segunda-feira, 30 de novembro de 2015
A deputada estadual Ana do Gás (PRB) passou o final de semana cumprindo agenda na cidade de Lago da Pedra, acompanhando a comitiva do governador Flávio Dino.  Mas antes dos compromissos oficiais a parlamentar foi cumprimentar Luís Osmanir, ex-prefeito e ex-deputado estadual. "Osmanir é um grande aliado, uma grande liderança política e vim iniciar a visita por aqui, onde me ofereceu um belo café da manhã em sua casa, com Moisés, presidente da câmara", destacou a parlamentar. 

Em seguida, Ana do Gás acompanhou lideranças políticas como o prefeito Bruno Galvão, de Igarapé Grande; prefeito Valdemar,  de Lago dos Rodrigues e o ex-prefeito Xarim, de Lima Campos; o pré-candidato a prefeito de Paulo Ramos, Deusimar Serra e seu futuro vice de chapa, Francimar, além da Secretária Estadual da Mulher, Laurinda Pinto, e o deputado federal Rubens Pereira Júnior na entrega de títulos de posse de terras.  



O Centro Histórico de São Luís é uma excelente opção de passeio e atrai nove entre dez turistas que chegam a capital. Frequentado por ricos, pobres, anônimos e famosos, tem opções de serviços e hospedagens para todos os bolsos. O Centro Histórico é um charme, formado por casarios dos tempos coloniais, com ruas calçadas em paralepípedos e pedras de cantarias, ruas estreitas e cheias de lojas de galerias de arte, restaurantes, bares e lojas de souvenires.

 Diariamente, existem excursões que cumprem esse roteiro, que mostra o maior conjunto arquitetônico e azulejar da América Latina, famosa pelas atrações históricas que possui, especialmente à noite, quando a vida cultural se apresenta nas mais variadas formas de ritmos, em um espaço que nos últimos meses tem sido contemplado com melhorias, com restauro do calçamento, melhoria na limpeza, segurança e iluminação. Ou seja, o Centro Histórico de São Luís hoje tem uma nova cara.

Mas, algumas chagas insistem em permanecer na Praia Grande. O comércio informal continua desorganizado. Constituído de vendedores de bebidas alcoólicas, vendedores de coco e vendedores de lanches e comidas. Estes últimos na verdade, não deviam estar ali. Diferentemente de outras capitais, que tem lugar especifico para estes fins, que no caso do Centro Histórico poderia ser dentro da própria feira da Praia Grande. 

A situação destes barraqueiros precisa ser disciplinada, uma vez que a grande maioria, não tem zelo, o que dá um aspecto de sujeira naquele espaço. O número excessivo de barracas, sem nenhum padrão, feitas de pano, não contribui com a beleza e desarmoniza com a proposta de preservação do local.

Então, palmas para o restauro e melhorias na conservação que estão sendo implementadas no bairro Praia Grande, especialmente que contemplam o Centro Histórico, mas é necessário disciplinar o comércio informal, especialmente os já estabelecidos. Se não puder reduzir o número de barraqueiros, que lhes sejam destinados um lugar descente, com barracas padronizadas e que os detentores destas tenham noção de manuseio alimentar, mantendo, acima de tudo, a limpeza e organização da área em que trabalham.

Portanto, a sociedade ludovicense precisa se envolver mais na preservação dos bens que compõem a identidade cultural da cidade, ainda mais quem ocupa o espaço público e as responsabilidades têm que ser partilhadas. 

As melhorias que a Subprefeitura está fazendo no Centro Histórico de São Luís tem sido perceptível e já dá novos ares e encanta a todos. Empresários, comerciantes e moradores da área tombada e entorno tem sentido orgulho e já colhem frutos com esse novo momento, onde o turismo é o maior beneficiado.


De Lago da Pedra a deputada estadual Ana do Gás (PRB) seguiu com a comitiva do governador Flávio Dino para o município de Lagoa Grande, onde foi recebida com muito carinho pelas lideranças políticas. "Em Lagoa Grande conto com o apoio de Simião do Posto ao lado de seus pré-candidatos a vereadores", frisou a deputada. 

Acompanhando a parlamentar, Deusimar Serra, pré-candidato a prefeito de Paulo Ramos e seu futuro vice-prefeito, Francimar; Aluisinho do Posto, pré - candidato a prefeito de Esperantinópolis; Dr. Rogério, candidato a vice na chapa de Aluisinho.

Em Lagoa Grande estavam presentes ainda o ex-deputado Dutra; o secretário Neto Evangelista; o deputado federal  Rubens Pereira Júnior; a  secretária de educação, Áurea Prazeres e o prefeito dr. Jorge, além de vereadores e outras lideranças.

Em Lagoa Grande o governador Flávio Dino, ao lado do secretário de Infraestrutura, Clayton Noleto,  inaugurou o hospital e assinou a ordem de serviço de pavimentação de 70 km da estrada que liga Lago da Pedra a Lagoa Grande. "Essa estrada é um sonho antigo do povo das duas cidades e a retomada da obra é um presente", lembrou a deputada. 


Caminhada a ser realizada amanhã (01/12), com concentração a partir das 16h marca a abertura da campanha Eu Amo o Centro Histórico

Uma caminhada pelas ruas antigas do centro histórico de São Luís marcará o lançamento da campanha Eu Amo o Centro Histórico, da Prefeitura Municipal de São Luís. Durante o percurso, as equipes das Secretarias Municipais de Turismo, da Subprefeitura do Centro, da Fundação Municipal do Patrimônio Histórico, moradores daquela comunidade e comerciantes da área estarão reunidos em prol da conservação e limpeza do maior patrimônio arquitetônico da América Latina de origem portuguesa.

A concentração para a caminhada acontece, amanhã (01/12), a partir das 16h na praça do Pescador, no Desterro. O ato também marca a comemoração do Dia Municipal do Patrimônio Histórico. Durante o percurso de 30 minutos aproximadamente, os participantes conversarão com outros moradores convidando os mesmos a integrarem a campanha nos próximos três dias de atividades. Atrações não faltam para chamar atenção de todos e principalmente da criançada com intervenções lúdicas.
De 02 a 04 de setembro, as atividades do Eu Amo o Centro Histórico estarão pautadas em exposições, variadas oficinas (reciclagem,artesanato, de educação patrimonial, de fotografia, de sucata com a Rede Amiga da Criança), rodas de conversa com a comunidade, apresentações de danças, teatrais e culturais de cantores da terra e do Boi Pirilampo.
Todas as atrações estão concentradas na praça Nauro Machado, desde já uma homenagem ao grande poeta que faleceu no último final de semana em São Luís.
A programação acontece a tarde com exceção da Roda de Conversa com os vendedores da Feira da Praia Grande (dia 03, as 8h) e a Exposição Educativa sobre o Lixo (manhã e tarde na praça Nauro Machado). No dia 04/12, também a partir das 8h, acontece a Mesa Redonda: Patrimônio, Turismo e Sustentabilidade, no Auditório da Secretaria Municipal de Turismo (Setur). O restante da programação sempre a tarde, na praça Nauro Machado  partir das 15h. Confira a programação abaixo:
Programação Dia 02/12
15h as 19h –Exposição Educativa sobre o Lixo no Centro Histórico, na Praça Nauro Machado.
15h as 19h – Exposição Pop Up, na praça Nauro Machado;
15h30min às 17h30min – Oficina de Fotografia no auditório da SETUR;
15h30min às 17h30min – Oficina de Educação Patrimonial, Oficina de Reciclagem (SEMOSP), Oficina de Reciclagem (IMPUR), Oficina de Artesanato para Crianças, todas na Praça Nauro Machado;
17h30min às 18h30min – Apresentação dos Amigos da Dança, na Praça Nauro Machado.
18h30min às 19h30min – Apresentação Cia de Teatro Histórias da Ilha, na Praça Nauro Machado;
19h30min – Apresentação do Bloco Tradicional Os Feras, na Praça Nauro Machado.
Programação dia 03/12
8h às 10h – Roda de Conversa com a Comunidade Público: Feira da Praia Grande. Local: Feira da Praia Grande.
8h às 19h – Exposição Educativa sobre o Lixo no Centro Histórico. Praça Nauro Machado.
15h30min as 18h30min – Pula-Pula, Distribuição de Pipoca, Algodão Doce e Água. 
15h às 17h – Roda de Conversa com a Comunidade. Público: Bares e Restaurantes da Praia Grande.
15h30min às 17h – Apresentação Grupo Recrear É Viver – Peça Infantil sobre a importância do Patrimônio. Praça Nauro Machado.
15h30min às 17h30min - Oficina de Sucata Rede Amiga da Criança, Praça Nauro Machado.
15h30min às 17h30min – Oficina de Reciclagem, praça Nauro Machado.
17h30min às 18h30min – Apresentação Grupo Rede Amiga, na Praça Nauro Machado.
18h30min – Apresentação Cantor Local, na Praça Nauro Machado;
19h30min - Apresentação do Boi Pirilampo, na Praça Nauro Machado.
Programação dia 04/12
9h às 11h – Mesa Redonda: Patrimônio, Turismo e Sustentabilidade. Local: Auditório da Secretaria Municipal de Turismo (Setur).

