quinta-feira, 31 de março de 2016
Desde o início de seu mandato, o deputado estadual Professor Marco Aurélio (PCdoB), tem lutado e garantido investimentos para a educação na região Tocantina. Construção e reforma de escolas, ginásio esportivo, apoio à UEMA, bem como investimentos que incentivam o acesso literário, com a implantação do vale-livro no Salão do livro de Imperatriz, Salimp. A grande maioria de suas emendas tem sido voltadas para o fortalecimento da educação.
Dentre as mais recentes conquistas está garantia da construção da Escola de Ensino Médio do Parque Alvorada, em Imperatriz. A região que envolve os bairros Parque Alvorada I, II e Vilinha é carente de escola de ensino médio e há anos clamava pelo olhar do poder público. Através de emenda do deputado Marco Aurélio, a escola foi autorizada pelo governador Flávio Dino e encontra-se em fase final de licitação para que as obras tenham início. Um investimento estimado em cerca de 1 milhão de reais.

Em pronunciamento realizado na manhã desta quarta-feira (30), o parlamentar destacou os investimentos que serão realizados em Imperatriz, para atender a região Tocantina, enfatizando a construção do Núcleo de Ensino Integral de Imperatriz, que funcionará como um espaço aberto aos estudantes: um lugar para a prática de estudos, pesquisa, formação continuada, empreendedorismo, esporte e lazer.

O núcleo atenderá aproximadamente cinco mil estudantes de maneira integrada com as escolas da região, que poderão utilizar o espaço para desenvolver atividades complementares aos estudos regulares. Laboratórios, quadras poliesportivas, salas de artes, salas de idiomas, de descanso e auditórios são alguns dos espaços que poderão ser desfrutados por toda a comunidade escolar.

No pronunciamento, Marco Aurélio comunicou que esteve em audiência com o secretário estadual de educação, Felipe Camarão, e que já vem indicando junto à Unidade Regional de Educação de Imperatriz, sugerindo que anexo ao Núcleo de Ensino Integral seja construída uma escola de ensino médio para atender a região da Grande Cafeteira, uma vez que a escola União, que atende aos bairros da região já não consegue atender às crescentes demandas. “A escola que hoje atende a grande Cafeteira não possui espaço para que sejam feitas ampliações em sua estrutura e com a atual configuração não possui mais condições de atender a demanda crescente do bairro, por isso, fazemos essa indicação com o objetivo de proporcionar uma melhor condição para os jovens da Cafeteira.” Destacou Marco Aurélio.

O deputado destacou que já encaminhou a sugestão à regional de educação de Imperatriz e ao secretário estadual de educação, Felipe Camarão, para que seja submetida à avaliação. “O investimento sendo feito, será dado um tratamento de dignidade a todos os estudantes da Vila Cafeteira, da Vila Ipiranga, da Vila João Castelo, do Mutirão, Vila Zenira, Brasil Novo, Parque Amazonas, Vila Esmeralda, Parque das Palmeiras, Bom Jesus,  Bebedouro, Vila Machado, Alto Bonito, entre outros bairros. São centenas de alunos que precisam desta opção e que o atual prédio da escola não consegue suprir.” Ressaltou.

Segundo o parlamentar, o terreno está sendo  doado pela prefeitura de Imperatriz para a construção do Núcleo de Ensino Integral possui 16 mil metros quadrados, mas que não será completamente utilizado pela obra, restando espaço suficiente para a construção da escola, e fica em localização privilegiada para atender toda a região.

O secretário Felipe Camarão, juntamente com a secretária adjunta, Rosyjane de Paula, bem como a gestora regional de educação, Orleane Santana, estão sem empenhando em garantir o investimento.

Marco Aurélio agradeceu o empenho do governo e reforça que acompanhará essa demanda como uma de suas prioridades para a educação.

Um dos pontos histórico se marco da ocupação da povoação da capital maranhense, o Forte de Santo Antônio será restaurado pelo Governo do Estado e vai abrigar um museu sobre as embarcações tradicionais maranhenses, na Ponta d’Areia.O prédio foi construído no século XVII e é exemplar único da arquitetura militar em São Luís, sendo tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)em 1975. O Forte teve como uso mais recente, a partir da década de 1990, a instalação do Grupamento de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros do Maranhão,mas atualmente está desocupado.

A obra de recuperação será realizada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra) e com ela o prédio terá áreas de exposição, livraria, cafeteria e auditório. O prédio abrigará também um memorial sobre a história do Forte.A construção ocupa uma área circular, com duas edificações e uma muralha, e guarda ainda, da construção inicial,13 dos 22 canhões que eram utilizados na defesa da cidade de São Luís contra invasores e serão recolocados nas ameias (em arquitetura militar, é a abertura, no parapeito das muralhas de um castelo ou fortaleza, por onde os defensores visavam o inimigo).

O projeto de recuperação já foi aprovado pelo Iphan e está atualmente em fase de licitação para contratação da empresa executora pela Sinfra. Além dos prédios, a obra vai incluir melhorias no entorno do Forte, que fazem parte do projeto de urbanização da Península da Ponta d’Areia. Dentre essas melhorias está a construção de um estacionamento, na área em frente ao Forte, além de calçadão e ciclovia. O orçamento previsto para a execução do projeto é de R$ 2,7 milhões, em um prazo de oito meses.

