quarta-feira, 30 de setembro de 2015
Delma Andrade ladeada pelos prefeitos de Barreirinhas e Paulino Neves, Léo Costa e Raimundo Lídio

A secretária de Turismo do Maranhão, Delma Andrade, participou, na manhã de hoje (30), da cerimônia realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Infraestrutura (Sinfra), para lançar a 2a fase do programa Mais Asfalto e anunciar as intervenções nas rodovias do Maranhão. “Dentre as novidades, destacamos  MA-225, que irá garantir a ligação entre os municípios de Barreirinhas e Paulino Neves, um importante empreendimento para a região”, disse Delma.
De acordo com a secretária, a obra anunciada irá beneficiar diretamente o turismo do Maranhão, já que a via irá viabilizar as operações de desenvolvimento do turismo na chamada Rota das Emoções, que ligará de fato os Lençóis Maranhenses ao litoral cearense. “Serão 36 quilômetros de estrada que trarão desenvolvimento para uma região com grande potencial turístico”.
Em sua fala, o governador do Maranhão, Flávio Dino, elencou os diversos investimentos em infraestrutura realizados em todo o Estado e a importância desses na geração de emprego e renda. “Segundo os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) foi registrada a abertura de 947 vagas de empregos formais no Maranhão, colocando o Estado em evidência, em termos de bom desempenho no mercado de trabalho, pelo terceiro mês consecutivo no cenário nacional”. Dino também anunciou que a gestão estadual garantirá a construção de uma ponte sobre o Rio Novo, em Paulino Neves, o que facilitará a circulação no local.
Segundo o secretário de Infraestrutura do Maranhão, Clayton Noleto, o Governo do Maranhão irá investir em rodovias e vias urbanas mais de R$ 1 bilhão. “Nesta segunda etapa, o programa ‘Mais Asfalto’ chegará em 40 municípios do Maranhão até o final de 2015. Nossa meta é chegar nas 217 cidades do Estado até 2016”, detalhou o secretário.
Os prefeitos de Barreirinhas e Paulino Neves, Léo Costa e Raimundo Lídio, respectivamente, também participaram do evento. Ambos agradeceram o empenhou do Governo do Estado em garantir investimentos para a região. “Esta estrada é a concretização do sonho de um povo, que anseia por condições de desenvolvimento turístico, de uma região repleta de belezas naturais e enorme potencial”, comentou Lídio.
(Assessoria de Comunicação - Secretaria de Turismo do Maranhão)

O Maranhão terá a oportunidade de ser visto por mais de um milhão de pessoas no mês de outubro, durante a ação promocional no Aeroporto Internacional de Confins, em Minas Gerais. A iniciativa é do Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Turismo. “Uma mega vidraça localizada no caminho para a sala de embarque colocará na vitrine a diversidade cultural e gastronômica de São Luís e praias da Raposa, as dunas dos Lençóis Maranhenses, e as cachoeiras das Chapada das Mesas”, detalhou a secretária de Turismo do Estado, Delma Andrade.

Só no ano passado, Confins recebeu mais de 12 milhões de passageiros e a previsão para 2015 é que 13 milhões de pessoas passem pelas salas de embarque e desembarque do aeroporto. “Com esta ação, alcançamos o público final de um dos mais movimentados aeroportos brasileiros que dispõe de quatro voos diretos para o Maranhão, sendo três para São Luís e um para Imperatriz”, explicou.

Para a secretária Delma Andrade, levar os atrativos maranhenses para um dos aeroportos mais movimentados do Brasil é mais uma grande chance de atrair turistas para o Maranhão. “As belezas do Maranhão merecem estampar as mais grandiosas peças publicitárias de nosso País. O Estado oferece opções para todos os gostos e idades e tem voltado às prateleiras do turismo nacional e internacional com as ações desenvolvidas pelo Governo do Estado”.

A iniciativa faz parte do plano de ações anunciadas pela Secretaria de Turismo do Maranhão, em parceria com a GOL Linhas Aéreas, durante a 43º Expo ABAV, realizada na semana passada em São Paulo. 

Ainda fazem parte das ações de promoção para os próximos meses as matérias especiais para a revista de bordo da GOL de novembro, destacando a Chapada das Mesas, displays da GOL nos aeroportos de Congonhas (SP), Santos Dumont (RJ), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Salvador (BA), Recife (PE), Fortaleza (CE) e Manaus (AM), e a capacitação de operadores de turismo e agentes de viagens, já na próxima semana em São Luis.


Evento promovido pelo Sebrae capacitou as equipes de 20 restaurantes e bares das cidades de Raposa e Alcântara, para que ofereçam pratos regionais a preços especiais

 Moqueca de tambaqui estará disponível a preço promocional no restaurante Palhoça, na cidade de Raposa.
No período de 3 a 18 de outubro, 20 restaurantes e bares das cidades de Alcântara e Raposa estarão oferecendo pratos especialmente elaborados para resgatar a clássica culinária da Ilha, tradicionalmente baseada nos frutos do mar. Eles participam do Festival Gastronômico Sabores do Pescado, promovido pelo Sebrae Maranhão, ação que integra a programação do Movimento Compre do Pequeno Negócio – uma campanha nacional do Sebrae.

A iniciativa busca oferecer, ao público, a degustação de iguarias tipicamente maranhenses, fomentando a inovação gastronômica nos estabelecimentos participantes, incentivando o incremento do fluxo turístico, além de divulgar pratos bem elaborados.

O regulamento do festival incentiva que cada participante produza dois pratos para o evento: um que traga frutos do mar como ingrediente principal e outro preparado com pescado de origem em viveiros de água doce, num estímulo à integração entre o segmento de bares e restaurantes e o setor produtivo piscicultor, gerando negócios entre os dois.

A Associação de Piscicultores e Pescadores Artesanais de Bequimão, que vai fornecer pescado de água doce para os restaurantes participantes em Alcântara, comemora a ação do Sebrae. Segundo Wanda Cantanhede, presidente da associação, a parceria com os participantes vai garantir mais um canal de escoamento da produção local.

