma Rousseff. “O Ministério veio pra ficar. Ele tem que fazer mais parte ainda da agenda econômica, política e social desse país. A pasta mostra o que ela produz de receita, de investimentos, de emprego e renda”.

(foto: divulgação/internet)

O deputado estadual, Professor Marco Aurélio (PCdoB), recebeu na tarde desta quinta-feira (27), durante solenidade no Hotel Pestana em São Luís, uma placa em reconhecimento aos serviços prestados pela educação do Maranhão. A homenagem selou também a adesão do parlamentar ao Programa Escola Digna.

A ação do governo do estado serviu para homenagear empresas e parlamentares que se comprometem em destinar recursos para a construção de escolas para garantir dignidade aos estudantes.

Marco Aurélio agradeceu o reconhecimento e a valorização da educação por parte do governador Flávio Dino e da secretaria estadual de Educação. “Essa é uma causa que entro sem a menor dúvida. A educação sempre foi minha principal luta e acredito que tenha que ser a prioridade de um governo sério como o governo Flávio Dino. Meu agradecimento ao Governador Flávio Dino e à Secretaria Estadual de Educação por valorizarem a razão maior do nosso trabalho. A todos que permitiram um militante da Educação estar tendo a oportunidade de desenvolver esse trabalho, essa homenagem lhes pertencem.” Concluiu o parlamentar.


Os secretários de Turismo do Maranhão, Ceará e Piauí, estados que envolvem a Rota das Emoções, estiveram reunidos na manhã de hoje (27) em Fortaleza (CE). No encontro, os dirigentes acertaram que o circuito terá um novo plano de ação para os próximos três anos. “Este momento marca um período de fortalecimento da Rota, já que os três Estados estão unidos com o mesmo foco, que é garantir o desenvolvimento da região”, destacou a secretária de Turismo do Maranhão, Delma Andrade. 

Para a secretária, é necessário priorizar as ações de promoção e divulgação, garantindo assim, a consolidação da Rota no mercado nacional e internacional. Já o secretário de Turismo do Ceará, Arialdo Pinho, ressaltou que este novo plano deverá abranger iniciativas concretas e objetivas. “Precisamos garantir resultados em curto e médio prazo, que irão alavancar a economia dos municípios envolvidos”. 

Durante a reunião, que também contou com a participação do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) dos três estados e representantes dos 14 municípios envolvidos com a Rota das Emoções, o secretário de Turismo do Piauí, Flávio Nogueira, ponderou que as ações estruturantes deverão ficar a cargo dos estados.  

A apresentação do plano acontecerá no dia 17 de setembro em São Luís (MA), onde serão dados os devidos encaminhamentos para o início das ações, realizadas com o aporte financeiro dos Estados e do Sebrae. “Investimentos conjuntos promoverão o desenvolvimento do roteiro, que contempla diversos municípios turísticos, muitos deles com baixo índice de desenvolvimento humano, ou seja, o turismo se apresenta como uma ferramenta crucial para a melhoria da qualidade de vida”, disse Delma Andrade. 

Rota das Emoções 

A Rota das Emoções envolve 14 municípios do Maranhão, Piauí e Ceará. É reconhecido pelo Ministério do Turismo como um dos melhores roteiros do Brasil. No Maranhão, a rota integra os municípios de Barreirinhas, Paulino Neves, Araioses, Tutóia e Santo Amaro. No Piauí, envolve os municípios de Ilha Grande, Parnaíba, Luís Correia e Cajueiro da Prata e, no Ceará, Barroquinha, Camocim, Chaval, Cruz e Jijoca de Jericoacoara.
No dia 29, o Parque Botânico da Vale realizará o Sábado com Lazer, com uma programação diversificada para toda a família. Como foco na educação ambiental, serão oferecidas oficinas de arte para pais e filhos, atividades de recreação, música ao vivo e feirinha de artesanato. 

Entre as oficinas está a de produção de ecobag, em que os participantes aprenderão a customizar bolsas artesanais. Para a criançada, os instrutores ensinarão a confeccionar pipa e chaveiro de boneca. O evento será realizado das 8h30 às 12h. 