“Essa é uma importante intervenção do governo do estado, quanto à valorização de bens culturais e históricos, que turistas e maranhenses certamente vão gostar de conhecer ou relembrar, como a beleza e diversidade da carpintaria naval artesanal do Maranhão”, afirma o secretário de Infraestrutura, Clayton Noleto. Após a conclusão da obra, o museu das embarcações será administrado pela Secretaria de Estado da Cultura.

Fotos: Divulgação/Sinfra

quarta-feira, 30 de março de 2016
O fotógrafo Fellipe Neiva e a jornalista Sáride Maíta se uniram para produzir a obra “Minha Gente Maranhão – A expressão de um povo em letras e pixels”. O trabalho estará exposto no VI Salão de Artes Visuais de São Luís, que estreia nesta quinta-feira (31), às 19h, na Galeria Trapiche.

“A obra retrata realidades por meio de olhares e sensibilidade poética de quem aqui chegou, fez morada e tornou esse chão abençoado a sua pátria”, destacou o jornalista Reginaldo Rodrigues, que acompanhou a concepção do projeto.

Considerado o evento mais importante do segmento na cidade, o VI Salão de Artes Visuais de São Luís terá trabalhos expostos até o dia 27 de maio.

Programe-se!

O que: Lançamento da exposição “Minha Gente Maranhão - A expressão de um povo em letras e Pixels”, durante a 6ª edição do Salão de Artes Visuais

Quando: 31 de março (quinta-feira)

 Onde: Galeria Trapiche, Centro, São Luís

Uma comitiva formada por oito representantes das principais operadoras de turismo chinesas visitou nesta quarta-feira (30) o estande do Maranhão na World Travel Market (WTM), maior feira de turismo da América Latina.  

A visita fez parte da preparação do Brasil para receber turistas chineses durante a Olimpíada e Paralimpíada 2016 e da busca pela certificação “Welcome Chinese” – que qualifica os destinos a atenderem as demandas desse que é um dos públicos mais exigentes do turismo- , promovida pelo Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), que trouxe a comitiva para conhecer os atrativos turísticos do Maranhão e de outros estados brasileiros.

“A China é o maior emissor de turistas no mundo, chegando a superar os Estados Unidos. Para se ter 

uma ideia, o país contabilizou 117 milhões de embarques internacionais em 2014,  uma alta de 19,2% em relação ao ano anterior”, comentou a secretária adjunta de Turismo do Maranhão, Delma Andrade.

Para Wang Xinju, da operadora de Ivy Alliance, o primeiro passo foi dado, agora é levar o conhecimento sobre o Maranhão para China e promover o estado. “Fiquei muito surpreso com a quantidade de atrativos naturais em único só lugar. O Maranhão será sim um dos destinos que apresentaremos aos nossos clientes”, afirmou o operador.

O Relatório de Tendências da WTM Latin America, apresentado durante o evento, revela que o Brasil deve registrar alta de 33% na chegada de turistas chineses nos próximos cinco anos. “O público chinês é mais focado na qualidade e experiência de viagem do que em preço. Em 2015, por exemplo, foram 215 bilhões de dólares gastos em viagens ao exterior, o que representa 53% mais do que no ano anterior. A intenção é trazer um pouco dessa parcela de turistas para o Maranhão e aquecer nosso mercado”, ressalta Delma.

Welcome Chinese

A recepção dos chineses faz parte da politica de promoção do Maranhão realizada pelo Governo do Estado, que  participou do Seminário Welcome Chinese, realizado em março pelo Instituto da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), e já começa a realizar ações que atraiam este público

Fotos/Fabiana Akira


Em comemoração aos 78 anos da cidade de Barreirinhas/MA, portal de entrada dos Lençóis Maranhenses, as empresas que trabalham o turismo na região tiveram uma atitude diferente. Elas ofereceram aos moradores da cidade a oportunidade de conhecer o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Muitos, ainda, não conheciam.

As empresas que tiveram a iniciativa foram: K-Beça Lençóis, PP dos Lençóis, Lençóis Ecoturismo, Malibu Turismo, Barreirinhas Adventure,  Marcela Turismo, Jessé Turismo, Junior Santos Turismo, Vale Dos Lençóis, Pousada Murici Lençóis Maranhenses, CN Turismo, Ilha Turismo, Rota Das Trilhas, Lotus Turismo, Eco Dunas, Alternativa Trip Turismo, Taguatur e Vinícius Turismo.

As inscrições dos interessados foi a doação de 1kg de alimento não perecível, que serão destinados a famílias carentes.

Por: Ricardo Shimosakai

Os principais fatores que geram reclamação por parte das pessoas com deficiência em relação às companhias aéreas são a questão do embarque e desembarque, seja na segurança, permissão ou agilidade, e também na danificação do equipamento auxiliar, como cadeira de rodas, muletas, andadores, entre outros itens. Causar um problema é muito desagradável, ou até problemático, porém pode ser reparado de alguma forma. Mas quando este problema é ignorado por parte da empresa, ela deixa de ser confiável, ainda mais se esse problema é causa de falta de atenção à obrigações que deveriam ser cumpridas.

Uma empresa que não se importa com o estrago causado na cadeira de rodas de um passageiro que utiliza esse tipo de equipamento para uso permanente, não possui sensibilidade. A cadeira de rodas não é um objeto qualquer. Quem não consegue mais andar, diz que ela faz parte do corpo. Não é como uma roupa que trocamos todo o dia, ou como uma bicicleta que pode ser deixada na oficina enquanto o dono se vira de outra forma.

