quinta-feira, 31 de dezembro de 2015


E o palco da virada do ano será a Avenida Litorânea, com apresentação dos blocos tradicionais, blocos afro, blocos alternativos, escolas de samba, turma do samba, bumba meu boi e tambor de crioula.

Após a primeira noite do ‘Réveillon de Todos’ com o show inesquecível de Phill Veras, no dia 30.12 foi a vez da camaleônica Flavia Bittencourt, que proporcionou aos presentes no Espigão da Ponta D’Areia uma noite inesquecível. Flavia brindou aos presentes com seus maiores sucessos, o que arrematou com o carinho de alguns fãs, que não se fizeram de rogados e caíram no seu parangolé.

Flavia fez uma viagem musical particular com algumas escalas. De João do Valle, Jackson do Pandeiro, César Teixeira a Fagner, entre outros. Na última escala, a cantora fez uma embolada e colocou todos para dançar. A segunda noite do ‘Réveillon de Todos’ deixou a sensação de deslumbramento com a simpatia da artista, que convidou ao palco a sua irmã, Luciana Bittencourt, e os cantores Fernando de Carvalho e Glad Azevedo.

“Uma satisfação fazer parte de mais uma grande iniciativa da gestão atual. É muito bom fazer um show pra quem amamos. E poder compartilhar o palco com grandes amigos, interagindo com o público foi muito bom”, comentou a cantora.

Quem esteve no local se encantou com a voz doce de Flavia Bittencourt. "Um show lindo de se vê e sentir. A música maranhense é de arrepiar. E a cantora é excelente", comentou a fisioterapeuta paulista Dalila Souza.

A ação do Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de São Luís, está aprovada pelos participantes. De acordo com o cantor Fernando de Carvalho "essa é uma iniciativa muito importante porque abre um leque de opções de lazer, além de mostrar os nossos artistas. Quanto maior o número de artistas contemplados melhor para a classe, para o Estado e para o público".

Opinião compartilhada pelo bancário Mariano Broz: “Flavia sempre arrasa no palco. Assistir aos shows dela é sempre um grande presente. E a programação está cheia de atrações boas. Dias de valorização dos nossos artistas. Temos muitos bons cantores no nosso Estado, que merecem ter esse destaque”.

A programação hoje (31.12) acontece em dois locais simultaneamente: Praça Maria Aragão e Avenida Litorânea. No primeiro espaço acontecerá a Virada com Jesus, apresentando Anderson Freire, Trazendo a Arca e Maurício Paes. Eles estarão ao lado dos maranhenses Francivaldo Borges, Joel Mistokles, Anuacir Zaquel Barros e Victor Gomes; na Litorânea destaque para as manifestações culturais, de blocos tradicionais, afro e alternativos a escolas de samba, turma do samba, bumba meu boi, tambor de crioula.
quarta-feira, 30 de dezembro de 2015
Estão a todo vapor os últimos preparativos do Réveillon de Todos, uma parceria entre o Governo do Estado e Prefeitura de São Luís, para a programação cultural da virada de ano. Nesta quarta-feira (30) o governador Flávio Dino conheceu a estrutura e visitou os locais por onde passarão as mais de 100 atrações culturais na Avenida Litorânea.

“Estamos muito felizes em poder celebrar com grande alegria esta festa feita pelos maranhenses e para todos os maranhenses. São dias em que além das comemorações, festejaremos a riqueza da cultura maranhense, valorizando o turismo local e gerando oportunidade de empregos”, disse o governador Flávio Dino, acompanhado da equipe da Secretaria de Cultura.

Serão seis dias de festa com artistas e bandas maranhenses garantindo a diversão do público na grande festa que marca o início do novo ano. Para que todos possam comemorar tranquilamente, o Governo do Estado e Prefeitura de São Luís prepararam uma estrutura na Avenida Litorânea para organização do trânsito, evitando transtornos.

Pontos de interdição e estacionamento

A partir das 14h desta quinta-feira (31), o trânsito estará interditado da Praça do Parquinho até a nova extensão da Avenida Litorânea. O trecho da Avenida Litorânea- Praia do Calhau estará bloqueado até às 3h do dia 1° de janeiro.

Todo o trecho que envolve a Praia de São Marcos, sentido Praça dos Pescadores até a subida do Hotel Pestana, terá o trânsito liberado. Os dois sentidos da Avenida Litorânea no trecho da Praia de São Marcos estarão liberados para que os carros fiquem estacionados.

A Avenida Avicênia, onde fica o Hotel Pestana, terá trânsito livre, permitindo que os passageiros e turistas possam se deslocar sem impedimentos nessa área. A rede hoteleira presente na orla da Praia do Calhau foi notificada pelo Governo do Estado sobre os horários de interdição, com o objetivo de garantir tranquilidade aos turistas hospedados nos hotéis.

Durante todo o dia, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) estará na Avenida Litorânea explicando aos passageiros e turistas como funcionará o trânsito, os pontos de interdição e os locais onde os carros poderão estacionar.

Pontos de táxi e ônibus

As pessoas que optarem por deixar seus carros em casa poderão utilizar transportes alternativos como táxis e ônibus. Os pontos de táxi estarão distribuídos nas três subidas da Avenida Litorânea; a parada dos ônibus para o embarque e desembarque de passageiros será na subida do Hotel Pestana.

Segurança reforçada

Mais de dois mil homens da Polícia Militar do Maranhão estão mobilizados para a megaoperação de reforço da segurança pública durante as festividades de fim de ano. A ação, desenvolvida pelo Governo do Estado, engloba diversas modalidades de abordagem e maior contingente no policiamento metropolitano, a fim de proporcionar tranquilidade a quem for participar de eventos e celebrações na virada de ano.

O planejamento operacional de segurança no Réveillon envolve policiais a pé, a cavalaria, patrulhamento aéreo, em viaturas, quadriciclos e até em vans. Na orla marítima, toda a extensão terá guarnições mobilizadas para a segurança dos presentes. O policiamento metropolitano vai desde a Praia da Guia até a Praia de Panaquatira em São José de Ribamar, além da Avenida Litorânea.

O Comando Tático Aéreo estará disponível com rondas aéreas e o patrulhamento terrestre seguirá a pé, em quadriciclos e nas viaturas. Nas praias, a cavalaria percorrerá dunas e áreas de difícil acesso, se necessário, em função de ser uma modalidade que enfatiza a mobilidade e a visibilidade.

Seis dias de festa

A festa da virada conta com mais de 100 atrações de diferentes ritmos e manifestações folclóricas. Na lista, cantores renomados da Música Popular Maranhense, blocos afrodescendentes, grupos de bumba-boi, escolas de samba, bandas de reggae e tambor de crioula.

A festa começou no dia 29 de dezembro com a apresentação do cantor maranhense Phill Veras na Praça Nauro Machado e se estenderá até o dia 3 de janeiro, com o trio de atrações do Pós-Reveillon, finalizando com o Show da Paz (1), Reggae de Todos Nós (2) e o Samba de Todos Nós (3).


Um grande público tomou conta da Praça Nauro Machado, no Centro Histórico, na noite desta terça-feira (29), na abertura do ‘Réveillon de Todos’, cuja programação festiva é uma realização do Governo do Estado e da Prefeitura de São Luís. 

Serão seis dias de festa, com apresentação da diversidade cultural maranhense, valorizando os artistas da terra. A temática será sempre a alegria e irreverência. Quem abrilhantou a primeira noite foi o cantor Phill Veras, com quase duas horas de espetáculo.

