terça-feira, 31 de maio de 2016
Publicação reúne poemas, fotos e jornais que contam a história do grupo de poetas que editava a revista Uns & Outros nos anos 1980. Evento acontece nesta quarta, dia 1º de junho no projeto Papoético, Taberna da Bossa, Praia Grande, com debate e leitura dos integrantes da Akademia,  dentre eles Fernando Abreu, Paulo Melo Sousa, Garrone, Paulinho Nó Cego, Marcello Chalvinski, Zé Maria Medeiros e Celso Borges.

Nos anos 1980 uma geração de jovens poetas, em sua maioria da Universidade Federal do Maranhão, reúne-se em torno da revista Uns & Outros e formam a Akademia dos Párias. Vestem a roupa da irreverência e assumem uma linguagem que dialoga com a prosa de Charles Bukovski e John Fante, o reggae de Bob Marley e Peter Tosh, a poesia de Leminksi, o rock brasileiro e a geração marginal nascida na zona sul do Rio de Janeiro na década anterior.

Politicamente o Brasil vive a agonia da ditadura militar, o fim da censura e o surgimento da geração coca-cola, conforme leitura do compositor Renato Russo (Legião Urbana), que forma, ao lado de Cazuza (Barão Vermelho) e Arnaldo Antunes (Titãs), o triunvirato do melhor da poesia nascida das letras e atitudes incorporadas ao rock e ao mundo pop daqueles anos.

Entre 1985 e 1989, principalmente, realizam performances ousadas e espalham pelas ruas, becos e bares da ilha, uma dicção poética até então inédita na cidade. Akademia dos Párias: a poesia atravessa a rua reúne quase 100 poemas dos mais de 420 publicados nas oito edições da revista Uns & Outros, porta voz da Akademia. Na obra estão versos de 25 desses poetas, entre eles Ademar Danilo, Antonio Carlos Alvim, Celso Borges, Fernando Abreu, Garrone, Guaracy Brito Jr, Joe Rosa, Mara Fernandes, Marcelo Silveira (Chalvinski), Paulinho Nó Cego, Paulo Melo Sousa, Rezende, Ronaldão, Ribamar Filho e Suzana Fernandes.

“Esta antologia não é um acerto de contas com os Párias. Há, claro, algum rigor na escolha dos poemas, mas também um olhar generoso sobre o que aquilo representou, tanto para as pessoas agentes daquela intervenção como também para o momento cultural e político que São Luís vivia”, afirma o poeta Celso Borges, um dos organizadores da antologia ao lado de Fernando Abreu, Raimundo Garrone e Marcelo Chalvinski.

Segundo Garrone, boa parte dos poemas escolhidos sobreviveu esteticamente ao tempo. “Outros, em menor número, já envelheceram, mas estão presentes porque têm a cara daquela década”, diz. 

O projeto gráfico, assinado por Marcelo Chalvinski, mistura ilustrações e grafismos originais com intervenções atuais, além de fotografias da época, a maior parte delas do acervo pessoal de Lisiane Costa, que não era poeta, mas fazia parte da turma. A foto da capa é do músico André Lucap.
O Projeto Papoético retornou com suas atividades culturais na última quarta-feira, 25 de maio, no bar Taberna da Bossa, na Praia Grande (rua do Trapiche). Na ocasião, aconteceu a palestra "A Judicialização da Política", com o advogado Guilherme Zagallo. O projeto, idealizado pelo poeta Paulo Melo Sousa, é articulado pelo Coletivo Papoético, possui formato aberto a todas as linguagens, e prioriza arte e cultura, além de temas atuais. A atividade antecede o projeto semanal de Chico Nô, Juca do Cavaco e convidados, "Conversa de Botequim", com Chorinho e Samba de Raiz.


AKADEMIA DOS PÁRIAS – A POESIA ATRAVESSA A RUA
Lançamento dia 1º de junho, 19h
Projeto Papoético - Bar Taberna da Bossa, rua do Trapiche (Praia Grande)
Com leitura de poesia e debate.

O “Fórum Permanente do Patrimônio Cultural” é uma iniciativa que pretende realizar, de forma permanente, seminários sobre o patrimônio cultural (material e imaterial) do Maranhão através de encontros com especialistas no assunto (historiadores, arquitetos, folcloristas, gestores públicos, museólogos, pesquisadores, cientistas sociais, antropólogos, arqueólogos, dentre outros profissionais ligados ao setor, bem como a comunidade em geral), que abordarão os mais diversos segmentos ligados ao tema em questão.

A ideia partiu do escritor, jornalista e pesquisador, Mestre em Ciências Sociais, Paulo Melo Sousa, atual Diretor do Centro Cultural Convento das Mercês. As palestras serão gratuitas e contarão, além dos conferencistas, com a presença de interessados no assunto, técnicos, professores e alunos, além da comunidade em geral. Os encontros serão realizados às quintas-feiras, quinzenalmente, no horário das 15h às 17 h, no Auditório Casa do Poeta Nauro Machado (antigo Convento das Mercês). A primeira edição do evento acontecerá na próxima quinta-feira, 2 de junho. O tema da palestra será “O Atual Contexto do Programa de Aceleração do Crescimento - PAC Cidades Históricas no Maranhão”, com Alfredo Costa - Superintendente do IPHAN - MA.

O Patrimônio Cultural engloba o conjunto de todos os bens, manifestações populares, tradições, cultos, monumentos arquitetônicos, culinária, dentre outras manifestações, tanto materiais quanto imateriais. Em razão de sua ancestralidade e relevância histórica e cultural, adquirem um valor único e permanente, o que exige a sua devida salvaguarda, visando garantir a sua continuidade, divulgação e preservação para as gerações presentes e futuras, colaborando, dessa forma, com a ideia de pertencimento e de identidade. O fórum atende a uma determinação do governador Flávio Dino, através da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo - SECTUR, bem como da Fundação da Memória Republicana Brasileira - FMRB, no sentido de se realizar ações permanentes que discutam a questão do patrimônio cultural.

O fórum pretende não apenas suscitar debates, mas iluminar cada tema a ser abordado, no sentido de que cada palestrante, em conjunto com os participantes, aponte soluções para os possíveis problemas relacionados aos temas que tenham sido abordados em suas palestras. O evento será fotografado e filmado, com a intenção de se produzir futuros documentários.

São Luís foi elevada à categoria de Patrimônio Cultural da Humanidade em 1997, reconhecida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura - UNESCO como repositória de um legado histórico que a coloca no mesmo patamar de lugares como o Centro Histórico de Roma, por exemplo. É necessário se discutir esse tema de importância vital para a nossa cultura, e apontar soluções possíveis para os problemas que afetam o patrimônio cultural do Maranhão. Dessa forma, o “Fórum Permanente do Patrimônio Cultural” pretende estabelecer um debate contínuo sobre o tema em questão, apontando possíveis soluções para problemas ou entraves que porventura venham atrapalhar a necessária salvaguarda desse patrimônio.

