quinta-feira, 30 de junho de 2016
As festividades continuam a todo vapor no circuito junino oficial do Governo do Maranhão. Na noite desta quarta-feira (29), grupos folclóricos aqueceram suas matracas e pandeirões nos terreiros do ‘São João de Todos’. A intensa programação cultural foi prorrogada e a festa continua nesta sexta-feira (1°) e sábado (2), nos Arraiais do Ipem, Nauro Machado e Vila Palmeira, prometendo agitar ainda mais o público e a economia criativa local.

Na noite de quarta-feira, a festa ficou por conta de grupos de bumba meu boi, quadrilhas, cacuriás, companhias de dança e shows de artistas populares. No Arraial do Ipem, as atrações foram: Cia Pulsar de Dança, Boi Presidente Juscelino, Cacuriá do Bom Jesus, Boi Pirilampo, Show de Gabriel Melônio, Quadrilha Fogo Caipira e Boi de Axixá. A programação variada e a organização do espaço arrancaram elogios do público presente.

O casal Rafael Queiroz, 31 anos, e Daniele Fernandes, 35 anos, ambos engenheiros civis, compareceram ao Arraial do Ipem com o filho, o pequeno Gabriel, de apenas 7 meses. 

Morando em São Luís há 5 anos, os paraenses aprovaram a estrutura e as atrações do São João de Todos deste ano. “Gostamos muito do espaço, bem organizado e seguro. A programação geral também está legal, dá para assistir de tudo um pouco”, falou Rafael.

Outro espaço que parece ter agradado é o Arraial da Maria Aragão, organizado pela Prefeitura de São Luís com apoio do Governo do Estado. Na noite de quarta, as atrações foram: Cacuriá Assa Cana, Quadrilha Fogo Caipira, Show Folia de Três, Boi Novilho Branco, Show de Alê Muniz e Luciana Simões, Boi de Morros e Boi de Maracanã.

Segundo informações da coordenação do Arraial da Maria Aragão, 8 mil pessoas compareceram à praça durante os 12 dias de festa. Entre eles, a universitária Wandenice Garcês, 34 anos, e o eletricista Elisequias Santos, 31 anos.

“A gente vê a segurança presente e a programação também está muito boa”, disse Wandenice. Juntamente com o namorado, ela vai aproveitar a prorrogação dos dias de festa durante fim de semana. “Acredito que vamos para a Nauro Machado, outro arraial que também frequentamos por ser de fácil acesso”, concluiu Elisequias.

Economia criativa

Além de levar mais cultura e alegria para milhares de maranhenses, a ampliação do São João de Todos promete render lucros para quem aproveitou a festa para faturar. A artesã Aurea de Sousa, 40 anos, vende suas bijuterias há vários anos em arraiais da capital maranhense, e foi só elogios para a organização do Arraial do Ipem.

“As vendas aqui estão sendo ótimas, por isso adorei a notícia de que vai haver programação também no fim de semana. Está tudo muito organizado, pela primeira vez nós ganhamos barracas grandes para expor melhor nossas peças, e o público aqui também é muito bom”, falou Aurea, cujos colares, brincos e pulseiras, feitos à mão, custam entre R$ 10 e R$ 15 reais.

Outro vendedor que comemorou a extensão da festa foi Rômulo Castro e Souza, 64 anos. Motorista de ônibus durante o dia, Rômulo aproveita grandes festas populares, como o São João, para tirar uma graninha extra vendendo água e cerveja. “O público dos arraiais este ano está sendo muito bom, a gente vê muito mais gente na rua do que no ano passado. O que está sendo ótimo pra mim, que estou conseguindo vender bem, apesar da crise”, falou o ambulante.

Programação do fim de semana

Por determinação do governador Flávio Dino, a programação do São João de Todos foi estendida e os arraiais continuam nesta sexta e sábado, dias 01e 02 de julho, respectivamente. Reunindo o melhor do folclore local nos Arraias do Ipem, no Calhau; Nauro Machado, no Centro Histórico; e Vila Palmeira, no Parque Folclórico da Vila Palmeira, a festa será animada por grupos de bumba meu boi, tambor de crioula, dança portuguesa, quadrilhas, cacuriás, companhias de dança e shows de artistas populares. A programação completa pode ser conferida no site www.ma.gov.br/saojoao2016 e nas redes sociais oficias do governo na internet.

Os Tribunais Regional Eleitoral do Maranhão, de Justiça (TJMA), do Trabalho da 16ª Região (TRT), a Justiça Federal (JFMA) e a Universidade Federal (UFMA) realizarão na manhã do dia 6 de julho (quarta-feira) o I Seminário de Logística Sustentável e Redução de Custos na Gestão Pública, que ocorrerá no auditório Ernani Santos do TRE (Avenida Senador Vitorino Freire, s/n – Areinha).

O propósito é falar sobre o Plano de Logística Sustentável (PLS) instituído para o Poder Judiciário pelo Conselho Nacional de Justiça, regulamentado pela Resolução 201/15, que traz informações sobre esta ferramenta de gerenciamento de recursos materiais e financeiros. 

A ideia é também sensibilizar os gestores de recursos públicos e tomadores de decisões acerca da responsabilidade com este tema que pode ser gerida pelos núcleos socioambientais de cada órgão. Como será entregue certificado de participação, os interessados devem se inscrever através de banner hospedado no endereço eletrônico www.tre-ma.jus.br. 

Ainda durante o Seminário, haverá assinatura de Protocolo de Intenções entre as instituições realizadoras para racionalização e redução de custos; logísticas integradas de veículos; capacitação e produção científica; destinação adequada de resíduos; e compras sustentáveis e compartilhadas. 

Programação

8h30 - Credenciamento
9h30 - A efetividade da Resolução CNJ 201/15 e seus reflexos (conselheiro Noberto Campelo do CNJ);
10h45 - Plano de Logística Sustentável (assessora-chefe Ketlin Feitosa de Albuquerque Lima Scartezini da Gestão Socioambiental do STJ);
11h40 - Panorama da Gestão Socioambiental no Poder Judiciário (assessor-chefe Ganem Amidem Neto da Gestão Socioambiental do TSE).

Em entrevista, o Secretário adjunto de Cultura e Turismo do Maranhão, Hugo Veiga, traça planos
para o setor e fala ao Jornal Cazumbá sobre relação com o trade, autonomia de trabalho, ações
promocionais, regionalização do Turismo, diálogo com os municípios, entre outros assuntos.

1) Secretário, assuntos espinhosos, como a limitação orçamentário, baixo fluxo de turistas no Estado, especialmente na capital tem gerado insatisfação dos empresários do setor. Como estão sendo tratados esses temas?

