quarta-feira, 31 de agosto de 2016
Cerca de 500 alunos da rede pública e particular de ensino do Maranhão tiveram a oportunidade de participar de um ensaio aberto do renomado Pianista Miguel Proença, realizado na tarde de ontem no Teatro Arthur Azevedo, em São Luís. O ensaio faz parte do projeto Piano Brasil, consolidado como uma das principais iniciativas da música erudita no Brasil. Este ano o projeto está sendo realizado em quinze cidades brasileiras, nas cinco regiões do país, com apresentação de recital, ensaio aberto e masterclass.

Dez escolas da rede pública e particular de ensino participaram do encontro, que contou com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Sectur), e da Secretaria de Estado de Educação (Seduc): o Centro de Ensino Bernardo Coelho de Almeida, Centro de Ensino João Lisboa, Centro de Ensino Maria José Aragão, Unidade de Educação Básica Gomes de Sousa, Unidade de Educação Básica Josefina Serrão, Unidade de Educação Básica José Gonçalves do Amaral Raposo, Unidade de Educação Básica Zebrina Eugênia, Escola Comunitária Bom Pastor, Escola Comunitária Menino de Jesus e a Escola de Música Do Ré Mi da Banda da Polícia Militar do Maranhão.

Arte Educadora da Secretaria de Estado de Educação do Maranhão (Seduc), Ione Coelho disse que é uma oportunidade que os alunos da rede pública e particular de ensino têm para desenvolver o seu conhecimento musical e ter acesso a uma música que não chega fácil ao seu convívio social. "O Brasil possui uma riqueza cultural e artística que precisa ser incorporada, de fato, no seu projeto educacional. Isso só acontecerá se escola e espaços que trabalham com educação começarem a valorizar e incorporar, também, conteúdos e formas culturais presentes na diversidade da textura social. O projeto Piano Brasil aproxima a música clássica do pianista Miguel Proença com os alunos da rede pública e particular de ensino. É a valorização e apreciação da estética da música clássica. Às vezes essa música não chega até essas crianças e jovens, por conta de mecanismos que impedem este acesso. O projeto é uma oportunidade de democratizar e aguçar a audição", assegurou.

Os alunos aproveitaram a oportunidade. Ítalo Rodrigues Maramal, de 18 anos, estudante do Centro de Ensino João Lisboa, elogiou a beleza do Teatro Artur Azevedo e o fato de estar ouvindo música clássica. "Estou vivendo uma tarde diferente. Reunidos com os meus amigos da escola estou tendo o privilégio de visitar o Teatro Artur Azevedo e ouvir uma música diferente ao que estou acostumado a curtir no dia-a-dia. É contagiante", comentou.

Estudante da mesma escola, Roberto Micael, de 16 anos, comemorou a descoberta da música clássica, segmento artístico que ainda não havia sido apresentado a ele. "É uma sensação de paz que estou sentindo ouvindo música clássica", admitiu.

Gabriel de Carvalho Silva, 12 anos, da Escolinha Do Ré Mi da Banda da Polícia Militar do Maranhão, definiu o projeto Piano Brasil e a presença de Miguel Proença como um momento único em sua vida. "Gostei muito do jeito que ele toca o piano. Gostei das músicas que ele tocou e da forma como a informação foi passada pra gente. Foi muito divertido e ao mesmo tempo importante pra mim que estou aprendendo na escolinha da Polícia Militar", esclarece.

No encontro Miguel Proença interpretou clássicos de Heitor Villa-Lobos, "Valsa da Dor", Chico Buarque/Cristóvão Bastos, "Todo Sentimento" além de encerrar o Ensaio Aberto interpretando o Hino Nacional. O músico agradeceu os estudantes. Ele recomendou para que os participantes ouvissem mais música clássica, interagiu pedindo para que subissem ao palco e tivessem um contato mais próximo com piano.  

É Lei

A Lei 11.769, sancionada pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva em 18 de agosto de 2008, estabelece a obrigatoriedade do ensino de música nas escolas de educação básica. "A aprovação da lei foi sem dúvida uma grande conquista para a área de educação musical no país. No Maranhão, existe uma preocupação do governo do Estado. Aos poucos está se cumprindo a lei federal, por meio de concurso para professores na área de educação artística. E logo será aberto concurso para professores, específicos, à música", complementou a Arte Educadora Ione Coelho.

Ações de mobilidade urbana com a garantia de qualidade, mais acesso e inclusão são características dos programas desenvolvidos pelo Governo do Estado no sistema público de transporte na Região Metropolitana de São Luís. O foco é universalizar o sistema alcançando maior parcela da população usuária, incluindo as pessoas com deficiência. A implantação de novas linhas de coletivos, criação de serviços diferenciados, maior fiscalização do setor e atendimento mais qualificado aos usuários estão entre as medidas adotadas pela gestão para melhor mobilidade na região.

O transporte coletivo é o serviço de maior alcance da população e tem utilização diária, principalmente nas áreas urbanas, ressalta o presidente da Agência Estadual de Transporte e Mobilidade Urbana (MOB), Arthur Cabral. Em sua avaliação, investir neste setor reflete positivamente nas demais áreas. “A melhoria desse sistema influi em uma série de setores de importância, como o comércio. O governo está empenhando todos os esforços para garantir o funcionamento adequado deste setor”, reiterou.

Um dos programas de maior resultado é a ‘Linha Expresso Metropolitano’, criado no primeiro ano da gestão Flávio Dino para diminuir problemas históricos do sistema como a superlotação e a frota insuficiente para atender a demanda. Com o projeto foram criadas três novas linhas e incluídos 36 ônibus novos no sistema, eles realizam, em média, 40 viagens e transportam, aproximadamente, 25 mil passageiros diariamente. O ‘Expresso Metropolitano’ tornaram mais rápidas as viagens entre as cidades da Grande Ilha e a capital.

Os ônibus do Expresso possuem ar condicionado, poltronas acolchoadas, capacidade para até 70 passageiros por viagem e plataforma para pessoas com deficiência. A identificação do roteiro é em led, garantindo melhor visibilidade. Todos os veículos são integrados ao aplicativo ‘Meu Ônibus Mob’ que monitora por GPS. O sistema está sendo ampliado com a Linha Expressa IV para a área Itaqui Bacanga, uma das mais populosas de São Luís, para integrar o transporte ferryboat ao rodoviário.

Transporte inclusivo

Respeito às diferenças garantindo igualdade, cidadania e a inclusão social com o projeto ‘Travessia – Transporte Especial Gratuito para a Pessoa com Deficiência, Usuária de Cadeira de Rodas’. O programa garante transporte para o trabalho, educação, saúde e lazer a estas pessoas. “O Travessia foi construído com apoio de representações das pessoas com deficiência e pretende universalizar o transporte, dando acesso a todos, sem distinção”, enfatiza Artur Cabral. Por mês, atende até três mil pessoas.