“Me sinto lisonjeado em fazer parte desta festa. Foi uma surpresa e uma honra tocar e ver um grande público presente. Um festa que, acima de tudo, valoriza nossa cultura. A proposta foi buscar uma interação com o público, que já me conhece e me acompanha pelas redes sociais e tem me dado um feedback interessante. A prova foi a multidão  que assistiu ao show”, disse o cantor. 

Uma legião de fãs estava presente para curtir o melhor do cantor. “Magnífico. Sou fã. Costumo ir a quase todos os seus shows e digo que essa é uma ótima iniciativa, valorizar os nossos artistas, o que é da nossa terra”, comentou a estudante Viviane Lima.

Para a pedagoga Iris Fonseca, o Governo do Estado acertou na programação. “O Governo está de parabéns por proporcionar mais uma opção de lazer, tanto para os ludovicenses quanto para os turistas, que enchem nossa cidade nesse período”, disse. 

Espigão Costeiro

Nesta quinta-feira (30) o palco da programação é o Espigão da Ponta d'Areia. A atração principal será a cantora Flavia Bittencourt que, a partir das 18h, apresenta repertório de sucessos atuais e outros conhecidos do grande público. Outra atração no Espigão é a Feira de Artesanato para exposição e comercialização de produtos genuinamente maranhenses. 

A festa continua até o dia 3 de janeiro movimentando também a orla da capital. Toda a programação prestigia a cultura maranhense e os artistas da terra. 

PROGRAMAÇÃO ‘RÉVEILLON DE TODOS’ 

RÉVEILLON 

Dia 31: Avenida Litorânea 

19h: Blocos tradicionais, blocos afro, blocos alternativos, escolas de samba, turma do samba, bumba-meu-boi, tambor de crioula. 

Dia 31: Praça Maria Aragão 

Virada com Jesus: Anderson Freire, Trazendo a Arca e Maurício Paes. Eles estarão ao lado dos maranhenses Francivaldo Borges, Joel Mistokles, Anuacir Zaquel Barros e Victor Gomes. 

PÓS-RÉVEILLON

(Avenida Litorânea) 

Dia 1: Show da Paz 

16h: Dj Pedro Sobrinho, pocket shows de Tássia Campos, Alexandra Nícolas, Lena Machado, Guilherme Júnior, Kadu Ribeiro, Rosa Reis, Criolina, Phill Veras e Anastácia Lia. Show ‘Som do Mará’, com os cantores Chiquinho França, Mano Borges, Beto Pereira, Flávia Bittencourt, Glad Azevedo, Erasmo Dibel, Luis Carlos Dias e Milla Camões. Shows completos de Hip Hop Cangaceiro, Carlinhos Veloz e, para encerrar, Tião Carvalho. 

Dia 2: Reggae de Todos Nós

16h: DJs Ademar Danilo e Joaquim Zaion, Pockets shows de Célia Sampaio, Santa Cruz, Fabinho de Jah, Fabiana Rasta e Dicy Rocha. Shows completos das bandas Barba Branca, Criolos D’Ifé, Banda Raja, Banda Kazamata e Raiz Tribal.


Dia 3: Samba de Todos Nós

16h: DJ Rádio Casarão e Cantinho do Choro. Pocket shows de Fernanda Garcia, Nivaldo Santos, Patativa, Sami do Cavaco, Adão Camilo, Serrinha, César Teixeira e Joãozinho Ribeiro. Shows completos dos grupos Turma de Vandico, Grupo Argumento, Feijoada Completa, Vamu di Samba, Amigos do Samba, Batuka Negro, Soul Samba e As Brasileirinhas.
O deputado estadual Júnior Verde (PRB) recebeu nesta terça (29) a Medalha Alferes Moraes Santos, comenda máxima concedida pelo Corpo de Bombeiros às personalidades civis e militares que prestaram relevantes serviços à corporação no ano de 2015. A solenidade, bastante prestigiada, foi realizada no Centro de Convenções Multicenter Sebrae. Júnior Verde foi único dos parlamentares agraciados a participar da cerimônia. 

“Divido essa homenagem com todos os maranhenses. Para eles, temos dedicado nosso trabalho. Em 2015, lutamos em defesa de causas legítimas e sociais, e é assim que continuaremos em 2016”, agradeceu Júnior Verde, que é presidente da Frente Parlamentar de Segurança Pública e Privada da Assembleia e teve atuação de destaque em projetos que fortalecem a Segurança no Maranhão.

O parlamentar teve papel decisivo na aprovação da Lei de Organização Básica (LOB) dos Bombeiros; lutou através de Indicações pela nomeação dos aprovados no concurso da Segurança Pública de 2012; buscou a ampliação do Corpo de Bombeiros através da construção de novas unidades em diversos municípios maranhenses; foi um dos interlocutores que buscaram as negociações entre os Policiais Civis e Governo do Estado; está regulamentando os Conselhos de Segurança nos bairros; entre outros.

Do Legislativo Estadual, também integraram a lista de agraciados o presidente da Assembleia Legislativa, Humberto Coutinho (PDT), os deputados Rogério Cafeteira (PSC), Professor Marco Aurélio (PC do B), Vinicius Louro (PR) e Rigo Teles (PV), além dos diretores Carlos Alberto Ferreira (Comunicação), Bráulio Martins (Mesa Diretora) e Adalgisa Moraes (Recursos Humanos).

A medalha Alferes Moraes Santos foi instituída por meio do Decreto Estadual nº 18.430, de 03 de dezembro de 2001, com o objetivo de reconhecer dos relevantes serviços prestados por pessoas e/ou entidades ao CBMA. A comenda constitui-se numa reverência ao Alferes Aníbal de Moraes Santos, primeiro Comandante da então Seção de Bombeiros, criada pelo Decreto Estadual nº 32, de 10 de Dezembro de 1903, encarregada dos serviços de Extinção de Incêndios, que foi a instituição precursora do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão.

terça-feira, 29 de dezembro de 2015
Carro da UEMA estacionado em cima da calçada de pedra de cantaria... 
Como cobrar do cidadão comum que observe e respeite as leis, se quem tem o dever de cumpri-las não cumpre? Já observei carros do legislativo, executivo, judiciário, polícia civil e militar e agora da Universidade Estadual do Maranhão, parado em cima da calçada de cantaria, que acabou de ser reformada, e, o interessante, que o carro está parado em frente ao prédio do curso de História. Será que agindo assim, a UEMA, está preocupada com a história?

...que acabou de ser reformada. Ao fundo uma pilar conhecido como cabeça de frade, também destruída por outra ação de vandalismo
Só os mais distraídos, os mais imbecis não percebem, que aquela área é um sítio histórico e, portanto, carece de tratamento diferenciado, que deve ser protagonizado pelas pessoas e entidades locais, uma vez que os estrangeiros já fazem esse tratamento e quase sempre não entende o porquê do Centro Histórico de São Luís ter sempre esse aspecto depredado. Isso é triste, deplorável! O cidadão não faz sua parte e quer cobrar do poder publico melhorias.

Do ponto de vista político, as mudanças estão acontecendo. A Subprefeitura do Centro Histórico diuturnamente tem se desdobrado para fazer as melhorias, mas, por outro lado, quem devia dar o exemplo...não tá nem ai. 

Passamos anos reclamando que o Centro histórico da capital estava abandonado e quando a mudança ocorre, o cidadão, entidades e instâncias de governo que sempre reclamaram não percebem essa mudança acontecendo. Será por miopia, cegueira ou a falta de vergonha na cara? E, essa última, pelo que se percebe é mesmo muito contagiosa. Se for, o antídoto é dolorido, é aplicado no bolso. Então,  urge uma vacinação geral, antes que seja tarde demais.

 
A deputada estadual Ana do Gás (PRB) participou nesta terça-feira (29), com o governador Flávio Dino (PC do B), da entrega de 11 unidades odontológicas móveis do Programa Brasil Sorridente, que serão destinadas às cidades maranhenses.

