sexta-feira, 29 de julho de 2016
Ricarte Almeida Santos (C) discute detalhes do projeto em reunião com membros da equipe de produção

Nove praças serão visitadas por cantores, cantoras, instrumentistas e DJs até dezembro. Espetáculos são gratuitos

Zé da Velha e Silvério Pontes abrem, no próximo dia 20 de agosto, o projeto RicoChoro ComVida na Praça. O palco será o Largo dos Amores, ou Praça Gonçalves Dias, no Centro da cidade, a partir das 19h, de graça.

Carinhosamente chamados de “a menor big band do mundo”, o trombonista e o trompetista terão como anfitrião o Instrumental Pixinguinha, um dos mais tradicionais da cena choro de São Luís, formado por professores da Escola de Música do Estado do Maranhão Lilah Lisboa de Araújo. Os trabalhos musicais serão abertos pelo DJ Franklin, repetindo a fórmula de sucesso experimentada pelo projeto, no segundo semestre do ano passado, quando era realizado no Barulhinho Bom, na Praia Grande.

Ricarte Almeida Santos (D) e membros da equipe de produção visitam a Praça do Desterro, uma das que sediará RicoChoro ComVida na Praça
O novo formato apresenta duas vantagens. O produtor Ricarte Almeida Santos explica: “agora os espetáculos serão quinzenais, antes eram mensais, e agora serão todos em praças públicas, gratuitos”, anuncia. RicoChoro ComVida na Praça tem patrocínio da TVN através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

A partir de 20 de agosto, quinzenalmente aos sábados, às 18h (a exceção é a edição inaugural, que levará em conta o horário da missa na Igreja dos Remédios), RicoChoro ComVida na Praça percorrerá diversas praças no Centro Histórico (Praia Grande e Desterro) e em bairros como o Anjo da Guarda, Cohatrac e Vinhais Velho (único bairro onde o sarau musical acontecerá em um domingo, em virtude da missa na Igreja de São João Batista do Vinhais Velho).

“O projeto busca dialogar com as comunidades por onde passará, respeitando as tradições dos locais. Por isso uma alteração aqui ou ali, sempre com a preocupação em oferecer boa música, formar plateia e propor intercâmbios, tanto entre o choro e a música popular do Maranhão, como entre DJs, cantores e instrumentistas, destacando a participação de nomes do cenário nacional”, pontua Ricarte, lembrando que além de Zé da Velha e Silvério Pontes na edição inaugural, o projeto receberá o bandolinista pernambucano Marcos César de Brito (22 de outubro) e o violonista paulista Alessandro Penezzi, que encerra o circuito dia 17 de dezembro.

Em uma das edições de RicoChoro ComVida na Praça será lançado o livro Chorografia do Maranhão, com 52 entrevistas realizadas por Ricarte Almeida Santos, Rivanio Almeida Santos e Zema Ribeiro com instrumentistas de choro nascidos ou radicados no Maranhão.

A relação completa de locais, datas e artistas poderá ser acessada em breve na fan page do projeto no facebook: RicoChoro ComVida.
Em vigor desde 2011, a Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Maranhão é um mecanismo que visa apoiar a realização de atividades e eventos de caráter artísticos e culturais no estado, através de renúncia fiscal. Com o objetivo de disseminar o conhecimento a respeito da lei, a Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur), por meio da Comissão de Análise de Projetos Culturais (Capci), realizará no próximo dia 3 de agosto, às 18h, na Casa do Maranhão (Praia Grande, São Luís), uma roda de conversa sobre o tema.

O encontro será coordenado pela presidente da Capci, Caroline Veloso. Na oportunidade será explicado todo o mecanismo que envolve a lei, desde a apresentação do projeto até a prestação de contas junto a Secretaria, e sanar possíveis dúvidas que possam surgir com relação a esse tema e outras questões da Sectur.

“Já tivemos outras oportunidades como esta para facilitar o acesso à lei junto a produtores artístico-culturais e também já fizemos rodadas de sensibilização junto a classe empresarial. A nossa intenção é que cada vez mais empresas entrem como patrocinadores e mais produtos estejam habilitados para receber o patrocínio”, pontuou Caroline Veloso.

Lei de Incentivo à Cultura

A Lei de Incentivo à Cultura, em vigor desde 2011, propõe atividades e eventos de caráter artísticos e culturais, selecionados por meio de projetos que são avaliados pela Secretaria de Estado da Cultura. Os projetos que são encaminhados à Lei de Incentivo são avaliados por uma comissão técnica e uma comissão de mérito, que analisam as documentações dos projetos de acordo com as regulamentações da Lei relacionadas à cultura.


Um dos grupos de bumba meu boi mais tradicionais do Maranhão, o boi Unidos de Santa Fé vai representar o Estado nas Olimpíadas, entre os dias 3 e 7 de agosto, em São Paulo e Belo Horizonte, cidades onde serão disputadas algumas partidas de futebol durante os jogos. O grupo foi selecionado no edital ‘Circuito Funarte Cena Pública’ do Ministério da Cultura, que promoverá programação artística em vários espaços públicos abertos nas olimpíadas. O projeto conta com o apoio do Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur).

“É com orgulho que apoiamos a ida do boi de Santa Fé a esse grande evento possibilitando que visitantes brasileiros e do exterior, além do público local, se surpreendam com a beleza, os ritmos e a magia do nosso bumba meu boi”, comentou o secretário de Estado da Cultura e Turismo, Diego Galdino.

Com 28 anos de existência e um trabalho de expressão artística que se reflete na autenticidade de seus autos, batucadas e toadas, o Boi Unidos de Santa Fé vai fazer ao todo cinco apresentações nas Olimpíadas 2016. Em Belo Horizonte, o grupo será recebido na Praça da Estação, nos dias 3 e 4 de agosto, a partir das 20h. Nos dias 5, 6 e 7 de agosto, o Boi vai para São Paulo, onde os brincantes se apresentarão no Morro do Querosene, tradicional reduto da arte e cultura popular brasileira.

Para o amo do boi de Santa Fé, José de Jesus Figueiredo, ‘Zé Olhinho’, o mais importante é passar a animação e a alegria do grupo. “Acho que a cultura popular se fortalece a medida que conseguimos encantar as pessoas, seja pelo conjunto colorido das nossas indumentárias, seja pelas batidas e toadas do bumba meu boi, o importante é fazer o público se divertir”, ressaltou.

Encenação do auto

O projeto selecionado pelo Edital da Funarte, ‘Bumba-Meu-Boi de Santa Fé: Arte Popular do Maranhão e a Encenação do Auto do Bumba meu Boi’ tem como objetivo mostrar o auto do bumba meu boi e suas características. O espetáculo vai ser apresentado por 45 integrantes que estão preparando uma grande festa.

A intenção é fazer a encenação completa do auto do bumba meu boi baseada na lenda da morte e ressureição de um precioso boi. “Nos festejos juninos as apresentações são mais curtas e em geral o auto não é exibido, e agora temos a oportunidade de levar a narrativa tradicional do bumba meu boi para a gente do mundo inteiro”, destacou Zé Olhinho, que há mais de 50 anos contribui para a preservação e celebração do bumba meu boi no Maranhão.

Toada para as Olimpíadas 

Além da encenação do auto, o Boi de Santa Fé leva para São Paulo e Belo Horizonte toada inédita, feita especialmente para as olimpíadas. Ao som das matracas e dos pandeiros, instrumentos que diferenciam o sotaque de baixada, Mestre Olhinho pretende entoar o refrão que preparou com carinho para o público: “Vamos todos dar as mãos, salve o Boi de Santa Fé com a bandeira do Maranhão”.