O Parque está localizado na Avenida dos Portugueses, em frente ao Hospital da Mulher.
quinta-feira, 27 de agosto de 2015
O potencial turismo da capital maranhense foi apresentado nesta quinta-feira (27) a empresários paraenses durante rodada de negócios promovida pela Prefeitura de São Luís em Belém. O evento, que reuniu cerca de 70 empresários do setor, integra o Plano de Negócios da Secretaria Municipal de Turismo (Setur) com o objetivo de proporcionar ambientes amplamente favoráveis para a propagação de parcerias entre empresas do trade turístico nacionais e estrangeiras na promoção do destino maranhense.

Os empresários paraenses ficaram otimistas com o aumento nas vendas de pacotes para São Luís. "É importante a troca de informações entre as instituições, assim podem negociar descontos e garantir a comercialização dos pacotes turísticos em São Luís e Belém", disse a secretária da Setur, Socorro Araújo. Além de técnicos da Setur.

A proposta da rodada de negócios é facilitar o acesso e contato de empresas de variados portes entre ambos os Estados e fortalecer os produtos do Turismo, como os pacotes de viagem. Uma comitiva de técnicos e empresários de Turismo de São Luís participaram da reunião. A comitiva da secretaria começou a agenda na capital paraense no dia 26 com visitas a agências e operadores de Turismo divulgando o potencial turístico maranhense e convidando o empresariado para participar da reunião de negócios.

A Rodada de Negócios foi organizada pela Setur com o apoio da Azul Linhas Aéreas, da Associações Brasileira da Indústria Hoteleira (ABIH), de Agências de Viagens (ABAV) no âmbito maranhense, pelas Federações da Indústria dos Estado do Maranhão (FIEMA) e Pará (FIEPA), pelo Sindicato dos Hoteis, Bares, Restaurantes e Similares (Siama), e pelo restaurante Mar e Sol, de São José de Ribamar.
O Maranhão conta com a exploração de mais um campo de gás natural. Em solenidade com investidores realizada no Rio de Janeiro, o governador Flávio Dino assinou a declaração de comercialidade da região da Fazenda Santa Vitória, na Bacia do Parnaíba. 

Com volume de gás de 2,65 bilhões de metros cúbicos, o campo de exploração do Gavião Vermelho será explorado pela empresa Parnaíba Gás Natural, que já atua no Maranhão na região de Santo Antônio dos Lopes. 

O crescimento da exploração de gás natural no Maranhão foi destacada pelo governador como uma vertente importante para dinamizar a economia do Estado. Flávio Dino afirmou, durante o evento voltado para investidores, que a produção energética no Maranhão tem a dimensão nacional de diversificar das fontes de energia do Brasil, fundamental para fortalecer um novo ciclo de desenvolvimento no país. 

"Para enfrentar as desigualdades sociais é preciso produzir riqueza e por isso precisamos do setor privado. Acreditamos muito no trabalho que a PGN faz no Maranhão porque tem se preocupado com a contratação de mão-de-obra local, investimentos sociais e contribui para diversificar a economia local," disse. 

Para o presidente da PGN, Pedro Zinner, a comercialidade desse novo campo de gás "representa a conclusão de um robusto plano de desenvolvimento de exploração de gás natural. 4 declarações de gás natural somente este ano." Para ele, os novos investimentos agregam mais produção de gás e mobilizar para indústrias de gás no Maranhão. 

Seminário 

Nesta quinta (27), o Governo do Estado realiza o Seminário "Gás Natural: a nova fronteira energética do Maranhão", que acontece no Pestana São Luís Hotel. O evento contará com a presença da diretora gera l da Agência Nacional do Petróleo, Magda Chambriard.
A hotelaria de São Luís começa a ter novas perspectivas para o setor. O período de 27 a 29 de agosto registrará lotação máxima em alguns hotéis da cidade. Mesmo em tempos de crise, onde o turismo sofre com os efeitos, os números da capital maranhense fogem da tendência. 

As taxas de ocupação da hotelaria já começam a apresentar um crescimento, mesmo que tímido, se comparado com os anos anteriores. De acordo com a ABIH-MA, o ocupação dos hotéis, em junho alcançou 51%, quando em 2014, 47% dos apartamentos foram ocupados. Já no mês de julho, a ocupação foi de 57%. No mesmo período do ano anterior, foi de 56%. 

Quem estiver na cidade neste período de lotação máxima poderá participar do 'Mais Cultura e Turismo', que terá seu encerramento no sábado, 29. Shows de Divinas Folioas, Flávia Bittencourt e Luiz Melodia farão a alegria dos presentes.