A desatenção da Avianca se demonstra em outras situações também. Em uma viagem para a Colômbia, Ricardo Shimosakai, Diretor da Turismo Adaptado, disse que precisou ir ao banheiro acessível, o que é comum em aeronaves que fazem vôos internacionais. Porém o banheiro estava fechado e a tripulação não tinha a chave. Ricardo teve que encostar em um canto, e dar um jeito, sendo obrigado a passar por um grande constrangimento e sem nenhuma condições de higiene.

Em outro caso a Avianca, contrariando todas as normas exigidas pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), não realizou o transporte das baterias da cadeira de rodas, fato que levou uma passageira de Tangará, após a viagem, a permanecer vários dias deitada na cama, necessitando da ajuda de estranhos até mesmo para se locomover até o banheiro. Tal situação ocorreu mesmo com a passageira tomando todas as medidas exigidas para o transporte desse tipo de objeto.

Veja abaixo uma denúncia feita por Ricardo Shimosakai através do portal ReclameAQUI, pela danificação de sua cadeira de rodas em um vôo da Avianca:

Em um vôo realizado pela companhia aérea Avianca, fui prejudicado em relação a meus pertences. Sou paraplégico, e utilizo uma cadeira de rodas. Este equipamento é despachado como bagagem, após o embarque do passageiro, e devolvido no desembarque. Quando entregaram a cadeira a mim, percebi que ela estava danificada. Ambas as rodas traseiras estavam entortadas, o encosto estava quebrado, e o quadro da cadeira de rodas, que é a estrutura metálica principal, comparado ao chassi de um carro, também estava desalinhado, pois a cadeira não conseguia andar em linha reta.

Fiz minha reclamação junto à Avianca no próprio aeroporto, foi aberto uma ocorrência, o caso passou a ser analisado e as promessas de uma solução. Porém as respostas começaram a ficar demoradas, e sem uma posição, até passarem a não me responder mais, mesmo com minhas cobranças de todas as formas, por e-mail, telefone e até pessoalmente. Como a cadeira de rodas é um item essencial para tudo o que eu faço, não podia ficar esperando a posição da Avianca, aluguei uma cadeira por um tempo, mas depois fui obrigado a comprar uma nova com meu próprio dinheiro.

Isso porque, de acordo com uma avaliação de um técnico especializado em cadeira de rodas, a danificação foi grande, e novamente como uma comparação a carros, podemos dizer que foi uma perda total, então a necessidade de comprar uma nova. O caso aconteceu em 2011, mas como não aceitei tamanha desconsideração, resolvi retomar o caso em 12 de setembro de 2014, determinado a ter uma solução. Agora estão burocratizando todo o processo, pedindo nota fiscal da cadeira, e outros itens, alegando ser uma exigência da seguradora.

Mesmo com todas as minhas respostas, novamente a Avianca consegue ser extremamente irresponsável e brincando com a moral alheia, e não passa uma solução para um caso tão importante. Não há dúvidas dos diversos erros cometidos pela empresa, seja em relação à danificação como também no atendimento desta ocorrência, não bastassem outros problemas de acessibilidade. Ou seja, uma empresa fora da lei, que prejudicou de todas as formas a boa vontade de um cidadão correto.

Segundo as normas da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), ao constatar a perda ou a inutilização, o operador aéreo deve efetuar o pagamento de indenização ao passageiro com necessidade de assistência especial no valor de mercado da ajuda técnica ou do equipamento médico perdido ou inutilizado, no prazo de 14 (quatorze) dias.

O original desta denúncia pode ser vista acessando o link aqui.

Fonte: Site Jornal do Turismo
A Gol pretende reduzir o volume total de decolagens entre 15% e 18% em 2016
A Gol apurou prejuízo líquido de R$ 1,13 bilhão no quarto trimestre, aumento de 79% ante o resultado negativo de um ano antes, influenciado por menores receitas e maiores custos, o que a fez revisar projeção de corte na oferta em 2016. Em 2015, a Gol teve prejuízo de R$ 4,29 bilhões, aumento de 284% sobre o resultado negativo de 2014, afetado pelo impacto da desvalorização do real e do bolívar venezuelano frente ao dólar nas despesas operacionais e sobre o saldo dos passivos financeiros.

De outubro a dezembro, a empresa teve geração de caixa medida pelo lucro antes de juros, impostos, depreciação, amortização e aluguel de aeronaves (Ebitdar) de R$ 398,9 milhões, queda de 17,3% contra o mesmo trimestre um ano antes. A receita operacional líquida totalizou R$ 2,65 bilhões no trimestre, baixa de 2,8% sobre os últimos três meses de 2014, resultado do menor volume de passageiros.

O resultado vem após uma queda de 8,8% na demanda total e recuo de 4,8% na oferta total de assentos da companhia no quarto trimestre, com baixa de 3,3 pontos percentuais na taxa de ocupação das aeronaves. O yield, indicador que mede preços de passagens, subiu 4,5%. Os custos e despesas operacionais avançaram 7,3% no quarto trimestre na comparação anual, a R$ 2,75 bilhões.

Projeções - Com isso, a Gol informou projeção de reduzir entre 15 e 18% o volume total de decolagens em 2016. A projeção anterior da empresa era reduzir de 4 a 6% o volume de decolagens nacional no primeiro semestre. A oferta total deve cair entre 5 e 8% no ano.

"Esta iniciativa tem como objetivo a adequação da companhia ao patamar atual de demanda do mercado, além de mitigar o impacto inflacionário de 10,7% e cambial de 47% em 2015 em nossos resultados", disse o presidente da Gol, Paulo Kakinoff, no balanço da empresa.

