sexta-feira, 30 de setembro de 2016
Dispositivo pode evitar 100% das mortes por eletricidade

Fio desencapado na boca, dedinho na tomada ou na geladeira: todas estas condições não causariam nenhuma morte caso os brasileiros cumprissem uma norma que torna obrigatório o uso de um aparelho chamado Dispositivo Diferencial Residual (DR).

Pequeno e quase imperceptível aos olhos dos leigos, o DR é nada mais que um protetor de vidas, utilizado nas instalações, que evita que a corrente elétrica cause um dano na pessoa que tocar a eletricidade.

O DR protege contra choques elétricos e apesar de ser de uso obrigatório desde 1997 (NBR 5410), sua exigência não é seguida na maioria das residências, principalmente em construções antigas que não foram modernizadas.

Com o DR 100% dos acidentes com eletricidade são evitáveis. “O dispositivo reconhece que por determinada fiação está vazando um percentual de corrente elétrica diferente do habitual, como no caso de uma criança colocando uma chave na tomada. Assim, o DR desarma os circuitos que estão ligados a ele interrompendo o choque elétrico”, explica o Engenheiro Eletricista Fábio Amaral, diretor da Engerey Painéis Elétricos.

Segundo registros da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), entre as principais vitimas de acidentes com eletricidade estão as crianças, com idade entre 0 e 5 anos.  Somente em 2015, foram 32 mortes no país, 50% a mais que em 2014, ano que registrou 20 mortes. Entre as principais causas estão justamente as tomadas sem proteção, os fios desencapados, extensões, e a fuga de corrente em eletrodomésticos (ventiladores, geladeiras e máquinas de lavar).

O Engenheiro Eletricista explica que a inclusão do DR é realizada no quadro de disjuntores da residência. É importante contratar uma empresa especializada para a fabricação e montagem do painel elétrico e um profissional habilitado para a sua instalação. “A inclusão é simples e rápida e garante maior segurança às famílias”, afirma.

Segundo Amaral é importante lembrar que o DR também protege as residências contra incêndios, que são ocasionados na maioria dos casos por curtos circuitos.

A NBR 5410, que determina o uso de DR, estará sendo debatida no Circuito Nacional do Setor Elétrico (CINASE 2016), na tentativa de esclarecer as determinações da regulamentação e elevar a conscientização a cerca do tema. O evento acontece em Curitiba (PR) dias 13 e 14 de Outubro.

ESTATÍSTICAS

BRASIL

No Brasil foram registrados 590 acidentes envolvendo eletricidade, sendo que 250 destes se referem a choques fatais.

As residências estão no segundo lugar no ranking dos locais em que mais ocorrem acidentes. Foram 144 mortes em 2015, logo atrás das registradas na rede de distribuição elétrica, com 213 ocorrências.

Contato:
Assessoria de Imprensa - Engerey Painéis Elétricos
Patrícia Stedile (41) 9125-7332 e 3104-7717 – 3104-7766 - patistedile@gmail.com


A superintendente regional do Trabalho e Emprego do Estado do Maranhão, Léa Cristina da Costa Silva, tomou posse como conselheira titular, na noite de ontem, 29, do Conselho Regional do Senac. A posse ocorreu durante a Reunião do Conselho do mês de setembro e é referente à Representação do Ministério do Trabalho e Emprego.

A reunião foi conduzida pelo presidente do Sistema Fecomércio / Sesc / Senac no Maranhão, em exercício, Marcelino Ramos Araújo, e contou com a presença dos membros do Conselho Regional e Representantes das Atividades de Comércio de Bens, Serviços e Turismo, Antonio de Sousa Freitas, José Pereira de Santana, Maurício Aragão Feijó, Djalma Sousa Chaves, João José Gonçalves Pinheiro, Ivaldo Miranda Campos, Manoel Antonio Souza Barbosa e João de Lima Filho. Os Representantes dos Trabalhadores no Conselho, Francisco Silva dos Santos e Edmilson dos Santos, também participaram da ocasião. Também esteve presente na posse o Representante do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Luís Carlos Mendonça Furtado.

O Diretor Regional do Senac, Ahirton Lopes, cumprimentou a nova conselheira e, ao lado dos membros do Conselho Regional, desejou sucesso nesta atividade. “Estas reuniões são importantes pois tratam de deliberações relacionadas a administração regional do Senac, acompanhando o desenvolvi­mento e a regularidade dos trabalhos; aprovação do orçamento e suas retificações; a prestação de contas; relatórios; dentre outros assuntos, então será muito bom tê-la conosco”, destacou.

O Conselho tem como objetivo central deliberar sobre a Administração Regional e observar as diretrizes gerais da ação do Senac, adaptando-se aos aspectos regionais do Maranhão.
Nos últimos três laudos de balneabilidade, mais de 90% dos pontos da orla da Grande Ilha foram considerados próprios para banho

Os últimos laudos de balneabilidade divulgados pelo Laboratório de Análises Ambientais (LAA) da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) mostram que as praias estão ficando próprias para banho novamente, o que tem atraído banhistas como a estudante de enfermagem Polliana Soares.

“É bom saber que as coisas estão melhorando. Antes sempre tinha a desconfiança dos laudos, mas agora podemos perceber que a mudança é real. Dá para confiar e aproveitar a praia mais tranquila”, afirmou a estudante.