“Temos 15 piscicultores ativos na associação, todos com capacidade de produção de até 1 tonelada de pescado por mês. Hoje atendemos programas federais como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Desde que passamos a ser atendidos pelo Sebrae, pudemos aperfeiçoar nossa técnica e a produção só cresce – o que nos dá folga para atender também aos restaurantes do festival”, ressaltou Vanda.

Além da parceria entre os piscicultores de Bequimão e os restaurantes em Alcântara, os restaurantes da Raposa serão abastecidos por piscicultores do próprio município e também de São José de Ribamar – todos atendidos pelo projeto Agronegócio na Região Metropolitana de São Luís, desenvolvido pelo Sebrae.

SEBRAE

O diretor-superintendente do Sebrae, João Martins, lembra que o festival gastronômico é uma das ações do movimento Compre do Pequeno Negócio, seguindo a resolução de contemplar os diversos setores de negócios do Estado. “Para esta ação foi pensada uma estratégia que envolveu o segmento de bares e restaurantes, mediando uma relação comercial com os produtores locais, ajudando a desenvolver a cadeia da piscicultura como um todo – do produtor ao consumidor final”, avalia Martins.

Ao longo do mês de setembro, os estabelecimentos que se inscreveram para participar do evento tiveram suas equipes capacitadas em atendimento ao cliente e boas práticas em manipulação de alimentos. A partir do dia 3 de outubro, os pratos estarão em oferta nos restaurantes participantes a preços promocionais, no intuito de atrair não apenas os consumidores habituais, mas principalmente novos consumidores.

De acordo com Shamia Renata Costa, analista do Sebrae responsável pelo trabalho, a ação promocional é voltada para atrair mais público e incentivar o hábito de frequentar restaurantes, valorizando a gastronomia local.

“Queremos apresentar, ao cliente dos restaurantes, a amplitude, a variedade, a força e a atratividade da gastronomia local, mostrando que aquele prato é um pequeno pedaço de um mundo de sabores e tenha a oportunidade de conhecer um pouco mais da cultura gastronômica do polo turístico da Ilha”, assinala Shamia Renata.

Os participantes estarão identificados com banners exclusivos e distribuirão o cardápio-guia do festival – apresentando todos os pratos produzidos para o evento, bem como o endereço dos restaurantes incluídos na iniciativa. Os pratos estarão disponíveis a preços especiais até o dia 18 de outubro.

Lançamento

O Festival Gastronômico Sabores do Pescado é uma realização do Sebrae, em parceria com as prefeituras municipais de Alcântara e Raposa, com o Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação do Maranhão (SEHAMA), IFMA, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL) e Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-MA), contando com dois lançamentos: no dia 1º de outubro, em Raposa, a partir das 17h, na Casa D’Arte; e no dia seguinte em Alcântara, também às 17h, no Jardim de Infância Inácio de Viveiros Raposo. 

(Foto: Veruska Oliveira/UCM/Sebrae no Maranhão)
O deputado estadual Júnior Verde (PRB) participou de reunião com o superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), Davyson Franklin de Sousa, e o secretário adjunto de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Maranhão, José Edjahilson, visando beneficiar áreas de assentamento em municípios maranhenses como Açailândia, Alcântara e Araguanã. 

As localidades serão beneficiadas com a construção de poços artesianos através do Projeto Água para Todos. Serão três em Alcântara, três em Araguanã e dois em Açailância. 

A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Maranhão (SAGRIMA) também viabilizará, através do Programa Mais Sementes, matéria prima para o plantio de feijão, hortaliças, frutas, arroz e milho em todos os 217 municípios do Estado.

“Estou acompanhando as ações destes dois importantes órgãos para o desenvolvimento do Maranhão, e fiquei satisfeito em saber que o Programa Mais Sementes vai atingir todo o Estado, bem como o INCRA tem projetos que beneficiarão com poços artesianos assentamentos de municípios que muito necessitam dessas obras”, destacou Júnior Verde. 

Oficinas de teoria musical aplicada à música popular ministradas por Nosly e coordenadas por Wilson Zara chegam a São Luís, Tuntum e São João dos Patos em outubro e novembro

O projeto Trilhas e Tons II definiu três novas datas de seu calendário. Os músicos Nosly e Wilson Zara apresentam a oficina de teoria musical aplicada à música popular em São Luís (de 5 a 9 de outubro), Tuntum (de 12 a 16 de outubro) e São João dos Patos (de 3 a 7 de novembro), sempre das 14h às 18h. Trilhas e Tons II tem patrocínio da Companhia Energética do Maranhão (Cemar), através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Na capital a oficina acontecerá no Convento das Mercês, no Desterro. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas diretamente com o coordenador Wilson Zara, pelos telefones (98) 999753999 (oi) e/ou 982221315 (tim) ou pelo e-mail contatowilsonzara@gmail.com.

Os locais das oficinas de Tuntum e São João dos Patos estão por definir, mas interessados/as em participar das atividades já podem se inscrever. Em Tuntum devem procurar Hélio, pelo telefone (99) 991454897 (vivo); em São João dos Patos, Delzuita, pelo telefone (99) 981121025 (tim) e/ou e-mail delzuita.sjp@hotmail.com; as respectivas fichas de inscrição podem ser baixadas na fan page do projeto, no facebook (Trilhas e Tons).

As vagas são limitadas – cada turma terá 30 participantes. Todas as atividades têm inscrição gratuita e será oferecida certificação aos participantes que concluírem a carga horária de 20h.

Histórico – Em 2013, Nosly e Wilson Zara realizaram 10 oficinas em 10 cidades maranhenses. A iniciativa também teve patrocínio da Cemar, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Este ano, a rota de Trilhas e Tons II teve início entre os últimos dias 14 e 18 de setembro, em Dom Pedro/MA, e percorrerá 12 municípios.

Na ocasião, ao encerramento da oficina, os artistas participaram da inauguração da Biblioteca Pública Professora Teresinha de Jesus, quando apresentaram pocket show com a participação dos alunos da turma.
A violência na Grande Ilha diminuiu 5,9% no primeiro semestre deste ano, em comparação ao mesmo período do ano passado. As ocorrências dos chamados Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) somaram 556 registros no primeiro semestre do ano anterior, contra 523 de janeiro a junho de 2015. Houve ainda queda de 10% nas ocorrências de homicídios, ultrapassando a meta da Secretaria Nacional de Segurança Pública, que é de 5% para este ano. Os dados são de levantamento realizado pelo Ministério Público do Maranhão (MPMA), considerando ocorrências na capital e nos municípios de Raposa, São José de Ribamar e Paço do Lumiar. 