"Agora sim o turismo de São Luís tem uma nova ótica, pois vamos vender o que o mercado busca e não o que achamos que devemos vender. Não podemos ir contra números. Acredito que  estamos no caminho certo", disse o presidente da ABIH-MA (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis),  João Antonio Barros Filho.
Ter acesso à justiça no Maranhão não é nada fácil. O Estado é o último dos 27 da federação em acesso aos órgãos do Judiciário. A estatística é do Conselho Nacional de Justiça por meio do Índice de Acesso à Justiça (INAJ).  A pesquisa considera elementos do sistema de justiça, como unidades de atendimento e número de operadores do Direito (juízes e advogados), comparado ao Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Debater esses e outros desafios que envolvam principalmente o profissional da advocacia é objetivo do segundo Encontro do Grupo RENOVAR PARA TODOS. A atividade acontece no próximo dia 27 de agosto, às 19h, no Hotel Veleiros, na Ponta D´Areia. 

A dificuldade do acesso à justiça no Maranhão é um reflexo da falta de profissionais do Direito, em especial juízes. O Estado tem a menor relação juiz/habitantes, com 5,41 juízes a cada 100 mil pessoas. Segundo o Advogado Thiago Diaz, líder do RENOVAR para todos, "a morosidade do judiciário e o longo tempo que os processo demoram para ser solucionados esta diretamente ligado a desvalorização e a falta de perspectiva da advocacia, pois a demora inaceitável de 5, 6, ou as vezes mais de 10 anos para que um processo seja resolvido impacta diretamente na baixa remuneração da maioria dos colegas e na descrença de dias melhores".

Para os advogados que trabalham no interior do estado, a situação piora ainda mais. De acordo com a advogada Shirley da Silva Pinto, que atua em alguns municípios da Baixada Maranhense como Matinha, São João Batista, Penalva, Olinda Nova, Pinheiro, Viana entre outros, “a dificuldade é enorme para falarmos com os juízes, pois, estão sempre muito ocupados! Os Fóruns não apresentam também nenhuma estrutura para que possamos trabalhar, pois na grande maioria faltam salas da OAB”, enfatizou.

Outra dificuldade encontrada pelos advogados no interior do Estado e que impacta na acessibilidade à justiça é a ausência das seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil, OAB/MA. “Muitos advogados não têm a estrutura de escritório no interior, uma estrutura simples da OAB nesses interiores, poderia facilitar o dialogo entre o advogado e o cliente. A seccional que existia em Pinheiro acabou sofrendo uma ação de despejo devido à falta de pagamento”, complementou Shirley. Para Thiago Diaz uma das soluções é a instalação de seccionais da OAB nos principais comarcas maranhenses, além de um diálogo permanente com os poderes executivo, legislativo e judiciário para que sejam trabalhadas propostas como, por exemplo, a realização de concursos públicos para contratação de mais juízes”.  Para o líder do movimento, “é preciso priorizar o debate sobre as dificuldades enfrentadas pelas advogadas por todo o Estado, sendo indispensável a adoção de medidas que facilitem o dia a dia destas e que garantam o exercício da profissão de maneira digna e valorizada, assegurando melhorias a sua atuação profissional e combatendo qualquer tipo de preconceito”, enfatizou Thiago Diaz.

Além das propostas acima, o grupo RENOVAR PARA TODOS para todos se destaca por defender a criação de um portal de transparência para a entidade; a profissionalização da comissão de defesa das prerrogativas dos profissionais; a criação de escritórios digitais e de uma biblioteca virtual; a implantação de um disk assédio, a reaproximação da instituição da rotina dos advogados; dentre outras.
O turismo de São Luís esteve em debate nesta quarta-feira (26) na Câmara Municipal de São Luís. A prefeitura da capital expôs suas ações na área para o desenvolvimento da economia ludovicense na Audiência Pública "As perspectivas do Turismo como vetor de desenvolvimento Econômico", proposta pelo vereador Ivaldo Rodrigues (PDT), vice-líder do governo. O Executivo Municipal apresentou suas ações em parceria com o governo do Estado para potencializar a economia principalmente, o Centro Histórico, principal ponto turístico da cidade.

