quinta-feira, 1 de dezembro de 2016
O Governo do Maranhão participou da cerimônia de abertura do ‘7º Encontro de Educadores: Pesquisas e Experiências’, realizada na terça-feira (29), no Centro de Convenções da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Campus de São Luís, no bairro do Bacanga. O evento, que tem o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), órgão da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), prossegue até sexta-feira (2). 

O presidente da Fapema, Alex Oliveira, que representou o Governo do Maranhão, disse que encontros como esse reúnem pessoas que querem modificar as formas de pensar e criticar processos e recolocar o conhecimento a serviço da transformação social. “Para o Governo do Estado, isso é muito importante e deixa a Fapema satisfeita de estar inserida nesse processo. Haveremos de resistir e colocaremos todas as forças das universidades em defesa do processo de produção do conhecimento como agente transformador da sociedade”, destacou.

Com o tema ‘Conjuntura Nacional e Democratização do Direito à Educação: crises, perspectiva e controle social’, o encontro abriu espaço para um debate entre pesquisadores e profissionais da área da educação, do Maranhão e de outras regiões do país. O encontro serviu como um momento de reflexão e desenvolvimento de novas perspectivas e propostas para promover melhorias no ensino das escolas públicas.

Dentre os presentes na solenidade de abertura, o vice-reitor da UFMA e pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Fernando Carvalho Silva e outros gestores da UFMA e de instituições parceiras na realização do encontro, como a Fundação Sousândrade. Na programação, temas ligados a educação e aos direitos humanos desenvolvidos por meio de minicursos, oficinas, sessões de conversas e lançamentos de livros.

As mesas temáticas ocorrem a partir desta quarta-feira (30) até sexta-feira (2), com discussões envolvendo temas como ‘Intelectuais e construção histórica do debate educacional’, ‘Planos de Educação e gestão educacional: entrecruzamentos de tradição, políticas públicas e práticas institucionais’, ‘A Base Nacional Comum Curricular e seus desdobramentos na formação do professor’ e a ‘Arte, Imaginário e Educação em tempos de crise’.

Simultaneamente ao ‘7º Encontro de Educadores: Pesquisas e Experiências’, ocorre o 1º Seminário de Educação Especial/Inclusiva, com palestras envolvendo temas como ‘Educação especial/inclusiva no Brasil: demandas contemporâneas’, nesta quarta-feira (30); e as mesas temáticas sobre ‘Diferença, Diversidade e Inclusão Educacional’ e ‘Inclusão de crianças com deficiência na educação infantil’, que ocorrerão entre quarta (30) e quinta-feira (1º).

0 comentários:

Postar um comentário