A redução dos crimes violentos é fruto de ação intensiva da Polícia Civil no combate a crimes, principalmente, roubos, furtos e latrocínios (roubo seguido de morte), os mais recorrentes, conforme aponta o delegado geral de Polícia Civil, Augusto Barros. Ele reconhece que ainda há melhoramentos a serem feitos. “Em nove meses de gestão, a polícia vem se estruturando para sanar deficiências que se proliferaram por anos e se instalaram no aparato de segurança. Hoje, a polícia vem trabalhando para dar um resultado imediato à sociedade. O governo Flávio Dino está fortalecendo a polícia”, afirma Barros. 

O delegado geral explica que números refletem a contenção de um grupo de crimes classificados de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), que inclui os assaltos. O delegado geral ilustra que, ao longo dos anos houve um crescimento regular destes casos e a atual estrutura policial vem conseguindo baixar os números. “A descida não será vertiginosa. A polícia é a mesma, mas há melhoras que são claras no que refere a uma postura mais proativa e retorno mais eficaz ao cidadão”. 

Outra meta é fortalecer a estrutura com aumento do efetivo, concessão de melhorias para execução da atividade e mais valorização do policial. “A suspensão da greve mostrou que há um diálogo positivo. Neste primeiro momento, a totalidade das demandas não puderam ser atendidas, mas será feito no próximo ano. O governo é sensível à essas demandas”, disse Barros. Uma destas medidas é o aumento do efetivo com a realização de concurso público, já previsto pelo Governo do Estado. 

A criação de novas superintendências foi outra medida que desonerou o trabalho do policial e garantiu um atendimento mais ágil às demandas da população. Isso porque as delegacias passaram a focar mais nos crimes de roubo, furto e latrocínios; e os homicídios ficaram mais centralizados na Superintendência de Homicídios. Foram criadas também as seccionais para serem as intermediárias entre o superintendente da capital e as delegacias. 

O delegado da seccional tem o controle do que ocorre nas delegacias na área atendida, do serviço que chega ao cidadão, da situação dos procedimentos de investigação e das condições de trabalho. O trabalho é centralizado em uma área para que as metas sejam alcançadas, dar maior eficiência ao trabalho policial e aproximá-lo do cidadão. A retirada de presos de justiça das delegacias é outra medida que contribui para eficiência das investigações. Foram 350 presos de delegacias encaminhados para as detenções ficando os investigadores em sua função de apuração dos crimes. 

E para o próximo mês serão inaugurados um laboratório forense para investigar crimes a partir da análise do DNA e o laboratório de combate à lavagem de dinheiro. 

Família

A estratégia da Polícia Civil tem sido o combate às consequências da violência, que, segundo avalia o delegado geral, têm origem em setores indiretamente ligados à polícia. É o resultado de anos da falta de investimento em setores prioritários como educação, saúde e a desagregação do núcleo familiar. “A desestruturação familiar contribui para a geração da violência”. Ele ressalta ainda que, atualmente, há o culto ao crime. “Tem muita gente valorizando o dinheiro fácil, conseguido com o crime e a família faz vistas grossas devido às benesses dessa ilicitude”, explica.

O hábito de ler deve ser estimulado desde a infância, entretanto, o prazer pela leitura pode ser adquirido em qualquer etapa da vida. É nessa perspectiva que o Serviço Social do Comércio estará presente na comemoração do Dia em Prol da Leitura com o Projeto BiblioSesc. O evento acontecerá no dia 01 outubro, em frente da Biblioteca Benedito Leite, a partir das 8 horas e vai até às 17 horas. 

No Dia em Prol da Leitura, o Sesc promoverá um espaço para leitura individual e compartilhada, contação de histórias e várias outras atividades com objetivo de envolver as pessoas no universo lúdico da leitura e incentivar para que se torne um hábito. Isto ajuda no enriquecimento do vocabulário, no aprimoramento do raciocínio e da interpretação sobre o mundo, pois a leitura é o melhor caminho para o conhecimento. 

O Projeto BiblioSesc é uma biblioteca volante do Sesc que carrega cerca de três mil obras. Clássicos da literatura, aventuras, ficções e histórias reais chegam às mãos de leitores de todas as idades e fazem parte da maior rede de bibliotecas móveis do Brasil. Entre seus objetivos destacam- se a promoção do acesso democrático à informação e a ampliação do acesso ao livro no Brasil; formação de leitores e promoção de uma melhor qualidade de vida por intermédio do acesso à informação encurtando da distância entre o livro e o leitor. 

Além do Sesc várias entidades se farão presentes no evento, contribuindo com essa difusão que renderá apenas bons frutos para toda a sociedade, entre elas a Seduc, a própria Biblioteca Benedito Leite, a unidade móvel de leitura da Prefeitura de São Luís, Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Instituto Federal do Maranhão (IFMA) entre outras.
terça-feira, 29 de setembro de 2015


Praticamente desativado há trinta anos, o campus da Universidade Federal do Maranhão, em Pinheiro, foi oficialmente inaugurado na manhã de ontem pelo reitor Natalino Salgado e pelo governador Flávio Dino. Elevado a condição de Centro de Ciências Humanas, Naturais, Saúde e Tecnologia o novo campus de Pinheiro consolida a interiorização da UFMA na baixada maranhense e transforma sonhos da comunidade baixadeira em realidade. A solenidade contou com a presença de membros da administração superior da UFMA, secretários de estado e representantes de entidade da sociedade civil. 

São seis os cursos em funcionamento, incluindo medicina e enfermagem. De acordo com o diretor do Campus, Rickley Marques, a consolidação do campus da UFMA em Pinheiro é o maior processo de inclusão social existente na baixada maranhense. “Poderemos lutar mais ainda pela melhoria do IDH da região. Este Centro só tende a crescer e se espalhar pela baixada, ajudando-o a melhor os índices de educação”, disse.