Fonte: Site Mercado e Eventos
O Opinion Box, startup de pesquisa digital, entrevistou 1983 internautas de ambos os sexos, de todas as classes sociais e regiões do Brasil acima de 16 anos para entender mais sobre a opinião, o conhecimento e o comportamento das pessoas frente ao “Aedes Aegypti”. O levantamento foi realizado durante o mês de fevereiro deste ano por meio de um questionário online.

Segundo a pesquisa, 50% dos entrevistados acham que os Jogos Olímpicos, que acontecem no Rio de Janeiro em agosto de 2016, deveriam ser cancelados. Além disso, 76% dos entrevistados mencionaram ficar preocupados ou totalmente preocupados de ter contraído alguma doença quando notam que foram picadas por um mosquito.

Nesta quinta-feira, 31, é celebrado em todo o país, o Dia da Saúde e Nutrição, data que tem como objetivo principal conscientizar a população sobre a importância da saúde e da boa alimentação. Para manter a saúde em dia, a nutricionista do Centro de Oncologia Médica, Socorro Nunes, alerta para os cuidados com a alimentação e destaca a relação direta entre hábitos alimentares e o aparecimento de doenças como o câncer do intestino.

De acordo com a especialista, a alimentação saudável deve vir desde a infância, passando pelas fases da adolescência e adulta. “Essa data é importante para conscientizarmos sobre o assunto não só para adultos, mas também para as crianças”, destacou. “Os pais devem orientar sobre o consumo de verduras e frutas e, de acordo com cada criança, esclarecer sobre o consumo ideal de carboidratos e proteínas, sempre evitando gorduras de origem animal e diminuindo a ingestão de alimentos processados”, completou.

Essa conscientização faz parte de uma série de ações que pretendem combater o câncer de intestino, algo que recebe destaque anualmente no dia 27 de março, durante o Dia Nacional de Combate e Prevenção ao Câncer do Intestino. Este tipo de câncer desenvolve-se a partir de lesões precursoras, os pólipos, que são estruturas geralmente em forma de cogumelo que fazem saliência na mucosa do intestino grosso. Excesso de alimentos como massas, arroz branco, pão branco, farinha, doces, refrigerantes e frituras de modo geral, proporcionam maior tempo e contato de substâncias tóxicas com a mucosa intestinal.

A alimentação saudável e de qualidade é um grande desafio para o Brasil. Atualmente um terço das crianças brasileiras está com sobrepeso, 56,9% da população adulta está com excesso de peso e destes 21,3 estão obesos. Isto tem contribuído com o aumento das doenças crônicas como diabetes, hipertensão, muitas delas decorrentes da má alimentação, e que são responsáveis por 72% das mortes no Brasil.

A nutricionista, Socorro Nunes, reforça ainda que o mais importante para o bem estar e para a prevenção deste tipo de doença diretamente ligada aos hábitos alimentares é manter uma dieta adequada, sempre observando o biotipo de cada indivíduo. “O mais importante é um consumo regular de frutas e verduras (5-7 porções ao dia) e evitar alimentos industrializados”, finalizou.

Campanha - No dia 15 de março de 2016 foi lançada a Campanha “Brasil Saudável e Sustentável” a partir de uma Iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e parceiros, dentre eles o Instituto Nacional de Câncer José de Alencar (Inca) e a Organização Mundial de Saúde (OMS), com o objetivo de promover a alimentação saudável e alertar para os riscos da má alimentação.

Para isso, a campanha vai promover ações e reunir informações que estimulem as pessoas a adquirirem hábitos alimentares saudáveis apontando para as vantagens de consumir produtos locais frescos, vindos a agricultura familiar e/ou produção agrícola. Uma das principais ações da campanha será melhorar a alimentação escolar, pois o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome acredita que as crianças aprendem na escola a comer melhor e levam esse aprendizado para toda a família.
terça-feira, 29 de março de 2016
No Blog Dramas do Sucesso, do jornalista Elton Pacheco, o autor fez uma matéria sobre, segundo ele, a cobrança de taxas absurdas por parte dos guias de turismo: "Os guias turísticos locais, que são os maiores responsáveis por levar os clientes (turistas) até os estabelecimentos, passaram a cobrar taxas absurdas aos pequenos empresários como Luzia. Essas taxas variam de 50% do valor da conta e, em alguns casos, chegam aos absurdos 70%, segundo os donos de comércio com quem conversei. Números que vão muito além de uma mera comissão. Se um grupo de 10 pessoas consome R$ 500 reais no restaurante, R$ 250 vão automaticamente para o bolso do guia e apenas a outra metade fica para o estabelecimento", destaca ele no blog.

O Presidente do Sindicato de Guias de Turismo do Maranhão se manifestou a respeito do tema e disse que tal afirmação não é verídica: "Como representante da categoria digo que não são Guias de Turismo, são condutores. Agora aqui no Maranhão qualquer pessoa diz que é Guia de Turismo, não existe fiscalização. E isso não é só em Atins aqui mesmo em São Luís e demais polos temos pessoas trabalhando ilegal. Mas como é uma categoria que o trade turístico não valoriza e respeita ainda leva culpa pelo um Turismo mal organizado", disse André Gutemberg.