“Graças a Deus surgiu esse programa. É de muita ajuda, porque o meu dinheiro já é tão pouquinho. Agora eu deixei de gastar com outros meios e de passar o sufoco nas ruas. Antes, caso eu precisasse me locomover de casa para outro lugar, tinha que colocar combustível no carro dos outros ou pagar uma corrida de táxi. Era uma situação difícil”, declara Aldenor Borges Pestana, de 57 anos. Ele utiliza o serviço pelo menos três vezes por semana. O transporte é realizado por veículos do tipo van, adaptados e climatizados com espaço para até seis pessoas, incluindo acompanhantes, além de lugar para bagagens.

O serviço contempla, também, as crianças com microcefalia, garantindo-lhes mais segurança no transporte para o tratamento. “Estou mais tranquila. Agora o neném vai bem confortável e demora menos para a gente chegar ao hospital e fazer as consultas”, disse a estudante Adriele Luciana dos Santos, 19 anos, mãe de Ângelo Ryan Gonçalves, de apenas quatro anos. Desde o lançamento do programa, em fevereiro deste ano, até agosto, o Travessia já realizou 1.6 mil atendimentos em São Luís, Paço do Lumiar, São José de Ribamar e Raposa.

Ruas renovadas

Um dos maiores programas de reestruturação de ruas e avenidas, o programa ‘Mais Asfalto’ promove o melhoramento das vias em ação parceira do Governo do Estado e a Prefeitura de São Luís. Com as ações do programa, ruas e avenidas que estavam em situação precária foram totalmente revitalizadas, e, agora, permitem o tráfego de pessoas e veículos sem riscos de acidentes. Problemas históricos de alagamentos e buracos foram resolvidos nos bairros, sendo que, em alguns casos, pela primeira vez as áreas receberam serviços desta natureza. O ‘Mais Asfalto’ já alcançou mais de 1.800 ruas em cerca de 90 bairros da capital.

O secretário de Estado da Infraestrutura (Sinfra), Clayton Noleto, enfatiza que o programa tem como objetivo “urbanizar áreas precárias com uma melhor pavimentação, garantindo o desenvolvimento urbano e socioeconômico com a criação de mais rotas viárias e corredores comerciais”. Na avaliação do secretário municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), Antônio Araújo, este é o maior investimento em infraestrutura realizado na cidade nos últimos anos. “Esta ação permite o comércio em pontos estratégicos, o desenvolvimento urbano mais equilibrado, valoriza as áreas urbanas e garante mais mobilidade e condição de vida às pessoas”, enfatizou. O ‘Mais Asfalto’ inclui, ainda, recuperação e construção de calçadas, canteiros, sarjeta e meios fios.

Bairros interligados

O ‘Interbairros’ é mais um importante programa de mobilidade realizado pelo Governo do Estado em parceira com a Prefeitura de São Luís, que cria novas vias de acessos entre os bairros e reestrutura outras, com fins a reduzir o fluxo nas principais avenidas. O programa vai construir 14 conexões entre bairros da capital, totalizando 21,4 km, destes, quatro foram concluídas e sete estão em andamento. Para a execução do programa estão sendo investidos R$ 32 milhões.

Umas das alternativas de tráfego criadas com o ‘Interbairros’ foi a Ponte Pai Inácio, entre o Turu e o Parque Vitória, que desafogou o trânsito em avenidas de grande fluxo como a São Luís Rei de França e a Jerônimo de Albuquerque. Com a Ponte Pai Inácio foi criada uma nova rota de tráfego para os bairros da Divineia, Vila Luizão, Santa Rosa, Parque Vitória, Sol e Mar, Habitacional Turu, Chácara Brasil, Cohab e Cohatrac. A moradora Leonara Costa Santos, que reside no local há mais de 50 anos, não disfarçou a alegria por ver a área estruturada. “Estou muito feliz com essa melhoria. Agora ficou mais bonito, mais valorizado e mais seguro”, disse ela.

O programa interligou os bairros São Cristóvão, Cidade Operária e Jardim São Cristóvão com a pavimentação e urbanização de ruas. Outra intervenção, na rotatória da Avenida Guajajaras com a Avenida dos Franceses no acesso ao Aeroporto Marechal Cunha Machado recebeu urbanização e foi sinalizada. Na Forquilha, as ações do programa garantirão fluidez ao trânsito com a modificação na rotatória a partir da construção de um retorno na Avenida Guajajaras. Serão feitas, ainda, alterações na rotatória da inserção da Maioba, chamada Forquilhinha. O pacote de serviços inclui drenagem superficial e profunda e novo asfalto.

terça-feira, 30 de agosto de 2016
O Diretor Regional do Senac no Maranhão, Ahirton Lopes, embarca nesta quarta-feira, 31, para a cidade de Vitória (ES), com o objetivo de participar de mais uma Reunião de Diretores Regionais do Senac, integrantes do Núcleo de Desenvolvimento Corporativo do Nordeste. O evento acontece no Hotel Ilha do Boi, nos dias 01 e 02 de setembro.

Na ocasião, será apresentado o status atual do Planejamento Estratégico Nacional, Modelo Pedagógico do Senac, Competições Senac de Educação Profissional, Codepe e Pesquisas Nacionais. Além disso, os integrantes do núcleo conhecerão as novas Resoluções do Conselho Nacional, os resultados das reuniões do Comitê Gestor de Tecnologia, dentre outros assuntos pertinentes à Instituição.
"O Papel da Moradia como Estratégia de Reabilitação do Centro Histórico de São Luís: Relato de uma experiência” será tema de palestra com o professor Luiz Phelipe Andrés nesta quinta-feira (1º de setembro), às 15h, no auditório Padre Antônio Vieira do Centro Cultural Convento das Mercês, no bairro do Desterro, Centro Histórico de São Luís.

A palestra, aberta a todos os interessados e com entrada franca, integra a programação do “Fórum Permanente do Patrimônio Cultural”, promovido pelo Centro Cultural Convento das Mercês / Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB).

O Fórum busca suscitar debates e apontar soluções para os problemas relacionados ao patrimônio cultural no Estado do Maranhão. “Estamos promovendo, de forma permanente, seminários sobre o patrimônio cultural (material e imaterial) do Maranhão, com especialistas no assunto (historiadores, arquitetos, folcloristas, gestores públicos, museólogos, pesquisadores, cientistas sociais, antropólogos, arqueólogos, dentre outros profissionais ligados ao setor, bem como a comunidade em geral)”, relatou o diretor do Convento das Mercês, Paulo Melo Sousa.

Edições anteriores

Outros temas já foram abordados no “Fórum Permanente do Patrimônio Cultural”, entre os quais, “Arqueologia Urbana”, com a participação do arqueólogo Deusdédit Carneiro Leite Filho que, sob a chancela da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Sectur), desenvolve o “Vivendo sobre as Águas” – projeto de pesquisa que enfoca os sítios arqueológicos únicos no Maranhão e parte integrante do programa de dez anos de levantamento do potencial e estudo dos recurso arqueológicos do Estado, além dessa abordagem, da palestra sobre “Territorialidade: a mudança dos espaços urbanos em São Luís no século XIX”, com o historiador Ananias Martins.

