sábado, 31 de outubro de 2015
O Saci Pererê é um dos principais personagens do Folclore Brasileiro. Há quem diga que a lenda originou-se entre os povos indígenas do sul do Brasil, por volta do século XVIII. Na época, o Saci era representado por um menino de cor morena, duas pernas, um rabo e muita traquinagem pela floresta.

Porém com o passar dos tempos e influência de outros povos, o Saci se tornou um negrinho que perdeu uma das pernas lutando capoeira e passou a ser representado usando um gorro vermelho, um cachimbo e pulando em uma perna só.

O escritor e pesquisador Hamilton Luiz Pereira, de São José do Rio Preto, explica a história do cachimbo. Ele diz que antigamente era muito comum que as pessoas mais velhas fumassem cachimbos e, devido à idade, esqueciam-se onde haviam deixado o pito. A culpa sobrava para o saci! "Ele não fumava o cachimbo, apenas escondia", afirma. "Se fosse hoje em dia, talvez escondesse o celular".

De acordo com a lenda, o Saci era muito brincalhão e adorava fazer travessuras na floresta com viajantes, nas casas da região, assustava cavalos e bois, entre diversas brincadeiras, mas nunca praticou nenhuma atividade que viesse a prejudicar alguém ou fazer algum mal.


O Maranhão, especialmente o Cerrado Maranhense, foi tema de uma reportagem, hoje as 5:00 horas no programa, VIA-BRASIL da TV Globo. O Parque Nacional da Chapada das mesas, numa matéria, com informações sobre o segundo maior bioma da América do Sul e que se estende por quase todos os estados brasileiros e o Distrito Federal.


O cerrado tem uma fauna e flora bem característica  e sua biodiversidade tem uma importância sem tamanho para a vida no planeta.


Confira a reportagem no link abaixo:





sexta-feira, 30 de outubro de 2015
Juçara e a beleza natural do parque são alguns dos atrativos da tradicional Festa da Juçara, no Maracanã, organizada pela comunidade local. A programação artística, que teve início no dia 18 de outubro, será realizada até 15 de novembro, no Parque da Juçara. Em sua 46ª edição, a festa conta com apoio da Prefeitura de São Luís, por meio da Fundação Municipal de Cultura (Func), e o governo do Estado.

Neste domingo, 1º de novembro, a programação tem início ao meio dia, com show do cantor Mário Fernando, no palco principal. Às 18h, é a vez da dança portuguesa da Estiva, em seguida o grupo Pagode dos Boleiros e no encerramento a apresentação do Boi Pirilampo.

No palco lateral do parque acontecem os shows de música romântica e seresta. A cantora Janaína e banda sobe ao palco às 16h para cantar o melhor da música romântica popular. Em seguida, entra em cena o cantor Marlon Max, que vai registrar o show em disco ao vivo.

Este ano, o Parque da Juçara foi totalmente revitalizado, com os serviços de substituição da placa de identificação do espaço, pintura, cobertura do espaço de exposição e venda de artesanato, além da reconstrução do palco principal para atrações artísticas. A Prefeitura de São Luís garantiu o apoio de infraestrutura, palco lateral, sonorização e programação artística da Festa da Juçara.

Para o presidente da Func, Marlon Botão, apoiar o festejo atende a política de descentralização dos eventos culturais da cidade. "O festejo em Maracanã já tem uma história e tradição que fazem parte da dinâmica cultural da cidade. E é nas comunidades rurais que vemos surgir a maioria dos nossos mais representativos grupos folclóricos, como é o caso do Boi de Maracanã. O apoio da Prefeitura atende a uma orientação da gestão municipal, além da parceria com o governo do Estado", explicou Marlon Botão.

O Parque da Juçara fica aberto todos os dias até 15 de novembro, das 8h às 22h. Para comercialização de comidas típicas e consumo da polpa da juçara foram montadas 33 barracas com produtores da própria comunidade. As raízes, sementes e fibras da planta também são reaproveitadas para produção de artesanato natural. Dez barracas de artesãos locais estão em exposição durante o festejo.

Um palco lateral foi montado para programação de música romântica, brega e seresta, com artistas da comunidade. "A organização dos dois espaços foi a forma encontrada para atender à diversidade de gostos musicais da comunidade. Ao lado do palco lateral também o visitante pode consumir produtos e alimentos do comércio informal", explicou Jocélio Reis Moraes, produtor cultural do evento.

SEGURANÇA

Para garantir a segurança do evento, o festejo conta com a presença de efetivo policial da Guarda Municipal, Polícia Militar, segurança privada, além de apoio de técnicos da Secretaria Municipal de Saúde (Semus). "Nossa expectativa é atrair, a cada domingo, mais de 15 mil pessoas para o festejo. Além de usufruir das nossa culinária típica e programação cultural, o visitante também pode agendar uma visita guiada pela trilha ecológica do Maracanã", finalizou Jocélio.

FESTA

A Festa da Juçara é uma realização da Associação dos Amigos do Parque da Juçara, em parceria com a Prefeitura de São Luís, por meio da Fundação Municipal de Cultura (Func), e apoio das Secretarias Municipais de Turismo (Setur), de Urbanismo e Habitação (Semurh), de Saúde (Semus), Governança Solidária e Orçamento Participativo (Semgop), Polícia Militar e o governo do Maranhão.


A Subprefeitura do Centro Histórico e a Blitz Urbana realizaram conjuntamente nesta quinta-feira (29), a sétima operação de ordenamento de espaços públicos na região da Camboa, retirando um aglomerado comercial irregularmente instalado sob a ponte Bandeira Tribuzzi há pelo menos sete anos. A operação contou com apoio do Ministério Público do Estado do Maranhão, Superintendência do Patrimônio da União (SPU), e contingentes da Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Municipal.

Segundo o subprefeito do Centro Histórico, Fábio Henrique Carvalho, a ação é uma maneira de dar maior organicidade ao território urbano, evitando proliferação de áreas degradadas. "Havia pela menos 16 pontos comerciais funcionando irregularmente no barracão. Além de uma área que funcionava como depósito e um espaço supostamente utilizado de apoio à prostituição, todos os outros pontos eram de venda de bebida alcóolica", descreveu Fábio Carvalho, logo após a desmontagem do barracão.

Para o diretor da Blitz Urbana, Antônio Duarte, a operação seguiu rigorosamente o processo administrativo, por recomendação do Ministério Público do Estado do Maranhão, concluído com a notificação dos comerciantes que ocupavam o barracão. "Eles foram notificados e comunicados sobre o prazo para retirada do material. O primeiro prazo, de 72 horas, foi prolongado para que eles providenciassem tudo sem sofrer prejuízo", afirmou Duarte.

O crescimento desordenando era visto com desconfiança pelos próprios moradores da Camboa. "Há várias denúncias sobre venda de drogas no local", disse Antônio Duarte.