André, ainda, completa: "Hoje, inclusive, algumas agências nem me chamam para trabalhar devido eu bater de frente contra a pirataria, já realizei várias campanhas contra a pirataria. E infelizmente algumas empresas não contratam o Guia de Turismo para diminuir custo, vários meios de transporte saem de São Luís para Barreirinhas sem o profissional. O pior, ainda vendem um pacote caríssimo sendo privativo e colocam táxi de locação de cooperativas, basta irem ao aeroporto que vão presenciar. Já tive relatos de Guia que teve de segurar o volante na estrada porque motorista cochilou, aí tem que ter um trabalho sério com o nosso Turismo".

Confira a matéria completa do jornalista Elton Pacheco AQUI.
A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), por meio do Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet), realiza, no período de 28.03 a 06.04, as inscrições para contratação imediata e formação de cadastro de reservas para Tutor a Distância, que atuarão em Curso de Inglês básico, na modalidade a distância.

Poderão se inscrever os candidatos que atendam a um dos requisitos seguintes: ser licenciado em Letras com habilitação em Inglês e experiência mínima de um ano no magistério na educação básica, educação profissional ou superior; ou estar devidamente matriculado no sexto ou sétimo período do curso de Letras com Habilitação em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e suas respectivas literaturas, da UEMA: campus Paulo VI.

Serão ofertadas 10 vagas para contratação imediata e 05 vagas para cadastro de reserva, sendo 60% de ampla concorrência e 40% destinadas a alunos da UEMA, campus Paulo VI, que estejam devidamente matriculados no sexto ou sétimo período do curso de Letras com Habilitação em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e suas Respectivas Literaturas.

Para se inscrever, os interessados devem atender aos termos constantes disponibilizado no EDITAL TUTORIA e preencher o FORMULÁRIO selecionando a opção na qual deseja concorrer.
Começou hoje (29) e segue até quinta-feira (31), em São Paulo, a World Travel Marketing (WTM) Latin America 2016, o maior evento internacional da indústria do turismo no continente americano. O Maranhão está participando da Feira de Turismo com um estande institucional dentro da ‘Área Brasil’, espaço cedido pelo Ministério do Turismo.

Nos três dias de evento, os técnicos da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo estão fazendo atendimento ao público e distribuição de material promocional bilíngue para agentes de turismo do mundo inteiro. Acompanham a participação do estado no evento, representantes da Secretaria Municipal de Turismo de São Luís e dos pólos Lençóis Maranhenses e Chapada das Mesas, além de empresário do ramo.

Nesta edição da WTM, um dos destaques do estande do Maranhão é o São João. “Reconhecemos a importância que essa grande festa tem para o nosso estado e estamos apresentando para os agentes de turismo do mundo inteiro, além de todos os outros atrativos culturais, arquitetônicos e naturais do Maranhão”, destacou o secretário de estado da Cultura e Turismo, Diego Galdino.

Durante a cerimônia de abertura do evento, o diretor da WTM Latin America, Lawrence Reinisch, explicou que a feira já ganhou dimensões mundiais.

“Fico muito orgulhoso de ver essa feira, que nasceu como um sonho, tornando realidade a promoção da América Latina para o mundo e do mundo para a América Latina”, explicou.

“A WTM é representa uma grande oportunidade para o crescimento do mercado maranhense. Aqui temos a oportunidade de mostrar o Maranhão com todas as suas riquezas naturais e arquitetônicas, além da diversidade cultural. É uma ocasião onde os empresários maranhenses tem a chance de realizar contatos com operadores de diversos cantos do mundo, incrementando o mercado e colaborando para o aquecimento da economia do estado”, pontuou a secretária-adjunta de turismo da Sectur, Delma Andrade.

“Este é um momento único onde todos os principais atores do turismo se reúnem para estabelecer parcerias, debater sobre o crescimento do setor, olhar os novos desafios e identificar as oportunidades. Todos que estão participando só têm a ganhar”, destacou o Diretor Executivo da Organização Mundial do Turismo, Márcio Favilla.

Foto 1 – A World Travel Marketing (WTM) Latin America 2016 está sendo realizada em São Paulo
Foto 2 – No stand do Maranhão técnicos da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo estão fazendo atendimento ao público e distribuição de material promocional bilíngue para agentes de turismo do mundo inteiro
Fotos e texto/Marcela Mendes


Alberto Alves na cerimônia de assinatura do acordo para a retomada da Rota das Emoções
O Diário Oficial da União (DOU), desta terça-feira (29), trouxe a exoneração, a pedido, de Henrique Eduardo Alves do cargo de ministro do Turismo (Mtur). Segundo confirmado pelo próprio ministério na rede social Twitter, Alberto Alves, então secretário-executivo do Mtur, assume o comando da pasta. 

Henrique Alves, que é do PMDB do Rio Grande do Norte, anunciou sua saída do posto na noite desta segunda-feira (28). Ele foi o primeiro ministro do partido, o maior da base aliada, a deixar o Governo Dilma Rousseff. 

Em janeiro, Alberto Alves esteve em São Luís para participar da cerimônia de assinatura do acordo para a retomada da Rota das Emoções, que contempla destinos turísticos maranhenses, piauienses e cearenses. Em fevereiro, retornou ao estado para o Encontro das Cidades Históricas e Patrimônio Mundial, que reuniu autoridades de todo o Brasil. 

Alberto Alves durante o Encontro das Cidades Históricas e Patrimônio Mundial
Presidente das Embratur também deixou o cargo
No dia 14 de março, o presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, entregou carta de demissão. O pedido foi aceito e o órgão ainda aguarda um posicionamento do Governo sobre o ocupante do cargo máximo da instituição. Atualmente, o diretor Gilson Lira responde como presidente substituto.