Serviço:

O quê? Fórum Permanente do Patrimônio Cultural
Tema da palestra: “O Atual Contexto do PAC Cidades Históricas no Maranhão”, com Alfredo Costa - Superintendente do IPHAN - MA.
Quando? Dia 2 de junho de 2016 (quinta-feira).
Hora? Das 15 às 17 horas.
Quanto? Gratuito
Estacionamento no pátio interno em frente ao antigo Convento das Mercês.
O Dia da Imprensa é comemorado no dia1º de junho. A imprensa é um dos esteios da Ordem, da Democracia e do Progresso. Através dela se propagam as boas e generosas causas, se difundem conhecimentos e pregam-se princípios e idéias.

O Dia da Imprensa se comemorava antes no dia 10 de setembro, por ser a data de da primeira circulação do jornal Gazeta do Rio de Janeiro, periódico da Corte. Até 1999 essa foi a data do Dia da Imprensa.

Origem do Dia da Imprensa

Em 1999 a comemoração do dia da Imprensa mudou de data. O Dia da Imprensa passou a ser comemorado no dia 1º de junho porque foi a data em que começou a circular o jornal Correio Braziliense, fundado por Hipólito José da Costa. Aconteceu no mesmo ano da Gazeta do Rio de Janeiro, mas o Correio Braziliense, jornal clandestino, começou a circular cerca de três meses antes.

Assim, em 1999 foi oficialmente reconhecido esse fato, e uma lei definiu a mudança do Dia da Imprensa para 1º de junho.





Um grupo de cinco pessoas formado por operadores de turismo e jornalistas franceses estão em São Luís para conhecer os atrativos naturais, culturais e a gastronomia da capital maranhense. A ação faz parte de um convênio assinado entre a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur) e o Governo Federal, via Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) e tem como objetivo a divulgação na França, Peru, Colômbia e Argentina do roteiro integrado formado por São Luís, Alcântara e Barreirinhas

Esta é a segunda etapa da ação promocional. A primeira foi em 2015, quando uma equipe da Setur, liderada pela secretária Socorro Araújo, esteve nesses quatro países apresentando as belezas e atrativos do Maranhão. De acordo com a secretária, a ideia é incentivar a vinda de estrangeiros para a capital bem como para outras cidades do Maranhão.

"Essa é uma oportunidade para divulgarmos nossos atrativos, a rica culinária, nossas praias e patrimônio arquitetônico. Recebemos primeiramente os franceses, mas a ideia é fortalecer o turismo, com o olhar que eles terão sobre a região, que reúne várias atividades turísticas. Com esta atividade seguimos a determinação do prefeito Edivaldo em promover ações que coloquem em evidência o roteiro São Luís para a apreciação dos estrangeiros, o que pode significar melhorias econômicas para as cidades", disse Socorro Araújo

O projeto, criado pela Setur, surgiu para pensar pensar a divulgação tanto de São Luís, Alcântara e Barreirinhas em um único roteiro. "É uma satisfação ver esse projeto acontecer. Tenho certeza que esse é um roteiro com belos e diversificados atrativos. Nesta semana recebemos, primeiramente, os franceses e entendemos que esse é mais um passo dado em busca do estreitamento de laços com a França e os outros países", destacou Socorro.

ROTEIRO

A visita teve início nesta segunda-feira (30), quando os visitantes franceses conheceram a gastronomia da capital maranhense, seguido por um passeio pelas praias da capital, ocasião em que puderam se aventurar na prática do kitesurf. "Gostei muito da proposta de ir de 'A a Z', ou seja, vamos ao mercado, escolhemos o caranguejo e depois temos todas as etapas, do preparo ao comer. Achei exótico e original descobrir a gastronomia por meio de um tour. Vale a pena fazer, pois a cozinha maranhense é completamente diferente do que temos na França", destacou Pauline Breteche, da operadora Nomade.

A programação, que se estende até sábado (04), inclui ainda passeio pelo Centro Histórico de São Luís, apresentações de manifestações culturais e visitas a Alcântara e Barreirinhas. O encerramento será com uma rodada de negócios entre franceses e empresários locais convidados pela Setur. O objetivo é a comercialização do destino. Depois dos franceses, nos meses de junho e julho, será a vez de operadores e jornalistas do Peru, Colômbia e Argentina conhecerem e se encantarem com as belezas do Maranhão.
A Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo – ABBTUR e o Centro Integrado de Estudos em Turismo e Hotelaria - CIETH promoverão a I Convenção Nacional dos Turismólogos, que acontecerá nos dias 06 e 07 de junho de 2016, no auditório da sede da OAB, no Rio de Janeiro.

A Convenção terá como tema principal “Turismólogo, Profissão de Interesse Público” e o objetivo é promover o encontro de profissionais de Turismo e construir, de forma coletiva, a defesa da formação de nível superior para o Turismólogo, que é considerada uma profissão de interesse público.

Atualmente, a profissão é reconhecida, porém não foi exigida a regulamentação no escopo da Lei 12591/12 quando foi sancionada. Sendo assim, o encontro busca detalhar juridicamente as atividades profissionais exercidas por cada segmento de profissional Turismólogo, de acordo com sua formação de nível superior e apontar necessidades de atualização da matriz curricular do bacharelado e do tecnológico.

Dentre os presentes, representantes do Ministério do Turismo, ABBTUR Nacional, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Comissão de Turismo da OAB-RJ, Comissão de Turismo da ALERJ, Fórum Nacional de Cursos de Turismo e Hotelaria das IES, SINDETUR SP - Sindicato das Empresas de Turismo no Estado de São Paulo, CONTRATUH – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade, IBDES – Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Econômico e Social e Coordenadores e Docentes de IES – Instituições de Ensino Superior em Turismo e Hotelaria.

Por meio de depoimentos, será apresentada a justificativa do Turismólogo como profissão de interesse público, imprescindível à prevenção da saúde da coletividade, proteção do patrimônio brasileiro e ao desenvolvimento sustentável.

Na ocasião, será produzido, de forma participativa, um documento para encaminhamento ao poder executivo e ao poder legislativo, que subsidie o detalhamento jurídico da Lei 12591/12 e as atividades profissionais legalmente estabelecidas ao Turismólogo. Será documentada, também, a necessidade de instalação do Conselho Federal de Turismo.

Acontecerá, ainda, o lançamento da publicação Manual Jurídico das Agências de Viagens, do jurista Dr. Joandre Ferraz. Esta obra, escrita em linguagem acessível e sob forma de perguntas e respostas, é um importante instrumento para gestores, advogados e contadores de Agências de Viagens e Operadoras de Turismo. O SINDETUR SP – Sindicato das Empresas de Turismo no Estado de São Paulo (www.sindetursp.com.br), entidade apoiadora do evento, será representado pelo jurista e autor da publicação. A CONTRATUH – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade (www.contratuh.org.br) percebeu a importância do evento para a categoria reconhecida e não hesitou em dar o apoio solicitado para valorizar o profissional Turismólogo e a construção do detalhamento jurídico da Lei de reconhecimento do Turismólogo, contando com a representatividade pelo SINTUR RJ – Sindicato dos Trabalhadores e Profissionais de Turismo do Estado do Rio de Janeiro (www.sintur.org.br), através da presidente Maria Rosalina Gonçalves e viabilizando a participação no evento do consultor Dr.Heitor Kuser, presidente do IBDES – Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Econômico e Social (www.ibdes.org.br),    

 No dia 08 de junho, o auditório da OAB-RJ dará espaço ao IV ENCOTHUR – Encontro Nacional de Coordenadores e Docentes dos Cursos de Turismo e Hotelaria, que visa renovar a representatividade do Fórum Nacional de Cursos de Turismo e Hotelaria das Instituições de Ensino Superior. O evento tem apoio da ABBTUR Nacional e terá o mesmo público-alvo, especialmente coordenadores e docentes de cursos superiores de turismo e hotelaria.

