quarta-feira, 19 de outubro de 2016
Promovido pelo Sistema Sebrae na Região Nordeste o evento terá cinco eixos temáticos: Mobilidade no Estado do Maranhão; Recursos Hídricos; Energia Limpa; TIC e Resíduos.

São Luís - Com a proposta de criar um espaço referencial de geração e difusão de conhecimentos científicos, tecnológicos e inovadores na Região Nordeste, o sistema Sebrae da região Nordeste realiza de 16 a 18 de novembro, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, em São Luís, a 1ª edição do TECH NORDESTE – Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação para o desenvolvimento da Região.

Temas importantes que englobam ciência, tecnologia e inovação estão sendo propostos, com objetivo de construir conteúdos qualitativos de soluções aplicáveis ao dia a dia dos pequenos negócios e da sociedade nordestina como um todo. “É um grande evento que está sendo pensado para analisar e dar respostas práticas a questões que são comuns aos empreendedores nordestinos que atuam nas áreas de tecnologia, inovação e sustentabilidade. É um evento científico, mas com foco no mercado”, explica o diretor-superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins.

A programação está sendo construída baseada nos cinco eixos-temáticos, que foram definidos como norteadores do TECH NORDESTE. A ênfase é a inovação como forma de trazer soluções sustentáveis a partir dos cinco eixos temáticos que irão ser abordados: Mobilidade no Estado do Maranhão; Recursos Hídricos; Energia Limpa; Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC e Resíduos.

“Os eixos-temáticos foram definidos em uma etapa local e outra regional. Na primeira, realizamos um fórum interinstitucional com a participação de várias instituições pública e privadas. Na segunda, reunimos e avaliamos com interlocutores do Sebrae nos demais estados nordestinos os eixos que poderiam discutir os cenários comuns a toda a região”, acrescentou José Ribamar Morais, que idealizou o projeto Tech Nordeste.

De acordo com o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins com as discussões e todo conhecimento acumulado durante o evento, o TECH NORDESTE deve gerar um documento com proposições de várias políticas públicas para a região.

“Estamos trabalhando para que o fórum possa expressar o compromisso de todos os estados e instituições envolvidas com as questões levantadas. O objetivo é proporcionar um espaço livre para debater e aprimorar o debate sobre inovação, tecnologia, sustentabilidade, tudo isso de forma viável e com aplicação prática. Além de criar uma agenda para dinamizar os encaminhamentos a respeito das propostas de políticas públicas que serão construídas durante o TECH NORDESTE”, relatou o superintendente.

QUADRO
Os eixos temáticos do Tech Nordeste

Energia limpa
A definição deste tema como eixo temático está em convergência com as potencialidades, que a região Nordeste possui para geração de energia limpa principalmente, quando a fonte é o sol ou o vento.

Outro fator que motivou a escolha deste tema foi a sustentabilidade, desenvolvimento da região e a preocupação com o meio ambiente uma vez, que as fontes geradoras não são agressivas além do que, a energia gerada a partir do sol e do vento, poderão beneficiar o setor produtivo, principalmente os pequenos negócios, pelo aspecto que estas tendem a baratear ao longo do tempo.

Mobilidade
A discussão de mobilidade e suas logísticas como eixo temático do TECH NORDESTE deu-se pela importância que o tema tem para o desenvolvimento do estado e região. Possibilitar a capacidade de locomoção de pessoas e escoamento de produção é fundamental para a viabilidade do desenvolvimento e sustentabilidade do Maranhão, por exemplo.

Recursos hídricos
O Maranhão e demais estados do Nordeste precisam desenvolver um eficaz modelo de gestão dos recursos hídricos, que objetivem a garantia da sustentabilidade e o desenvolvimento do estado e da região.

Resíduos
A ação poluente recorrente das atividades humanas agridem de forma acentuada as fontes hídricas, esse foi um dos motivos do Sebrae e parceiros escolherem o tema, pois o tratamento dos resíduos gera benefício ao meio ambiente e cria oportunidade de negócios.

TIC
Por ser hoje uma ferramenta fundamental no mundo globalizado e conectado, além de ser uma indústria não poluente e estar interligada com toda a cadeia produtiva da sociedade humana, o tema foi escolhido para ser debatido durante o Fórum.

0 comentários:

Postar um comentário