Ao todo, os 21 pontos de coleta, nas praias da Ponta d’Areia, São Marcos, Calhau, Olho d’Água, Praia do Meio e Araçagi, têm registrado média de 90% dos pontos próprios, uma melhoria gradual alcançada com as ações do programa ‘Mais Saneamento’, que pretende elevar a taxa de tratamento de esgoto de São Luís para 70%, até 2018.

Com as obras de despoluição dos Rios Pimenta e Claro, a inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Vinhais e a construção da ETE Anil, os investimentos feitos pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), chegam a cerca de R$14 milhões.

“Este é um resultado que representa a soma de todas as ações que a Caema vem executando no saneamento da capital, mediante expressa determinação do governador Flávio Dino, de quem recebemos, dentre várias outras determinações, a de recuperar a qualidade das praias de São Luís. Por meio do Programa Mais Saneamento, estamos instalando equipamentos que garantirão a manutenção desta média que os laudos da Sema vêm apresentando”, explicou o diretor-presidente da Caema, Davi Telles.

Ações de conscientização

Com o registro das marés de sizígia que ocorreram nos dias 16, 17 e 18 deste mês, o Rio Pimenta transbordou e levou alguns resíduos sólidos para o mar, o que alterou as condições de balneabilidade das praias nos trechos averiguados, segundo o último laudo da Sema.

“Mesmo sabendo que as ações da natureza fogem ao nosso controle, como foi o caso da maré se sizígia, a Sema vem realizando uma série de ações para que os níveis de balneabilidade fiquem cada vez melhores. Uma das ações está sendo programada para os dias 10 e 11 de outubro, intitulada Atitude Consciente nas Praias, onde mostraremos a importância de manter a extensão de nossa orla limpa e equilibrada, o que é essencial para a melhoria da qualidade de vida de toda a comunidade e para a manutenção do equilíbrio do meio ambiente”, afirmou o secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Marcelo Coelho.
Equipes do Governo do Estado e Prefeitura de São Luís iniciaram, desde as primeiras horas da manhã desta sexta-feira (30), os serviços para recuperação das Unidades de Educação Básica Darcy Ribeiro (Sacavém), Carlos Saads (Vila Mauro Fecury) e Rubem Almeida (Coroadinho). As escolas, pertencentes à rede municipal de São Luís sofreram ataques criminosos durante a madrugada desta sexta-feira (30). A ação faz parte do regime de colaboração entre Governo e Prefeitura no âmbito do Programa ‘Escola Digna’, com a finalidade de garantir o retorno à normalidade das aulas nessas unidades de ensino o mais breve possível.

“Por determinação do governador Flávio Dino, estamos disponibilizando todo o apoio necessário para que essas escolas voltem à normalidade com segurança para os seus alunos. A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) está empenhada e as equipes de engenharia já estão nessas escolas trabalhando”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão.

Durante a vistoria às escolas, o secretário Municipal de Governo, Lula Fylho, enfatizou a importância da parceria entre Estado e município para resolução de questões de interesse público, como é a educação. “O prefeito Edivaldo Holanda Júnior manteve contato desde a noite de ontem com o governador Flávio Dino. Ambos estão atuando juntos e não estão medindo esforços no sentido de combater os criminosos e reestabelecer a ordem em nossa cidade”, ressaltou.  

O trabalho de recuperação já teve início logo nas primeiras horas da manhã, após vistoria e autorização de peritos do Instituto de Criminalística e Medicina Legal do Estado do Maranhão (ICRIM). Empresas contratadas pelo Estado realizam serviços diretamente nas áreas atingidas com a remoção dos destroços, recuperação de telhado e salas de aula.    
Estiloso, funcional e belo, essas três características garantiram ao estande do Maranhão o Prêmio Criatividade, conferido pelo Grupo Travel News durante a 44ª ABAV Expo Internacional de Turismo, realizada pela Associação Brasileira das Agências de Viagens de 28 a 30 de setembro no Expo Center Norte, em São Paulo. Em sua 28ª edição, o prêmio tem o objetivo de eleger os estandes com maior potencial de criatividade, como uma forma de estimular o trade a inovar na exposição de produtos e serviços, contemplando o público que visita os estandes.

“Estamos muito orgulhosos em receber esse prêmio. Não estamos entre os estados com maior orçamento para investir em turismo, mas temos criatividade e muita vontade de fazer o melhor sempre. Reconhecimentos como este fazem com que tenhamos certeza que estamos no caminho certo.

Toda a equipe Sectur está de parabéns”, declarou o secretário adjunto de Turismo do Estado do Maranhão, Hugo Veiga. Na edição 2016 da Abav Expo Internacional, a avaliação foi feita pela diretoria e equipe jornalística do Grupo Travel News. Os estandes premiados foram os do Maranhão, da Bahia, do Marrocos e a Vila do Saber, esse último localizado no centro da feira e desenvolvido pela Abav para as palestras de capacitação do evento.  “Não temos interesse em reconhecer o maior, nem o melhor, nem o mais caro estande presente na feira. A nossa intenção é premiar os estandes que primam pela criatividade na sua concepção”, explicou o presidente do Grupo Travel News, Paulo Roberto Miranda.

Estande do Maranhão

O estande do Maranhão na 44ª ABAV Expo Internacional de Turismo foi desenvolvido pela Agência Terruá a partir de um investimento de R$ 181 mil do Governo do Maranhão. Com 75m², o estande foi inspirado na azulejaria portuguesa dos casarões do Centro Histórico de São Luís, evidenciando também a cultura e gastronomia do estado, assim como os polos turísticos da Chapada das Mesas e Lençóis Maranhenses.