A entrega, que aconteceu no Palácio dos Leões, foi feita aos prefeitos e secretários dos municípios contemplados. Nesta primeira etapa foram beneficiadas as cidades de Alcântara, Arame, Brejo, Icatu, Humberto de Campos, Jenipapo dos Vieiras, Marajá do Sena, Monção, Peri-Mirim, Presidente Sarney e Santana do Maranhão.

Cada unidade é um consultório odontológico completo,  com cadeira odontológica, raios-x, autoclave para esterilização do material, além de equipamentos dentários para o uso dos profissionais. Cada uma delas pode realizar cerca de 350 atendimentos por mês.

Para a deputada estadual o programa chega para sanar uma reivindicação antiga e justa do povo maranhense. "A meta do governador é expandir o programa para todo o estado e esse é um serviço de saúde primordial para a população ", defendeu a parlamentar. 

Lei de Cotas

Ainda no Palácio dos Leões, a republicana prestigiou a sansão do Projeto de Lei nº 285/2015, de autoria do Executivo Estadual e defendido em uma série de audiências públicas realizada, que reserva aos negros 20% das vagas oferecidas nos concursos públicos para provimento de cargos efetivos e empregos públicos no âmbito da administração pública estadual, das autarquias, das fundações públicas e das sociedades de economia mista controladas pelo Estado do Maranhão. " A lei de cotas vem fazer justiça com quem tem poucas chances de alcançar postos importantes no serviço público e que tem muito a colaborar com o Estado", finalizou a deputada.

O deputado Júnior Verde (PRB) tem incentivado o esporte no Maranhão, apoiando a realização de campeonatos e participando ativamente das competições. Em Cajari, foi realizada a Taça Mangueirão, organizada pela liderança local Wallas Martins, e com o apoio do parlamentar e da Secretaria de Esporte do município. O evento contou com a participação de atletas de outros municípios e movimentou a região nos últimos meses.

A final do campeonato aconteceu no último domingo (27) e foi bastante prestigiada pela população local. Para Júnior Verde, que participou das últimas disputas e contribuiu para a entrega das premiações aos atletas, “o esporte não só é sinônimo de saúde, mas uma oportunidade de interação social e valorização da cidadania”. 

Durante todo o ano, Verde ajudou na realização de eventos esportivos em municípios como Chapadinha, Senador Alexandre Costa, Turiaçu, Zé Doca, Bela Vista e São Francisco do Brejão. “São eventos que mobilizam toda a região, e atraem jovens e adultos em torno da prática esportiva. Uma das nossas prioridades é o incentivo ao Esporte, e em 2016 continuaremos a contribuir para que mais cidades maranhenses tenham condições de realizar eventos como esse”, garantiu Júnior Verde.     

segunda-feira, 28 de dezembro de 2015
Ainda no dia 23 de dezembro,  em Igarapé Grande, na região central do estado, a deputada estadual Ana do Gás (PRB) participou da confraternização organizada pelo prefeito Brunno Galvão para os servidores do município, com direito a música ao vivo, buffet e sorteio de brindes. 

A festa aconteceu no Parque Expedito Galvão e contou com a expressiva participação dos servidores municipais e seus familiares, sendo prestigiada ainda pelo Prefeito Brunno Galvão, a primeira-dama Thayla; o ex-prefeito Breado, sua esposa, dona Teresa; o deputado federal Juscelino Filho; o médico Dr. Marcos Morais, o vereador Jais e secretários municipais.

A deputada estadual Ana do Gás, externou sua satisfação em compor com o grupo do prefeito Brunno Galvão e seu pai, Breado. “Com alegria e satisfação de estar aqui a convite do prefeito Brunno, de sua esposa Thayla, do seu pai Breado, dona Teresa, desse grupo político, que na verdade é uma família, que tem desenvolvido esse município e tem mostrado que realmente merece a confiança de cada um”, agradeceu Ana do Gás.

O prefeito Brunno Galvão aproveitou a ocasião para parabenizar os servidores pelo bom desempenho no trabalho que tem ajudado o município a atravessar a crise financeira nacional com sucesso. “Essa confraternização está sendo feita justamente por causa de vocês, os funcionários de Igarapé Grande; o município está em dia e estamos enfrentando essa crise financeira com sucesso, graças a vocês, cada um dos funcionários de Igarapé Grande”, disse o prefeito Bruno Galvão.


O "Reveillon de Todos", promovido pelo Governo do Maranhão, em parceria com a Prefeitura de São Luís, vai ser realizado entre os dias 29 e 3 de janeiro de 2016. O cantor e compositor Phill Veras é a atração principal desta terça-feira (29), no palco da Praça Nauro Machado (Centro Histórico). Mas programação na Praia Grande tem começa às 18h, com a banda Rádio Casarão.

Phill Veras faz show autoral. O músico maranhense conquistou visibilidade nacional e uma base considerável de fãs. No show desta terça-feira, ele vai começar a celebrar com o público a chegada de 2016. As músicas já são conhecidas. São canções como "Valsa e Vapor", "Carpete", "Dia Dois", são algumas que Phill vai apresentar ao público.

Quarta é dia de Espigão

Na quarta-feira (30), no Espigão Costeiro, a partir das 18h, haverá Feira de Artesanato e show da cantora Flávia Bittencourt, como parte da programação do "Réveillon de Todos".

Virada do Ano

Na noite da Virada (31), uma vasta programação vai movimentar a Avenida Litorânea. A festa continua entre os dias 1º e 3 de janeiro. Toda a programação prestigia as manifestações culturais e os artistas maranhenses (veja a programação completa abaixo).

Segurança Pública

Mais de dois mil homens da Polícia Militar do Maranhão vão estar mobilizados para garantir a segurança da população durante as festividades de fim de ano. A ação, desenvolvida pelo Governo do Estado, engloba diversas modalidades de abordagem e maior contigente de policiamento metropolitano, a fim de proporcionar tranquilidade a quem for participar de eventos e celebrações na Virada de Ano. O esquema especial acontece 31 de dezembro e 1 de janeiro de 2016 e será estendido até o dia 2 de janeiro.

De acordo com coronel Pedro Ribeiro, comandante do Policiamento de Área Metropolitana I (Cpam I), o planejamento operacional de segurança no Réveillon envolve policiais a pé, a cavalaria, patrulhamento em viaturas e aéreos, quadriciclos e até em vans. Na orla marítima, toda a extensão estará coberta com guarnições disponíveis. O policiamento metropolitano vai desde a Praia da Guia até a Praia de Panaquatira em São José de Ribamar, além da Avenida Litorânea, onde haverá programação cultural com shows musicais e maior fluxo de pessoas.

O Comando Tático Aéreo estará disponível com rondas aéreas e o patrulhamento terrestre seguirá a pé, em quadriciclos e nas viaturas. Nas praias, a cavalaria percorrerá dunas e áreas de difícil acesso, se necessário, em função de ser uma modalidade que enfatiza a mobilidade e a visibilidade.

Segundo o coronel Pedro Ribeiro, as medidas de segurança serão estendidas a outras áreas da capital. “Também faremos contenções por meio de barreiras nos grandes corredores, realizando testes com bafômetro”, comenta ele.

Serviço:

‘Réveillon de Todos’

Programação

PRÉ-RÉVEILLON

- Dia 29.12: Praça Nauro Machado

18h: Rádio Casarão e show de Phill Veras

- Dia 30.12: Espigão Costeiro

18h: Feira de artesanato e show de Flávia Bittencourt

RÉVEILLON

- Dia 31.12: Avenida Litorânea

19h: Blocos tradicionais, blocos afro, blocos alternativos, escolas de samba, turma do samba, bumba-meu-boi, tambor de crioula.