Perfil

Luiz Phelipe Andrès foi Secretário de Estado da Cultura do Maranhão e desde 2010 integra o Conselho Consultivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN. 

Diretor do Centro Vocacional Tecnológico Estaleiro-Escola, é professor do Curso de Arquitetura da Universidade Dom Bosco. Foi Coordenador da pesquisa para edição do livro Monumentos Históricos do Maranhão, contendo o primeiro inventário dos principais monumentos arquitetônicos e da arte sacra de São Luís, Alcântara e Rosário. Responsável pelo Setor de Pesquisa e Documentação do Programa de Preservação e Revitalização do Centro Histórico de São Luís: Projeto
Praia Grande, foi idealizador e coordenador do Projeto de Restauração e Transcrição Paleográfica desses livros, financiado pelo CNPq.

Ele foi Coordenador Geral do Programa de Preservação do Centro Histórico de São Luís, Membro do Conselho Estadual de Cultura do Maranhão e Coordenador Geral do Patrimônio Cultural da Secretaria de Estado da Cultura do Maranhão. Luiz Phelipe Andrès é membro da Academia Maranhense de Letras - AML, desde junho de 2012, ocupante da cadeira de número 23.
Com o objetivo de valorizar o artesanato maranhense, a Secretaria de Cultura e Turismo do Estado do Maranhão (Sectur), através da Coordenação Estadual do Artesanato, abre as inscrições para a Feira de Artesanato, que acontecerá de 9 a 11 de setembro, na Praça Nauro Machado. Os artesãos e artesãs interessados podem se inscrever entre os dias 30 de agosto e 2 de setembro, no Ceprama.

A feira fará parte da programação do 3º Festival Internacional de Folclore do Maranhão, que ocorrerá em São Luís entre 9 e 16 de setembro.

Os artesãos e artesãs interessados devem comparecer ao Ceprama, das 10h às 16h, munidos de fotos e amostras dos produtos que serão comercializados, além de apresentar original e cópia da Carteira de Identidade, CPF e cópia do Comprovante de Residência.

“Serão privilegiados os profissionais cujo trabalho faça referência à cultura popular, com inspiração nos elementos da cultural local, com utilização de técnicas e materiais da região”, explica a coordenadora Estadual de Artesanato, Viviane de Jesus.

Os artesãos e artesãs selecionados serão informados por telefone e convocados a participar de reunião que será realizada no dia 06 de setembro, no Ceprama.

Os resultados das políticas de geração de emprego do Governo do Maranhão começam a aparecer em números do Cadastro Geral de Emprego e Desemprego (Caged) do Ministério do Trabalho. O Maranhão teve um saldo positivo de 214 postos de trabalho formais no mês de julho, o que foi o melhor resultado de toda a região Nordeste e o quarto melhor do país. Os principais setores contratantes do Maranhão foram a agricultura e a construção civil, em que tem grande peso as mais de 500 obras em execução pelo governo estadual.

No Brasil todo, houve um saldo negativo de 94.724 empregos a menos no mês. Os piores desempenhos do país, em números absolutos, foram de Minas Gerais (– 15.345), Rio de Janeiro (- 12.125) e São Paulo (– 13.795). No Nordeste, os piores resultados foram da Bahia, saldo de 7.285 empregos formais a menos; seguida de Ceará (-4.677) e Pernambuco (-4.043). Além do Maranhão, apenas o Rio Grande do Norte teve saldo positivo na região Nordeste em julho. E de apenas dois postos de trabalho.

“Desde o começo do governo, temos adotado vários caminhos para ativar a nossa economia, apesar da gigantesca recessão derivada de fatores internacionais e nacionais”, afirma o governador Flávio Dino. “Esses números vêm comprovar o acerto dessas medidas”, complementou.

Para o secretário de Estado do Trabalho e Economia Solidária, Julião Amin, apesar do cenário de crise que se instalou nacionalmente, o Governo do Maranhão sempre se preocupou em criar alternativas de geração de emprego e renda aos maranhenses. “Este é um trabalho contínuo que está sendo demonstrado nos resultados do Caged, sendo que nosso objetivo é avançar cada vez mais, valorizando os trabalhadores maranhenses e fortalecendo a economia do estado”, disse.

Políticas de empregos

O Governo Flávio Dino tem adotado políticas para minorar os efeitos no estado da crise econômica nacional, que já fez mais de 10 milhões de desempregados no país. Uma delas é a realização simultânea de mais de 500 obras em todo o estado o que tem contribuído para a ampliação das contratações na área da construção civil.

“O duro combate do governo Flávio Dino aos desperdícios e desvios tem permitido que sejam feitos investimentos em infraestrutura, o que ajuda muito a gerar empregos diretos e indiretos”, avalia o secretário de Estado da Infraestrutura, Clayton Noleto. “As mais de 500 obras em andamento no estado visam garantir dignidade no atendimento ao serviço público de milhões de maranhenses, além de contribuir para manter a economia aquecida, viabilizando um círculo virtuoso”.

Três projetos de lei criando novas políticas de geração de postos de trabalho pelo governador Flávio Dino foram aprovados pela Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema) nesta terça-feira (30). Um deles é o ‘Mais Empregos’, que visa incentivar empresas estabelecidas no Maranhão a ampliarem seu quadro de trabalhadores, contribuindo para a geração de emprego e renda no estado, a partir do desconto mensal de R$ 500 no imposto de empresas, por cada novo posto de trabalho com carteira assinada. A previsão do investimento em 2016 é de cerca de R$ 12,3 milhões e para 2017 é de R$ 26,9 milhões.

Outra medida é o ‘Cheque Minha Casa’ que tem como objetivo a geração ou manutenção de empregos em lojas de material de construção e postos de trabalho nas pequenas obras. Além da redução da inadequação habitacional, mediante aplicação de recursos para a reforma, ampliação ou melhoria de unidades residenciais, com prioridade para adequação das instalações sanitárias. A previsão de início é a partir de 2017, com investimentos de R$ 21,7 milhões.

Já o ‘Mutirão Rua Digna’ prevê a geração de postos de trabalho mediante a execução de serviços de pavimentação com blocos de concreto em vias públicas, bem como a realização de pequenas obras e serviços complementares de infraestrutura necessários à pavimentação das ruas.

Relator do projeto Mais Emprego, de autoria do Governo do Estado, o deputado estadual Júnior Verde (PRB) comemorou aprovação da iniciativa nesta terça (30), pelo Plenário da Assembleia Legislativa.  No total, três projetos de lei de autoria do Poder Executivo, que instituem ações em benefício da população maranhense, foram aprovados.

“Uma grande conquista para o Maranhão. Hoje, tive a honra de ser o relator do projeto Mais Emprego, de autoria do poder executivo, uma iniciativa importante para o desenvolvimento do nosso Estado. A cada novo emprego de carteira assinada, 500 reais de isenção de ICMS terá contra partida do governo como incentivo”, destacou.

