quarta-feira, 10 de agosto de 2016
No dia 11 de agosto é comemorado em todo o país o Dia do Garçom, profissional responsável pelo bom atendimento e agilidade no serviço de qualquer bar ou restaurante. Embora a arte de servir seja uma atividade básica de qualquer garçom, este profissional desempenha outras funções como higienizar e organizar seu setor de trabalho, preparar bebidas, gerar hospitalidade no processo de atendimento ao cliente, ser comunicativo e estar de prontidão para o ato de servir. É importante destacar que o mercado de atuação para este profissional é extenso, podendo trabalhar em bares, cafés, restaurantes, eventos, room service, entre outros.

Atualmente, espera-se que o garçom execute diversas tarefas, sendo capaz de se adaptar aos diferentes ambientes de trabalho. O profissional deve estar atento às normas de higiene e segurança, manter comunicação fluente e atender o público de forma cortês e eficiente. Não é necessário ter formação para exercer a profissão, mas para que um garçom se destaque no mercado de trabalho, é preciso treinamento, qualificação e entusiasmo com a profissão.

Segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – ABRASEL, 31% da renda da família é para alimentação fora do lar e, até 2020, a tendência é que esses dados cheguem a 50%, o que prevê um crescimento no surgimento de bares e restaurantes, principais campos de trabalho dos garçons. Para quem deseja investir nessa área que encontra-se em expansão em São Luís, o Senac oferece curso profissionalizante com carga horária de 360 horas, que prevê formar profissionais para atuar e intervir em seu campo de trabalho, com foco em resultados. Essa perspectiva proporciona o comprometimento do aluno com a qualidade do trabalho, o desenvolvimento de uma visão ampla e consciente sobre sua atuação profissional e sobre sua capacidade de transformação da sociedade.

Para celebrar a data, o Restaurante Escola do Senac, localizado na Rua de Nazaré (Centro Histórico), realizará, nesta quarta-feira (10), a palestra “Da raiz da terra para o mundo: a Tiquira como produto inovador”, ministrada pelo empresário da Tiquira Guaajá, Alberto José, a partir das 16h. Durante a ocasião, será realizada degustação e análise olfativa com os aromas.

0 comentários:

Postar um comentário