O secretário municipal de Governo Lula Fylho, que foi secretário de Turismo até novembro do ano passado, destacou a dinâmica da pasta na gestão do prefeito Edivaldo. "Desde o primeiro momento a secretaria tinha foco em fazer uma análise para saber o cenário que estávamos inseridos no Turismo. Em todas as 12 pesquisas que fizemos, vimos que as pessoas vinham a São Luís por causa do Patrimônio Histórico em primeiro lugar, em segundo, pelas praias e em terceiro pela gastronomia. Um fator chamou nossa atenção. A maioria, principalmente estrangeiros, procurava São Luís para ter como destino os Lençóis maranhenses. Então, aproximamos com Barreirinhas para que São Luís não servisse apenas de aeroporto, mas um Plus na viagem e ampliar o número de dias dos turistas aqui".

O secretário disse que, com base nas informações técnicas, grande parte dos turistas são do interior do estado, e aproveitam o turismo da região metropolitana como um todo. Assim, ampliou a oferta em parceria com as outras cidades da Ilha, aumentando o número de dias de estadia pelo turismo religioso em São José de Ribamar, Aquaviário na Raposa e ecoturismo em Paço do Lumiar. "Os resultados no turismo são a médio e longo prazo. Sabemos que precisa ser feito muita coisa, mas a parceria com o governo do Estado é muito importante para que sacramente o resultado. Grandes centros como Salvador e Fortaleza estão em queda pela crise econômica. Aqui tivemos queda em cadeias produtivas do Turismo, mas a tendência é melhora. Tem que continuar o trabalho e entender a importância da preservação do Patrimônio Histórico para alavancar o turismo na cidade", analisou.

Ele destacou também a parceria com o governo do Estado e a fundamental medida do governo de reduzir o ICMS do combustível da aviação tornando São Luís mais competitiva. "Tenho certeza que São Luís está no caminho certo do turismo. São Luís tinha o maior ICMS de combustível da aviação do Brasil. Maior do que grandes destinos. A lei que regula o mercado do turismo é a mesma de outras áreas: a oferta e a procura".

A assessora técnica Aline Vasconcelos, que representou a secretária municipal de Turismo, Socorro Vasconcelos, reforçou as ações técnicas para aprimorar as atrações específicas de São Luís e a tornar ainda mais atraente para o turista. "A secretaria tem muitos desafios e estão sendo superados. A sinalização turística da cidade foi capitalizada junto ao Ministério do Turismo. O recurso já foi licitado e está em execução. Conseguimos a promoção internacional junto à Embratur, levando o Trade para rodada de negócios. São Luís tem atrativos únicos. É o maior conjunto de casarões da América Latina foi fundada pelos franceses. Temos que trabalhar São Luís como um destino único. O nosso maior produto é o Centro Histórico e a Cultura", pontuou.

O vereador Ivaldo Rodrigues (PDT), afirmou que a discussão é importante para tirar lições e aprimoramentos do Turismo, que na sua visão é um ramo importantíssimo para a economia não só de São Luís, mas de todo o estado, a partir da capital. Por isso, a importância de trazer o governo do estado para a discussão em ações articuladas é tão significativo. "Nosso foco é o turismo como fator de desenvolvimento que gera emprego e renda para a nossa população. E falar em turismo, envolve investimento em mobilidade urbana, em urbanismo. As parcerias que estão acontecendo são fundamentais. A ação de despoluição dos rios que desembocam nas praias ajuda muito para que os turistas sejam atraídos também pela nossa orla".

A secretária estadual de Turismo, Delma Andrade, falou sobre o investimento no segmento sol e praia e pontuou a importância estratégica da capital no turismo do Estado. "São Luís é o polo prioritário do desenvolvimento turístico do Maranhão. Aqui temos as atividades recreativas, a visitação do Centro Histórico, ecoturismo e a cadeia produtiva do segmento praia".

Estiveram presentes o secretário municipal de Governo, Lula Fylho, o subprefeito do Centro Histórico, Fábio Henrique Carvalho, a secretária estadual de Turismo, Delma Andrade, e a superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Kátia Bogéa. A secretária municipal de Turismo, Socorro Araújo, está em missão da pasta na cidade de Belém-PA. A assessora técnica da secretaria municipal de Turismo, Aline Vasconcelos, a representou no evento
quarta-feira, 26 de agosto de 2015
Em relação à postagem que esse blog fez, com o titulo “Terra de muro baixo”, o SubPrefeito do Centro Histórico de São Luís, Fabio Henrique Farias de Carvalho, também se manifestou em nota


"Hoje, ao chegar na Câmara Municipal de São Luís para uma Audiência Pública as 9:30 da manhã, me deparei com uma imagem assustadora, que percorreu as redes sociais durante todo o dia de hoje.