Estruturalmente, o estande possui uma sala de vidro para reuniões de negócios com capacidade para até 10 pessoas, uma lounge para contatos de trabalho com o trade, gestores públicos e associações; e dois balcões de atendimento, sendo um institucional e outro destinado aos cerca de 20 empresários maranhenses que estão participando do evento.


O espetáculo teatral ‘Cárcere’, solo do paulista Vinícios Piedade, encerra, neste domingo (2), a décima primeira edição da Semana de Teatro no Maranhão, às 19h, no Teatro Arthur Azevedo. Os ingressos poderão ser retirados na bilheteria, em troca de um kit de material escolar, a partir das 14h. Outras atrações seguem ainda neste sábado (1) em vários espaços culturais de São Luís.

O espetáculo ‘Cárcere’ conta a história de um pianista autodidata que tenta ganhar a vida tocando nos bares da cidade. Privado da sua liberdade, ele procura entender, por meio de um diário, o que o levou a chegar a essa situação e como resolvê-la. Suas reflexões, lembranças e sensações são expressas pelo ator por meio da improvisação, dança contemporânea, comédia e mímica.

Vinícios Piedade também comanda, neste sábado (1), a oficina ‘O Ator Inconformado’, realizada no Salão Versátil, do Teatro Arthur Azevedo, das 14h às 17h. O principal objetivo é identificar o que cada artista tem a propor para a cena e potencializá-lo tecnicamente a aprofundar uma pesquisa no sentido de uma criação própria.

Também no Teatro Artur Azevedo acontece, neste sábado (01), às 20h, apresentação do espetáculo ‘Achados e Perdidos’, de Fortaleza (CE), obra cênica e instalação baseada em fatos reais. A peça é definida como uma obra aberta, com dramaturgia processual, que dialoga com obras audiovisuais, performances e instalações emaranhadas entre memórias que vão e vem.

Serão apresentados os dois últimos espetáculos da mostra Luiz Pazzini, neste sábado. ‘Cofo de estórias’, às 16h (no Teatro João do Vale), e ‘Lulu’, às 19h (Teatro da Cidade). ‘Cofo de estórias’ é uma peça que tem como base contações de estórias que resgatam jogos e brincadeiras tradicionais. Já o espetáculo ‘Lulu’ é um fragmento extraído da obra de Frank Wedekind, ator, dramaturgo e romancista alemão, um dos precursores do movimento expressionista. ‘Lulu’ traz em sua encenação a mulher como a serpente, a personificação do desejo, do pecado e da luxúria.

E os atores, Diones Caldas, Ruan Paz e Luciano Teixeira ocupam o hall do Centro de Criatividade Odylo Costa Filho, também no sábado, para apresentar a performance ‘TRANSfigura#2’, às 19h. É uma reflexão sobre questões de gênero, identidade, contemporâneo e arte. A direção é de Erivelto Viana.
Objetivo é ampliar o leque de produtos e dar competitividade à prateleira das agências de viagens

Durante a 44ª ABAV – Expo Internacional de Turismo & 46º Encontro Comercial Braztoa, o presidente da ABAV Nacional, Edmar Bull, e o vice-presidente da Travel Ace, Roberto Roman, assinaram contrato de parceria com o objetivo de promover novas oportunidades de negócios e amplificar a competitividade das quase três mil agências de viagens associadas à entidade.

A Travel Ace, empresa com mais de 35 anos de experiência no setor, revela que trará excelentes vantagens para as associadas à ABAV. "Se hoje somos líderes no segmento de seguro ao viajante, devemos muito aos agentes de viagens que acreditam na qualidade do nosso serviço. Nos preocupamos sempre em colocar bons produtos nas prateleiras das agências e remunerar os agentes de forma justa", relata Roberto Roman.

Com a iniciativa, além de ampliar os benefícios que favorecem especialmente as pequenas e médias agências de viagens, a ABAV Nacional busca contribuir com a valorização profissional. 

"É importante que neste momento estejamos juntos, imbuídos de um objetivo comum, que é o fortalecimento do agenciamento e da consultoria de viagem. É por meio dessa sinergia que atingiremos os resultados positivos que todos buscamos", sustenta Edmar Bull.

Para obter detalhes das vantagens decorrentes da parceria, as agências interessadas devem entrar em contado com a ABAV do seu estado, a partir de informações complementares disponíveis no portal www.abav.com.br. 

O conhecimento dos agentes de turismo é essencial para a comercialização de qualquer destino turístico. Pensando nisso, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur), realizou, durante a programação da 44ª ABAV Expo Internacional de Turismo, palestra de capacitação intitulada ‘Maranhão Terra das Águas’.

Na oportunidade, o secretário-adjunto de Turismo da Sectur, Hugo Veiga, apresentou os principais polos turísticos do estado, além da riqueza e beleza da cultura e artesanato maranhenses a aproximadamente 50 agentes de viagem de diversos estados brasileiros e agentes internacionais.

“Quanto melhor o agente conhecer o destino, melhor ele vai comercializá-lo. Desta forma, o nosso objetivo aqui é encantar cada um dos agentes com as maravilhas que o Maranhão tem a oferecer para que eles possam fazer os mesmo com os seus clientes e nós termos cada vez mais turistas nos visitando”, pontuou o secretário.