História

Formado por maranhenses que vieram da região da baixada em meados do século passado e se estabeleceram no bairro de Fátima, o Boi Unidos de Santa Fé nasceu a partir dos costumes, das crenças e da cultura que seus primeiros integrantes trouxeram de suas cidades. Hoje é referência importante para o bairro onde se formou e mantém a sua sede.

Este ano completou 28 anos de fundação. O grupo possui seis CDs gravados e participação em várias festividades culturais do estado e do país. Foi vencedor do 1º Festival de Toadas do Maranhão em 1986, recebeu prêmio de melhor toada e melhor intérprete no Festival de Toadas em 2006, e foi premiado na edição de 2007 do Prêmio de Cultura Popular Duda do Ministério da Cultura. Além de Zé Olhinho, o grupo é coordenado por Raimundo Miguel Ferreira e João Madeira Ribeiro.

Pertence aos grupos de bumba meu boi do sotaque da baixada, caracterizado pelo uso de instrumentos percussivos como pandeiros, caixas, tambores-onça, maracás e pequenas matracas. Também se diferenciam pelos personagens cazumbas, rajados, índias, o amo e os vaqueiros. As máscaras, túnicas longas bordadas, fitas coloridas e chapéu alargado fazem parte de suas indumentárias.


Em homenagem ao Dia do Poeta da Literatura de Cordel, celebrado no dia 1º de agosto, o ‘Mais Cultura e Turismo’ desta sexta-feira (29) apresenta uma programação especial com recital, repente e muito cordel na Praça Nauro Machado, a partir das 18h.

Quem abre a programação na Praça Nauro Machado é a dupla de repentistas Pedro e Igor, seguido de recital com participação dos poetas cordelistas maranhenses Paulinho Nó Cego, que vai relançar o livreto ‘Como ganhar as eleições’, Tibúrcio Bezerra, Raimunda Frazão e Moisés Nobre, que apresenta seu novo DVD de literatura de cordel ‘Acredite se quiser’.

Além da homenagem ao cordel, tem roda de tambor de crioula com o tradicional grupo Fé em Deus, que se apresenta a partir das 20h, auto do bumba meu boi encenado pelo Boi de Sonhos, e para fechar a noite o público pode contar com o batalhão do Boi de Maracanã, com suas matracas garantindo a animação no Centro Histórico.

Espigão Costeiro

No Espigão Costeiro, o último fim de semana das férias tem várias atrações culturais gratuitas. O show da vez é do cantor maranhense Marconi Rezende, voz e violão, que neste sábado (30) levará um repertório romântico para o espaço, a partir das 18h. No domingo (31), a música de Ana Neri vai embalar o público ao pôr do sol com muito xote, baião e hits da música popular maranhense no Espigão.

A música erudita também está presente todos os sábados e domingos no Espigão. Antes dos shows quem abre as apresentações a partir das 17h são os alunos e professores da Escola de Música do Maranhão, Lilah Lisboa (Emem), com um repertório diversificado aos sons de violino, violão, flauta e outros instrumentos musicais.

Praça da Lagoa

O parquinho da Praça da Lagoa também vai oferecer muita diversão e brincadeira no último fim de semana de férias. Pais e filhos, tios e sobrinhos, amigos e vizinhos, pessoas de todas as idades estão convidadas a participar das atividades de leitura, conversa e criação realizada pela equipe da Biblioteca Pública Benedito Leite neste sábado e domingo. Além das atividades promovidas pela Biblioteca, tem show de mágica e palhaço, brinquedos e ações recreativas.

O ‘Mais Cultura e Turismo’ é realizado pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur). Nestas férias de julho o projeto tem sido realizado aos fins de semana, às sextas-feiras na Praça Nauro Machado e aos sábados e domingos na Praça da Lagoa e no Espigão Costeiro.

Programação do ‘Mais Cultura e Turismo’ neste fim de semana

Sexta-feira (29)

Praça Nauro Machado
18h – Comemoração do Dia do Poeta da Literatura de Cordel
-  Repente com a dupla Pedro e Igor
-  Relançamento do livreto ‘Como ganhar as eleições’ (Paulinho Nó Cego)
-  Recital com os poetas Tibúrcio Bezerra, Raimunda Frazão e Moisés Nobre (DVD ‘Acredite se Quiser’)
19h30 – Grupo Junino Matutos do Rei, de Açailândia
20h – Tambor de Crioula da Fé em Deus
21h – Boi de Sonhos (Auto do Bumba-meu-boi)
22h – Boi de Maracanã

Sábado (30)

Espigão Costeiro
17h – Apresentação da Escola de Música do Maranhão
18h – Show de Marconi Rezende (voz e violão)

Praça da Lagoa
17h30 – Brinquedos e recreação para a criançada e contação de histórias com a equipe da Biblioteca Pública Benedito Leite

Domingo (31)

Espigão Costeiro
17h – Apresentação da Escola de Música do Maranhão
18h – Show Ana Neri (voz e violão)

Praça da Lagoa
17h30 – Brinquedos e recreação para a criançada e contação de histórias com a equipe da Biblioteca Pública Benedito Leite
quinta-feira, 28 de julho de 2016
Faleceu na manhã desta quinta-feira (28), às 6h, em São Luís, de insuficiência respiratória, o bailarino, ator e diretor teatral maranhense Guilherme Telles. O velório acontece na sede da Pulsar Companhia de Dança, na rua Astolfo Marques 18, no Apeadouro, e o sepultamento se dará no cemitério de Paço do Lumiar, em horário ainda a ser definido pela família, que aguarda a chegada de um irmão que mora fora da capital.

Guilherme Soares Telles de Souza nasceu em 2 de Agosto de 1965. Iniciou seus estudos no ano de 1982, com a professora Regina Telles no Estúdio Pró-Dança, logo assumindo a direção da escola e atuando como bailarino, ator e professor em cursos de dança.

Em sua formação técnica, teve como professores e mestres: Regina Telles, Jutilde Medeiros, Mirian Marques, Dayone, Airton Tenório, Borges Carujá, Paula Martins, Ruth Rachua, Giselda Fernandes, Nora Esteves, Ana, Eudes Costa, Célia Reufeles, Fábio Melo, entre outros.

Como bailarino e coreógrafo, participou dos espetáculos: “10 em cena”; “Huis Clos”; “Ritos e desejos”; “Apenas uma mulher”; “Ultrapassagem”; “Leques”; “Antígona”; “A menina e o pássaro”; “O trabalhador”; “O pequeno príncipe”; “Bar do porto”; “Chamató”; “Cinzentos mares”; “Murais”; “Mata racha”; “Se Ana voltar”, entre outros.

Além do trabalho desenvolvido nas áreas de dança e artes cênicas, atuou como coordenador Geral de Esportes da AABB (1991/1995), na coordenação da Escola Aquanata de Natação (1991/1992) e na coordenação do Projeto Anos Dourados, através do IPHAN-Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Cultural (2001/2005).

Como ator participou dos espetáculos: “Sobrevivência”; ”O mentiroso”; “A missão”; “Marat Sade”; “Encantos”; “O sapateiro real”; “Verde que te quero”; “Toda poesia”; e “Uma linda quase mulher”. Além do grande sucesso “Dona Casimira”, grande criação em sua carreira, considerada a personagem mais maranhense no teatro do Estado.