Para o reitor Natalino Salgado, a educação e o serviço público devem chegar a quem precisa, pois só assim haverá igualdade social. “Aqui, mais de 70% dos docentes são doutores, crescemos em produção, inovação e atendimento. Temos pressa em romper com o atraso que a sociedade espera. Hoje, o governador inaugurou, também, o Hospital Regional da Baixada Dr. Jackson Lago e, nele, nossos alunos da área da saúde poderão colocar em prática a teoria vivenciada em sala de aula, porque o complexo hospitalar também foi construído com esse objetivo, de servir como um hospital-escola para a Universidade”, afirmou.  O reitor diz acreditar que com a unidade de saúde será mais fácil fixar o profissional na região para que ele atenda a uma carência que ainda é grande.

O governador Flávio Dino disse que a instalação da UFMA na baixada garante mais oportunidade de trabalho, geração de emprego e renda. “O acesso ao ensino superior é um direito de todos e a UFMA veio com essa missão, com o empreendimento do reitor Natalino Salgado, que não mediu esforços para que este sonho se tornasse realidade. A baixada precisava de uma universidade do porte da UFMA. Sou professor dessa universidade há 20 anos e essa é a minha profissão. Não vejo a política como profissão. Então, afirmo que a UFMA pode sempre contar com o governo, com o Estado e tenho a certeza de que a Universidade também cuidará muito bem do hospital que inauguramos e que não é do governo do estado e sim da população”, enfatizou.

O novo prédio possui salas de aula climatizadas, auditório, biblioteca, restaurante universitário, quadra poliesportiva e sala de professores. O campus de Pinheiro possui os cursos de Licenciatura em Ciências Humanas, Ciências Naturais, Educação Física, Enfermagem, Engenharia de Pesca e Medicina. São mais de 100 professores, em sua maioria doutores, mais de 720 estudantes, e mais de 50 técnico-administrativos que compõe o corpo funcional do Centro. 

A estudante de medicina Camile Gonçalves Amorim considerou a entrega do hospital e laboratórios do curso um momento muito importante para a formação acadêmica. Estamos inseridos nesta comunidade, que é muito carente, então é uma alegria muito grande poder contar com esses equipamentos para ajudar na melhoia da atenção basica à saúde da população desta região, exclamou.  

Hospital

Antes da solenidade no Campus de Pinheiro, o reitor Natalino Salgado participou, também na manhã de ontem, da inauguração do Hospital Regional da Baixada Maranhense Dr. Jackson Lago. A unidade de saúde atenderá cerca de 40 municípios da baixada e servirá de campo de estágio para os estudantes de Medicina e Enfermagem da UFMA. O complexo possui 122 leitos, dentre esses, 12 são de UTI e seis de internação intermediária. O hospital conta com 50 enfermeiros e 70 médicos nas mais diversas especialidades, já que será um hospital de média e alta complexidade, o maior da baixada maranhense. 
O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Maranhão (Sebrae) realizará partir desta quarta-feira (30) cinco oficinas de reciclagem no Shopping da Ilha. As ações fazem parte da programação que a instituição preparou para a Semana de Sustentabilidade 2015, organizada pelo Sistema Mirante, com apoio da Alumar, da Companhia Energética do Maranhão (Cemar) e pelo próprio Sebrae.

“A programação da Semana de Sustentabilidade faz parte das ações do Movimento Compre do Pequeno Negócio. O Sebrae está participando deste evento por acreditar que iniciativas que estimulam a criatividade e empreendedorismo em pequenos negócios podem ajudar o país a superar o momento econômico adverso que estamos passando”, disse o diretor superintendente, João Martins.  

Nesta edição, o foco da participação do Sebrae serão ações que mostram o potencial que as atividades de reciclagem para gerar emprego e renda. Além das oficinas, estão previstas uma exposição de artesanato feito com materiais reciclados por microempreendedores individuais e empresas participantes dos projetos do Sebrae e atendimento empresarial para pequenos negócios e empreendedores.

As oficinas terão 30 vagas e duração entre duas e três horas. As inscrições podem ser feitas no próprio local, até meia hora antes do início das oficinas. Nesta quarta-feira (30), haverá oficina de confecção de chaveiros, das 15h ás 17h.

No dia seguinte, será o de tiaras e flores, das 14h as 16h; no dia 2 de outubro, será a vez da oficina Reciclar para um mundo melhor, das 14h as 16h. No sábado (3), o Sebrae irá realizar a oficina de garrafas pets, das 14h as 16h e no domingo haverá uma segunda oficina de Tiara e Flores, das 16h ás 18h. Já a orientação e a exposição acontecerão nos cinco dias do evento.

QUADRO

Sebrae na Semana de Sustentabilidade

Serão cinco oficinas, uma exposição de artesanato e atendimento empresarial

30 de setembro

Oficina de chaveiro                15h ás 17h

Exposição de artesanato        14h as 22h

Atendimento empresarial       14h as 22h

01 de outubro

Oficina de tiaras e flores        14h ás 16h

Exposição de artesanato        14h as 22h

Atendimento empresarial       14h as 22h

2 de outubro

Oficina de Reciclar para um mundo melhor             16h ás 18h

Exposição de artesanato        14h as 22h

Atendimento empresarial       14h as 22h

3 de outubro

Oficina de Garrafas PETs      14h ás 16h

Exposição de artesanato        14h as 22h

Atendimento empresarial       14h as 22h

4 de outubro

Oficina de tiaras e flores        16h ás 18h

Exposição de artesanato        14h as 22h

Atendimento empresarial       14h as 22h

(FONTE: SEBRAE no Maranhão)
A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), reestruturou a Central de Informações Turísticas (CIT). A reinauguração do espaço será nesta terça-feira (29), com apresentações culturais como o Tambor de Crioula, Bloco Tradicional Os Apaixonados, Grupo GDAM, a partir das 18h, na Praça Benedito Leite (antigo Hotel Central), localizada no Centro Histórico. A requalificação da CIT faz parte das comemorações do Dia Mundial do Turismo (27).