A reação dos agentes ao final da palestra provou que o objetivo da secretaria com a ação foi alcançado. “Já ‘comercializo’ o Maranhão e tenho um bom retorno dos meus clientes. Mas quanto mais conhecimento melhor, né?”, relatou a agente Maria do Rosário Assis, de Recife.

A ação de capacitação do Maranhão foi realizada no espaço Vila do Saber, promovida pela Abav durante os três dias de feira, desenvolvendo conteúdos nos eixos de tecnologia, gestão, inovação e roteiros turísticos.

Abav Expo Internacional

Realizada pela Associação Brasileira das Agências de Viagens – Abav, a AbavExpo Internacional de Turismo é a mais completa, tradicional e importante feira de turismo brasileira. Por estar presente nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, a Abav consegue absorver as diferentes demandas de seus associados, e, com isso, formatar uma feira para atender as necessidades do principal canal de distribuição de viagens no Brasil: as agências de viagens.

Em um mercado cada vez mais competitivo, participar da Abav Expo é estar em contato com os principais elementos que garantam competitividade ao agente de viagens: negócios, conhecimento e relacionamento.

quinta-feira, 29 de setembro de 2016
O escritor português Antônio de Abreu Freire é um profundo pesquisador da obra do padre Antônio Vieira, e tem vários livros dedicados ao célebre jesuíta, que é considerado o maior orador sacro da língua portuguesa. Dentre suas obras, destacam-se “Ação e Palavra - Vida e Obra do Padre António Vieira”, e “Padre António Vieira - História de um homem corajoso”.  

Por ocasião dos 400 anos do autor de “Os Sermões”, Abreu Freire realizou uma expedição marítima comemorativa, na qual refez os percursos do jesuíta pelo mundo afora, passando, inclusive, pelo Maranhão. Tais livros sobre Vieira abordam assuntos cruciais como a evangelização dos indígenas e a pregação jesuítica no século XVII, adotando como base os textos do padre e de seus contemporâneos barrocos no Brasil e em Portugal.

Na próxima segunda-feira, dia 3 de outubro, Abreu Freire falará sobre “A Missão Profética de Vieira no Maranhão”, sendo, em seguida, franqueada a palavra ao público presente. Haverá também a exibição do filme “A Pedra e a Palavra”, de Joaquim Haickel. Em seguida, Abreu Freire fará o lançamento da obra “Estratégia e Profecia”.

O Seminário Literário irá homenagear o maior orador sacro da Língua Portuguesa, o padre jesuíta Antônio Vieira, nascido em Lisboa a 6 de fevereiro de 1608. Religioso, filósofo, escritor e orador português da Companhia de Jesus, Vieira foi uma das figuras mais importantes do século XVII no segmento da política e da oratória. Destacou-se como missionário no Brasil, defendendo os direitos dos indígenas e realizando a evangelização dos mesmos.

Vieira lutou ainda pelos direitos dos judeus, pela abolição da distinção entre cristãos-novos (judeus convertidos, perseguidos à época pela Inquisição) e cristãos-velhos (os católicos tradicionais), e pela abolição da escravatura. Criticou ainda severamente os sacerdotes da sua época e a própria Inquisição. Na Literatura, seus Sermões possuem influência nos movimentos estéticos do barroco brasileiro e português.

Em São Luís do Maranhão, no Convento das Mercês, o padre Antônio Vieira proferiu o Sermão de São Pedro Nolasco, no dia 31 de janeiro de 1660. Ao longo de sua vida, o jesuíta escreveu mais de 200 sermões, 700 cartas, além de tratados proféticos, relações, poemas, dentre outras obras.

António de Abreu Freire é professor universitário e investigador no Brasil, Canadá e Portugal. Fez de março de 2007 a março de 2008 o “Cruzeiro Histórico Identidade e Cidadania”, aventura a bordo de um veleiro, palmilhando os locais nos quais viveu o padre Antônio Vieira, através de um projeto da Universidade de Aveiro. O resultado dessa viagem se transformou no livro “Diário de Bordo”. Sobre Vieira publicou também “Sermões de Santo Antônio”, em 2009, e “Ação e Palavra” (2010), organizando ainda a Exposição “Passos de um Gênio”.

António Sousa Abreu Freire é doutor em Ciências Humanas pela Universidade de Paris e doutor em Física pela Universidade de Laval, Québec, Canadá. É professor do Programa de Pós-graduação em Ciências da Educação da Universidade de Aveiro, Portugal, e diretor da revista interdisciplinar em Ciências Humanas Factos & Argumentos. 

O evento é mais uma iniciativa do Centro Cultural Convento das Mercês, seguindo determinação do governador Flávio Dino, que continua apoiando as iniciativas ligadas ao desenvolvimento cultural da sociedade maranhense. “A participação dos alunos das escolas da rede estadual e municipal, bem como de universitários, professores, escritores, pesquisadores e a comunidade em geral é de fundamental importância para o sucesso deste evento, que pretende evidenciar a envergadura exponencial do grande gênio literário que foi o padre Antônio Vieira”, comenta o Diretor do Convento das Mercês, o jornalista e escritor Paulo Melo Sousa.

SERVIÇO

O quê? Encontro “Padre Vieira: O visionário do Quinto Império”.

Onde? Centro Cultural Convento das Mercês.

Quando? Dia 3 de outubro de 2016 (Auditório Padre Antônio Vieira).