Como diretor e ator, participou dos espetáculos infantis: “Os saltimbancos”, “O menino do dedo verde”, “O reizinho mandão”, “Alice no país das maravilhas” e “A festa no céu”.
Desenvolveu projetos cênicos na “Companhia Os Te-Té-Le-Lés”, onde exerceu a função de diretor e ator.

Foi ator e diretor da Pulsar Cia de Dança e atualmente dirigia o estúdio de artes cênicas da companhia.

Informações: Blog do Garrone
Fotos: Internet
quarta-feira, 27 de julho de 2016
Os secretários de Estado da Cultura e Turismo, Diego Galdino, e de Educação, Felipe Camarão, tomaram posse, na terça-feira (26), como membros do Conselho Curador da Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB). Além dos representantes do Governo do Maranhão, o conselho é formado por membros da Academia Maranhense de Letras (AML) e da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), além de duas indicações do Patrono da FMRB.

São atribuições do conselho curador orientar o presidente, aprovar o regimento interno, o plano de trabalho, o orçamento anual e as alterações no Estatuto da Fundação, além de examinar e emitir parecer sobre o relatório anual de atividades. “A posse dos novos membros do conselho representa mais um passo importante para que a Fundação fique em plena atividade”, comemorou o presidente do conselho curador e membro da AML, Benedito Buzar.

O secretário Diego Galdino, afirma que a participação do conselho curador é essencial para a defesa, a preservação e a divulgação do patrimônio histórico, cultural, material e imaterial do povo brasileiro. “Essa é uma atribuição tanto da FMRB quanto da Sectur. A nossa participação no conselho curador vem para potencializar as ações que tenham essa finalidade”, destacou.

Acumulando também a função de presidente da FMRB, o secretário Felipe Camarão lembrou que a Fundação é uma importante ferramenta para ensino. “Na Fundação fazemos pesquisa e registros, propomos estudos e debates e incentivamos o ensino em seus diversos graus. Cada vez mais queremos a escola e a comunidade junto da FMRB”.

A Fundação da Memória Republicana Brasileira foi criada pela Lei nº 9.79, de 21 de outubro de 2011.  Atualmente possui um museu, biblioteca, pinacoteca, sala de restauração, e amplo acervo documental, localizado no Convento das Mercês, Rua da Palma, 502 – bairro do Desterro, no Centro Histórico de São Luís.


Estão abertas, no Centro Cultural Convento das Mercês, das 8h às 12h e das 14h às 18h, as inscrições gratuitas para os cursos de Web Designer e Inglês, que ficam abertas até o preenchimento das vagas. Com início em 8 de agosto, o curso, com duração de três meses, é promovido pelo Governo do Maranhão, por intermédio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia (Iema) e Convento das Mercês, órgão da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Sectur).
 
São 60 vagas, sendo 20 para Web Designer e 20 para Inglês. As aulas serão ministradas de 13h30 às 17h20. O diretor do Convento das Mercês, Paulo Melo Sousa, explicou que os cursos integram a grade de atividades que estão sendo desenvolvidas para propiciar à comunidade do Desterro e áreas adjacentes, como o Portinho e a Praia Grande, oportunidades de aprendizado, qualificação profissional: “É uma porta aberta essencial para garantir melhor oportunidades de emprego e novas perspectivas de vida para moradores do centro da cidade, seguindo determinação do governador Flávio Dino”.
 
Estão abertas, também, as inscrições para os cursos de Pintura em Tecido (50 vagas) e Bijuteria (25 vagas), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). As aulas devem começar no início do mês de agosto. Para esses cursos, as inscrições também podem ser realizadas no Convento das Mercês das 8 h às 12 h e das 14 h às 18 h. Os interessados devem apresentar no ato de inscrição comprovante de residência e a Carteira de Identidade (original e cópia).
 
Ao final dos cursos será realizada uma Feira de Exposição e Comercialização dos Produtos Confeccionados como forma de garantir a divulgação e comercialização dos trabalhos dos participantes abrindo possibilidade deles ingressarem no mercado trabalho.
 
“Esses cursos são fundamentais para capacitar os moradores do centro histórico incentivando eles a abrirem seus próprios negócios neste momento de crise econômica que atravessa o Brasil”. Os cursos integram o Programa de Inclusão Social desenvolvido pelo Senac desde 2005 com a missão educar os participantes em atividades do comércio de bens, serviços e turismo.
 

O deputado estadual Júnior Verde (PRB) comemorou a assinatura de ordens de serviço para o fornecimento de equipamentos agrícolas e incremento da agricultura em 30 municípios maranhenses, durante solenidade realizada no Palácio dos Leões, nesta quarta-feira (27). No decorrer de um ano e meio de mandato, o parlamentar apresentou diversas Indicações solicitando incentivos e investimentos no setor agrícola para diversos municípios do Estado como Newton Belo, Balsas, Godofredo Viana, Arari e Cururupu

Os municípios ligados às cadeias produtivas do Programa Mais Produção, Água para Todos e demais iniciativas ligadas à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima) serão beneficiados com caminhões de resfriamento para leite, kits de irrigação, trilhadeiras, sistemas coletivos de abastecimento de água e outras iniciativas voltadas para o aumento da produção do estado.

Foram contemplados ainda dois projetos que vão beneficiar a cadeia do leite e a cadeia do arroz, por meio de 20 trilhadeiras para 20 municípios selecionados. Também foi assinada ordem de serviço para a retomada do Projeto Salangô II, de incentivo à execução de projetos de irrigação, contemplando algumas obras que já estão em andamento.

“Sempre frisamos na Assembleia, através de indicações e requerimentos, projetos que pudessem viabilizar a agricultura familiar, até porque o Maranhão é um grande celeiro produtivo. Iniciativas como essa vêm fortalecer o estado, fomentando a produção e gerando emprego e renda a todos os maranhenses”, destacou Júnior Verde.

O deputado tem apresentado várias proposições no sentido de incentivar a produção em sua base, no auxílio aos pequenos produtores, em diversos municípios maranhenses como Newton Belo, Balsas, Godofredo Viana e Arari, com a construção de poços artesianos, e Cururupu, com a construção de uma estrada.

O governador Flávio Dino pontuou os investimentos na área de incentivo à produção no Maranhão, que nesse projeto somam em torno de R$ 5 milhões e contam ainda com o apoio do Governo Federal. “A partir do desenvolvimento desse segmento é que podemos avançar na verticalização das outras cadeias produtivas”, finalizou. Participaram também da solenidade os deputados Levi Pontes (PC do B), Zé Inácio (PT), Fábio Braga (SD) e Paulo Neto (PSDC).
Nas eleições 2016, o Maranhão contará com 4 milhões 611 mil e 247 eleitores aptos a votar, sendo a maioria na faixa etária de 25 a 29 anos (12,29%) e de grau de escolaridade de ensino fundamental incompleto (28,30%). Em 2014, o número era de 4.495.864, ou seja, houve redução de 115 mil 383 eleitores.

A redução se dá porque outras 29 cidades, além das 15 que já utilizaram em 2014 o sistema biométrico, passaram pelo recadastramento. Com a ação, o número de eleitores tende a cair devido às transferências de domicílio, mortes, idade apenas para voto facultativo, entre outros fatores. 

São Luís permanece com o maior número de eleitores do estado: 659.779, seguida de Imperatriz: 151.858. Estes e outros dados, como faixa etária, grau de escolaridade, evolução do eleitorado, sexo, podem ser consultados na estatística de eleitorado liberada pelo Tribunal Superior Eleitoral nesta segunda, 25 de julho.

