quarta-feira, 5 de outubro de 2016
Quarta edição do sarau RicoChoro ComVida na Praça acontece sábado (8) na Praça da Igreja de Nossa Senhora de Nazaré (Cohatrac) e terá como atrações o Regional Chorando Calado, a cantora Tássia Campos, com participação especial do cantor e compositor Tiago Máci, e o DJ Jorge Choairy


As origens do Chorando Calado remetem aos encontros de Wendell Cosme e João Eudes pelos corredores da escola em que cursavam o ensino fundamental e, em seguida, pelos da Escola de Música do Estado do Maranhão Lilah Lisboa de Araújo (Emem).

Em 2007, então no Clube do Choro Recebe, à época no Restaurante Chico Canhoto (Cohama), o Chorando Calado teve a primeira oportunidade de encarar um palco profissional – na medida do possível – tocando música instrumental, exclusivamente. Antes, já haviam se aventurado pela noite da ilha, chegando a tocar no bar Terceiro Piso, de que o violonista Celson Mendes era sócio. “Nosso repertório era enorme. Exatas 12 músicas. Uma vez a gente tocou três horas as mesmas 12 músicas. Terminava, a gente repetia”, conta entre sorrisos o violonista sete cordas João Eudes.
As origens do nome do regional remetem às próprias origens do choro: trata-se de uma homenagem ao flautista e compositor Joaquim Antonio Calado, considerado um dos pais do choro. Sua Flor amorosa, que ganhou letra do maranhense Catulo da Paixão Cearense, é o primeiro choro cantado.

Após a mudança de Thiaguinho, saxofonista da primeira formação, para Manaus, o grupo desapareceu temporariamente dos palcos. Seus integrantes, no entanto, são figuras fáceis na noite e em fichas técnicas de discos e shows de artistas locais e nacionais, além de integrarem outros grupos.

A formação atual do Chorando Calado tem João Eudes (violão sete cordas), Wendell Cosme (bandolim e cavaquinho), Lee Sousa (flauta e saxofone) e Wanderson (percussão). O regional é o grupo anfitrião do quarto sarau do projeto RicoChoro ComVida na Praça, que acontece neste sábado (8), a partir das 19h30, na Praça da Igreja de Nossa Senhora de Nazaré, no Cohatrac. A apresentação integra a programação oficial do Círio de Nazaré do Cohatrac 2016.

“Mais uma vez tivemos que mexer no horário de início do sarau, em respeito à comunidade, afinal de contas, este projeto tem todo interesse em dialogar com as comunidades por onde passa, além de levar-lhes boa música e colaborar para a formação de plateia para a música instrumental brasileira”, afirma Ricarte Almeida Santos, idealizador e coordenador de RicoChoro ComVida na Praça, que tem patrocínio da TVN, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Maranhão, e produção executiva de Marla Silveira e Euricélia Coqueiro, através da RicoMar Produções Artísticas.

Tássia Campos é a artista convidada desta edição do projeto. Em uma inspirada canja na última edição, ela levantou o público com interpretações de Brasileirinho (Waldir Azevedo/ Pereira da Costa) e Preciso me encontrar (Candeia). Tratava-se de uma amostra do que ela iria aprontar quando chegasse a sua vez.

Para sábado ela promete ir de nomes como Ademilde Fonseca, Pixinguinha, Cartola e Paulinho da Viola. Ela revela suas expectativas e adianta: “São sempre as melhores. Eu não saio de casa pra perder [risos]. Pretendo fazer um bom show. O grupo dispensa comentários. Eles já fazem 90% do trabalho. Só vou mesmo dar voz e entregar as canções pro público. O meu show terá uma intérprete de libras comigo no palco pra que todos sejam contemplados e pelo grande grupo de jovens com deficiência auditiva que frequenta aquela praça. É Com Vida para todos”.

Tássia Campos e o Regional Chorando Calado terão, ainda, como convidado, Tiago Máci. Músico e caricaturista, Máci vem conquistando um público fiel por onde passa. Morador do bairro, na música é fortemente influenciado por figuras como Cesar Teixeira, Noel Rosa, Antonio Vieira e Cartola, entre outros bambas. Ano passado lançou o ep Mete o amor, forte.

A noite terá ainda a discotecagem de Jorge Choairy, um dos mais conceituados DJs da ilha. Acostumado a escolher a trilha perfeita para animar bailes de carnaval, a exemplo da tradicional Carnavália, em que discoteca já há alguns anos, ele promete botar pra dançar o público presente à praça neste sábado, encerrando o sarau.

Serviço

O quê: RicoChoro ComVida na Praça – 4ª. edição
Quem: Regional Chorando Calado, Tássia Campos com participação especial de Tiago Máci, e DJ Jorge Choairy
Quando: 8 de outubro (sábado), às 19h30
Onde: Praça da Igreja de Nossa Senhora de Nazaré, Cohatrac
Quanto: grátis
Patrocínio: TVN, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Maranhão
Maiores informações: (98) 98192-0111, facebook.com/ricochorocomvida

0 comentários:

Postar um comentário