Hugo Vieiga – Todos estes temas fazem parte da pauta constantemente. O país passa por um momento de crise e o que dificulta algumas ações / projetos, porém temos foco na solução. A Secretaria Adjunta de Turismo está em fase de planejamento, cooperações técnicas, projetos guarda-chuvas e as PPP’s - Parceiras Público Privadas estão sendo costuradas para driblar a falta de recursos para ações e projetos, bem como reverter o baixo fluxo de turistas em nosso Estado.

2) Você tem experiência e vivência no Turismo, não sabemos se tem alguma expertise no campo político. Quando o tema for politica, como serão esses diálogos?

HV – Minha indicação teve caráter técnico para a atividade fim Turismo. As questões políticas são gerenciadas pelo Secretário Titular da Pasta que é o Secretário Diego Galdino. Todavia, acredito que seja bem mais fácil para um profissional de formação técnica lidar com as questões políticas (por embasamento) do que o inverso. É mais fácil um técnico em turismo entender a política, do que um político entender de turismo.

3) Uma das grandes insatisfações do trade, foi a saída da Sectur do Centro Histórico para o Calhau. Você é a favor de sua permanência fora da Praia Grande?

HV – Anteriormente a minha chegada o Secretário Diego já havia determinado o retorno ao Centro Histórico. Neste momento ele avalia o que será melhor aos cofres do Estado. Sou a favor de estarmos na Praia Grande, mas este é um assunto a ser tratado por ele.

4) Você pretende sair do gabinete e ver a real situação das áreas e municípios turísticos do Estado?

HV – Apesar das inúmeras demandas internas, tenho saído bastante do Gabinete, é preciso estar in loco para observar os por menores, visto que também sou pesquisador e ter perfil de estar sempre em campo. Estava aguardando apenas a nomeação oficial ao cargo. Superada esta etapa e com o apoio – sempre – do Secretário Diego – iremos aos Polos, em uma série de visitas - avaliar de perto as demandas e assim termos subsídios para a tomada de decisões.

5) Em relação a projetos de Turismo. O que tem em mente?

HV – Estamos em fase final de planejamento, com pretensão de trabalharmos com ações/projetos de alto impacto e baixo custo. Um grande projeto de capacitação chamado ‘Mais Qualificação e Turismo’ está sendo desenvolvido no intuito de capacitar os prestadores de serviço do Maranhão, começaremos com área de A&B (um dos calcanhares de Aquiles do Estado), para isso iniciamos uma série de contatos com UFMA, IFMA, UEMA, Sistema S e Secti. Retomaremos a Regionalização prioritariamente com os Polos São Luís, Lençóis e Chapada, mas sem esquecer os demais (seguindo a orientação do MTUR). O mesmo com a expansão do CADASTUR. Na Promoção, definimos como mercados prioritários os Estados vizinhos (Pará, Piauí, Tocantins e Ceará) e os demais mercados ligados por voos diretos (São Paulo, Brasília, Minas Gerais e Rio de Janeiro) onde mesclaremos ações de público intermediário e final, trabalhando sempre com inteligência de mercado mirando turistas de alto poder aquisitivo e maior tempo de permanência. Dois dos segmentos turísticos que mais crescem no mundo são o Turismo de Aventura e Birdwatching (turismo de observação de pássaros) e o Maranhão tem totais de condições de absorver ambos os perfis, por exemplo. Precisamos pensar e agir “fora da caixa”, pra termos resultados diferentes e positivos.

6) Quais as metas e projetos futuros para o setor turístico do Estado?

HV – Estamos pensando em ações e projetos que sejam primeiramente percebidos pelos habitantes dos polos e ai sim possam ser sentidos em maior escala pelos turistas. Segundo Mario Beni: “Um destino só é bom para o turista se for bom anteriormente aos seus moradores”. Eu acredito fortemente neste conceito. Em relação a metas, por historicamente não termos estatísticas que norteiem as políticas públicas, buscaremos as cooperações técnicas com a finalidade de gerarmos dados estatísticos que possam nos nortear em relação a melhor tomada de decisão em relação às políticas públicas de fomento a atividade turísticas e com base nesses futuros dados projetarmos nossas metas em um cenário em que as mesmas sejam exequíveis.

7) O que mais urgentemente precisa ser feito?

HV – Existem muitas demandas, mas a política de planejamento ajuda o gestor a hierarquizá-las. Planejamento e está em fase final de execução. Ações planejadas são mais assertivas, geram menos gastos públicos e otimizam os recursos humanos e financeiros.

8) Alguns destinos maranhenses estão sem estruturação alguma para receber pessoas. Como a Secretaria pretende trabalhar essa questão?

HV – O Turismo é um ator de articulação entre executores. A nossa relação com SEINFRA e CAEMA, por exemplo, tem sido muito profícua e tempo de resposta aos nossos pleitos tem sido muito bom.

9) Parceria com as entidades e o trade turístico?

HV- O principal canal de diálogo com o trade e as entidades que o representativas é o Conselho Estadual de Turismo, que já fora retomado em nossa gestão. Assim que passar pela provação do Secretário Diego, apresentaremos ao trade e abriremos para contribuições, mirando numa construção coletiva, dentro das nossas possibilidades.

10) Parcerias com o Ministério do Turismo. Como será costurada a parceria com o MTur?

HV- Em julho (após o São João) enviaremos uma missão técnica para fazer imersão no MTUR e EMBRATUR, a fim de fomentarmos, ações/projetos que possam ajudar a alavancar o turismo no nosso Estado. As tratativas já foram iniciadas.

11) Nossa cultura local é diferenciada e as ações de divulgação do turismo, nos últimos anos, vêm reforçando esse viés, enaltecendo nosso patrimônio cultural, como é o caso do São João e Carnaval dentro do universo da cultura popular. A Sectur pretende trabalhar outras vertentes? 

HV- Temos uma das capitais mais antigas do Brasil com mais de 3.500 casarões coloniais de arquitetura lusitana, temos um ecossistema único no mundo com dunas que avançam em direção ao mar e a um grande rio, entrecortado por lagoas de águas doce e cristalina, possuímos uma chapada que possibilita o acesso mais facilitado entre as demais chapadas do país às suas variadas cachoeiras. Nosso maior diferencial é a cultura (patrimônios materiais e imateriais, gastronomia, artesanato), porém temos ativos naturais únicos como os Lençóis Maranhenses e a Chapada das Mesas. A ideia é promover esses diferencias de forma casada, fazendo com que mais pessoas se sintam atraídas pela variedade e unicidade de nossa oferta de produtos turísticos.

12) Eventos. Há pretensão em fazer uso desse nicho?