Dia 31.12: Praça Maria Aragão

Virada com Jesus: Anderson Freire, Trazendo a Arca e Maurício Paes. Eles estarão ao lado dos maranhenses Francivaldo Borges, Joel Mistokles, Anuacir Zaquel Barros e Victor Gomes

PÓS-RÉVEILLON

(Avenida Litorânea)

- Dia 01.01: Show da Paz

16h: Dj Pedro Sobrinho, pocket shows de Tássia Campos, Alexandra Nícolas, Lena Machado, Guilherme Júnior, Kadu Ribeiro, Rosa Reis, Criolina, Phill Veras e Anastácia Lia.

20h: Shows completos de Hip Hop Cangaceiro, Carlinhos Veloz e, para encerrar, Tião Carvalho.

22h: Show ‘Som do Mará’, com os cantores Chiquinho França, Mano Borges, Beto Pereira, Flávia Bittencourt, Glad Azevedo, Erasmo Dibel, Luis Carlos Dias e Milla Camões.

Dia 02.01: Reggae de Todos Nós

16h: DJs Ademar Danilo e Joaquim Zaion.

17h: Pockets shows de Célia Sampaio, Santa Cruz, Fabinho de Jah, Fabiana Rasta e Dicy Rocha.

18h30: Shows completos das bandas Barba Branca, Criolos D’Ifé, Banda Raja, Banda Kazamata e Raiz Tribal.


Há sete anos a Prefeitura de Santo Antônio dos Lopes distribui cestas básicas a famílias carentes do município na véspera do natal. 

Na manhã do dia 24, o prefeito Eunélio Mendonça, acompanhado da primeira-dama de Santo Antônio dos Lopes, a deputada estadual Ana do Gás, distribuiu milhares de cestas de alimentos compostas por itens como arroz, feijão, açúcar, café, farinha, óleo, massa de milho, macarrão e etc.

O beneficio é destinado à população carente do município, que é o alvo da prefeitura neste gesto solidário. A distribuição aconteceu de forma organizada com a presença do prefeito, de sua esposa Ana do Gás e assessores da Prefeitura.

De acordo com informações da Secretaria Municipal de Assistência Social, a entrega aconteceu na cidade e em povoados. “A nossa alegria é ver o sorriso dessa gente simples e de coração grande e proporcionar essa alegria é  um presente para a alma", disse a parlamentar. 

As cestas possuem diversos itens e foram adquiridas com recursos próprios do município. As famílias beneficiadas são de baixa renda. "Nossa secretaria acompanha de perto a situação dessas famílias e sabemos quem de fato necessita", explicou o prefeito Eunélio. 
A capacitação e qualificação profissionais são metas prioritárias da entidade, que nesta segunda-feira completa 62 anos de fundação 

A ABAV Nacional encerra 2015 com um total de 5.333 mil profissionais capacitados em todo o Brasil. O número engloba os treinamentos promovidos individualmente pelas 27 ABAVs, os integrados ao portfólio do ICCABAV e os inseridos na grade da Vila do Saber durante a 43ª ABAV – Expo Internacional de Turismo.

A agenda de cursos para 2016 já está em fase de construção e deve ter o lançamento antecipado em pelo menos um mês, em relação à deste ano. Somente dentro do portfólio do ICCABAV, mais de 60 opções de cursos em pelo menos dez modalidades  devem ser disponibilizadas. A capacitação e qualificação profissionais são metas prioritárias da entidade, que nesta segunda-feira (28/12) completa 62 anos de fundação. Ações nesse sentido vão ancorar os projetos "Agente Empreendedor" e "Registro ABAV", dois dos oito que integram o plano estratégico traçado pelo novo presidente da ABAV Nacional, Edmar Bull. 

"Vamos criar mecanismos que apoiem e subsidiem o ICCABAV no desenvolvimento de um conteúdo totalmente voltado à inovação, à criatividade e ao espírito empreendedor,  e realizar ações objetivas que estimulem a oferta de novos serviços pelos agentes de viagens", afirma o dirigente. Outra meta da sua gestão é trabalhar em estreita cooperação com as esferas competentes pela criação de um registro profissional para a categoria.
Para celebrar 2015, um ano de grandes mudanças e transformações para o Maranhão, o Governo do Estado e a Prefeitura de São Luís realizam uma grande festa para encerrar o ano com chave de ouro. As comemorações começam nesta terça-feira (29) e  quarta-feira (30), com shows e apresentações no Centro Histórico e no Espigão Costeiro, respectivamente.

Na noite da virada (31), uma vasta programação movimentará a Avenida Litorânea. E a festa não para por aí, nos 1º, 2 e 3, a festança continua na orla de São Luís. Toda a programação prestigia a cultura maranhense e os artistas da terra.

A Praça Nauro Machado, no Centro Histórico, e o Espigão Costeiro, na Ponta D'Areia, que foram - ao longo do ano - palco para o Projeto 'Mais Cultura e Turismo', recebendo diversas atrações maranhenses, também estão na rota das comemorações de fim de ano. No dia 29, terça-feira, a partir das 17h30 começa a apresentação do Radio Casarão, em seguida, Phill Veras movimentará a Nauro Machado. Já na quarta-feira (30), será a vez da cantora Flávia Bittencourt realizar um grande show no Espigão Costeiro. Durante a noite também acontecerá a feira de artesanatos, com produtos tipicamente maranhenses.

Já na noite do Réveillon (31), a Avenida Litorânea receberá uma mega estrutura. Haverá um palco central, na região do parquinho (praça da alimentação), onde, a partir das 19h, se apresentarão 12 bandas, como Maratuque, grupo Xavecada, Confraria do Copo e grupo Lamparina. No intervalo entre uma banda e outra haverá discotecagem do DJ Pedro Sobrinho.

Ao longo da Avenida Litorânea terão mais dois pontos de concentração, a partir das 19h, de onde seguirão, em cortejo, blocos, entre tradicionais, alternativos e organizados, blocos afros, turma de samba, bumba-meu-boi e tambor de crioula. Na parte da extensão da Avenida Litorânea, partirá um cortejo de onde sairão 23 apresentações, entre as quais Akomabu, Os Apaixonados, Os Tremendões, Turma do Vandico, bloco Fênix, Boi de Guimarães e Favela do Samba.

Em outro ponto da Avenida Litorânea, próximo à descida do Barramar, partirá outro cortejo com mais 22 apresentações. Entre grupos, se apresentarão ‘Príncipe de Roma’, ‘Fuzilero da Fuzarca’, ‘Gdam’, ‘Os feras’, ‘Boi de Maracanã’, grupo ‘Bicicletinha’, e a escola de Samba ‘Marambaia’.

Para completar a festa tipicamente maranhense, será montada uma tenda na areia para as rodas de tambor de crioula, com as apresentações de Unidos de São Bento de Taim, Caixeiras, Santa Rosa dos Pretos, Arte Nossa, Nivo, Mestre Felipe, Mestre Amaral, Maracrioula e Manto de São Benedito.

À meia noite, acontecerá a tradicional contagem regressiva no palco, com queima de fogos de artifício dando um show à parte. A queima de fogos, com duração de 15 minutos, acontecerá simultaneamente nas praias da Litorânea, Araçagi e Olho D’água. Após os fogos, será dado o primeiro grito de carnaval, com um cortejo com baterias das Escolas de Samba do carnaval de São Luís, e mais os blocos.

'Virada com Jesus'

Além da programação para dar as boas vindas ao Carnaval, o Governo do Maranhão, em parceria com a Prefeitura de São Luís também promoverá a 'Virada com Jesus' que acontece na Praça Maria Aragão.