O seu mandato de presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis - ABIH Nacional termina em dezembro. Que legado a sua gestão, embora curta, deixa ao presidente eleito Dilson Jatahi Fonseca?

NC: Diria que um legado de choque de transparência e de gestão. Na falta de um planejamento estratégico, ante a exiguidade temporal, elegemos fazer pouco, bem feito e com muita verdade. Daí elegemos atacar três grandes temas cruciais da hotelaria: Airbnb, Ecad e Condhotéis, sem perder de vista outros de menor gravidade. Cito como exemplos Abertura de Cassinos no Brasil, Incentivo ao Turismo Interno, Liberação de Vistos, entre outros. Tratamos estas questões com a maior objetividade e com a dose necessária de publicidade.

Cumprida a missão frente à ABIH Nacional, como o empresário – especialmente o hoteleiro – Nérleo Caus retoma as atividades concentradas no seu querido Espírito Santo?

NC: Após cinco anos junto a ABIH Nacional, ocupando os cargos de Diretor Jurídico, Diretor Administrativo, Diretor Vice Presidente e Presidente, a partir de 2016 pretendo me posicionar e ter como base o Espírito Santo. Quero incluir na minha agenda a participação em debates, palestras, encontros, entrevistas e demais instâncias do nosso setor. Estou convencido de que dei minha modesta contribuição à hotelaria nacional, mas sempre contra a ideia de se perpetuar em cargos. Nesse contexto, não posso negar que sou apaixonado pelo meu Estado de origem, do qual muito me orgulho.

Fale um pouco da sua trajetória e envolvimento com o turismo capixaba – notadamente o setor de hospedagem.

NC: Sempre tive muita propensão a receber e acolher a partir de atividade inicial no comércio e na gestão de postos de gasolina. Assim, o ingresso no ramo de hospedagem foi um pulo. Passei a buscar esse objetivo, apesar de toda malha de dificuldades encontrada no caminho. Criei e desenvolvi o Quality Suites Vila Velha (era minha residência na Praia da Costa), um empreendimento apart-hoteleiro com 180 UHS. Depois também criei e desenvolvi o Intercity Pier Hotel na Praia de Camburi, estes no ES. Hoje estou desenvolvendo novos hotéis em São Paulo e Santa Catarina, e sou partícipe de outra unidade hoteleira em Miami (Brickel), em fase de construção.

Além das praias e diferenciais receptivos do litoral, sabe-se que o Espírito Santo oferece opções no interior, com montanhas, rios, nichos culturais, gastronomia singular. Como poderia definir, em traços gerais, o Espírito Santo como destino turístico?

NC: O melhor destino nacional é o Espirito Santo! Estamos no tempo médio de uma hora e nove minutos dos maiores polos emissores do Brasil (RJ, SP, MG, DF). Além da charmosa capital Vitória, temos sítios históricos, cultura, lazer, museus, esportes, gastronomia (moqueca capixaba), praias paradisíacas - tudo isso espalhado em 78 municípios. Vale ressaltar que em 40 minutos de boa estrada chegamos à região de montanha, um parque botânico a céu aberto, com variadíssimos exemplares de nossa flora, excelente infraestrutura e o segundo melhor microclima do mundo. Isso é o nosso pequenino e solido turisticamente Estado do Espírito Santo.

Sabe-se que o impacto do desastre de Mariana, em MG, alcança o Espírito Santo. No entanto, sabe-se muito pouco sobre as dimensões desse impacto na indústria do turismo do Estado no seu todo. Poderia relativizar o peso do acidente, em termos objetivos?

NC: Sem dúvida. Embora se trate de um desastre ambiental de proporções, é preciso deixar claro que fica restrito a uma pequena região geográfica. No calor do evento e da cobertura diária da mídia, o impacto real acaba desproporcionalizado. Além disso, subestima-se o Espírito Santo em sua capacidade de superar os efeitos nocivos em termos ambientais, econômicos e turísticos.

O governo do seu Estado, tudo indica, deve estar fazendo a leitura cuidadosa do impacto do acidente de Mariana. O que o senhor espera da área governamental, para que a imagem do turismo de praia e sol não seja rasurada nem se generalize os efeitos deste evento? Há lições a extrair do episódio?

NC: Nosso Estado, hoje, tem o privilégio de contar com um governador que reúne qualidades técnico-gerenciais aliadas à extrema sensibilidade política, que se ajustariam com facilidade aos mandamentos privados. No entanto, por opção, se posicionou pelo munus publicum, e está tratando dessa questão e de outras que a circundam com o mais efetivo empenho.Tem os olhos voltados não só para o resgate ambiental e humano, mas também para a exemplar punição aos agentes causadores. Reitero: o Estado é muito maior que o episódio. E o nosso destino ainda é a melhor oferta da prateleira turística nacional!

O Senhor disse, recentemente, acreditar que a hotelaria brasileira vai prosperar com base no “modelo clássico darwiniano”, em que não sobrevivem o mais forte nem o maior, mas o que tem maior capacidade de se adaptar aos novos tempos. Como traz essa reflexão para a realidade do turismo e da indústria da hospedagem do Espírito Santo?

NC: Evocamos o chamado modelo darwiniano por uma razão muito simples e objetiva. Com a participação dos hotéis independentes em 91%, serão fundamentais a criatividade, inventividade, posicionamento e ações de gestão renovadoras. Só assim lograremos o enfrentamento das grandes redes e do vertical crescimento das plataformas digitais.

Quais transformações mais profundas pode-se esperar no ramo hoteleiro, nos próximos anos?

NC: Creio sejam aquelas no sentido da segmentação. Ou seja, da especificidade do nicho de hospedagem. O campo genérico está encolhendo a cada dia, e as demandas seguem estradas bem sinalizadas. 

O senhor disse acreditar na força do turismo interno como alavanca para a hotelaria. Como atrair mais e mais brasileiros para passar férias nas opções receptivas do Espírito Santo?

NC: O Turismo interno, em geral, para ser incentivado, necessita de medidas efetivas e de impacto positivo. Eu me refiro a uma desoneração fiscal-tributária em toda a cadeia, tendo em vista um custo de implementação mais adequado, para se chegar a preços e tarifas justas e competitivas. É muito complicado se cobrar ICMS nos voos internos e desonerar aqueles para o exterior. E, de quebra, ainda ouvir que é mais barato ir para tal lugar fora do país do que ficar por aqui. Este é apenas um exemplo. Só em 2014, o déficit da balança comercial do turismo foi de R$ 25 bilhões! (Fonte MTUR). Acredito que, após uma reforma trabalhista, fiscal, tributária; e a extinção de órgãos reguladores (que nada regulam, mas emperram), incluindo a melhoria da infraestrutura, nosso turismo interno alçará o voo esperado. Aliás, é preciso lembrar que são mais de 100 milhões de brasileiros que não fazem turismo. (Pesquisa Senac 2013). O Espirito Santo é a pérola brasileira no turismo. E a sua vez já chegou, mesmo que o DNPM fiscalize nossas 1129 barragens brasileiras ou não.

