quarta-feira, 24 de agosto de 2016
Dados da última pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo ratificam que 70% dos turistas estrangeiros buscam como rota no Brasil os destinos de praia e sol. Dos turistas brasileiros, 45% pretende viajar para o litoral nordestino. Para incrementar o potencial turístico da capital São Luís, o Governo do Estado implantou e vem desenvolvendo uma multitarefa com o programa “Mais Saneamento”, que é executado pela Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA).

Parte deste esforço já pode ser notado, segundo aponta o último laudo de balneabilidade divulgado na sexta-feira (19) pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), que atesta que nove pontos da orla marítima de São Luís e São José de Ribamar já são considerados próprios para o banho. O número de pontos é maior que os da aferição cujos resultados foram divulgados no dia 11 de agosto, quando apenas dois dos 21 pontos verificados estavam aptos.

De 2015, período em que o governador Flávio Dino assumiu a administração do Estado, até os dias atuais, diversas iniciativas já foram tomadas para a devolução das condições de balneabilidade da orla, como as obras de despoluição do Rio Pimenta, em fase final, e recentemente a inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Vinhais, que é responsável por tratar 40% do esgoto de São Luís. O programa segue, ainda, com a despoluição do Rio Claro, também em andamento, e do Rio Calhau, além da construção de mais uma ETE (a do Anil – já em obras) e da reforma das duas ETEs já existentes. O ‘Mais Saneamento’ prevê, ainda, a instalação de 355 km de redes coletoras e interceptores e a construção de estações elevatórias de esgoto.

Dentro do projeto “Mais Saneamento”, foi inserida a implantação de um novo sistema de tubulação com quatro quilômetros de extensão nas margens dos rios. Também será construída uma estação elevatória e rede de coleta de 30 mil metros na região. Quanto à ETE Vinhais, esta está entre as maiores estações de tratamento de esgoto do Nordeste. Ocupando uma área de 3,1 hectares, ela atende 48 bairros, beneficiando, assim, cerca de 350 mil moradores.

“A ETE Vinhais, se comparada a outras estações de tratamento de esgoto de São Luís, é muito maior e um equipamento absolutamente fundamental para despoluir rios, retomar a qualidade ambiental dos nossos mangues e, obviamente, a principal de tudo, retomar as condições de balneabilidade das nossas praias”, destacou o presidente da Caema, Davi Telles, sobre a importância da nova estação.

A expectativa, tanto do Governo do Estado, quanto dos empresários do setor, é que o conjunto das medidas contempladas no ‘Mais Saneamento’, aliada às ações de divulgação, insiram a capital na lista de indicação dos melhores destinos turísticos.

Para o presidente do Conselho de Turismo do Estado do Maranhão, Bruno Mezenga, as obras que vêm sendo desempenhadas pelo governo são de grande representatividade para toda a estrutura que envolve o mercado do turismo em São Luís.

“A atitude do Governo de inserir dentro de suas ações a despoluição do Rio Pimenta, Rio Claro e do Rio Calhau é essencial para o resgate do potencial turístico de São Luís. Colocar a ETE Vinhais para funcionar era outro ponto que as entidades que representam o turismo no Maranhão já vinham tentando fazer, e o atual Governo concretizou. Agora, nós poderemos reverter a imagem negativa que ficou das praias poluídas da nossa Ilha”, disse Mezenga.

Analisando as obras como de total força para alavancar o turismo no Maranhão, o presidente do Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação do Maranhão, Paulo Coelho, ressaltou ainda a importância do investimento para movimentar o setor hoteleiro. “A classe vê com bons olhos esse resultado, pois era algo que esperávamos com muita ansiedade. Sabemos que para o turismo alavancar depende de vários fatores, principalmente aqui, que se trata de uma ilha. Devemos oferecer uma infraestrutura que envolve desde a balneabilidade das orlas, como um aeroporto, um terminal rodoviário e aquaviário bom e vejo que o governo está se empenhando para solucionar todos esses entraves herdados, realizando obras de melhorias e expansão. Com essas obras, percebo que o turista virá ao Maranhão e retornará aos seus destinos de origem com outros olhos”.

O secretário de Estado da Cultura e Turismo do Maranhão, Diego Galdino, ressaltou a importância dos investimentos no setor de saneamento para inserir o Maranhão na rota do segmento de Sol & Praia. “Estas ações desenvolvidas pelo governo Flávio Dino garantirão que estejamos mais prontos ainda para receber visitantes que procuram o litoral. Além disso, a própria população ganha com mais uma opção de lazer”, disse o secretário.

O Maranhão possui um litoral de cerca de 640 km de extensão, o que o torna o segundo maior litoral do Brasil. Tudo conspira para uma das melhores experiências de Sol & Praia que quem visita o Maranhão pode ter. A ilha de São Luís oferece algumas das mais belas praias do litoral, com larga faixa de areia, mangues, dunas, vegetação rasteira e orlas urbanizadas. São dezenas de opções de bares e quiosques que servem os mais variados pratos e bebidas. Águas tranquilas são propícias aos esportes náuticos como surfe, kitesurf, windsurf e vôos de ultraleve.

0 comentários:

Postar um comentário