Programação:

15 h - Palestra “A Missão Profética de Vieira no Maranhão”, com o escritor português António de Abreu Freire.

16 h - Exibição do filme “A Pedra e a Palavra”, documentário de Joaquim Haickel.

Sorteio de 30 exemplares da obra “Estratégia e Profecia”, de António de Abreu Freire (Doutor em Ciências Humanas pela Universidade de Paris / Doutor em Física pela Universidade de Laval – Canadá). Prof. da Universidade de Aveiro - Portugal.

Promover o Maranhão como destino para turismo de lazer, negócios e até de ócio é o objetivo do Governo do Estado ao participar de diversos eventos nacionais e internacionais do setor ao longo do ano. A mais recente participação acontece até amanhã (30), trata-se da 44ª ABAV Expo Internacional de Turismo, promovida pela Associação Brasileira de Agências de Viagem (Abav), no Expo Center Norte, em São Paulo. O evento, que começou na última quarta-feira (28) aguarda 23 mil agentes de viagens de vários países e é considerado o maior da América Latina.

Durante os três dias de evento, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur) mantem técnicos e gestores à disposição de agentes de viagens para fortalecer a imagem do Maranhão enquanto importante destino turístico do Brasil e tirar dúvidas dos agentes que já comercializam o Estado, além de firmar parcerias e captar novos mercados para o estado. Também estão participando do evento 20 empresários maranhenses

“Além dos agentes de viagens que conseguimos sensibilizar, estão presentes aqui na feira as principais operadoras, gestores públicos e empresas do setor do mundo inteiro. Agendamos reuniões, recebemos demandas e viabilizamos ações que nos ajudem a conquistar cada vez mais turistas para o Maranhão”, explicou a superintendente de Marketing e Promoção Turística do Maranhão, Cristiane Muller.

Em uma das reuniões, os gestores da Sectur receberam no estande no Maranhão representantes das embaixadas da América do Sul que trabalham com turismo nos seus respectivos órgãos. Estiveram na reunião representantes da Argentina, Venezuela, Chile, Uruguai, Paraguai, Equador e Colômbia.

“Temos muito interesse nesse público, pois é próximo. O desafio é fazer com que eles nos conheçam. Essa foi a demanda que mais recebemos dos representantes das embaixadas. Dessa forma, abrimos um canal permanente e estreito de relacionamento, para trabalharmos juntos, inclusive com capacitações focadas nesse público”, reforçou o secretário adjunto de turismo da Sectur, Hugo Veiga.

Também durante a ABAV, o estande do Maranhão recebeu visita de representantes das Companhias Aéreas Gol, Azul, da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur) e da CVC, sempre com o objetivo de firmar parcerias e capta novos mercados para o turismo no Maranhão.

Já no próximo mês o Maranhão participará de mais uma feira de turismo, desta vez focada no ecoturismo e turismo de aventura, trata-se do Adventure Sport, que será realizada de 13 a 16 de outubro, também em São Paulo. Nesta oportunidade, o Governo do Maranhão reforçará como destinos os Lenções Maranhenses e Chapada das Mesas, ideais para práticas como trilhas, rapel,  kitesurf, entre outras.
As discussões acerca das melhorias no serviço de Transporte Alternativo avançaram esta semana, durante reunião com o deputado estadual Júnior Verde (PRB) e representantes da categoria, no Plenarinho da Assembleia Legislativa. Os trabalhadores propõem alterações no Projeto de Lei nº 147/2016, do Governo do Estado, que dispõe sobre o sistema de transporte público no Maranhão. 

O presidente do Sindicato dos Permissionários e Trabalhadores do Transporte Público Alternativo do Maranhão, Gabriel Ferreira, disse que o projeto do governo beneficia apenas o transporte convencional. "Ele visa unificar o sistema de transporte convencional com o complementar, e precisa ser revisto. Os itens que o governo enviou para esta Casa não vão beneficiar o transporte complementar. Por isso, queremos que sejam implantados os itens que beneficiam o transporte alternativo, que se encontra na Lei Nº 7736/2002, e assim, conjugar com a lei do transporte convencional, que é justamente o que o governo fez”, explicou.

O deputado Júnior Verde afirmou que é preciso discutir o projeto para que depois de sancionada a lei, a categoria não seja prejudicada. O texto já foi encaminhado à Assembleia Legislativa e será analisado pelos parlamentares. 

“Vamos discutir o projeto de Lei 147, de autoria do poder executivo, que visa unificar o sistema de transporte no maranhão. Ele traz algumas mudanças no processo de licitação de concessão e tudo isto está sendo analisado em conjunto com a categoria. Assim que a Lei for sancionada, tem que ser cumprida, por isso, deve ser uma análise cuidadosa, para não prejudicar ninguém”, destacou o parlamentar.

Em todo o Maranhão, são mais de 1.400 permissionários do transporte alternativo, que fazem transporte de passageiros na região metropolitana de São Luís e entre cidades do interior do Estado e a capital.
quarta-feira, 28 de setembro de 2016
Monumentos históricos, belezas naturais, gastronomia e cultura. Todas essas peculiaridades do Maranhão estão em exposição, desde quarta (28) até esta sexta-feira (30), na 44ª ABAV Expo Internacional de Turismo, promovida pela Associação Brasileira de Agências de Viagem (Abav), no Expo Center Norte, em São Paulo. O Governo do Maranhão participa do evento por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur).

