terça-feira, 18 de outubro de 2016
Evento acontecerá em São Paulo, a partir desta quinta-feira, 20, com objetivo de promover o artesanato brasileiro e ampliar o mercado para os seus produtos.  


O comércio mundial de bens e serviços criativos movimenta por ano mais de US$ 600 bilhões de acordo com informações do Sebrae Nacional. Antenado com as tendências de negócios para o segmento que traz a reboque a geração de trabalho, renda e divisas em todo mundo e sabedor que o artesanato é um grande expoente no cenário da economia criativa, o Sebrae vai promover nesta semana, de 20 a 23, a Feira Sebrae Brasil Original, no Anhembi, em São Paulo.

A Feira tem o objetivo de dar visibilidade à produção artesanal brasileira, contribuindo para aumentar o faturamento e a competitividade dos empreendedores do setor. A expectativa é que mais de 20 mil pessoas visitem o local nos quatro dias do evento e possam conhecer o artesanato produzido em diversas regiões do país.

“A Feira Sebrae Brasil Original funcionará como uma grande vitrine para os artesãos divulgarem e venderem seus trabalhos, mostrando que a produção artesanal brasileira é rica e variada, assim como o são os diversos povos e culturas que formam a nossa nação. Conhecer e valorizar o que é nosso permeia pelo objetivo do Sebrae com este evento que, também, vai proporcionar novos mercados para os nossos artesãos”, informa o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins.  

A Feira Brasil Original contará com a participação 320 artesãos de todas o país – sendo 12 do Maranhão, que estarão ofertando seus produtos ao público, tendo ainda a oportunidade de receber capacitação sobre técnicas de produção e gestão de negócio na vasta programação idealizada para o evento. Os artesãos maranhenses contam com o apoio do Sebrae estadual e da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Sectur).

Em sua estrutura, a Feira conta com estandes de consultoria individual, palestras sobre orientação empresarial e oficinas práticas de artesanato. O Sebrae em São Paulo terá um espaço de atendimento onde ocorrerão consultorias em Marketing, Administração, Finanças e área jurídica. O empreendedor que desejar sair da informalidade também poderá abrir empresa durante o evento.


Identidade cultural

Um dos objetivos da Feira de Artesanato Brasil Original é ajudar os artesãos a obter e desenvolver uma identidade à sua produção, retomando a questão cultural. Neste sentido, logo no primeiro dia de evento, o designer Marcelo Rosenbaum, que se destacou no quadro Lar Doce Lar, do Caldeirão do Huck, na Rede Globo, ministrará palestra “Identidade e Reconquista Cultural”.  Rosenbaum, que está à frente de um escritório que leva seu sobrenome, desenvolve design, arquitetura e inovações geradoras de valores, tendo como ponto de partida ideias originais. Há seis anos ele trabalha a metodologia Design Essencial, a capacidade de olhar para uma cultura e potencializar os valores e saberes encontrados nela por meio do design.

As atrações do evento

Espaço de Atendimento: Local onde os especialistas do Sebrae em gestão de pequenos negócios vão atender atuais e potenciais empresários com orientações nas áreas de finanças, marketing, jurídico e administração. Haverá ainda o espaço Super MEI, dedicado ao Microempreendedor Individual. Os visitantes poderão acessar a Central de Oportunidades para criar uma rede de contatos, anunciar seus produtos e serviços, além de realizar a divulgação em um catálogo virtual.

Exposição de Artesanato: Contará com a presença de mais de 320 expositores de todo o Brasil vendendo seus produtos.

Área do Conhecimento: Espaço destinado a trazer as tendências, design, inovação, microcrédito, oportunidades, finanças e promoção no segmento de artesanato brasileiro. Estão previstas 16 palestras gratuitas, com duração de uma hora cada, para o público em geral que atua ou pretende atuar com artesanato.

Oficinas Técnicas: Espaço destinado a capacitar e levar por meio de oficinas técnicas as tendências de matérias-primas, design, inovação em produtos do artesanato brasileiro. As oficinas práticas terão duração de uma hora de duração e a previsão é de cinco oficinas por dia.

Praça do Artesão: Área onde o visitante poderá observar os mestres artesãos desenvolvendo seus produtos na prática a partir de diferentes técnicas, com interação entre ambos.


0 comentários:

Postar um comentário