quinta-feira, 1 de dezembro de 2016
Fotografias retratam violação dos direitos humanos, elas foram registradas por acadêmicos da disciplina Estética e Imagem a Faculdade Estácio de Sá e reforçam, além do desrespeito aos direitos, a função social do Jornalismo.

Acadêmicos do quarto período de Jornalismo da Faculdade Estácio de Sá vivenciaram uma experiência única; registrar a violação aos direitos humanos, sofrido diariamente por centenas de pessoas. O resultado foi tão expressivo que culminou na exposição “Estética da fotografia na questão dos Direitos Humanos". A exposição pode ser apreciada no hall da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão, na avenida Carlos Cunha, de 01 a 07 de dezembro em horário comercial.

A abertura da exposição “Estética da fotografia na questão dos Direitos Humanos" coincide com a assinatura de um termo de cooperação técnica entre as Defensorias Públicas do Estado e União e a OAB-MA. O documento oficializa um trabalho em defesa dos Direitos Humanos que já vem sendo realizado em parceria pelas instituições há algum tempo. As três estiveram juntas intermediando situação de conflitos estudantis, quilombolas, conflitos de terra, indígenas entre outras temáticas.

Vale ressaltar também que as atividades acontecem no mês em que a Declaração Universal dos Direitos Humanos completa 68 anos (10/12). De acordo com a professora Márcia Alencar, do curso de Jornalismo da Estácio, o resultado do trabalho, que envolveu duas temáticas; violação dos direitos humanos e a função social, foi bastante positivo. “Os acadêmicos, futuros profissionais em jornalismo, registraram fatos que violam os direitos e garantias fundamentais, tendo, como futuros jornalistas, terem que relatar, informar e denunciar essa violação”, afirmou. 

A exposição foi organizada tendo como fundo, jornais antigos e as fotos retratam as notícias veiculadas.  Para a estudante Sara Moreira, o trabalho foi intenso e traz uma reflexão de como a banalidade da violência tornaram-se comuns aos olhos das pessoas.

 “A exposição denuncia essa violência; crianças trabalhando, falta de moradia, a violência contra as mulheres, homossexuais entre outras”. Para o estudante Mateus Cristian Soares, o trabalho é um alerta silencioso do jornalismo, por meio das imagens, da necessidade de falar sempre sobre a violação dos direitos humanos. “É preciso que tornemos comuns as denúncias por todos os meios, inclusive pelo jornalismo, para que cada vez mais pessoas sejam incentivadas a denunciarem violências sofridas”, finalizou.

O quê: Exposição fotográfica “Estética da fotografia
na questão dos Direitos Humanos".
Onde: Hall daOAB-MA, avenida Carlos Cunha, CalhauQuando: 01/12 a 07/12Horário: comercial ⁠⁠⁠⁠

0 comentários:

Postar um comentário