quinta-feira, 6 de outubro de 2016
O dia foi muito movimentado na última terça-feira (4), nos espaços da II Campanha Estadual de Incentivo à Leitura realizada na Biblioteca Pública Benedito Leite (BPBL), espaço de cultura ligado à Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur). Enquanto dezenas de jovens e adolescentes participavam, no auditório da Biblioteca, do debate sobre a importância da leitura promovido pela Associação Maranhense de Escritores Independentes, na sala de bate papo com autores maranhenses, outro grupo de estudantes aplaudia com entusiasmo a poetisa e cordelista Raimunda Frazão.

A oportunidade de fazer parte de um evento com muitas possibilidades de conhecimento, conversar com escritores, ter acesso a um bom acervo de livros, participar de oficinas, assistir aos recitais, tudo isso encantou Ester Ramos, 15 anos, estudante do primeiro ano do ensino médio. “Lembro do primeiro livro que li, ‘A Viuvinha’, de José de Alencar, foi importante pra mim, costumo ir à biblioteca e não é só pra fazer trabalho da escola, gosto de ler”, frisou.

Para o secretário de Cultura e Turismo, Diego Galdino, a iniciativa é mais do que uma campanha para incentivar a leitura, é um projeto que se insere no objetivo maior do Governo do Estado de transformar a educação no Maranhão. “Uma biblioteca é um espaço social importante para a formação de leitores e cidadãos, por isso queremos ampliar cada vez mais a participação da população mobilizando mais cidades e comunidades nas próximas campanhas”, observou Diego.

O evento integra a campanha nacional ‘Dia de Ler. Todo dia’, que no Maranhão teve como tema ‘Todos por um Maranhão de Leitores’, envolvendo 23 parceiros e 35 municípios. Para a diretora da Biblioteca Pública, Aline Nascimento, o sucesso do evento foi resultado de todo um planejamento realizado com as escolas, universidades, associações culturais, órgãos públicos, museus, academias, entre outras instituições. “Foi uma construção coletiva e isso foi fundamental para que a programação tivesse o resultado esperado, um dia inteiro de atividades integradas de leitura, cultura e educação”.
 
A Campanha contou, ainda, com o apoio das Secretarias Estaduais de Educação e da de Juventude, que realizaram diversas atividades. Para o secretário de estado da Educação, Felipe Camarão, a ideia de criar espaços integrados de cultura e educação já faz parte dos projetos da Seduc. “Queremos transformar os Faróis do Saber em centros culturais voltados ao desenvolvimento social, que privilegiem atividades educativas e lúdicas e, sobretudo, a interação com a comunidade”, destacou.

Outro público que marcou presença no ‘Dia de Ler’ foram as crianças. No espaço infantil Viriato Correa da BPBL a criançada pode se divertir com as atividades de teatro, leitura e filmes. No estacionamento da Biblioteca as crianças da educação infantil do SESC, de 3 a 5 anos, assistiam atentos à contação de histórias. Para Cristiane Teixeira, estagiária do Sesc, nessa idade elas são estimuladas a descobrir o universo da leitura. “Eventos como esse são importantes porque vão criando uma cultura para quando adulto a criança tenha essa referência”, ressaltou.

As casas de cultura Josué Montello e o Museu Histórico e Artístico do Maranhão também montaram seus espaços com ampla programação. Foram realizadas exposições de livros e exibição de vídeos sobre a vida e obra do escritor maranhense Josué Montello, e no Museu Histórico, crianças de 9 a 12 anos puderam usar da criatividade e do seu imaginário para criar histórias usando como tema a casa do Museu.

0 comentários:

Postar um comentário