JARDINAGEM

O subprefeito informou que, até o final desta semana, equipes da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) vão retirar todo o lixo acumulado por anos a fio pelos comerciantes. "O lixo despejado ali contribuía para elevar a poluição da margem esquerda do rio Anil. Nesse aspecto estaremos contribuindo para recuperar um importante componente de nossa paisagem e meio ambiente", comemora Fábio Carvalho.

Após a limpeza da área toda, o local vai receber um projeto de jardinagem especialmente planejado pelo Instituto Municipal de Paisagem Urbana (Impur). O presidente do Impur, Luiz Borralho, adiantou que a jardinagem vai privilegiar uma vegetação que proteja o meio ambiente e produza embelezamento da área, além de assegurar o espaço contra novas invasões indevidas. As obras de paisagismo vão reforçar as intervenções que a Prefeitura vem realizando no bairro da Camboa, com requalificações de espaços públicos e construções de praças.

OPERAÇÃO

A operação mobilizou dez viaturas e pouco mais de 30 homens da Blitz Urbana, contingente da Polícia Militar e Polícia Civil, além de duas viaturas da Guarda Municipal da Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania. O promotor Cláudio Cabral acompanhou toda a operação. Ele esteve presente em operações anteriores, realizadas na Praça do Pescador e na Praça João Lisboa.
quinta-feira, 29 de outubro de 2015
"Um pais se faz com homens e com livros"
(Monteiro Lobato)

Quem ler vive mais e vive melhor
Hoje, 29/10 é o dia nacional do Livro, esse companheiro desde a primeira infância. pena que muitas das vezes o deixamos de lado. 

Pena que nossos governantes ainda não aprenderam sobre a importância desse instrumento de aprendizagem para educação desta nação. Acham que distribuindo "Bolsas alguma coisa", colocando "pontos de internet", para se disseminar a "cultura fecibuquianas", vai levar está nação a algum lugar. 

Vale refletir.

"Viajar pela leitura, sem rumo, sem intenção.
Só para viver a aventura, que é ter um livro nas mãos.
É uma pena que só saiba disso, quem gosta de ler.
Experimente!
Assim, sem compromisso, você vai me entender.
mergulhe de cabeça, na imaginação!"
      
Fonte: Clarice Pacheco, Caderno de Poesias. AGE Ed. Porto Alegre, 2003.

Empresários e agentes de viagem de São Luis e da Chapada das Mesas participaram nesta quarta-feira (28), do lançamento do roteiro especial de 3 dias e 2 noites exclusivamente da capital maranhense para as belezas e cachoeiras da Chapada.

A ação foi capitaneada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Turismo do Maranhão e faz parte das ações que vem sendo desenvolvidas para incentivar o maranhense a viajar dentro de seu próprio estado.  

“A capacitação de agentes é uma ferramenta extremamente importante para a divulgação de destinos turísticos e, sobretudo, para que os produtos e serviços turísticos de todo o Maranhão sejam mais conhecidos pelos agentes de viagens do Estado. Conteúdo e informação são essenciais para a experiência dos turistas em qualquer lugar do mundo, e a parceria com empresários de todas as regiões completam o formato ideal para atingir nosso público”, explicou a secretária de Estado do Turismo, Delma Andrade.

A Chapada das Mesas é um dos destinos mais procurados pelos turistas que buscam viagens de lazer com o intuito de ecoturismo & Aventura no Maranhão. O treinamento para os agentes inicia, de forma direcionada, o diálogo entre os agentes da capital e dos municípios que compõem o polo Chapada das Mesas, sanando dúvidas sobre os roteiros e desmitificando a ideia de que o turismo da Chapada tem custo alto.

Para o secretário Municipal de Turismo de Carolina, Antonio Lucena, a parceria entre o Governo do estado, por meio da Secretaria de Turismo, das Prefeituras e dos empresários do setor, é uma coisa que nunca foi vista, mas que promete render bons frutos para o turismo Maranhense. “O turismo se faz com o empresariado e com o poder público juntos. Foram mais de 40 empresários e agentes querendo conhecer mais sobre a Chapada. Saímos daqui com a certeza que as alianças entre os empresários dos dois polos ficam mais que fortalecidas”.

O roteiro especial de 3 dias e 2 noites, específico para o público de São Luis, envolve saídas de via rodoviária ou aérea para grupos formados por 24 pessoas interessadas em passar um fim de semana ou feriado desbravando o que há de melhor nos destinos da Chapada.

O empresário carolinense, Vilmar Lieber, afirmou que a ação é um meio de diminuir a distância entre as duas cidades. “O público de São Luis ainda é minoria entre os visitantes da Chapada. Nós recebemos muito mais visitantes de Belém e de outros estados vizinhos do que os próprios maranhenses, porque foi criado entre os ludovicenses uma imagem que é caro viajar para conhecer os atrativos do sul do Estado. Hoje nós tivemos a oportunidade de derrubar essa barreira. A nossa proposta, com o novo roteiro, é amenizar os custos e atingir essa parcela de visitantes tão importante para a Chapada”. 

Posicionamento reiterado por Glória Rabelo, agente de viagem e proprietária da AV Turismo. “Essa oportunidade esclareceu para os agentes de viagem como vender Carolina. Nunca tivemos a oportunidade de entender o custo benefício destes passeios. Caro é aquilo que você paga, mas nãofica satisfeito com o que recebe, mas é praticamente impossível um turista, maranhense ou não, voltar insatisfeito depois de conhecer toda a magnitude da Chapada das mesas. Ainda mais com os preços oferecidos para o novo roteiro”. O evento contou com a parceria do Hotel Veleiros da Ponta d’Areia.

Promoção do destino

Apoiar a comercialização do Maranhão tem sido um dos principais focos do segmento turístico do estado neste ano. Nesse sentido, a Setur realiza, desde o início do ano, diversas capacitações destinadas à agentes de viagens, para transmitir informações que potencializem as vendas de pacotes para o destino.
Secretário Felipe Camarão é recepcionado por artistas participantes do Mais Cultura e Turismo em Santa Inês
“Me criei com a caixa no ombro e a bandeira na mão”. Os versos entoados por Maria Ribamar Travassos Nunes, 73 anos e quase quatro décadas atuando como caixeira retratam um dos aspectos da identidade cultural maranhense: a tradição. “Maria Caixeira”, como essa senhora negra de voz firme e conversa bem humorada gosta de ser chamada, foi uma das atrações da abertura do programa “Mais Cultura e Turismo”, em Santa Inês, nesta quinta-feira (29). O programa é uma realização do Governo do Maranhão, por meio das Secretarias de Estado de Cultura (Secma) e de Turismo (Setur), com o objetivo de celebrar a diversidade cultural maranhense.

Secretário Felipe Camarão e demais autoridades na solenidade de abertura da Exposição ‘Maranhão de Indentidades e Tradições’
Nascida na comunidade quilombola de São Cristovão, no município de Viana, ela se mudou para Pindaré Mirim e assumiu como herança da mãe a missão de ser caixeira. Quarenta e dois anos mais jovem, Bartiria Menezes também abraça a mesma tradição herdada da família. Ela se apresentou ao lado da mãe e das tias, integrantes da família “Menezes”, ligada à casa de Fanti Ashanti.