Além do Mais Emprego, foram aprovados também os projetos Cheque-Minha Casa e Rua Digna. O primeiro é destinado às famílias de baixa renda. Os outros dois, ‘Mais Emprego’ e o ‘Mutirão Rua Digna’, foram aprovados em regime de urgência, com parecer favorável das comissões técnicas e, agora, seguem para sanção governamental.

O programa Cheque-Minha Casa integra o “Minha Casa, Meu Maranhão”, que tem por objetivo a redução da inadequação habitacional no estado. A proposta é destinada às famílias de baixa renda, com o intuito de apoiar a reforma, a ampliação e/ou melhoria de unidades habitacionais já existentes, com prioridade às instalações sanitárias do imóvel.

A matéria também prevê a concessão de auxílio fiscal relativo ao ICMS para o contribuinte que fornecer, nas operações internas, mercadorias cuja destinação seja o emprego em obras amparadas pelo programa.

O Mais Emprego concede crédito presumido do ICMS, equivalente a R$ 500,00 por mês, para cada novo emprego gerado pelas empresas integrantes do programa. O objetivo é incentivar a economia, ampliando a geração de emprego e renda no estado. Já o projeto Mutirão Rua Digna é destinado à execução de pavimentação em vias públicas, bem como a execução de pequenas obras e serviços complementares de infraestrutura.
O grupo da deputada Ana do Gás  (PCdoB) e do prefeito de Santo Antônio dos Lopes, Eunélio Mendonça, comemora os resultados da pesquisa que apontou   Thiago Mendonça  (PCdoB) à frente na disputa pela prefeitura da cidade do Médio Mearim.

No levantamento, tanto na espontânea quanto na estimulada, o jovem Thiago aparece em vantagem sobre o candidato da oposição. "A pesquisa só mostra que o povo sabe o que é melhor para nossa cidade, que avançou muito nos últimos anos com o nosso trabalho e nosso compromisso de fazer de Santo Antônio dos Lopes uma cidade de referência na região central do estado", declarou a deputada Ana.

A pesquisa foi feita entre os dias 10 e 13 de agosto. Foram ouvidas 413 pessoas. A margem de erro é de 3,5 com 95% de confiabilidade. A pesquisa foi realizada pelo INOP -Instituto Nacional de Opinião Pública LTDA-Me e foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral com o Protocolo: MA-09453/2016

Confira abaixo os números:


 Maranhense estudou Cinema e Audiovisual na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e atuou na equipe de captação e edição de som do filme.


O maranhense Lucas Sá, integrante da equipe técnica do curta metragem  Sesmaria, comemora o sucesso do filme, que acaba de receber o "Prêmio da crítica", "Melhor Direção" pelo Júri, "Melhor direção (Prêmio RBS TV)" e "Melhor edição de som" na Mostra Gaúcha do Festival de Cinema de Gramado

"A Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul premia o Curta-metragem "Sesmaria" pela linguagem do filme que, inicialmente, faz uso dos códigos do gênero documentário para, em seguida, surpreendentemente, subvertê-los em favor de uma narrativa ficcional, com toques de cinema fantástico."

Sobre o Filme: 

O filme “Sesmaria”. Escrito e dirigido por Gabriela Richter Lamas, o filme é o projeto de conclusão de curso de um grupo de nove alunos do último semestre do curso Cinema e Audiovisual da Universidade Federal de Pelotas e possui duração aproximada de 25 minutos. “Sesmaria” nos conta a história de Hilda e Wilhelm, plantadores de fumo, que viveram sua vida inteira em uma casinha na colônia, lugar onde criaram seus filhos e de onde tiram seu sustento através da fumicultura. Nesse ano, Wilhelm perdeu toda sua plantação devido a dificuldades climáticas e contraiu uma série de dívidas. Em depressão (e sem saber que está doente), ele procura uma solução para seus problemas. O casal é interpretado por Lorena e Edegar Richter, moradores reais da colônia pomerana. 

Ficha Técnica

Empresa Produtora: UFPel
Roteiro: Gabriela Richter Lamas
Produção Executiva: Tatiana Mitiko Sato
Elenco: Edegar Richter, Lorena Richter, Bethy Coswig Braun e Luziane Peske
Direção de Fotografia: Bettina Wieth
Direção de Arte: Railane Moreira Mourão
Trilha Musical: Maurílio Almeida
Montagem: Lucas Sá e Gabriela Richter Lamas
Desenho de Som: Lucas Sá

Proposta ainda precisa ser aprovada. Atualmente, processo para obtenção é burocrático



RIO - O governo da Índia sancionou uma proposta que vai facilitar a vida dos turistas que chegarem ao país. O governo quer oferecer chip de celular local, de graça, para os estrangeiros que visitem o país com vistos turísticos. O plano vai ser votado até o final de setembro deste ano.

"Eu acho que a proposta será provavelmente lançada no Dia Mundial do Turismo, no dia 27 de setembro", disse o secretário de Turismo do país, Vinod Zutshi ao site Mashable.

Estrangeiros são atualmente obrigados a passar por um procedimento bastante demorado para obter um cartão de celular indiano. A gama de documentos que são necessários inclui passaporte com carimbo de visto válido, comprovante de endereço e fotografias, entre outros.

Além disso, o turista também precisa fazer um procedimento de controle com o operador que pode levar até dois dias. A ideia da proposta é atrair ainda mais turistas ao país, que sofreu com a queda de visitantes nos últimos anos.

Além de um cartão SIM, também serão fornecidos aos estrangeiros, mapas, folhetos com informações sobre vários destinos e os números de contato de emergência. O cartão SIM seria carregado com algum crédito, embora a quantidade exata ainda será decidida.

Conseguir um visto turístico do governo indiano é bastante simples e totalmente eletrônico pelo site do país.

Fonte: O Globo

Engenheiro mecânico por formação, Petrocchi prestava consultoria em turismo para cidades do Brasil e do mundo


Morreu na noite deste domingo (29), aos 72 anos, o ex-secretário Estadual de Turismo Mario Petrocchi de Oliveira. O consultor de Turismo foi o primeiro a assumir a pasta de turismo no Estado em 1999, no governo de José Ignácio.

De acordo com o cunhado de Petrocchi, Nelson Trindade, o ex-secretário saiu para caminhar e sentiu-se mal. "Ele teve um rompimento da aorta e, na preparação para a cirurgia, veio a óbito", informou.

Engenheiro mecânico por formação, Petrocchi foi diretor e presidente da geradora e distribuidora de energia elétrica Escelsa e assessorou o Governo de Albuíno Azeredo, entre os anos de 1991 e 1995.

Autor de cinco livros, Petrocchi participou ativamente da elaboração do primeiro Plano Estratégico de Turismo para o Espírito Santo. A partir daí, passou a dar palestras e prestar consultoria na área de Turismo em cidades do Brasil e do mundo.

O especialista em Turismo foi responsável também pela implantação do sistema Cama e Café (residências privadas administradas por moradores locais que recebem turistas nas regiões Sul e de Montanhas).