Fiquei sem entender nada no começo, então soube que estava tendo um evento no Teatro João do Vale e nesse sentido, várias Autoridades estavam com seus carros parados nas Calçadas, em cima da Praça Nauro Machado e na Rua da Estrela, onde o trafego de carro é proibido por Decreto.

Confesso que nunca imaginei que a ignorância iria chegar a tanto na nossa Cidade. Os nossos Guardas de Trânsito - diante de tanta "gente forte" ficaram até com receio de tomarem uma atitude mais firme e, confesso que eu entendo, afinal, ainda vivemos na terra do "Sabe com quem você está falando ?? "

Agora vejamos: Em um País onde quem deve dar exemplo tem esse tipo de comportamento, o que devemos esperar dos "pobres mortais" ?

Devemos lamentar, mas, sobretudo, devemos nos revoltar diante da falta de respeito. Ao chegar, solicitei imadiatamente um guincho e mais agentes de trânsito e nesse sentido, Guinchamos dois carros e multamos mais quatro, mas, tudo ainda foi muito pouco diante dos danos ocorridos a quem frequenta aquele local para lazer.

De fato é de se revoltar as imagens que circulam na internet e, não é aceitável que alguém concorde com tais fatos, com carros em cima de uma praça que foi inaugurada há 3 meses atrás e que custou dinheiro público para execução da obra. Precisamos mudar os rumos do nosso País, ou tudo estará completamente perdido.

Ciente da responsabilidade que me cabe enquanto gestor da área, afirmo minha indignação e repúdio a tais imagens no dia de hoje praticada pela cegueira e estupidez humana".

São Luís, 26 de Agosto de 2015

Fábio Henrique Farias Carvalho
SubPrefeito do Centro de São Luís.
Secretária de Estado do Turismo, Delma Andrade, falando do potencial turístico de São Luís e as oportunidades de negócios com seu incremento.
As perspectivas do turismo como vetor de desenvolvimento econômico de São Luís foi tema do painel que a secretária de Turismo do Maranhão, Delma Andrade, participou na manhã de hoje (26), na Câmara Municipal de São Luís (MA). “Foi uma oportunidade para reforçar aos vereadores e convidados a importância do segmento Sol & Praia para o desenvolvimento turístico da capital do Maranhão”, comentou a secretária.

Sec Delma Andrade e os Vereadores, Ivaldo Rodrigues, Josué Pinheiro e o Sec Municipal de Governo Lula Fylho
A sessão de autoria do vereador Ivaldo Rodrigues teve o objetivo de discutir as possibilidades para o turismo em São Luís. “O início das obras que garantirão a balneabilidade das praias da capital, no último domingo (23), pelo Governo do Maranhão por meio da Caema, abrem novas possibilidades para o turismo da cidade. Será uma oportunidade de reforçar o segmento que mais movimenta o turismo no mundo”, planejou Delma.

Cerca de 65% dos turistas de todo o mundo buscam destinos de “Sol & Praia” em função de climas tropicais. De acordo com pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo, a principal motivação dos turistas brasileiros e estrangeiros que buscam o Brasil, por motivo de Lazer, é o segmento de “Sol & Praia”. “Mais de 65% com esta motivação, seguido por Ecoturismo & Aventura (19%) e Cultura (11%).

Já de acordo com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), paisagens, facilidade de acesso, frequência, limpeza das praias e qualidade das águas são os principais fatores para a escolha da praia. “Após a balneabilidade garantida, com todos outros diferenciais, a costa de São Luís tem total condição de contribuir para que os números do turismo da capital sejam revertidos”, reforçou Delma Andrade.

Entre os potenciais destacados pela secretária estão a combinação de água, sol e calor na maior parte do ano, a extensão litorânea, a variação da maré, os ventos que favorecem a prática de esportes, além da gastronomia diversa e do rico artesanato.

Durante a apresentação, a gestora da pasta do turismo ressaltou as perspectivas para o desenvolvimento. “É necessário fortalecer a imagem de São Luís como destino propício para Sol & Praia, desenvolver a cultura de praia entre os moradores, diversificar a gastronomia”. Ainda de acordo com ela, o desenvolvimento também passa pela requalificação dos equipamentos hoteleiros, a implantação de sinalização interpretativa e pelo desenvolvimento da economia da praia. 