Felipe presenteia a Prefeitura de Santa com um azulejo decorado com a bandeira do Município
O ritmo cativante do toque da caixa, típico de uma das mais importantes manifestações culturais do estado, complementou uma programação que incluiu o lançamento de livro de diversos autores da região, recital de poesia e a abertura da Exposição “Maranhão de Indentidades e Tradições”, composta por diversas peças relacionadas ao cotidiano da cultura maranhense, dentre elas as tradicionais caixas e indumentárias do festejo do Divino Espírito Santo.

A manhã do primeiro dia de evento, que prossegue até 31 de outubro, foi denominada de “Café com Arte” e teve início com a apresentação do grupo Samba Jazz. Em seguida foi composta mesa com representantes das Prefeituras de Santa Inês e Pindaré e pelo secretário de Estado de Cultura, Felipe Camarão, que ressaltou a importância do projeto, que representa um compromisso assumido pelo governador Flávio Dino em promover ações destinadas a efetivar uma nova maneira de tratar as questões relacionadas à área da cultura.

“Estamos cumprindo uma missão do governador Flávio Dino que é de descentralizar as atividades culturais realizadas pela Secma. Além disso, estamos mostrando que, além dos grandes shows musicais, cultura também é teatro, literatura, dança, entre outras manifestações culturais”, explicou o sceretário Felipe Camarão.

Ao lado do secretario de Cultura de Santa Inês, José Carlos Dafé, Camarão inaugurou oficialmente a Exposição “Maranhão de Identidades e Tradições”. Organizada com o objetivo de mostrar a diversidade e a riqueza da cultura maranhense, a exposição inclui peças do acervo da Secma, e outras que são agregadas pela comunidade do local onde é realizada.

Assim como em Mirinzal, durante a abertura da exposição coletiva, a Secma presenteou a Prefeitura de Santa Inês com um azulejo decorado com a bandeira do Município, arte realizada pela equipe do Centro de Criatividade Odylo Costa Filho.

A cidade de Santa Inês recebe a segunda edição do projeto que pretende até o ano de 2018 percorrer 22 munícipios e tem entre os principais objetivos promover a valorização da cultura maranhense, além de democratizar a relação entre o poder público e as pessoas e instituições envolvidas na construção cotidiana da manifestações culturais do Estado.

A programação do “Mais Cultura e Turismo” em Santa Inês, segue até sábado (31) e terá, ainda, a realização do Encontro de Mestres, apresentações teatrais, oficinas de tambor de crioula, de iniciação musical, de percussão afro, de contação de histórias, palestras sobre questões relacionadas a política culturais e diversas ações destinadas a envolver a comunidade local no processo de discussão a respeito da cultura maranhense. 
Os problemas com abastecimento de água estão com os dias contados. É o que propõe o programa ‘Água para Todos’, do Governo do Estado, que vem levando água às torneiras nos municípios maranhenses - incluindo a capital - desde seu lançamento, em junho. A ação consiste na instalação de poços e implantação de sistemas simplificados de abastecimento em localidades com situação de intermitência e até falta do líquido. Os municípios estão sendo contemplados com a perfuração de 23 poços. Atenção especial aos 30 municípios de menor IDH, para os quais o programa destina a implantação de 92 sistemas simplificados para ampliar o abastecimento nestas regiões. Segundo levantamento, 54,3% das populações destas cidades não têm acesso à água.

Nesta primeira etapa do programa foram perfurados poços em Barreirinhas, Bom Jesus das Selvas, Buriticupu, Duque Bacelar, Livramento, Penalva, Peritoró, Pinheiro, Presidente Dutra, Sambaíba, Santa Rita, Pedreiras, Tuntum, Nina Rodrigues e Vargem Grande totalizando R$ 25,7 milhões em investimentos. As cidades de Tutóia, Pinheiro, Chapadinha, Imperatriz e Açailândia foram contempladas com um conjunto de serviços que incluem perfuração de poços, captação superficial de água, implantação de tubulação, impermeabilização de estação, implantação de tubulações, construção de casas de bombas e poços de sucção. O pacote inclui construção de reservatório elevado em concreto, implantação de rede distribuidora e instalação de 730 hidrômetros.

Estão concluídos projetos para implantação de sistema de abastecimento de água e esgotamento sanitário nas cidades de Imperatriz, Barra do Corda, Buriticupu e Santa Inês. Na lista, 74 municípios estão com projeto de serviços em fase final de elaboração. Outros 29 receberão obras emergenciais com a perfuração de poços, aquisição e implantação de conjunto com motor bomba, além de serviços para interligação à rede de abastecimento. Os levantamentos são da Diretoria de Engenharia e Meio Ambiente / Investimentos da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema). O programa tem como objetivo regularizar o fornecimento de água em áreas críticas.

O presidente da Caema, Davi Telles, enfatizou que a ação do governador Flávio Dino vai levar água para locais onde o abastecimento era precário e as pessoas sofriam com a falta de água. As áreas contempladas não sofrerão mais com a falta de água. “Em alguns casos, a água nem chegava e com o programa do governador Flávio Dino esse problema será resolvido. O que pretendemos é regularizar o abastecimento e levar água onde não tinha”, reitera Davi Telles.

A capital está na lista de contemplados e vai ganhar novos poços nas regiões Central e Paciência - além da reabilitação dos que estão em funcionamento na zona rural. Nesta primeira fase, os serviços se concentram nos bairros do Centro, onde estão sendo construídos seis poços beneficiando mais de 60 mil pessoas. No total, serão 19 poços distribuídos em pontos estratégicos da capital, que estarão em funcionamento até o final deste ano. O programa prevê, ainda, melhorias nos sistemas que estão com deficiência e sucateados no interior, que passam por reforma.

A elaboração de projetos básicos e executivos de água e esgoto estão em fase de conclusão e atenderão a demanda de 73 sedes municipais. O combate às perdas, a redução progressiva e eliminação do déficit financeiro são outros pontos do programa estadual.

Investimento em abastecimento

O ‘Água para Todos’ foi lançado em junho e visa garantir água nas torneiras da população maranhense. A ação pretende amenizar o problema histórico de falta d’água que afeta milhões no estado. Para o programa foram destinados recursos na ordem de R$ 270 milhões. Paralelamente, o projeto investe no remanejamento da adutora Italuís com reforço de vazão de mil litros aumentando em 75% o fornecimento de água na capital. Nesta primeira etapa são contemplados tanto a capital, quanto os municípios do interior do estado, incluindo os 30 municípios mais pobres do Maranhão. No cronograma está a instalação de poços e implantação de Sistemas Plenos de Abastecimento de Água nestas regiões.
O segundo semestre segue como tempo de concretização dos projetos e compromissos firmados pelo Deputado Professor Marco Aurélio (PCdoB) ao longo do mandato. Durante toda a primeira metade do ano, o deputado percorreu todas as secretarias e órgãos estaduais do Maranhão em busca de recursos e obras que pudessem melhorar a qualidade de vida dos moradores da Região Tocantina. Agora chega a hora de colher os frutos deste trabalho.