O velório aconteceu na tarde desta segunda-feira (29), no cemitério de Santo Antônio, Vitória, onde também ocorre o enterro, às 17h.

Fonte: GAZETA ONLINE

segunda-feira, 29 de agosto de 2016
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), promoveu, na sexta-feira (26), em São Luís, um curso sobre a cobrança pelo uso da água, de acordo com a Lei 9.433/9. A capacitação foi ministrada pelo especialista em Recursos Hídricos, Giordano Bruno Bomtempo, da Superintendência de Apoio ao Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos, da Agência Nacional de Águas (ANA).

Para o secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Marcelo Coelho, a ideia cobrar pelo uso dos recursos hídricos incentiva a economia de água e a instituição de medidas que previnem a poluição. Também tem como objetivo, arrecadar recursos para serem investidos em programas de preservação da água.  


“Para que o instrumento de cobrança funcione é necessário que se garanta a aplicação dos recursos arrecadados na bacia hidrográfica onde foram captados, por meio de planos, projetos e programas de recuperação, preservação, fiscalização e gerenciamento da bacia”. Por isso, segundo o secretário, é importante a atuação dos comitês de bacia hidrográfica, responsáveis por definir a aplicação dos recursos e por determinar o valor a ser pago pelos usuários.

De acordo com a Lei federal 9.433/9, que institui a Política Nacional de Recursos Hídricos e cria o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos, os objetivos da cobrança são reconhecer a água como bem econômico e dar ao usuário a indicação do seu valor, incentivar a racionalização do uso, além de obter recursos financeiros para financiamento dos programas e intervenções dos planos de recursos hídricos.

Palestra

Na palestra de Giordano Bruno Bomtempo foi debatida a correta cobrança do uso da água no Maranhão. Ele infromou quando surgiu a preocupação de estabelecer políticas públicas voltadas para o uso da água, no Brasil e no mundo, o valor econômico da água e qual a importância de se realizar a cobrança pelo seu uso, na perspectiva da eficiência econômica da gestão de recursos hídricos (visa a racionalização de seu uso, economia) e de sustentabilidade financeira da gestão de recursos hídricos (verba dos usuários que custeia o sistema público de águas).

Depois o palestrante falou do domínio da água e os comitês de bacias hidrográficas estaduais e interestaduais. Abordou os principais problemas para a implementação do uso da água nos estados, como poluição urbana, agrícola e industrial, escassez, secas ou inundações, falta de verba e águas subterrâneas.

Giordano Bruno Bomtempo afirmou que a cobrança deve sempre observar a capacidade financeira de cada um, atuando diretamente sobre os sujeitos da outorga do uso da água, não se esquecendo de isentar quem faz pouco uso ou não tem condições financeiras para pagar as taxas.

“Para nós da Emap é interessante estar vinculado a qualquer debate em relação à água e seu uso. É um assunto atual e importante”, afirmou a coordenadoria de Meio Ambiente da Emap, Ana Carolina. Para o presidente do CBH Rio Munim, Carlos Borromeu, “A gestão de água é um ponto importantíssimo na organização de qualquer país”.

Participaram representantes da Empresa Maranhense de Administração Portuária  (Emap), Companhia de Saneamento Ambiental (Caema), Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Conselho Estadual de Recursos Hídricos (Conerh), Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento de São Luís (Semapa), Comitês de Bacia Hidrográfica dos Rios Munim e Mearim, entre outros segmentos da sociedade envolvidos com o assunto.

100 inaugurações incrementam os serviços à população nas áreas de saúde, assistência social, educação, abastecimento de água, direitos do consumidor e segurança


O Governo do Estado fecha o mês de agosto com mais uma marca histórica para comemorar. Em apenas um mês, o governador Flávio Dino e sua equipe comemoram a marca de mais 100 obras entregues para a população maranhense. “Esse volume recorde de inaugurações deriva de combinação entre a boa aplicação dos recursos públicos e uma equipe motivada”, comemora o governador Flávio Dino.

Entre os novos serviços que entraram em funcionamento após as inaugurações, estão o atendimento médico especializado nos dois novos hospitais macrorregionais já entregues em Imperatriz e Santa Inês, além do de Bacabal, que será entregue nos próximos dias. As unidades colaboram para a regionalização da saúde, atendendo as regiões Tocantina, Vale do Pindaré e do Médio Mearim, oferecendo atendimento de qualidade para milhares de maranhenses.

“Com as últimas inaugurações dos macrorregionais, o Governo do Estado tem conseguido atingir quase metade da população maranhense. Seguimos cumprindo nosso papel fundamental que é apoiar as redes municipais de saúde e levar atendimento médico para quem precisa”, explicou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, durante a inauguração do hospital Tomáz Martins, em Santa Inês.


Se a saúde já dá passos largos em direção ao atendimento de excelência, a educação também segue um caminho construído com dignidade e zelo. Por meio do Programa ‘Escola Digna’, Zé Doca, Cândido Mendes, Dom Pedro, Gonçalves Dias, Tuntum e Bacurituba receberam escolas completamente reformadas, beneficiando milhares de alunos.

E os avanços na educação continuam a acontecer. Até o dia 30 deste mês será a vez outros cinco municípios e outros milhares de alunos receberem seus prédios completamente reformados e climatizados pelo Governo do Estado. São intervenções no telhado, piso, novas instalações hidráulica e elétrica e pintura nas paredes, além das instalações de novos quadros e aparelhos de ar-condicionado, nas salas de aula.


Na assistência social, as inaugurações atingem diretamente os que mais precisam. Ao todo, 34 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centros de Referências Especializados de Assistência Social (CREAS), já foram entregues à população maranhense. Juntos, os equipamentos passam a centralizar o atendimento à população em situação de vulnerabilidade social, além de facilitar a entrada dessas pessoas nos programas de Assistência Social dos Governos Federal, Estadual e Municipal.

Até o fim do mês mais nove unidades serão entregues à população. O que significa uma cobertura mais ampla das políticas sociais em todo o estado. A estimativa é que um total de 87 unidades sejam entregues até o fim de setembro.

‘Água para Todos’ e ‘Mais Saneamento’

Quando se fala em abastecimento de água, o mês de agosto também registrou grandes avanços. Foram entregues poços no bairro Cohatrac VI, em São Luís, além de equipamentos nos municípios de Aldeias Altas, Água Doce do Maranhão, Conceição do Lago Açu, Amapá do Maranhão e Santa Inês, totalizando mais de 50 mil pessoas beneficiadas.

Ainda em São Luís, o Governo do Estado entregou uma das maiores estações de tratamento de esgoto do Nordeste, a ETE Vinhais, que atua com capacidade de tratar até 1200 litros de esgoto por segundo, beneficiando cerca de 350 mil moradores e tratando 40% de todo o esgoto produzido em São Luís.

“A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) trabalha em dois programas diretamente, um é o ‘Mais Saneamento’ que visa aumentar o índice de esgoto tratado na capital de 4% para 70% até 2018 e contribuir diretamente para a balneabilidade das praias de São Luís; o outro é o ‘Água para todos’, que vai levar água potável para todos os municípios do estado do Maranhão, através das instalações das redes de abastecimento de água, da perfuração de novos poços e da manutenção e modernização de todo o sistema de abastecimento já existente”, explica Davi Telles, diretor presidente da Caema.