Que vantagens o senhor enumeraria sobre os diferentes destinos localizados no Espírito Santo, para o perfil médio do turista brasileiro? Que localidades destacaria?

NC: O Estado reúne praias fantásticas, com temperaturas médias de 27º, montanhas exuberantes a 40 minutos, além de um mosaico variado de ofertas turísticas já enumeradas, com preços muito acessíveis ao brasileiro mais e também menos exigente. Com criatividade e ajuda geográfica, temos a nosso favor a menor distância dos grandes polos emissores. Somos um shopping de ofertas para todos os brasileiros e visitantes do exterior.
A foto da Cachoeira de Pedra Caída, na Chapada das Mesas, é umas 48 que ilustram a exposição.
Crédito: Christian Kneeper. 
As belezas do Maranhão e um pouco do dia a dia do maranhense serão retratados na exposição fotográfica “Maranhão - Terra das águas”, a partir desta quarta-feira(2), na Câmara dos Deputados, em Brasília. A ação é promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), e acontece paralelamente ao 2º Fórum Parlamentar da Pesca e Aquicultura da América Latina e Caribe.

O foco da exposição é mostrar, para as centenas de pessoas que passam diariamente pelo corredor de acesso ao Plenário Ulysses Guimarães, que além das incontáveis belezas naturais e da exuberância de rios e marés, o Maranhão também é rico em pessoas, pessoas que apesar da vida simples, se orgulham em tirar o sustento de suas famílias desta terra que acolhe e encanta pessoas do mundo todo.

A secretária de Turismo do Maranhão, Delma Andrade, fala com emoção da proposta da exposição. “As 48 fotos da exposição ‘Maranhão, terra das águas’, vão preencher os 50 metros de extensão, totalizando 100m de plotagem, do corredor, do viver maranhense, da vida dura e gratificante de quem sobrevive da pesca, das delícias gastronômicas que são encontradas apenas aqui, do artesanato típico da região e principalmente, da exuberância de rios e nascentes, e das variações de nossas marés, que aliadas ao segundo maior litoral do Brasil, fazem do Maranhão a verdadeira terra das águas”.

A exposição tem como tema principal as águas do Maranhão com uma abordagem ampla, considerando aspectos como a prática da pesca, gastronomia, artesanato e o “ser maranhense” em geral.  Com foco geográfico nas regiões das Águas do norte, que corresponde ao Litoral e Lençóis; Águas da baixada e Águas do sul, correspondendo à Chapada das Mesas, a exposição conta com fotografias de Christian Kneeper, Edgar Rocha, Geraldo Kosinski e Meireles Júnior, conhecidos por retratar com olhar diferenciado a simplicidade da beleza maranhense.

“O objetivo é chamar a atenção para a verdadeira poesia que emana das paisagens e dos maranhenses, mexendo com as expectativas e instigando o observador a querer mais, o que só será possível visitando o Maranhão”, comenta Delma Andrade.

Além de exuberância da terra das águas, a mostra presta uma homenagem aos maranhenses que contribuem para construção da identidade do estado, sendo pelo artesanato característico ou pela gastronomia tão elogiada pelos visitantes. A exposição fica aberta ao público até o dia 18 de dezembro, inclusive aos sábados, domingos e feriados, no corredor de acesso ao Plenário Ulysses Guimarães. 

Entre os momentos retratados estão, por exemplo, todo o ciclo da pesca que vai do preparo dos equipamentos utilizados até o prato na mesa das famílias; os tipos de embarcações e os diferentes tipos de pesca artesanal praticados no estado.





Na última sexta-feira, 27, a cidade de Santo Antônio dos Lopes,  distante 310 km de São Luís, viveu momentos importantes nas áreas da saúde e da educação. 

Na pasta da educação,  comandada com muita responsabilidade pela secretária Vânia Barbosa e sua equipe de diretores, coordenadores e merendeiras, a I Feira de Conhecimento e Evolução do município de Santo Antônio dos Lopes, que reviveu a sua história até os tempos de hoje. O evento reuniu pais e alunos em um grande evento. "A educação já é muito valorizada no município e a feira envolveu todos os professores,  pais e alunos em um trabalho de pesquisa, para valorizar nossa história e nossos alunos", declarou a deputada estadual Ana do Gás (PRB) que também é primeira-dama de Santo Antonio dos Lopes.  O prefeito Eunélio Mendonça  (PSD), acompanhou as apresentações ao lado ainda do presidente da Câmara de Vereadores, Gledson; do vereador Eliton Amaro e de sua esposa Leidiane; do Veredor Clodomir e da secretária de Administração, Conceiçao leal.

Paralelamente à Feira do Conhecimento, a administração municipal por meio da Secretaria de Saúde e sob o comando da secretária Dra. Janaína e sua equipe, promoveu eventos alusivos à campanha do Novembro Azul. Uma grande caminhada arrastou uma multidão pelas ruas da cidade até à Praça Abraão Ferreira, onde  foram realizados vários atendimentos com os médicos Dr. Messias e Dr. Fabrício, aferição de pressão arterial,  glicemia,  consultas médicas,  vacinação,  marcação de exames, ultrasson de próstata e PSA. "A saúde é outra prioridade no município e estamos alinhados com as campanhas de prevenção da população ", destacou a deputada. 

E para encerrar o dia, a 6a Marcha Evangélica, com o show da cantora Lauriete. O evento, que reuniu mais de 5 mil pessoas, contou com o apoio total da prefeitura municipal, da deputada Ana do Gás e todas as igrejas evangélicas do município, com as presenças dos pastores Zeca, da Assembleia de Deus e outros pastor Marcos, pastorJean e pastor Marcone, que puxou a marcha no trio.
domingo, 29 de novembro de 2015
Pedagogia dos Multiletramentos: Diversidade Cultural e Linguagens em Contextos Educativos. Esse foi o tema da V Jornada de Formação de Docentes da Universidade Estadual do Maranhão. Uma organização do curso de licenciatura em Pedagogia, modalidade a distância. A jornada buscou refletir sobre as práticas pedagógicas em construção, considerando as novas interações sociais perante uma sociedade multicultural globalizada.

“Essa foi a quinta edição da Jornada e é um orgulho proporcionar momentos tão ricos como este para nossos alunos. Estamos aqui com o objetivo de trazer para o centro das reflexões sempre temas relevantes, atuais e inovadores”, disse a Coordenadora do Curso de Pedagogia a distância, Profa. Heloisa Varão.

A Coordenadora do UEMAnet, Profa. Ilka Serra, ressaltou a importância do evento e parabenizou todos os educadores e estudantes presentes. “Parabenizo cada um e agradeço por contribuírem com as discussões, cujas temáticas são da maior relevância tanto para o processo de formação de docentes quanto para o exercício da profissão”, destacou ela.

Durante três dias foram realizadas atividades diversas como palestras, mini-cursos, oficinas, mesas redondas e apresentação de trabalhos científicos. Dias de discussão sobre mídia e educação, educação sexual, gênero e educação, o pedagogo enquanto agente de letramento, literácia digital, entre outros assuntos.

A palestra de encerramento teve o tema Didática: a pedagogia aplicada na sala de aula, ministrada pelo Prof. Dr. Casemiro Campos, da Universidade Federal do Ceará – UFCE. Durante a palestra ele destacou que a ação didática do professor deve ser alicerçada na pedagogia. “É preciso que o professor, como sujeito epistêmico, saiba o que ensina, domine o conteúdo e conheça em profundidade as unidades e tópicos do programa de disciplina. Fazer a aula implica conhecer os alunos. É interessante o professor promover adaptações do conteúdo considerando a realidade dos educandos. Manter tom amistoso, ser agradável, apresentando tranquilidade, sendo sereno e se dirigir à turma passando confiança, são atitudes que podem entusiasmar os alunos”, enfatizou ele.