HV- O segmento MICE é um segmento muito importante, ajuda bastante a movimentar a economia local e a combater a sazonalidade. Hoje temos um problema ligado ao Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, mas que já iniciamos algumas conversas para sanar este entrave. Estamos também avaliando alternativas, como por exemplo, a UFMA tem condições de atender eventos com uma boa estrutura, além dos hotéis. Neste momento aguardaremos a definição em relação a situação do SLC&VB, para junto ao Secretário Diego decidirmos quais políticas nesse ínterim iremos seguir.

13) Há perspectivas de dias melhores para o turismo do Maranhão?

HV- Acredito fortemente que haja. O Secretário Diego tem nos dado todo apoio na medida do possível (e da atual realidade econômica supracitada). Com anuência do Secretário Diego, estamos estabelecendo cooperações técnicas com UFMA, IFMA, UEMA e UEMA NET, SEBRAE, SENAC dentre outras, além das PPP’s. Trabalhando em sintonia com Trade, tendo como base o diálogo para a construção coletiva, não vejo como não conseguir bons resultados.

14) Como esta formada a equipe da Sectur, especialmente no que tange ao turismo?

Convidamos para fazer parte da Assessoria de Turismo duas professoras da UFMA, com vastas experiências em Turismo e Hotelaria (experiências tanto de mercado, como acadêmica e pública) que muito estão nos ajudando no planejamento da Secretaria Adjunta de Turismo. Ainda com alinhamento do Secretário Diego, chamamos um talento que mapeei quando professor do curso de Turismo da UFMA e sem esquecer dos bons e experientes quadros que a Secretaria possui. Essa mescla tem tudo pra dar certo e trazer novos e bons ventos ao turismo do Maranhão.

terça-feira, 28 de junho de 2016
O desfile de matracas e pandeirões juninos farão a alegria dos brincantes em mais dois dias de evento. Resultado do grande sucesso de público do ‘São João de Todos’, organizado pelo Governo do Estado e Prefeitura de São Luís, a festança se estende na sexta (1°) e sábado (2) de julho. No período, os arraiais Mestre Marcelino, na Praça Nauro Machado, Donato Alves, no Ipem, e Humberto de Maracanã, no Parque Folclórico da Vila Palmeira, estarão em atividade com diversas atrações, brincadeiras e shows de artistas maranhenses.

Para o secretário de Estado da Cultura e Turismo (Sectur), Diego Galdino, a população que tem lotado os arraiais vai poder curtir mais este fim de semana de festejos. Galdino pontua a significância da celebração para o Estado. “Nosso São João é um dos mais belos do país e temos todos os motivos para comemorar. Queremos contemplar o cidadão ludovicense com mais dois dias de uma festa alegre, variada em atrações e onde as famílias podem se divertir com segurança”, ressaltou.

Um dos pontos fortes da programação do ‘São João de Todos’ é a participação do público que vem comparecendo em todos os espaços de celebração junina. A reunião de famílias foi a tônica do período. A presença de crianças e idosos também marca a festança nos arraiais oficiais do Governo do Estado. “É uma verdadeira reunião de famílias e todas as faixas etárias. Nos traz muita felicidade ter realizado um evento com toda a estrutura para a população”, pontuou o titular da Sectur.

Os dias a mais de festejo influirão positivamente nas áreas do turismo e economia local, ressalta Galdino. Para o turista, a oportunidade de esticar a estada na capital e consumir os produtos típicos da culinária e artesanato maranhense. É um impulso para o comércio, que será movimentando no entorno dos arraiais, a exemplo dos demais dias de circuito. “É mais um momento para fomentarmos a produção local e evidenciar o que o Maranhão tem de melhor, que é a sua cultura e a sua gente”, avaliou Diego Galdino.

Para a segurança do período extra de festas o mesmo aparato dispensado nos festejos regulares e que culminou com um São João tranquilo e sem ocorrências graves. “O planejamento estratégico para o período surtiu o efeito desejado com a garantia da segurança para o público”, disse o titular da Sectur. O policiamento está preparado e devidamente equipado para atender às ocorrências e também para orientar o público.

Na Praça Nauro Machado, além do efetivo regular, uma equipe da Companhia de Policiamento Turístico (CPTur) vai fazer a segurança no local. Este efetivo tem domínio de diversos idiomas e treinamento específico para atender turistas e também o público local. No local, o público conta, ainda, com posto fixo da Polícia Militar, funcionando 24 horas. “Estamos com o policiamento a postos para atender ludovicenses e quem vier curtir mais esses dias de festejos de São João”, concluiu Diego Galdino.

São João

O período junino oficial em São Luís teve início dia 17 deste mês, em quatro arraiais principais e mais 10 festejos nos Vivas dos bairros. Os espaços ofereceram ao público uma vasta programação com mais de 300 atrações, entre shows musicais e apresentações de brincadeiras do período. Somado a estes, o comércio de pratos típicos e de peças do artesanato maranhense. O governo também apoiou os festejos em alguns bairros, marcando um ‘São João de Todos’ e para todos, como o próprio nome do festejo.

São Marçal

O maior encontro de grupos de Bumba Boi do Maranhão, o Dia de São Marçal, comemorado nesta quinta-feira (30), vai reunir centenas de brincadeiras para reverenciar o santo. “Esse dia é do São Marçal, é para que os grupos de matraca e zabumba possam fazer suas reverências e toda a população deve se fazer presente neste momento único do São João maranhense”, enfatiza Diego Galdino. Por ocasião destas comemorações os arraiais oficiais do Governo do Estado não terão atividade.

A pluralidade cultural de sotaques, cores e ritmos marcou o ápice das festividades juninas nos vários arraiais espalhados por São Luís. O dia 24, dia de São João, foi marcado pela grande presença de maranhenses e turistas nos diversos espaços espalhados pela cidade que, juntos, em total sinergia, transformam a capital em uma miscelânea cultural. O governador Flávio Dino e o prefeito Edivaldo Holanda Júnior prestigiaram um dos dias mais simbólicos da festa e ratificaram a razão pela qual o Maranhão possui o título de maior e melhor São João do Brasil.

Do Centro Histórico ao Calhau, passando pelos Vivas, nos bairros e arraiais promovidos por entidades e associações privadas, esta sexta-feira (24) foi mais um dia de celebrar a maior manifestação cultural do Maranhão. Na Praça Nauro Machado, a tenda do Tambor de Crioula da Faustina reuniu olhares atentos e curiosos de turistas de todas as partes do mundo com as vibrantes formas de expressão corporal das coureiras e a roda capitaneada pelos coureiros e seus tambores. No IPEM, Vila Palmeira e Maria Aragão, bois de todos os sotaques, danças portuguesas e do lelê e shows em homenagem a Papete deram o tom da noite.