Mais Asfalto

21 km de recuperação asfáltica também fazem parte do recorde de obras entregues neste mês de agosto. Foram 4 km, em Santa Helena; 1km, em Turiaçu; 3 Km, em Serrano do Maranhão; 4 km, em Pindaré Mirim; 4 Km, em Centro Novo e 5 km, na cidade de Carolina, sul do Estado.

Mais benefícios

Ainda se somam ao recorde de entregas, as novas unidades do Viva, de Pastos Bons e Chapadinha; duas malharias do Sistema Penitenciário do Maranhão, espaços que objetivam profissionalizar internos da Unidade Prisional de Ressocialização (UPR), do Olho d’Água, e da UPR Feminina de São Luís; a nova sede da Perícia Médica do Estado; a ampliação da Linha Expressa Metropolitana, que passou a interligar o Sistema de Transporte Aquaviário ao Sistema de Transporte Rodoviário da capital, indo do Terminal Rodoviário de São Luís  até a Ponta da Espera; 45 novas viaturas equipadas e modernas  para auxiliar no combate ao crime realizado pela Polícia Militar do Maranhão em todo o estado. 
Em sessão realizada na última sexta-feira (26), o empresário Pedro Robson Holanda da Costa, proprietário da Panette Recepções, recebeu, da Câmara Municipal, o diploma de Cidadão Honorário de São Luís, outorga concedida por projeto do vereador José Joaquim Ramos (PSDB), em reconhecimento às contribuições por ele prestadas ao desenvolvimento da cidade.

Além de empresário, Pedro Robson é presidente do Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de São Luís (Sindipan), vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), diretor da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (Abip) e da Associação Comercial do Maranhão (ACM) e ex-presidente do São Luís Convention & Visitors Bureau.

Natural do Ceará, Pedro Robson está há mais de duas décadas radicado no Maranhão. Para ele, a distinção da Câmara ratifica o sentimento que ele e sua família têm quanto à sua inserção na sociedade local, ou seja, há muito já se sente um ludovicense, mas não esconde a vaidade por estar recebendo uma "nova certidão de nascimento"
SÃO LUÍS - Uma parceria entre a Universidade Federal do Maranhão e a Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba (OSUFPB) poderá resultar em benefícios para o curso de música.

A reitora Nair Portela recebeu hoje os professores Ulisses Silva, coordenador da OSUFPB, e o professor Leonardo Meira, coordenador do Laboratório de Música Aplicada (LAMUSI- UFPB) que apresentaram à reitora Nair Portela os projetos propostos ao BNDS (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e ao MEC (Ministério da Educação).

“Estamos aguardando a aprovação do BNDS para lançarmos os nossos projetos que vão desde intercâmbios, criação de residência artística universitária a provimento de instrumentos musicais. Essas ações devem garantir condições favoráveis aos estudantes de Música”, disse Leonardo Meira.
A orquestra da UFPB, até então, desenvolvia trabalhos que se restringiam a Paraíba, entre eles: concertos, sonatas, motetos,  oratórios, serenatas, cantatas e óperas. Ulisses Silva lembra que, em 2016, a orquestra externou suas atividades e para compartilhar suas experiências com outras instituições, a OSUFB realiza um tour pelas capitais do Brasil. “A ideia do tour pelo Brasil surgiu da necessidade de descentralizar as práticas da OSUFPB, divulgar as produções e servir, assim, de incentivo às demais universidades”, explicou.

O envolvimento da comunidade acadêmica em atividades artísticas na UFMA tem crescido. Através do Departamento de Assuntos Culturais (DAC), projetos como o “Mostre sua cara” e “Cine Guarnicê” fomentam o desenvolvimento artístico dos alunos.
Segundo a reitora Nair Portela, o resultado da associação entre as instituições deve alavancar os projetos constituídos e contribuir na produção musical do Maranhão. “Alguns projetos artísticos e culturais já são desenvolvidos na UFMA e esta parceria fortalecerá ainda mais as atividades. A expectativa é que este intercâmbio desperte o interesse pela arte e a cultura no estado”, disse.


A professora do curso de Música da UFMA, Mônica Luchese, fala que a parceria entre UFMA e UFPB é um marco para o curso de Música. Ela enfatiza que o Maranhão não tem muitos trabalhos voltados para projetos sociais na área da música e essa troca de experiências contribuirá para a formação de base que o curso precisa.

Em turnê pelas capitais do Brasil, a Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba (OSUFP), presenteará São Luís com apresentações musicais. A data prevista para o concerto na cidade é em Abril de 2017.

Saiba mais

A OSUFPB pertencente ao Centro de Comunicação, Turismo e Artes, administrado pelo Laboratório de Música Aplicada LAMUSI e ligado aos Departamentos de Música e Educação Musical da instituição. A Orquestra tem finalidades pedagógicas que envolvem professores e alunos da UFPB, além de contribuir para a formação de plateia para o público pessoense. Atualmente conta com dezesseis músicos fixos e com a participação de professores e alunos dos cursos de música da UFPB, além de eventuais colaboradores voluntários da cena sinfônica paraibana.

Técnicos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) instalaram, na última semana, equipamentos no local onde o Governo do Estado está construindo um posto de serviços da secretária para atender as demandas da região Tocantina. 

A regional da Sema funcionará no Viva Cidadão, no Imperial Shopping. Prestará diversos serviços à população em geral e empresários, entre os quais, entrada de pedido de licenciamento pelo Sistema Integrado de Gerenciamento e Licenciamento Ambiental (Sigla). 

Por meio do sistema Sigla é possível fazer pedidos de outorgas de uso de água, tanto de poços como rios; processo de licenciamento de aquicultura para criação de peixes; e Cadastro Ambiental Rural, que é importante e tem prazo para que os agricultores façam seu cadastro. 

“A ideia é estarmos mais próximos da população na região Sul do Maranhão e esse será um canal de fácil acesso, fortalecendo o exercício da cidadania”, destacou o secretário de Estado de Meio Ambiente, Marcelo Coelho, que esteve no local verificando os últimos detalhes da instalação. 

O Viva, segundo o diretor Geral do órgão, Duarte Júnior, é um grande balcão de serviços e permite que os parceiros, a exemplo da Sema, estejam cada vez mais próximos do cidadão, oferecendo seus serviços com qualidade. 

“Recebemos a Sema com muita honra, nessa unidade do VIVA, para atender Imperatriz e toda região Tocantina, haja vista ser essa uma demanda antiga da classe empresarial desta região. Friso que, agora, continuaremos trabalhando para levar os serviços dessa secretaria para nossas unidades que estão presentes em todas as regiões do estado", afirmou Duarte Júnior.

