quinta-feira, 8 de dezembro de 2016
Os debates sobre direitos humanos tiveram continuidade na terça-feira (07), durante a programação da Semana Estadual de Direitos Humanos – “Direitos Humanos e Democracia”. A Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), em parceria com as Secretarias de Estado da Cultura (Sectur), da Juventude (Seejuv) e da Educação (Seduc) promoveram mais uma edição do projeto ‘Diálogos Insurgentes’, com o tema “Juventude, Democracia e Direitos Humanos”, protagonizado pelo cantor brasileiro, cientista social e ativista político, Tico Santa Cruz e mediado pela cantora maranhense Tássia Campos que conversaram com centenas de maranhenses que participaram do evento na Casa do Maranhão.

As discussões integram a programação da Semana Estadual de Direitos Humanos que já dialogou com o movimento LGBT, pessoas com deficiência, conselhos de direito, entre outros, e, na oportunidade, vem discutir com a juventude maranhense. De acordo com o secretário de Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves da Conceição, debater com os diversos segmentos da sociedade tem um caráter fortalecedor.

“No momento em que há no Brasil um movimento contra a constituição de 1988 e a democracia, os jovens tem um papel fundamental de mobilização pela liberdade e afirmação dos direitos, sendo assim, incluímos na programação da Semana de Direitos Humanos, o debate com o Tico Santa Cruz porque ele é jovem, artista e tem cumprido um papel importante no que diz respeito a mobilização da juventude em defesa dos direitos humanos”, afirmou o secretário da pasta.

Um grande número de jovens compareceu à atividade para debater e questionar o cantor Tico Santa Cruz, famoso por suas publicações nas redes sociais acerca de temas que englobam os direitos humanos. A secretária de Juventude, Tatiana Pereira esteve presente na roda de diálogos e garante que a vinda do cantor foi importante para debater com a juventude maranhense sobre diversos temas.

“Acredito que é importante por estarmos vivendo uma fase de discussões, em âmbito nacional de diversas questões como a democracia. O Maranhão vem promovendo uma série de ações que visam o diálogo com a juventude para que de fato possamos conseguir cada vez mais reciclar nossas ideias sobre democracia e participação”, garantiu a secretária.

O projeto ‘Diálogos Insurgentes’ visa uma participação ativa das pessoas que podem questionar e se posicionar sobre as vertentes que o assunto propõe. Nesta oportunidade, durante a Semana Estadual de Direitos Humanos, o tema escolhido foi “Juventude, Democracia e Direitos Humanos”. O cantor Tico Santa Cruz, enfatizou seu posicionamento político, o constante debate com a juventude brasileira por meio das redes sociais e como isso tem influenciado no pensamento crítico dos jovens de todo o país.

“As pessoas tem confundido um pouco o conceito de direitos humanos, dessa maneira é fundamental que este seja levado a um debate de alto nível para que a juventude possa ter de fato conhecimento do que são os direitos humanos e quais os seus propósitos”, afirmou o cantor.

O Maranhão vem ganhando destaque no cenário nacional por estar sempre dialogando com as minorias e buscando soluções para os problemas sociais que assolam grande parte da população maranhense. Para o cantor Tico Santa Cruz, uma roda de conversa com os jovens é fundamental. “O Brasil está vivendo um momento político de muita intolerância e dificuldade para manter um diálogo, assim acredito que o estado ter uma juventude que está aberta para debater e discutir é muito interessante”, acrescentou Santa Cruz.

Programação Semana Estadual de Direitos Humanos:

Quarta-feira (7):

“Diálogo sobre Sistema Estadual dos Direitos Humanos”, com o Secretário de Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves da Conceição, a Supervisora de Proteção e Combate a Violações da Sedihpop, Adriana Oliveira e o Presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos, Ricardo Santos, no auditório da Casa do Maranhão.

Sexta-feira (9):

Mostra de filmes “Cine e Direitos Humanos”, a partir das 9h, na Casa do Maranhão.
Shows culturais a partir das 18h, na Praça Beira-Mar (Em frente a Casa do Maranhão).

0 comentários:

Postar um comentário