quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Pela primeira vez em sua história, o Maranhão possui políticas públicas voltadas ao desenvolvimento da cadeia produtiva e do mercado audiovisual. Nesta quarta-feira (17), o governador Flávio Dino deu mais um passo para a continuidade do apoio à classe com a certificação dos projetos do II Edital de Audiovisual do Maranhão. Em solenidade realizada no Palácio dos Leões, dois longas-metragens, 10 curtas-metragens e dois telefilmes foram contemplados e representam um marco para o cinema maranhense.

O primeiro edital a contemplar projetos genuinamente maranhenses recebeu investimentos de R$ 3 milhões, fruto de uma parceria entre o Governo do Estado e Agência Nacional de Cinema (Ancine). Ao todo, a iniciativa recebeu 57 projetos, dos quais 47 foram habilitados numa primeira fase de análise documental. Na segunda e última fase, os projetos foram submetidos à Comissão de Mérito, formada por cinco integrantes de notório saber do cinema brasileiro, responsável pela seleção final de 14 propostas, de acordo com os critérios de gestão, relevância artística-cultural, valorização do Maranhão e plano de comercialização.

O governador Flávio Dino parabenizou os vencedores e destacou que os investimentos são parte integrante de investimentos no setor, que visam estimular a produção artística e dinamizar a economia cultural, com a geração de emprego e renda. “Considero essa ação de organização, de apoio, de fomento a economia da cultura de modo geral, muito especialmente esse segmento audiovisual, como uma prioridade de Governo”, ressaltou.

Para Flávio Dino, a parceria com a Ancine e a construção do Edital é produto da sinergia entre o meio cultural, os produtores, o mercado e a política pública de fomento do setor audiovisual. Ele destacou ainda que o Governo vem, permanentemente, investindo no setor através de apoio a festivais, como o Guarnicê, e da abertura do Curso Técnico e para Cursos de Formação Inicial Continuada (FICs) que são realizados pela Escola de Cinema do Maranhão, Unidade Vocacional do Instituto de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema).

O representante do Ministério da Cultura, Yuri Logrado, parabenizou o Governo do Estado pela iniciativa e classificou o Edital como um divisor de águas. “É o primeiro Edital de fomento a produção audiovisual do estado junto com a Ancine, mas o Maranhão é vocacionado. O cinema é uma área que trabalha com todas as áreas artísticas. Você integra música, artes visuais, fotografia, teatro, então o cinema engloba tudo isso e é uma cadeia produtiva muito interessante”, realçou.

De acordo com o secretário de Estado da Cultura e Turismo (Sectur), Diego Galdino, o Edital de Audiovisual do Maranhão foi construído a partir do diálogo com a classe artística e, mesmo com a quadra de dificuldades econômicas nacionais, não sofreu alterações. “O Edital foi um sucesso pela transparência e pela lisura. Esse momento está sendo único na história do Maranhão. É a primeira de várias ações que virão. Juntos, vamos evoluir mais ainda essa cadeia produtiva do audiovisual no Maranhão”, sublinhou o secretário.

Vencedora da categoria Telefilme, com ‘Terminal Praia Grande’, Mavi Simão contou que teve que sair do Maranhão em 2003 para estudar cinema no Rio de Janeiro devido a falta de oportunidades. Ela explicou que esse Edital de Audiovisual é emblemático para a área audiovisual no Maranhão, e acredita que agora é possível observar um futuro promissor. “Eu acredito piamente no potencial do Maranhão, da vocação do maranhense para ter pujança cinematográfica para invadir as telas”, completou.

0 comentários:

Postar um comentário