sexta-feira, 2 de dezembro de 2016
O Governo do Estado, por meio das Secretarias de Estado da Saúde (SES), do Meio Ambiente (SEMA) e da Educação (Seduc), e o Ministério da Saúde lançam mobilização de combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya em todo estado. A abertura da Campanha ‘Maranhão contra o Aedes’ será na Unidade Integrada Japiaçu, no bairro Anjo da Guarda, em São Luís, às 8h30.

Na abertura serão apresentadas as ações de combate ao Aedes, o aplicativo lúdico da campanha, e será ministrada uma oficina de reaproveitamento de pneus e outros materiais recicláveis, que são facilmente descartáveis e contribuem para criadouros do mosquito.

Estudantes do Anjo Guarda participarão da mobilização com a distribuição de material educativo em locais estratégicos do bairro, com o apoio de agentes de endemias. A programação conta também com a tenda do Laboratório Central do Maranhão, que apresentará o demonstrativo da evolução do mosquito.

Durante a manhã, o representante do Ministério da Saúde (MS), Marcelo Cruz, visitará a Sala Estadual de Mobilização e Controle. A sala é responsável por definir diretrizes para intensificar a mobilização e combate ao mosquito Aedes aegypti no Maranhão. Também faz parte de suas diretrizes coordenar as ações dos órgãos estaduais, como disponibilização de insumos, equipamentos e apoio técnico e logístico, em articulação com órgãos municipais.

Como reforço as ações desenvolvidas no estado, o Ministério da Saúde doará para o Governo quatro veículos para combate ao mosquito Aedes, outros quatro serão entregues para as ações nos municípios de Miranda do Norte, Alto Alegre, Turiaçu e Barra do Corda.

Programação

A mobilização ‘Maranhão contra o Aedes’ iniciou as atividades no mês passado, com a criação de brigadas e início das inspeções dos prédios públicos. A campanha prevê ainda trabalhos de limpeza urbana, intensificação da busca ativa de casos de microcefalia para reduzir subnotificação, além de capacitação de mais 76 profissionais de saúde para atender e acompanhar as crianças.

Para janeiro de 2017, a Secretaria de Estado da Saúde oferecerá capacitação sobre ações da Vigilância Epidemiológica da dengue, zika e chikungunya e suas consequências, voltada para as Coordenações de Vigilância, Atenção Primária, Rede de Assistência Hospitalar e Laboratório dos municípios da Unidade Regional de Saúde de Pinheiro.

A SES tem tratado  o combate ao Aedes como prioridade. As unidades de UBV vão reforçar as ações de combate do vetor responsável pela transmissão de doenças como dengue, zika vírus e chikungunya. As cidades foram selecionadas após o resultado do Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa). O mapeamento serve para identificar os criadouros predominantes do Aedes e a condição de infestação do município. O vetor é responsável pela transmissão de doenças como dengue, zika vírus e chikungunya.

Plano de enfrentamento

Em 2016, recursos foram destinados para o plano de enfrentamento da epidemia no estado. Por sua vez, a Secretaria Adjunta de Atenção Primária e Vigilância em Saúde desenvolveu ações emergenciais para combater o foco do mosquito Aedes, com reforço nas inspeções de residências, com rigor nos pontos estratégicos, como construções, ferro-velho, cemitérios, clubes, escolas, repartições públicas e ginásios esportivos.

Durante todo o ano, parcerias com instituições públicas e privadas possibilitaram ciclos de palestras sobre formas de prevenir a proliferação do mosquito. Em caráter emergencial, todas as regionais contaram com veículos UVB (fumacê).

No mês de outubro, a SES realizou reuniões com gestores regionais de saúde, secretários municipais e chefes dos núcleos de controle vetorial dos 27 municípios com maior incidência das doenças, para programar os trabalhos de enfrentamento do Aedes. No mesmo período, as cidades de Barra do Corda, Vargem Grande, Pedreiras e São Domingos do Maranhão também receberam ações com os veículos adaptados com bombas de ultra baixo volume. 

Boletim epidemiológico

De 3 de janeiro até 19 de novembro, foram notificados 23.709 casos de dengue, 7.620 de febre chikungunya e 4.702 de zika vírus.  Em 2015, os dados apontam 7.364 casos de dengue, 434 de chikungunya e 84 do zika vírus. Sobre a microcefalia, a Secretaria comunica que desde o início das investigações, em novembro de 2015, até 19 de novembro deste ano, 159 casos foram confirmados no Maranhão.

Campanha Nacional

O Ministério da Saúde intensifica a mobilização nacional no Dia Nacional de Combate ao Mosquito, que acontece nesta sexta-feira (2). A ação acontece nos 27 estados com o objetivo de sensibilizar a população para redobrar os cuidados e eliminar focos do Aedes que acarretam em conseqüências, algumas irreversíveis, para a saúde.

0 comentários:

Postar um comentário