Na manhã desta quarta-feira (28), em reunião com a secretária Estadual de Educação, Áurea Prazeres, o parlamentar acompanhou o andamento de grandes conquistas alcançadas junto à Seduc a fim de prestar contas com a população da Região.

Em Junho, Marco Aurélio garantiu as reformas de 4 escolas de ensino médio, são elas Escola Rio Amazonas em João Lisboa, Escola Francisco Alves em Davinópolis, Escola Nova Vitória em Imperatriz e Escola Vicente Yanéz Pinzón em Governador Edison Lobão. Durante a audiência desta quarta, a secretária Áurea informou que os últimos detalhes processuais estão sendo finalizados e que em breve as obras nas escolas serão iniciadas.

Outra demanda abordada diz respeito a construção da primeira escola de ensino médio do Parque Alvorada em Imperatriz. Essa é uma antiga reivindicação dos estudantes dos bairros Parque Alvorada I, Parque Alvorada II e Vilinha, que são obrigados a percorrer vários quilômetros até a escola mais próxima. “Diariamente os jovens destes bairros enfrentam riscos ao percorrerem vários quilômetros para ter acesso a um direito básico. Grande parte desses alunos transita a pé e em bicicletas, tendo inclusive que atravessar a BR-010, que tem um intenso tráfego, o que representa um risco às vidas de todos. Aumentando-se ainda com o risco da violência.” Alertou o deputado.

Marco Aurélio  informou que o processo de doação do terreno (quase 10 mil m²), por parte da Prefeitura de Imperatriz, passou por problemas cartoriais, mas que já foram resolvidos. O próximo passo é o envio do projeto para a câmara dos vereadores de Imperatriz para que a doação seja votada e autorizada pelos vereadores. 

A secretária informou que tão logo conclua a doação,  a obra irá à licitação. 

Na ocasião, Marco Aurélio ainda reforçou uma luta que já iniciou na Seduc pela parceria entre a secretaria Estadual de Educação e a instituição Jardim Canossa, entidade filantrópica que realiza um belíssimo trabalho e atualmente enfrenta sérias dificuldades financeiras. “Já estive em audiências com a secretária e as freiras responsáveis pela direção da instituição, agora temos como objetivo conseguir um convênio entre as partes no valor de 20 mil reais mensais para ajudar a manter o digno trabalho com as crianças. A instituição funciona como creche e pré-escola e atende mais de 200 crianças de Imperatriz. Esse é um projeto muito importante e não pode deixar de funcionar por falta de apoio.” Afirmou o parlamentar.

O deputado confirmou o compromisso principal do mandato com a educação maranhense e prometeu continuar buscando apoios para contribuir com o futuro dos jovens estudantes de todo o Maranhão. “Tenho mantido a permanência em focar na rotina do nosso mandato a continuação da luta. Da confirmação de uma conquista até a execução do investimento há um caminho a ser percorrido. Esse caminho é cheio de burocracia, natural do setor público. É preciso persistência e parcerias para dar certo. Tenho a felicidade de sempre encontrar no governo grandes amigos que vivem esses sonhos junto comigo. Sou muito grato pelo apoio.” Afirmou.

Em virtude das denúncias feitas, pelos profissionais de turismo, nas redes sociais que denunciam a maneira que o Posto de Informações Turísticas, que fica no Aeroporto Internacional Marechal Hugo da Cunha Machado, em São Luís, por conta da falta de material informativo da cidade, dos atrativos turísticos do estado e a maneira obsoleta, como se encontra aquele espaço de apoio ao turista o Governo do Estado do Maranhão, por intermédio da Secretaria de Estado do Turismo, esclarece que: o posto de atendimento ao turista é exclusivamente para a promoção do turismo do Estado, sendo vedado a exposição de material promocional de empresas, conforme nota abaixo:

Nota de Esclarecimento – Secretaria de Turismo

Sobre a distribuição de material promocional de empresas privadas no Centro de Atendimento ao Turista (CAT) no Aeroporto Internacional Marechal Hugo da Cunha Machado, em São Luís (MA), a Secretaria de Turismo do Maranhão (Setur) esclarece que:

A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) disciplina o uso das áreas e dos equipamentos de divulgação, atendendo ao objetivo precípuo de ordenar a exploração e a utilização de espaços e dos pontos publicitários instalados ou a serem instalados em áreas dos Aeroportos sob sua jurisdição. 

Sendo assim, a Infraero determina que o balcão de atendimento concedido à Setur seja exclusivamente para a promoção do turismo do Estado e seus municípios, não sendo permitida a promoção de empresas privadas. 

A partir da data da solicitação, o CAT passou a oferecer material promocional institucional do Maranhão, onde o turista poderá encontrar informações sobre os principais atrativos turísticos do Estado, seguindo a mesma prática adotada em todos outros aeroportos brasileiros. O Centro é abastecido semanalmente com livretos, folders e guias sugerindo roteiros de Cultura e Ecoturismo & Aventura. 

O Governo do Maranhão também está em processo de elaboração de novo material de apresentação dos destinos turísticos Maranhenses, que irá garantir informações úteis para os visitantes que chegam ao Estado.

(Foto:GTP)
quarta-feira, 28 de outubro de 2015
O Governo do Estado, por meio do Centro de Artes Cênicas do Maranhão, (Cacem) iniciou visitas às escolas de Santa Inês, para a mobilização da comunidade local para o projeto “Mais Cultura e Turismo” que terá início, nesta quinta-feira (29), na cidade. O programa prossegue até sábado (31), com uma vasta programação que inclui diversas atividades como exposições, recitais de poesias e shows com os cantores César Nascimento, Mano Borges e Zé Carlos da Fé.

A trupe do Cacem, coordenada por Ivoni Araújo está na cidade desde segunda-feira (26) fazendo o trabalho de mobilização que consiste em visita às escolas onde são realizadas apresentações, seguidas de informações sobre a natureza do evento, promovido pelo Governo do Estado, por meio das Secretarias de Estado de Cultura (Secma) e de Turismo (Setur), com o objetivo de celebrar a diversidade da Cultura Maranhense.

No caminho entre uma escola e outra, Ivoni Araújo faz observações sobre as apresentações e destaca a receptividade dos alunos, reforçando a importância do contato feito com as crianças e adolescentes no processo de mobilização e divulgação do projeto, viabilizado pela ponte lúdica do teatro. “Vocês notaram como os alunos ficam durante as apresentações. Certamente muito estudantes ali estão tendo agora a primeira oportunidade de contato com o teatro e por isto ficam assim vislumbrados”, comenta.

Interpretando personagens muito presentes no universo do imaginário infanto-juvenil como, por exemplo, o palhaço, um dos mais procurados pelos estudantes após as apresentações, os alunos do Cacem percebem o interesse da platéia poucos segundos após entrarem nas escolas.

