sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

 
O Sarau é uma realização do curso de Pedagogia, modalidade a distância, Polo São Luís

Promover o encontro entre alunos para socializarem experiências adquiridas no curso, avaliar as perspectivas da educação no Brasil e ampliar e aprofundar conhecimentos na disciplina História da Educação. Esse foi o objetivo do I Sarau de História da Educação do curso de Pedagogia, modalidade a distância, Polo São Luís, realizado no dia 29 de janeiro.

“A ideia foi levar a compreensão da evolução da história através dos tempos vivenciados pelos alunos, além da construção das possibilidades de ampliação do conhecimento e da nossa prática como educador”, explicou a coordenadora do Polo São Luís, Profa. Fátima Silva. 

Para a Coordenadora do curso de Pedagogia a distância, Profa. Heloisa Varão, “O Sarau se configurou como uma estratégia de ensino favorável à ampliação de conhecimentos sobre os diversos momentos que marcaram as decisões no campo da educação no mundo e no Brasil com suas peculiaridades”. 

A professora ainda acrescenta: “O ensino e os jeitos de ensinar e de aprender envolvem as múltiplas linguagens para tornar cada vez mais perceptível aos olhos do estudante os conceitos e ajudar a refletir sobre a realidade”.

O Sarau foi composto de uma vasta programação como apresentação de leitura de cordel, jogral, paródias, painel e exposição de desenhos sobre a história da educação no Brasil.
 No ano passado, 06 escolas receberam o projeto e cerca de 2 mil estudantes estiveram envolvidos na ação




A Secretaria de Turismo de São Luís (Setur/SLZ) já inicia o ano dando continuidade ao Projeto Turismo Educativo. A primeira escola a receber a ação foi a Unidade de Ensino Básico Jornalista Neiva Moreira, localizada no bairro Bequimão, na qual os alunos fizeram parte de várias atividades: palestra sobre turismo, patrimônio, sustentabilidade e cidadania, combate à exploração sexual; exibição de vídeos sobre a capital; teatro de fantoches, mostrando em forma de história o que foi explicado na palestra; city tour pelo Centro Histórico.  No city tour o ponto de partida foi a Praça Benedito Leite. O passeio seguiu pela Praça Dom Pedro II, Palácio La Ravardiere, Palácio dos Leões, Rua da Estrela, Rua da Alfândega, Rua Portugal e retornou a Praça Benedito Leite.

“A ideia foi mostrar, na prática, a importância do turismo para o desenvolvimento econômico de uma cidade”, explicou a técnica da Setur, Avanne Brasil.

De acordo com a secretária de turismo de São Luís, Socorro Araújo, o intuito é atingir o máximo de pessoas. "Precisamos levar essa mensagem de educação e amor pelo nosso patrimônio ao maior número possível de estudantes, para que eles sejam nossos disseminadores. Que passem a informação para os familiares, vizinhos e, desta forma, todos criem sentimentos de zelo e cuidado com nosso patrimônio”, destacou ela.

A professora de Arte, Stella Aranha, que acompanhou os alunos, falou sobre a importância do projeto para a escola. “Fico feliz com a iniciativa. A escola costuma receber poucos projetos externos. Os alunos ainda nem estudaram sobre a História do Maranhão e já tiveram durante esses dias um ótimo aprendizado. Além disso, é muito importante que eles possam conhecer e valorizar a história da terra deles”, ressaltou ela.

O 'Turismo Educativo' é realizado desde 1998 sempre com o objetivo de sensibilizar alunos de escolas públicas e particulares sobre a valorização dos atrativos históricos, culturais e naturais da capital maranhense, estimulando o interesse pala preservação e valorização do patrimônio da cidade. No ano passado, 06 escolas receberam o projeto e cerca de 2 mil estudantes estiveram envolvidos na ação.

Nesse ano, a secretaria está atendendo as escolas municipais, conforme indicação da Secretaria de Educação de São Luís – SEMED. Mas, aquelas que desejam fazer parte desse projeto, basta agendar na Coordenação de Operações Turísticas, através do número (98) 8882 5146.

O Maranhão possui uma comunidade pesqueira de aproximadamente 27 mil pessoas, segundo o Registro Geral da Atividade Pesqueira, órgão do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA). Deste total, cerca de 30% são mulheres, inseridas na profissão, ainda na infância, por influência familiar, ou para somar com o marido no sustento da casa. Desenvolvem a atividade às margens dos direitos sociais e trabalhistas, além de enfrentar jornadas excessivas e condições precárias de trabalho – sem estrutura e equipamentos adequados. Como consequência a baixa remuneração em uma atividade que, segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), tem um dos mais altos índices de acidentes fatais. Para discutir esse cenário e formular meios de garantias de incentivos e apoio à profissão foi promovido o 1º Seminário Estadual das Mulheres das Águas.

Um total de 120 mulheres pescadoras de 52 comunidades participaram do evento realizado, nesta sexta-feira (29), no Centro Social dos Servidores Público do Estado – Ipem, no Calhau. Promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Mulher (Semu), o seminário tem como proposta formar uma rede de intercâmbio que reúne comunidades pesqueiras, gestão pública e entidades de apoio para formulação de políticas específicas ao setor. A expectativa é que o olhar da sociedade se volte para a solução dos problemas históricos que atingem as comunidades pesqueiras, ressalta Kleidylan Bezerra, da comunidade de Bacabal. Para ela, os debates têm sua importância por estimular a cadeia produtiva e possibilitar medidas pela dignidade destes grupos.

“Eu me sinto valorizada com a inclusão deste debate na agenda do governo. Faltava esse momento para nos reunirmos e ter nossas necessidades ouvidas e nossas demandas atendidas”, disse Kleidylan. Ela diz que falta mais aceitação social, pois ainda há muito preconceito. “A mulher pesqueira não tem o devido reconhecimento, mas, aos poucos estamos conseguindo conquistar este espaço e provar que podemos realizar um trabalho com qualidade e com resultados”, reiterou. São mais de 1.800 mulheres na comunidade que integra e a falta de estrutura é a maior barreira enfrentada. “Esperamos que os gestores sejam sensíveis às nossas dificuldades e que saiam daqui boas propostas”, pontuou a pescadora, que atua no ramo a mais de 10 anos.

Leni dos Reis, 42, integrante do Sindicato dos Pescadores do município de Santa Luzia do Tide, parabenizou a iniciativa do Governo do Estado pela atenção às comunidades da pesca. “É a primeira vez que um gestor reúne tantos grupos para ouvir o que a gente quer e precisa. A gente realiza um trabalho muito difícil e às vezes pesado, mas somos mulheres fortes e só precisamos de apoio”, ressaltou. Para desempenhar a atividade falta do transporte – canoas com motor – até itens básicos como redes adequadas. Na família, ela e o marido têm na pescaria o meio de sustento familiar. “Espero daqui uma ajuda para a gente trabalhar com mais condições”, disse.

Maria Helena Espíndola da Silva, 45, integra a comunidade de Conceição de Lago Açu, que agrega mais de quatro mil pescadores. aponta a necessidade de mais capacitação. “A gente quer desenvolver nosso trabalho com mais técnica e mais conhecimento. Espero que essa discussão traga resultados objetivos para os pescadores”, relata.

