segunda-feira, 15 de agosto de 2016
Porto Digita recebe palestrantes para a quinta edição do V SIREE - Seminário Internacional sobre Resíduos Eletroeletrônicos, no Recife

A gestão dos resíduos eletroeletrônicos é um problema global. Para debater o assunto e apresentar experiências internacionais de aproveitamento de componentes, especialistas da Bélgica, Índia e Argentina, estarão reunidos durante o V Seminário Internacional sobre Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos (SIREE). O evento promovido pelo Porto Digital, o Parque Tecnológico de Pernambuco, acontece entre os dias 18 e 19 de agosto, no Recife. O fórum de debates é uma das atividades permanentes do ITgreen, que abarca os projetos de inovação e sustentabilidade do parque tecnológico e traz o tema “Economia Circular: um Mundo sem resíduos Eletroeletrônicos”. 

A proposta do seminário é debater um novo ciclo de produção, no qual os produtos passam por um fluxo de desenvolvimento positivo e contínuo, de maneira a possibilitar um melhor aproveitamento de recursos e componentes. Questões como a legislação e a implementação da logística reversa, iniciativas inovadoras e experiências de empreendedorismo na área serão abordadas ao longo de seis painéis, palestras e mesas redondas. “O Porto Digital tem consciência da importância da gestão do lixo eletrônico em ambientes de inovação e, por isso, protagoniza o debate para que melhores práticas sejam implementadas no ecossistema local”, explica Joana Sampaio, coordenadora do SIREE.

“O atual modelo industrial de economia linear no estilo ‘extrai, produz, utiliza e descarta’ não tem se mostrado sustentável. O consumo rápido, o impulso de compra e a obsolescência programada agravaram problemas ambientais diretamente ligados aos resíduos eletrônicos. É imperativa a implementação de ecodesign de produtos, sistemas de logística reversa e tratamento ambientalmente adequado do e-lixo. No SIREE, vamos debater os diversos aspectos da economia circular, na qual um produto antigo vira parte da produção de um novo”, explica Joana.

As inscrições já estão abertas no endereço eletrônico www.siree.org, com valor especial até o final do mês de julho. O público-alvo do SIREE são especialistas, gestores, professores e estudantes, além de profissionais da iniciativa privada; centros de pesquisa, desenvolvimento e inovação, órgãos governamentais e instituições do terceiro setor.

0 comentários:

Postar um comentário