Os serviços da Sema serão oferecidos a partir do início de setembro, com horário compatível ao da sede da Secretaria, em São Luís, garantido aos interessados os serviços das 13h às 19h.

sábado, 27 de agosto de 2016
A Semana de Cultura Popular do Maranhão encerrou sua programação nesta sexta-feira (26) com o lançamento do documentário “Memória Audiovisual de eventos da Superintendência de Cultura Popular”, um registro de todas as edições da Semana de Cultura Popular, realizadas ao longo do tempo. O evento, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur), está sendo realizado no Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho, na Praia Grande.

O documentário “Memória Audiovisual” é o resultado de um trabalho que reúne imagens da história de todas as edições da Semana de Cultura do Maranhão. “É um resgate e salvaguarda desse tesouro cultural que existe aqui, e todo esse material nós estamos disponibilizando para as pessoas interessadas”, ressaltou Alaim Moreira Lima, superintendente de Cultura Popular da Sectur.

Além do lançamento do documentário, o evento fechará a programação com apresentação de grupo de bumba meu boi de orquestra, a partir das 18h, no pátio do Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho, na Praia Grande.

Com o tema “Memória Documental – Um Instrumento da Superintendência de Cultura Popular pela Preservação da Cultura do Maranhão”, a Semana contou com exposições, rodas de conversas e atrações culturais.

O Santo Dá Licença

Na quarta-feira (24) a roda de conversa “O Lúdico no Religioso – Quando o Santo Dá Licença para Brincar” marcou o segundo dia da Semana. A roda de conversa teve como conferencista a pesquisadora e antropóloga Cláudia Gouveia e os mestres Dona Graça e Edivan.

Cláudia Gouveia comentou sobre a simbologia da festa do Divino e defende a tese que o sincretismo religioso é um conceito ocidental. “Tendo como base a religião de matriz africana, as nossas casas são casas de festa que acontecem dentro de uma construção coletiva, que tem como códigos a ancestralidade, a fé e devoção, mas sem procurar entender o que é sagrado e o profano”, acredita.

Já os mestres Dona Graça e Edivan fizeram um registro oral, baseados na vivência, preservação e valorização da Festa do Divino. Questionado sobre o seu envolvimento como organizador da Festa do Divino do Cururuca, herdado pela avó, e a relação com o universo feminino das caixeiras do divino, Edivan falou do orgulho que tem em participar do ritual juntamente com as caixeiras.

“Existe uma mística que o toque de caixa do divino é exclusivamente das mulheres. Eu quebrei essa mística influenciado e convivendo com a minha avó e com a mestra Dona Fausta, amiga da minha avó, e todas as caixeiras com quem eu tenho contato. É um orgulho para mim tocar caixa do divino. E existe um respeito mútuo. Tocar caixa também faz parte do universo masculino. Tudo é uma questão de você se permitir”, afirmou.

Reconhecimento

O gestor de Patrimônio Cultural e Imaterial da Sectur, Neto de Azile, presente no evento, garantiu a aprovação de um projeto de Lei do Governo do Estado, encaminhado à Assembleia Legislativa, criando dois Editais, cujo objetivo é premiar os mestres e mestras da Cultura Popular do Maranhão, além de reconhecer pessoas que desenvolvem trabalho de pesquisa de preservação do Patrimônio Cultural existente no Estado, em suas diversas linguagens. Segundo Azile, os editais estão em processo de análise na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ-AL).

No final do dia, houve apresentação do Carimbó das Caixeiras. De acordo com os pesquisadores, é uma dança-brincadeira das Caixeiras da Festa do Divino Espírito Santo do Maranhão, realizada após a derrubada do mastro, quando se reúnem para tocar caixa e dançar – para “vadiar”, como elas dizem.

Terreiro

Na quinta-feira (25), terceiro dia da Semana de Cultura do Maranhão, houve roda de conversa com o tema: Festa de Santo em Terreiro - São Luís Rei de França e Festa de São Benedito/Averequete, com o pesquisador Sebastião Cardoso e o mestre pai Mariano. O encerramento ficou por conta da apresentação do grupo de dança de terreiro Ylê Axé Toy Bedigá.
O Seminário de Pensamento Estratégico da Rota das Emoções será realizado no IFMA de Barreirinhas entre 1º e 2 de setembro e está sendo organizado pelo Sebrae

 O território de atuação da Rota das Emoções engloba 15 municípios do Maranhão, Piauí e Ceará
São Luís - A partir da próxima quarta-feira (1º de setembro) executivos, analistas e consultores dos Sebrae Nacional, do Maranhão, Piauí e Ceará estarão reunidos no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFMA) de Barreirinhas para participar do Seminário de Pensamento Estratégico da Rota das Emoções, com o objetivo refletir sobre o cenário atual do roteiro turístico, as ações realizadas pelo Sebrae e parceiros, com vistas no planejamento estratégico do território para os anos de 2017 e 2018.

 Diretor técnico do Sebrae no Maranhão, José Morais
Serão dois dias de discussões, com abertura na tarde de 1º de setembro e encerrando ao meio dia do dia seguinte. Ao todo, está prevista a participação de 100 pessoas que também inclui representantes do poder público estadual e municipal da Rota das Emoções e de instituições de fomento, crédito e desenvolvimento; empresários e profissionais da cadeia do turismo da região, professores e acadêmicos dos cursos de turismo e hotelaria dos três estados.   

O evento será dividido em quatro eixos temáticos – infraestrutura para o desenvolvimento da Rota; desenvolvimento de competências e qualificação para atuação na Rota; inclusão social e cidadania nos municípios da Rota e impactos e soluções para a baixa estação – onde serão discutidas linhas de ação, projetos, programas e definições estratégicas para a atuação no biênio 2017-2018.

“Diante dos resultados alcançados durante a trajetória de trabalho do Sebrae e iniciativas público-privadas, e dos gargalos ainda encontrados atualmente no território que compõe este roteiro turísticos, estamos propondo novas discussões sobre a Rota das Emoções para que sejam traçadas estratégicas de evolução do destino a curto, médio e longo prazo”, explicou o diretor técnico do Sebrae no Maranhão, José Morais.

PROJETO
A integração do roteiro turismo é resultado do “Projeto da Rede de Cooperação Técnica para a Roteirização – 1ª edição”, implementado pelo Sebrae Nacional e dos três estados e pelo Ministério do Turismo (MTur).

Hoje, a Rota das Emoções engloba 15 municípios nos três estados. O Maranhão teme om maior número de cidades envolvidas no projeto: Barreirinhas, Paulino Neves, Araioses, Tutóia, Santo Amaro e Água Doce. O Piauí e o Ceará tem quatro municípios cada no território de atuação da Rota.  
Desde 2005, lideranças locais, empreendedores e entidades trabalham em conjunto para o desenvolvimento integrado da região. De lá para cá, o Sebrae executou três projetos para o território. Hoje, o terceiro está em curso e é chamado de Cadeia de Valor na Rota das Emoções, que está sendo desenvolvido até 2018.