Para consultar, basta acessar o endereço eletrônico www.tre-ma.jus.br, guias “eleições 2016”, “estatísticas”.

Municípios com biometria

Até as eleições 2014 eram 15 municípios (Barra do Corda, Fernando Falcão, Jenipapo dos Vieiras, Timbiras, Pastos Bons, Nova Iorque, São Domingos do Azeitão, São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Raposa, São João Batista, São Vicente de Férrer, Cajapió, Benedito Leite). 

Entre 2015 e 2016, o TRE-MA biometrizou eleitores de mais 29 municípios (Matões, Maracaçumé, Junco do Maranhão, Urbano Santos, Belágua, Paulo Ramos, São Bento, Fortaleza dos Nogueiras, Pindaré-Mirim, Tufilândia, Caxias, Açailândia, Santa Inês, Imperatriz, Balsas, Bacabal, Bacurituba, Codó, Coroatá, Esperantinópolis, Poção de Pedras, Feira Nova do Maranhão, Matinha, Monção, Nova Colinas, Peritoró, Riachão, Timon e Viana).

No total, valendo para as eleições 2016, são 44 municípios dos 217 maranhenses. 

Transformar a escola num espaço salubre, digno e acolhedor, onde a dinâmica do processo de ensino e aprendizagem seja prazerosa e transformadora. É com esse entendimento que o Governo do Maranhão dá continuidade, nesta sexta-feira (29), a entrega de novas escolas reconstruídas e reformadas. Desta vez, serão entregues nove escolas, beneficiando mais 4.592 alunos.

Nesta etapa, estão sendo contempladas escolas de nove municípios maranhenses, sendo eles Lago da Pedra, Vitória do Mearim, Pinheiro, São Bento, Cândido Mendes, Alcântara, Bacurituba, Tuntum e Gonçalves Dias.  Um investimento da ordem de mais de R$ 11 milhões garantiu a recuperação de pisos e telhados, renovação de instalações hidráulicas e elétricas, pintura das paredes, instalações de ar condicionado nas salas de aula, instalação de novos quadros, reforma de banheiros, troca de portas e de luminárias, além de instalação da subestação de energia elétrica.

As obras integram o maior programa de investimento na reestruturação da Rede Educacional do Estado do Maranhão, que está sendo executado por meio das Secretarias de Estado de Infraestrutura (Sinfra) e da Educação (Seduc). Só nesta primeira etapa, o Governo do Estado está reconstruindo e reformando mais de 60 escolas da rede estadual, em 39 municípios de diversas regiões do estado. Os investimentos da ordem de R$ 90 milhões beneficiarão diretamente mais de 40 mil estudantes, além de professores e funcionários das unidades escolares.

As obras estão trazendo mais conforto, inclusão e muito mais esperança na construção de uma educação de qualidade, compromisso assumido pelo governador Flávio Dino e que desde os primeiros dias de gestão deu início a ações concretas, estabelecendo um marco histórico nos investimentos direcionados à educação no Maranhão.

Escolas beneficiadas

As primeiras entregas de escolas reconstruídas ocorreram em junho e julho deste ano, beneficiando cerca de 25 mil estudantes maranhenses. Cerca de 40 escolas já foram reconstruídas, em 22 municípios, sendo eles Açailândia, São Mateus, Matinha, Carutapera, Tutóia, Icatu, Morros, Rosário, Caxias, Imperatriz, João Lisboa, Porto Franco, Balsas, Belágua, Riachão, São Luís, Coroatá, Axixá, Codó, Ribeirãozinho, Itapecuru e Timbiras.

As reformas beneficiaram estudantes como José Dantas, que faz o 3º ano do Ensino Médio no Centro de Ensino Alves Cardoso, em São Mateus. “A escola tem o papel de ensinar o aluno e formá-lo cidadão. Com esse trabalho que foi realizado, temos uma estrutura para que a escola cumpra seu papel em nossas vidas”, disse.

Além de estudantes, toda a comunidade escolar se sente satisfeita com os trabalhos das escolas. “Sou professora há trinta anos nesta escola e nunca tinha visto uma reforma. Era um antigo sonho nosso. Tenho certeza que todas essas melhorias, como os ar condicionados nas salas, irá melhorar, também, o nosso trabalho com os alunos, que se sentirão mais motivados em vir para a escola e a aprender”, destacou Saionara Rêgo, professora do Centro de Ensino Clodomir Millet.

Cerca de 300 escolas em manutenção

Ainda na parte de transformação estrutural da Rede de Ensino, o Governo do Estado está investindo na manutenção das escolas, com o intuito de revitalizá-las e dotá-las minimamente de conforto para que os atores ali envolvidos tenham um espaço digno para cumprir seu papel. Atualmente, cerca de 300 escolas já passaram por serviços de manutenções em suas estruturas físicas, com reparos na rede elétrica, hidráulica, sanitária, pintura, dentre outros ambientes.

“A meta é até o final de 2018, executarmos melhorias em todas as escolas do estado, conservando, assim, a salubridade do local onde são desenvolvidas as atividades de alunos, professores e demais servidores”, ressaltou o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão.

Na tarde do dia 22.07, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão (SEMA) realizou reunião para discussão da situação das nascentes do Rio Balsas, assim como propor medidas e soluções para mitigar os impactos causados. Participaram do momento o Secretário Adjunto de Licenciamento, Victor Belo, as superintendências de Biodiversidade e Áreas Protegidas, de Licenças Ambientais e de Recursos Florestais da SEMA;  a Deputada Estadual Valéria Macedo; Francisco Meneses, da Comissão do Rio Balsas; Madalena Santos e Shields Silva, do Instituto IPA; Gilson Botello, vereador de Balsas. 

Na ocasião, o Vereador Gilson Botello explanou a existência do Decreto nº 14.968/1996, que criou a Reserva de Recursos Minerais na nascente do Rio Balsas, como Área de Proteção Ambiental, ressaltando ainda que a Lei nº 9413/2011 recepcionou referido decreto, mas cedeu prazo de 02 (dois) anos para adequação ao novo diploma legal. “Apresento aqui a situação do Rio Balsas e suas nascentes, assim como o avanço de frentes agrícolas dentro da poligonal da reserva, o que está acarretando forte degradação ambiental, primordialmente de nascentes e áreas de recargas, devido ao desmatamento, principalmente”, disse o vereador.

Francisco Meneses, da Comissão do Rio Balsas, enfatizou a preocupação da população de Balsas com a situação do rio. “Houve a diminuição da vazão de suas nascentes com o transcorrer dos anos, visto ações antrópicas nas nascentes e nas áreas de recargas, que deveriam ser protegidas. Fizemos, inclusive, várias expedições no curso do rio e estudos foram elaborados na bacia”, destacou.

A Deputada Valéria Macedo, também, sublimou sua preocupação com a situação da área de proteção ambiental das nascentes do Rio Balsas, ressaltando que a atividade agropecuária da região é importante para o desenvolvimento do Maranhão, mas que referidas atividades devem ser desenvolvidas de forma sustentável. “Confirmo meu compromisso em contribuir para efetivação de medidas que auxiliem na recuperação e preservação das nascentes”, realçou.