Em São Luís, o São João está presente em mais de 20 bairros, que juntos transformam a capital maranhense em uma profusão de músicas, danças e sabores. São quatro arraiais oficiais mantidos pela parceria entre o Governo e a Prefeitura, outros dez grandes arraiais e mais dezenas de espaços apoiados pela parceria que caracterizam o caráter democrático do São João de Todos.

Flávio Dino e Edivaldo Holanda Júnior estiveram na noite desta sexta-feira (24) visitando o Arraial Pertinho de Você, na Cohama, que conta com o apoio do Governo e da Prefeitura. Governador e prefeito pararam para conversar e posar para fotografias. Em clima de descontração, eles receberam o reconhecimento do público.

Na ocasião, o governador destacou que o São João tem uma importância cultural por ser um elemento que compõe a identidade do povo maranhense. “É uma belíssima festa, é sem dúvida a maior e a melhor festa junina do Brasil. Pela quantidade de pessoas, pela pluralidade, diversidade e pela capacidade de reunir tanta gente animada como nós estamos vendo nos arraiais que temos visitado”, ressaltou Flávio Dino.

Para o prefeito Edivaldo, o período dos festejos juninos é muito importante para a cidade, uma vez que, além de valorizar as manifestações culturais da cidade, gera emprego e renda por meio do aumento do comércio informal e do fluxo de turistas. "Este é o segundo ano que venho prestigiar o Arraial 'Pertinho de Você'. Para este ano, Governo e Prefeitura realizam em parceria uma ampla programação em vários pontos da cidade, buscando valorizar a nossa cultura", acrescentou o prefeito.

Para o governador, além do valor cultural, o São João do Maranhão possui uma dimensão econômica, pois é uma atividade que gera renda e milhares de oportunidades de trabalho, além do aspecto social, “porque é um caminho pelo qual nós temos a possibilidade de jovens talentos se manifestarem, serem apresentados, desenvolverem suas aptidões e as suas capacidades”.

O governador enfatizou também que é preciso levar o São João a muitos espaços, como está sendo feito este ano. “Já visitei vários arraiais. Nós apoiamos arraiais de entidades privadas, arraiais públicos, os arraiais em parceria com as prefeituras. Uma festa desse tamanho não cabe em um só modelo, é por isso que eu faço questão de estar presente em todos, para prestigiar todos aqueles que fazem essa belíssima festa, sobretudo em uma noite tão especial dedicada a São João”, reiterou.

Marcaram presença na comitiva dos governantes durante visita ao arraial, os deputados federais Weverton Rocha, Juscelino Filho, os vereadores Astro de Ogum e Osmar Filho, o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Antônio Araujo, e a secretária municipal de Comunicação, Conceição Castro.

Parceria

Com o objetivo de preservar as manifestações tradicionais maranhenses e democratizar o acesso à cultura, o Governo do Estado e a Prefeitura de São Luís são parceiros na organização do "São João de Todos". Além de ampla programação executada nos arraiais oficiais, governo e prefeitura apoiam diversos espaços por toda a capital maranhense por meio da disponibilização de estrutura de palco, equipamentos elétricos e de sonorização e apoio às brincadeiras. 


segunda-feira, 27 de junho de 2016
As alternativas para os consumidores são as lâmpadas fluorescentes ou as de LED que, apesar de mais caras, consomem menos energia e duram mais

A partir da próxima quinta-feira (30), as lâmpadas incandescentes não poderão mais ser vendidas no Brasil. As alternativas para os consumidores são as lâmpadas fluorescentes ou as de LED que, apesar de mais caras, consomem menos energia e duram mais.

Uma lâmpada fluorescente compacta economiza 75%, se comparada a uma lâmpada incandescente de luminosidade equivalente. E se a opção for por uma lâmpada de LED, essa economia sobe para 85%. A durabilidade da LED é 25 vezes superior às lâmpadas incandescentes e até quatro vezes maior que as lâmpadas fluorescentes.

Para o diretor técnico da Associação Brasileira da Indústria de Iluminação (Abilux ), Isac Roizenblatt, vale a pena investir em lâmpadas mais modernas, porque o retorno financeiro é grande. “O que custa pesado para os consumidores não é o preço da lâmpada de fato, é o preço da energia ao longo do tempo. Então, esse investimento retorna rapidamente”, avalia.

Enquanto uma lâmpada incandescente de 60 watts custava em média R$ 2,90, uma equivalente de LED custa em torno de R$ 8,90. Segundo a Abilux, o preço da lâmpada de LED vem caindo cerca de 30% por ano no Brasil.

Roizenblatt também aponta que as lâmpadas incandescentes emitem 95% de calor e apenas 5% de luz, o que prejudica o meio ambiente. “É uma lâmpada que tem baixíssima eficiência e vida curta”, explica. Segundo ele, a melhor opção é usar as lâmpadas LED, que são mais eficientes e não contêm metais pesados, como as fluorescentes, que têm mercúrio em sua composição. O uso de lâmpadas LED já é adotado amplamente em outros países como China, Índia, Reino Unido, Estados Unidos, Canadá, Cuba, Austrália, Argentina, Venezuela e na União Europeia.

A troca das lâmpadas incandescentes no Brasil começou em 2012, com a proibição da venda de lâmpadas com mais de 150W. Em 2013, houve a eliminação das lâmpadas de potência entre 60W e 100W. Em 2014, foi a vez das lâmpadas de 40W a 60W, e o processo de substituição acaba no dia 30 junho deste ano, com a proibição das lâmpadas com potência inferior a 40W. A partir dos prazos finais estabelecidos, fabricantes, atacadistas e varejistas serão fiscalizados. Os estabelecimentos, importadores e fabricantes serão fiscalizados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), e quem não atender à legislação poderá ser multado.

Segundo a Abilux, se todas as lâmpadas do país fossem substituídas por LED, haveria uma redução de cerca de 10% no consumo de energia elétrica. “Não só o cidadão ganha quando usa uma lâmpada mais moderna, mas o país ganha porque transfere investimentos em geração e distribuição de energia. A diferença de eficiência é tão grande que reflete em todo o país porque não existe lugar onde não se usa uma lâmpada, em ambientes externos e internos. Então, vale a pena”, diz Roizenblatt. Segundo dados da ONU, a substituição das lâmpadas incandescentes no mercado é capaz de economizar anualmente cerca de 5% de toda a energia elétrica utilizada no mundo.

Nas lojas de Brasília, já é difícil encontrar lâmpadas incandescentes para vender, embora ainda haja procura dos consumidores. “Algumas pessoas ainda procuram, se tivéssemos ainda em estoque, com certeza venderíamos”, diz o gerente de vendas de uma loja da capital, Sebastião Pereira Costa.