A 'Virada com Jesus', acontece no dia 31 e tem uma programação religiosa que reúne nomes expressivos da música gospel como Anderson Freire, Trazendo a Arca e Maurício Paes. Eles estarão ao lado dos maranhenses Francivaldo Borges, Joel Mistokles, Anuacir Zaquel Barros e Victor Gomes, animando a noite da virada. A programação está prevista para encerrar à 1 hora.

Pós-revéillon

O Governo do Estado resolveu estender a programação cultural por mais três dias, com uma extensa programação de Pós-Réveillon com shows de diversos artistas maranhenses. Sempre a partir do meio dia, os frequentadores da Praia da Litorânea poderão assistir às apresentações no palco montado próximo ao Parquinho.

No dia 1º, será o Show da Paz. 17 artistas maranhenses, como Tássia Campos, Alexandra Nícolas, Lena Machado, Guilherme Júnior, Kadu Ribeiro, Rosa Reis, Criolina, Phill Veras e Anastácia Lia farão pocket shows a partir das 17h. A partir da 20h, terão ainda shows completos de Hip Hop Cangaceiro, Carlinhos Veloz e, para encerrar, Tião Carvalho. A partir das 22h, terá a apresentação do show ‘Som do Mará’, com os cantores Chiquinho França, Mano Borges, Beto Pereira, Flávia Bittencourt, Glad Azevedo, Erasmo Dibel, Luis Carlos Dias e Milla Camões.

Na segunda noite de pós-réveillon, será a vez do projeto ‘Reggae de Todos Nós’, com 12 apresentações. A partir das 16h terá discotecagem do DJs Ademar Danilo e Joaquim Zaion. A partir das 17h começam os pockets shows de Célia Sampaio, Santa Cruz, Fabinho de Jah, Fabiana Rasta e Dicy Rocha. Os show completos, a partir das 18h30, ficarão por conta dos grupos Barba Branca, Criolos D’Ifé, Banda Raja, Banda Kazamata e Raiz Tribal.

Na última noite, no dia 3, acontecerá o ‘Samba de Todos Nós’, que levará 18 atrações de samba para fazer a festa, que começa a partir das 16h com DJ Radio Casarão, seguido da apresentação de Cantinho do Choro. A partir das 18h, Fernanda Garcia, Nivaldo Santos, Patativa, Sami do Cavaco, Adão Camilo, Serrinha, César Teixeira e Joãozinho Ribeiro farão apresentações. Os shows completos serão, a partir das 19h, dos grupos Turma de Vandico, Grupo Argumento, Feijoada Completa, Vamu di Samba, Amigos do Samba, Batuka Negro, Soul Samba e As Brasileirinhas.

Representando a região central do estado, a deputada estadual Ana do Gás (PRB) participou no último dia 23, da cerimônia de formatura de 81 novos soldados da Polícia Militar. A solenidade contou com a presença do vice-governador, Carlos Brandão, do comandante geral da Polícia Militar, coronel Marco Antônio Alves, de diversos prefeitos, oficiais e praças da PMMA no pátio do Quartel do 18º BPM, em Presidente Dutra.  

A formatura inicia o calendário de solenidades militares da segunda turma do Curso de Formação de Soldados 2015 (CFSD), totalizando 1345 novos policiais militares nas duas turmas do CFSD 2015.

Os novos soldados, homens e mulheres, são oriundos de Barra do Corda, Colinas e São João dos Patos, que agora iniciam um nova etapa de suas carreiras militares. "Estou muito feliz em ser homenageada por esses homens e mulheres que estão iniciando nessa nobre missão de garantir a segurança de nossa população ", frisou a deputada. 

Reforço

Além do reforço com o incremento no efetivo da Polícia Militar, o Governo do Estado vai construir uma base do Centro Tático Aéreo (CTA) na cidade de Presidente Dutra e outra em Imperatriz, ampliando assim, o trabalho operacional e dando mais agilidade às ações de combate nessas duas importantes regiões do estado. 

Outra medida, também, destacada pelo vice-governador foi a aquisição, ainda no primeiro semestre de 2016, de mais 300 novas viaturas e da modernização do sistema de comunicação da Secretaria de Segurança Pública. 

Prestigiaram ainda a formatura militar, o subcomandante da PMMA, coronel Ismael Fonseca; o coronel Gonçalo Sousa, comandante do Policiamento do Interior, o tenente-coronel Ivaldo Soares, comandante do 18º BPM, os prefeitos de Capinzal do Norte, Senador La Rocque, São José dos Basílios e Dom Pedro  e o deputado estadual Vinicius Louro, além de lideranças políticas, familiares e formandos.
Blog do John Cutrim - O governador Flávio Dino, em entrevista exclusiva ao Jornal Pequeno, anunciou que fará cortes orçamentários, para que o Maranhão possa fazer frente à crise econômica do país:

“O nosso empenho, o nosso esforço agora é exatamente no que se refere ao custeio. Nós vamos ter que, em 2016, adotar medidas restritivas em relação ao custeio; conter, por exemplo, a expansão de gastos com servidores públicos, para com isso manter as finanças públicas em condições razoáveis”, afirmou.

Flávio Dino admitiu que poderá fazer mudanças em sua equipe de governo, logo no início do ano, mas ressaltou que a prioridade absoluta será manter a política de austeridade iniciada logo após a sua posse no Palácio dos Leões.

“Em 2015, já economizamos mais de R$ 300 milhões em regalias, gastos abusivos e imorais, e conseguimos fazer com que esse dinheiro pudesse ser aplicado em programas sociais importantes, como o programa Bolsa Escola – que vai em janeiro dar a famílias de baixa renda a possibilidade de comprar material escolar para seus filhos, – e o programa Escola Digna, que começa a substituir as escolas de taipa por novos prédios decentes e adequados”.

O governador enfatizou que a honestidade e a transparência são ferramentas para construir mais justiça social, o objetivo central da ação política transformadora de seu governo. Eis a íntegra da entrevista:

Jornal Pequeno – De que forma estão se refletindo, no Maranhão, a crise econômica e a crise política do país?

Flávio Dino – A nossa observação é exatamente esta: temos duas crises que estão diretamente embricadas. Uma sobrevive em razão da outra. Em verdade, se nós olharmos os fundamentos macroeconômicos do país, nós temos uma situação difícil, mas também não é desesperadora.

Uma vez que a gente tem uma taxa de juros que deve diminuir, porém esta taxa de juros hoje de 14% já foi 40%, já foi 25%, precisa cortar, ainda mais. Porém é uma taxa que o País já sobreviveu a ela. A desvalorização do real ajuda as exportações, portanto, ajuda também investimentos estrangeiros diretos. Então, é também um dado positivo.

Nós temos 380 bilhões de dólares de reservas internacionais no Brasil. Em suma, nós temos caminhos de recuperação da nossa economia. Infelizmente, exatamente a segunda crise embricada à crise econômica, que é a crise política, tem impedido os passos na direção correta para que esta crise seja superada. E isto impacta muito fortemente as finanças públicas, uma vez que nós temos uma diminuição da atividade econômica, uma recessão, o que impacta na arrecadação tributária. No caso do Maranhão, tanto no que se refere às transferências constitucionais federais também no que se refere à arrecadação tributária própria.

Então o que o horizonte oferece neste instante é muita nebulosidade em razão da dimensão da crise política que hoje é alimentada por um fator externo à política, que é a Operação Lava Jato. Enquanto não houver uma equação política para restabelecer o diálogo entre os vários partidos, e com isso restabelecer a governabilidade institucional, seja do governo – Poder Executivo – seja do Congresso Nacional, vai ser difícil a gente sair da crise econômica. E aí exatamente nós temos um cenário para 2016 de grave constrangimento nas finanças públicas federais e também nas finanças públicas estaduais.