O Secretário Adjunto de Licenciamento Ambiental, Victor Belo, ressaltou a importância dessa discussão e tomadas de atitudes sobre a situação do Rio Balsas. “A resolução dos pontos abordados deverá ser planejada, com execução de medidas a curto, médio e longo prazos. É importante definirmos uma agenda proativa para trabalharmos todos os aspectos. Iremos levantar todas as licenças emitidas na região, assim como as denúncias recebidas, como forma de embasar uma ação fiscalizatória nos próximos meses. Ainda, iremos formatar um cronograma de ações para realizar atualização legislativa da área de proteção ambiental. Por fim, com o apoio da ALEMA e do CONERH iremos sensibilizar os três segmentos envolvidos (poder público, usuários de água e sociedade), visando a criação do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Balsas, principal afluente do Rio Parnaíba em nosso Estado”, comentou Belo.

Após manifestação de todos os participantes, foram encaminhadas as seguintes deliberações, as quais foram aceitas por todos: a Superintendência de Biodiversidade e Áreas Protegidas irá apresentar cronograma de atividades e ações para elaboração de estudos que irão fornecer os embasamentos técnicos necessários para formulação de novo ato normativo visando à proteção e o uso racional e sustentável da área de proteção ambiental (atualização legislativa), no prazo de até 30 dias. A nova proposta deverá ter prazo máximo de conclusão em até 12 meses. Nesse ponto, a IPA irá contribuir para a elaboração dos estudos, fornecendo os dados e estudos que possuem; as Superintendências de Licenciamento Ambiental e Recursos Florestais irão encaminhar a listagem de todas as atividades licenciadas no município de Balsas, contendo nome do empreendedor, CNPJ, nome do empreendimento, número do processo, número da licença e validade, no prazo de 10 dias.

Além disso, o vereador Gilson e Francisco Meneses deverão encaminhar todas as denúncias existentes na região, que tenham como objeto o assunto discutido na presente reunião, para servir de apoio às ações fiscalizatórias que serão desenvolvidas pela SEMA no mês de novembro, no prazo de 30 dias. Já, a Deputada Valéria Macedo irá designar reunião na Comissão de Meio Ambiente da ALEMA para discutir e planejar as ações necessárias, com designação de audiências públicas, visando à criação do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Balsas, nos moldes da Resolução CONERH nº 03/2013, em conjunto com a SEMA. 

Um grupo de 45 estudantes do município de São João do Soter viverá, nesta quarta-feira (27), de uma experiência ímpar em suas vidas. Eles participam do projeto ‘Tour Jovem Cidadão’ por meio do qual eles visitarão casas de cultura do Governo do Estado que funcionam em São Luís.

O projeto é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (Seejuv), em parceria com as secretarias e coordenações municipais de Juventude.

Em sua primeira edição, beneficiou 50 jovens da cidade de Rosário. O objetivo é proporcionar que aos participantes uma formação e empoderamento cultural, por meio do acesso a equipamentos culturais como museus, teatros, bibliotecas etc.

O ‘Tour Jovem Cidadão’ começa às 9h, na Biblioteca Bendito Leite, na Praça Deodoro. A atividade segue durante todo o dia, quando os jovens visitarão o Museu Histórico e Artístico do Maranhão, Teatro Artur Azevedo, Cinema da Cidade de São Luís e o Palácio dos Leões.

Depois o grupo conhece a sede da Seejuv encerrando com uma visita ao Espigão Costeiro. A secretária Tatiana Pereira participará da abertura da atividade na Casa de Biblioteca Bendito Leite e do encerramento no Espigão Costeiro na ponta d’Areia.

SERVIÇO

O QUÊ: Projeto “Tour Jovem Cidadão”

QUANDO: Nesta quarta-feira (27), a partir das 9h.

ONDE: Biblioteca Benedito Leite, Museu Histórico e Artístico do Maranhão, Cinema da Cidade de São Luís e Palácio dos Leões, Espigão Costeiro na Ponta d’Areia.
terça-feira, 26 de julho de 2016
A décima oitava edição do encontro tem o intuito de problematizar a união entre a ciência geográfica, a ação política transformadora e o exercício democrático


O segundo dia de programação do XVIII Encontro Nacional de Geógrafos contou com a apresentação de nove mesas-redondas. Entre os assuntos discutidos, destaca-se o “Plano Nacional de Educação e Base Nacional Comum Curricular e a Geografia Escolar”, ministrado pelos professores Núria Hangley Cacete, da Universidade de São Paulo (USP), Eduardo Girotto (USP) e Eduardo Maia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O professor Eduardo Maia analisou o contexto das políticas públicas e as bases do currículo nacional. “Embora permita diálogo, a versão implantada pelo currículo nacional não é algo revolucionário e precisa ser melhorada”, avaliou. Para ele, o currículo precisa definir a Geografia como área de conhecimento e assegurar a autonomia do discente. “O professor de Geografia não é apenas mais um licenciado polivalente, ele é autossuficiente e precisa ser reconhecido como tal”.

As experiências educativas não se limitam à sala de aula e devem ser incluídas no Plano Nacional de Educação (PNE). Segundo o professor Eduardo Girotto, no processo de aprendizagem, é necessário que uma dimensão efetiva e humana seja estabelecida entre alunos e professores. Para ele, o plano de educação deve abranger também as condições sociais dos alunos no processo de aprendizagem. “Um dos desafios é lidar com alunos que têm problemas de relacionamento, e a solução seria uma metodologia específica do PNE para o ensino desses alunos. O caminho é saber o que os alunos passam cotidianamente, uma vez que a experiência educativa vai além das experiências de sala de aula", explicou.

A décima oitava edição do encontro tem o intuito de problematizar a união entre a ciência geográfica, a ação política transformadora e o exercício democrático. Um assunto atual e de grande importância para toda comunidade, como disse o chefe do departamento de Geografia, professor Marcelino Farias.

“A temática do ENG 2016 é extremamente importante para academia brasileira, pois traz à tona a discussão sobre a construção do Brasil e percebemos na atualidade, algumas ações que põe em risco essa composição”, explicou Marcelino.
A Bacia Hidrográfica Interestadual do Rio Parnaíba é considerada a segunda mais importante do Nordeste brasileiro e estende-se por uma área de 331.441 km2, abrangendo os estados  do Maranhão, Piauí e Ceará.  No Maranhão, a Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba tem aproximadamente 19,5% de sua área, abrangendo 39 municípios, onde 11 estão totalmente inseridos em sua área de influência. 

Considerando o alto, médio e o baixo curso do rio, 15 municípios estão localizados no baixo (9.920,14 km2), nove no médio (9.638,44km2 e quinze no alto curso (46.927,69 km2). Os municípios mais populosos localizados na bacia do Rio Parnaíba são: Balsas, Brejo, Coelho Neto, Pastos Bons, Santa Quitéria do Maranhão, São João dos Patos, Timon e Tutóia. 

Diante de sua importância para o Estado, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) realizou audiências públicas, em outubro de 2015, nos municípios de Balsas, Araioses e Timon, juntamente com a Comissão de Meio Ambiente da Assembléia Legislativa  do Maranhão (ALEMA), com o objetivo de sensibilizar representantes do poder  público, sociedade civil e usuários de água, quanto a importância da constituição de um comitê para o Estado. 

No último dia 13.07, o Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba se tornou realidade. Foram concluídostodos os procedimentos necessários para assinatura do Acordo de Cooperação entre os estados do Maranhão, Piauí e Ceará, Agência Nacional de Águas e os CBHs dos rios afluentes. O Pacto e o plano de trabalho para os próximos 05 anos foram aprovados. As Resoluções 05 e 109 do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH) estão cumpridas. “Isso apenas foi possível a partir do comprometimento do Maranhão nos últimos 12 meses, que fez com que essa realização fosse alcançada, após mais de 10 anos de anseios da sociedade. Mais um passo dado”, disse o Secretário Adjunto de Licenciamento da SEMA, Carlos Victor Belo. 

