terça-feira, 6 de dezembro de 2016
O governador Flávio Dino recebeu, na manhã desta segunda-feira (5), no Palácio dos Leões, a delegação maranhense de atletas que participou das ‘Paralimpíadas Escolares 2016’. O evento realizado no mês passado em São Paulo reuniu paratletas – que tiveram apoio do Governo do Estado – com idade escolar entre 12 e 17 anos, e marcou o melhor resultado da história do Maranhão nos jogos, com a conquista de 29 medalhas: 07 de ouro, 13 de prata e 09 de bronze.

“Esse é um momento importante porque a gente tem oportunidade de agradecer e parabenizar vocês. Continuem treinando, se aprimorando para que vocês tenham um desempenho ainda melhor”, disse Flávio Dino aos paratletas, enfatizando que o Governo continuará investindo no esporte paralímpico.

O governador ressaltou ainda que o fortalecimento do esporte educacional é uma das prioridades do Estado, a exemplo da realização dos Jogos Escolares Maranhenses (Jems), que tiveram – em 2015 e 2016 –  um aumento significativo em número de cidades e atletas participantes. Para ele, o resultado conquistado nos Jogos Escolares Paralímpicos é fruto dos investimentos feitos pelo Governo no esporte educacional.

“Tivemos o maior número de medalhas da história e isso estimula esses jovens atletas a continuarem a sua trajetória no esporte paralímpico e é também uma dimensão da cidadania, da inclusão social, da busca da igualdade de oportunidades, mostrando que não há barreiras invencíveis, não há obstáculos invencíveis, e, portanto, é um resultado que vai para além do esporte, é um resultado que tem uma dimensão muito importante nessa luta de uma sociedade melhor e mais justa para todos”, realçou o governador.

Durante o encontro com o governador Flávio Dino, a paratleta Luana Santos, 13 anos, da Escola de Cegos do Maranhão, falou sobre sua primeira experiência nas Paralimpíadas Escolares. Com força de vontade e muitas braçadas, a estudante competiu na prova dos 50 metros livre e dos 100 metros costas, superando todas as atletas representantes de outros estados, garantindo duas medalhas de ouro.

“Eu acredito que o impossível não existe. Eu superei minhas próprias dificuldades e com garra mostrei que sou capaz de ir longe, de realizar meus sonhos. Hoje foi um dia especial. Dia de agradecer ao governador Flávio Dino e ao secretário Márcio Jardim todo apoio que recebemos para participar de um evento tão importante como esse. Gratidão é o que a Delegação Paralímpica Maranhense tem pelo nosso governador”, destacou Luana.

De acordo com o professor José Henrique Azevedo, Mangueirão, chefe da Delegação Paralímpica Maranhense, os resultados obtidos na disputa foram fantásticos e só enaltecem o trabalho desenvolvido no estado. Mangueirão, que trabalha há mais de 30 anos com deficiência, ressaltou que os paratletas do estado apresentaram uma grande evolução nesta edição dos jogos, resultado de todas as atividades técnico-pedagógicas realizadas pelo Governo do Estado com esses atletas.

“Com esse trabalho contínuo realizado pelo Governo, agora nós contamos com paratletas de grande potencial. Todo treinamento realizado com eles resultou na fantástica atuação que eles tiveram nas disputas. Ao todo, a Delegação ganhou sete medalhas de ouro, 13 de prata e nove de bronze. Com o apoio do governador Flávio Dino, esse resultado será cada vez mais brilhante”, enfatizou Mangueirão.

“O Governo do Maranhão sempre estimulou a participação dos estudantes com deficiência física, visual e intelectual em atividades esportivas de todas as escolas do território maranhense, promovendo ampla mobilização em torno do esporte. Este é um momento de comemoração pelo melhor resultado de todos os tempos da participação do Maranhão nas Paralimpíadas Escolares”, celebrou o secretário de Estado do Esporte e Lazer, Márcio Jardim.

0 comentários:

Postar um comentário