Compromisso com o setor

A secretária de Estado da Mulher, Laurinda Pinto, ressaltou a importância dos debates no seminário por ser esta atividade a base econômica histórica maranhense. “Precisamos cuidar dos homens e mulheres que atuam na pesca tradicional. Com este evento vamos iniciar o diálogo para conhecermos as demandas destas mulheres, as necessidades e formular políticas de apoio considerando suas tradições”, disse.

Na avaliação do secretário de Estado de Trabalho e Renda (Setres), Julião Amim, o evento confirma o comprometimento do Governo do Estado com o setor. “A partir deste debate será possível elaborar ações de capacitação, incentivos financeiros e apoiar com as condições necessárias para que possam desenvolver sua atividade, gerando renda e contribuindo com a nossa economia”.

O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Pesca, Márcio Honaiser avalia que a política voltada às mulheres é muito importante e uma das prioridades da pasta pelo desenvolvimento desta cadeia produtiva. “Por isso, o governador Flávio Dino estruturou esta secretaria e o trabalho que essas mulheres vêm desenvolvendo na pesca e aquicultura é essencial para nosso estado”, disse.

Estiveram presentes ao seminário a secretária Municipal de Informação e Tecnologia, Tati Lima, representando o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Junior; a desembargadora Angela Salazar, representando a presidência do Tribunal de Justiça do Maranhão; e o representante do Banco do Brasil, Ronaldo Alves de Oliveira, entre outras autoridades.

Fotos/Karlos Geromy

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult) e a Galeria Trapiche Santo Ângelo, inaugura nesta sexta-feira (29), a exposição 'Roda de Quadrinhos', a partir das 18h. A mostra ficará aberta ao público até o dia 16 de fevereiro, com entrada gratuita, de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 12h e das 14h às 19h, na Galeria Trapiche, localizada na Avenida Vitorino Freire, s/n, em frente ao Terminal de Integração da Praia Grande (Centro Histórico).

A Galeria Trapiche abre as portas para o mundo da história em quadrinhos, ao comemorar os 146 anos de história deste gênero no Brasil celebrados no dia 30 de janeiro. A data homenageia nacionalmente o ilustrador, jornalista e editor Angelo Agostini, que publicou a primeira história em quadrinhos no Brasil, ''As aventuras de Nhô-Quim, ou Impressões de uma Viagem à Corte'', uma história seriada publicada no Jornal Vida Fluminense.

DIÁLOGO

Na abertura, o público poderá participar da roda de conversa com cartunistas, desenhistas e roteiristas que desenvolvem trabalhos relacionados ao mercado dos quadrinhos na cidade de São Luís. Com o tema 'Mercado de quadrinhos: expectativas e perspectivas', a mostra contará com a participação dos roteiristas e editores, Iramir Araújo e Bruno Azevêdo, dos desenhistas de quadrinhos nacionais e internacionais, Beto Nicácio, Ronilson Freire e Zilson.

"Estarão expostos trabalhos de artistas maranhenses que publicam história em quadrinhos profissionalmente na nossa cidade. Em comemoração à data nacional, a mostra traz uma roda de conversa em que os artistas, desenhistas, produtores e editores vão poder discutir sobre as expectativas do trabalho desenvolvido com história em quadrinhos a curto, médio e longo prazo. Na roda de conversa, vamos discutir também sobre trabalhos desenvolvidos na capital, no Brasil e no exterior", destacou Iramir Araújo, roteirista e editor.

Durante 10 dias de mostra, serão apresentados desenhos originais, trabalhos dos autores e trabalhos publicados, como Ajurujuba, Proscritos e Baratão 66. A exposição fica à disposição do público até o dia 16 de fevereiro
A menos de 15 dias para o período carnavalesco, que acontecerá de 5 a 9 de fevereiro, o Governo do Maranhão e a Prefeitura de São Luís preparam um dia inteiro de programação para a última prévia do Carnaval de Todos que acontece neste sábado (30), no Centro Histórico, com início previsto para 11h da manhã.

As atrações contemplam a diversidade cultural maranhense e divertindo todos os tipos de foliões. As brincadeiras se apresentam nos circuitos das Praças Nauro Machado e da Faustina, Casa do Maranhão, Canto da Cultura (Rua da Estrela com a Rua Portugal) e ruas do Centro Histórico, neste sábado (30), sempre a partir das 16h se estendendo até as 22h.

Dois palcos serão montados: um na praça Nauro Machado e outro na praça da Casa do Maranhão. Além disso, cortejo de brincadeiras, com os grupos se misturando à multidão e fazendo parte da festa nas ruas da Praia Grande, levarão diversão e descontração aos foliões.

“Esse sábado teremos uma prévia da grande festa que será realizada no período de carnaval, um carnaval de dia, familiar, seguro, onde tanto as crianças como os adultos possam ir e se divertir”, ressaltou o Secretário de Cultura, Diego Galdino.

Para a Superintendente de Difusão e Ação Cultural da Secretaria de Cultura, Jô Brandão, ocupar os espaços urbanos durante o carnaval, em especial o centro histórico, resgata não apenas o tradicional carnaval de rua, mas também a alegria e a descontração dos moradores e visitantes. “As pessoas poderão aproveitar bem os espaços durante o dia e até dar aquela paradinha para um almoço ou lanche nos diversos pontos da Praia Grande”, comentou Jô.


Atrações
A banda Bandida abre a programação na Praça Nauro Machado, esquentando o público. Em seguida, o Bloco Organizado Kanto Kente e a banda Não Enxeriza. Os grupos Marabatuk, Bicho Terra e o Bloco Afro Akomabu animam a galera no circuito da Casa do Maranhão. Os tambores de crioula abrilhantam a festa com a apresentação do Tambor de Crioula de Celina e atração a confirmar.

No Canto da Cultura, o grupo folclórico de Nivaldo agita o público. Finalizando a programação do último fim de semana do Pré-Carnaval de Todos Nós, um grande cortejo vai arrastar os foliões do trajeto que sai da Rua Portugal, passa pela Rua da Estrela e retorna pelo Centro de Criatividade Odylo Costa, filho.

Paralelo ao cortejo, o público vai curtir os blocos carnavalescos Os Feras, Os Trapalhões e Os Beatos do Samba. O circuito carnavalesco programado pelo Governo do Estado traz diversão para toda a família e, também, para a criançada. Durante os fins de semana do pré-carnaval, atrações variadas e referenciadas no que há de mais autêntico na cultura maranhense. A programação do Carnaval de Todos Nós é gratuita e marca a ação conjunta entre as gestões municipal e estadual com um período momesco alegre, variado em atrações culturais e seguro para a população.

Carnaval
Durante o período de carnaval, de 5 a 9 de fevereiro, a festa vai acontecer também durante o dia, a partir das 10 horas, nos circuitos da Beira Mar, Madre Deus, Praia Grande e Ceprama. Na Praia Grande, além dos palcos na praça Nauro Machado e na Casa do Maranhão, será montada uma Tenda no canto da Faustina.

