segunda-feira, 17 de outubro de 2016
Responsável pela renovação e articulação da cena choro em Pernambuco, o bandolinista Marco César Brito é o convidado do quinto sarau de RicoChoro ComVida na Praça. Na véspera ele ministra palestra


O bandolinista Marco César Brito é responsável pela articulação e renovação da cena choro em Pernambuco. Ele é o convidado do próximo sarau de RicoChoro ComVida na Praça, que acontece na Praça Nauro Machado (Praia Grande), neste sábado (22), às 18h30. 

Na sexta-feira (21), às 17h, Marco César apresentará a palestra “O Choro em Pernambuco”, a mesma que apresentou na inauguração da Casa do Choro, no Rio de Janeiro, espaço coordenado pelos músicos Luciana Rabello e Maurício Carrilho. A palestra acontecerá no Auditório do jornal O Imparcial (Rua Assis Chateaubriand, nº. 1, Renascença), com mediação de Ricarte Almeida Santos, idealizador e coordenador de RicoChoro ComVida na Praça, que na ocasião aproveitará para apresentar um breve panorama do Choro no Maranhão e falar da experiência da Chorografia do Maranhão – série de 52 entrevistas publicadas no jornal ao longo de mais de dois anos de trabalho, que virará livro a ser lançado numa das edições vindouras do projeto. A palestra tem entrada gratuita e é aberto a interessados em geral.

No dia seguinte, sábado, um sarau inteiramente dedicado à música instrumental. O pernambucano Marco César terá como anfitrião o mais longevo e um dos mais tradicionais grupamentos de choro do Maranhão: o Regional Tira-Teima, na ativa desde o final da década de 1970, quando foi fundado pelo multi-instrumentista Ubiratan Sousa – um choro de sua autoria dá nome ao grupo.

A formação atual do Tira-Teima é Serra de Almeida (flauta), Paulo Trabulsi (cavaquinho solo), Sadi Ericeira (cavaquinho centro), Francisco Solano (violão sete cordas) e Zé Carlos (percussão), além do membro honorário Wendell de La Salles (bandolim). Após figurar, com outras formações, em fichas técnicas de discos de artistas como Chico Maranhão e Anna Cláudia, o Tira-Teima está prometendo para muito em breve o lançamento de seu disco de estreia, cujo repertório é todo formado por choros autorais ou de compositores maranhenses, a exemplo do pioneiro Choros maranhenses (2005), do Instrumental Pixinguinha.

O quinto sarau de RicoChoro ComVida na Praça terá ainda a discotecagem do DJ Marco Antônio, que levará à Nauro Machado o projeto Vinil Social Clube, em que ele acaba promovendo uma espécie de antecipação do que os músicos apresentarão no palco, ao vivo. A música mecânica em sintonia com a música orgânica.

RicoChoro ComVida na Praça tem patrocínio de TVN, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Maranhão, e produção executiva de Marla Silveira e Euricélia Coqueiro, através da RicoMar Produções Artísticas.

Serviço

O quê: RicoChoro ComVida na Praça – 5º. Sarau
Quem: O bandolinista pernambucano Marco César Brito, o Regional Tira-Teima e o DJ Marco Antônio (Vinil Social Clube)
Quando: sábado (22 de outubro), às 18h30
Onde: Praça Nauro Machado (Praia Grande)
Quanto: grátis
Patrocínio: TVN, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Maranhão

0 comentários:

Postar um comentário