Os comitês de bacia hidrográfica são órgãos que consolidam a descentralização da gestão, sendo constituídos por três setores da sociedade (poder público, usuários de água e entidades da sociedade civil organizada) e tendo como unidade de gerenciamento a bacia hidrográfica. São instâncias colegiadas cujos membros exercem a função de um parlamento das águas, pois tomam decisões sobre questões referentes à bacia, tendo como principais competências aprovar o Plano de Recursos Hídricos da Bacia, dirimir conflitos pelo uso da água, estabelecer mecanismos e sugerir os valores da cobrança pelo uso da água, entre outras funções. 

O fim de semana foi de muito trabalho para a deputada estadual Ana do Gás (PCdoB). No sábado, a parlamentar participou das convenções municipais de Esperantinópolis e Paulo Ramos, que homologaram as pré - candidaturas de Aluisinho do Posto e Deusimar Serra, respectivamente.

A primeira parada foi em Esperantinópolis, que terá uma chapa pura do PCdoB com Aluisinho e Dr. Rogério. A coligação conta ainda com o apoio do PSP, PDT, PRTB, Solidariedade, PHS e PTC. Cerca de 4 mil pessoas lotaram o Clube do Fernando para ouvirem a deputada Ana do Gás, o deputado Federal Rubens Pereira Júnior, o secretário de estado do Meio Ambiente, Marcelo Coelho; o presidente regional do PRTB, Márcio Coutinho; o prefeito Jr. Cascaria; a prefeita Arlene e o povo, o verdadeiro dono da festa. "Trago Esperantinópolis no coração.  Estive aqui em março deste ano e vamos apoiar os companheiros Aluisinho e Dr. Rogério nessa empreitada com o aval da população", declarou a parlamentar.

Em Paulo Ramos a deputada Ana do Gás se uniu ao secretário de estado de Comunicação e  Articulação Política e ainda presidente do Diretório Estadual do PCdoB, Márcio Jerry, na convenção que confirmou os nomes de Deusimar Serra (PCdoB) e Francimar (PSDB) na disputa pela prefeitura da cidade, que fica a 347km da capital maranhense. "Vim reafirmar meu apoio na coligação que conta ainda com PP, PDT, PRA, PSP, PRTB, PHS, PDF e PTB, pois acredito que Deusimar representa a unidade para o bem do município de Paulo Ramos", destacou Ana do Gás para um público de 3500 pessoas.

Deusimar Serra é presidente do PCdoB em Paulo Ramos. O pré-candidato a vice, Francimar,  é presidente do PSDB na cidade. A coligação terá 21 pré-candidatos a vereadores.

Participaram ainda da convenção o deputado estadual Carlinhos Florêncio; Henrique Sousa representando o deputado federal Zé Carlos; os pré-candidatos a prefeitos Maura Jorge (Lago da Pedra) e Tetê (Marajá do Sena); além do Superintendente Mávio Rocha; do presidente do PRTB estadual, Dr. Márcio Coutinho; Dr. Cleiton, contador, e
Marlon, representando o deputado federal Weverton Rocha.

Ainda este mês Ana do Gás marcará presença em outras convenções municipais. "Estamos em recesso parlamentar, mas o trabalho e a assistência às nossas bases eleitorais nunca entram de férias ", finalizou a parlamentar que é ainda presidente do Diretório Municipal do PCdoB de Santo Antônio dos Lopes.
texto: Elias Luiz | Rachel Nuwer
tradução: Daniela Silvestre


Morte nas nuvens: Eles encontram-se congelados no tempo, milhares de metros acima do nível do mar. O número sombrio de mortos do Everest está se tornando impossível de ignorar.

Não se sabe exatamente, quantos corpos permanecem no Monte Everest atualmente, mas certamente são mais de 200. Escaladores e Sherpas permanecem enterrados em fendas, sob a neve de avalanches e expostos nas encostas – suas extremidades esbranquiçadas e distorcidas. A maioria está oculta da vista, mas alguns são familiares na rota para o cume do Everest.

Talvez o mais conhecido de todos são os remanescentes de Tsewang Paljor, um jovem alpinista indiano que perdeu a vida em uma infame nevasca em 1996. Por quase 20 anos, o corpo de Paljor - popularmente conhecido como Botas Verdes, devido ao calçado neon que usava quando morreu - tem repousado perto do cume do Everest, na Face Norte. Quando a cobertura de neve está escassa, os alpinistas têm que pular por sobre as pernas extendidas de Paljor nos seus caminhos de ida e volta do pico.

Na verdade a trilha "passava" ao lado do corpo de Paljor, pois ele "estava" em uma reentrância na rocha, conhecida como a Caverna do Botas Verdes, então não há a necessidade de pular sobre o seu corpo. Antes de tirar qualquer conclusão, leia o artigo até o final.

Montanhistas vêem tais assuntos como trágicos porém inevitáveis. Para o resto de nós, entretanto, a ideia de que um corpo possa permanecer em plena vista por quase 20 anos pode parecer incompreensível. Corpos como o de Paljor irão permanecer em seus lugares para sempre, ou algo pode ser feito? E um dia iremos constatar que o Monte Everest simplesmente não vale mais a pena? Como eu descobri nessa série de duas partes, a resposta é uma história de controle, perigo, aflição e surpresas.

Antes de responder a essas questões, no entanto, é válido perguntar algo mais fundamental: Quando a morte está por toda a parte, por que, de uma vez por todas, as pessoas jogam com suas próprias vidas no Everest?

Alcançar o ponto mais alto da terra serviu como símbolo dos “desejos dos Homens de conquistar o universo,” como o montanhista Britânico George Mallory colocou. Quando um repórter uma vez perguntou a ele por que desejava escalar os 8.848 m (29,029ft) do Everest, Mallory rebateu “porquê está lá!”

O Everest, contudo, não é mais o lugar romântico e inconquistável que era. Desde que Tensing Norgay e Edmund Hillary se tornaram os primeiros Homens à ficar em pé no cume em 1953, a montanha foi conquistada mais de 7.000 vezes por mais de 4.000 pessoas, as quais deixaram uma trilha de lixo, desperdício humano e corpos em seus rastros.

segunda-feira, 25 de julho de 2016
A valorização dos profissionais da rede estadual de ensino é uma das medidas adotadas pelo Governo do Maranhão para construir uma educação de qualidade para as crianças, adolescentes, jovens e adultos. Em 19 meses de gestão, medidas importantes foram adotadas em reconhecimento à importância do trabalho destes profissionais, representando ganhos expressivos para a categoria.  Neste período, 17.261 educadores do quadro da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) foram beneficiados com progressões funcionais, promoções, titulações e estímulos, gerando um impacto financeiro de aproximadamente R$ 47 milhões.

Logo em janeiro de 2015, 11.144 servidores da educação foram contemplados com a progressão salarial, além de promoções, titulações e estímulos concedidos neste período, que geraram uma repercussão financeira de quase R$ 33 milhões/ano.

Vilmar de Jesus, que há 24 anos é professora do Estado, é uma das servidoras que progrediu na carreira neste período. “Muito importante a implementação das progressões, pois elas geram benefícios para nós. Eu já havia dado entrada, mas estava aguardando. Agora de forma automática é muito melhor, pois nos livra da angústia de esperar”, disse

Em 2016, outras 4.608 progressões foram concedidas, além de outros benefícios, representando um acréscimo mensal de mais de R$ 1 milhão na folha de pagamento dos profissionais da educação, totalizando, aproximadamente, R$ 14 milhões no decorrer do ano.

O secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, ressalta que o pagamento das progressões para os professores do Estado era uma reivindicação recorrente da categoria, que durante anos lutou pelo direito, sem ser atendida. “Nestes 19 meses, já somam mais de 17 mil professores contemplados com a implementação destes benefícios. O Governo do Estado tem se empenhado em atender os pleitos dos servidores da educação. Desde o início de sua gestão o governador Flávio Dino tem trabalhado para honrar o compromisso que tem com a valorização dos servidores do Estado, pois reconhece que servidores valorizados refletem em melhorias na prestação de serviços”, destacou.

A progressão funcional é a evolução do educador da rede pública estadual, que, após determinado tempo de serviço, avança de uma referência para outra superior na tabela remuneratória do magistério, conforme estabelecido pelo Estatuto do Magistério. Durante décadas a categoria foi penalizada com a não implementação deste direito, tornando-o uma grande reivindicação dos professores do Estado.

Reajuste salarial

Ainda neste período, o Governo concedeu reajuste salarial de 13,01% a todas as referências funcionais do magistério, cobrindo quase integralmente a inflação do período. Com um impacto anual de R$ 200 milhões, a recomposição beneficiou mais de 41 mil professores. Do mesmo modo foi concedido reajuste de 15% na remuneração dos professores contratados.

Para garantir estas recomposições salariais, somente em 2015, o Estado aportou mais de R$ 190 milhões em complementação aos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), que, mesmo sendo utilizados integralmente com pagamento de pessoal, não são suficientes. Neste ano, a projeção de aporte do tesouro estadual é maior, girando em torno de R$ 206 milhões.

Quantitativo de progressões

2015 - 11.144 professores

2016 - 4.608 professores

Técnicos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), passaram por treinamento ministrado pela Agência Nacional de Águas (ANA), de 19 a 22 de julho. O objetivo foi capacitá-los para manusear os equipamentos usados no Programa Qualiágua (Programa de Estímulo à Divulgação de Dados de Qualidade de Água). 

A programação do treinamento constou de aula teórica sobre a qualidade da água; conhecendo a sonda multiparamétrica; métodos de medição de descarga líquida pelos medidores acústicos; aula teórica sobre toda a instrumentação necessária para o uso em campo, incluindo os equipamentos de segurança; análise e interpretação de dados; prática de campo e muito mais. 
Além disso, foram apresentados os parâmetros de qualidade, que são: temperatura da água; qualidade da água; potencial hidrogeniônico (pH); oxigênio dissolvido (OD); turbidez; condutividade elétrica; clorofila a; cianobactérias. 

“O Qualiágua foi criado com a finalidade de premiar as unidades de federação pela divulgação de dados de monitoramento de qualidade das águas à sociedade. É um programa de fomento. Nós, da ANA, esperamos que o Estado esteja estruturado e capacitado para manter as atividades de monitoramento e divulgação de qualidade de água em seu território, ao final do contrato”, explicou a Especialista em Recursos Hídricos, Regina Generino, que ministrou o curso.

O Maranhão está em processo de assinatura do contrato do Qualiágua e necessitava da capacitação no uso destes equipamentos para o cumprimento das metas acordadas. “A ideia é melhorar o monitoramento, obtendo, assim, informações detalhadas sobre a qualidade e o volume de água dos principais rios”, destacou o Secretário de Meio Ambiente, Marcelo Coelho.

Ele, ainda, complementou: “Esse foi mais um desafio. Agora temos técnicos capacitados para levar adiante o Qualiágua, de forma eficaz. Parabéns a todos que participaram”, realçou o Secretário. 

Qualiágua

O Qualiágua busca promover a implementação da Rede Nacional de Monitoramento da Qualidade de Água (RNQA) e estimular a padronização – em escala nacional – dos métodos de coleta das amostras, dos parâmetros verificados, da frequência das análises e da divulgação dos dados, que são importantes para diversos públicos, como: gestores públicos, pesquisadores, estudantes e empresas.

O Qualiágua estabelece metas mínimas a serem cumpridas por três grupos de unidades da Federação, sendo que as mais estruturadas terão metas mais exigentes. O primeiro grupo é formado pelas unidades que já operam redes de qualidade de água e que podem expandi-las imediatamente: CE, DF, MG e SP. O segundo grupo tem 12 estados (BA, ES, GO, MT, MS, PB, PR, PE, RJ, RN, RS e SE) e engloba aqueles que já operam redes, mas que precisam aumentar a capacidade de operação dos pontos da RNQA, especialmente no que se refere a capacitação dos seus técnicos e laboratórios. O terceiro grupo é formado por 11 estados em que o monitoramento é inexistente ou não está consolidado: AC, AL, AP, AM, MA, PA, PI, RO, RR, SC e TO. 

Os pagamentos serão feitos duas vezes por ano mediante o cumprimento das metas de monitoramento e divulgação de dados, que levarão em consideração vários aspectos, como: o percentual de pontos da RNQA operados pelo estado, o número de parâmetros avaliados e o percentual de pontos operados com medição de vazão simultânea – este último para análise da carga de poluentes na água. Estas metas serão pactuadas entre a ANA e as instituições participantes. O valor do pagamento será de R$ 1,1 mil por ponto monitorado e divulgado e o reajuste será anual, conforme o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). 

A RNQA/REMQAS é composta por 254 pontos de coletas distribuídos no território maranhense. Nos primeiros 12 meses, para o grupo do Maranhão, o Programa exige o monitoramento de 10% dos pontos, sendo que para 5% desses pontos a coleta e análise deverão ser trimestrais. "O Estado iniciará o cumprimento do quadro de metas com mais do dobro do mínimo estabelecido pela ANA, com 54 pontos (cerca de 22%), sendo que 100% desses pontos serão coletados e analisados trimestralmente", finalizou Coelho.

domingo, 24 de julho de 2016
Uma política educacional baseada nos princípios orientadores de inclusão social, respeito à diversidade, formação integral e integrada, gestão democrática e participativa, ensino comprometido e aprendizagem significativa e espaços escolares dignos e acolhedores. Essas são as metas definidas na Macropolítica de Educação do Maranhão, o Programa ‘Escola Digna’, implantado pelo governo Flávio Dino, desde o primeiro dia de gestão.

Em artigo publicado neste domingo (24), o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, destacou o Escola Digna como o maior programa educacional da história do Maranhão.

“O programa tem por finalidade desenvolver uma série de ações com o objetivo de aprimorar e transformar o processo de ensino/aprendizagem na Educação Básica, elevando os índices educacionais do Estado. Com eixos estruturantes, norteia a gestão para atingir o que destacamos como os principais objetivos do Governo do Estado para a área educacional, que é a transformação de nossas escolas em espaços dotados de estruturas adequadas, que garantam as condições necessárias para o processo de ensino e aprendizagem; e a valorização e qualificação de nossos professores, para que esses profissionais sintam orgulho em integrar a nossa rede de ensino”, enfatizou o secretário.

No artigo, Felipe Camarão destacou como principal ponto do programa a construção de prédios de alvenaria em substituição a escolas de taipa, palha, galpões e afins que, na contramão da dignidade humana, funcionam como escolas, negando a crianças, adolescentes, jovens e adultos, o acesso a uma educação de qualidade, transformadora e formadora, numa perspectiva de educação cidadã.