A expectativa é que, durante os 3 dias, circulem pelo local cerca de 300 profissionais, docentes e estudantes de turismo, para que seja dado um importante encaminhamento para o detalhamento da Lei que reconheceu a profissão de Turismólogo no Brasil.

E, aproveitando o período olímpico, ficará como opcional, no dia 09 de junho, a possibilidade de fazer o tour “Roteiro Olímpico”, na cidade do Rio de Janeiro.

DATA: 06, 07 e 08 de junho de 2016

LOCAL: OAB RJ – Av. Marechal Câmara, 150 – Centro, RJ

HORÁRIO: 09h às 18h


PROGRAMAÇÃO*


05 de junho - Assembleia Ordinária Geral ABBTUR Nacional –

                       Auditório Espaço Cultural da Estação de Trem do

                       Corcovado / Cosme Velho / Rio de Janeiro


06 de junho - I Convenção Nacional dos Turismólogos

Manhã – de 9h às 12h

Abertura solene.

Apresentação da proposta para justificativa de defesa do Turismólogo como profissão de interesse público. Reinterpretação legislativa e o detalhamento jurídico como possibilidade de regulamentar a lei do reconhecimento da profissão de Turismólogo - Turº Elzário Pereira Júnior – Presidente ABBTUR Nacional;

Breve histórico do processo do reconhecimento da profissão. Turª Tânia Omena - Presidente ABBTUR Seccional Rio de Janeiro;

Análise Jurídica da profissão do Turismólogo - Aspectos e tendência de regulamentar profissões -  Dr. Joandre Ferraz -

Procedimentos e importância de instituir o CFTur - Conselho Federal de Turismo – Dr. Hamilton Vasconcellos – Presidente da Comissão de Turismo

Profissões regulamentadas e não regulamentadas – Como avançar na fiscalização do exercício profissional? Heitor Kuser – Presidente IBDES.

Tarde – das 14h às 18h

Lançamento da publicação “Manual Jurídico das Agências de Viagens” do Advogado Dr. Joandre Ferraz – Consultor jurídico do SINDETUR SP

Conselho profissional ou Sindicato? Qual necessidade para construção do Turismólogo? Turª Maria Rosalina Gonçalves – Presidente do SINTUR RJ – Sindicato dos Trabalhadores do Turismo do Rio de Janeiro.

Pilares Interdisciplinares de profissão de interesse público - Turª Tânia Omena - Presidente ABBTUR Seccional Rio de Janeiro e Heitor Kuser – Consultor e Presidente do IBDES – Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Econômico e Social

07 de junho -  I Convenção Nacional dos Turismólogos

              Manhã – de 9h às 12h

Aprovação de propostas do Documento Base da Resolução da Convenção 2016 dos Turismólogos que justificam a profissão de Turismólogo como profissão de interesse público na intersetorialidade com a prevenção da saúde da coletividade, proteção do patrimônio e compromisso com o desenvolvimento sustentável. - Turº Elzário Pereira Júnior – Presidente ABBTUR Nacional e Turª Tânia Omena - Presidente ABBTUR Seccional Rio de Janeiro;

              Tarde – das 14h às 18h

Fundamentação das diferentes formações do nível superior do profissional Turismólogo e as atividades, habilidades e competências com consequente ordenamento e segmentação do título profissional e breve avaliação da necessidade de alteração da matriz curricular dos diversos níveis de formação superior. Aprovação dos dados da pesquisa pré-evento para contribuição a Resolução da Convenção 2016 dos Turismólogos que será protocolada junto ao Poder Executivo e poder Legislativo. – Prof. Jurema Dantas – Universidade Potiguar/RN e Turª Tânia Omena - Presidente ABBTUR Seccional Rio de Janeiro;

08 de junho - IV ENCOTHUR – Encontro Nacional de

                        Coordenadores e Docentes dos Cursos de  

                       Turismo e Hotelaria / “Fórum de Cursos”

09 de junho - Tour Roteiro Olímpico (opcional)

*Programação sujeita a alteração.





O deputado estadual Júnior Verde (PRB) percorreu no último final de semana os municípios de Barreirinhas, Bacabal e Buriticupu participando de reuniões e intensificando o mandato participativo, que tem priorizado desde o início da sua atuação legislativa.

Em Bacabal, participou de reuniões com diversos segmentos sociais, e acolheu demandas e necessidades que serão transformadas em proposições aos Governos Municipal, Estadual e Federal. Na oportunidade, também prestigiou a final do Campeonato de Futebol Interbairros, promovido pela Prefeitura.

Em Buriticupu, Júnior Verde reuniu-se com trabalhadores rurais que solicitaram melhorias em estradas vicinais que dão acesso aos povoados. “Defendemos a manutenção de direitos e investimentos em projetos que fomentem a aquicultura e agricultura familiar. Levaremos as demandas ao governo do Estado. As estradas vicinais representam não só o acesso às comunidades, mas o desenvolvimento econômico com o escoamento da produção”, destacou o parlamentar.

Durante as reuniões com representantes de sindicatos de trabalhadores, em Barreirinhas, o deputado fez a prestação de contas de várias iniciativas no setor produtivo, como o projeto para Carcinicultura, da Aquicultura e da Agricultura Familiar.

segunda-feira, 30 de maio de 2016
Para celebrar o aniversário de 199 anos do Teatro Arthur Azevedo, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), realiza na próxima semana uma grande festa com cinco dias de programação gratuita e diversificada, incluindo shows musicais, peças de teatro, dança, poesia, orquestra e ópera.

A festa começa na próxima quarta-feira (1) e segue até o domingo (5) com atrações que vão ocupar não apenas o palco principal do Teatro, mas outros ambientes do prédio de estilo neoclássico inaugurado há quase 200 anos, em 1º de junho de 1817.

“São 199 anos com muitos motivos para comemorar, afinal o Teatro Arthur Azevedo é uma relíquia cultural que enriquece a nossa história, nosso presente e passado, e é isso que nos dá a dimensão da responsabilidade de preservar esse patrimônio e lutar por um futuro melhor”, afirmou o Secretário de Cultura e Turismo, Diego Galdino.

No dia de abertura, quarta-feira (1), subirá ao palco a bailarina e coreógrafa Denise Stutz, uma das mais importantes solistas da dança contemporânea brasileira. Denise Stutz apresentará o solo “Finita”, trabalho que teve como inspiração uma carta enviada pela sua mãe, esse espetáculo faz parte de uma parceria entre o aniversário do TAA e o Projeto Conexão Dança. No mesmo dia haverá show com os artistas  Samile Araújo, Jessica Gois, Camila Bouéres e Marcio Glam.

