terça-feira, 9 de agosto de 2016
O governo Flávio Dino inaugura na próxima quinta-feira (11), às 15h, no Centro Cultural Convento das Mercês, no bairro do Desterro, Centro Histórico de São Luís, o primeiro “Ponto do Saber” do Maranhão, uma sala equipada na qual funcionará um telecentro que permite ao público o acesso a serviços on-line, educação e atividades multidisciplinares e integra o conjunto de ações do programa “Cidadania Digital”, executado pela Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Secti).

O projeto contemplará também outros municípios, privilegiando comunidades quilombolas rurais, assentamentos rurais e aldeias indígenas. “Esse será o primeiro Ponto do Saber do Maranhão que tem por finalidade democratizar o acesso à internet e à tecnologia; um espaço em que a comunidade e os jovens poderão fazer consultas, pesquisas, estudos, além de ter acesso a serviços públicos”, enfatizou o Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Jhonatan Almada, ao antecipar que no “Ponto do Saber”, em uma segunda etapa, serão ofertados cursos técnicos, de capacitação profissional e com conteúdos diversificados para a comunidade do Desterro, Praia Grande, Portinho e a comunidade em geral, constituindo um marco do início de uma parceria com o Convento das Mercês.

O secretário definiu, ainda, o “Ponto do Saber” no Convento das Mercês como uma resposta permanente do governador Flávio Dino aos anseios e reivindicações da comunidade do Centro Histórico. “O governador implantou um novo modelo de administração em que não há rejeição das demandas sociais, da participação popular; pelo contrário, neste governo se estabeleceu o diálogo franco, a comunidade diz o que é prioritário e o governo, dentro da sua capacidade financeira, executa”, declarou.

Hoje, o Convento das Mercês passa talvez pela melhor reforma estrutural que já tenha recebido. “Problemas que se arrastavam por mais de cinco anos, com as obras paralisadas na gestão anterior, estão sendo equacionados e vamos entregar aqui (Convento das Mercês) o primeiro Ponto do Saber que, com certeza, é um projeto pioneiro e que alavancará a nossa parceria com o Convento em ações futuras que serão desenvolvidas”, destacou o secretário Jhonatan Almada.
   
O Diretor do Convento das Mercês, Paulo Melo Sousa, ratificou que com a implantação do “Ponto do Saber” o governador Flávio Dino atende a uma demanda e reivindicação antiga da comunidade do Desterro e o seu entorno, a Praia Grande e Portinho. “O Ponto do Saber, sem dúvida, fortalecerá o trabalho social que estamos realizando com a finalidade de melhorar a qualidade de vida das pessoas e dos indicadores socais e econômicos nesta área; há um ano estamos na luta, em parceria com a Secti, e agora o sonho se tornará uma grata realidade”, salientou. O Convento das Mercês é um equipamento da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur), que colaborou com apoio técnico e logístico.

O responsável técnico de Tecnologia da Informação (T.I) da FMRB, Pedro Cutrim, informa que no “Ponto do Saber” todas as medidas foram adotadas e equipamentos foram instalados para que todos que o visitarem, seja para pesquisas, estudos ou para participar dos cursos que serão oferecidos tenham recursos tecnológicos modernos em um ambiente com conforto e bem-estar. “No Ponto do Saber foram instalados 17 computadores, sendo 16 para os alunos e um para o professor, internet de 20Mb, data show, tela retrátil de três metros de largura por três de comprimento e uma televisão de 42 polegadas”, contabilizou ao destacar a colaboração de técnicos da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), da Sectur e do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) em todo o processo de montagem do espaço.
          
O Secretário de Estado da Educação, e presidente da FMRB, Felipe Camarão, agiu de forma incisiva para que a proposta se tornasse viável. “Já estamos em contato com o Secretário Jonathan Almada em negociação para que novas turmas sejam criadas com ofertas de cursos pelo turno matutino, já que houve grande procura por parte da comunidade, com as turmas sendo formadas em tempo recorde”, declara Felipe Camarão.

Para o líder comunitário e representante do bairro do Desterro no Conselho do Convento das Mercês, Denis Cutrim, o “Ponto do Saber” é o símbolo de uma política de gestão participativa implantada pelo governador Flávio Dino para melhor atender aos anseios e reivindicações das comunidades. “Esta iniciativa marca o início da implantação de uma série de ações que foram discutidas com vários segmentos da administração estadual; na próxima semana vários cursos serão iniciados, dentre os quais o de Web Design e Inglês. São ações que, sem dúvida, farão a diferença para a comunidade”, destacou.

Denis Cutrim também enfatizou a importância dessas ações para a inclusão digital, inserção no mercado de trabalho e para abrir as portas de novas perspectivas para as pessoas em busca de um futuro mais promissor. “O governo está ainda viabilizando outros cursos e ações como Reforço Escolar, Pré-Vestibular para jovens carentes, Informática Básica, Manutenção e Montagem de Microcomputadores, além de atividades de lazer (recreativas, de esporte e culturais) para uma comunidade da periferia, o Desterro, abandonado e que via no Convento das Mercês um palácio particular. Agora, suas portas foram abertas e a comunidade comemora”, enfatizou o líder comunitário.
  
Cidadania 

O programa “Cidadania Digital” oferece pontos de acessos gratuitos à internet e prevê um conjunto de medidas visando melhorias de indicadores sociais e sinaliza uma medida do governador Flávio Dino com relação à inclusão digital, além de propiciar ao cidadão acesso a serviços públicos, como marcação de consultas médicas, matrículas e acompanhamento da vida escolar dos filhos e solicitação de serviços públicos. Com a implantação do programa “Cidadania Digital” já foram criados “Pontos Digitais”, com a instalação do serviço de Wifi grátis nas feiras da Cidade Operária e Anjo da Guarda, em São Luís.

Ainda na área da ciência, tecnologia e inovação, o Governo do Maranhão trabalha na implantação do programa “Cinturão Digital” para levar internet em banda larga ao interior do Maranhão para aproximadamente 91 municípios maranhenses. A meta é reverter os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que apontam que em 80,4% dos lares do Maranhão não há acesso à internet, e em 79,1% não há computadores. “Estamos na fase da regulamentação da parceria público-privada para que o projeto possa ser implantado, considerando que o aporte financeiro é privado”, explicou Jhonatan Almada.

O processo de implantação do “Cinturão Digital” é coordenado pela Secti, secretaria responsável pela articulação dos atores estratégicos. “Estamos permanentemente acompanhando o andamento desse projeto e fazendo gestões para a sua rápida implantação, e ainda trabalhando no Projeto “Ilha Digital”, para a implantação de 200 pontos de internet na ilha de São Luís, em feiras, praças e telecentros”, ressaltou Almada.

0 comentários:

Postar um comentário