Com expectativa de circulação de 23 mil agentes de viagens de vários países, o evento é considerado o maior da América Latina, oferecendo oportunidade de negócio para profissionais do ramo, palestras de capacitação, entre outras atividades.

“Pela grandiosidade e volume de participação, não poderíamos ficar de fora da 44ª ABAV Expo Internacional de Turismo. Investimos em um estande diferenciado, além de atividades de interação e palestra de capacitação sobre o Maranhão. A expectativa é de trabalhar intensamente nos próximos dias para promover a riqueza e diversidade maranhense”, pontuou o secretário-adjunto de Turismo da Sectur, Hugo Veiga.

Nesta edição, o Governo do Maranhão participa com um estande de 75 m². No local estão sendo apresentados ao público os três principais polos turísticos do Maranhão: Centro Histórico de São Luís, Lençóis Maranhenses e Chapa das Mesas. Durante os três dias de evento, os visitantes poderão degustar de iguarias tipicamente maranhenses, como geleias e sucos regionais e conhecer mais sobre nossos destinos e cultura.
 
Além da equipe da Sectur, o estande do Maranhão conta com a presença de 16 empresas cooperadas, que participarão do evento através da caravana proposta pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Abav/MA. Para aproximar ainda mais da cultura do Maranhão, os visitantes do estande são recepcionados per uma coreira e um cazumbá.

Capacitação e exposição fotográfica

Nesta sexta-feira (30), o Governo do Estado Maranhão promove a palestra “Maranhão Terra das Águas”, ministrada pelo secretário adjunto de Turismo, Hugo Veiga, das 17h30 às 18h30. O público vai conferir, também, a exposição de fotografia ‘Divino e Seus Devotos’, assinada pelo jornalista Charles Eduardo, quando caixeiras do Divino fazem uma apresentação.
O ator Erivelto Viana, conhecido pela personagem Cíntia Sapequara da peça ‘Uma linda quase mulher’, apresenta nesta quinta-feira (29) o espetáculo ‘Sintética idêntica ao natural’, às 18h, no Teatro Guest House, no Centro Histórico de São Luís (Rua da Palma). A peça tem entrada franca e está na programação da 11ª Semana de Teatro no Maranhão que prossegue até o dia 2 de outubro.

No espetáculo ‘Sintética idêntica ao natural’, Erivelto mostra uma Cintia Sapequara, “despida da máscara espetacular”, como escreveu a jornalista e crítica de teatro Beth Néspoli, convidada da Semana de Teatro do ano passado. A personagem transita entre o natural e o artificial, real e virtual, sujeito e objeto.

Outra atração desta quinta-feira é a apresentação do segundo dia da mostra Luiz Pazzini, com a peça ‘Negro Cosme’, às 20h, no Teatro Arthur Azevedo. A peça aborda as relações complexas da Revolta da Balaiada, movimento ocorrido no Maranhão entre os anos de 1838 e 1841. Produzido pelo grupo Cena Aberta, o espetáculo faz parte da trilogia Caras Pretas que já realizou participações em vários eventos culturais.

Teatro de bonecos e intervenção

No Teatro João do Vale, às 16h, o espetáculo Muleque Fujão faz um passeio lúdico pelo universo infantil que narra a saga de Diquinho, um garoto habitante da Pré-Hiléia amazônica que se aventura ao lado de personagens conhecidas do folclore brasileiro, como saci pererê, currupira, mãe d’água e manguda. A direção é do dramaturgo maranhense Tácito Borralho.

Na Praça Nauro Machado, às 19h, a intervenção Procissão dos Ossos levará para as ruas do centro histórico personagens que fazem parte da história da velha São Luís. A performance teatral é baseada numa lenda urbana da capital maranhense, dirigida por Urias de Oliveira.

Os espetáculos da 11ª Semana de Teatro no Maranhão têm entrada franca e os ingressos poderão ser retirados na bilheteria em troca de um kit de material escolar. Confira programação completa no site http://www.cultura.ma.gov.br/portal/taa/.
O Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da Universidade Federal do Maranhão (PGCult/UFMA) realiza entre os dias 29 e 30 de setembro, no auditório A do CCH, das 09 às 12 horas, o minicurso Literatura e Filosofia o lançamento do livro “Filosofia e Literatura: Trechos de um Diálogo Demorado”, um livro de artigos organizado pelos professores Rafael Quevedo e Wandeilson MIranda. As inscrições podem ser realizadas até o dia 29, na secretaria do PGCult, localizada no Centro de Ciências Humanas (CCH) – térreo.

Grande parte da tradição Ocidental foi constituída a partir de uma troca fundamental entre Filosofia e Literatura. Porém, sempre houve distensões e aproximações ao longo desse antigo diálogo. Com o objetivo de apresentar sucintamente alguns elementos que implicam na relação entre filosofia e literatura, o minicurso visa tratar de alguns temas que demonstram como essa aproximação é profundamente fértil e complexa.
O minicurso é aberto ao público, com o investimento de R$ 20 e certificado de 10 horas. A inscrição dá direito ao livro que será lançado ao longo da programação. Para mais informações, pelos telefones (98) 3272-8387 / 8389, pelo e-mail pgcult.secretaria@gmail.com ou ainda pelo site www.pgcult.ufma.br.

Confira a programação!