BOX

Programação de Pré-Carnaval
Pr. Nauro Machado
16h - Bandida
17h – Bloco Organizado Kanto Kente
18h – Grupo Não Enxeriza

Casa do Maranhão
16h – Grupo Marabatuk
18h - Bicho Terra
20h – Bloco Afro Akomabu

Faustina
16h – Tambor de Crioula de Celina
18h – atração a confirmar

Canto da Cultura
14h – Show Nivaldo Santos

Cortejo pelas Ruas da Estrela, Portugal e Odylo
16h – Bloco Os Feras
16h30 – Bloco Os Trapalhões
17h30 – Bloco Organizado Os Beatos do Samba

Legenda: Prévias do carnaval mostram diversidade da cultura maranhense
Foto: Divulgação/Geraldo Furtado/Secom


quinta-feira, 28 de janeiro de 2016
Representantes da Comissão de Turismo Integrado do Nordeste (CTI-NE), foram recebidos, nesta quarta-feira (27), em Brasília, pelo ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, para discutir propostas de promoção da região em feiras e eventos nacionais e internacionais.

O ministro ressaltou que mesmo com pouco tempo à frente da pasta, é possível perceber os avanços no setor. “Meu primeiro ano à frente do Ministério foi marcado pela defesa e descoberta do turismo como atividade geradora de emprego e renda contra a crise econômica”.

Henrique Alves foi apresentado ao novo formato da BNTM 2016, que será realizada entre os dias 4 e 6 de maio, em Pernambuco, e que agora tem mais foco nas rodadas de negócios entre agentes e operadores de viagem.

Durante o encontro, os gestores ressaltaram a importância do apoio aos estados do Nordeste para participação em eventos como a World Travel Mart (WTM), em São Paulo, em março e a ABAV Nacional que será realizada no segundo semestre deste ano e da campanha publicitária de promoção do Nordeste que será promovida pelo MTur, em parceria com a CTI-NE e a companhia aérea de Portugal, na Europa.

Para a secretária de Turismo do Maranhão, Delma Andrade, o momento é de voltar os olhos do Brasil e do resto do mundo para o Nordeste. “Com as ações do Ministério, teremos oportunidades de desenvolvimento de nossos destinos, mas sem deixar de lado as particularidades e necessidades de cada estado”.

O futuro Secretário de Cultura e Turismo, Diego Galdino, reuniu-se na tarde desta quinta-feira (28/01), nas dependências do Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho, com os presidentes de entidades, representantes do SEBRAE, SENAC, trade turístico e imprensa especializada para se apresentar e conhecer os atores do turismo do Estado.

O evento, foi organizado pelo gestor do Centro, Carlos Lula, que durante muito tempo militou no turismo e atualmente dirige o Centro. Carlos Lula fez a abertura do evento destacando a disposição do secretário em receber a todos os presentes.

Diego tomou a palavra, se apresentou e pediu aos presentes que se apresentassem. Na ocasião, foi explanado ao futuro secretário alguns números, conquistas e perdas do setor do turismo do Maranhão. Falou-se da vontade da Meritocracia dos profissionais que trabalhará na nova gestão que se avizinha.

O secretário a tudo ouviu e ressaltou a importância do trabalho conjunto de todos e numa sinergia em prol da capacitação continuada para o desenvolvimento do setor.

Diego encerrou sua fala elencando alguns dos desafios postos e a necessidade de um esforço e parceria de todos e que logo que empossado reunirá com os representantes de entidades para conhecer suas demandas. Ao final os presentes pousaram para uma foto para registrar o momento.



Mesmo em recesso parlamentar a deputada estadual Ana do Gás (PRB), mantém sua agenda de compromissos pelo interior do estado. Na quarta-feira,  27, a deputada acompanhou o governador Flávio Dino na inauguração do Hospital Regional de Caxias, Dr. Everaldo Ferreira Aragão, na BR 316, na Baixa Funda. "Uma grande conquista para a população não só de Caxias, mas de toda a região dos Cocais", comemora a deputada.

Ainda esta semana, na última terça-feira, 26, a parlamentar participou da apresentação do Plano Diretor do município de Santo Antônio dos Lopes,  feita pelo prefeito e esposo da deputada, Eunélio Mendonça.  "Nenhuma cidade pode pensar em crescer sem planejar e em Santo Antônio dos Lopes isso é um compromisso real", assegura a primeira-dama.

O Plano Diretor é o instrumento básico da política de desenvolvimento do Município. Sua principal finalidade é orientar a atuação do poder público e da iniciativa privada na construção dos espaços urbano e rural na oferta dos serviços públicos essenciais, visando assegurar melhores condições de vida para a população.

Apoio aos aliados
Mantendo-se fiel aos aliados políticos, a deputada Ana passou o mês de janeiro visitando vários municípios, reunindo lideranças políticas em reuniões e encontros. Em Igarapé Grande, a parlamentar aproveitou as festividades de 54 anos do município, no último dia 20, para cumprimentar o prefeito Bruno Galvão, o povo da cidade, secretários municipais, o líder político Breado e várias outras autoridades e lideranças locais.

No início do mês,  dia 9, a republicana esteve em Passagem Franca, prestigiando o prefeito Gordinho, que inaugurou várias obras na cidade, entre elas a Praça da Bíblia,  no bairro Sardinho,  que foi totalmente renovada e equipada com parquinho para as crianças e aparelhos de ginástica para os adultos, além das novas instalações do Calçadão e da Unidade Básica de Saúde Vereador Raimundo Rodrigues da Silva.
No dia 5, a deputada participou de uma carreata em Capinzal do Norte,  com as máquinas que irão trabalhar na pavimentação de 4km pelas ruas da cidade,  contemplada pelo Programa Mais Asfalto, do Governo do Estado. No município,  a parlamentar foi recepcionada pelo pré - candidato a prefeito da cidade, o vereador André Portela;  pelos ex-prefeitos Eleomar Miranda e Dedé Macedo;  pela vereadora Dra.  Regilene;  pelo ex-vereador Arnaldo e de sua esposa, dona Preta, que sairá como vice na chapa encabeçada por André Portela. "Estamos de recesso da Assembleia Legislativa,  mas o trabalho em nossas bases eleitorais não pára", finalizou a deputada. 
A secretária de Turismo do Maranhão, Delma Andrade, apresentou, durante audiência com o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, realizada esta semana, em Brasília, uma série de projetos para fomentar o turismo no estado.

Entre os pleitos apresentados pela gestora estão a garantia de apoio a infraestrutura turística e promoção da Rota das Emoções, por meio do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur); e a implantação do Observatório do Turismo, iniciativa da Secretaria de Turismo do Maranhão para traçar o perfil do fluxo turístico do estado.

A Secretária ressaltou que o turismo é uma das ferramentas de incremento econômico. “O Governo do Maranhão vê o turismo como um o grande propulsor do desenvolvimento do estado. É através dele, que também poderemos aquecer a economia local e mudar a vida de muitos maranhenses”.

“Medidas como a retomada da Agência de Desenvolvimento Regional Sustentável(ADRS) da Rota das Emoções e o incremento das ações de infraestrutura turística nas cidades que compõem os três polos prioritários, mostram que o Maranhão sai mais uma vez na vanguarda para o desenvolvimento do turismo do Nordeste”, ressaltou a Secretária.