Na escola Terezinha Lopes, pertencente à rede municipal de ensino de Santa Inês, a primeira visitada pela trupe, movidos pelo entusiasmo em saber detalhes daquela novidade que quebrou a rotina da sala de aula, os alunos formaram rapidamente um círculo, no modelo dos antigos palcos gregos, para assistirem a apresentação, permeadas por brincadeiras, sempre puxadas pelo palhaço, nas quais são reforçadas as informações sobre o “Mais Cultura e Turismo” e mencionadas as atrações do evento.

Assim como em Mirinzal, local da primeira edição do projeto de itinerância, que até o ano de 2018 será levado a 22 cidades maranhenses, o roteiro da apresentação feita pela trupe do Cacem cuja elaboração é de autoria do professor Josimael Caldas, menciona a história da cidade de Santa Inês e suas peculiaridades e enfatiza a importância do projeto que tem, entre os objetivos, reforçar nas novas gerações o interesse pela preservação da riqueza cultural do Estado.

Cortejo, poesia e exposição

Na edição de Santa Inês, a programação do evento será iniciada, nesta quinta-feira (29), a partir das 9h, com a realização do Café com Arte, no Espaço Líbano, com recepção feita pelo grupo Samba Jazz. O evento marcará a abertura da Exposição Maranhão: Identidades e Tradições, com a presença de grandes nomes da literatura da região e terá ainda recital de poesias e apresentação das Caxeiras do Divino.

À tarde, a partir das 16h, começará a concentração do Cortejo Cultural realizado por grupos locais na Vila Lobato. Os artistas seguirão em cortejo pelas principais vias da cidade até chegarem a Praça da Saudade. Às 19h ocorrerá a solenidade oficial de abertura do evento, com a presença de autoridades. Logo em seguida começa o show com os artistas maranhenses Mano Borges, César Nascimento e Zé Carlos Dafé.

Os demais dias da programação do “Mais Cultura e Turismo” em Santa Inês incluem palestras e oficinas com foco na institucionalização da cultura, ações estruturantes como doação de livros pela Biblioteca Pública Benedito Leite, que coordena a rede estadual de bibliotecas públicas do Maranhão.

O “Mais Cultura e Turismo” deste fim de semana será em dose dupla no Maranhão. Realizado pelo Governo do Maranhão, por meio das Secretarias de Estado de Cultura (Secma) e de Turismo (Setur), o projeto terá edições em Santa Inês e em São Luís.

Em Santa Inês a programação começa, nesta quinta-feira (29) e segue até sábado (31), com shows, apresentações teatrais, oficinas, palestras, além de ações para a institucionalização da cultura.

Já em São Luís as apresentações continuam, nesta sexta-feira (30), na Praça Nauro Machado, a partir das 19h, recebendo apresentações dos artistas maranhenses Tiago Maci e o show “Um é pouco, duas é bom, três é melhor ainda” com Camila Boueri, Milla Camões, Tássia Campos e Criolina.

Criolina é formado pelos maranhenses, Luciana Simões e Alê Muniz, e possuem um estilo musical diferenciado que tocam músicas regionais do Maranhão e do Caribe misturando ritmos globalizados como rock, funk, côco, sóca, merengue, boleros e afrobeat, até elementos musicais herdados do tropicalismo e referências eletrônicas. A dupla, em 2011, recebeu o Prêmio de música brasileira, na categoria melhor CD. No repertório da dupla, músicas com estilo vibrante, dançante e autorais além de uma roupagem contemporânea.

No sábado (31), a programação será destinada à criançada com o espetáculo teatral “A Carroça é Nossa” e os adultos se divertem com o “Instrumental Pixinguinha”, a partir das 17h no Espigão.

O espetáculo infantil é realizado pelo grupo maranhense Xama Teatro que irá contar a história de quatro personagens que estão em busca de seus sonhos. Durante a procura Pedoca, Toinha, Cecé e Joaninha percebem que seus destinos não se cruzaram à toa e que precisam desvendar o mistério que envolve uma carroça.

Já o Instrumental Pixinguinha será realizado por estudantes e professores da Escola de Música do Estado do Maranhão para finalizar a programação do “Mais Cultura e Turismo” deste fim de semana.
O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial no Maranhão – Senac recebe até o dia 06 de novembro currículos de profissionais interessados no cargo em comissão de Coordenador do Núcleo de Idiomas. A entrega do currículo e documentos comprobatórios dos requisitos devem ser entregues na sede da Instituição em São Luís, localizada na Rua do Passeio, Nº. 495 – Centro, sala 207, Bloco C.

Para concorrer ao cargo, o candidato deve ter o ensino superior completo em Pedagogia ou Letras, experiência de, no mínimo, 06 meses em coordenação/gestão de cursos de idiomas e, conhecimento, proficiência em uma ou mais línguas estrangeiras, preferencialmente língua inglesa, além de conhecimentos básicos de informática.

O cargo tem remuneração de R$ 5.101,00 e benefícios como Plano de Saúde Subsidiado, Ticket Alimentação, Seguro de Vida em Grupo e Auxílio Funeral. Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone 3198-1537.

No dia do servidor público, o deputado estadual Júnior Verde (PRB) fez um apelo durante pronunciamento no Plenário da Assembleia para a convocação dos policiais aprovados no último concurso da Polícia Civil. Mais cedo, o parlamentar recebeu um grupo de excedentes durante reunião da Comissão de Segurança Pública da Casa. Eles reivindicam a convocação para a última etapa, da Academia, para o curso de formação e posterior ingresso nos quadros da instituição.

“Faço esta referência porque hoje é um dia especial, do Servidor Público. Parabenizo a todos os servidores do Estado do Maranhão, aqueles que por determinação, vontade, desejo e realização, hoje, exercem a atividade de servir as pessoas. Destaco o trabalho também de todos os nossos policiais militares, civis, que defendem a sociedade com zelo e compromisso, e reafirmo minha luta para conseguirmos ver os policiais concursados desempenhando suas atividades e contribuindo para melhorar nossa Segurança”, destacou.

Júnior Verde pontuou Projetos, Indicações e Requerimentos que tramitam na Assembleia com objetivo de valorizar os funcionários públicos, e fez referência à Indicação 956, para a região de Balsas, no Sul do Maranhão. “No povoado Aldeia, a iluminação está precária, com os postes de madeira. Conheço a Aldeia e já inclusive encaminhei recursos para a construção de uma praça em breve, no local. Agora, vamos lutar para que as famílias que lá vivem recebam o benefício da energia elétrica”, explicou. 

Mais de 40 profissionais, entre eles operadores de turismo e agentes de viagens de Pernambuco, participaram do evento de capacitação realizado Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Turismo do Maranhão (Setur), nesta terça-feira (27), em Recife (PE). “Esta ação teve o objetivo de reposicionar o Estado no mercado turístico e se pautou pela diversificação dos produtos maranhenses. Apresentamos assim novas opções e direcionamos a atenção para um Maranhão diverso e cheio de possibilidades”, explicou o secretário-adjunto de Relações com o Mercado da Secretaria de Turismo do Maranhão, Marcus Vinícius Campos.