Segundo ele, as pessoas procuram porque gostam da cor da luz incandescente e não se acostumam com a luz emitida pelas lâmpadas LED. “A qualidade da luz incandescente ainda é a melhor, apesar de ter um maior consumo de energia, esquentar muito e durar pouco”, diz. De acordo com o gerente, existem hoje no mercado opções de lâmpadas LED com luminosidade amarelada, parecida com as incandescentes.

Texto e foto:http://epocanegocios.globo.com


O deputado estadual Júnior Verde (PRB) participou neste sábado (25) do 1º Grande Encontro do Partido Progressista (PP), Partido Verde (PV) e Partido Republicano da Ordem Social (PROS), que se uniram em prol da pré-candidatura de Olivia Caldas à prefeitura de Brejo. Na oportunidade, lideranças, filiados e simpatizantes discutiram o futuro do município, construindo uma agenda positiva voltada para o desenvolvimento da região.

O evento aconteceu no clube Mangueirão, e contou com a participação do prefeito Omar Furtado, do vice, Chico Caldas, do deputado federal Valdir Maranhão, dos presidentes do Diretório Municipal do PP, Lourinaldo Rodrigues de Abrantes, do PV, Josyfrank Silva dos Santos, e do PROS, Carlota Caldas, além de vereadores e pré-candidatos ao legislativo municipal.

Com o objetivo de fortalecer o nome de Olívia Caldas, o deputado Júnior Verde prestigiou  a programação do evento, contribuiu com as discussões e parabenizou o prefeito e seu vice pelo trabalho que vêm desenvolvendo no  município. 

“O encontro foi um grande sucesso, e refletiu não apenas a união em torno da pré-candidata da companheira Olivia Caldas, mas em torno de um projeto muito maior, voltado para ações que buscam, sobretudo, desenvolver o município de Brejo e região”, destacou o parlamentar.

O bumba meu boi Encanto da Ilha recepcionou quem passou pela Central de Informações Turísticas da Secretaria de Turismo de São Luís, na Praça Benedito Leite, na véspera (23) e no dia de São João (24). A ação faz parte da operação Boas Vindas, realizada pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Turismo que tem como objetivo promover a cultura local.

Para a secretária de turismo do Município, Socorro Araújo, que pessoalmente recepcionava os grupos, a ação é importante para a cidade. "Embora a situação do país não esteja tão boa para o turismo, nós somos otimistas e acreditamos no trabalho do prefeito Edivaldo, que tem dado condições à Setur, e, assim, temos trabalhado, buscando parceria do Estado e da Embratur. Estamos diversificando a promoção do destino São Luís, nas capitais ou cidades, que historicamente tem enviado turistas para cá, e isto já pode ser observado com esse grupos que chegam, contagiados pelo clima de São João ", disse a titular da pasta.

A paraense Betania Sousa, de 60 anos, se encantou com a recepção. "Que lindo. Adorei chegar e ser recebida dessa forma. Linda a cultura, maravilhosa a receptividade do maranhense", comentou ela, que estava acompanhada de um grupo de cerca de 50 pessoas.

Paola Pires, que já vinha do Delta da Parnaíba e Lençóis Maranhenses, disse que suas férias fecharam com chave de ouro. "Depois das belezas que conheci durante essa semana, foi maravilhoso fechar em São Luís com toda a sua beleza cultural e arquitetônica. Agora conheci o bumba meu boi e simplesmente estou apaixonada", destacou a paraibana.

"Extraordinário!", exclamou a aposentada Catarina Soares, de 63 anos de Belém (PA), que se juntou aos brincantes e fez aquela festa. "Esse é só um aquecimento. As noites nos arraiais de São Luís prometem", animou-se ela.

O mês junino é um dos períodos em que a cidade de São Luís atrai mais turistas. Com a chegada das festas de São João, visitantes procuram na cidade, além da diversidade cultural, a culinária, atrativos históricos e naturais.



Equipes de técnicos das superintendências de Biodiversidade e Áreas Protegidas e de Fiscalização da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), homens do Batalhão de Policiamento Ambiental e Corpo de Bombeiros se deslocaram para o Parque Estadual do Mirador, no último dia 20 de junho, para fiscalizar e orientar à comunidade que mora no local.

A ação ocorrerá no período de 10 dias com os seguintes objetivos: realizar operações multi institucionais governamentais; executar ação educativa com a comunidade residente no Parque para mobilizações de Gestão Compartilhada; fazer levantamento de locais para prevenção do fogo através da implantação de uma brigada de incêndio florestal; reprimir a caça e o tráfico de animais silvestres; realizar ações para prevenção do desmatamento, e ainda, trabalhar no levantamento de áreas para reposição florestal.

O secretário destacou que atitudes como essa são de extrema importância. “Este trabalho em conjunto é essencial para preservarmos as nascentes dos rios Itapecuru e Alpercatas, a fauna e a flora do Parque Estadual do Mirador”. Coelho ainda destacou que o Plano de Fiscalização Ambiental das Unidades de Conservação Estaduais foi instituído com a finalidade de orientar a atuação integrada entre a Sema, Policiamento Ambiental e Bombeiros e tem o objetivo de assegurar a proteção, fiscalização e monitoramento dos recursos naturais do parque.

As chamadas Unidades de Conservação são importantes para preservar a qualidade da água para abastecimento público, controlar a erosão e enchentes, e para prevenir a ocorrência de desastres naturais. “O Maranhão, por ser um Estado de transição geográfica entre três macrorregiões brasileiras (norte, nordeste e centro-oeste) é muito representativo com relação à biodiversidade, com várias espécies endêmicas e diferentes ecossistemas. Muitas áreas são importantes corredores ecológicos, influenciando assim no processo de distribuição das espécies e na dinâmica dos ecossistemas naturais”, explicou o secretário.
O São João é a festa mais tradicional do Maranhão. As cores, ritmos e a diversidade de danças e grupos folclóricos encantam maranhenses e, principalmente, turistas. São olhos atentos a cada detalhe nos arraiais espalhados pela ilha, detalhes que fazem único, o São João do Maranhão. Nos terreiros oficiais, o Governo do Estado investe nos serviços para atrair e atender melhor gente vindo de todos os cantos do mundo para fazer no Maranhão o ‘São João de Todos’.

O governador Flávio Dino tem percorrido os arraiais, vendo de perto a movimentação nas festas. Neste sábado (16), no Arraial do Donato Alves (Centro Social dos Servidores do Estado – IPEM), o governador conversou com turistas, ouviu as impressões e experiências, e pode constatar o encanto dos que vem de fora ao se deparar com o bumba-meu-boi, tambor de crioula e cacuriá e com outras tantas manifestações culturais.