Na próxima quinta-feria (2) o público terá a oportunidade de prestigiar o espetáculo de dança “Piranha”, do ganhador do prêmio de Projeto Artístico da Associação Paulista de Críticos de Arte, Wagner Schwartz; este espetáculo também faz parte de uma parceria entre o aniversário do TAA e o Projeto Conexão Dança. Logo após teremos o show com os artistas Tiago Máci, Regiane Araújo, Tassia Campos e Tutuca. 

“Planejamos também uma tarde inteira com atrações simultâneas em diversos espaços do Teatro, que irão acontecer na sexta-feira”, anunciou Brandão. Nesse dia a festa começa cedo, a partir das 14h, com cortejo saindo da Praça Deodoro até ao Teatro Arthur Azevedo. No Salão nobre, quarteto com músicos da Escola de Música do Maranhão Lilah Lisboa animará o começo da tarde enquanto no Salão Versátil se apresenta o Pianista Nilton Cruz. E nos outros espaços do Teatro os músicos da Orquestra Jovem do Maranhão João do Vale se apresentam. No final da tarde, o público poderá assistir a peça teatral “Entre a missa e o almoço”, comédia de Artur Azevedo que retrata os costumes da vida cotidiana no final do século XIX.

No Bar do teatro, a Academia Ludovicense de Letras apresentará o recital de poesia “Colhendo Poemas” e os músicos da Escola de Música Lilah Lisboa farão roda de Choro. À noite a Orquestra Jovem do Maranhão João do Vale fará a abertura do espetáculo Divertissement com bailarinos convidados. 

No sábado (4) além da apresentação da peça Contos Africanos (salão versátil) com o ator Urias de Oliveira, haverá Intervenção com o Grupo Drao, Evoé com o Ator Eduardo Reis e no Palco Italiano acontecerá Stand up com Ted Mack e a comédia Pão com Ovo.

Para o Diretor do Teatro Arthur Azevedo, Celso Brandão, essa é a oportunidade de festejar ao mesmo tempo se confraternizar com artistas de todos os seguimentos na maior casa de espetáculos do Maranhão. “Para isso preparamos uma programação especial para quem curti música clássica, estarão em nosso palco o violonista Luiz Junior, O pianista Willame Belfort, a Orquestra de Violões, A orquestra de Câmara da EMEM, além da apresentação da ópera cômica “BastienandBastienne”, 1 ato de Wolfagng Amadeus Mozart na regência do maestro Wendell Kettle. O espetáculo vai encerrar a festa e tem entrada gratuita”, destaca.

História

No início do século XIX a elite maranhense ainda usufruía da riqueza vinda da produção de algodão. E foi assim que dois portugueses ricos resolveram construir um teatro. O projeto inicial era fazer o prédio com a fachada principal para o Largo do Carmo (praça João Lisboa). Entretanto os dois tiveram que enfrentar a oposição dos padres carmelitas da Igreja Nossa Senhora do Carmo que não admitiam ter como vizinhos uma casa de espetáculos profanos. E foi assim que depois de muita briga o prédio foi construído com a frente para a Rua do Sol.

No dia o dia 1º de junho de 1817 foi inaugurado com o nome de Teatro União. O primeiro espetáculo foi apresentado pela Companhia Dramática de Lisboa e durante alguns anos o Teatro foi palco de apresentações de companhias europeias, muito prestigiadas pela sociedade da época.

E foi em uma dessas apresentações que uma atriz portuguesa, em 1854, entrou em trabalho de parto em pleno camarim do Teatro. Nesse camarim nasceu Apolônia Pinto, que viria a se tornar uma das grandes atrizes do teatro brasileiro. Ainda nesse ano foi realizado o primeiro baile de máscaras de São Luís, um acontecimento inédito, que geraria intermináveis discussões e debates entre a população.

O nome Teatro Arthur Azevedo viria na segunda década do século XX em homenagem ao contista, teatrólogo, poeta e jornalista Artur Azevedo. O escritor foi o consolidador da comédia de costumes. Autor muito popular que retratou os costumes da sociedade brasileira do final da Monarquia e início da República.


Foto 1 – Para comemorar o aniversário do teatro, foi desenvolvida uma programação diversificada distribuída em cinco dias

Foto/Divulgação     
O cenário não poderia ser melhor para iniciar a comemoração dos 42 anos da Escola de Música ‘Lilah Lisboa de Araújo’ (EMEM), ao pôr do sol e de frente para o mar, no Espigão Costeiro de São Luís. Neste domingo (29), quem passava pelo local, pôde apreciar o que de melhor a Escola tem produzido ao longo dos anos. A comemoração, organizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Sectur), terá um segundo momento, na terça-feira (31), às 19h, no Teatro João do Vale, situado na Praia Grande, também com acesso gratuito.

Na apresentação, alunos, ex-alunos, grupos da Escolas e convidados mostraram do erudito ao popular, passeando do chorinhos ao jazz, da música clássica ao samba. A intenção, segundo o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Diego Galdino, é atingir o mais diverso público e homenagear a Escola que tanto contribui com a cultura maranhense.

“Uma escola que desperta interesse de jovens e já formou muitos talentos e artistas consagrados e tem um viés especial, porque proporciona à população esse entretenimento com qualidade. Por isso, são dois dias de diversidade cultural e musical, para mostrar o que temos de melhor”, pontuou Diego.

A escolha do local não foi à toa. O objetivo, além de mostrar aos turistas que passeavam pelo Espigão, foi envolver um público que está fora do eixo da Praia Grande, onde está localizada EMEM, como explica o diretor da Escola, o violinista Manoel Mota: “É uma proposta antiga da Escola, tirar os grupos lá de dentro e levar para outros espaços. Isto porque, quem frequenta os concertos geralmente são as mesmas pessoas, da área da Praia Grande e pais de alunos, que já conhecem o trabalho que a gente faz pela escola. Quando a gente faz esse concerto, aqui no Espigão, conseguimos atrair novos admiradores”.

O coordenador artístico da 'Lilah Lisboa', o cantor contratenor maranhense Fernando de Carvalho, destaca que artistas maranhenses se reuniram, no aniversário da Escola, para celebrar a música, que, segundo ele, é universal.

"Costumo dizer que música é a única linguagem realmente universal, se você entregar uma partitura para um músico de qualquer lugar do mundo, ele vai ler a mesma melodia. E a intenção foi comemorar os 42 anos em praça pública, aberto, para que a gente pudesse mostrar o que a Escola de Música oferece, aí montamos uma programação muito vasta, que vai desde a música erudita à música popular. A gente fez uma grande festa de músicos novos, adultos, crianças, alunos já formados que vieram contribuir, grupos da escola de música e convidados, para que desse uma satisfação para a sociedade do que fazemos aos logo desses anos", relatou o cantor.

A nutricionista Giulia Castanha ficou contente quando, ao passear pelo Espigão, pôde, ainda, assistir uma apresentação musical tão vasta.  "É uma coisa maravilhosa, é uma ótima oportunidade pra gente poder avaliar como está a cultura do Maranhão, essa promessa de coisa boa que chega numa hora dessa, de grandes turbulências, é uma grande iniciativa", opinou.

