terça-feira, 16 de agosto de 2016
 'Bumba, nosso boi’ foi escrito pelo jornalista e escritor Diego Freire. Livro será lançado no dia quatro de setembro na capital paulista.
(Foto: Divulgação/ Diego Freire)
Discriminação, aceitação das diferenças e a superação das próprias dificuldades são alguns dos principais temas abordados na primeira obra literária infantil do jornalista e escritor maranhense Diego Freire. O livro “Bumba, nosso boi” será lançado no próximo dia 4 de setembro, durante a 24ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo.

A história é inspirada no auto do bumba meu boi, bastante festejado durante o período junino no Maranhão, e mostra a trajetória de um boizinho que reaprende a viver após ter a língua arrancada por puro capricho de uma mulher grávida.  A motivação para a criação da obra surgiu das próprias inquietações do autor durante a sua infância em São Luís.

“É uma história que eu sempre imaginei e que nunca foi contada. Quando eu era criança em São Luís ia para as festas juninas e assistia as apresentações de boi. Lá, eu conheci o auto de bumba meu boi que fala de Catirina e da língua do boi. Eu me perguntava como é que ficou o boi depois que tudo acabou e ele seguiu a vida dele sem a língua. Como é viver sem língua? Como é tentar falar? Como é, no caso dele, mugir sem a língua? Essa é uma história que não está dentro do auto do bumba meu boi. O bumba meu boi termina com a festa celebrando a volta do boi e na presença dos índios que ressuscitaram ele. Então é uma história que viria depois. Era uma inquietação minha”, revelou.

(Foto: Júnior Balby)
Para Diego, o livro resgata a diversidade étnica e cultural não só do Maranhão como também de outros estados brasileiros. “Eu fui ler a respeito de como o boi é festejado no Sul, em outros estados do Nordeste e coloquei elementos na história para chamar a atenção para o fato de que o boi não é uma coisa só do Maranhão. Então, o título 'Bumba, nosso boi' é para chamar a atenção de que é uma história de todos nós, de todos os brasileiros, é um patrimônio da cultura brasileira”, explicou.

Com ilustrações em aquarela, “Bumba, nosso boi” contou com a colaboração do designer gráfico Rogério Maroja que, assim como o jornalista Diego Freire, também está estreando no mundo literário. “Pela a história se ambientar no interior do Brasil e o bumba meu boi ter essa origem no Nordeste Rogério escolheu tons terrosos para as tintas que ele usou. Então tem essa atmosfera do sertão, ele também tomou liberdades artísticas que me impressionaram muito e que me deixaram muito contente de ver a maneira como estava se apropriando da história, transformando e contando a história junto”, contou Diego.

Ainda segundo autor, a parceria com Maroja foi considerada positiva e deverá continuar em seus novos projetos. “Foi um encontro muito abençoado porque ele é um artista incrível e eu tenho certeza que esse não vai ser o primeiro e último trabalho. Já tem ideias surgindo e ele é muito versátil. Rogério vai continuar desenhando, pintando para a literatura e contando histórias por meio das ilustrações e eu estou muito contente com essa parceria”, comemorou.

Sobre a sua participação na 24ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, Diego conta que está bastante otimista e feliz pela a oportunidade de poder apresentar o seu primeiro livro no evento. “Na verdade a Bienal foi muito inesperada e até não planejada, apesar de estar sendo uma experiência incrível porque é um evento que tem um alcance gigantesco”, finalizou.

Novos Projetos

Diego Freire já pensa realizar novos trabalhos e adianta que o universo infantil continuará sendo explorado por ele em seus próximos livros. “Enquanto eu escrevia o livro parece que abriu uma torneirinha e aí outras ideias foram surgindo", contou.


"Eu já tenho algumas ideias para novos livros ainda neste universo infantil. Algumas têm a ver também com o meu trabalho como jornalista de Ciência, com histórias de ficção científica mais ambientada nesse universo infantil, escritas em verso", completou.

Pré-venda na Internet

Vendas no Site (Foto: Divulgação/ Diego Freire)
O livro "Bumba, nosso boi" já pode ser adquirido através de uma pré-venda pela Internet. No site, além de poder comprar a obra, os internautas poderão adquirir produtos temático como canecas oficiais com as ilustrações impressas, pinturas feitas por Rogério Maroja em aquarela originais, e mais um fantoche do boi feito de espuma que é antialérgico.

O dinheiro arrecadado na pré-venda de todos os produtos será utilizado para levantar recursos para a divulgação do livro em São Luís.


0 comentários:

Postar um comentário