“O São João tem uma dimensão cultural indiscutível, e há uma dimensão econômica também, já que são milhares de oportunidades, inclusive neste setor do turismo, como estamos vendo aqui no arraial do Ipem, em que, ao mesmo tempo que há as apresentações culturais, temos uma feira de artesanato, temos o Centro de Atendimento ao Turista, que, inclusive, possibilita que as pessoas conheçam melhor o Maranhão, há um espaço infantil para estimular a presença de toda família, de modo que, progressivamente, o arraial vai ganhando também outros papeis, entre os quais este, de estimular o turismo no Maranhão e para o Maranhão”, pontuou o governador Flávio Dino.

Na Central de Atendimento ao Turista, quem chega recebe dicas e orientações sobre os principais pontos turísticos do estado. São convidados a conhecer de perto locais como os Lençóis Maranhenses, as cachoeiras de Barreirinhas ou os segredos de Alcântara. Mas, quem veio apenas para o São João em São Luís pode entrar numa cabine de fotos, escolher uma de nossas paisagens naturais de fundo e levar para casa uma lembrança do Maranhão.

O secretário de Estado de Cultura e Turismo, Diego Galdino, lembra que a festa junina é uma oportunidade para os turistas possam também conhecer outros encantos que o estado guarda. “A intenção do Governo do Estado e do governador Flávio Dino, este ano, é que os turistas que chegassem no Maranhão pudessem ficar não só em São Luís, mas também conhecer os outros paraísos que temos no estado. Então, estamos tentando com a Central de Atendimento ao Turistas dar um pouquinho do gosto do que o Maranhão tem, das belezas naturais possui”, destacou Diego.

Ao circular pelas festas espalhadas na capital é fácil encontrar um turista. Tem caravanas vindo de países como a Colômbia ou de estados como Pará, e tem ainda quem venha independentes. Socorro Freitas, 73 anos, mora em Sobral, no Ceará, e é uma dessas pessoas que só de olhar, já se sabe que está vindo pela primeira vez ao São João do Maranhão. “É a coisa mais linda! É a primeira vez que venho e como tem vários lugares demos uma volta em alguns. Moro no Ceará, mas sou do Rio Grande do Norte, e nunca tinha visto algo assim, estou adorando. Que coisa linda essa decoração e essas cores”, relatou a aposentada, deslumbrada com festa junina no Arraial do Ipem.

Rosana Cheder é de Porto Alegre e veio para São Luís só para conhecer o São João. Passeando pelas ruas do Centro Histórico ficou impressionada com a variedade de ritmos e sotaques. “É muito bom, e que me chamou atenção mesmo foi a cultura, a diversidade da cultura da música, são vários estilos. É muito lindo!”, opinou a turista.


sábado, 25 de junho de 2016
O som das matracas, orquestras e zabumbas vão espalhar alegria pelo Arraial Donato Alves (Ipem) neste sábado (25), a partir das 20h. Para celebrar os santos juninos os bois de Guimarães (zabumba), Maracanã (matraca), Estrela de Bequimão (orquestra) Fé em Deus (zabumba) e Nina Rodrigues (orquestra) levarão suas toadas e ritmos para esquentar o ‘São João de Todos’.

Ainda no Arraial Donato Alves show dos cantores Tutuca, no sábado (25) e Alberto Trabulsi na sexta-feira (26) levam o melhor da música popular maranhense para contagiar o público na mais bonita festa da cultura popular do Maranhão.

Com mais de um século de história, o tradicional Boi de Maracanã e seu batalhão de matraqueiros encerrará os festejos juninos no Arraial Marcelino Guimarães (Praça Nauro Machado / Praia Grande) no centro histórico, neste sábado (25).

A cantora maranhense Rosa Reis também está na programação do Arraial da Nauro Machado no sábado com o show Sarau de Bailados levando muitos ritmos da cultura popular para animar os festejos. No mesmo dia tem Boi Barrica que promete agitar a noite no centro histórico com suas indumentárias coloridas, sons e bailados tradicionais.

Na Vila Palmeira Eugênia Miranda, conhecida como a musa do bolero no Maranhão, comanda o show no Arraial Humberto de Maracanã, no domingo (26), às 21h. Logo depois os bois da Floresta, Famosão de Humberto de Campos e União da Baixada vão agitar o arraial a partir das 22h

No domingo o Arraial da Praça Maria Aragão apresenta show do cantor Fernando de Carvalho, às 21h. No repertório composições de João do Vale, Antonio Vieira, Luís Gonzaga, Josias Sobrinho e de outros artistas nordestinos promete reunir o público com muita música e animação.

Nas tendas da Faustina (Arraial Mestre Marcelino) e Therezinha Jansen (Arraial Humberto de Maracanã/ Vila Palmeira) a festa continua com os grupos de tambor de crioula a partir das 20h. O barracão do Forró no Arraial Donato Alves (Ipem) também apresenta uma média de quatro grupos por noite animando a público com muito forró pé de serra.

PROGRAMAÇÃO DO DIA 25 (SÁBADO)

Arraial Donato Alves

(Centro Social dos Servidores do Estado – IPEM)

19h - Cia Folclórica e Cultural Raízes da Ilha

19h30 - Show de Tutuca

20h - Boi de Guimarães

21h - Boi de Maracanã (matraca)

22h - Show de Lena Machado

23h - Boi Estrela de Bequimão

00h - Boi da Fé em Deus

01h – Boi Nina Rodrigues - orquestra

Barracão do Forró

20h - Forró Esfregue e Dance

21h - Forró Bom Demais

22h - Grupo Ponto Sem Nó

23h - Trio Mulundus

Arraial Humberto de Maracanã

(Parque Folclórico da Vila Palmeira)

19h - Show de Maratuque Upaon-Açu

2h - Boi Estrela de Bequimão

21h - Boi de Nina Rodrigues

22h - Boi de Iguaíba

23h - Show de Afrôs

00h - Boi de Guimarães

Tenda de Tambor de Crioula Therezinha Jansen

20h - Resgate Cultural Cururupu

21h - Tambor de Crioula Brilho de São Benedito

22h - Tambor de Crioula Unidos da Comunidade de Todos os Santos

23h - Tambor de Crioula Mocidade Independente

Arraial Maria Aragão

(Beira-mar – Centro)

17h - Teatro Boizinho de Brinquedo

18h - Quadrilha Mirim Mocinha do Sertão

19h - Cacuriá Mirim de Ildenê

20h - Cia Encantar

21h – Show de Teresa Canto

22h - Boi Encanto da Ilha

23h - Boi União da Baixada

00h - Boi Presidente Juscelino

01h - Boi de Maracanã

Barracão do Forró

21h - Trio Mandacaru

Arraial Mestre Marcelino

(Praça Nauro Machado - Praia Grande)