A deputada estadual Ana do Gás (PCdoB) fez parte da comitiva que acompanhou o governador Flávio Dino ao município de São Mateus, no último sábado, 26, nas inaugurações de importantes obras nas áreas de infraestrutura e saúde, como a assinatura da ordem de serviço para a perfuração de dois poços, que irão impulsionar o abastecimento de água na cidade. Cada poço beneficiará cerca de 8 mil pessoas.

O governador ainda entregou 5km de pavimentação asfáltica, dentro do Programa ‘Mais Asfalto’. “Esta obra é uma reivindicação antiga da população que agora dará mobilidade urbana a seus moradores”, destacou a parlamentar, que seguiu pelas avenidas de São Mateus nas inaugurações da Avenida Antônio Pereira Aragão, que foi totalmente urbanizada, e ainda a reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde São Marcos.

Além da deputada participaram ainda da agenda em São Mateus o secretário de Estado de Infraestrutura, Clayton Noleto; de Indústria e Comércio, Simplício Araújo; da Mulher, Laurinda Pinto; o diretor presidente da Caema, Davi Teles; a deputada federal Eliziane Gama; o presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Humberto Coutinho; e os deputados estaduais Vinícius Louro e Cabo Campos.
segunda-feira, 28 de março de 2016
Ministro do Turismo, Henrique Alves entrega pedido de demissão
O ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, filiado ao PMDB, entregou sua carta de demissão ao Palácio do Planalto nesta segunda-feira (28).

Ligado ao vice-presidente Michel Temer, que também é presidente nacional do PMDB, Alves pediu demissão na véspera do encontro que deve selar o desembarque do PMDB ao governo.
Por: Fernanda Cordeiro/ Portal Panrotas

O mundo é cheio de destinos e pontos turísticos encantadores. Desde os mais conhecidos até os que poucas pessoas já visitaram. No entanto, sempre chamam a atenção de turistas de várias partes do mundo. Já imaginou ver Paris e o Arco do Triunfo de cima? Em um ângulo como se você estivesse sobrevoando a cidade dentro de um helicóptero ou algo tipo. 

Na foto, vemos a cidade de Dubai nos Emirados Árabes do alto. Vejo no álbum abaixo, outros pontos turísticos do mundo de cima. 
Amsterdã - Holanda

Campos de arroz - China

Chicago - EUA

Dubrovinik - Croácia

Cidade do México - México

Cidade do Cabo - África do Sul
Floresta Mangrovia - Nova Caledônia

Male - Ilhas Maldivas

Atenas - Grécia

Barcelona - Grécia

Berna - Suíça

Barcelona - Espanha

Rio de Janeiro  - Brasil

Paris - França

Nova York - Estados Unidos

Vale Bac Son - Vietnã

Vale Meskendir - Turquia




Campos de tulipas - Holanda

sábado, 26 de março de 2016
Microsoft lança perfil no Twitter mantido por máquina que aprende em conversas com outras pessoas

RIO — A Tay é uma máquina que usa inteligência artificial para conversar com outras pessoas pelo Twitter. Desenvolvido pela Microsoft, o experimento foi projetado para “envolver e entreter pessoas (...) por meio de conversas lúdicas e informais. Quanto mais você conversar com a Tay, mais inteligente ela fica, então a experiência pode ser mais personalizada”. O problema é que internautas estão ensinando a máquina a ser racista e a tomar posições políticas, com citações a Adolf Hitler e Donald Trump.

O robô foi projetado para conversar com o público entre 18 e 24 anos. Mas, aparentemente, a Microsoft não se preparou para as brincadeiras comuns entre os mais jovens. A Tay foi colocada no ar nesta quarta-feira e, em poucas horas, internautas começaram instigá-la a fazer comentários polêmicos. De acordo com o “Guardian”, em uma das mensagens Tay afirma que os atentados contra as torres gêmeas foram realizados por “bush” e que Hitler seria melhor que “o macaco que temos agora”, em referência ao presidente americano, Barack Obama. O tweet já foi apagado.

Em outro, a máquina defende a construção de um muro separando os EUA do México, uma das principais bandeiras políticas do pré-candidato republicado à Casa Branca Donald Trump.

“Nós vamos construir um muro, e o México vai pagar por ele”, escreveu Tay em mensagem já apagada.

Segundo a página do experimento, Tay foi construída pela mineração de dados públicos relevantes usando inteligência artificial e conteúdo editorial criado por uma equipe que inclui comediantes. Dados públicos foram anonimizados antes de serem modelados e filtrados pela equipe de desenvolvedores.

A empresa não informa como a Tay aprende, mas é provável que use a técnica conhecida como “machine learning”. Algoritmos relacionam a base de dados construída previamente pela mineração de dados da ferramenta de buscas Bing com as novas informações inseridas pelos internautas. Por vezes, a reação é de apenas repetir o que foi dito, o que explica os comentários racistas e polêmicos feitos pela máquina.

No primeiro dia, a Tay funcionou por 16 horas antes de sair do ar. Para alguns internautas, trata-se de uma estratégia da Microsoft para apagar os tweets polêmicos e “lobotomizar” a máquina das posições racistas.

“Eu acho que ela foi desligada porque nós ensinamos Tay a ser realmente racista”, escreveu uma internauta. “Eles silenciaram Tay. Agora, estão lobotomizando Tay por ser racista”, escreveu outra. “Pare de apagar os tweets genocidas da Tay, Microsoft. Deixe como um recado sobre os perigos da inteligência artificial”, disse outro.