Com o tema “Terra das Águas”, a apresentação destacou os três polos prioritários para a promoção do Estado: São Luís, Lençóis Maranhenses com Delta das Américas e Chapada das Mesas. “O objetivo do Governo do Maranhão nesta capacitação foi detalhar as possibilidades que cada polo oferece nos segmentos como, Sol & Praia, Cultura, Ecoturismo & Aventura, focando o próximo período de férias. Ressaltamos, por exemplo, as opções da capital São Luís, que junto com os municípios vizinhos, garante aos turistas uma programação diversificada e bastante completa para qualquer tipo de demanda”, explicou o secretário-adjunto.

A iniciativa também teve o objetivo de incentivar a comercialização dos novos voos, que ligam a capital maranhense São Luís à Recife. O secretário-adjunto explicou que, além de atrair novas frequências para o Maranhão, é necessário um trabalho constante de promoção para de fortalecer e consolidar as rotas.

Desde o dia 15 de outubro, os trechos já começaram a ser operados pela Gol Linhas Aéreas. São quatro frequências semanais: segunda, quinta, sexta e domingo. As saídas de São Luís serão às 13h20, com chegada em Recife às 15h09. Já o trecho Recife/São Luís, partirá às 10h53 com previsão de pouso às 12h30. A Azul Linhas aéreas inicia sua operação no dia 5 de novembro, com seis frequências por semana.

Para o secretário executivo de Turismo e Lazer de Recife, Gilberto Pimentel, que também esteve presente no evento, a operação desses voos preenchem uma lacuna histórica na aviação regional. “Este é um ponto de partida, que abre um novo horizonte e propõe uma rota viável, tanto para negócios quanto para lazer”, destacou.

A agente de viagens da CVC, Nathalie Santos foi uma das participantes do treinamento. Ela fez questão de ressaltar as suas impressões sobre o Maranhão. “O Estado diverso, marcado pela cultura e bastante paisagístico. Fiquei impressionada com os atrativos naturais. Já recomendava e agora estou ainda mais motivada para indicar o Maranhão como destino de férias”.

Oportunidades no Nordeste

Marcus Vinícius Campos também explicou que esta é uma das iniciativas realizadas pelo Governo do Maranhão para atrair turistas para o Estado no período das férias. “De acordo com dados da Sondagem do Consumidor, pesquisa mensal do Ministério do Turismo, mostram que entre as pessoas que desejam viajar nos próximos seis meses, 77,6% o farão dentro do país. Este índice é o mais alto registrado para o mês de setembro nos últimos cinco anos e também representa o terceiro ano consecutivo em que o valor cresce”, comentou o secretário-adjunto.

Segundo ele, neste momento desafiador da economia, o turismo é um dos segmentos que responde mais rápido com geração e emprego e renda para os brasileiros. A pesquisa mostra ainda que entre todas as faixas etárias pesquisadas, o avião continua a ser o meio de transporte preferido dos viajantes brasileiros, escolhido por 51,8% deles. Na sequência aparece o carro (30%) e o ônibus (14%).  A Região Nordeste lidera a intenção de viagem no país, escolhida por 39% dos viajantes. Em segundo lugar aparece o Sudeste (30%), seguido pelo Sul (21%).

O diretor-executivo da Fundação Comissão de Turismo Integrado do Nordeste (CTI-NE), Roberto Pereira, também falou sobre as oportunidades para os destinos nordestinos. “É crescente o interesse dos brasileiros por viagens para o Brasil, que em sua maioria, busca destinos de Sol & Praia. Investir no turismo intrarregional é um boa estratégia para garantir a movimentação turística, principalmente nos períodos de férias e feriados”, comentou.

Legenda das fotos:

01: Os executivos da Diretoria Comercial da Gol Linhas Aéreas, Diego Diegues e Marcos Soares Junior; o diretor-executivo da CTI-NE, Roberto Pereira; o secretário-adjunto de Relações com o Mercado da Secretaria de Turismo do Maranhão, Marcus Vinícius Campos; a gerente de Marketing da Secretaria de Turismo e Lazer de Recife, Maria Cláudia de Paula; o secretário executivo de Turismo e Lazer de Recife, Gilberto Pimentel.

02: O secretário-adjunto de Relações com o Mercado da Secretaria de Turismo do Maranhão, Marcus Vinícius Campos, durante apresentação sobre o Estado.

03: Mais de 40 profissionais, entre eles operadores de turismo e agentes de viagens de Pernambuco, participaram do evento de capacitação realizado Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Turismo do Maranhão (Setur)

A deputada estadual Ana do Gás (PRB), presidiu a reunião extraordinária da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Maranhão,  na manhã desta terça-feira, 27,  para planejar os detalhes da segunda audiência pública que vai tratar da criação do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba. A reunião acontece no próximo dia 5 de novembro, na cidade de Araioses,  distante 306 km de São Luís,  na Microregião do Baixo Parnaíba. 

Participaram do encontro ainda os deputados estaduais Rafael Leitoa (PDT), Cristovam Filho (PSL) e Paulo Neto (  ), além do secretário adjunto de Meio Ambiente,  Vitor Belo, e membros da sociedade civil organizada e doa comitês das bacias dos rios Mearim e Munim. 

A reunião deliberou a participação de representantes dos sindicatos rurais da região, além do remanejamento de mobilização nos municípios de Caxias, Coelho Neto, Buriti e Duque Bacelar para a terceira e última audiência,  que acontecerá em Timon no final do mês de novembro, por estarem mais próximas à cidade, o que facilita a mobilização. "Estamos avançando rumo à criação do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba e estamos trabalhando juntos, com todos os atores envolvidos no processo e isso garantirá o sucesso do Maranhão na criação desse comitê e consequentemente uma gestão dos recursos hídricos justa e democrática", frisou a parlamentar. 

O evento de Balsas mobilizou todas as esferas de poder público e privado para que prefeitos e representantes da sociedade civil organizada - das cidades que fazem parte da bacia hidrográfica do Parnaíba - assinassem o termo de subscrição, documento imprescindível para a criação do referido Comitê.

Com o comitê implantado, os 38 municípios maranhenses que são banhados pelo rio Parnaíba serão beneficiados com execução de ações descentralizadas de interesse comum em relação à utilização da água pelos diversos segmentos da sociedade.

   
A Prefeitura de São Luís entregou nesta terça-feira (27) prêmios aos cinco vencedores do concurso Portais da Minha Cidade. Cada trabalho selecionado por votação popular recebeu da Prefeitura, por meio do Instituto Municipal de Paisagem Urbana (Impur), a premiação no valor de R$ 5 mil. O projeto "Portais da Minha Cidade" visa revitalizar vias de acesso de São Luís, com a execução dos trabalhos artísticos, que começam a ser implantados no próximo ano.

A cerimônia de entrega da premiação aconteceu na sede da Prefeitura de São Luís, no auditório Reis Perdigão no Palácio de La Ravardière, e foi coordenada pela primeira-dama e madrinha do programa, Camila Holanda, e pelo presidente do Impur, Luiz Carlos Borralho.