Escola de Música do Maranhão ‘Lilah Lisboa de Araújo’

Inaugurada em maio de 1974, através do Decreto Lei 5.267, de 21/07/74, a Escola de Música do Maranhão ‘Lilah Lisboa de Araújo’ oferece cursos reconhecidos pelo Conselho Estadual de Educação e possibilita a formação de Técnicos em Música (Habilitação em Instrumento ou Canto Lírico).

Após ter três endereços diferentes, instalou ‘morada’ fixa em um sobrado do século XVIII, na Rua da Estrela, Centro Histórico, na ex-residência da professora de piano Lilah Lisboa de Araújo, que empresta seu nome à escola.

O prédio foi restaurado para abrigar a EMEM, sendo equipado com salas de aula e um auditório de 180 lugares. Funcionando nos turnos manhã e tarde, atende a crianças, jovens e adultos que recebem aulas práticas e teóricas em disciplinas como História da Música, Harmonia, Percepção Musical etc, oferecidas semestralmente. O ingresso é feito mediante processo seletivo previamente divulgado.

Programação

No palco montado no Espigão Costeiro, passaram diversos artistas e grupos, entre os quais Nelson Cipriano, piano, Rose Nogueira, cantora lírica, Alessandro Freitas, violonista, a Orquestra de Violão da Emem, Sol Maior Quarteto, Núcleo de Choro da Emem, Instrumental Pixinguinha, Wendel Cosme e Trio, Virajazz, Jayr Torres e Quarteto, Orquestra Jovem do Maranhão João do Vale.

Já na terça-feira (31), as apresentações começam a partir as 19h, no teatro João do Vale, com:
Nelson Cipriano, piano
Josí Veras, soprano & Willame Rafael, piano
Jairo Moraes, trompa & Andrea Rodrigues, piano
Manoel Mota, violino & Jayr Torres, violão
Manoel Mota, violino; Bethania Oliveira, violino; Thiago Colver, violino & Jayr Torres, violão
Alessandro Freitas, violão
Orquestra Maranhense de Violões
Coral da EMEM
Orquestra de Violões da EMEM
Madrigal São Luís
Quarteto de Câmara                       
Combo 363 – Bananeira
Orquestra de Câmara do Estado do Maranhão

Apresentação no Espigão l

Ao logo do mês de junho e julho, alunos da EMEM realizarão apresentações no Espigão. A cada fim de semana, os alunos se revezarão mostrando o que a 'Lilah Libia' tem produzido a quem frequenta o local. Sem palco montado, no meio do calçadão, diminuindo a distância entre apreciadores e a música popular e erudita.


O deputado estadual Junior Verde (PRB) visitou na manhã da ultima quarta-feira (25) as instalações do Centro de Tratamento de Resíduos (CTR), na área industrial de São Luís, o primeiro no Maranhão a dar o destino adequado ao resíduos sólidos descartados. As operações da primeira fase, que consiste na incineração, serão iniciadas no dia 02 de junho. Júnior Verde pretende, por meio da Assembleia Legislativa, incentivar parcerias público-privadas com o objetivo de garantir a destinação adequada do lixo produzido.

A empresa já realiza um trabalho de recolhimento e seleção de resíduos em indústrias e hospitais da região metropolitana de São Luís. Todo o material recolhido atualmente é levado para o Aterro de Rosário. “Além de implicar em um custo muito alto, muitos resíduos altamente nocivos ao meio ambiente precisavam ser descartados no Aterro. Quando iniciarmos as atividades, tudo o que não pode ser descartado na natureza será eliminado através da incineração”, explicou o presidente da Maxtec, empresa detentora do CTR, Rogério Albino.

A incineração consiste na primeira etapa. As próximas equivalem à seleção dos resíduos que podem ser descartados e que serão levados ao Aterro de forma rápida e adequada; e ao trabalho de reciclagem que será realizado em parceria com cooperativas, gerando emprego e renda.

“Estão todos de parabéns. É uma iniciativa que representa, acima de tudo, responsabilidade ambiental. Mas também preocupa-se com o social. Levarei a todos os meus pares a ideia desse empreendimento, para que possamos contribuir com parcerias entre o poder público e empresas privadas, de forma a incentivar mais ações como essa”, declarou o parlamentar.

O engenheiro químico do Centro, Juan Pablo Abreu Santini, garantiu que os gases provenientes do processo de incineração não poluirão a atmosfera. “Todo o procedimento será controlado, de forma que os níveis obtidos, de forma alguma representam risco ao meio ambiente”, assegurou.

A secretária de meio ambiente do município de Cururupu, Elizabeth Furtado, também acompanhou a visita. “É uma louvável iniciativa. Só o volume de resíduos recolhidos pelo Centro já representa muito, pois eram materiais que seriam descartados diretamente na natureza. Ações como essa minimizam os impactos causados pelo descarte dos resíduos e deveriam ser prioridade”, disse Elizabeth.





O Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão (Inmeq-MA), órgão delegado do Inmetro, iniciou esta semana a Operação Especial São João para fiscalizar alimentos típicos do período junino. Os produtos fiscalizados incluem o milho para pipoca e mingau, o fubá de milho para canjicas e bolos, amendoim, pé de moleque, água ardente, vinho, massa para bolo, carnes salgadas, além das bombinhas. A fiscalização é conduzida pela Divisão de Produtos Pré-Medidos.

A Operação São João será realizada até o dia 24 de junho. O objetivo é coibir abusos nas vendas ao consumidor no que diz respeito à pesagem de alimentos e também às informações que devem constar nas embalagens dos produtos. Durante a operação, os fiscais percorrerão supermercados da capital, onde farão análises prévias e coletas para análises em laboratório.

“Esta operação visa verificar se o peso dos produtos previamente pesados e embalados está de acordo com o descrito na embalagem”, explica a chefe da Divisão de Pré-Medidos do Inmeq, Camila Renata.


Fotos 1 e 2 – Fiscais do Inmeq fazem exame preliminar de flocos de milho

Fotos/Divulgação
Nos últimos dias, o movimento de São Luís foi incrementado pela presença de 570 guias de turismo nacionais e internacionais. Eles vieram para o XXXVI Congresso Brasileiro de Guias de Turismo, com o tema “Diversidade, Cultura e Acessibilidade”, realizado no Rio Poty Hotel, no período de 23 a 29 de maio. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur) é parceiro do evento.

Além de apoiar o congresso, a Sectur faz parte da programação com a realização de palestras e oficinas para os participantes. Nesta quinta-feira (26), o Secretário Adjunto de Turismo, Hugo Veiga, ministrou palestras intituladas “Maranhão, terra das águas” e “Ética profissional”. Com o tema “Diversidade, Cultura e Acessibilidade”, o congresso, além das atividades científicas, promoveu passeios técnicos, apresentando o Maranhão como dos mais interessantes destinos turísticos.

“Este evento é de extrema importância para valorizar, qualificar o guia de turismo e reforçar a apresentação do potencial turístico do Maranhão. É uma oportunidade de mostrar in loco as nossas riquezas naturais e culturais, por exemplo”, explicou o secretário Hugo.