Dia 29 de setembro 9:00 -12:00 – Mediação: Prof. Dr. Luís Inácio Oliveira Costa
- Rita de Cássia Oliveira (Profª Drª UFMA): A visada  hermenêutica em Ricoeur e a polifonia presente em O Guesa, de Sousândrade
- Wellington Lima Amorim (Prof. Dr. UFMA): Sade e a história de Juliete: o empoderamento feminino diante do kantismocomplacente
- Wandeílson Miranda (Prof. Dr. UFMA): Hölderlin entre filosofia e tragédia

Dia 30 de setembro 9:00 – 12:00 - Mediação Prof. Dr. Rafael Quevedo
- Luciano Façanha (Prof. Dr. UFMA): Sobre a filosofia e literatura no séc. XVIII,
- José Neres (Prof. Me UFMA): Poesofia: reflexões e digressões sobre poesia maranhense
- Lançamento do Livro Trechos de um Diálogo demorado.

A estudante de Ciências Biológicas, Karina Penha Andrade, foi selecionada para participar da 22ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 22). Ela representará a ONG de liderança jovem Engajamundo no evento, que será realizado de 7 a 18 de novembro deste ano, em Marrakech (Marrocos).

A jovem de 20 anos, integrante de um grupo de trabalho da ONG relativo a mudanças climáticas, participou de um processo de preparação para o evento e se candidatou para fazer parte da delegação que estará presente na conferência, representando o Brasil. “É uma oportunidade para representar a UFMA e o Maranhão. Levar a nossa voz para o mundo”, afirma ela.

Karina é a primeira integrante do Maranhão a ser escolhida para a delegação. Sua participação foi confirmada no dia 1º de setembro, quando foi divulgado o grupo selecionado pela ONG para viver a experiência. “Fiquei muito feliz ao saber que estaria na COP. Será minha primeira viagem internacional, mas ainda estou nervosa, porque tenho pouco tempo para me preparar”, confirmou a jovem.

A universitária deu início a uma campanha de financiamento online para levantar fundos que buscam cobrir os gastos da viagem. É possível ajudá-la através do e-mail karina_penha@hotmail.com ou da plataforma Catarse, por meio do endereço https://www.catarse.me/KarinaNaCop22?ref/.

Saiba mais

O Engajamundo é uma organização apartidária e sem fins lucrativos formada por jovens que buscam, através do trabalho de liderança, promover um engajamento da população com as questões socioambientais do mundo.

Busca emponderar a juventude brasileira para compreender, participar e incindir em processos políticos internacionais, através de mobilização e ações de ativismo, reivindicando também mais acesso e representação da juventude.

Tem como uma das propostas aproximar os jovens de eventos e debates internacionais sobre o meio ambiente, como a COP, para a qual envia uma delegação todos os anos.

A Conferência das Partes da Convenção-Quadro da ONU sobre Mudanças Climáticas, por sua vez, chega à 22ª edição, abordando estudos de mecanismos de apoio aos países mais vulneráveis. São estimados cerca de 20 mil participantes e delegados este ano.



O espetáculo ‘Pigmalião’ dá início a mostra Luiz Pazzini, nesta quarta-feira (28), no Cine Teatro da Cidade, segundo dia da 11ª Semana de Teatro no Maranhão. Além da peça, a programação do dia tem espetáculo infantil, performance e demonstração técnica a serem apresentados em diversos espaços culturais da cidade.

Fazem parte da mostra que homenageia o ator e diretor de teatro Luiz Pazzini, os espetáculos ‘Pigmalião’ (28), ‘Negro Cosme’ a ser realizado no Teatro Arthur Azevedo (29), ‘Meu Primeiro Amor’ (na sexta-feira, 30) e ‘Cofo de Estórias’ (no sábado, 01) no Teatro João do Vale, e ‘Lulu’ no Cine Teatro da Cidade (no sábado, 01).

Inspirado na obra do filósofo Jean Jacques Rousseau, a peça ‘Pigmalião’ utiliza recurso dramatúrgico metalinguístico concretizado nas ações de três atores em cena, diante da escultura imóvel de Galatéia. Em coro, eles evoluem na cena, montam o estúdio (lugar cênico), realizam a iluminação LED e desmontam a cena no final. Texto e cena se metamorfoseiam em ações concretas através da pré-expressividade corpórea-vocal dos atores.

Espetáculo infantil

No Teatro Arthur Azevedo, a partir das 16h, será apresentado o espetáculo infantil ‘As Aventuras do Lobo’, que conta as aventuras do lobo Raul, vocalista de uma banda de rock florestal. E na Praça Nauro Machado o ator Thiago di Boque comanda a performance OX, a partir das 17h.

No Teatro João do Vale, a demonstração técnica ‘Banquete brasileiro: Farofa’, às 20h, apresenta ato performativo com direção do Coletivo DiBando interpretado pelos atores Gabi Miguel, Juliana Rizzo, Manu Balata, Ruan Paz e Tieta Macau. Na Casa do Maranhão, às 18h, é a vez do espetáculo ‘Um Corpo com Plumas no Meio da sala’.

Os espetáculos têm entrada franca e os ingressos poderão ser retirados na bilheteria em troca de um kit de material escolar. A Semana prossegue até domingo (2).  Confira programação completa no site http://www.cultura.ma.gov.br/portal/taa/
Desta quarta-feira (28) até a sexta-feira (30), o Maranhão será uma das atrações no Expo Center Norte, em São Paulo, durante a realização da 44ª ABAV Expo Internacional de Turismo, promovida pela Associação Brasileira de Agências de Viagem (ABAV). Por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur), o Governo do Maranhão promoverá os principais destinos turísticos do estado.