Durante a audiência, o Ministro destacou que reuniões entre as equipes técnicas do Ministério do Turismo e do Governo do Estado são essenciais para a execução das ações. “O nosso Secretário Nacional de Infraestrutura, Neusvaldo Pereira Lima tem muito a acrescentar nos projetos para o Maranhão. Sabemos que a capacidade das duas equipes trará bons resultados para o turismo brasileiro”, finalizou o Ministro.

A oportunidade também serviu para que o Ministro confirmasse sua participação no 2° Encontro Brasileiro das Cidades Históricas Turísticas e Patrimônio Mundial, que será realizado em São Luís, dos dias 24 a 27 de fevereiro, pelo Governo do Maranhão e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-Ma).

Participaram da reunião o Secretário Nacional de Infraestrutura do Mtur, Neusvaldo Pereira; Luis Vannucci, chefe da assessoria de planejamento do Ministério; e Viviane de Jesus, Chefe da Asplan da Secretaria de Turismo do Maranhão.

Observatório do Turismo

O Observatório do Turismo vai possibilitar que, em conjunto com a academia, a Secretaria de Turismo reúna as principais estatísticas do setor dentro do Estado, por meio da realização de pesquisas de fluxo, de mercado, de eventos festivos e religiosos, bem como os desembarques em aeroportos maranhenses.
“O Observatório será um canal de informação e difusão dos estudos sobre o Turismo no Maranhão”, enfatizou a secretária Delma Andrade.

Por: LUCIENE VIEIRA -  Jornal Pequeno 

O carnavalesco maranhense Enoque Silva receberá homenagem da escola de samba Turma de Mangueira, no Carnaval 2016, em São Luís. O presidente da Turma de Mangueira, o carnavalesco Itamilson Pereira Corrêa Lima, que assina o samba-enredo “Enoque Silva: cisne dourado do lago joãopaulino”, disse, em entrevista ao Jornal Pequeno ontem (25): “Vamos contar a história de um artista do Carnaval, que é morador do bairro do João Paulo”.

A Turma de Mangueira é a escola de samba mais antiga da capital maranhense, fundada em 1929, no bairro do João Paulo.

Contemporâneo do carnavalesco, estilista e figurinista maranhense Francisco de Sousa Coimbra Neto, o Chico Coimbra, e amigo do também carnavalesco João Clemente Jorge Trinta, o Joãosinho Trinta, Enoque Silva, de 53 anos, se apresentará, pela Turma de Mangueira, na segunda-feira, dia 8 de fevereiro, às 23h50, na Passarela do Samba, Anel Viário.

A formação do enredo, segundo o presidente da Turma de Mangueira será construído com 15 alas, com a média de 80 pessoas por ala, e cinco alegorias: Abre Alas, Templo do Artista, Maranhão, minha terra, minha paixão, Arte Barroca e o Carnaval. Cada alegoria terá cerca de 20 pessoas em cima dos carros.

O primeiro carro da Turma de Mangueira a entrar na Passarela do Samba será o “Abre Alas”, que vai representar uma expedição da marinha francesa do século 17, na Baía do Cumã, no Rio Pericumã, que banha a cidade de Pinheiro, localizada na baixada maranhense, cidade natal de Enoque Silva.

No espetáculo, a Turma de Mangueira vai encenar a presença de Daniel de La Touche, o Senhor de La Ravardière, que procurava por ouro na região maranhense, passando pela Baía do Cumã.

O segundo carro será o “Templo do Artista”, que, na fala de Itamilson Lima, “vai contemplar tudo que inspira a criação de Enoque Silva”. O carro alegórico é construído com objetos musicais, livros, e coleções de arte sacra.

Em seguida, a escola vai desfilar o carro “Maranhão, minha terra, minha paixão”, representando a pujança cultural maranhense na obra artística de Enoque Silva. “O carro mostra o amor muito grande que o homenageado tem como retribuição a tudo o que ele conquistou, enquanto artista, utilizando o Maranhão como molde, como tema. Temos uma alegoria que vai marcar as características do estado”, disse Itamilson.

Já no quarto carro, “Arte Barroca”, será homenageada a arte indígena – Enoque é descendente de indígenas –, e a arte sacra, no caso, a barroca, por ele ser eminentemente barroco.

E a quinta alegoria é o “Carnaval”, carro em que o homenageado vai desfilar. “Ele, o nosso grande destaque, vai estar no carro do Carnaval, que é quando a gente contempla elementos que marcaram o carnaval da Praça Deodoro e da Sapucaí, cenários do carnaval brasileiro, importantes para Enoque Silva”, afirmou o presidente da Turma de Mangueira.

EXPECTATIVA
Há menos de 15 dias para o Carnaval, a escola de samba Turma de Mangueira já acelera os preparativos para o desfile na Passarela do Samba. A agremiação tem intensificado os trabalhos no barracão, a fim de fazer bonito e, assim, levar o título de campeã do Carnaval 2016 de São Luís.

Há 100 pessoas da comunidade da Turma de Mangueira trabalhando na confecção do espetáculo da escola, e pelo menos 1.800 pessoas vão desfilar pela escola, segundo o presidente. “Estamos em contagem regressiva, mas num ritmo acelerado. Neste ano a escola entra para buscar o campeonato”, enfatizou Itamilson Lima.
.

FICHA TÉCNICA

Nome: Associação Recreativa, Beneficente, Cultural e Escola de Samba Turma de Mangueira
Fundada em 1929
Bairro: João Paulo
Presidente: carnavalesco Itamilson Corrêa Lima
Samba-enredo de 2016: “Enoque Silva: cisne dourado do lago joãopaulino”
Cores da escola: verde e rosa
Componentes previstos para 2016: 1.800

Dia da apresentação no Carnaval 2016: segunda-feira (8 de fevereiro); 3ª escola a desfilar na Passarela do Samba, no Anel Viário

Fonte: retirado do Blog de Joel Jacinto
Depois de seis anos sem operação, o Maranhão volta a ocupar lugar nas rotas de voos internacionais. “Depois de quase um ano de negociações, a Fly Allways, empresa que já voa entre o Suriname e Caribe, atendeu a nosso pleito e iniciará suas operações no Maranhão. O Estado, que desde 2010 não recebe voos internacionais, terá, a partir de 29 de janeiro, o voo charter inaugural com frequência entre Paramaribo, capital do Suriname, e São Luís”, detalhou Delma Andrade.

A conquista do novo voo internacional foi motivada pelas ações de promoção do Maranhão, desenvolvidas durante todo ano passado pelo governador Flávio Dino, e, também, pela forte ligação entre o Suriname e o Maranhão. O Estado representa uma opção de turismo diferenciado para os surinameses e inicia uma nova ligação entre o Maranhão e países da América do Sul, América Central e Europa, já que a empresa também tem voos para Republica Dominicana, Caribe, Cartagena, entre outros.

Para a secretária Delma Andrade, o novo voo reafirma o novo posicionamento do Maranhão para turismo internacional. “O Maranhão oferece destinos para todos os gostos. Lençóis Maranhenses, Patrimônio Histórico, cachoeiras, rios e praias são só algumas das opções que os turistas surinameses encontrarão por aqui. Sem falar que, unindo tudo isso, ainda temos a curta distância entre o Maranhão e o país como atrativo”, disse.