No esforço de desenvolver o roteiro turístico da Rota das Emoções em diversas dimensões, o Sebrae investiu R$ 10,1 milhões, entre 2006 e 2014, que resultaram em R$ 294,2 milhões em geração de renda para a cadeia do turismo nos 15 municípios no mesmo período.

“Além disso temos outros resultados para mostrar, como o volume de empregos gerados, que se aproxima da casa dos 7 mil empregos, o número de operadoras internacionais e nacionais operando no roteiro, que chegou á 44 e a taxa de ocupação que é o dobro da média registrada no país. Tudo isso mostra a pujança da região e do roteiro e o que o trabalho articulado entre o Sebrae, poder público em todos os níveis, e o trade podem gerar. Hoje a Rota das Emoções é um caso de sucesso nacional”, finalizou Morais.

QUADRO
ROTA DAS EMOÇÕES
O roteiro turístico gerou resultado significativos ao longo de 10 anos de atuação

Estados envolvidos – Maranhão, Piauí e Ceará
Portais de entrada - São Luís, Teresina e Fortaleza
Cidades no Roteiro - 15
         Maranhão: Barreirinhas, Paulino Neves, Araioses, Tutóia, Santo Amaro e Água Doce

Piauí: Ilha Grande, Parnaíba, Luís Correia e Cajueiro da Praia

Ceará: Barroquinha, Camocim, Chaval, Cruz e Jijoca de Jericoacoara

Recursos investidos pelo Sebrae (de 2006 a 2014) - R$ 10,1 milhões
Geração de renda (de 2006 a 2014) - R$ 294,2 milhões
Empresas envolvidas  - 1.178
Empregos Diretos - 6.929
Taxa de ocupação - 12%*
Leitos em meios de Hospedagem - 10.224
Agências de viagem ao longo do destino - 43
Operadores nacionais e internacionais comercializando o roteiro - 44

*O resultado equivale ao dobro da média dos meios de hospedagens do país

FONTE: SEBRAE NACIONAL E ESTADUAIS DO MARANHÃO, PIAUÍ E CEARÁ  

sexta-feira, 26 de agosto de 2016
No primeiro dia de programação da VIII Reunião Ampliada do Parlamento Amazônico, que acontece nesta quinta (25) e sexta (26) em Manaus (AM), o deputado estadual Júnior Verde (PRB) solicitou a integração econômica dos nove estados integrantes do colegiado. O parlamentar foi recebido na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas pelo presidente do Parlamento Amazônico, o deputado Sinésio Campos (PT).

A programação do encontro teve início na manhã desta quinta (25), quando os deputados que representam os nove estados debateram temas relevantes como a Zona Franca Verde, a praticagem na rota Manta/Manaus e as problemáticas ambientais envolvendo a seca na Amazônia para 2016.

“Defendi a integração econômica dos nove Estados da Amazônia, o que certamente irá ampliar a Zona Franca Verde. É necessária a união de forças e de esforços para o desenvolvimento da região. Essa integração se estende aos governos estaduais, parlamentos estaduais e governo federal”, defendeu Júnior Verde.

Fazem parte do Parlamento Amazônico os nove estados quem compõem a Amazônia Legal: Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Maranhão, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.




Nesta semana, o Secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), Marcelo Coelho, esteve na região Sul do Estado, na cidade de Imperatriz. Na ocasião, se reuniu com o Promotor de Justiça, Jadilson Cirqueira; Procurador-Geral do município, Gilson Ramalho; Prefeito, Sebastião Madeira; Secretária Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Tereza Cristina Barros.

A reunião teve como objetivo tratar de ações voltadas para a região e definir algumas questões pendentes. Em pauta esteve compensações ambientais; criação de uma unidade de conservação ambiental na cidade; intensificação da fiscalização, principalmente no que se refere ao uso dos recursos hídricos; formas de aproximação entre a sede e a região.

“Queremos trazer mais recursos para a região tocantina, mais ações, como forma de minimizar o impacto causado pelas grandes indústrias, que lá se instalaram e de conscientizar, também, a população, por meio da educação ambiental”, disse o Secretário.

Na ocasião, os presentes o questionaram sobre compensações ambientais, que não são direcionadas para a cidade e que foram gastas na gestão passada, como o caso da Fábrica Suzano. “De acordo com a Lei do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) as compensações ambientais só podem ser destinadas a unidades de conservação. Em Imperatriz e nem ao seu redor há UCs. E quando isso acontece, os recursos vão para a UC mais próxima ou podem se destinados para a criação de uma área. Há que se ter um entendimento sobre isso. É Lei e deve ser seguida”, destacou o gestor.

Portanto, o gestor propôs ao prefeito, a criação de uma área de proteção ambiental dentro da cidade, que venha beneficiar toda a população. “Tenho conhecimento de que é viável e aceitamos o desafio e buscaremos um local apropriado, de acordo com as normas de criação de uma unidade de conservação. Trabalharemos em cima de estudos de vegetação, de impacto ambiental, faremos um levantamento do local escolhido”, realçou o prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira.

De acordo com o secretário, a ideia é que o local “leve em conta o acesso total da comunidade, beneficiando a mesma”.

O Estado possui 15 unidades de conservação, cuja gestão é de responsabilidade da SEMA e de eventuais co-gestores; seis delas integram o grupo de Proteção Integral: Parque Ecológico da Lagoa da Jansen, Parque Estadual (PE) do Mirador, PE do Bacanga, PE Marinho do Parcel de Manuel Luís, PE Marinho Banco do Álvaro, PE Marinho Banco do Tarol e PE do Sítio Rangedor; as demais integram o grupo de Uso Sustentável, quais sejam: APA da Baixada Maranhense, APA das Reentrâncias Maranhenses, APA da foz do Rio das Preguiças – Pequenos Lençóis – Região Lagunar Adjacente, APA de Upaon-Açú/ Miritiba/Alto Preguiças, APA da Região do Maracanã, APA do Itapiracó, APA dos Morros Garapenses e APA da Nascente do Rio Balsas.

Fiscalização
O Promotor de Justiça, Jadilson Cirqueira, aproveitou a oportunidade para denunciar irregularidades quanto ao uso de recursos hídricos. “Temos na região 34 chácaras, que fizeram barramento, piscinas e etc, para várias atividades. É um problema gravíssimo”, ressaltou o Promotor.

O SEMA já está planejando uma operação de fiscalização para a região. “Faremos uma forte fiscalização em todas essas localidades. Faço questão da equipe de fiscalização estar presente por 15 dias ou mais, fazendo essa operação. É necessário que todos entendam que isso é um crime ambiental e que quem cometer irregularidades vai responder sim”, declarou o secretário.

O Promotor ficou de preparar um dossiê, com mapeamento, fotos, para que, então, a SEMA entre em ação. “A gestão do Governador Flávio Dino gera resultados e é isso que prezamos em tudo que fazemos”, finalizou Coelho.

Legenda da foto:Secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Marcelo Coelho; Promotor de Justiça, Jadilson Cirqueira; Procurador-Geral do município, Gilson Ramalho; Prefeito, Sebastião Madeira; Secretária Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Tereza Cristina Barros.