Com o objetivo de enfatizar e promover maior conhecimento e aumento de comercialização dos pólos turísticos maranhenses como destino, a palestra “Maranhão, terra das águas”, destacou as belezas que podem trazer mais turistas aos destinos de sol e praia, ecoturismo, culturais e de aventura.

A palestra, que estava repleta de profissionais dos estados de Pernambuco, Sergipe, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Maranhão, além de estudantes, chamou atenção por apresentar curiosidades, como a temperatura da água do mar, particularidades da areia da praia e detalhes da religiosidade de matriz africana.

“Tudo isso é muito interessante e estamos encantados com o Maranhão. Com certeza, indicarei o estado como destino”, afirma a guia de turismo do Rio de Janeiro, Marise Faccion.

A palestra sobre “Ética Profissional” contou com dinâmicas e bate-papo como recursos didáticos. Em alinhamento com o tema “Diversidade, Cultura e Acessibilidade”, trabalhou principalmente com o conceito de empatia, estimulando os profissionais a colocarem-se no lugar do turista e, assim, oferecerem um atendimento humanizado, ético e especializado.
domingo, 29 de maio de 2016
O Governo do Estado, por meio da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), acaba de implantar o Curso de Licenciatura Intercultural para a Educação Básica Indígena, atendendo uma antiga reivindicação das comunidades indígenas. O objetivo do curso é formar e habilitar professores indígenas em Licenciatura Intercultural para atender às comunidades nas escolas de Ensino Fundamental e Médio.

A implantação do curso de Licenciatura Intercultural Indígena é um marco histórico para a Educação Escolar Indígena do Maranhão. A iniciativa faz parte das políticas afirmativas implantadas pelo governador Flávio Dino no sentido de melhorar os índices educacionais nas aldeias e no estado. A formação dos professores indígenas vai impactar diretamente na aprendizagem específica e diferenciada para alunos indígenas.

Para garantir a implantação do curso, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Unidade Regional de Educação (URE) Imperatriz e da Supervisão Indígena (Supeind), participou diretamente das discussões e da elaboração da proposta pedagógica curricular. Além disso, por meio de convênio a ser firmado com a Uema, vai garantir o custeio do curso, que vai funcionar sob a coordenação do Departamento de Ciências Sociais da Uema.

O Curso terá duração de quatro anos e meio e oferece 90 vagas, distribuídas em dois troncos linguísticos: 70 para povos de língua Tupi e 20 para povos de língua Macro-Jê, e será realizado somente no período das férias. As aulas terão início no dia 25 de julho, no Campus da Uema.

“É a realização de um sonho dos povos indígenas do Maranhão, da Equipe Supeind/Seduc e todos os indigenistas e movimentos indígenas. Esse curso representa um grande avanço nas políticas públicas do Governo do Estado em atenção às minorias. Além, disso representa uma reparação da dívida histórica do Brasil e do Maranhão com os povos indígenas”, destacou a professora Gildete Dutra, da Supervisão Indígena.

A professora Marivânia Furtado, destaca que a educação escolar é uma das principais políticas específicas, as quais os povos indígenas têm direitos. “Esse projeto surge, portanto, da demanda apresentada pelos indígenas em fóruns específicos; tem na participação de especialistas, gestores e cidadãos comprometidos com os direitos dos povos indígenas, uma resposta positiva ao chamado histórico para uma reparação de direitos já pactuados”, frisou.

Ações de valorização da educação dos povos indígenas

Desde que assumiu o Governo do Maranhão, o governador Flávio Dino implantou várias ações em prol da melhoria da qualidade de ensino nas comunidades indígenas do Maranhão. Em 2015, o Governo do Estado garantiu o custeio de formação, em nível superior, para 62 professores indígenas do Sistema Estadual de Ensino do Maranhão na Universidade Federal do Estado de Goiás (UFG).  Destes, 10 professores já apresentaram seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) em Licenciatura Intercultural Indígena.

Ainda em 2015, 54 técnicos e professores da educação escolar indígena participaram do Seminário de Educação Escolar Indígena da Amazônia Legal e 38 professores indígenas receberam formação em práticas pedagógicas. Além disso tudo, houve a qualificação de formadores de professores indígenas, o apoio pedagógico a estudantes nas aldeias e formação continuada em parceria com a Uema.

Das inscrições para o seletivo

As inscrições para o processo Seletivo Simplificado e Diferenciado de acesso ao curso de Licenciatura Intercultural para a Educação Básica Indígena serão realizadas a partir da próxima segunda-feira (30) até o dia 3 de junho (sexta-feira). De acordo com o edital, poderão se inscrever no Processo Seletivo Específico e Diferenciado candidatos indígenas com nível médio ou equivalente, que sejam indicados pelas comunidades e que já estejam assumindo os processos de escolarização em suas aldeias.

Os interessados deverão apresentar os seguintes documentos: certificado de conclusão do Ensino Médio ou magistério indígena (original e cópia) ou original da declaração de conclusão do Ensino Médio em escolas indígenas ou magistério indígena; histórico escolar do Ensino Médio-Magistério indígena (original e cópia); declaração de indicação da comunidade indígena, devidamente assinada pelo cacique e pela direção da escola que o candidato está vinculado; cópia e original do documento de identidade; cópia e original do CPF; e duas fotos 3x4 de frente (recentes, idênticas e datadas); além do requerimento de inscrição, disponível no site da Uema, no endereço eletrônico www.uema.br, devidamente preenchido e sem rasuras.

Os documentos devem ser entregues nos Campus da Uema em Imperatriz, Santa Inês e Barra do Corda, nos horários das 8h às 12h e das 14h às 17h.

O local de realização da prova no município de opção do candidato será divulgado no endereço eletrônico www.uema.br/formaproind2016, a partir do dia 20 de junho de 2016.

As provas para o curso serão aplicadas nos municípios de Barra do Corda, Imperatriz e Santa Inês. De acordo com o Edital, não serão aceitos como documentos de identificação certidão de nascimento ou de casamento, título eleitoral, carteira nacional de habilitação (modelo antigo), carteira estudantil, carteiras funcionais sem valor de identidade e documentos ilegíveis, não identificáveis e danificados.

sábado, 28 de maio de 2016
A Escola de Música do Estado do Maranhão “Lilah Lisboa de Araújo” espaço ligado à Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur) comemora os seus 42 anos em dois momentos, no domingo (29) será realizada uma apresentação a partir das 17h, no Espigão Costeiro, localizado no bairro Ponta D’areia. Já na terça-feira (31), às 19h, a comemoração ocorrerá no Teatro João do Vale, situado na Praia Grande.

A EMEM realizará uma programação destinada a todos os públicos, com a finalidade de mostrar a sua diversidade musical que é ensinada para os alunos da escola. Durante os dois dias as apresentações incluirão estilos musicais alternados entre populares e eruditos, entre elas estarão: jazz, samba, chorinho, clássica entre outros.