O voo inicial entre os dois destinos será realizado no dia 29 de janeiro, saindo de Paramaribo para São Luís, com chegada prevista para 10h30 da manhã, trazendo 60 passageiros entre jornalistas, agentes de viagem e formadores de opinião, que permanecerão no estado até às 11h do dia 01 de fevereiro, quando o voo retorna para a Paramaribo.

Durante a estadia no Maranhão, os 60 passageiros conhecerão parte do potencial turístico que o Estado tem a oferecer, visitando pontos turísticos e conhecendo a cultura e a gastronomia local.

“Além de iniciarmos um novo momento para o turismo do Maranhão, a economia do Estado também será evidenciada, já que uma nova rota significa um novo mercado de turistas e mais movimento em hotéis, restaurantes, táxis e bares, consequentemente um aquecimento da economia local, gerando mais trabalho e renda para os maranhenses”, disse a gestora do turismo.
quarta-feira, 27 de janeiro de 2016


A Psicóloga Sandra Lima, que vice-presidente do Gedema (Grupo de Esposas de Deputados do Estado do Maranhão) vem desenvolvendo excelentes trabalhos em São Luís no âmbito social e se destacando muito nos seus trabalhos junto ao Gedema. Nos últimos dias se sensibilizou muito com a situação em que vivia o morador de rua Lincon, conhecido por todos em São Luís como Bob ou Coca-cola. Lincon vivia nas vielas da capital, possuindo transtorno mental, vulnerável a situações degradantes ao ser humano. “Não aguentava mais ver isso, uma situação degradante”, comentou a Psicóloga, que ao se deparar com o homem comendo lixo hospitalar ligou para o hospital Nina Rodrigues, pedindo ajuda no resgate do mesmo.

“Me sinto muito feliz em ajudar alguém. Creio que a verdadeira satisfação, felicidade está nisso: em servir as pessoas. Essa é uma forma de poder contribuir de alguma forma para o meu entorno, meu país, para o mundo que eu habito, para as pessoas que estão perto de mim ou não. Gosto de estar no mundo de uma forma construtiva. Ajudar de alguma forma é muito gratificante. Me sinto feliz por poder fazer isso na vida, me sinto existindo e cumprindo um propósito, fazendo parte de algo maior. Isso para mim é muito importante. Me sinto realizada como ser humano”, emocionou-se Sandra Lima.

O hospital Nina Rodrigues está oferecendo todo suporte necessário ao morador de rua, segundo o diretor Ruy Cruz, que faz questão de acompanhar de perto e, também, se sensibilizou muito com o caso.

Numa breve conversa com o jornal Cazumbá, o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Junior, falou de como a capital maranhense pode se beneficiar com esse novo momento do turismo, especialmente agora, que o governador Flavio Dino em parceria com os governadores do Piauí e do Ceará, reativou a Agência de Desenvolvimento Regional Sustentável da Rota das Emoções, que abrange os três estados. Ainda falou de vandalismo e campanhas educativas que visem despertar nos mais jovens o sentimento de pertencimento e de cuidado ao Centro Histórico. 

De que maneira São Luís pode se beneficiar da Rota das Emoções que acaba de ser incrementada pelos governos MA, PI e CE?
A capital São Luís por si só já é um grande atrativo para que as pessoas possam visitá-la. Temos lugares belíssimos, como nosso Centro Histórico, que tem tido uma atenção muito especial da Prefeitura e do Governador. Em parceria temos cuidado desse espaço. Inauguramos recentemente a Casa do Bairro, um local que a cerca de um ano atrás era o maior ponto de drogas daquela região. Nós, então, resgatamos aquele espaço e entregamos à comunidade. Ali funcionarão atividades na área da saúde, assistência social e outras. Fortalecemos, também, a segurança, em parceria com a Polícia Militar. Temos, também, um grande investimento com o PAC das Cidades Históricas. Teremos em breve a reforma de vários pontos da região central da nossa cidade. Então, São Luís não deixa de ser um atrativo para que as pessoas possam passar por aqui. 

São Luís, tem outros atrativos além do Centro histórico para segurar o turista por um maior tempo na capital?
Em parceria com o Governo do estado, que tem investido forte na questão do saneamento. São mais de meio bilhão de reais investidos na cidade de São Luís. E já foi, inclusive, lançado um programa para a despoluição das praias, o que dará uma nova dinâmica ao setor do turismo, especialmente o turismo de sol e praia.

O vandalismo tem destruído alguns monumentos. De que maneira a Prefeitura pretende inibir a ação de vândalos que tem depredado o Patrimônio Histórico? 
Temos uma ronda efetiva da Polícia Militar e Guarda Municipal, mas ninguém consegue está presente 24 horas no mesmo local. Infelizmente temos a ação de vândalos de forma pontual em algumas localidades do Centro Histórico, assim como também em outros pontos da cidade, por exemplo, construímos abrigos que colocamos recentemente e já estão todos quebrados. É a questão da educação. Nem todo mundo tem a consciência de que aquilo é um bem público e, também, que aquele espaço é pertencente ao cidadão e que ele tem que preservar, tem que cuidar. Essa é a conscientização que nós procuramos fazer, colocando para o cidadão a importância de cuidar do espaço público, que é um espaço dele.

Haverá alguma ação de sensibilização e conscientização?
Na verdade, já fazemos várias campanhas educativas nesse sentido. A questão da limpeza, não jogar lixo na rua, a questão ambiental. Nesse tipo de trabalho e conscientização a Prefeitura tem avançado.

Há pouco tempo a Secretaria de Turismo de São Luís fez um trabalho de incentivo e valorização do Centro Histórico. O senhor pretende dá continuidade a esse trabalho?
Sim! A campanha Eu amo o Centro Histórico, é um trabalho contínuo. Pretendemos ir até o final, conscientizando sobre a importância da valorização do Centro Histórico, que é patrimônio todos.
Está manhã 27/01,  a Associação Brasileira da Industria de Hotéis - ABIH-MA e a Fundação São Luís  Convention Visitors Bureau, ganharam espaço para as lutas pelas causas do Turismo em mais um grupo de trabalho em prol do desenvolvimento de nossa cidade.

Tomaram posse no Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, estabelecido pela Lei n° 5.799, de 18 de Setembro de 2013, o Sr. Pedro Robson, representando o Convention Bureau e a Senhora, Renata Costa, representante da ABIH-MA. 

O Conselho terá como papel, ser um espaço para pensar o que a cidade pode e deve ser no futuro, trabalhando em cima do documento chamado Pacto de São Luís, que tem uma visão futura de São Luís até 2033.

Representantes do Trade turístico Maranhense consideram a reativação da Agência um incremento para o turismo dos estados envolvidos

A reativação da Agencia de Desenvolvimento Regional Sustentável (ADRS) foi recebida com comemoração por empresários do turismo do Maranhão.

Com atividades paralisadas desde 2012, a Agência foi retomada por meio do contrato assinando entre os governadores Flávio Dino, do Maranhão; Wellington Dias, do Piauí e Camilo Santana, do Ceará. A iniciativa vai garantir um conjunto de ações voltadas para o incremento do turismo nos 14 municípios nordestinos que integram a Rota das Emoções nos três estados.

A apresentação do destino turístico e a assinatura do consórcio entre os três estados aconteceram, nesta terça-feira (22), em solenidade realizada no Palácio Henrique de La Rocque, em São Luís.