Escola no interior do Maranhão

O último dia 15 entrou para a história de 40 alunos do ensino fundamental e dos professores da Escola Pedro Álvares Cabral, no povoado Muriçoca, em Fortaleza dos Nogueiras, no Sul do Maranhão, como o marco de uma educação com mais dignidade.

A comunidade recebeu a primeira Escola Digna, que foi construída em parceria com a empresa Agrosserra. Funciona em um prédio com uma infraestrutura adequada, com carteiras, computadores, quadros brancos, cozinha e campinho para atividades de educação física. A meta é construir outras 302 escolas dignas até o fim da gestão.

Ainda no eixo da infraestrutura das escolas, o Governo do Maranhão, por meio do ‘Escola Digna’, está promovendo a construção, reconstrução e reforma de escolas de nível médio por todo o estado. Nesta primeira fase, 63 unidades escolares estão sendo reconstruídas, em cerca de 40 municípios.

Outras 300 escolas já passaram por serviços de manutenções de suas estruturas físicas, na rede elétrica, hidráulica, sanitária, pintura, entre outros ambientes. Com 1,2 mil unidades escolares na rede pública estadual, nestes 18 meses o Governo já conseguiu alcançar aproximadamente 30% das escolas estaduais, com serviços de melhorias em suas estruturas.

Eixos do ‘Escola Digna’

Além da infraestrutura, o Programa ‘Escola Digna’ é fundamentado em eixos estruturantes que compõem a Macropolítica, que vêm sendo transformados em ações efetivas na busca pela melhoria do ensino, de combate ao analfabetismo e de valorização dos profissionais da educação.

O ‘Eixo Ensino Médio Integrado em Tempo Integral’, tem como foco o desenvolvimento de ações educativas integradas de tempo integral para formação holística dos educandos e educadores em espaços para práticas de estudos, pesquisa, formação continuada, empreendedorismo, entretenimento e lazer.

Esse eixo se efetiva com a implantação, até o fim desta gestão, dos Núcleos de Educação Integral, que são espaços de acolhimento aos alunos das diversas escolas de uma determinada área, e dos Centros de Educação Integral, a serem instalados na própria unidade de ensino e que estão em fase avançada de licitação. A duas iniciativas estão sendo efetivadas por inciativa do governador Flávio Dino, por intermédio do Decreto nº 30.620 de 02 de janeiro de 2015.

“O Maranhão já deu o primeiro passo em direção a uma política de Estado de Educação Integral, com a criação de unidades do Instituto de Educação de Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), e os primeiros Centros de Ensino Médio Integral que estão em fase de instalação, além dos núcleos de educação integral”, ressaltou o secretário Felipe Camarão.

Formação Continuada

A Formação Continuada dos Profissionais da Educação também compõe um dos eixos do programa e visa a valorização do educador e melhoria da qualidade da educação. Em 18 meses, por meio desse eixo o Escola Digna alcançou mais de 4 mil horas de ações formativas nas etapas e modalidades da educação básica, com a participação efetiva dos profissionais do Sistema Estadual de Educação. O Estado implantará o Centro de Formação de Professores, com o objetivo de intensificar estas ações.

Além de contribuir com os municípios, construindo novas estruturas em substituição às escolas de taipa, o Governo do Maranhão investe em outras ações de Cooperação Técnica visando melhorar os indicadores educacionais do estado. São ações efetivas no atendimento pedagógico às escolas municipais, oferecendo subsídios para elaboração e implementação de orientações curriculares a partir das diretrizes nacionais e estaduais.

Está sendo colocado em prática o plano de continuidade do processo de municipalização do Ensino Fundamental, entre outras ações, que compõem este eixo do programa, que já garantiu, por meio de ação articulada com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), ofertar curso de especialização em Coordenação Pedagógica com participação de 405 profissionais das escolas dos 30 municípios de menor IDH, totalizando 400 horas de formação.

Outra grande iniciativa partiu do ‘Eixo Gestão Educacional’, que realizou, pela primeira vez na história do estado, a escolha de gestores escolares de forma democrática. Em sua primeira realização, 455 unidades da rede estadual de ensino escolheram seus diretores, contando com a participação de mais de 400 mil eleitores, entre professores, alunos, funcionários e pais de estudantes. Um novo processo eleitoral está em andamento para eleição nas demais escolas, até o final deste ano.


Espaços públicos ocupados. Crianças brincando, turistas passeando, idosos se distraindo e muita música boa e diversão. Foi com esta missão que o Governo do Estado conseguiu transformar espaços, antes ociosos, em verdadeiras arenas de alegria. Em todos os fins de semana do mês de férias tem sido oferecida uma programação diversificada, por meio do Programa ‘Mais Cultura e Turismo’, na nova Praça da Lagoa e no Espigão Costeiro, em São Luís, atraindo gente de todos os lugares e de todas as idades. O resultado não podia ser outro: a aprovação geral do programa. 

Neste fim de semana, a criançada que foi à Praça da Lagoa pôde imergir no mundo da literatura e da magia. Além dos brinquedos e atividades recreativas, que ficam disponíveis durante a tarde, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Sectur), ofereceu show de mágica, contração de história e oficina de leituras, com livros infantis disponibilizados pela Biblioteca Pública Benedito Leite.

A pequena Angel, de dois anos, ouvia com atenção a historinha de Chapeuzinho Vermelho, com os olhos atentos a cada movimento da contadora de histórias. A mãe, Charlene Portillo, elogiou a iniciativa. “É período de férias, os pais saem para trabalhar e as crianças ficam envolvidas com TV, tablets e outros aparelhos eletrônicos. Esta programação é um incentivo à leitura e supre essa carência de programações infantis, longe do roteiro praia e shopping”, opinou a mãe do Angel.

A personal trainner Tatiana Galli levou a filhinha Giovana, de apenas 10 meses. Ela é paulista e está aprovando a Praça da Lagoa, e sua variedade de atividades. “Vim aqui para ela brincar e fazer uma estimulação motora e estou achando demais. Para crianças, este foi um dos melhores espaços em São Luís. Venho de São Paulo, onde há várias opções como parques e praças, e ainda não tinha visto algo assim em São Luís”, relatou Tatiana.

Já no Espigão Costeiro, quem for passear e admirar o pôr do sol aos fins de semana, vai encontrar shows de artistas locais e concertos de alunos e professores da Escola de Música do Maranhão Lilah Lisboa. Neste sábado (23), o show ficou por conta do cantor Carlos Berg, e no domingo (24) foi a vez de Dhean Brito.

Uma multidão se reuniu para ouvir Carlos Berg cantar um repertório de reggae e músicas popular maranhense e brasileira.  O artista acredita que a cultura do estado vive outro momento, mais democrática e de valorização das mais diversas produções locais.  “Essa iniciativa é linda. Estou honrado de fazer parte desse time de artistas que estão fazendo parte desse movimento. É a valorização do artista popular maranhense, agora parece que a gente está realmente fazendo parte desse movimento cultural”, opinou.  

A turista Shahira Sagica, de Belém, ficou encantada com a beleza natural do litoral maranhense e com a mistura de ritmos na apresentação do cantor Carlos Berg. “Estou gostando muito, estou aqui há cinco dias e hoje tive a oportunidade de conhecer o Espigão, achei o ambiente maravilhoso, o ar muito bucólico, apaixonante e aconchegante. E esse movimento turístico, com música regional, eu acho maravilhoso porque estou podendo conhecer um pouco da cultura de vocês”, relatou a turista, animada com a programação.

O próximo sábado (30) e domingo (31), serão últimos dias da programação de férias do ‘Mais Cultura e Turismo’. As ativadores começam sempre às 17h.