JP – As finanças públicas do Estado estão equilibradas?

Flávio Dino – Nós, em 2015, tomamos todas as medidas para evitar que o Maranhão sofresse, tanto que chegamos ao fim do ano com a folha de remuneração dos servidores já com data fixada para pagamento, o que hoje é quase uma exceção, em relação a vários Estados. Porém, estamos muito preocupados com o ano de 2016.

JP – Pode haver mudança na previsão ou na política de investimento?

Flávio Dino – Vamos continuar no caminho de aplicar bem o pouco dinheiro disponível. Foi o que nós fizemos em 2015. As economias que nós fizemos com gastos supérfluos, ou gastos ilegais, chegaram à ordem de R$ 325 milhões, segundo dados da Secretaria de Transparência e Controle.

Estes recursos que foram economizados é que nos permitiram manter um nível de investimento, com recursos próprios, como por exemplo o Programa Mais Asfalto, além evidentemente de cuidarmos da aplicação de recursos do BNDES. Então estas são as vertentes de investimento para o ano que vem. Nós vamos continuar a procurar cortar gastos que podem ser cortados, para manter investimentos e obras com recursos próprios e do BNDES.

O nosso empenho, o nosso esforço agora é exatamente no que se refere ao custeio. Nós vamos ter que, em 2016, adotar medidas restritivas em relação ao custeio; conter, por exemplo, a expansão de gastos com servidores públicos, para com isso manter as finanças públicas em condições razoáveis.

JP – Quais os maiores avanços do atual governo?

Flávio Dino – Eu cito em primeiro lugar esta forma transparente e honesta de governar. É uma conquista. Nós saímos de nota zero, no ranking da CGU, para nota 10, no ranking da CGU. Isto significa dizer que nós temos uma certificação que nos tirou do último lugar e nos colocou no primeiro, numa governança honesta, proba.

O segundo aspecto que eu gostaria de destacar é o foco em políticas sociais para os mais pobres. Isto abrange o Programa Mais IDH, abrange o fato de hoje, neste momento que concedemos esta entrevista, as primeiras 1.300 famílias do Programa de Sistemas Integrados de Tecnologias Sociais (Sistecs) estarem recebendo a primeira parcela de R$ 1.200 de crédito para investimento em alimentos. Isto abrange programas como o Bolsa Escola, que vai ser pago agora no mês de janeiro, e outros tantos programas voltados à promoção dos direitos dos mais pobres.

E o terceiro ponto que eu gostaria de destacar são exatamente as obras. Nós temos hoje centenas de obras em andamento. Chegam seguramente a 500 obras em andamento, entre o Programa Mais Asfalto, obras do governo federal de reforma de escolas que estão, por exemplo, em andamento, mais as obras do BNDES tem garantido inclusive que o nosso setor privado possa manter um funcionamento que em muitos Estados não tem sido possível. Por isso a gente contabiliza muitos acertos. Evidente que nós temos pontos sensíveis a aprimorar como, por exemplo, a temática da segurança pública.

JP – Um eventual impeachment da presidente Dilma Rousseff atrapalharia ou causaria algum tipo de embaraço ao Governo do Maranhão?

Flávio Dino – Isto seria desastroso para o País, em primeiro lugar, porque longe de resolver a crise institucional isto, se ocorresse, iria aprofundá-la, na medida em que existem segmentos sociais expressivos que não aceitariam um caminho inconstitucional.

Portanto, se teria uma luta social muito intensa e nós teríamos um paradoxo. Porque se houvesse o impeachment da presidente Dilma, logo em seguida deveria haver o impeachment do hipotético presidente Michel Temer, porque os mesmos decretos que ela editou, que foram adjetivados como “pedaladas fiscais”, o próprio vice-presidente, no exercício da Presidência, também editou.

Então se ela houvesse, por hipótese, cometido crime de responsabilidade, que não cometeu, por conta destes decretos, ele também cometeu; então nós teríamos que ter um outro impeachment logo em seguida. De modo que isto, evidentemente, é insensato, falta bom senso para este caminho. E na medida em que o Brasil sofre, o Maranhão então teria este problema.

JP – Haveria um retrocesso no Maranhão?

Flávio Dino – Nós experimentamos aqui, nos governos Zé Reinaldo e Jackson Lago, o que significa governar o Estado de modo independente, com o poder federal forte contra nós. E nós lutamos muito para conseguir neutralizar isto. E se houvesse este hipotético impeachment nós iríamos ter um cenário indesejado, porque exatamente nós voltaríamos, em certo sentido, às políticas de boicote e de sabotagem que hoje não existem. Mas que infelizmente, num retrospecto atinente aos governos Zé Reinaldo e Jackson, fazem crer que aconteceriam. Por isso eu reafirmo a minha crença de que o impeachment é inconstitucional e é nocivo aos interesses do País e do Maranhão.

JP – Como o seu governo vai lidar, do ponto de vista político, com as eleições municipais de 2016?

Flávio Dino – O governo não vai participar das eleições, porque a tarefa do governo é governar. Nós não teremos recursos públicos financiando campanhas. Isto é inclusive uma revolução no Maranhão. Mas o governador vai participar intensamente, porque tem compromissos assumidos em 2014, e este vai ser um parâmetro fundamental.

Todos aqueles que estiveram comigo na campanha serão respeitados. E os compromissos que eu fiz em 2014 serão honrados. Então, como governador, como militante político, estarei sim presente nas eleições municipais, buscando em primeiro lugar unificar ao máximo o quanto possível o nosso campo, os nossos partidos que fizeram com que eu estivesse aqui no governo e, quando isto não for possível, buscando acordos de procedimentos entre os vários partidos, a fim de permitir que nós mantenhamos esta unidade estadual.

JP – E nos municípios onde não houver esta possibilidade de acordo?

Flávio Dino – Em algumas situações, em que nada disto for possível, aí a tendência é que eu guarde uma posição de neutralidade como, por exemplo, o caso de São Luís, em que se desenha uma disputa polarizada entre dois candidatos que participaram diretamente da minha campanha em 2014, que é o prefeito Edivaldo Holanda Júnior e a deputada Eliziane Gama. Então, neste caso, eu devo manter os acordos de 2014 e, por isso, manter uma posição pessoalmente equidistante em relação a estes candidatos. Não obstante, o meu partido, é claro, irá tomar uma posição partidária, mas não significa o meu envolvimento pessoal.

JP – Estão sendo cogitadas mudanças na composição de sua equipe de governo?

Flávio Dino – Estão sendo cogitadas, sim, e serão feitas. Porque a mudança é uma lei da vida. Nós sempre temos de estar nos adequando aos novos desafios. Nós temos neste momento um processo de debate em relação a alguns casos, envolvendo não só a figura do secretário, mas também as equipes. Porque eu considero que a atividade de governar é necessariamente coletiva. Então nós estamos debatendo simultaneamente. Alguns casos vão resultar em mudança de secretários e, em outros casos, vão resultar apenas em mudanças de equipes.

JP – Em resumo, que avaliação se pode fazer deste seu primeiro ano de governo?

Flávio Dino – Que somos um governo honesto, um governo dedicado, um governo corajoso, um governo que tem muito mais acertos do que erros. Claro, evidentemente, não é um governo perfeito, porque a perfeição não é um atributo humano, infelizmente. Então nós reconhecemos que há pontos em que nós temos que evoluir mais, e eu estou lutando para que isto aconteça.