Além de autoridades, também estiveram presentes empresários e representantes de entidades do setor. Um deles, o presidente do Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes de São Luís, Paulo Coelho, estava feliz com a iniciativa. Para ele, a retomada dos trabalhos é a realização de um sonho.

“A gente sempre quis e lutou por isso há muito tempo. O apoio do poder público é um elo, uma engrenagem que vai ligar importantes pólos do turismo e todos os negócios relacionados ao setor. A reboque, ganhamos qualificação, desenvolvimento econômico, social. Sonhávamos com isso há muito tempo e agora é realidade”, declarou o presidente.

A Agência será composta por uma comissão formada por um integrante do Sebrae de cada estado, um representante das secretarias estaduais de turismo do Maranhão, Ceará e Piauí, e um integrante que represente a esfera municipal dos envolvidos na Rota. Também ficou definido que cada um dos três estados ficará responsável pelo investimento de R$ 500 mil, totalizando R$ 1,5 milhão, para investimentos em promoção e o apoio à comercialização de produtos turísticos, qualificação da mão de obra do setor e o fortalecimento os municípios integrantes da rota.

Entre as primeiras ações, foram destacadas as divulgações da Rota em dois dos mais importantes eventos turísticos nos âmbitos internacional e nacional, a ITB Berlim e uma ação de promoção em São Paulo (SP). A diretora de receptivos da Associação Brasileira de Agências de Viagens do Maranhão (ABAV-MA), Ana Carolina Medeiros, avaliou positivamente as ações.

“A Feira de Berlim é uma das três mais importantes do mundo. Lá, agentes de todo o mundo apresentam novos destinos melhorias, avanços e estar lá vai trazer visibilidade internacional. É um avanço muito grande ter a Rota das Emoções na Alemanha, fazendo esse papel de promover o Brasil e obviamente os nossos três estados”, destacou a diretora.

Sobre a ação em São Paulo, Ana Carolina apontou o fato de o estado ser um dos principais polos de emissão de turistas como um dos acertos na estratégia adotada para divulgação. “São Paulo é o principal estado de onde recebemos turistas e estar lá é um apoio que certamente vai fazer toda a diferença”, avaliou.

A Rota das Emoções envolve 14 municípios do Maranhão, Piauí e Ceará. No Maranhão, a rota integra os municípios de Barreirinhas, Paulino Neves, Araioses, Tutóia e Santo Amaro. No Piauí, envolve os municípios de Ilha Grande, Parnaíba, Luís Correia e Cajueiro da Prata e, no Ceará, Barroquinha, Camocim, Chaval, Cruz e Jijoca de Jericoacoara.

Foto/Divulgação
terça-feira, 26 de janeiro de 2016
O Maranhão sediou, nesta terça-feira (26), a concretização de um grande passo para o turismo brasileiro: a retomada da Rota das Emoções. Em cerimônia realizada no Palácio Henrique De La Roque, na manhã desta terça-feira, em São Luís, os governadores do Maranhão, Flávio Dino; do Ceará, Camilo Santana e do Piauí, Wellington Dias, assinaram o contrato de rateio para a reativação da Agência de Desenvolvimento Regional Sustentável (ADRS), que visa promover, capacitar e fortalecer o turismo sustentável da Rota das Emoções.

O governador Flávio Dino ressaltou que a reativação da agência representa a união dos Estados em prol das necessidades da população e do turismo. “Estamos aqui para abrir mão do particularismo e colocar em primeiro plano as necessidades da população. Hoje, os três Estados estão unidos em razão de um bem maior, que é a busca pelos caminhos do desenvolvimento, consolidando a rota das Emoções”.

Reconhecimento também expressado pelos governadores de Ceará e Piauí, que em suas falas deixaram claro que a intenção dos estados é recolocar a Rota das Emoções em destaque. Para o governador do Piauí, Wellington Dias, só a união torna possível a reestruturação dos destinos. “Nós sabemos que não é uma tarefa fácil, mas com a união e consciência da necessidade de cada localidade, faremos a Rota das Emoções voltar a ser uma realidade”.

O governador do Ceará, Camilo Santana, falou da importância das ações da ADRS. “Esse é um momento de colaboração. Aqui estamos olhando os destinos da Rota de forma integrada, independente do Estado. Estamos pensando em ações, que em parceria com o Ministério do Turismo e da Embratur, tornem possível a qualificação da mão de obra e a infraestrutura de nossos destinos”.

O acordo rege, ainda, que a comissão seja composta por um integrante do Sebrae de cada estado, um representante das secretarias estaduais de turismo do Maranhão, Ceará e Piauí, e um integrante que represente a esfera municipal dos envolvidos na Rota. Também ficou definido que cada um dos três estados ficará responsável pelo investimento de R$ 500 mil, totalizando R$ 1,5 milhão, para investimentos em promoção e o apoio à comercialização de produtos turísticos, qualificação da mão de obra do setor e o fortalecimento os municípios integrantes da rota.

A assinatura, que contou com as presenças do presidente da Embratur, Vinícius Lummertz; do secretário executivo do Ministério do Turismo, Alberto Alves; de parlamentares dos três estados; dos secretários estaduais de turismo de Maranhão e Piauí, Delma Andrade e Flávio Nogueira; da secretária adjunta de Turismo do Ceará, Denise Carrá; prefeitos das cidades que envolvem a rota e representantes de entidades ligadas ao turismo dos três destinos, definiu as medidas que serão adotadas para o total restabelecimento e estruturação da rota como um dos mais atrativos roteiros de aventura do Brasil.

Infraestrutura

Durante o evento, os secretários de turismo dos três estados apresentaram a ações que serão desenvolvidas por cada um durante esse ano. Para a gestora do turismo maranhense, Delma Andrade, as apresentações deram uma dimensão mais real de que Maranhão, Ceará e Piauí estão prontos para lutar pela recolocação da Rota. “Com o restabelecimento da agência, as ações de infraestrutura turísticas adotadas por cada estado ficam em evidencia para o Brasil todo. Hoje podemos mostrar que o Maranhão tem mais de 117 milhões de reais investidos em obras que trarão acesso e qualidade de vida para maranhenses e turistas e essas ações se repetem pelos outros”.

Promoção da Rota

Com o apoio da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), ficou definido que a Rota das emoções será apresentada durante a ITB Berlim, maior feira de turismo de aventura do mundo, que será realizada em março. A ideia, proposta pelo presidente do Instituto, Vinícius Lummertz, foi aprovada pelos governadores e pelo secretário executivo do Ministério de Turismo, Alberto Alves, durante a solenidade.

Rota das Emoções

A Rota das Emoções envolve 14 municípios do Maranhão, Piauí e Ceará. No Maranhão, a rota integra os municípios de Barreirinhas, Paulino Neves, Araioses, Tutóia e Santo Amaro. No Piauí, envolve os municípios de Ilha Grande, Parnaíba, Luís Correia e Cajueiro da Prata e, no Ceará, Barroquinha, Camocim, Chaval, Cruz e Jijoca de Jericoacoara.