O professor, ainda, complementou: “O docente deve assumir abordagem que leve o aluno a habituar-se a vencer dificuldades. Deve estimular a curiosidade animando-o para o gosto nos estudos. Os alunos devem ser motivados para fortalecer a auto-estima. A docência requer bom humor, comunicação e vivacidade. A escola e a sala de aula devem ser espaço de trabalho, mas essencialmente, de transformação das pessoas”.

Participaram da Jornada os seguintes polos: São Luís, Arari, Santa Inês, Santa Quitéria, Pinheiro, Fortaleza dos Nogueiras, Grajaú, Porto Franco, Bacabal e São Bento. 
sábado, 28 de novembro de 2015
O deputado estadual Júnior Verde (PRB) lançou nesta sexta (27) a pré candidatura de Júnior Coelho a prefeito pelo Partido Republicano Brasileiro, no município de Estreito, no Sul do Maranhão. Uma grande festa reuniu lideranças políticas da região para o ato de lançamento. Hoje a legenda possui 25 prefeitos e tem lançado candidatos em todas as regiões do Estado.

“A cada dia o PRB vem alcançando espaços políticos importantes, e avançando em todas as regiões do Estado, o que aumenta a nossa responsabilidade com o povo maranhense”, destacou o parlamentar, que foi bastante aplaudido pelos presentes.

O pré-candidato Júnior Coelho, filho do ex prefeito Zequinha Coelho, agradeceu a presença de todas as lideranças que participaram do evento e apresentou suas propostas e compromissos à frente do Executivo Municipal em Estreito.

“O PRB tem se comprometido com a gestão pública dos municípios não só nas questões partidárias, mas acima de tudo, nas causas sociais”, concluiu o deputado Júnior Verde.
Com o objetivo de fomentar e trazer melhorias para o setor turístico do Maranhão, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Turismo, iniciou uma série de reuniões para a realização de acordo de cooperação técnica com o Banco do Nordeste no Brasil (BNB).

A parceria visa a execução de ações conjuntas a fim de realizar procedimentos operacionais necessários à implantação, ampliação, modernização e reforma de empreendimentos do setor turístico, bem como a redução tributária e o oferecimento de capital de giro e crédito comercial destinados aos equipamentos turísticos e profissionais individuais, como os artesãos.

Para a Secretária de Turismo, Delma Andrade, a parceria vem em um momento crucial para cooperar com a recuperação e renovação do setor,  diante da crise econômica enfrentada pelo país e pela falta de políticas publicas voltadas para o turismo nos últimos anos. "Em um momento que a economia está em baixa e não se percebe uma continuidade nas ações voltadas para o turismo, este acordo vai ajudar os empresários que sofrem com a falta de investimento e capital de giro a terem uma sobrevida nos próximos anos".

“Nossa intenção é buscar o maior número de parcerias possíveis para incentivar os empresários do Brasil e até de outros países a investirem no Maranhão. A partir do momento em que tivermos um plano norteado pelo levantamento das potencialidades do turismo, eventos de atração de investidores e promoção das linhas crédito, o Maranhão fica aberto para receber grandes investimentos à médio e a longo prazo”, completou a Secretária.

Para o Superintendente do BNB, César Ney, a iniciativa do Governo do Estado engrandece a participação do banco na expansão do turismo maranhense. “O BNB investe em aeroportos modernos, na recuperação de estradas e no saneamento básico, mas também prima pelo crescimento dos empresários locais. Ajudar a implantar, expandir, modernizar, reformar ou relocalizar empreendimentos do setor de turismo, capacitar pessoal, informatizar empresas e investir na promoção do Maranhão, faz parte do conjunto de ações que o BNB faz questão de participar”. 

Na reunião ficou acordado que a Setur e o BNB iniciarão uma série de levantamentos para identificar as estratégias adotadas no acordo de cooperação.  


A Prefeitura Municipal de São Luís, por meio da Secretaria de Turismo, da Subprefeitura do Centro de São Luís e da Fundação Municipal do Patrimônio Histórico lançará no próximo dia 01 de dezembro, a campanha Eu Amo o Centro Histórico. O objetivo, além de marcar a passagem do dia do Patrimônio Histórico, é sensibilizar moradores e comerciantes da área sobre a necessidade de cuidar do maior conjunto arquitetônico de origem portuguesa da América Latina. A abertura da campanha acontece as 16h30min na praça do Pescador, no Desterro.

A Setur tem trabalhado com o total apoio da Prefeitura na promoção do destino São Luís com fins de aumentar o fluxo de turistas e a circulação comercial na área. “O prefeito Edivaldo Holanda não tem medido esforços para viabilizar o turismo como fonte geradora de emprego e renda para a comunidade e investido em projetos que garantam a preservação da memória histórica e cultural”, explicou a secretária de Turismo do Município, Socorro Araújo.

De acordo com o subprefeito da cidade, Fábio Henrique Carvalho, essencial é desenvolver atividades direcionadas aos moradores e comerciantes do centro histórico no intuito de estimulá-los a preservar o ambiente. Vale lembrar que inúmeros moradores são artesãos com pontos de comércio instalados entre as ruas do centro de São Luís.  

A abertura da campanha “Eu amo o Centro Histórico” será às 16h30min na Praça do Pescador (Desterro), e terá como foco explicar as ações de interesse social a serem desenvolvidas ao longo da campanha. Depois todos estão convidados para a caminhada com intervenções artísticas e musicais pelo centro histórico. O intuito é fazer com que a atividade desperte a atenção de todos, convidando-os a participarem intensamente da programação dos trabalhos que serão realizado de 01 a 04 de dezembro.

Programação Dia 02/12
15h as 19h –Exposição Educativa sobre o Lixo no Centro Histórico, na Praça Nauro Machado.
15h as 19h – Exposição Pop Up, na praça Nauro Machado;
15h30min às 17h30min – Oficina de Fotografia no auditório da SETUR;
15h30min às 17h30min – Oficina de Educação Patrimonial, Oficina de Reciclagem (SEMOSP), Oficina de Reciclagem (IMPUR), Oficina de Artesanato para Crianças, todas na Praça Nauro Machado;
17h30min às 18h30min – Apresentação dos Amigos da Dança, na Praça Nauro Machado.
18h30min às 19h30min – Apresentação Cia de Teatro Histórias da Ilha, na Praça Nauro Machado;
19h30min – Apresentação do Bloco Tradicional Os Feras, na Praça Nauro Machado.
Programação dia 03/12
8h às 10h – Roda de Conversa com a Comunidade Público: Feira da Praia Grande. Local: Feira da Praia Grande.
8h às 19h – Exposição Educativa sobre o Lixo no Centro Histórico. Praça Nauro Machado.
15h30min as 18h30min – Pula-Pula, Distribuição de Pipoca, Algodão Doce e Água. 
15h às 17h – Roda de Conversa com a Comunidade. Público: Bares e Restaurantes da Praia Grande.
15h30min às 17h – Apresentação Grupo Recrear É Viver – Peça Infantil sobre a importância do Patrimônio. Praça Nauro Machado.
15h30min às 17h30min - Oficina de Sucata Rede Amiga da Criança, Praça Nauro Machado.
15h30min às 17h30min – Oficina de Reciclagem, praça Nauro Machado.
17h30min às 18h30min – Apresentação Grupo Rede Amiga, na Praça Nauro Machado.
18h30min – Apresentação Cantor Local, na Praça Nauro Machado;
19h30min - Apresentação do Boi Pirilampo, na Praça Nauro Machado.
Programação dia 04/12
9h às 11h – Mesa Redonda: Patrimônio, Turismo e Sustentabilidade. Local: Auditório da Secretaria Municipal de Turismo (Setur).
O deputado Fábio Braga (PTdoB) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa, na quinta-feira (26), para comentar sobre o ranking das melhores cidades do Brasil de 2015, artigo publicado pela revista ISTOÉ, em uma edição especial, no mês de setembro, como também a respeito da reportagem sobre as cinquenta pequenas cidades desenvolvidas no Brasil, publicação essa da Revista EXAME.

