quinta-feira, 1 de dezembro de 2016
Depois do êxito do recente lançamento de seu primeiro livro de pesquisas, Tarquínio Lopes Filho – médico, político, jornalista, administrador que virou mito, Natalino Salgado Filho dá curso a sua carreira de escritor e lança na noite desta quinta-feira (01), às 18h30, na Academia Maranhense de Letras, um novo livro de sua autoria: Faculdade de Medicina do Maranhão, uma história de 59 anos. Ao mesmo tempo em que será também lançada a obra que organizou e prefaciou, Os meus dias de cadeia de autoria de Adelman Correa.

Mais conhecido por sua militância em vários seguimentos da vida profissional, em São Luís, e em alguns municípios do Maranhão, há cerca de quase cinco décadas, Natalino Salgado é conhecido e reconhecido como médico, professores, diretor do Hospital Universitário e reitor da Universidade Federal do Maranhão.

Graduado em medicina pela UFMA, tornou-se mestre e doutor em nefrologia pela Universidade de São Paulo. Foi diretor-geral do Hospital Presidente Dutra entre 1997 e 2007 e reitor da UFMA entre 2007-2015. Como professor atua em diversas áreas. É professor do programa de pós-graduação em Ciências da Saúde e de Saúde do Adulto e da Criança na UFMA. É o atual vice-presidente da Academia Maranhense de Letras e membro do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão.

Nesta quinta-feira (1), ele apresenta um primoroso trabalho de pesquisa, organização e confecção do texto da obra História da Faculdade de Medicina do Maranhão, uma história de 59 anos. A obra garante a preservação da memória do surgimento do curso de medicina no estado até os dias atuais, quando o próprio Natalino Salgado possibilitou levar a graduação para o continente: Imperatriz e Pinheiro.

Já o livro Meus dias de cadeia é um resgate da obra de Adelman Correa, livro este que foi publicado em 1923 e conta uma parte da história do Maranhão. Nesta nova edição, a obra está ampliada parte documental, revisada e como iconografias, todo este aparato preparado por Natalino Salgado Filho.

0 comentários:

Postar um comentário