Mas é um governo aprovado pela sociedade. Eu sempre me guio menos pela minha avaliação, e mais pela avaliação da sociedade. Porque a minha costuma ser muito rigorosa comigo mesmo, porque eu sou perfeccionista ao extremo.

Então eu tenho como parâmetro aquilo que as pesquisas estão mostrando: que de um modo geral há um reconhecimento deste nosso trabalho, tanto que agora mesmo recebi pesquisas de Pinheiro e de Vargem Grande, e o nosso governo com aprovação superior a 60% quase 70%. São dados que nos animam bastante.
domingo, 27 de dezembro de 2015
Aberta ao público, na noite de terça-feira (22), na Casa do Maranhão, no Centro Histórico de São Luís, a exposição FM+30, do artista plástico maranhense, radicado no Rio de Janeiro, Fernando Mendonça. Até o fim de fevereiro, o público poderá apreciar a obra do artista que comemora 30 anos de produção. Com apoio do Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma) foi lançado, durante a abertura da exposição, o álbum Zeladores de Voduns, como resultado da pesquisa fotográfica do maranhense Márcio Vasconcelos.

Representando o secretário de Estado da Cultura, Felipe Camarão, a superintendente de Ação e Difusão Cultural da Secma, Jô Brandão, destacou o orgulho Governo do Estado em apoiar o trabalho de dois artistas. “Não poderíamos fechar o ano de uma forma melhor, do que apresentando dois trabalhos primorosos”.

Em 12 telas em acrílica, que formam 1/3 da exposição, Fernando Mendonça retrata personagens urbanos, os mesmos que o artista vem pintando durante quase toda a sua trajetória: ciclistas, pedestres, cachorros, bicicletas, pombos, travestis, crianças, trabalhadores, seres que circulam em constantes encontros e desencontros no mundo urbano.

Em um segundo recorte da mostra, o artista lança mão de outros suportes, dialogando com a cultura popular. Inspirados na indumentária do bumba-meu-boi, a mostra segue com trabalhos em veludo preto, bordados e costurados com canutilhos dourados e prateados, sendo esta parte da exposição uma celebração coletiva. Fernando Mendonça divide a criação dos trabalhos com artistas populares Nadir, Paulo, Talyene, Charles, Manoel, Marcigleuber e Wallison, artesãos do Boi da Floresta.

Já o álbum Zeladores de Voduns é o retrato da experiência de Márcio Vasconcelos na África, onde esteve, em 2009, na companhia do antropólogo Hippolyte Brice Sogbossi.  O trabalho contempla pesquisa e inserção fotográfica envolvendo terreiros e seus chefes, no Benim e no Maranhão. Tomando como inspiração a saga de NãAgontimé, rainha expulsa do reino do Daomé (atual Benim), ela teria chegado ao Brasil na condição de escrava, para fundar, em São Luís do Maranhão, uma das mais respeitadas casas de culto afro do país, a Casa das Minas.

Na África, os pesquisadores estiveram nas cidades de Cotonou, Abomey, Allada, Ouidah, Calavi e Porto. Fizeram entrevistas e ensaios com personagens de reconhecida importância no cenário do culto aos voduns a fim de perceberem sintonias e diferenças entre os sacerdotes africanos e os chefes de terreiros do Tambor de Mina do Maranhão. 

O projeto venceu o I Prêmio Nacional de Expressões Afro-brasileiras da Fundação Cultural Palmares. A exposição foi fotográfica foi apresentada no Museu de Artes Visuais, em São Luís; no Museu Afrobrasil, em São Paulo; no Museu Casa do Benin, em Salvador, na Rio+20, no Rio de Janeiro; e na República Dominicana.

Agora, seu rico conteúdo é compartilhado em livro que traz textos do editor Bruno Azevedo e dos antropólogos Sergio Ferretti e Hippolyte Brice Sogbossi.
A falta de uma escola de ensino médio na região do Parque Alvorada e da Vilinha tem sido um dos principais fatores da evasão escolar na cidade de Imperatriz. Há anos os moradores da região clamam pela construção de uma escola nas proximidades para atender aos jovens dos bairros.

Com o objetivo levar dignidade e comodidade aos estudantes, o deputado estadual Professor Marco Aurélio (PCdoB) abraçou a causa e mobilizou a secretaria de estado de Educação e o governador Flávio Dino para viabilizar a construção da primeira escola de ensino médio do Parque Alvorada.

O projeto teve total apoio do governador Flávio Dino e da secretária estadual de Educação, Áurea Prazeres e foi garantido um investimento estimado em R$ 1.300.000,00 e também teve a  prefeitura de Imperatriz como parceira, com a doação de uma área de mais de 9000 metros quadrados, localizada no Parque Alvorada I, doação esta autorizada por unanimidade pelos  vereadores de Imperatriz.

Nesta quarta-feira (23), o deputado Marco Aurélio reuniu com o prefeito Sebastião Madeira, a gestora Regional de Educação, Rosyjane de Paula, o secretário Municipal de Educação, Zesiel Ribeiro, o Vereador Carlos Hermes e as lideranças comunitárias Fran, Dôra e Prof Fredson, para solicitar que a prefeitura ceda uma salas de uma escola municipal do bairro,  no período noturno,  para que já seja iniciado o ano letivo de 2016 com o ensino médio para os jovens do Parque Alvorada e Vilinha.  

“Como é de conhecimento de todos, em pouco tempo iniciará a construção da tão sonhada escola de Ensino médio do Parque Alvorada. Infelizmente tivemos problemas cartoriais que acabaram por atrasar o início das obras, impossibilitando o início das aulas já em 2016 na nova escola. A busca por esta parceria irá garantir já agora o ensino médio para o bairro e logo que a obra da escola concluir,  os alunos já mudam para a nova escola se amplia a oferta para todos os turnos.

A gestora de educação, Rosyjane de Paula reforçou a necessidade de se iniciar já em 2016 o ano letivo no bairro. "O governo Flávio Dino compreende essa necessidade e se dispõe a garantir as condições para a dignidade desses alunos. A parceria com o deputado Marco Aurélio tem sido decisiva para o sonho dessa escola estar se tornando realidade.  Agradecemos o apoio da prefeitura que se dispõe em parcerias para melhorarmos a educação. "
O prefeito Sebastião Madeira se dispôs a contribuir para a implantação do ensino médio no bairro.  " Reconheço essa luta e necessidade de unirmos forças para garantir o acesso ao ensino médio  aos jovens do Parque Alvorada e Vilinha.  Foi por isso que atendemos à solicitação do terreno e fomos parceiros nessa nobre causa e também por isso cederemos as salas para que o ano letivo de 2016 já comece com essa novidade para esses bairros."

Os últimos detalhes estão sendo viabilizados para que a escola municipal Frei Tadeu possa acolher essa nova realidade para os bairros, até que a nova escola seja concluída. 
A previsão da secretaria estadual de educação é que dia 20 de dezembro ocorra a licitação para a construção da escola.

Imagens: deputado Marco Aurélio,prefeito Sebastião Madeira, a gestora Regional de Educação, Rosyjane de Paula, o secretário Municipal de Educação, Zesiel Ribeiro, o Vereador Carlos Hermes e as lideranças comunitárias Fran, Dôra e Prof Fredson,

A Prefeitura de São Luís e o Governo do Estado, em mais uma parceria em favor da cidade, realizarão o "Réveillon com a cara de todos nós", festa da virada do ano que vai se concentrar em três pontos: nas praças Nauro Machado e Maria Aragão, no centro da cidade; e na Avenida Litorânea, entre a praia do Calhau e Olho D´Água. Oficialmente, a programação de shows terá início no dia 29 e vai se estender até o dia 3 de janeiro.