Para a secretária de Turismo do Município, Socorro Araújo, a entrega da Central de Informações Turísticas é mais uma etapa do processo de consolidação do destino São Luís. "A estrutura é parte do produto turístico, impacta positivamente na avaliação do turista sobre o destino, além de enriquecer a experiência de obter conhecimentos sobre São Luís", enfatizou a titular da Setur.

A requalificação da Central de Informações Turísticas da Setur, instalada em local estratégico, foi organizada para receber bem o turista. A Central funcionará de segunda a sexta, das 8h às 18h, e sábados, domingos e feriados, das 8h às 12h. A Central vai ofertar serviços prestados por profissionais qualificados que buscam, organizam, interpretam e difundem informações. "Isso possibilita ao usuário da Central de Informações tomar decisões com uma maior possibilidade de acerto", disse a secretária.

DIA MUNDIAL DO TURISMO

A reinauguração da Central de Informação Turística acontece por ocasião da comemoração do Dia Mundial do Turismo. A data foi oficialmente estabelecida pela Organização Mundial do Turismo (OMT) no ano de 1980, logo após a implementação do seu estatuto.


 A receita cambial registrou em agosto o menor deficit deste ano desde o mês de fevereiro de 2011, de acordo com dados divulgados pelo Banco Central. A diferença entre os gastos dos brasileiros no exterior (US$ 1,263 bilhão) e os gastos dos estrangeiros (US$ 436 milhões) no Brasil atingiu o valor de US$ 827 milhões no mês passado.

Se comparado com agosto do ano passado, quando o deficit foi de US$ 1,85 bilhão, a diminuição chega a 55,4%. “Observa-se pelos números que esta é uma boa notícia para o turismo, pois boa parte dos brasileiros está transferindo as viagens internacionais por viagens pelo país. Para o Maranhão isso garante novas oportunidades, mais movimentação econômica, gerando emprego e renda”, disse a secretária de Turismo do Maranhão, Delma Andrade.

Entre os fatores que levaram à redução expressiva do déficit destacam-se a alta cotação do dólar e o fortalecimento do turismo interno brasileiro. No Maranhão, a expectativa é que o fluxo de turistas em grupo cresça 15% em 2015. “Em São Luís, as agências de turismo apontam um aumento na procura da cidade como um destino turístico. Nos últimos meses a Taguatur Turismo registrou aumento de 107% na realização de vendas e aumento de 420% no número de passageiros atendidos, em relação ao ano anterior”, detalhou Delma.

As perspectivas de crescimento para o turismo do Maranhão também se expandem com a criação de novos voos, que aumentam a oferta de assentos para o Estado. Com a retomada dos trechos cancelados nos últimos tempos e a garantia de novas rotas, os números de embarques e desembarques aumentarão gradativamente.

“Para se ter uma ideia,  em agosto a Gol Linhas Aéreas iniciou agosto ajustes na malha aérea do Estado, aumentando a oferta de assentos nos trechos entre Brasília (DF) e Imperatriz (MA). A companhia passou a operar neste trecho com aeronaves maiores (Boeing 737-800) com capacidade para levar até 177 passageiros, garantindo assim mais de 500 assentos semanalmente de/para a região Sul do Estado”, exemplificou a secretária. 
segunda-feira, 28 de setembro de 2015



Um novo posicionamento do Maranhão como destino turístico. Este foi um dos resultados da participação do Estado no 43ª encontro da Associação Brasileira dos Agentes de Viagens (Abav) – Expo Internacional de Turismo, que aconteceu entre os dias 24 e 26 de setembro, em São Paulo. “Tivemos a oportunidade de reunir representantes dos principais destinos turísticos do Maranhão, além de 20 empresários, que juntos, atraíram oportunidades de novos negócios para o Estado e levou para os mais de 30 mil visitantes, toda a diversidade encontrada no Estado”, declarou a secretária de Turismo do Maranhão, Delma Andrade.

O estande teve 100 metros quadrados e apresenta novidades, entre eles o espaço interativo, que convidou o visitante a moldar os Lençóis Maranhenses.“Tivemos um espaço dividido em quatro áreas. O espaço institucional apresentando os polos turísticos São Luís, Chapadas das Mesas e Lençóis Maranhenses. A área comercial que contou com a participação de co-expositores. Também tivemos o espaço de interatividade e o de degustação, onde foram servidas bebidas típicas regionais, como sucos de frutas da terra e o famoso Guaraná Jesus”, explicou a secretária de Turismo do Maranhão, Delma Andrade.

Para o empresário Luís Maracá, proprietário da Maracá Turismo, a participação na feira da ABAV atendeu às expectativas e reforçou o entendimento que é necessário realizar ações sistemáticas, que garantam uma atuação completa e de resultados. “O Maranhão está novamente no caminho do turismo e nós acreditamos na expansão. Neste sentido, expandimos nossos negócios e além de São Luís, passamos a atuar em Imperatriz, com foco na Chapada das Mesas”, anunciou o empresário.

Ainda de acordo com o proprietário da Maracá Turismo, a inserção das logomarcas das empresas nos módulos de atendimento trouxe uma visibilidade diferenciada. “Mas o que mais me marcou foi a apresentação do Reggae como atrativo turístico, que foi negligenciado durante muitos anos. O caminho é este, renovar, diversificar para atrair e reforçar a cultura”, ressaltou Luís Maracá.

A banda de reggae maranhense Crioulo Difé, animou a segunda noite do 43ª encontro da Associação Brasileira dos Agentes de Viagens (Abav) – Expo Internacional de Turismo. A secretária disse que a participação da banda na feira de turismo é uma forma de mostrar para o mundo que a cultura maranhense tem várias vertentes. “Temos o bumba-meu-boi, tambor de crioula, os blocos tradicionais e tantos outros, mas também temos o reggae. Com essa iniciativa abrimos mais uma oferta de atrativo para os nossos turistas e damos início às ações de promoção do Plano de Promoção do Reggae do Maranhão”.

A apresentação dos maranhenses no Café Brasil, transformou o espaço temático em uma verdadeira casa de reggae, na noite de sexta-feira (24). No repertório da banda, que foi direto do Maranhão para brindar a participação da secretaria de Turismo na feira, clássicos de Bob Marley, Peter Tosh, Santa Cruz e músicas autorais, velhas conhecidas dos maranhenses, e que animaram pessoas de todo o Brasil.