O parlamentar falou que os indicadores são relativos aos anos de 2011, de 2012 e de 2013, e aproveitou a oportunidade para parabenizar Vargem Grande, cuja participação dos empresários, pequenos comerciantes e dos produtores, que geraram renda, dos professores, diretores de escola, dos profissionais de saúde, funcionários públicos e de todos que contribuíram para melhorar a vida da população do município.

Para Fábio Braga, os indicadores sociais melhoram porque, num período de cinco anos, foram construídos em Vargem Grande poços artesianos, mais 1.500 casas, creches, cinco quadras esportivas, escolas construídas e reformadas, postos de saúde, o portal da cidade, urbanização do Açude na sede do município, urbanização do parque de exposições, melhorias no mercado público, mais 350km estradas vicinais e asfaltamento de ruas e outros benefícios.

Na avaliação de Fábio Braga “Durante muito tempo Vargem Grande foi esquecida. Mas, em um período, tivemos um avanço considerável, pois o município agora é reconhecido como uma das 50 pequenas cidades mais desenvolvidas do Brasil, por esses avanços ”, afirmou.

Por outro lado, Fábio Braga revelou que a população de Vargem Grande ainda enfrenta inúmeros problemas, como a falta de água potável, a rede de esgoto, e, o mais grave, a segurança, além da falta de política de geração de emprego e renda. “Temos reclamado para resolver essas questões em Vargem Grande, pois a população sofre com os problemas, especialmente aquela que mora na periferia”, lamenta.   

CRITÉRIOS RIGOROSOS
Fábio Braga esclareceu que o propósito da reportagem da Revista - em parceria com a Editora 3 e a Empresa Austin Rating - foi analisar, classificar e mapear o nível de desenvolvimento sócio econômico de 5.565 municípios brasileiros, com o objetivo de desenvolver o índice de inclusão social e analisar 212 indicadores relacionados às áreas social, econômica, fiscal e digital. 

A análise ocorreu de forma quantitativa e qualitativa e levou em consideração os indicadores de vários anos, permitindo classificar as cidades com base na igualdade de oportunidades entre os habitantes. As informações sobre os municípios foram extraídos do IBGE, da Secretaria do Tesouro Nacional, do DATASUS, do Ministério da Indústria e Comércio e outros. 

A mostra contemplou 5.565 municípios, de um total de 5.570, divididos em pequeno porte (50 mil habitantes), médio porte (até 200 mil habitantes) e grande porte (acima de 200 mil habitantes).  Foram levados em consideração os indicadores fiscais, aplicação de recursos na saúde, capacidade de arrecadação, padrão de vida, mercado de trabalho, qualidade de vida e outros. 

Finalizando, Fábio Braga destacou que o estudo citou mais de 30 municípios do Maranhão, alguns em várias categorias, entre elas, capacidade de arrecadação e aplicação de recursos públicos na saúde. Dentre as cidades, estão São Luís, Imperatriz, Santo Antônio dos Lopes, Tufilândia, Brejo de Areia, Davinópolis, Pirapemas, Miranda do Norte, Balsas e Buriticupu. Quanto as cidades de Viana e de Vargem Grande, nos indicadores sociais do ranking da revista, elas figuram no quesito qualidade de vida e cidade de pequeno porte até 50 mil habitantes, respectivamente 4º e 6º lugares.
quinta-feira, 26 de novembro de 2015
Há pouco menos de um mês que assumiu como Superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Arquitetônico no Maranhão - IPHAN, Alfredo Alves Costa Neto. Maranhense, natural de Carolina/MA, é Arquiteto Urbanista, com especialização em Gestão Publica. Ele concedeu sua primeira entrevista depois de empossado ao Jornal Cazumbá, onde falou das suas primeiras ações a frente do órgão, entre os quais projetos, restauros, compensações ambientais e PAC das Cidades Históricas, entre outras. Confira!

JORNAL CAZUMBÁ – O senhor acabou de assumir a superintendência regional do IPHAN no Maranhão. O Senhor já está ambientado no cargo e quais as expectativas?
Alfredo Alves Neto – Tivemos a oportunidade de fazer uma boa leitura técnica do que tem hoje dentro da casa e as expectativas são excelentes. Além das ações do próprio IPHAN em relação a reforma de alguns casarões históricos, temos um carro chefe que é o PAC das Cidades Históricas, são 44 ações e uma boa quantia de recursos para ser aplicado aqui em São Luís. No cenário econômico em que o país se encontra hoje, eu vejo isso como algo motivador para a classe empresarial, trabalhadora, pois temos oportunidade de desenvolver e prestar serviços para a preservação do nosso Centro Histórico.

JORNAL CAZUMBÁ – Como deve ser administrado os bens tombados e sua maneira  de preservação?
Alfredo Alves Neto – O IPHAN é um órgão licenciador. Numa área tombada é de responsabilidade do Instituto licenciar as ações, atividades dentro do perímetro tombado. Mas, isso só vai funcionar de fato se houver parcerias. Se não formos parceiros do município, do Estado e de outros órgãos que também trabalham na área de preservação e conservação de áreas históricas não vamos ter sucesso. Volto a frisar, que nesse cenário de crise econômica o que fortalece qualquer ação são as parcerias. 

JORNAL CAZUMBÁ – O IPHAN em parceria com a UFMA entregou, recentemente, o Complexo de Santa Amélia, mas tem a questão da Fonte das Pedras que fica dentro do Complexo. A UFMA quer incorporar e a Prefeitura quer ceder. Como o IPHAN entra nessa história?
Alfredo Alves Neto  Aqui é a questão da parceria. A nossa atividade depende muito dos proprietários das áreas. O IPHAN é um parceiro, mas ele não pode atribuir diretamente a propriedade do imóvel. Então, se este tem interesse em buscar essa parceria na tentativa de melhorar, restaurar e atividades de preservação e conservação do nosso patrimônio nos procure, pois é interesse nosso. Nesse caso específico, além da UFMA tem o município de São Luís e vai ser estabelecida uma parceria. Nós precisamos dialogar. É muito importante deixar claro que o IPHAN faz uma leitura técnica para depois ter a tomada de decisões.  

JORNAL CAZUMBÁ – Sobre prédio do SIOGE e outros casarões no Centro Histórico de São Luís, que estão abandonados, em ruínas. O que o IPHAN pretende fazer em relação a estes casarios?
Alfredo Alves Neto – No caso do SIOGE ele já é um objeto do PAC, ou seja, já está prevista a sua reforma. Mais do que o PAC já buscamos parceiros, nesse caso é a UFMA. O nosso interesse além de revitalizar o prédio, a Universidade tem a proposta de criação de um curso ou de uma especialização na área da arqueologia. Em um interesse nosso já assumido no que diz respeito a reforma do prédio e um interesse da UFMA no uso do mesmo. Essa parceria já está consolidada e já em prática. E, assim, teremos diversos outros prédios na área central, onde o nosso interesse vai além da reforma. É necessário colocar pessoas nesses espaços, dá uso a eles, dá vida ao centro.

JORNAL CAZUMBÁ – Grande parte dos prédios do Centro Histórico são de propriedade particular e estão abandonados, sendo abrigo para drogados e para acúmulo de lixo. De que forma o IPHAN vai atuar nesses casos?
Alfredo Alves Neto – Temos instrumentos legais a serem utilizados nesse caso. Primeiro há o processo de notificação no auto de infração, de termo de embargo. Mas, o que nos interessa mais do que esse procedimento de identificação e notificação, é reconhecer o proprietário e provocá-lo sobre o potencial daquele prédio e se ele não tiver interesse em nem sequer vender o imóvel, por exemplo, ai sim partiremos para os instrumentos legais baseado nas legislações municipais de São Luís sobre a questão de como fazer a transferência desse imóvel para alguém que tenha interesse de fato no uso. Nos interessa um empreendedor ou uma família que é da área central e queira morar e dá vida ao prédio. 