Nos dois dias a programação será gratuita, representado uma boa opção de lazer e conhecimento para a população de São Luís e turistas que estão de passagem pela ilha. “Escolhemos cenários que vão complementar o espetáculo musical proporcionado por alunos, ex-alunos e professores da nossa escola de música. Estão todos convidados para esses momentos que prometem encantar”, convidou o secretário de Estado da Cultura e Turismo, Diego Galdino.

Durante a celebração do aniversário de 42 anos, alunos, professores e grupos que colaboram com a escola farão apresentações. Ex-alunos que iniciaram as suas trajetórias musicais na EMEM também marcarão presença, como: Rita Benneditto, Roberto Brandão, Flavia Bittencourt, Josias Sobrinho, entre outros.

 “A nossa intenção é mostrar a sociedade o resultado do trabalho que realizamos dentro da nossa escola, além de incentivar os nossos alunos por meio das apresentações. Qualquer pessoa pode ser aluno da EMEM, só basta dedicação”, frisou a coordenadora artística da EMEM, Regina Oliveira.

Escola de Música Do Maranhão “Lilah Lisboa de Araújo”

Inaugurada em maio de 1974, através do Decreto Lei 5.267, de 21/07/74, a Escola de Música do Maranhão “Lilah Lisboa de Araújo” oferece cursos reconhecidos pelo Conselho Estadual de Educação e possibilita a formação de Técnicos em Música (Habilitação em Instrumento ou Canto Lírico).

Após ter três endereços diferentes, instalou 'morada' fixa em um sobrado do século XVIII, na Rua da Estrela, Centro Histórico, na ex-residência da professora de piano Lilah Lisboa de Araújo, que empresta seu nome à escola.

O prédio foi restaurado para abrigar a EMEM, sendo equipado com salas de aula e um auditório de 180 lugares. Funcionando nos turnos manhã e tarde, atende a crianças, jovens e adultos que recebem aulas práticas e teóricas em disciplinas como História da Música, Harmonia, Percepção Musical etc, oferecidas semestralmente. O ingresso é feito mediante processo seletivo previamente divulgado.

Programação

Dia 29 de maio, a partir das 16h30, Espigão Costeiro

Nelson Cipriano, piano
Rose Nogueira, cantora lírica
Alessandro Freitas, violonista)
Orquestra De Violão Da Emem
Sol Maior Quarteto
Núcleo De Choro Da Emem
Instrumental Pixinguinha
Wendel Cosme e Trio
Virajazz
Jayr Torres e Quarteto
Orquestra Jovem Do Maranhão João Do Vale

Dia 31 de maio, a partir das 19h, no Teatro João do Vale

Nelson Cipriano, piano
Josí Veras, soprano & Willame Rafael, piano
Jairo Moraes, trompa & Andrea Rodrigues, piano
Manoel Mota, violino & Jayr Torres, violão
Manoel Mota, violino; Bethania Oliveira, violino; Thiago Colver, violino& Jayr Torres, violão
Alessandro Freitas, violão
Orquestra Maranhense de Violões
Coral da EMEM
Orquestra de Violões da EMEM
Madrigal São Luís
Quarteto de Câmara                         
Combo 363 – Bananeira
Orquestra de Câmara do Estado do Maranhão

Imagens ilustrativas/Internete arquivo SECTUR
Uma noite de cênica, musical e de amor à cidade de São Luís. Assim pode ser definido o projeto Serenata Histórica no Centro de São Luís. O passeio desenvolvido pela Prefeitura de São Luís, através da Secretaria Municipal de Turismo (Setur) e que acontece sempre no mês de férias na capital, recebeu uma edição especial nesta quinta-feira (26). A serenata encantou os turistas e guias de turismo que participam em São Luís do Congresso Brasileiro de Guias de Turismo. Os guias de vários estados levaram uma ótima lembrança do cartão de visitas de São Luís.

A secretária municipal de Turismo, Socorro Araújo, enalteceu a oportunidade de mostrar aos guias que participam do congresso a rica cultura maranhense de forma lúdica e didática. Ela ressaltou que por meio do passeio eles conheceram as belezas de São Luís com música, poesia e encenações de artísticas nos papeis de maranhenses que fizeram história.

"Proporcionar aos turistas uma experiência turística bem ampla compõe a política de fortalecimento do turismo em nossa cidade, desenvolvida pelo prefeito Edivaldo. São Luís é uma cidade rica em arte e a Serenata Histórica é uma fusão dessa cultura. Os guias que participam do congresso, têm a leitura da nossa história contada pelos próprios personagens históricos, que surgem ao longo do trajeto e contam as particularidades da nossa cidade", contou.


Em virtude da chuva, a serenata não fez o tradicional percurso pelo Centro Histórico, mas se concentrou na Praça Benedito Leite. Nada que tirasse o brilho da noite. O tempo chuvoso aumentou mais o clima de romantismo e saudosismo. Padre Antônio Vieira, Ana Jansen, Daniel De LaTouche foram alguns dos personagens que estiveram na Serenata.

"É uma coisa fantástica. Eu não vejo algo assim há muitos anos. Estão de parabéns", enalteceu o advogado e jornalista curitibano, José Augusto, 71 anos. Ele também ressaltou a hospitalidade dos ludovicenses.

A boa receptividade não foi percebida apenas por José Augusto. Caius Marcellus, 48 anos, de Natal-RN, disse que voltou a visitar São Luís após 15 anos, e encontra uma cidade calorosa e pujante culturalmente. "Estou muito feliz com a forma como fui recebido. Temos que parabenizar a Prefeitura por dar apoio a uma ação como esta. Investir na cultura e na preservação da história é investir no turismo e turismo é muito sério. O resultado é sempre muito positivo", afirmou.

O vereador Professor Lisboa, que participou do passeio, reforçou a necessidade de investimentos na cultura. "Este é um projeto fundamental para o fomento do turismo na nossa cidade. Enriquecer os nossos produtos para fomentar o turismo é investir na melhoria da cidade. Por isso, apoiamos este projeto maravilhoso da gestão do prefeito Edivaldo que só fortalece a cultura maranhense", destacou.

HOMENAGEM A PAPETE

Os músicos da banda da Serenata Histórica promoveram uma homenagem ao cantor e compositor Papete, falecido na madrugada desta sexta-feira (27). O cantor Paulinho falou de sua convivência com o grande artista maranhense. "Nossa cidade está muito triste com a perda. Eu tive uma honra muito grande tê-lo conhecido e trabalhado com ele. A cultura maranhense perdeu um grande nome", contou o músico.

O evento teve respeitado um minuto de silêncio e uma salva de pandeirões. A música Rosa Amarela, que representava bem o artista, foi entoada com emoção.
sexta-feira, 27 de maio de 2016
Familiares, amigos e centenas de artistas se fizeram presentes para prestar a última homenagem ao cantor, compositor, poeta e instrumentista, José de Ribamar Viana, o Papete. O multiartista maranhense faleceu na madrugada de quinta-feira (26), em São Paulo, após lutar contra um câncer de próstata. O velório foi realizado nesta sexta-feira (27), na Casa do Maranhão, no Centro Histórico ao som de muita música, recitais e diversas homenagens para lembrar o artista que partiu deixando um imensurável legado para a arte, música e a cultura do Maranhão.

