quinta-feira, 1 de dezembro de 2016
O Governo do Estado abriu nesta quarta-feira (30) processo seletivo público para preenchimento de 1.050 vagas destinadas aos cursos técnicos de ensino médio integral e integrado à educação profissionalizante das unidades plenas do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema). As vagas são para as unidades de Axixá, Coroatá, São José de Ribamar e Timon, que serão entregues no início de 2017 pelo governador Flávio Dino, e para São Luís, Bacabeira e Pindaré Mirim, já em funcionamento. O edital de seleção está disponível no site da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) no endereço www.secti.ma.gov.br. As inscrições ficam abertas até o dia 20 de dezembro. 

“O edital é a segunda etapa da implantação do Iema, consolida a oferta nas unidades plenas de São Luís, Bacabeira e Pindaré, ao mesmo tempo, amplia a oferta com as novas unidades plenas de Coroatá, Timon, São José de Ribamar e Axixá”, enfatizou o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Jhonatan Almada. A meta do governo é entregar até 2018 um total de 23 unidades plenas, garantido assim a estudantes de todas as regiões do estado oportunidade de cursar o ensino médio e, ao mesmo tempo, adquirir uma formação técnico-profissionalizante em uma escola de tempo integral, que é o modelo de educação implantado no Iema. 

Entre os cursos que estão sendo ofertados aos alunos para o próximo ano, alguns são inéditos no Maranhão como os de técnico de agricultura orgânica, equipamentos biomédicos e informática biomédica. A escolha dos cursos é resultado de audiência pública realizada nos municípios que receberão Iema no próximo ano e que contou com a participação de mais de mil pessoas. 

Nas novas unidades do Iema, as vagas estão distribuídas da seguinte forma: Axixá - 160 vagas distribuídas entre os cursos técnicos de cooperativismo, eletrotécnica, agricultura orgânica e informática (manutenção e redes); Coroatá 160 vagas, sendo 40 para cada curso - agricultura orgânica, cooperativismo, avicultura e informática (manutenção e rede); São José de Ribamar - 160 vagas distribuídas entre os cursos de eletromecânica, guia de turismo, agricultura orgânica e informática (manutenção e rede); e em Timon, equipamentos biomédicos, informática biomédica, logística e serviços jurídicos. São 40 vagas por curso.

Para Bacabeira estão sendo ofertadas 140 vagas para os cursos técnicos de administração (70 vagas), logística (35) e mineração (35). Para Pindaré Mirim são 130 – sendo 70 distribuídas em igual número para os cursos técnicos em agropecuária e recursos pesqueiros e 60 para serviços jurídicos. Os candidatos às vagas de São Luís podem escolher entre os cursos de eventos, informática, meio ambiente e serviço jurídico, que somam 140 vagas, 35 para cada curso.

Os cursos terão duração mínima de três anos e, ao término, o aluno terá concluído o ensino médio, bem como terá obtido habilitação técnica profissional. Podem concorrer às vagas candidatos que já concluíram ou estão cursando no ato da inscrição, com no mínimo 75% de aproveitamento, em 2016, o 9º ano do ensino fundamental em estabelecimento de ensino devidamente legalizado e tenham idade mínima de 14 anos e máxima de 17 anos completados até o dia 25 de maio de 2017, conforme Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/1996. Os candidatos deverão ter total disponibilidade de 2ª a 6ª feira para jornada escolar de tempo integral, das 7h30 às 17h.

Do total de vagas, 15% serão destinadas aos candidatos classificados em ampla concorrência por cursos. Para essas vagas poderão se inscrever candidatos oriundos de escolas públicas, bem como de instituições privadas, comunitárias confessionais e filantrópicas. Aos egressos de escola pública serão disponibilizadas 80% vagas por curso. Os candidatos interessados em concorrer às vagas destinadas aos egressos de escola pública deverão ter concluído o ensino fundamental em escola pública. Serão destinadas 5% das vagas a pessoas com deficiência.   
Inscrição e classificação 

As inscrições serão efetuadas exclusivamente via internet, no endereço eletrônicowww.secti.ma.gov.br até o dia 20 de dezembro mediante o preenchimento de formulário eletrônico de inscrição. O Iema disponibilizará nas unidades plenas de São Luís, Pindaré Mirim e Bacabeira acesso gratuito aos candidatos que desejarem realizar sua inscrição.

A ordem de classificação do candidato levará em consideração a proximidade da residência do aluno à unidade plena escolhida e a avaliação do desempenho em língua portuguesa e matemática no 8º ano do ensino fundamental. Em caso de empate serão considerados como critério de desempate a maior média em língua portuguesa, maior média em matemática e maior idade, respectivamente. 

O resultado do processo seletivo deverá ser divulgado no site da Secti no dia 11 de janeiro. Os candidatos classificados para além do número de vagas serão considerados como excedentes. 

0 comentários:

Postar um comentário