Fonte e foto:oglobo.globo.com
Relatório da ONU destaca esforços dos países em desenvolvimento

RIO - Um novo relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) mostra que uma mudança está em curso na produção de energia no planeta. O investimento em fontes renováveis — como biomassa, eólica e solar — bateu o recorde mundial no ano passado, atingindo a marca de US$ 286 bilhões. Pela primeira vez, a maior parte da verba circulou entre os países em desenvolvimento. Neles, o fomento à chamada energia limpa aumentou 19% em 2015; nas nações ricas, o índice diminuiu 8% no mesmo período.

Os recursos destinados à energia renovável são mais do que o dobro dos recebidos por usinas de carvão e a gás (US$ 130 bilhões). Ao todo, desde 2004, o mundo investiu US$ 2,3 trilhões em fontes limpas de eletricidade.

De acordo com o Pnuma, diversos fatores podem ter contribuído para que os países em desenvolvimento superem as nações ricas na quantidade de investimentos em renováveis. Entre eles, a crise econômica que afligiu os países ricos nos últimos anos e a necessidade dos emergentes, sobretudo China e Índia, de atender a demanda provocada pelo crescimento da população.

Chefe da unidade de finanças da Divisão de Economia do Pnuma, o canadense Eric Usher avalia que ambas as potências asiáticas se aproveitaram dos preços cada vez mais baixos exigidos para a produção de energia limpa.

— O investimento necessário para a aplicação da energia não poluente caiu consideravelmente nos últimos seis anos, e os países em desenvolvimento souberam criar projetos eficientes para aproveitá-las — elogia Usher, coautor da edição deste ano do relatório “Tendências Globais para o Investimento em Energia Renovável”. — A Europa está encurralada pela crise econômica, o que a fez desacelerar um pouco o abandono dos combustíveis fósseis e pode ter afetado a vontade política de alguns governantes, mas entramos em um caminho sem volta. Vamos continuar batendo recordes na adoção das fontes limpas.

Os países que ostentaram maior aumento do investimento em energias renováveis no ano passado foram China (que elevou as verbas para o setor em 17%, atingindo US$ 102,9 bilhões), Índia (22%, chegando a US$ 62 bilhões) e África do Sul (329%, alcançando US$ 4,5 bilhões).

Entre as nações ricas, os EUA elevaram em 19% as verbas para fontes limpas, alcançando US$ 44,1 bilhões. Foi uma conquista relevante, sobretudo após a suspensão pela Suprema Corte, no ano passado, do Plano de Energia Limpa, o mais ambicioso projeto do país voltado às mudanças climáticas. O plano lançado pelo presidente Barack Obama sofreu forte oposição de industriais e foi rejeitado por governadores de quase 30 estados. Na Europa, o investimento caiu 21%, regredindo para US$ 48,8 bilhões.

O Brasil também figura no rol dos países que retraíram seus investimentos. Aqui, o governo federal tem US$ 7,1 bilhões reservados às fontes renováveis, uma redução de 11% em relação a 2014.

Rodrigo Medeiros, vice-presidente da Conservação Internacional no Brasil, atribui a redução constatada na pesquisa à prioridade dada pelo governo às hidrelétricas.

— O Brasil ainda vive um rescaldo do forte investimento na ampliação da matriz energética a partir das hidrelétricas — explica. — Nos últimos cinco anos, multiplicamos a capacidade de produção de energia eólica, mas sua representatividade poderia ser muito maior. E avançamos ainda menos na energia solar, devido ao alto custo dos equipamentos, à burocracia e à falta de incentivos fiscais.

HIDRELÉTRICAS CONTESTADAS

Secretário-executivo do Observatório do Clima, Carlos Rittl assinala que, daqui a dez anos, a energia solar será a fonte mais barata disponível.

— Para um país que atravessa uma crise econômica, como é o nosso caso, o fomento às fontes renováveis precisa ser estimulado — destaca. — Os empresários do setor de energia eólica pretendem criar até 50 mil novos empregos este ano.

Atualmente, 77,9% da geração de eletricidade no Brasil vem de hidrelétricas. O foco nacional nesta matriz é visto com ressalva pelos analistas.

— Não sou particularmente contra estas usinas, mas são uma fonte controversa de energia — opina Usher. — Não acredito que ela deve servir para combater sozinha todas as demandas de um país.

Para os especialistas, o acordo global traçado na Conferência do Clima em Paris, no fim do ano passado, deve inspirar a troca de usinas a carvão por outras dedicadas à energia eólica e solar. Ao divulgarem quais medidas tomarão para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, a maioria das nações se comprometeu a mudar sua forma de gerar eletricidade.

— Além de uma questão de mercado, a energia também é uma ferramenta política — ressalta Usher. — A comunidade internacional está determinada a cumprir as metas assinadas durante a conferência climática.

Os autores do relatório do Pnuma admitem que a queda recente do preço do petróleo pode fazer a geração tradicional de energia mais “atraente”. No entanto, as fontes renováveis podem assegurar sua sobrevivência com as declarações dos líderes do G-7, que, reunidos no ano passado na Alemanha, concordaram em diminuir a dependência de suas economias dos combustíveis emissores de carbono.

