sexta-feira, 5 de agosto de 2016
Nomes de peso do jazz e do blues, de sucesso nacional e internacional, têm um encontro marcado com o Maranhão a partir desta sexta-feira, quando subirão nos palcos do 8º Lençóis Jazz & Blues Festival que ocorrerá nos dias 5, 6 e 7 de agosto, no município de Barreirinhas, e nos dias 12 e 13 do mesmo mês, em São Luís. O festival, realizado pela Tutuca Viana Produções, conta com os patrocínios da Vivo, por meio da plataforma Vivo Transforma, da Companhia Energética do Maranhão (Cemar) e do Governo do Maranhão, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Ao todo, a oitava edição do festival vai apresentar 17 shows, além de oficinas, palestras e jams sessions. A cidade de Barreirinhas, que receberá 9 shows, já está no clima do festival e na expectativa para mais uma grande edição. Na rede hoteleira a taxa de ocupação deverá atingir 100% dos leitos, segundo a Secretaria Municipal de Turismo de Barreirinhas. Os profissionais que transportam os turistas da capital para o município, também, estão animados. “O festival já está na rota dos turistas. Acontece todos os anos. Já veio muita gente para cá para Barreirinhas em função do festival e ainda vem muita gente”, disse Luís Henrique Trinta.

Na Av. Beira Rio, onde ocorrerão os shows, os trabalhos de montagem de palco já estão sendo concluídos. Assim como a decoração que vai deixar a cidade balneária 0ainda mais charmosa. A programação do evento será aberta com a Oficina de Canto, ministrada por Liz Rosa, no salão paroquial da Igreja Matriz. No mesmo local, à tarde, a programação continua a partir das 15h, com a Oficina de Fotografia de Celular ministrada por integrantes do Fotoclube Poesia no Olhar e das 15h às 18h, haverá a palestra “Políticas Públicas do Ministério da Cultura”, ministrada por Yuri Sampaio, no piso térreo.

Os shows – As apresentações serão iniciadas às 20h, com Carlos Malta Quarteto e encerrados por Camila Boueri. Uma das atrações da primeira noite do festival, em Barreirinhas, a cantora potiguar Liz Rosa vai apresentar o seu belíssimo show Cai Dentro, em que faz um passeio pelo rico universo do sambajazz e da bossa nova. Acompanhada por um time de primeira linha, composto por Rafael Barata (bateria), André Vasconcellos (baixo) e Fernando Merlino (piano), ela apresentará um suingado repertório que mistura conhecidas, como Coisa feita, e  canções de novos compositores, como Na Lama, na Lapa, de Khrystal e Valeria Oliveira e De cabo a rabo, de Roberto Taufic.

“Estou muito feliz e animada. O Brasil é um país riquíssimo culturalmente, mas faltam espaços e plataformas para divulgação dessa efervescente produção artística. Festivais com o Lençóis Jazz & Blues carregam consigo a importante tarefa de disseminar o que vem sendo produzido na cena do jazz, blues e da bossa nova”, disse a cantora potiguar.

Do Nordeste para o sudeste, o artista Rodrigo Nézio é um dos encarregados a abrilhantar a noite do festival na parasidíaca Barreirinhas. O que esperar? Muito blues de qualidade. “É um grande prazer e estamos muito empolgados para participar do Lençóis Jazz e Blues. Viajar com nossa música e apresentá-la em um festival num lugar tão charmoso como Barreirinhas é muito excitante. Estamos ansiosos para mostrar nosso show, que será bem alegre e descontraído, com músicas próprias e outras releituras de clássicos da música brasileira e internacional”, comentou o músico.

Marconi Rezende, em sua primeira apresentação no Lençóis Jazz e Blues Festival, é o convidado especial para apresentar canções de sua maior influência musical: Chico Buarque de Holanda. “Quero apresentar um repertório que contenha elementos de sofisticação com naturalidade, como a própria paisagem dos Lençóis, típico do Jazz e muito presente na obra de Chico Buarque”, revela Marconi, atração do terceiro dia de shows do festival, em Barreirinhas.

Outros que prometem brilhar – e emocionar as milhares de pessoas aguardadas para a edição 2016 –, são Mestrinho e Nicolas Krassik, que apresentarão uma viagem musical no palco montado na Avenida Beira-Rio. De Dominguinhos (Lamento Sertanejo, Sanfona Sentida) à Jacob do Bandolim (Diabinho Maluco), passando por Sivuca (João e Maria) e Baden Powell (Formosa), a genial dupla pretende conquistar o público. "A nossa turnê de lançamento com Mestrinho, segue feliz, depois de Brasília e Rio de Janeiro, Barreirinhas! Estou muito feliz com esse convite. Será a minha primeira vez nesse Festival tão elogiado, tenho certeza que será lindo”, revelou Nicolas Krassik.

As apresentações musicais em Barreirinhas serão encerradas com o show impecável de André de Sousa MB. “Esse show é bem dosado com músicas inéditas do novo álbum, clássicos que todo amante do blues curte e releituras inesperadas como a de Respeita Januário. A performance da banda é sempre espontânea, cheia de feeling e improviso. O show tá com um astral altíssimo, com a maioria do set pra balançar  e, claro,  umas duas pra chorar e sentir o lamento do blues!”, reforçou André de Sousa. No repertório, são presenças garantindas canções de Stevie Ray Vaughan, Luiz Gonzaga, Humberto Teixeira, BB King, Stevie Wonder, Robert Johnson, entre outros.