"Os portais ficaram lindos e uma grande oportunidade de cada um mostrar seu trabalho e de participar da história da cidade. Esse é um dos eixos do programa 'São Luís, Cidade Jardim', que visa embelezar a cidade, criar um paisagismo e aumentar o verde. Esse concurso demostra a gestão participativa que o prefeito Edivaldo se propõe a fazer e a que ele se dedica a cada momento", destacou Camila Holanda.

CONCURSO

Foram vencedores do concurso - cujos trabalhos foram desenvolvidos a partir de cinco temas - Silvio de Jesus Almeida Furtado (São Luís Patrimônio da Humanidade); Israel James Cutrim de Oliveira Filho (Folclore Maranhense); José Araújo Lajes Júnior (Atenas Maranhense); Jorge Luís Machado Costa (Gastronomia); e Laíse Frazão Barros (Formação Etimológica de São Luís).

O concurso, lançado em abril deste ano pelo prefeito Edivaldo, teve o objetivo de estabelecer um plano efetivo para organização paisagística da cidade nas principais vias de acesso à capital. Os portais serão instalados nas avenidas dos Libaneses (próximo ao Aeroporto Marechal Cunha Machado), Engenheiro Emiliano Macieira (Estreito dos Mosquitos/Estiva), Estrada do Boqueirão (Itaqui Bacanga - Ponta da Espera), Estrada de Ribamar e na Estrada do Araçagi.

SELEÇÃO

A escolha dos trabalhos foi feita por meio do site da Prefeitura e contou com mais de 15 mil acessos. "Podemos dizer que as artes que serão implantadas nas entradas da cidade são de escolha da população, como todo o escopo do programa 'São Luís, Cidade Jardim', que enxerga uma governança solidária, onde a população discute os seus espaços", observou o presidente do Impur, Luiz Borralho.

Os ganhadores elogiaram a iniciativa da Prefeitura de envolver a comunidade na criação dos portais. "Foi uma oportunidade de a população criar o que é bonito para a cidade", disse o estudante de Odontologia, Israel James, que recebeu o prêmio das mãos do secretário adjunto de Governo, Milton Calado. Ele explicou que, em seu trabalho, ressaltou elementos do folclore como o boi, o chapéu dos caboclos de penas, a velas das embarcações do nosso litoral, e ainda a lenda da serpente encantada.

A riqueza do Maranhão foi simbolizada no portal criado por Jorge Luís. "Uma das nossas riquezas é o camarão e ele também simboliza o pescador. Para mim foi muito gratificante participar do concurso que vai mostrar as riquezas que a gente tem em nossa cidade, simbolizadas nas cinco áreas abordadas no concurso", disse, ao receber o prêmio das mãos da secretária de Informação e Tecnologia, Tati Lima.

Para Silvio de Jesus Almeida Furtado, o programa tem um papel fundamental na melhoria do paisagismo da cidade. "Quando soube do concurso, quis participar e contribuir para o embelezamento da cidade. Para mim, essa criação é como um filho", disse.

CIDADE JARDIM

"São Luís Cidade Jardim" é um macroprograma que prevê ações em parceria com empresas privadas, instituições de diversos segmentos e o envolvimento da sociedade em geral a fim de realizar intervenção paisagística em vários espaços da cidade. O programa se divide em oito eixos de ação: Portais da Minha Cidade, Jardim da Minha Escola, Jardim da Minha Casa, Jardim da Minha Rua, Jardim da Minha Praia, Minha Calçada, Minha Árvore e Jardim da Minha Empresa.

O objetivo é desenvolver ações nesses vários eixos, como a implantação de portais nas entradas e saídas da cidade, auxiliar a criação de jardins ecológicos nas escolas e incentivar a jardinagem doméstica. Além disso, o programa trabalha a valorização de terras ociosas urbanas e periurbanas, com planejamento, conservação e manutenção da paisagem nas praças, avenidas, canteiros, entre outros espaços públicos.

O deputado estadual Júnior Verde (PRB) destacou a importância do 3º Congresso de Prefeituras e de Secretarias de Saúde do Estado, que encerrou nesta terça (27), no Rio Poty Hotel. Acompanhado do presidente da Assembleia Legislativa, Humberto Coutinho (PDT), do secretário de Saúde do Estado, Marcos Pacheco, além do secretário-chefe da Casa Civil, Marcelo Tavares, o parlamentar fez questão de prestigiar a abertura e tem dialogado com gestores acerca das demandas na área da Saúde em diversos municípios maranheses.

Com o tema “Regionalização Solidária”, o evento contou mais de mil inscritos e teve como um dos colaboradores a Assembleia Legislativa, através do Grupo de Esposas dos Deputados (Gedema) e a Diretoria de Saúde, que apresentaram o trabalho social realizado em um stand.

“É um evento de extrema importância devido as discussões. Buscamos soluções para os problemas graves que o SUS enfrenta”, pontuou Júnior Verde, reforçando a necessidade do fortalecimento do SUS e a ampliação dos recursos para melhorar a qualidade dos serviços prestados.

A esposa do parlamentar, Sandra Lima, que é vice-presidente do Gedema, registrou a relevância do trabalho desenvolvido pela Assembleia, principalmente em áreas carentes ou para os próprios servidores, através do Grupo de Esposas. “É um trabalho gratificante que realizamos com muita dedicação e que sera permanente”, garantiu.

terça-feira, 27 de outubro de 2015

A Expo Indústria Maranhão, que começa amanhã (28) e vai até o dia 31 de outubro, tem o objetivo de reunir em um só lugar toda a diversidade da indústria do Maranhão. Com este mesmo propósito, a Secretaria de Turismo do Estado (Setur) estará presente no evento. “A inclusão do turismo na feira demonstra a importância do segmento na atração de negócios para o Estado e geração de emprego e renda”, disse a Secretária de Turismo do Maranhão, Delma Andrade.

A Secretaria de Turismo do Maranhão estará presente no “Espaço de Todos Nós”, junto com a Secretaria de Estado de Indústria e Comércio (Seinc), Secretaria de Estado de Minas e Energia (Seme), e Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap). “A ideia é reunir em um grande espaço as potencialidades do Maranhão nas mais diversas áreas. No que refere-se ao turismo, apresentaremos os polos turísticos São Luís, Chapadas das Mesas e Lençóis Maranhenses, com as presenças das Secretárias Municipais de Turismo das principais cidades dos polos”, detalhou.

No tocante a produção artesanal, por meio do Centro de Comercialização de Produtos Artesanais do Maranhão (Ceprama), uma exposição de Artesanato tanto no estande da secretaria de turismo, quanto na “Casa Maranhão”, espaço destinado às produções artesanais e gastronomia típica do estado, que reproduz uma típica casa maranhense, será apresentada aos visitantes da Expo. “O objetivo é promover a produção artesanal do Maranhão, seguindo a política do governo Flávio Dino, e reforçar as vendas dos profissionais que se dedicam ao setor”, explicou a secretária de Estado de Turismo, Delma Andrade.