A secretária de Turismo do Maranhão, Delma Andrade, esteve reunida nesta terça-feira (25), com representantes do município de Santo Amaro do Maranhão. O objetivo do encontro foi definir estratégias da regulação do fluxo de turistas na região e realizar a assinatura do termo de cooperação técnica entre Secretaria de Turismo do Estado e Prefeitura de Santo Amaro do Maranhão para definir as estratégias para o fomento e promoção do turismo na região.

Para a Secretária Delma Andrade, o diálogo com os municípios resulta em ações de promoção mais exitosas. “Ouvir o que cada município tem a dizer é importante para tomarmos as decisões corretas com relação ao que deve ser feito para cada região. Santo Amaro ainda tem um grande potencial a ser trabalhado. Manter esses diálogos com secretarias municipais e empresários do setor nos deixa cientes da necessidade real da localidade”.

Para a prefeita de Santo Amaro, Luziane Lisboa, é essencial saber que o município pode contar com o Governo do Estado. “Estamos aqui para ouvir e sermos ouvidos. Somos aliados desta gestão para a construção de um roteiro turístico consolidado em Santo Amaro. Sabemos que a equipe da Secretaria de Turismo vai nos apoiar em todas as ações que proporcionem a visibilidade e preservação de nosso destino”.

O secretário municipal de Turismo, Jorge Augusto Santos, afirmou que já é possível sentir os efeitos da promoção do destino feitos em parceria com o Governo do Estado. “As belezas de Santo Amaro ganharam destaque nacional durante a veiculação de reportagens feitas pela Rede Record e visita de jornalistas de algumas revistas de circulação nacional e internacional, numa articulação da Secretaria Estadual do Turismo, e já sentimos a diferença. No último feriado, a cidade estava lotada de turistas vindos de todas as partes do Brasil”.

Ainda segundo a secretária de Turismo do Maranhão, esta é a fase onde mais se deve fazer um trabalho de conscientização ambiental de todos os guias e donos de pousada da cidade. “A educação ambiental e cuidados com o parque devem ser preocupação de todos. Receber turistas é muito bom, mas a necessidade de uma fiscalização da entrada no parque Nacional dos Lençóis Maranhenses por Santo Amaro precisa ser regulamentada”.

“Estive reunida, no início da semana, com representantes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão ambiental do governo brasileiro responsável pela operações de fiscalização de todo o Parque, para definir parcerias no sentindo de intensificar a fiscalização e segurança do parque. Essa iniciativa garante que as belezas dos Lençóis Maranhenses sejam preservadas durante muitos anos”, acrescentou a secretária.

Ainda durante a reunião, que também contou com a participação do secretário adjunto de Relações com o Mercado da Secretaria Estadual do Turismo, Marcus Vinicius Campos; da secretária adjunta de relações institucionais, Glória Pinto e de representantes do trade de Santo Amaro, foi tratada a retomada das obras da estrada, de responsabilidade do Governo do estado, que ligará o povoado Sangue ao município de Santo Amaro do Maranhão e a que ligará Santo Amaro a Primeira Cruz.

Segundo a gestora, a obra da estrada é uma prioridade para a retomada da formatação da Rota das Emoções. “O Governador Flávio Dino afirmou, esta semana, que a retomada das obras da estrada acontecerá ainda este ano. Medida, que aliada a construção da estrada que liga o município de Barreirinhas à Paulino Neves, vai ajudar no desenvolvimento do potencial turístico da região e auxiliar na retomada da Rota das Emoções,  que liga o município de Barreirinhas, no Maranhão, ao Delta do Parnaíba, no Piauí, e ao município de Jericoacoara, no Ceará”.

Cooperação Técnica

O acordo assinado pela secretária de Turismo do Maranhão, Delma Andrade e a prefeita de Santo Amaro do Maranhão, Luziane Lisboa, visa favorecer o incremento do desenvolvimento da atividade turística na região, estabelecendo o desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva, a promoção do destino e a formatação do projeto de sinalização turística do município.

Prontec

Durante a reunião, a secretária adjunta de relações institucionais, Glória Pinto, anunciou que o Santo Amaro foi escolhido para receber os cursos de espanhol básico, camareira e recepcionista do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC Turismo).