CIRCUITO BARREIRINHAS - Em Barreirinhas, os shows serão realizados a beira do Rio Preguiças, na Avenida Beira Rio, nos dias 5, 6 e 7 de agosto. A sequência de shows ficou assim: na SEXTA-FEIRA, dia 5 de agosto, se apresentarão Carlos Malta Quarteto às 20h, Liz Rosa Trio às 21h15 e Camila Boeuri às 22h30; no SÁBADO, dia 6 de agosto, fazem show no festival Sérgio Galvão às 20h, Rodrigo Nézio às 21h15 e Paulinho Moska, encerrando a noite, às 22h30. Já no último dia, no DOMINGO, dia 7 de agosto, passarão pelo evento Marconi Rezende às 20h, Nicolas Krassik e Mestrinho às 21h15 e André de Sousa MB, às 22h15.

Além dos shows, haverá uma PROGRAMAÇÃO PARALELA com oficinas, palestras e exposições de primeira qualidade. Na SEXTA-FEIRA, dia 5 de agosto, ocorrerá: das 10h às 12h, uma OFICINA DE CANTO ministrada por Liz Rosa (RN), das 10h às 12h, no salão paroquial da Igreja Nossa Senhora da Conceição (Igreja Matriz). No mesmo local, das 15h às 18h, será realizada uma OFICINA DE FOTOGRAFIA DE CELULAR, ministrada por Márcio Melo, Presidente do Clube de Fotografia Poesia do Olhar, e pelo fotoclubista Marco Aurélio Nogueira da Silva. No mesmo horário, no piso térreo do salão paroquial da Igreja Matriz, ocorrerá a PALESTRA POLÍTICAS PÚBLICAS DO MINISTÉRIO DA CULTURA, ministrada por Yuri Sampaio Cartellato Logrado, representante regional do Nordeste do Ministério da Cultura do Maranhão (MinC-MA).

No dia seguinte (6/08), SÁBADO, iniciando as atividades, no período da manhã, das 10h às 12h, será realizada a OFICINA DE SAXOFONE que será ministrada por Sérgio Galvão (RJ), no salão paroquial da Igreja Nossa Senhora da Conceição (Igreja Matriz). No mesmo local, será realizado o segundo dia da OFICINA DE FOTOGRAFIA DE CELULAR, das 15h às 18h.
E para quem gosta de dar aquela esticadinha, não vão faltar as tradicionais Jams Sessions em Barreirinhas– encontros musicais que são realizados após os shows oficiais do Lençóis Jazz & Blues Festival. Elas ocorrerão todos os dias do festival, no Bar Terraço Gourmet (antigo Deck Bistrô), na praça da Igreja Nossa Senhora da Conceição (Igreja Matriz).

NOVIDADE- Este ano, a grande novidade na programação do Circuito Barreirinhas é a integração entre os mundos da música e da fotografia, pois além das oficinas de fotografia de celular, a cidade ganhará a exposição fotográfica “Música no Olhar” que será realizada durante todos os dias do festival, na Praça do Trabalhador. Uma realização do Clube de Fotografia Poesia do Olhar que terá a música como inspiração.

O Lençóis Jazz e Blues Festival em Números - A expectativa dos organizadores para 2016 é de que o público total do festival seja de cerca de 16 mil pessoas. Gente de todas as idades e de várias partes do mundo que, além de curtir a vasta programação cultural poderá conhecer as belezas naturais, culturais e históricas dos principais destinos turísticos maranhenses.

O VIII Lençóis Jazz e Blues Festival conta com os patrocínios da Companhia Energética do Maranhão (Cemar), da Vivo, por meio da Plataforma Vivo Transforma e do governo do Maranhão via Lei Estadual de Incentivo à Cultura e aos apoios culturais das Secretarias de Estado de Turismo e Cultura, da FIEMA/SESI, SEBRAE, Tory Brindes, Clara Comunicação, Taguatur, TV Mirante, TV Ufma, Cantinho Doce, Escola Lilah Lisboa, Rota das Trilhas, Foto Clube Poesia no Olhar, além das parcerias das Pousadas Murici, Paraíso dos Lençóis, Solar das Gaivotas, do Riacho, Pousada Paraíso dos Guarás, Pousada do Rio, Pousada Buriti, Pousada Beira Rio, Pousada Lins, do Gran Solare Lençóis Resort e dos restaurantes Terraço Gourmet e Zaitun e da NewInfor Internet Banda Larga.

A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO FESTIVAL - você confere no site  www.lencoisjazzeblues.com.br e nas suas redes sociais: Twitter (@lencoisfestival), Instagram (@lencoisfestival) e Facebook (LencoisJazzBluesFestival).

INSCRIÇÕES PARA OFICINAS DE MÚSICA: Para as oficinas de canto com Liz Rosa, a de saxofone com Sérgio Galvão, e para a palestra Políticas Públicas Do Ministério Da Cultura, em Barreirinhas, não será necessário fazer inscrição online, só no momento das oficinas e palestra. Só será necessário fazer inscrições para as Oficinas de Violão com Filó e Felipe Machado e para a Oficina de Técnicas Vocais do Grupo Boca Livre que serão realizadas em São Luís.

As inscrições para a oficina de Filó e Felipe Machado deverão ser feitas pela internet por meio do link http://goo.gl/forms/xz0fwo82eeI4JNJl1.
Já as inscrições para a Oficina do Grupo Boca Livre deverão ser feitas pela internet por meio do link http://goo.gl/forms/eVXoLBxdzIzwChaa2 .
Outras informações podem ser obtidas com o coordenador de oficinas de música do festival, Ivaldo Guimarães pelo fone (98) 98722-5541.


0 comentários:

Postar um comentário