O secretário de Turismo de Carolina (MA), Antônio Lucena, cidade indutora do turismo na Chapada das Mesas, destacou a atuação profissional do Maranhão. “Estamos na feira da ABAV há alguns anos e este ano ficou evidente a integração e a receptividade. O próprio empresário sentiu esta mudança por meio da integração entre secretarias de Turismo do Estado com o Município”, reforçou. Ainda de acordo com ele, este formato de atuação coloca o Maranhão em um patamar diferenciado de competitividade e vislumbra novas oportunidades para o setor. “Quem cresce na crise, vai longe. O Maranhão precisa crescer na crise”, finalizou.

Pra a secretária de Turismo de São Luís, Socorro Araújo, o Maranhão tem uma energia nova, com esperança e novas perspectiva e isso se reflete no turismo. “O turismo se fortalece porque ele é verticalizado e só é possível com a união de esforços. A participação na ABAV mostra o resultado de uma grande parceria entre iniciativa privada e poder público. Hoje o Maranhão voltou para as prateleiras”.

Santo Amaro do Maranhão é apresentada ao trade nacional

A ABAV Expo contou pela primeira vez com a participação do município de Santo Amaro, apresentado como novo destino de Ecoturismo & Aventura dentro dos Lençóis Maranhenses. De acordo com o secretário de Turismo do Município, Jorge Silva, a cidade estava se preparando para iniciar as ações de promoção. “Foi uma experiência rica porque realizamos contatos com as principais operadoras de turismo do Brasil. Além disso, trocamos experiências com outros Estados e com a comitiva do Maranhão”.

Interatividade

Ter os Lençóis Maranhenses na palma da mão. Foi esta a sensação de quem passou pelo estande do Governo do Maranhão, idealizado por meio da Secretaria de Turismo (Setur), na 43ª ABAV – Expo Internacional de Turismo. “O ‘Espaço Interativo’ foi uma das novidades que preparamos para incrementar a divulgação do Estado no evento. Convidamos o visitante a moldar as dunas e as lagoas dos Lençóis Maranhenses, um dos grandes cartões postais do Estado”, explicou a secretária de Turismo do Maranhão, Delma Andrade.

Logo na entrada do estande, uma grande caixa reproduzia as dunas dos Lençóis Maranhenses e uma ferramenta desenvolvida com a tecnologia Kinect, permitiu que imagens que simulavam lagoas fossem reproduzidas. À medida que a areia era movimentada, surgiam novas lagoas.

Governo do Maranhão e Gol Linhas Aéreas reforçam ações

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Turismo, e a GOL Linhas Aéreas Inteligentes, apresentaram durante a Abav um plano de ações em conjunto para divulgar os destinos turísticos do Maranhão.

A GOL iniciou ajustes na malha do Estado, no mês de agosto, aumentando a oferta de assentos nos trechos entre Brasília (DF) e Imperatriz (MA). A companhia passou a operar neste trecho com aeronaves maiores (Boeing 737-800) com capacidade para levar até 177 passageiros, garantindo assim mais de 500 assentos semanalmente de/para essas regiões.

A companhia solicitou ainda a adição de voos em sua malha no Estado a partir de outubro. Com esta iniciativa, serão duas novas operações para o Maranhão: a primeira ligará Teresina (PI) a São Luís, com três frequências semanais; e a segunda fará a ligação de Salvador (BA) e Recife (PE) a São Luís, em quatro dias da semana.

Além disso, entre as novidades para promover o destino, está o reforço de publicidade do Maranhão no aeroporto de Confins, em Minas Gerais, também no mês de outubro. “Essa iniciativa irá garantir uma boa exposição dos principais cartões postais do Maranhão em uma área de grande circulação de pessoas. Queremos incentivar os viajantes a escolherem o estado para as próximas férias”, detalhou a secretária do Maranhão.

Destinos maranhenses também estarão estampados com exclusividade nos displays da GOL nos aeroportos de Congonhas (SP), Santos Dumont (RJ), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Salvador (BA), Recife (PE), Fortaleza (CE) e Manaus (AM).

Como complemento de divulgação, a GOL também irá realizar capacitações com operadores de turismo e agentes de viagens, com o objetivo de gerar oportunidades comerciais nos segmento de negócios, eventos e lazer.


Chegada da deputada Ana do Gás à Conferência em Capinzal do Norte
A deputada Ana do Gás ( PRB) participou no último domingo, 27, da Conferência Municipal do PC do B em Capinzal do Norte, distante 260km de São Luís.  O evento, que lotou o pátio da Escola Bandeirantes, oficializou o vereador André Portela como pré-candidato à Prefeitura da cidade pelo grupo que conta com o apoio de partidos como o PRB, PC do B, PDT, Solidariedade,  PT, PSD e PSB. "O grupo do ex-prefeito Eliomar  já era forte e agora está ganhando o apoio de outros partidos e eu e o PRB vamos compor com André Portela nas eleições municipais ", frisou a parlamentar. 

Multidão festejando a chegada da deputada Ana do Gás e do pré-candidato André Portela
A conferência contou com a  presença do Presidente Estadual do PC do B e secretário estadual de Articulação Política, Márcio Jerry; dos ex-prefeitos Eliomar e Dedé do Povo; do deputado Fábio Macedo que compareceu a convite do ex-vereador Arnaldo e de André Portela; da vereadora Regilene; além de lideranças e pré-candidatos a vereadores.

André Portela,  Márcio Jerry e Ana do Gás
Acompanhada pelo ex-prefeito Eliomar, que se filiou ao PC do B, a chegada da deputada foi bastante festejada pela multidão. "Tenho um carinho muito grande pelo povo de Capinzal do Norte e é  sempre uma alegria voltar a  esta cidade, principalmente em momentos decisivos para o futuro do município ", encerrou a deputada. 
A deputada Ana do Gás discursando









A banda de reggae maranhense Crioulo Difé, animou os presentes no 43º encontro da Associação Brasileira dos Agentes de Viagens (ABAV) – Expo Internacional de Turismo. A secretária de Turismo do Maranhão, Delma Andrade, disse que a participação da banda na feira de turismo foi uma forma de mostrar para o mundo que a cultura maranhense tem várias vertentes. “Temos o bumba-meu-boi, tambor de crioula, os blocos tradicionais e tantos outros, mas também temos o reggae. Com essa iniciativa abrimos mais uma oferta de atrativo para os nossos turistas e damos início às ações de promoção do Plano de Promoção do Reggae do Maranhão”.