19h - Show de Zé Lopes

20h - Dança Portuguesa Majestade de Portugal

21h - Boi Barrica

22h - Coco da Ilha

23h - Show Rosa Reis Sarau de Bailados

00h - Boi de Maracanã

Tenda de Tambor de Crioula da Faustina

20h - Tambor de Tuupá

21h - Tambor de Crioula de Leonardo

22h - Tambor de Crioula Carinho de São Benedito

23h – Tambor de Crioula de Seu Fausto

PROGRAMAÇÃO DO DIA 26 (DOMINGO)

Arraial Donato Alves

(Centro Social dos Servidores do Estado – IPEM)


19h - Quadrilha do Arco-Íris Sertaneja

20h - Dança do Boiadeiro Laços de Rodeio

21h - Show de Alberto Trabulsi

22h - Boi de Coroatá

23h - Boi Linda Joia de Monção

00h - Boi da Pindoba

Barracão do Forró

20h - Forró Pé no Chão

21h - Kayambá

22h - Claudia Brasil e Amor Proibido

23h - Zé Maria e Casca de Banana Lâmina

Arraial Humberto De Maracanã

(Parque Folclórico da Vila Palmeira)

19h - Dança do Boiadeiro Chapéu de Ouro

20h - Cia de Dança Batuk

21h – Show de Eugenia Miranda

22h - Boi da Floresta

23h - Boi Famosão de Humberto de Campos

00h - Boi União da Baixada

Tenda de Tambor de Crioula Therezinha Jansen

20h - Tambor de Crioula Brilho de São Benedito

21h - Tambor de Crioula Encantos de São Benedito

22h - Tambor de Crioula Jardim de São Benedito

23h - Tambor de Crioula Crioulo do Nordeste

Arraial Maria Aragão

(Beira-mar – Centro)

18h- Teatro O Desejo de Catirina - GAMAR

19h - Caroço Tremembéns

20h - Quadrilha Flor do Sertão

21h – Show de Fernando de Carvalho

22h - Boi Mimoso Sonho da Terra São Bento

23h - Boi de Guimarães

00h - Boi Brilho da Ilha

Barracão do Forró

19h - Xote e Baião

21h - Trio Mulundus

A véspera de São João atingiu o ápice nas festividades juninas da capital. A festança começou nos arraiais dos bairros Santo Antônio, Cidade Operária, Vicente Fialho, João Paulo, Bairro de Fátima, Liberdade, João de Deus, Anjo da Guarda e Largo de São Pedro, e se somou aos quatro arraias oficiais da Praça Nauro Machado, Praça Maria Aração, Parque da Vila Palmeira e Centro Social dos Servidores do Estado (Ipem), formando um circuito de alegria e louvação aos santos juninos.

O Governo do Maranhão, por intermédio da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo – Sectur, une esforços e leva artistas, quadrilhas, danças portuguesas, danças country, Bumba Meu Boi, em seus mais diversos sotaques  e outras manifestações folclóricas para a diversão das comunidades, numa clara manifestação de apoio a cultura e forma de estimular o turismo cultural durante o São João.

"O circuito, possibilita a contratação de artistas, ajuda a movimentar a economia com a venda de comicidades e produtos alusivo as festas, além de ampla divulgação que atrair visitantes para os principalmente arraiais da cidade", falou Guilherme Matos, brincante de boi e morador do bairro Santo Antônio.

A importância do 'São João de Todos', já desperta interesse dos maranhenses, que passou a ter contato direto com artistas locais. A visibilidade do projeto tem sido satisfatório. “Eu sempre fui fã de Cesar Nascimento, mas nunca tinha assistido a um show dele, e agora pude até abraçá-lo”, disse Inês Souza, comerciante e moradora do Alto do Pinho, Anil.

"É gostoso poder ver, São Luís, como cidade Junina, com a valorização da nossa gente, que se expressa das mais variadas formas. Os espaços dos arraiás se tem de tudo e isso levanta a auto estima de nossa gente", compara Angela Silva, maranhense, radicada em São Paulo, que retorna ao largo de Santo Antônio 10 anos depois de sua última passagem por São Luís.

A atmosfera junina que paira sobre os arraiais da Ilha tem sido muito positiva. Acertou o Governo do Estado e a Prefeitura de São Luís, que firmaram a parceria turística e cultural, consolidando um circuito junino, movimentando uma cadeia criativa, divulgando e valorizando as manifestações de fé e força que representam os festejos juninos para o maranhense e para o nordestino
O Senac em Santa Inês está com 204 vagas gratuitas disponíveis para os cursos de Salgadeiro, Cuidador de Idoso, Operador de Computador, Corte e Visagismo, Operador de Caixa, Assistente Administrativo e Vendedor. As inscrições começam na próxima segunda-feira, 27, e serão realizadas exclusivamente pela internet na página do PSG, no site, até o dia 30 deste mês. O resultado da seleção será divulgado no dia 04 de Julho e disponibilizado neste mesmo site, e também nos murais dos locais onde serão realizados os cursos.

O resultado do processo tem validade de três meses a contar da data de sua divulgação, ou seja; os candidatos classificados ficarão cadastrados para convocação, de acordo com a abertura de vagas nos cursos e turnos correspondentes à sua inscrição, durante o período de validade do resultado do processo. Após o período, os candidatos que excederem as vagas oferecidas terão sua inscrição cancelada.

Os cursos são oferecidos por meio do Programa Senac de Gratuidade (PSG ) e são destinados a pessoas de baixa renda, cuja renda familiar mensal per capita não ultrapasse 02 (dois) salários mínimos federal,  na condição de alunos matriculados ou egressos da educação básica e trabalhadores, empregados ou desempregados, priorizando-se aqueles que satisfazerem as duas condições: aluno e trabalhador.

Para conhecer o edital completo, saber mais sobre os cursos ofertados, conferir a documentação necessária e pré-requisitos para a matrícula no curso, basta acessar a página Editais. Vale ressaltar que o critério para a seleção e posterior ingresso no curso escolhido será por ordem de inscrição do candidato, mediante a apresentação do atestado de baixa renda no ato da matrícula. O candidato classificado será convocado para matrícula de acordo o número de vagas na turma do curso. Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone (98) 3653-1601.

sexta-feira, 24 de junho de 2016
Em uma ação que visa democratizar a cultura regional, em especial atividades da temporada junina do Maranhão, o Governo do Estado está apoiando a realização de arraiais de 15 bairros em São Luís. Desde esta quinta-feira (23), o ‘São João de Todos’ está presente em vários Vivas e outras praças da cidade animando os festejos juninos. O total do investimento é de R$ 7 milhões para as unidades dos Vivas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e do Turismo (Sectur).

