quarta-feira, 3 de agosto de 2016
O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), discutiu, na tarde desta quarta-feira (3) a implantação de um Projeto Piloto de Xadrez nas escolas da rede pública estadual, como um inovador e acessível instrumento pedagógico. O projeto prevê atender cerca de 800 alunos da rede pública, na faixa etária de 7 a 12 anos.

De acordo com o secretário da Educação, Felipe Camarão, a ideia é inserir a prática do Xadrez em escolas da capital, no início do próximo ano letivo, e, posteriormente, estender para mais escolas da rede estadual. “No momento, estamos realizando o levantamento de escolas que participarão do projeto piloto. O xadrez desenvolve importantes habilidades, como concentração, pensamento lógico, disciplina, entre tantas outras, e com certeza contribui muito para o processo de aprendizagem na vida escolar”, destacou.

A ideia do projeto é iniciativa do heptacampeão brasileiro e bicampeão mundial em xadrez, Rafael Leitão. “Existem muitas pesquisas que mostram que o xadrez auxilia o desenvolvimento cognitivo das crianças. Sempre tive o sonho de coordenar um projeto de xadrez nas escolas do meu estado e finalmente apareceu esta oportunidade. Estive com o governador Flávio Dino, conversamos sobre o projeto e ele incentivou. Estou muito feliz em darmos continuidade à ideia. Oprojeto piloto tem duração de um ano”, disse.

0 comentários:

Postar um comentário