A apresentação dos maranhenses no Café Brasil, transformou o espaço temático em uma verdadeira casa de reggae. No repertório da banda, que foi direto do Maranhão para brindar a participação da secretaria de Turismo na feira, clássicos de Bob Marley, Peter Tosh, Santa Cruz e músicas autorais, velhas conhecidas dos maranhenses, e que animaram pessoas de todo o Brasil.

“Nossa estratégia parte do perfil de cada evento, diversificando sempre os atrativos naturais e culturais. Queremos garantir que nossos destinos tenham evidência diante dos demais e, assim, gerar oportunidades reais de negócios para o Maranhão”, ressaltou Delma Andrade.

Para Amanda Pereira, estudante de São Paulo, conhecer o estande do Maranhão e depois presenciar e sentir o clima do reggae maranhense foi uma das surpresas da feira. “Visitei o estande e tive a oportunidade de matar a curiosidade sobre as belezas naturais que o Maranhão oferece. Ouvir e sentir o que representa o reggae para os maranhenses me deixou com mais vontade de conhecer esse estado tão rico em belezas e cultura. Com certeza eu vou me programar para passar férias no Maranhão”.

Plano de Promoção do Reggae
Após reunião, realizada em Julho, ficou firmado que a Comissão Integrada do Reggae e a secretaria de Turismo do Maranhão, construirão o Plano de Promoção do Reggae, que vai operar ações em curto, médio e longo prazo para a promoção e formatação do reggae como produto turístico maranhense.
Em encontro regional realizado na Câmara Municipal de Balsas, o deputado estadual Junior Verde e o presidente regional do Partido Republicano Brasileiro (PRB), deputado federal Cleber Verde, lançaram a pré-candidatura do médico Herik Augusto Costa e Silva a prefeito de Balsas, um dos pólos regionais do Sul do Maranhão. 

O evento reuniu prefeitos da região sul do estado, vereadores do município e lideranças como os deputados André Fufuca e Leo Cunha.

Dr. Herik, como é conhecido, é respeitada liderança política em Balsas e o lançamento do seu nome fortalece o PRB, que tem recebido filiações em todo o Estado, principalmente na região Tocantina, como os prefeitos de São Francisco do Brejão, Zé Dóia, e de Cidelância, Ivan Antunes, que já são republicanos.


Ter os Lençóis Maranhenses na palma da mão. Foi esta a sensação de quem passou pelo estande do Governo do Maranhão, idealizado por meio da Secretaria de Turismo (Setur), na 43ª ABAV – Expo Internacional de Turismo. “O ‘Espaço Interativo’ foi uma das novidades que preparamos para incrementar a divulgação do Estado no evento. Convidamos o visitante a moldar as dunas e as lagoas dos Lençóis Maranhenses, um dos grandes cartões postais do Estado”, explicou a secretária de Turismo do Maranhão, Delma Andrade.

Logo na entrada do estande, uma grande caixa reproduziu as dunas dos Lençóis Maranhenses e uma ferramenta desenvolvida com a tecnologia Kinect, permitiu que imagens que simulam lagoas fossem reproduzidas. À medida que a areia é movimentada, surgiam novas lagoas.

O espaço preparado pelo Governo do Maranhão para a ABAV, considerada a maior feira de turismo da América Latina e do Hemisfério Sul, foi dividido em quatro áreas. O espaço institucional apresentou os polos turísticos São Luís, Chapadas das Mesas e Lençóis Maranhenses. Já a área comercial contou com a participação de 20 co-expositores, entre eles empresários do setor turístico do Maranhão, além do espaço de interatividade.

Degustação
Ao visitar o estande maranhense no evento, também foi possível experimentar algumas das delícias do Estado. Foram servidas geleias de frutas típicas, sucos naturais como Cupuaçu e Bacuri, além do famoso Guaraná Jesus. “O Maranhão tem iguarias que nos destaca de outros destinos. Precisamos incrementar a gastronomia como ferramenta de atração de turistas”, finalizou Delma.


A capacitação de agentes de viagens e operadores de turismo para comercializarem pacotes turísticos para o Maranhão foi uma das ações da Secretaria Estadual de Turismo durante a 43ª ABAV – Expo Internacional de Turismo, que aconteceu de 24 a 26 de setembro no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo.

“Durante os três dias de evento, formamos 100 profissionais ‘Especialistas em Destinos Maranhenses’. Queremos apresentar novas opções e trazer a atenção para um Maranhão diverso e cheio de possibilidades”, ressaltou a secretária de Turismo do Maranhão (Setur), Delma Andrade.

A secretária também explicou que nos encontros com os agentes e operadores, a Setur destacou três polos prioritários para a promoção do Estado: São Luís, Lençóis Maranhenses com Delta das Américas e Chapada das Mesas. “Nosso objetivo nestas capacitações foi detalhar as possibilidades que cada polo oferece nos segmentos Sol & Praia, Cultura, Ecoturismo & Aventura. Destacamos, por exemplo, as opções da capital São Luís, que junto com os municípios vizinhos, garante aos turistas uma programação diversificada e bastante completa para qualquer tipo de demanda”, detalhou Andrade.

De acordo com o secretário-adjunto de Relações com o Mercado da Setur, Marcus Vinícius Campos, foram três edições, que aconteceram sempre na Vila do Saber, espaço destinado a palestras e oficinas.

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Turismo, e a GOL Linhas Aéreas Inteligentes, apresentaram, durante o 43ª encontro da Associação Brasileira dos Agentes de Viagens (Abav), em São Paulo, um plano de ações em conjunto para divulgar os destinos turísticos do Maranhão.

“A parceria é fruto das negociações iniciadas a partir da redução do ICMS para o querosene da aviação no Estado, logo nos primeiros meses de 2015. Certamente irá render bons frutos para o turismo maranhense”, ressaltou a secretária de Turismo do Maranhão, Delma Andrade.