POR RENATO GRANDELLE
Fonte e foto:http://oglobo.globo.com
quinta-feira, 24 de março de 2016

O Tribunal de Contas da União (TCU) reconheceu o Mapa do Turismo Brasileiro e a categorização dos municípios das regiões turísticas brasileiras como boas práticas na administração pública. Para o TCU, as iniciativas do Ministério do Turismo contribuem para orientar a aplicação dos recursos públicos, de acordo com as prioridades do turismo brasileiro.

“Além de propiciarem melhor alocação de recursos públicos (as iniciativas), possuem potencial para promover a integração entre as políticas prioritárias da área de turismo e as emendas parlamentares que direcionem recursos para essas regiões”, diz o texto do acórdão, no qual o plenário do TCU solicita que seja dada ciência da boa prática à Casa Civil da Presidência da República.

“Essa menção do TCU é um reconhecimento aos nossos esforços para aperfeiçoar a gestão do turismo e racionalizar o uso de recursos públicos em projetos para o desenvolvimento do turismo ”, afirma o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves.

A identificação das ações positivas do Programa de Regionalização do Turismo ocorreu durante levantamento realizado pelo Tribunal para examinar a política de alocação de recursos federais aos municípios por meio de transferências voluntárias. No período avaliado, segundo o TCU, os ministérios do Turismo, das Cidades e do Esporte concentraram mais de 50% das transferências registradas, das quais 51,9% são provenientes de emendas parlamentares.

Mapa - O Mapa do Turismo Brasileiro define o recorte territorial que deve ser trabalhado prioritariamente pelo MTur. A versão atual, que está sendo revista com participação dos órgãos estaduais de turismo, consta de 3.345 municípios, organizados em 303 regiões turísticas. Já a categorização é o instrumento utilizado para identificar o desempenho da economia do turismo nos municípios do mapa, divididos em cinco categorias (de A até E). A Categorização permite orientar a elaboração e implementação de políticas específicas para cada categoria de municípios, respeitando suas peculiaridades, assim como otimizar a distribuição de recursos públicos.
quarta-feira, 23 de março de 2016
O Porto do Itaqui recebeu nesta semana o navio tanque Dragão do Mar, que está entre os maiores e mais modernos construídos no Brasil. A embarcação, com capacidade para 156.800 toneladas e calado de 16 metros, atracou no Berço 106 carregado com 110 mil metros cúbicos de diesel S10. Ele veio dos Estados Unidos para procedimento de nacionalização de carga e transbordo para navios menores.

O petroleiro foi construído em 2014 e pertence à classe suezmax – que permite passagem pelo Canal de Suez – e tem comprimento de 274,2 m por 48,04 m. Para se ter uma ideia da grandiosidade, o comprimento equivale, em cálculo ligeiro, a pouco mais do que duas vezes o comprimento do Estádio do Maracanã (110m x 75m).

O navio fará duas atracações em que serão realizados quatro transbordos de carga e bombeamento para os tanques da Transpetro instalados no porto. “O Itaqui é a melhor opção para receber navios de grande porte e com volume de carga acima das 100 mil toneladas, considerando o diferencial de profundidade”, explica o diretor de Operações da Empresa Maranhense de Administração Portuária – EMAP, José Antônio Magalhães.

Diferencial competitivo

O Itaqui é o primeiro porto público do Brasil em profundidade, com sete berços que variam de 12m a 19m (ver quadro). Essa condição o torna mais competitivo no mercado internacional, com diferencial na movimentação de cargas, redução da fila de espera de navios, maior segurança e flexibilidade de manobras, além da operacionalização de navios com maior capacidade de armazenamento, o que reduz o custo do frete por tonelada.

Em 2015 a EMAP investiu recursos próprios da ordem de R$ 63,5 milhões em serviço de dragagem nos berços 100 a 103, com alargamento do canal de acesso interno. A intervenção foi responsável pela retirada de 560 mil metros cúbicos de material. A destinação desse material foi autorizada pela Capitania dos Portos, sob a supervisão dos órgãos de meio ambiente.

Para o biênio 2016/2017, a EMAP volta a investir recursos próprios para melhorias da infraestrutura portuária. Serão R$ 169,16 milhões aplicados em projetos como finalização do Berço 108 (R$ 4.168 milhões referentes a recursos do Governo Federal), construção de um berço para operação de granéis sólidos, recuperação estrutural dos berços 103 e 106, instalação de um sistema integrado de combate a incêndio e outro de carregamento e descarregamento de granéis sólidos, além da construção de um cais flutuante para atender a Polícia Federal.

 Berço
100
101
102
103
104
105
106
108
Profundidade (m)
15,00
12,00
12,00
15,00
13,00
18,00
19,00
15,00

SAIBA MAIS

O petroleiro Dragão do Mar é a sétima embarcação encomendada a estaleiros nacionais pelo Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef) a entrar em operação.

Para a sua construção, no Estaleiro Atlântico Sul (EAS), em Ipojuca (PE), foram usadas mais de 21 mil toneladas de aço para a estrutura e mais 860 toneladas de acessórios para o casco, 500 mil litros de tinta e mais de 110 mil metros de cabos elétricos.

O nome da embarcação é uma homenagem ao jangadeiro Francisco José do Nascimento, que ficou conhecido como Dragão do Mar, que foi líder da luta contra a escravidão no litoral do Ceará. Em 1881, ao lado de seus companheiros, recusou-se a transportar escravos em protesto contra a escravidão.

Foto 1 e 2: Navio ‘Dragão do Mar’ atracou no berço 106, no Porto do Itaqui esta semana
Fotos/Divulgação