JORNAL CAZUMBÁ – A Prefeitura de São Luís, por meio da Subprefeitura do Centro Histórico, está fazendo algumas intervenções, lacrando esses casarões abandonados, e, também, fazendo melhorias em algumas praças e logradouros daquela área. Esse trabalho está de acordo com os padrões estabelecidos pelo IPHAN?
Alfredo Alves Neto – Como algumas dessas ações estão contempladas no PAC das Cidades Históricas, nosso primeiro compromisso em reformar o prédio é recebê-lo na obra. Então, como o prédio é do município, ele está tendo essa percepção e esse cuidado de lacrar o imóvel, retirar os entulhos para desobstruir a obra. Às vezes o prédio está ocupado, então é feito um cadastro social dessa família para fazer a liberação do espaço para obra. Esse é o nosso compromisso, receber o espaço livre para a obra.

JORNAL CAZUMBÁ – Em relação a troca de postes para a melhoria da iluminação do Centro Histórico. Este trabalho está de acordo?
Alfredo Alves Neto – Nós temos uma classificação técnica hoje em relação a isso. Estamos com um Plano Diretor da Iluminação Pública, que precisa ser finalizado para iniciar a obra. Então, lá nos temos duas concepções, que está em processo de definição sobre qual delas será adotada sobre a iluminação pública. Estamos deixando bem claro que é interesse nosso em levar à risca não só a legislação municipal, mas também o interesse comum da sociedade. Iremos fazer a intervenção de acordo com cada localidade.

JORNAL CAZUMBÁ – E aquele prédio da REFSA, que agora foi lacrado?
Alfredo Alves Neto – O prédio também está inserido no PAC. Temos um projeto belíssimo para lá, que vai dá uma valorização cênica, de iluminação, de edificação, irá valorizar a volumetria original do prédio. Ele comportará a Secretaria Estadual de Turismo. É uma ação já prevista. Ainda estamos na fase de conclusão do projeto para logo depois dá inicio à obra. Num prazo de 6 a 8 meses teremos o projeto não só concluído, mas já com o procedimento de ordem de serviço com a empresa vencedora da licitação, que dará início as obras.  E não é só o prédio, mas todo o entorno, o paisagismo, as pracinhas, tudo está envolvido nesse projeto.

JORNAL CAZUMBÁ – Rua Grande. Muito se falou no restauro do centro comercial. Como está essa situação?
Alfredo Alves Neto – A Rua Grande de todos os projetos do PAC das Cidades Históricas ele é o maior. De todo o recurso direcionado para o PAC no Estado, 20% será investido na Rua Grande. É pensando na valorização do local, no pedestre, no usuário, na facilidade e acessibilidade dos cadeirantes, deficiente visual, etc. Estamos pensando na mobilidade e facilitação do acesso de qualquer cidadão ao comércio da rua, integrando, também, a praça Deodoro. É uma ação envolvendo melhoria e qualidade no acesso. Finalizamos o projeto e imagino que até janeiro teremos o início das obras.

JORNAL CAZUMBÁ – Sobre as compensações já acordadas e as futuras. Como fica na sua gestão?
Alfredo Alves Neto – Na verdade as compensações geralmente são feitas através da assinatura de um termo, aonde é identificado o construtor, responsável, empresário e o IPHAN como órgão de fiscalizador. Um desses casos é o Engenho de Pindaré Mirim, onde estão contempladas as atividades da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, com auditórios, sala multiuso e etc. Fizemos reunião nesse mês sobre o detalhamento do projeto e creio que em três meses já teremos condições de início de obras. É um exemplo claro de que as compensações, os compromissos firmados com as empresas serão revertidos em benefícios à sociedade. Onde tiver área de tombamento federal teremos investimentos por meio dessas medidas compensatórias. 

JORNAL CAZUMBÁ – A sede do IPHAN, no Maranhão, é uma casa arrumada no modo geral?
Alfredo Alves Neto – A nossa equipe ainda é reduzida. A equipe trabalha dobrado para que consigamos manter as metas. Mas, é uma equipe muito boa em termo de qualificação profissional e isso contribui muito para o desenvolvimento das ações. Precisamos de mais técnicos, é fato. Contamos com uma equipe técnica profissional na área de engenharia e arquitetura de 15 profissionais e na área administrativa mais 15 profissionais. Uma equipe de 30 pessoas que toca essa infinidade de projetos. 

1- O outro não existe para te agradar.

2- Ninguém é culpado pelo que você está sentindo. É você que opta pelos sentimentos que tens neste momento.

3- A arte de viver sem expectativas e, sim, com perspectiva é a chave para não se frustrar.

4 - Cure em você o vício da necessidade de aprovação do outro. Só assim, poderá desfrutar da ousadia e confiança natural ao seu espírito.

5 - Você não tem controle de nada, por mais que acredite que tenha. Lembre-se, daqui a pouco a Terra irá reivindicar o seu corpo e deixarás esse planeta para ingressar numa nova fase de existência. Abra mão do controle, só assim terá domínio sobre si mesmo e sobre sua vida. Controle é um reflexo do medo, domínio é um reflexo do estado de ausência absoluta de tensão interna.

6 - Não se deforme ou se descaracterize para tentar "caber" no espaço apertado do pensamento que o outro tem em relação a você. Isso não vai dar certo. Quando você se deforma para agradar alguém, sua luz se apaga e é apenas você que fica no escuro se sentindo perdido.

7 - Não acredite no que os outros dizem para você, por mais romântico e poético que possa ser. O que importa são as atitudes e não as palavras.

8 - Abandone o orgulho e o delírio de acreditar que tudo vai ser como você quer.
9 - Tudo é passageiro.Como diria Charles Chaplin. De perto a vida é uma tragédia, de longe é uma comédia. Daqui a pouco você vai rir de todos os dramas que criou. Pois tudo passa.

10 - Você é responsável por tudo que está acontecendo em sua vida. Seus pensamentos e sentimentos predominantes irão formatar a sua realidade; quer você queira, quer não. Portanto, se quiser mudar a sua realidade, mude seus pensamentos e sentimentos.

11- Carência emocional não é a necessidade de receber e, sim, de se dar. Só você poderá suprir suas necessidades emocionais. Projetá-las em alguém é o mesmo que pedir para que alguém se alimente para saciar a sua fome.

12 - Viva com simplicidade e com mais realidade. Só assim, quem você realmente é, vai surgir de verdade. Ria mais e não leve tudo tão a sério. Afinal de contas, a essência da vida é se descobrir e desfrutar dessa maravilhosa aventura chamada evolução. Paz & Consciência.

(texto e foto: Horácio Frazão/internet)

Uma importante parceria realizada entre a Prefeitura de São Luís e o Colégio Educator vai contribuir para a criação de mais espaços de leitura, iniciativa desenvolvida por meio do programa "Todos por São Luís", nos bairros onde ocorrem as ações do projeto. Na manhã desta quarta-feira (26), a primeira-dama da capital, Camila Holanda, que é coordenadora geral do programa, recebeu um lote com cerca de 200 livros de literatura infantil, frutos de arrecadação realizada entre os alunos do Colégio Educator.

Camila destacou a importância da iniciativa que tem como objetivo estimular nas crianças e jovens o gosto pela leitura e proporcionar espaços onde eles possam desenvolver a atividade. "O engajamento das instituições parceiras tem sido de fundamental importância para a viabilização desses 'cantinhos da leitura', que são como sementes deixadas nos bairros por onde passa o programa "Todos por São Luís". A ação, além de propiciar esses espaços, contribui ainda para estimular o senso de solidariedade nas crianças que contribuem com as doações nas escolas parceiras", disse a primeira-dama.