Sobre a ADRS
O protocolo de intenções do Consórcio Interestadual foi assinado em junho pelos Governadores Flávio Dino (Maranhão), Wellington Dias (Piauí) e Camilo Sobreiro (Ceará) com objetivo de priorizar atividades para os setores do turismo e da cultura, realizar políticas de desenvolvimento, promoção e retomada das ações que viabilizam o desenvolvimento sustentável das regiões dos Lençóis Maranhenses, litoral do Piauí e litoral Norte do Ceará

Fotos: Governadores do Ceará, Camilo Santana, do Maranhão, Flávio Dino, e do Piauí, Wellington Dias, assinaram nesta manhã a retomada da Rota das Emoções

Fotos: Karlos Geromy 

Um novo projeto, que pretende levar a cultura reggae para a nova geração maranhense, junto a uma das maiores belezas da capital, teve início no dia 22 de janeiro. O Projeto Férias Roots, realizado pela Cabana Pub, localizada na Avenida Litorânea, ocorrerá durante todas as sextas-feiras, a partir das 21 horas.

Na edição da próxima sexta-feira (29), o Reggae de Frente para o Mar contará com a banda Raiz Tribal, a Orquestra Invisível e o dj Andrezinho Vibration para animar o público. Aliado ao conforto disponível pela Cabana Pub, o ritmo apaixonante promete encantar o público.

Em São Luís, a história do reggae tem início por volta da década de 1970 quando, de acordo com a tese mais conhecida, marinheiros que chegavam ao porto de São Luís e de Cururupu deixavam discos trazidos da Jamaica nas zonas de prostituição para pagar pelos serviços. Em pouco tempo o reggae se difundiu pela periferia da cidade. Uma década depois, o ritmo já era escutado em toda a ilha.

A open house do Projeto Férias Roots terá início às 21 horas e a entrada estará liberada para o público até às 22 horas. Após o horário (entre 22 horas e 00 horas), o valor do ingresso estará apenas R$ 10. Maiores informações e a programação completa da casa de frente para o mar pode ser encontrada por meio dos perfis do Instagram @cabanapub e do Facebook Cabana Pub Slz.

Serviço

O quê: Projeto Reggae Roots

Quem: Raiz Tribal, Andrézinho Vibration e Orquestra Invisível

Quando: Sexta-feira (29), a partir das 21h

Onde: Cabana Pub (Avenida Litorânea - em frente ao Bar e Restaurante Arpoador)

Entradas: Entrada liberada até às 22 horas e após esse h
segunda-feira, 25 de janeiro de 2016
O Governador do Maranhão, Flávio Dino, e os governadores do Ceará, Camilo Sobreiro; e do Piauí, Wellington Dias, assinam, na próxima terça-feira (26), em São Luis, o contrato de rateio para a reativação da Agência de Desenvolvimento Regional Sustentável (ADRS). Criada para desenvolver o turismo da Rota das Emoções, a entidade é um consórcio público compõe destinos dos três estados.

A assinatura do contrato inicia as ações para a efetiva retomada do desenvolvimento do roteiro que passa por 14 cidades da Rota das Emoções. De acordo com a secretária de Turismo do Maranhão, Delma Andrade, a atuação da ADRS compreende a promoção e o apoio a comercialização de produtos turísticos, a qualificação da mão de obra do setor, e o fortalecimento entre os municípios integrantes.

A efetivação do contrato é o resultado das discussões iniciadas durante o Salão da Rota das Emoções, em Jericoacoara (CE), ano passado. Em setembro, o Maranhão sediou o encontro de apresentação do novo plano de ação da agência, que é um braço executivo do Consórcio Público do Norte dos Estados do Maranhão, Piauí e Ceará, criado em 2007.

“Estamos próximos do restabelecimento da agência, que representa a vontade de desenvolver o roteiro, reconhecido pelo Ministério do Turismo como um dos melhores do Brasil. Será a oportunidade de realizar investimentos conjuntos e tornar cada vez mais forte o turismo na região”, ressaltou Delma Andrade.

Além da retomada das negociações, o Governo do Estado também investiu em infraestrutura em prol da Rota das Emoções. Com a construção da estrada que ligará Paulino Neves a Barreirinhas, iniciada em outubro e com obras aceleradas, a integração rodoviária entres os destinos representa um trecho fundamental para o turismo brasileiro.

“A construção já atingiu a marca de 30% de sua conclusão e tem entrega prevista para março. A estrada permitirá que os turistas percorram um trajeto menor entre Jericoacoara (CE) e as cidades dos Lençóis Maranhenses”, ressalta a Secretária.

Rota no Maranhão

A Rota das Emoções envolve 14 municípios do Maranhão, Piauí e Ceará. No Maranhão, a rota integra os municípios de Barreirinhas, Paulino Neves, Araioses, Tutóia e Santo Amaro. No Piauí, envolve os municípios de Ilha Grande, Parnaíba, Luís Correia e Cajueiro da Prata e, no Ceará, Barroquinha, Camocim, Chaval, Cruz e Jijoca de Jericoacoara.

Sobre a ADRS

O protocolo de intenções do Consórcio Interestadual foi assinado em junho pelos Governadores Flávio Dino (Maranhão), Wellington Dias (Piauí) e Camilo Sobreiro (Ceará) com objetivo de priorizar atividades para os setores do turismo e da cultura, realizar políticas de desenvolvimento, promoção e retomada das ações que viabilizam o desenvolvimento sustentável das regiões dos Lençóis Maranhenses, litoral do Piauí e litoral Norte do Ceará.
Colorido e muita alegria na programação do Carnaval de ‘Todos Nós’, realizada pelo Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de São Luís.

A festa deste ano marca um momento histórico, em que as gestões municipal e estadual se unem para garantir o melhor Carnaval de todos os tempos e para todos. O desfile das escolas de samba, grupos de sambistas, grupos afro e bandas carnavalescas no circuito do Centro Histórico, Shopping Pátio Norte e Madre Deus, animaram os foliões de sexta a domingo da pré-folia. No sábado, nem a chuva tirou o brilho das apresentações, nem intimidou o fiel público que compareceu a mais um dia do pré-carnaval.

No cronograma do circuito oficial, na Praça Nauro Machado, a Banda Bandida levantou a galera. Em seguida, a Banda do Galo, Os Diplomáticos e Tribo Tupiniquim. E na Casa do Maranhão, as atrações do Circuito Afro tiveram início às 19h com os grupos Abiyeye Maylo, Netos de Nanã, Aruanda, Ajayo, Juremê e Deusas de Olorum.

O bloco Abiyeye fez a abertura da noite com sua vibração levando o público a cantar ao som forte dos tambores. Ao final da apresentação, a dança do bloco foi acompanhada pela plateia. Dando continuidade ao circuito oficial do sábado, a partir Das 17h, o estacionamento do Shopping Pátio Norte teve como programação do Carnaval de Todos Nós, as bandas Zero Hum, Gaviões do Ritmo, Grupo Argumento, os Gladiadores e o Grupo Xavecada.

“Eu adoro os blocos, acho lindo!”. O relato eufórico é da balconista Ana Maria dos Santos, de 34 anos, moradora do Monte Castelo. Era mais um dia de apresentações em que ela participou firme e forte. A declarada amante do carnaval, Mariana de Ataíde Pereira, de 26 anos, disse que não vai perder uma só noite e garante: tem pique para sambar bastante. “Eu estou sozinha e só vou embora quando a última atração se apresentar”, garantiu. Para a turismóloga, Gabriela Vieira, de 23 anos, a magia do Carnaval em São Luís está no que ela classifica de força interior dos brincantes. “Eles têm muita energia e verdadeiro amor pela festa, mesmo com algumas dificuldades. Sou fã do Carnaval maranhense”, ressaltou. O estudante universitário, Laurindo dos Santos, 21 anos, também é fã de carteirinha. “Não posso deixar de prestigiar nossa cultura”, disse.

