sábado, 15 de outubro de 2016
As ações de prevenção de câncer no Maranhão serão intensificadas em todo o estado a partir da próxima semana através da Unidade Móvel de Prevenção de Câncer, instrumento que dispõe de modernas tecnologias para a realização de exames que são essenciais na detecção do câncer de mama, boca e colo do útero. Durante cerimônia realizada hoje, 14 de outubro, no Palácio dos Leões, no Centro Histórico de São Luís, representantes da Vale realizaram a entrega da unidade móvel ao Governo do Maranhão.  Por meio da parceria, a Vale e sua fundação pretendem fortalecer o cuidado com a saúde das famílias, apoiando a implementação de ações preventivas e fortalecendo a atuação das unidades básicas de saúde.

A parceria entre Vale, Fundação Vale, Governo do Maranhão e Hospital de Barretos contempla a capacitação de 16 profissionais da Secretaria de Saúde em Barretos para atuar na unidade móvel, a entrega da unidade móvel e o apoio do Hospital de Barretos ao governo na avaliação de 15 mil laudos. A Unidade Móvel de Prevenção de Câncer dispõe de equipamentos como mamógrafo e ultrassonografia, estando capacitada para atender cerca de 500 pessoas por dia e realizar mais 400 exames. A expectativa é que seu funcionamento ajude no diagnóstico precoce de possíveis casos, aumentando, desta forma, as chances de cura dos pacientes diagnosticados com a doença.

Investimento em Saúde

Investir em Saúde é um dos pilares de atuação social da Vale. A exemplo da entrega da Unidade Móvel de Prevenção de Câncer, a empresa e sua fundação investem em iniciativas que promovem a melhoria da qualidade de vida nas comunidades que ficam próximas a Estrada de Ferro Carajás. Por meio da parceria com as prefeituras maranhenses que integram o Consórcio dos Municípios da Estrada de Ferro Carajás (Comefc), já foram assinados 115 convênios entre 2014 e 2016. Destes, 29 tem foco em saúde. Os convênios resultaram em iniciativas como: aquisição de 31 ambulâncias e carros PSF; construção, reforma e compra de equipamentos em 13 Unidades Básicas de Saúde;  perfuração de 25 poços de água e elaboração de 16 Planos Municipais de Saneamento Básico.

No trem de passageiros da EFC acontece o projeto Estação Saúde, que tem como proposta realizar campanhas preventivas, com atividades de conscientização e atendimentos em saúde para passageiros. Já foram realizadas sete edições do projeto, que é fruto de uma parceria da Fundação Vale e Vale com a Secretaria de Estado da Saúde. Para realizar os atendimentos, vagões do trem de passageiros são adaptados e uma equipe de profissionais de saúde do estado realizam as atividades. As sete edições o projeto Estação Saúde já atingiu quase 12 mil pessoas. 

Em Buriticupu e Alto Alegre do Pindaré, a Fundação Vale implantou o projeto Casa Saudável com a proposta de melhorar as condições de saúde, incentivar o autocuidado e os hábitos de higiene nas comunidades, por meio de tecnologias sociais simples e de fácil replicação. As tecnologias sociais envolvidas são caixa reservatório (cisterna) de 16.000 litros para captação de água das chuvas, além de banheiro seco compostável e horta familiar permacultural para produção de orgânicos, tudo construído pelos próprios moradores que foram capacitados através das oficinas de formação, mediante orientação de educadores sociais. Ao todo, cerca de 180 famílias em comunidades lindeiras da ferrovia são atendidas pelo projeto.


0 comentários:

Postar um comentário