A GOL iniciou ajustes na malha do Estado, no mês de agosto, aumentando a oferta de assentos nos trechos entre Brasília (DF) e Imperatriz (MA). A companhia passou a operar neste trecho com aeronaves maiores (Boeing 737-800) com capacidade para levar até 177 passageiros, garantindo assim mais de 500 assentos semanalmente de/para essas regiões.

A companhia solicitou ainda a adição de voos em sua malha no Estado a partir de outubro. Com esta iniciativa, serão duas novas operações para o Maranhão: a primeira ligará Teresina (PI) a São Luís, com três frequências semanais; e a segunda fará a ligação de Salvador (BA) e Recife (PE) a São Luís, em quatro dias da semana.

Além disso, entre as novidades para promover o destino, está o reforço de publicidade do Maranhão no aeroporto de Confins, em Minas Gerais, também no mês de outubro. “Essa iniciativa irá garantir uma boa exposição dos principais cartões postais do Maranhão em uma área de grande circulação de pessoas. Queremos incentivar os viajantes a escolherem o estado para as próximas férias”, detalhou a secretária do Maranhão.

Destinos maranhenses também estarão estampados com exclusividade nos displays da GOL nos aeroportos de Congonhas (SP), Santos Dumont (RJ), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Salvador (BA), Recife (PE), Fortaleza (CE) e Manaus (AM).

Como complemento de divulgação, a GOL também irá realizar capacitações com operadores de turismo e agentes de viagens, com o objetivo de gerar oportunidades comerciais nos segmento de negócios, eventos e lazer.

“Hoje a GOL é responsável por 49% das operações no Maranhão. Disponibilizamos 167 voos por semana, com mais de 29 mil assentos para o aeroporto de São Luís. Buscamos continuamente reforçar as nossas operações em diferentes regiões do país, e o Maranhão tem se destacado pelo grande potencial de viagens a lazer e negócios”, ressalta Fábio Mader, diretor comercial da GOL.

Desde o início de 2015, o Governo do Maranhão realiza, por meio da Secretaria de Turismo do Maranhão, uma série de ações de divulgação dos produtos e destinos turísticos maranhenses. As iniciativas envolvem três segmentos de interesse – imprensa, trade e público final - em participação de feiras e eventos, ações de capacitação voltadas para operadores de turismo e agentes de viagens, entre outros.

Segundo Delma Andrade, a retomada das ações de promoção do Maranhão como destino turístico é uma verdadeira vitória para o Estado. “O objetivo de trabalhar as estratégias de divulgação aliadas à comunicação são essenciais para desenvolver e aumentar a oferta turística dos três polos indutores maranhenses: Lençóis Maranhenses, Chapada das Mesas e São Luis”.

Sobre a GOL Linhas Aéreas Inteligentes

A GOL Linhas Aéreas Inteligentes, a maior companhia aérea de baixo custo e melhor tarifa da América Latina, opera cerca de 900 voos diários para 73 destinos, sendo 17 internacionais na América do Sul, Caribe e Estados Unidos, utilizando uma frota jovem e moderna de aeronaves Boeing 737-700 e 737-800 Next Generation, as mais seguras, eficientes e econômicas da classe. O programa de relacionamento SMILES permite que seus participantes acumulem milhas e resgatem bilhetes para mais de 700 localidades em todo o mundo, por meio de voos realizados por parceiras aéreas. A companhia possui também o serviço logístico Gollog, que capta e distribui cargas e encomendas em mais 3.500 municípios brasileiros e onze internacionais. Com seu portfólio de produtos e serviços inovadores, a GOL Linhas Aéreas Inteligentes oferece a melhor relação custo-benefício do mercado.

Dayana Barbosa, Taguatur Turismo, Afonso Louro, Visual, Marcus Vinicius Campos, Setur-MA, Renato Previato, Noix Travel e Cristiane Muller, Setur MA.
Uma viagem com direito a acompanhante para os Lençóis Maranhenses. Este foi o prêmio que Renato Previato, agente de viagens da Nix Travel, de São Paulo (SP), ganhou, ao participar da campanha de incentivo, realizada pela Secretaria de Turismo do Maranhão, em parceria com a Taguatur Turismo, durante o 5º Workshop Visual, em julho pela Visual Turismo para mais de 230 agentes de viagem de todo o Brasil. “Os agentes tiveram três meses para impulsionar as vendas de pacotes turísticos para estado, incentivados pelo grande prêmio de conhecer os Lençóis Maranhenses”, explicou o secretário-adjunto de Relações com o Mercado da Secretaria de Turismo do Maranhão, Marcus Vinícius Campos.

A premiação aconteceu hoje (24), durante a 43ª ABAV – Expo Internacional de Turismo, onde a Secretaria de Turismo participa com um estande institucional de promoção do Maranhão.

O secretário-adjunto esclareceu, ainda, que após receber informações detalhadas sobre os destinos turísticos, os profissionais, que compõem o top 10 da Visual, retornaram para suas agências, capacitados e motivados para oferecerem o Maranhão aos seus clientes. “Reconhecemos a importância do agente de viagens para a diversificação dos atrativos. Eles são os responsáveis por apresentar as opções a partir do perfil do turista e se sentiram ainda motivados a oferecer o Maranhão como destino final, após o lançamento desta campanha de incentivo”.

Para Afonso Louro, Diretor da Visual Turismo, a parceria com a Secretaria de Turismo do Maranhão, não representa apenas o aumento nas vendas, mas a certeza da qualificação profissional completa de seus agentes sobre o destino. “A Visual é uma das operadoras responsáveis por formatar e comercializar pacotes turísticos para destinos maranhenses, por meio da parceria com a Secretaria, tivemos como capacitar ainda mais nossos agentes sobre esse destino tão procurado que é o Maranhão”.

O ganhador não escondeu a alegria de recebera viagem como incentivo do seu trabalho: “Todo agente sonha em conhece o destino que oferece para seus clientes e esse incentivo dado pelo Governo do Maranhão e a Visual nos deixa certos da necessidade de ações como está. A iniciativa é formidável tanto para os agentes, quanto para os clientes que recebem a indicação de um dos melhores destinos do Brasil”.