O governador Flávio Dino compareceu ao velório para prestar suas condolências aos familiares e amigos do artista e ressaltou a importância de Papete. “A arte de Papete é especial para mim. Ele é um nome de grande significância para o Maranhão, sobretudo por sempre defender os nomes desta cultura por onde ia”, disse o governador. Flávio Dino pontuou que Papete “não poderá estar conosco nestes festejos, mas sua obra e memória estarão, sempre vivos”.

O secretário de Estado de Comunicação e
Assuntos Políticos (Secap), Márcio Jerry, e o secretário de Estado de Cultura e Turismo (Sectur), Diego Galdino, também estiveram na solenidade. “Papete era uma figura singular na nossa cultura e será homenageado em todo o período junino do Maranhão”, disse Galdino. O arraial do Ipem levará o nome do artista e terá um espaço exclusivo à memória dele no festejo. O secretário informou ainda que o primeiro dia de programação, dia 17 de junho, será todo dedicado ao artista.

“Ele deixa, sem dúvida, um legado de imensurável valor para a cultura do maranhense. Papete trabalhou sempre voltado para as festas juninas e este será o primeiro ano em que não estará presente. Mas estará em nossa memória, em nosso coração e no daqueles que reconhecem o trabalho que ele desenvolveu”, ressaltou Gisele Paiva, viúva do artista. Ela lembrou do envolvimento de Papete com a arte local e os festejos juninos e que, mesmo doente, dizia que estaria no Maranhão para acompanhar as festas. “O que eu espero agora é que dêem continuidade ao trabalho dele, que mantenham viva a memória dele”, destacou.

Para o cantor e amigo Tutuca Viana, Papete foi um artista excepcional em obra e como defensor da arte maranhense. “Ele tinha um olhar muito sensível ao que se fazia no Maranhão e sempre impulsionou outros artistas. Descobria talentos e dava oportunidades quando ele percebia um artista nascendo. Era um cara do coletivo, sem vaidades. Um homem da cultura e pelo Maranhão”, disse.

Um grande conhecedor da cultura maranhense e defensor, assim traduz Chiquinho França sobre quem era o artista Papete. O músico instrumentista conta que há sete meses teve um encontro com Papete, quando de sua estada na capital e o convidou para um projeto artístico, o Som do Mará. “Ele de pronto aceitou e mostrou um entusiasmo por ser convidado a fazer parte desta iniciativa que tem como mote elevar a música local. Eu fiquei lisonjeado com o aceite dele. Papete é único e especial”, ressaltou.

O cantor Mano Borges ressaltou a tristeza por este primeiro São João sem o artista e as homenagens que devem ser feitas para lembrar seu legado. “Estamos acostumados com o Papete nesta grande festa da cultura maranhense e infelizmente ele não estará conosco. Mas nós saberemos lembrar o artista que ele sempre será e tudo que significa para a música e cultura maranhense”.

Fernando de Carvalho estava inconformado com a partida do amigo e ídolo. A história que mantém com a arte de Papete é peculiar e vem desde a infância.
Fernando lembra do antológico Bandeira de Aço, um dos trabalhos mais proeminentes de Papete, que ele ouvia quando criança, por gosto do pai. “Eu nem sonhava em ser artista e quando entrei neste meio e ouvia as canções de Papete, aquilo tudo me levava de volta à infância. Tive a felicidade de trabalhar com ele e tê-lo participando do meu primeiro CD. E quando o Bandeira de Aço foi lançado em CD eu prontamente fui garantir o meu. Papete sempre esteve na minha memória afetiva. Sou fã incondicional, sou admirador e é uma perda muito triste para mim, para nossa cultura”, enfatizou.

A despedida para Papete reuniu muitos artistas que prestaram uma bela homenagem durante o velório. Amigos e colegas de arte entraram no salão da Casa do Maranhão entoando, em fortes vozes, as canções emblemáticas do artista como Engenho de Flores, Bandeira de Aço e outras. Os fortes sons dos pandeirões ecoaram na sala fazendo daquele momento triste um episódio de boas lembranças e alegria pelo que ele representou. Estavam presentes a mais esta homenagem, dentre outros, os artistas Josias Sobrinho, Gerude, Cecília Leite, o poeta e escritor de cordel Tibúrcio Bezerra, Célia Maria, Ronald Pinheiro.

Luta pela vida

Mesmo lutando contra o câncer, Papete conseguiu terminar a obra Senhores Cantadores, em que trata dos grandes nomes da cultura popular, principalmente do Bumba Boi do qual era profundo amante e estudioso. Natural de Bacabal, Papete mudou-se para São Paulo ainda jovem, aos 18 anos. Na capital paulista foi consagrado como cantor, percussionista e compositor de reconhecimento nacional e internacional, sem nunca deixar de prestigiar a sua terra natal, sendo presença garantida e esperada nos festejos juninos no Maranhão.  Em 1978 gravou o antológico disco da história da Música Maranhense: Bandeira de Aço. No repertório deste disco, Papete traz canções que se tornaram ícones do São João do Maranhão, como Boi da Lua e Catirina. Sua trajetória é notável e nos anos de 1982, 1984 e 1987, foi eleito um dos três melhores percussionistas do mundo. Papete faleceu aos 68 anos, em São Paulo, onde morava desde o ano de 1966.


Fotos 1 e 2 – Governador Flávio Dino compareceu ao velório onde foram prestadas homenagens a Papete
Fotos 3 e 4 – Familiares, amigos e admiradores do trabalho de Papete estiveram na Casa do Maranhão para se despedir do músico
Foto 5 – Amigos e colegas de arte entoaram canções de Papete durante o velório na Casa do Maranhão
Foto 6 – Músico Chiquinho França definiu Papete como grande conhecedor e defensor da cultura maranhense
Foto 7 – Tutuca Viana destacou o caráter excepcional da obra e vida de Papete
Foto 8 – Cantor Mano Borges lembrou o legado de Papete para o São João
Foto 9 – Fernando de Carvalho reafirmou a felicidade em ter trabalhado com Papete

Fotos: Handson Chagas/Secap


Confia no Senhor e faze o bem; habitarás na terra, e verdadeiramente serás alimentado.
Deleita-te também no Senhor, e te concederá os desejos do teu coração.
Salmos 37:3,4

Deputada Ana do Gás fica difícil o que desejar para alguém tão especial como você. Amigos já tem ao monte, mas desejo que tenhas um pouco mais. Quem sabe "...um MILHÃO de amigos e bem mais forte e poder cantar...", saúde, nesse quesito, Deus, do alto se sua misericórdia tem lhe conservado, ainda lhe acrescentou uma família linda, deu-lhe também competência no que faz, especialmente no desempenho do mandato parlamentar que seus amigos e eleitores lhe concederam.

Dessa maneira, só me restou pedir ao nosso Pai Celestial que multiplique tudo de bom que já possui e que continue também com seu jeito simples e amigo a ajudar a nossa gente simples e humilde, que confia e busca na sua pessoa respostas para muitos dos seus problemas.

Portanto, cara amiga Ana, Feliz aniversário e tudo de bom, hoje e sempre.

: