sexta-feira, 7 de outubro de 2016
O Centro Cultural Convento das Mercês / Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB) realiza, neste sábado (8), das 9h às 19h, no pátio externo do Convento das Mercês, programação gratuita em comemoração ao Dia da Criança, com atividades esportivas, recreativas, de lazer, educacionais e culturais.

“Aguardamos, a partir das 9h, as crianças do Desterro, Praia Grande, Portinho e outras áreas para comemorarmos o seu dia com uma programação especial e diversificada. Tudo foi programado e será realizado com muito carinho”, convoca o diretor do Convento das Mercês, Paulo Melo Sousa.

Toda programação foi elaborada em parceria com o Serviço Social do Comércio no Maranhão (Sesc), da Secretaria de Estado de Desportos e Lazer (Sedel), do Centro de Artes Cênicas do Maranhão (Cacem), do Restaurante Porto Seguro, além da comunidade do Desterro, cumprindo determinação do governo em priorizar as ações sociais na comunidade.

A programação começa às 9h com a biblioteca móvel do Sesc (BiblioSesc) que tem em seu acervo livros de literatura brasileira, estrangeira traduzida para o português, infantil e adulta, além de técnicos e didáticos, jornais, revistas em quadrinho e cordel. São aproximadamente, três mil obras. Na BiblioSesc são feitas ‘contações’ de história e leitura compartilhada, ação que cumpre papel importante na formação da cidadania.

Às 15h, acontecerá a aula inaugural do Curso de Inglês para Crianças, que será ministrado pela comunicóloga Annamélia Ribeiro. O curso, com duração de três meses, contempla jovens na faixa etária de 7 a 10 anos do Desterro.

Às 16h, a criançada vai curtir o CineSesc, com a exibição de filmes e vídeos infantis. O projeto visa a formação de plateia para o cinema. Os filmes exibidos pelo projeto fazem parte do acervo licenciado do projeto e da Programadora Brasil.

Às 16h30, o Cacem apresenta o espetáculo infantil 'As Travessuras de Alice', do autor Paulo Roberto e direção geral de Josimael Caldas. A peça teatral narra brincadeiras de criança que geram ciúmes. Alice apronta suas travessuras e conta com a ajuda do 'Gênio da Bagunça' para promover a algazarra, tramando para Juca não ter um belo encontro com Lili. Em meio a muitas brigas e confusões, conseguem fazer as pazes, fortalecendo assim a verdadeira amizade. No elenco, os atores Lorena Ripardo, Diego Garreto, Juan Serra, Larissa Santos, Joelma Neves, Willame Silva e Sandy Alves. É importante valorizar a prata da casa em ações culturais, enfatiza o presidente da FMRB e Secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão.

Ainda fazem parte da programação do Dia da Criança no Convento ações do projeto ‘Mais Lazer para Todos’, desenvolvidas pela Sedel, com atividades esportivas, recreativas, de lazer, artísticas e culturais. Entre as atividades, peteca, recreação, dama, dominó, xadrez, futebol de botão, pula-pula, tênis de mesa, pula corda, corridas, desenho, pintura, oficinas de montagem e colagem.

0 comentários:

Postar um comentário