CAMPANHA

O ato de doação aconteceu na unidade do Calhau e contou com a presença dos alunos da Educação Infantil; da diretora da Biblioteca Municipal do Bairro de Fátima, Rita Oliveira; da assessora municipal, Graça Moura; da coordenadora da biblioteca do Educator, Genilde Baldez; entre outros profissionais da escola.

No Colégio Educator, os livros foram arrecadados por meio da campanha "Um ao outro Ajudou", desenvolvida pela escola, com o envolvimento de alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, sob a coordenação da biblioteca da instituição. O acervo arrecadado é composto em sua maioria por títulos da literatura infanto-juvenil.

A coordenadora da campanha "Um ao outro Ajudou", Josane Cavalcante Ferreira, que é professora de ensino religioso no Educator, analisou a importância da parceria com o "Todos por São Luís" e do envolvimento dos alunos no projeto. "Esse ato de doação de livros com a participação de nossos alunos é uma culminância dos ensinamentos repassados em sala de aula sobre valores, amor ao próximo, ética e solidariedade, por exemplo. É fazer na prática o que aprenderam na teoria", frisou a professora.

TODOS POR SÃO LUÍS

O projeto de criação dos espaços de leitura nos bairros onde forem realizadas as edições do programa "Todos por São Luís" é uma iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Comunicação, que visa instalar novos espaços para a atividade e oportunizar à população outros pontos de pesquisa, saber e conhecimento.

O deputado estadual Júnior Verde (PRB) foi destaque do Quarta Cultural, uma iniciativa da TV Assembleia com o objetivo de valorizar a cultura local. O parlamentar e sua esposa, vice-presidente do Grupo de Esposas dos Deputados do Estado do Maranhão (Gedema), Dra. Sandra Lima, recitaram poesias em homenagem a São Luís. Esta foi a quarta edição do projeto, que contou com apresentações de funcionários da Casa e do espetáculo da Companhia de Teatro Pão com Ovo.  

Para surpresa da platéia que lotou o auditório do Complexo de Comunicação da Assembleia, Júnior Verde interpretou poesias de autoria do Livro 'São Luís, uma obra de arte’, de autoria própria, em uma performance emocionada.

“Recitamos algumas poesias em homenagem a São Luís, reflexo de uma obra literária que temos sobre a capital Patrimônio da Humanidade”, comentou o deputado, acompanhado da esposa.

“Esse projeto é maravilhoso, pois está dando oportunidade a grandes talentos se apresentarem e incentivar de certa forma a classe artística e a gente só tem a contribuir como prata da casa. Todos estão de parabéns”, reforçou Sandra Lima.

O Quarta Cultural também contou a participação do servidor Ricardo Bondim e banda, que divulgou suas canções e interpretou MPB e forró pé de serra, e do Espetáculo Pão com Ovo, com humor que brinca com as situações diárias.

O diretor de comunicação da Assembleia, Carlos Alberto Ferreira, comemorou o sucesso do Quarta Cultural. “A melhor demonstração disso é plateia ocupando todos os assentos para prestigiar nossas atrações”, observou.

 “Agradecemos a TV Assembleia pela oportunidade e parabenizamos pela iniciativa de proporcionar a artistas maranhenses um espaço para mostrar seus talentos”, acrescentou Júnior Verde.
Os técnicos do Iphan-MA apresentaram à equipe do Sebrae no Maranhão os projetos e programas que estão em andamento no estado
Reunião aconteceu na terça-feira entre dirigentes e técnicos das duas instituições para alinhamento de ações conjuntas que podem iniciar ainda este ano.

Dirigentes do Sebrae no Maranhão e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan-MA) estiveram reunidos na última terça-feira, 24, com seus respectivos técnicos, na unidade do Sebrae da D. Pedro II, para alinhar futuras parcerias relativas aos segmentos de cultura, turismo e comércio. Para o Iphan, a expertise do Sebrae pode somar aos projetos da instituição que estão em andamento no Maranhão.

“Nos preocupamos com a questão patrimonial, porém as famílias e pessoas que moram ou trabalham nesses locais também são nosso foco, pois elas irão ajudar não apenas a preservar essas áreas mas, principalmente, a lhes dar utilidade, revitalizando-as”, pontuou o superintendente do Iphan-MA, Alfredo Costa Neto. “A ideia dessa parceria com o Sebrae é de viabilizar ou dinamizar as cadeias produtivas nessas obras de revitalização e em seus entornos, com vistas ao fomento ao empreendedorismo. E desenvolvimento da economia do Estado”.

A equipe do Iphan-MA apresentou aos técnicos do Sebrae todos os projetos da instituição em andamentos no Maranhão, tanto os próprios quanto os do PAC Cidades Históricas, os voltados ao patrimônio imaterial e os advindos de compensações judiciais.

“O Iphan não é apenas uma instituição que fiscaliza intervenções no patrimônio histórico, mas possui projetos e programas próprios, sempre referentes ao seu foco principal: preservar, divulgar e fiscalizar os bens culturais brasileiros, além de garantir a utilização dos mesmos pela atual e futuras gerações. O que vimos aqui nos motivou bastante, pois podemos contribuir muito com a expertise da nossa instituição que tem um vasto portfólio de ações, programas e projetos voltados para o fomento do empreendedorismo, sem falar na nossa capilaridade de atuação que perpassa por todos os segmentos de negócios”, destacou o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins.

Do Sebrae, além do diretor superintendente, João Martins, participaram os gestores da área de Soluções e Interlocuções; de Turismo, Artesanato e Cultura; de Serviços Turísticos no Polo São Luís; Desenvolvimento da Cadeia Produtiva da Construção Civil em São Luís e do Memorial Sebrae-MA. Na próxima reunião, ainda sem data definida, será a vez de o Sebrae fazer a exposição de seus programas e projetos que venham ao encontro do que foi apresentado pelo Iphan.  As duas instituições já sinalizam que a parceria será efetivada ainda este ano.

(Foto: UCM/Sebrae no Maranhão)
A deputada estadual Ana do Gás (PRB) fez uso do Pequeno Expediente da Sessão Plenária desta quarta-feira (25) para esclarecer pontos do discurso do deputado Vinícius Louro da última terça-feira (24), sobre as operações da termoelétrica instalada em Santo Antônio dos Lopes em relação ao Rio Mearim.

Segundo o deputado, somente agora a empresa Eneva teria se interessado em participar de uma audiência pública apenas pelo seu interesse na renovação da outorga de funcionamento fornecida pelo governo do estado. A parlamentar informou que a audiência pública realizada no último dia 20, na cidade de Pedreiras, não foi para tratar exclusivamente das operações da Eneva, que tem assento no Comitê. “A Audiência Pública do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Mearim reuniu gestores públicos, usuários e sociedade civil organizada em uma reunião que faz parte da rotina de atores envolvidos e comprometidos com os recursos hídricos, principalmente porque já existe um colegiado criado”, defendeu a parlamentar.

A deputada também comentou sobre os possíveis impactos sofridos pelo rio. “Um dos pontos que venho esclarecer sobre os impactos ambientais que aquele grande rio de quase um quilômetro de extensão vem sofrendo, não são apenas de empresas, existe também a exploração de areia às margens do rio, esgotos despejados, aumento e ocupação das suas margens”, defendeu.

Outro ponto que foi esclarecido pela republicana foi quanto à captação de água. “Sobre a captação da água do rio Mearim pela termelétrica, que foi iniciada no mês de setembro deste ano de 2015, ontem mesmo eu solicitei as informações recentes da empresa Eneva, que tem a outorga para o funcionamento de 24 horas/dia, apesar de não operar 24 horas/dia”, explicou a deputada.  

