quarta-feira, 3 de agosto de 2016
Ocupando uma área de 3,1 hectares e pronta para atender a mais de 40 bairros da capital, o Governo do Estado, por meio da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), entrega na próxima segunda-feira (8) a partir das 9h, a nova Estação de Tratamento de Esgoto Vinhais.

A ETE Vinhais é o principal equipamento dentre os quatro grandes sistemas que a Companhia está instalando na capital e vai tratar o esgoto produzido por cerca de 350 mil moradores. Dentre os bairros atendidos, estão Cohab, Aurora, Cohatrac (I, II, III, IV, V), Anil, Angelim, Bequimão, Ipase, Cohajap, Vinhais, Cohafuma, Turu, Olho d’Água, Planalto Vinhais, dentre outros.

A solenidade de entrega contará com a presença do governador Flávio Dino; do Ministro das Cidades, Bruno Cavalcanti de Araújo; do diretor-presidente da Caema, Davi Telles, e diversas outras autoridades.

A ETE Vinhais está entre as maiores estações de tratamento de esgoto do Nordeste. Quando finalizada, terá capacidade de tratar 1.200 litros de esgoto por segundo. Nesta primeira etapa, terá capacidade de tratar 700 litros por segundo. A ETE faz parte de uma série de realizações dentro do programa ‘Mais Saneamento’, do Governo do Estado, executado pela Caema.

Dentre outras ações do ‘Mais Saneamento’, estão a construção de 35 estações elevatórias de esgoto e 355 km entre interceptores e redes coletoras, além da construção de duas novas estações de tratamento de esgoto (Vinhais e Anil) e da reabilitação das estações já existentes.

“Deste modo, nós elevaremos o índice de tratamento de esgoto de São Luís, que hoje é dramático, de 4% para 70%, liberando assim os nossos corpos hídricos, os nossos rios, mangues e o mar desse lançamento direto e, claro, beneficiando a população de São Luís, levando qualidade de vida, proteção ambiental e saúde”, explicou Davi Telles.

“Pela localização e pelos esgotos que a ETE Vinhais trata, geograficamente falando, essa obra é substancial para a qualidade dos nossos mares. A balneabilidade das praias está diretamente relacionada à entrega da estação de tratamento de esgotos do Vinhais”, reiterou o presidente.

Funcionamento  

Os primeiros testes operacionais na ETE Vinhais foram realizados no fim de julho. Funcionários que atuarão diretamente na operação da ETE também participaram do treinamento “Operação de ETEs com Reatores Anaeróbios”, realizado pela Caema para priorizar o debate e adoção de práticas viáveis para controle de lodos e odores.

0 comentários:

Postar um comentário