sexta-feira, 21 de outubro de 2016
A estudante do Instituto de Educação, Ciência, Tecnologia do Maranhão (Iema), unidade plena de São Luís, Lina Cutrim da Silva, de 17 anos, foi a vencedora do prêmio Igualdade de Gênero, na categoria Jovem Pesquisadora no Ensino Médio. A premiação ocorreu ontem (19), durante a cerimônia de abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Maranhão que é realizada em Imperatriz. 

O ‘Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero’ é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Mulher (Semu) em parceria com a Secti, cujo objetivo é premiar trabalhos que fortaleçam a reflexão e a pesquisa acerca das desigualdades existentes entre homens e mulheres. Além de ser um reconhecimento da luta da mulher na sociedade contemporânea.

Lina Cutrim relatou que sempre se interessou pelo tema e os seus professores a incentivaram para que participasse da seleção, em que era necessário fazer uma redação. “É um tema com o qual me identifico. Vi uma oportunidade de mostrar o meu talento, o gosto pela leitura, pela escrita. Participei também porque ele vai acrescentar muito em minha vida, na minha carreira profissional.”

Segundo ela, a participação em trabalhos é um estímulo para seguir a área acadêmica. “Os professores do Iema nos incentivam a fazer pesquisa, estou no meu último ano e quando eu terminar quero cursar Ciências Socais e ser professora para continuar nessa área que gosto muito, de pesquisa”, explicou.

Sobre o evento

O maior evento de divulgação científica do Maranhão é organizado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e é uma iniciativa inédita do governo e está sendo realizada pela primeira vez fora de São Luís, que sediou a semana durante 12 anos.
Com a iniciativa, o governador Flávio Dino quer garantir que todos os maranhenses tenham as mesmas oportunidades. A ideia é que a partir de agora, a cada ano, a semana aconteça em uma região diferente. Até sábado (22) Imperatriz será a “Cidade da Ciência” e toda a população que visitar o Centro de Convenções de Imperatriz poderá conhecer o que está sendo produzido no Maranhão na área de ciência, tecnologia e inovação.

Imperatriz foi escolhida para sediar o evento, segundo explicou o secretário, por ser hoje um polo de desenvolvimento regional e por comportar as principais instituições públicas de ensino superior e um grande número de faculdades privadas.

0 comentários:

Postar um comentário