Segundo o presidente da Fundação Municipal de Cultura, Marlon Botão, a ideia do réveillon deste ano organizado em conjunto pelo governo do Estado e a Prefeitura de São Luís foi privilegiar a diversidade cultural maranhense, apresentando o mosaico de manifestações culturais em um espaço. "Vamos reunir todas as manifestações culturais na capital maranhense. Será um mosaico cultural para demonstrar nossa riqueza em uma data especial e de grande mobilização", disse Botão.

Pela primeira vez na história do réveillon na capital maranhense, grupos folclóricos e do carnaval vão participar da programação oficial, além de um grande número de artistas maranhenses em shows solos e em grupo. A abertura da programação será na Praça Nauro Machado, na Praia Grande, com shows da nova geração de artistas maranhenses.

Na Praça Maria Aragão, a prefeitura organizou a "Virada com Jesus", programação religiosa reunindo nomes expressivos da música gospel, como Anderson Freire, Trazendo a Arca e Maurício Paes. Eles estarão ao lado dos maranhenses Francivaldo Borges, Joel Mistokles, Anuacir, Zaquel Barros e Victor Gomes. Na "Virada com Jesus", na Praça Maria Aragão, a programação do dia 31 se encerra à 1h.

A programação na Avenida Litorânea, que vai de 31 de dezembro a 3 de janeiro, acontecerá sempre a partir das 16 horas, estendendo-se até à 1h30. Os artistas maranhenses vão se apresentar no palco principal, montado na Praça do Parquinho, na praia de São Marcos. No trecho entre o parquinho e a Casa dos Smiths, na praia do Caolho, carros de som darão apoio aos blocos carnavalescos, bandas e grupos de bumba-meu-boi que vão se apresentar em cortejo.

"Em 2015, o Maranhão foi uma grande vitrine, por isso estamos recebendo turistas de todos os cantos do Brasil e do mundo. E como temos um leque de artistas e manifestações culturais, apenas um dia não seria suficiente", explicou a secretária adjunta de Estado de Cultura, Vanessa Leite, sobre a organização do Réveillon 2015.

ESTRUTURA

Estão mobilizados para atuar durante as festas órgãos públicos municipais como Secretaria Municipal de Saúde (Semus), Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT), Secretaria Municipal de Obras e Serviços Púbicos (Semosp), Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semur), Guarda Municipal e outros. Eles vão garantir os serviços necessários nas duas principais áreas de concentração das festividades da virada do ano. Durante todo o período de realização dos shows, agentes de trânsito da SMTT orientarão o trânsito em toda a faixa da Avenida Litorânea.

quinta-feira, 24 de dezembro de 2015


O que leva os moradores de nossas cidades a cometerem atos de vandalismo e depredação de patrimônio público? De luminárias, vidrais de igrejas, escolas a orelhões, lixeiras, ponto de ônibus e até coisas inimagináveis, como cabeça de frade (coluna de cimento que se assemelha a cabeça de frade e lembra também o órgão genital masculino), foram danificados.

É impressionante a maneira como uma pequena parte da população de São Luís tem feito para destruir o trabalho e vocação da cidade para o turismo. São uns abestados, idiotas, sem noção do que a cidade representa tanto para quem nela mora, como para quem a visita. 

A brutalidade humana é algo absurdo, que deixa perplexo até mesmo o mais embrutecido dos indivíduos da ilha. Ontem à noite, já quase madrugada, um idiota, sem noção, que segundo informações, o desocupado, forçou com uma caminhonete, o cabo de aço, que fora colocado, com cadeados, justamente para impedir a entrada de veículos naquela artéria, que é tombada e quebrou o pilar, ou seja, destruíram a “caceta de cimento’. É ou não é um idiota, uma pessoa dessa?

Existe uma ação do MPF proibindo entrada de carros na Praia Grande, mas a brutalidade é algo difícil de entender. Por mais que se tenha placas, que se saiba que é proibido entrar nessa área, tamanho o grau de sensibilidade da Praia Grande, tem uns insensíveis que querem e continuam a entrar ou a quebrar para entrar.

Exemplo estarrecedor é a própria Policia Civil, que já fora flagrada subindo a calçada para entrar no Centro Histórico. Ontem mesmo uma viatura com alguns policiais, que precisavam ir para a Defensoria Pública, que fica a uns 100 metros de onde foi colocado um balizador, esse “senhores”, desceram e tiraram o balizador, que tinha sido colocado há pouco tempo e ainda estava mole e entraram com a viatura. é ou não é uma cidade de muro baixo? Os caras, só porque são da Polícia, se acham no direito de destruir um patrimônio que é da humanidade. São ou não são uns sem noção?

Agora, umas perguntas se fazem necessário. Onde está a guarnição da Polícia Militar que cobre a área? Os quadrículos, motocicletas e até a Polícia montada que existe para cobrir a área do Centro Histórico, que não vê nada? E as câmeras de monitoramento para que servem? Será que é só para enfeite? Com a palavra o Comandante da Polícia Militar, Delegado Geral, Guarda Municipal e Subprefeitura do Centro Histórico de São Luís.

________________________
Cabeça de frade. São monumentos de mais ou menos um metro de altura, de cor amarela, espalhados pelas ruas do Centro Histórico de São Luís. Seu formato também se assemelha a um pênis e servia para homenagear cada filho homem de famílias ricas, em tempos passados. Contam que as mulheres grávidas abraçavam estes monumentos para pedir filhos varões.
Olhe a foto: lembra uma cabeça de frade mas também um imenso pênis.

quarta-feira, 23 de dezembro de 2015
A tradicional Igreja da Sé, localizada no coração de São Luís, foi palco na última terça-feira (22) da cantata natalina, promovida pelo Governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com a Prefeitura de São Luís.

O evento marcado pelo clima de confraternização e fraternidade foi aberto logo após a missa com a apresentação dos poemas “Filho do Homem”, de Vinícius de Morais e o poema “Presente”, de Lenar Nascimento, interpretados pela atriz Leda Nascimento.

Em seguida, a cantada teve a apresentação dos corais Madrigal Santa Cecília, Coral São João, Madrigal Som das Águas, Coral Shalon, Coral Arte e Canto, Coral Amigas do Peito, Coral São Luís e Coral Villa Lobos , que apresentam  de  canções natalinas, sob a regência dos Maestros Giovanni Pellela, Vilcimar Garcez, Allan Coêlho, Simão Pedro, Ronaldo Ribeiro, Jônathas  Rocha e Fernando Mouchreck.

“Estou encantada com tantas vozes em harmonia cantando canções tão belas de Natal. Quem não veio perdeu um verdadeiro espetáculo. Estou emocionada”, destacou a vendedora Rosângela da Cruz, que estava na cantata acompanhada pela mãe e as duas filhas.

Desde o início do mês dezembro, uma vasta programação voltada para celebrar a data mais importante do Cristianismo, tem sido ofertada a população de São Luís.  A secretária adjunta de Economia Criativa da Secma, Vanessa Leite, ressaltou que eventos como este propiciam momentos de reflexão sobre o real sentido do Natal. “De acordo com as orientações do Governador Flávio Dino, tivemos a preocupação de fazer uma programação voltada para toda a família aproveitar junta”, frisou.

Hoje (23), a programação de eventos referentes a celebração do Natal, promovida pelo Governo do Maranhão e Prefeitura de São Luís continua.  A partir das 17h o Papai Noel estará na frente do Palácio dos Leões para atender a criançada. Às 19h começa o corão Santa Cecília, seguido pelo espetáculo teatral representação do Auto de Natal baseado no conto de Maria Claro Machado “O boi e o burro no caminho de Belém” e às 20h começa show de Guilherme Júnior e Camila Boueri cantando músicas natalinas.