Segundo o relatório da empresa apresentado à deputada, são capitados hoje somente 20% do volume liberado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente, que representa 600 metros cúbicos/hora desse volume capitado. A empresa desenvolve cerca de 240 metros cúbicos dentro dos padrões de lançamento que determina essa legislação vigente, tudo acompanhado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente. Hoje a vazão do rio Mearim é em torno de 35 metros cúbicos por segundo.

De acordo ainda com o documento, a Eneva capta somente 0,16 metros cúbicos por segundo. A vazão outorgada para a Usina Termoelétrica Parnaíba, que é de três mil metros cúbicos por segundo, não diminui mais que 3% do regime natural ou sazonal de vasões. A vazão captada hoje é de 600 metros cúbicos por hora, que corresponde a menos de 0,45% do regime natural de vazões, tendo um impacto pequeno.

Essa outorga superficial de captação da água do rio Mearim foi dada em 2013, há quase dois anos, pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente. “A empresa promoveu durante esse período várias audiências públicas para tratar desse projeto para esclarecer aos municípios de Santo Antônio dos Lopes, Capinzal e de Pedreiras, sempre se colocando à disposição do Ministério Público, da Sociedade Civil, dos comitês de bacias hidrográficas”, explicou.

A deputada informou também que a empresa detém outras opções de utilização de água, como um reservatório de água pluvial de dois milhões/m³, onde a água é utilizada e reaproveitada, além de cinco poços artesianos, com licenças liberadas pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente. “Essas são as informações técnicas que trago para esclarecimento de todos e dizer que não tenho interesse em ocultar qualquer informação a respeito do empreendimento localizado na cidade de Santo Antônio dos Lopes, nem como primeira - dama e muito menos como deputada estadual”, finalizou Ana do Gás.

quarta-feira, 25 de novembro de 2015
Rafael Leitoa comemora fim das obras na Ponte da Amizade
Em pronunciamento na manhã desta quarta-feira (25), o deputado Rafael Leitoa (PDT), justificou a ausência ocorrida na última segunda-feira, devido a sua participação numa Audiência Pública na Assembleia Legislativa do Piauí, a convite do deputado federal piauiense Silas Freire (PR). A Audiência Pública, era para tratar da instalação de uma quarta ponte ligando o Maranhão ao Piauí e sobre a duplicação da BR 316, no trecho que liga Caxias à Timon.

Segundo Rafael Leitoa, a Audiência Pública ocorrida na ALEPI, com participação de parlamentares estaduais e federais do Piauí, assim como políticos do Maranhão, a exemplo do prefeito de Timon, Luciano Leitoa (PSB) e membros do Legislativo Municipal de Timon, foi convocada pelo deputado federal piauiense Silas Freire (PR), e faz parte da “Frente Parlamentar a Favor da Duplicação dos Acessos à Teresina nas BRs 316 e 343”.  

O deputado comentou sobre as discussões ocorridas na Audiência Pública na Assembleia do Piauí e lembrou que ainda no início de seu mandato, no primeiro semestre de 2015, percebendo a necessidade de uma intervenção imediata na Ponte da Amizade, entre Timon e Teresina, buscou junto ao governo do Maranhão a recuperação das estruturas comprometidas com o desgaste causado pela falta de manutenção e pelo tempo.

Em virtude do grande fluxo de veículos circulando entre a capital do Piauí, Teresina, e a cidade de Timon, o deputado Rafael Leitoa defendeu a criação de uma quarta ponte ligado os dois estados. O deputado frisou a circulação diária de mais de 5 mil veículos apenas na cidade de Timon e os empreendimentos instalados e em processo de instalação no município, sendo de fundamental importância um novo acesso para o fluxo crescente de veículos.

Ponte da Amizade

Rafael Leitoa comemorou a entrega das obras de recuperação da Ponte da Amizade, fruto de uma solicitação feita pelo seu gabinete ao governador Flávio Dino. O deputado lembrou todo o processo, desde seu pronunciamento na Assembleia Legislativa do Maranhão, a visita do Secretário Clayton Noleto e técnicos para avaliação, e a entrega da reforma na manhã desta quarta.

“Quero agradecer ao governador Flávio Dino mais uma vez. Com o trabalho dele e nosso empenho na Assembleia Legislativa, estamos conseguindo fazer com que o Governo do Estado aconteça em nossa cidade, esta é a prioridade do nosso mandato. Colocamos as pautas de relevância para a sociedade de Timon e região Leste do Maranhão para o Governo do Estado, lembrando que esta região foi abandonada durante muito tempo e até hoje sofre pela falta de atuação do Governo do Estado e, com trabalho e empenho, temos dado uma resposta efetiva à nossa população”, finalizou Rafael Leitoa.

 (Fonte: JR Lisboa - Agência Assembleia)
Assessoria de Imprensa
Programação especial do Projeto ‘Mais Cultura e Turismo’, do Governo do Estado, movimenta a última sexta-feira (27) de novembro, mês todo dedicado à cultura afro-brasileira. A Praça Nauro Machado será mais uma vez palco das apresentações de representantes da cultura negra, no projeto realizado pelas Secretarias de Estado da Cultura (Secma) e Turismo (Setur).

A programação desta sexta-feira será aberta às 19h com a apresentação da pequena Maria Vitória. Em seguida, será a vez das cantoras Anastácia Lia e Andrea Frazão, às 19h30, e Erivaldo Gomes e Didã, às 20h. A cantora Luciana Pinheiro e a Banda Raja encerram a noite. 

A cada mês, o ‘Mais Cultura e Turismo’ é dedicado a um tema específico. Em novembro, como é comemorado o Dia da Consciência Negra, às sextas-feiras da Nauro Machado foram animadas por programações especiais voltadas para a cultura afro-brasileira.

Já passaram pelo local o cantor de Hip-hop Preto Nando, os DJs Ademar Danilo e Pedro Sobrinho e dos cantores Hélio Ramalho e Dicy Rocha. O público ainda pôde curtir Tambor de Crioula, Roda de Capoeira, apresentação de Blocos Afro, além dos bois da Maioba, Boi de Santa Fé, Boi de Leonardo e Boi de Maracanã.

Programação

19h – Maria Vitória

19h30 Anastácia Lia e Andrea Frazão

20h – Erivaldo Gomes e Didã

20h30 – Luciana Pinheiro

21h30 – Banda Raja
O deputado Fábio Braga (PTdoB) anunciou recentemente, que o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Infraestrutura (Sinfra), vai executar obras de melhoria nas vias que dão acesso ao Parque Nacional da Chapada das Mesas, nos municípios de Riachão, de Balsas e de Carolina.

O anúncio foi feito depois que Fábio Braga e o prefeito de Riachão, Crisógono Vieira, participaram de reunião com o governador Flávio Dino, no Palácio dos Leões, para tratar de melhorias para a população dos municípios do Sul do Maranhão.    

Na reunião, Fábio Braga solicitou que o governador Flávio Dino – valendo-se dos programas de pavimentação da Sinfra – disponibilize os recursos necessários para melhorar o acesso às belas cachoeiras dos municípios de Riachão, de Balsas e de Carolina.

Em nome do povo de Riachão, o prefeito Crisógono Vieira agradeceu ao governador pelo empenho na liberação dos recursos, que vão beneficiar avenidas e ruas e o acesso ao parque turístico, frequentado por milhares de pessoas. Fabio Braga e Crisogono ouviram de Flavio Dino que ele estará na região em dezembro, quando inaugurará a MA-334, que liga Riachão a Feira Nova, um trecho de aproximadamente 62km.

                                      LUTA PELA POPULAÇÃO 

Para Fábio Braga, ao beneficiar a população de Riachão, de Balsas e de Carolina, o governador Flávio Dino está dando mais uma demonstração de que colocou em prática seu compromisso em mudar o Maranhão.      

Já o prefeito Crisógono Vieira agradeceu os benefícios ao governador e destacou o empenho e a luta do deputado Fábio Braga, para resolver os problemas enfrentados pela população do Sul do Maranhão, especialmente a de Riachão.     

(Informação:Assecom/Deputado Fábio Braga)