Enquanto as brincadeiras desfilavam e o público delirava, outro ‘bloco’ passava despercebido na avenida. Era o ‘bloco da limpeza’, que de hora em hora circulava nos locais para recolher o lixo e garantir a higiene dos circuitos. Várias equipes do ‘bloco’ trabalharam durante as apresentações. “O público está bem educado, porque desde o primeiro dia a gente não recolheu muito lixo não”, disse o gari Antônio Maciel de Jesus Santana, 34 anos.

No domingo, 24, ao som dos grupos e típicas atrações carnavalescas, a galera brincou bastante no circuito Madre Deus. A programação teve início às 17h, com a apresentação da Tribo Curumim, seguido do Príncipe de Roma, Companhia do Ritmo e Dragões da Liberdade. O Bicho Terra, uma das atrações mais esperadas, foi o quinto a se apresentar. O grupo é referência do Carnaval e do folclore maranhense e sempre atrai multidões por onde passa. No penúltimo domingo de pré-carnaval o público curtiu ainda a Tenda de Tambor de Crioula.

Fim de semana

O fim de semana de pré-carnaval começou na sexta, 22, a festa teve atrações na Casa do Maranhão. A primeira a se apresentar foi a Turma do Quinto, seguido da Marambaia, Flor do Samba, Unidos de Ribamar, Favela do Samba, Império Serrano, Mangueira e encerrando o ciclo de apresentações com a agremiação Terrestres do Samba.

Folião com segurança

A Polícia Militar destacou 700 homens para atuar durante as festas de pré-carnaval. Entre ações a serem realizadas estão patrulhamento a pé, em viaturas, em motocicletas e a cavalo. O policiamento ostensivo também vai ser reforçado nos circuitos onde haverá programação. O objetivo é assegurar a todos os foliões segurança e tranquilidade para se divertirem nas programações.

A Companhia de Polícia Rodoviária (CPRV) está com barreiras e blitzen com uso de bafômetros (etilômetros) para aplicação de teste do bafômetro durante todo o período de pré-carnaval e carnaval oficial.

A meta é tornar o tráfego mais seguro, impedindo o deslocamento de condutores que tenham ingerido álcool. Além disso, a fiscalização também acontecerá em veículos que tenham irregularidades no uso de sons automotivos.
Um cortejo cultural liderado pelos blocos “Os Fuzileiros da Fuzarca” e “Os Vampiros” marcaram a abertura exposição “Papel da Fantasia Na Memória Museal”, realizada no final da tarde de ontem (22). Retratando os diferentes momentos do carnaval maranhense a exposição encontra-se na Casa da Fésta localizado nas dependências do Centro Cultura Popular Domingos Vieira Filho, localizado na Rua do Giz, Praia Grande.

Para celebrar o lançamento da exposição foi realizado um cortejo que saiu Museu Casa de Nhozinho, na Rua Portugal, até o Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho. Os dois espaços vão da Superintendência de Cultura Popular da Secretaria de Estado da Gultura. No trajeto, os batuques, os ritmos e as fantasias dos blocos chamaram a atenção dos curiosos que parar para assistir.

A diretora, Ana Claudia Moraes, do Centro Cultura Popular Domingos Vieira Filho, disse que foi feita uma seleção dos itens que remetem ao carnaval juntamente com o Museu Casa de Nhozinho. “Quisemos envolver tanto as fantasias quanto os arquivos escritos como: livros, fotografias, imagens entre outros elementos. Esta exposição ela fica de modo temporário sendo substituída por outra que selecionarmos”, afirma a diretora.

Para o publicitário, Bruno Martins, os blocos “Os Fuzileiros da Fuzarca” e “Os Vampiros” trouxeram mais alegria para o Reviver, por despertar a curiosidade dos que estavam no local. “Eu fico muito feliz com toda essa movimentação, pois percebemos que a Secretaria de Estado da Cultura tem valorizado a nossa própria cultura. Gosto de ver estas intervenções já que atrai olhares de muitos curiosos que estão no local”, falou Bruno. 

A exposição é montada com mais de cem peças como cartazes, fotos com outros itens e artefatos diversos, fantasias, adereços, tecidos e toda uma gama de materiais e documentos, que de maneira clara traçam um perfil das nossas tradições, brincadeiras, compondo assim um painel de história e memória. Tendo como objetivo atrair a atenção do público para a história do carnaval maranhense e os elementos que o compõe.
sábado, 23 de janeiro de 2016
No dia 22 de janeiro, no Museu de Carolina, o Superintendente do IPHAN/MA, Alfredo Costa, se reuniu com o Prefeito de Carolina, Ubiratan Jucá. Na ocasião, estiveram presentes, também, o arqueólogo do IPHAN, Danilo Chagas; Diretor do Museu de Carolina, Hélio Ney; Gestora da ONG Via Verde, Alzira Fortes; arqueólogo da Suzano, Everson Fogolari; Secretário Municipal de Esporte, Rogério Beque; representantes do IFMA; e os empresários locais Joberto Guimarães e Deraldo Lopes.

O encontro teve como objetivo promover parcerias institucionais entre o IPHAN, Prefeitura e Museu de Carolina. “A intenção do órgão foi buscar parcerias, licenciar os sítios arqueológicos, recuperar as instalações da Hidrelétrica do Itapecuru para visitação. Queremos, também, transformar o Museu em instituição de guarda arqueológica para fazer endossos acadêmicos científicos das pesquisas da área”, comentou o superintendente do IPHAN, Alfredo Costa. 

O superintendente aproveitou para destacar que em todo o Maranhão só existem 3 museus com essa finalidade e todos estão localizados na capital São Luís. No entanto, o de Carolina será o primeiro do interior do Estado.

De acordo com o arqueólogo do IPHAN, Danilo Chagas, Carolina está dentro de uma região de alto potencial arqueológico e poucas foram as pesquisas realizadas na localidade. “Existe a necessidade de um centro de pesquisas de estudos arqueológico no sul do Maranhão e juntos podemos buscar e melhorar esses estudos, que são de extrema importância, colhermos esses materiais arqueológicos para que sejam guardadas e pesquisadas de maneira apropriada", ressaltou ele.

A ideia da parceria é tratar da reconstrução da Hidrelétrica de Itapecuru, como reconstituição da memória da mesma, assim como a preservação do patrimônio histórico da região. "Foi muito positiva a reunião. Nós fizemos uma discussão de um projeto de grande importância para cultura, turismo e economia do município. Já temos como parceiros o IFMA e agora o IPHAN para tratar dos patrimônios históricos de Carolina", realçou o prefeito de Carolina, Ubiratan Jucá.

A reunião foi proveitosa. O termo de parceria entre o IPHAN, Museu de Carolina e Prefeitura foi firmado para serem feitas as adaptações necessárias no Museu, como forma de salvaguardar a memória de toda a região.