A participação do turismo na Expo Indústria será uma oportunidade de estimular o maranhense a viajar pelo próprio Maranhão e também atrair cada vez mais visitantes dos estados vizinhos. Com o dólar em alta, os destinos nacionais têm atraído cada vez mais brasileiros para o próprio país, como mostram as agências de viagem físicas e online. “Temos a chance de revelar nosso potencial para os nossos maiores consumidores: os turistas brasileiros”, disse Delma Andrade.

O mundo virtual segue a mesma tendência. A procura por pacotes nacionais aumentou 45%; já as internacionais caíram 18%, segundo a agência de viagens online que mais comercializa hospedagens pela internet no Brasil, com mais de nove milhões de diárias vendidas desde que começou a operar, em 2011. 

Os dados de mercado estão em sintonia com o que revela uma pesquisa feita em setembro pelo Ministério do Turismo, que mede a intenção de viagem do brasileiro pelos próximos seis meses.  Entre os turistas que se mostraram dispostos a arrumar as malas, 77% afirmou que deve fazê-lo por destinos nacionais e apenas 18% por destinos internacionais. A região preferida é o Nordeste, com 39% da preferência; seguida pelo Sudeste, com 30%.

Expo Indústria

A Expo Indústria será aberta, nesta quarta-feira (28), às 17h no Multicenter Sebrae onde acontecerá até sábado, das 17h às 22h, uma ampla programação voltada para o setor industrial maranhense. A entrada é gratuita. A promoção é da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), em parceria com o Governo do Estado e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

O objetivo é torna-los especialistas no destino que a cada dia tem atraído cada vez mais adeptos do turismo de aventuras no Maranhão

Cachoeira de São Romão, uma das belezas que compõe o Parque Nacional da Chapada das Mesas
Uma maneira de incentivar a comercialização de pacotes e produtos do próprio estado, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), inicia nesta quarta-feira (28), uma série de encontros de capacitação com agentes de viagens maranhenses e o primeiro destino a ser trabalhado, será a Chapada das Mesas, e suas diversidades de eco sistemas e serviços, e uma rodada de negócios entre os empresários de São Luís e da região que compõe a chapada, já está programado.

Poço azul - Riachão
O encontro no Hotel Veleiros, as 17h, e pretende mostrar aos agentes que é possível vender o Maranhão para maranhenses. O parque Nacional da Chapada das Mesas, é o que podemos chamar de santuário ecológico, de 160 mil hectares, com cachoeiras e piscinas naturais de águas cristalinas, em meio aos imensos paredões rochosos, formando um verdadeiro paraíso das águas que encanta turistas de todos os cantos do Brasil e do mundo.

Na oportunidade, a Setur apresentará um roteiro especial de 3 dias e 2 noites, específico para o público de São Luis, envolvendo destinos da Chapada, como o Complexo de Pedra Caída, em Carolina; e a Cachoeira de Santa Bárbara, em Riachão. Além de aspectos como as belezas naturais, serão apresentadas a gastronomia, cultura, entre outros. “Com o aumento da procura pelo destino, cada vez mais os profissionais da área precisam de ferramentas e informações que auxiliem na oferta do destino, oferecendo sempre a melhor opção dos nossos atrativos e equipamentos. Queremos que os agentes saiam ‘Especialistas em Chapada das Mesas’", detalhou Delma Andrade.

Após a capacitação, os agentes de viagens de São Luís participarão de uma rodada de negócios com empresários do setor turístico da Chapada das Mesas, criando assim, um ambiente propício para a realização de bons negócios, além de promover a oportunidade de conhecimento de tudo sobre o destino, a ação também proporciona a interação entre empresários locais e da região, fortalecendo a rede de contatos do turismo, tirando dúvidas e criando parcerias entre os envolvidos.

(Imagens: Setur/MA)
Aconteceu em Imperatriz, no último final de semana, a 1ª Copa Interestadual de Basquete Sobre Cadeira de Rodas de Imperatriz. A competição, que reuniu atletas do Maranhão, Ceará, Goiás e Pará, aconteceu entre os dias 22, 23 e 24 no ginásio do colégio Dom Bosco de Imperatriz. O Maranhão foi representado pelas equipes do Cenapa (Imperatriz) e Associação Paradesportiva do Maranhão (São Luís).

O evento teve como objetivo incentivar o esporte e a superação dos atletas maranhenses do basquetebol sobre cadeira de rodas.

Em pronunciamento realizado na tarde desta segunda-feira (26), no plenário da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Professor Marco Aurélio (PCdoB), parabenizou a iniciativa do Centro de Assistência Profissionalizante ao Amputado e Deficiente Físico (CENAPA), e a força de vontade dos atletas. “Quero ressaltar, nesse eixo da superação, a autoestima de pessoas que encontram uma motivação para voltar a suas atividades, buscar essa plenitude e superar os obstáculos da dificuldade de locomoção, superar o preconceito e encontrar aí uma razão para viver e de enfrentar esses desafios.“ afirmou.

O parlamentar destacou ainda os importantes apoios do governo do estado, por meio da Secretaria Estadual de Esportes – SEDEL e da Prefeitura de Imperatriz, através da Secretaria Municipal de Esportes, que uniram forças e buscaram o apoio da Companhia Energética do Maranhão – CEMAR, por meio da Lei de Incentivo ao esporte. “Nós sabemos das dificuldades para a realização de uma competição deste porte, toda a estrutura e logística para o transporte e alojamento dos atletas. Nada disso teria sido possível sem essa união de forças.” Completou Marco Aurélio.

A competição foi vencida pela equipe do Cenapa, que agora se prepara para representar o Maranhão no Campeonato Nacional de Basquete Sobre Cadeira de Rodas – 3º Divisão, programado para acontecer entre os dias 28 de Novembro e 03 de Dezembro deste ano na cidade de Recife.

Além de agradeceu ao apoio do governo do estado, o deputado Marco Aurélio destacou ainda outra boa notícia para os atletas imperatrizenses. “Parabenizo à Secretaria Estadual de Esportes, à Cemar por acreditar no esporte maranhense e aos atletas que participaram desta grande festa e informo que conseguimos junto ao governo do estado um aporte no valor de R$ 40 mil reais para garantir novas cadeiras adaptadas para os atletas do Cenapa, tudo para que eles possam representar bem nosso estado e continuar dando exemplo para nossos jovens.”

“Esses atletas mostram que não há obstáculos para quem tem autoestima e encontra um motivo maior para viver. Eu sei que o sentido maior daqueles atletas é justamente celebrar a vida, celebrar a superação de obstáculos e de garantir, acima de tudo, não importa quem seja o primeiro lugar, o segundo lugar, o sexto lugar, mas de mostrar que todos são vencedores por terem chegado até ali, por encontrarem essa dignidade.” Concluiu Marco Aurélio.

(Foto: Atleta do CENAPA durante 1º Copa Interestadual de Basquete Sobre Cadeira de Rodas de Imperatriz)