quinta-feira, 11 de agosto de 2016
PINHEIRO - A reitora Nair Portela assinou nesta quarta-feira, 10, o termo de Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde (COAPES) entre a UFMA, o Hospital Universitário, a Secretaria de Estado da Saúde e a Prefeitura Municipal de Pinheiro.


O termo objetiva viabilizar a reordenação da oferta de cursos de graduação na área de saúde e de vagas de residências em saúde, na cidade de Pinheiro. Garante estrutura de serviços de saúde em condições de oferecer campo de prática, mediante a integração ensino-serviço nas redes de atenção à saúde das esferas federativas.


Segundo a reitora Nair Portela o contrato que vai organizar a rede pública de saúde, permitindo que os estudantes dos cursos de Medicina, Enfermagem e Educação Física, Campus Pinheiro, possam realizar suas aulas práticas nos hospitais municipais. "A assinatura do COAPES vai garantir uma boa formação desses alunos da saúde, em consonância com os princípios e diretrizes do SUS, tendo como eixo a abordagem integral do processo de saúde-doença. O que trará ótimas expectativas para a melhoria e o crescimento da área de saúde na baixada maranhense", enfatizou.

Outro ponto fundamental que o COAPES destaca é o respeito à diversidade humana, à autonomia dos cidadãos e à atuação baseada em princípios éticos, destacando-se o compromisso com a segurança do paciente, tanto em intervenções diretas quanto em riscos indiretos advindos da inserção dos estudantes no cenário de prática. "O compromisso da UFMA, do Estado do Maranhão e da Prefeitura de Pinheiro é com a operosidade e manutenção do SUS com o desenvolvimento de atividades educacionais e de atenção à saúde integral", explicou Nair Portela.

Para o representante do Ministério da Educação, Gerson Pereira, que está auxiliando na consolidação dos cursos da área de saúde no município a população maranhense precisava de uma iniciativa como essa. “O Maranhão possui o menor índice de médicos por habitantes, temos que melhorar este cenário, por isso a nossa presença na baixada maranhense. A intenção e o apoio tanto da reitora quanto do prefeito são fundamentais para fazermos um trabalho organizado pelo fortalecimento da rede de saúde local", afirmou.

Pelo contrato, a UFMA também se compromete com o desenvolvimento de atividades que articulem o ensino, a pesquisa e a extensão com a prestação de serviços de saúde, com base nas necessidades sociais e na capacidade de promover o desenvolvimento regional no enfrentamento de problemas de saúde locais e regionais.

Guilherme Weber, estudante do 5° período do curso de medicina e presidente do Centro Acadêmico de Medicina, Campus Pinheiro, diz ser positiva a assinatura deste contrato, uma vez que agora oficializa as demandas necessárias para o bom andamento do curso. “Fica mais fácil cobrar uma participação mais ativa e direta tanto da reitoria quanto da prefeitura de Pinheiro”, opinou.

Assinaram o contrato, além da reitora Nair Portela, pela UFMA, a superintendente do HUUFMA, Joyce Lages; a secretária adjunta de saúde do Maranhão, Karla Trindade, pelo governo do Estado, e o prefeito Filuca Mendes, pelo município Pinheiro.

0 comentários:

Postar um comentário