O recurso está sendo distribuído entre os Vivas do João Paulo, Cohajap, Cidade Operária, Vicente Fialho, Bairro de Fátima, Liberdade e João de Deus, e arraiais do Largo de São Pedro, Santo Antônio e do Anjo da Guarda. Além dos oficiais que estão acontecendo no Ipem (Calhau), Vila Palmeira, Praça Maria Aragão (Centro) e na Praça Nauro Machado (Centro Histórico). Também será dado apoio ao festejo de São Marçal, que acontece no dia 30 de junho, no bairro do João Paulo.

O investimento é utilizado para a instalação da estrutura de palcos, equipamentos elétricos, custeamento de brincadeiras que fazem parte da programação do São João, entre outros custos. “A ação é louvável, pois, com o apoio do Governo do Estado, a gente pode manter a tradição do nosso arraial. Estamos em ritmo de festa e prontos para festejar mais um São João”, disse a representante do arraial do Largo de Santo Antônio, Rosa Reis.

Presidente do Conselho Cultural e Comunitário da Cidade Operária, Eliseu Matos, reforçou a importância do apoio do Governo do Estado, por meio da Sectur, na realização da festa no bairro. “É maravilhoso porque, sozinho, não se consegue erguer um arraial com essa estrutura. É fundamental para a comunidade ter o apoio do governo. Isso alavanca as oportunidades para a nossa comunidade”.

Antecipando a festa, o Largo de São Pedro saiu na frente e começou mais cedo, desde o início da semana. Todos os outros arraiais seguem até o dia 29 de junho.

No dia 30, no João Paulo, acontecerá o encerramento oficial das festividades juninas de São Luís, com a tradicional festa de São Marçal, que reúne dezenas de grupos de bumba meu boi na avenida que leva o nome da festa. “A alegria, a tradição e a animação em cada uma dessas comunidades justifica os investimentos que vem sendo realizados para realizar a temporada junina”, ressaltou o secretário de Estado da Cultura e Turismo, Diego Galdino.

Os espaços oferecem ao público uma vasta programação com uma média de seis apresentações por noite entre shows e apresentações de brincadeiras da cultura popular maranhense, além de comércio de pratos típicos e de peças do artesanato maranhense.

Para garantir a participação de toda a família no ‘São João de Todos 2016’, o Governo está projetando espaços específicos para a criançada, além dos tablados e palcos tradicionais onde se apresentarão as brincadeiras da cultura maranhense.  Numa ação que visa democratizar a festa, a Sectur está, também, estruturando uma programação infantil, nos arraiais oficiais.

As apresentações de Bumba Meu Boi, Cacuriá, Tambor de Crioula, Dança Portuguesa, Quadrilhas, Dança do Coco, entre outras, estão levando diversão para famílias inteiras. Opções não faltarão para adultos, crianças e idosos, mas quem está tendo uma atenção especial na edição da festa em 2016 são as crianças.

No Arraial do Ipem, um espaço será reservado para contação de histórias que levará ao público infantil informações sobre a dança folclórica do bumba meu boi, ressaltando, por meio de encenação, um dos traços culturais mais marcantes da cultura maranhense.

Em reunião nesta quinta (23) com o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Jorge Pavão, e o conselheiro Nonato Lago, o deputado estadual Júnior Verde (PRB), apresentou Indicação de sua autoria que visa dar efetividade ao princípio constitucional da Proteção Integral da criança e do adolescente durante o processo de controle das contas públicas, conforme preconiza a art. 227 da Constituição brasileira.

O parlamentar estava acompanhado do promotor Márcio Tadeu, do coordenador da Associação dos Conselheiros do Maranhão (ACECT-MA),  Luiz Inocêncio, e do presidente da ACECT-MA, Darlan Ferreira.

A proposição do parlamentar é um dos encaminhamentos da última audiência pública realizada na Assembleia legislativa, visando o fortalecimento dos conselhos tutelares em todo o Estado. A expectativa é que municípios dêem condições na execução das atividades dos conselheiros.

O parlamentar já fez solicitação também ao governo do Estado com vistas à implantação da escola de conselhos visando a capacitação destes profissionais.

“É uma categoria de extrema importância para a proteção de um público vulnerável, que precisa trabalhar em condições dignas. Os Conselhos precisam sofrer uma verdadeira reestruturação. Vamos estabelecer uma agenda para que, aos poucos, consigamos responder às expectativas desses trabalhadores, que são legítimas”, garantiu o parlamentar.
Dia de Cooperar será em 2 de julho na Praça Deodoro
As cooperativas do Maranhão estão mais uma vez mobilizadas na maior rede cooperativista de voluntariado do país: o Dia de Cooperar – também chamado Dia C. No primeiro sábado de julho (2/7), os cooperativistas se reúnem na Praça Deodoro, em São Luís, para oferecer exames médicos, apresentações artísticas e atividades lúdicas para a comunidade.

Esta é a segunda vez que as cooperativas maranhenses participam do Dia de Cooperar. Para o diretor executivo do Sistema OCB/MA, Marlon Aguiar, as cooperativas exercem o papel de promotoras do desenvolvimento econômico e social, e contribuem para a conscientização da população sobre a importância de se formar uma sociedade mais participativa e inclusiva. “O Dia C pretende divulgar para milhões de brasileiros o sistema cooperativista, cuja essência é a construção de uma sociedade mais justa e fraterna, com equilíbrio de diversas forças sociais.”, ressalta.

Este ano, participam do Dia C: CREDIMA (Cooperativa de Crédito de Livre Admissão do Oeste Maranhense), Sicoob Centro Leste, COOTRAPROVEMA (Cooperativa de Trabalho, Educação e Gestão do Maranhão), COOPTUPROVEMA (Cooperativa de Turismo e Lazer dos Propagandistas Vendedores do Estado do Maranhão), com projetos de prevenção de doenças bucais, música na escola, educação cooperativista e exames de saúde. As ações beneficiam os municípios de Açailânida, Grajaú e a capital, São Luís.

*Sistema OCB/MA: Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado do Maranhão.

TODO DIA É DIA DE COOPERAR

O Dia de Cooperar, também conhecido com Dia C, nasceu em 2009, em Minas Gerais, e logo ganhou a adesão de cooperativas de todo o país. Com o apoio do Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras) e de suas Unidades Estaduais, o Dia C é um programa de responsabilidade social, promovido pelas cooperativas brasileiras por meio do voluntariado. A grande novidade este ano é que as cooperativas passam a contribuir para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), nova agenda da ONU para acabar com toda forma de tirania, desigualdade e destruição ambiental (saiba mais: nacoesunidas.org). Em todo o país, são mais de 1200 cooperativas mobilizadas nesta grande corrente do bem. Somente em 2015, o Dia C já beneficiou mais de 2,5 milhões de pessoas com projetos que trazem uma verdadeira transformação social para as comunidades.

Serviço: Dia C em São Luís

Local: Praça Deodoro, em frente à Biblioteca Central
Data: 2 de julho
Horário: 8h às 12h