Na edição deste ano, o Governo do Maranhão participará com um estande de 75 m² que retratará os três principais polos turísticos do Maranhão. Em uma extremidade do estande, o visitante conhecerá as belezas do Centro Histórico de São Luís, representadas por um casarão de azulejos portugueses. Na parte interna, as lagoas cercadas por dunas transportará o visitante para a singularidade dos Lençóis Maranhenses, enquanto a outra extremidade do estande evidenciará a região da Chapa das Mesas.

Além da equipe da Sectur, o estande do Maranhão contará com a presença 16 empresas cooperadas, que participarão do evento através da caravana proposta pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e ABAV/MA. Para aproximar ainda mais da cultura do Maranhão, haverá a interação com o público através de um artista caracterizado como Coreira, e, outro, como Cazumbá. 

Capacitação

A programação do Maranhão na ABAV Expo inclui, também, a capacitação para agentes de viagem. A palestra com o tema “Maranhão Terra das Águas” será ministrada pelo secretário adjunto de Turismo, Hugo Veiga, no dia 29 de setembro, das 17h30 às 18h30.

“Essa é uma oportunidade para apresentar os maiores atrativos dos polos Chapada das Mesas, Lençóis Maranhenses e São Luís, que são ricos em belezas naturais e, sobretudo, em águas. Com as informações compartilhadas, os profissionais estarão aptos a divulgar com propriedade os destinos maranhenses”, explica o secretário adjunto, Hugo Veiga.

No mesmo dia o público vai conferir a exposição de fotografia ‘Divino e Seus Devotos’, assinada pelo jornalista Charles Eduardo. Durante a exposição, caixeiras do Divino ambientarão os visitantes, neste que é um dos mais tradicionais festejos maranhenses. 



Cerimônia de abertura, Lançamento do Censo ABAV, Hackathon Viagens, atividades da Vila do Saber e balanço de encerramento estão entre as pautas da 44ª ABAV Expo Internacional de Turismo & 46º Encontro Comercial Braztoa

A abertura oficial do evento, na Sala Cantareira, 2º andar, contará com a presença de lideranças setoriais do Turismo, autoridades governamentais e outras representações do trade turístico. Às 12h00, com a presença dos representantes da Bahia, o estado anfitrião, se fará o corte da Fita Simbólica, que será sucedido pela entrada dos visitantes no recinto da feira. Todos os detalhes foram cuidadosamente levados em conta, para que o evento supere as expectativas de organizadores, expositores, negociadores e visitantes.

A concepção do evento leva em conta três valores fundamentais para os players do trade turístico: Negócios, Conhecimento e Relacionamento. Todo o conteúdo da feira é voltado para um autêntico palco de tendências para 2017, em termos de agenciamento de viagens, operações turísticas, destinos, eventos temáticos, comportamento do viajante, tecnologias de gestão – entre outros. Nesse sentido, exerce o papel de termômetro e radar para as empresas planejarem e replanejarem estratégias consistentes de ações orientadas para o sucesso.

Lançamento: Censo ABAV

Um dos pontos de importância histórica para o agenciamento de viagens será o lançamento do Censo ABAV. Entre as informações já coligidas na etapa inicial, de atualização cadastral, a entidade apurou que conta, hoje, com 2.985 associadas. O Censo, que será realizado com suporte da coleta mensal de dados primários, vem ao encontro de uma necessidade antiga: divulgar informações estratificadas sobre a movimentação turística das associadas ABAV, contemplando diferentes recortes de análise, segmentos e nichos de mercado.

A metodologia, análoga àquela utilizada pela Abracorp, garantirá parâmetros para monitorar tendências balizadas e proporcionar maior segurança na tomada de decisões. “O Censo ABAV vai imprimir mais peso e credibilidade à entidade no relacionamento com o mercado e com as instâncias governamentais definidoras das políticas do turismo brasileiro com um todo”, diz o presidente da ABAV Nacional, Edmar Bull.

Outra inovação fica por conta da Hackthon Viagens – uma competição promovida pela ABAV Nacional e Braztoa, com apoio da Comunidade Hackthon Brasil. A maratona desafia jovens desenvolvedores a criar soluções digitais com um tema único e abrangente: “Melhore a experiência e a interatividade entre o agente de turismo e o viajante”.

Para o presidente da ABAV Nacional, Edmar Bull, “a iniciativa de promover o Hackthon Viagens está fundamentada na relevância crescente da tecnologia digital para a indústria turística, onde se insere o agenciamento de viagens. Trata-se de ação colaborativa e de incentivo aos jovens talentos, que se agrega aos conteúdos da feira”.

A criatividade, seja tecnológica ou no discurso para vender a ideia, é essencial no Hackathon Viagens. Cada grupo, formado por até cinco integrantes, deverá apresentar uma solução que melhore a vida do viajante, na interação com o profissional que vende a viagem.

Coletiva de Imprensa

No dia 28/09, às 18h00, representantes da 44ª ABAV Expo Internacional de Turismo & 46º Encontro Comercial Braztoa concederão entrevista coletiva na Sala Cantareira 1 – 2º andar.

Vila do Saber

Anexo, folheto apresenta a programação completa para cada uma das quatro arenas temáticas da Vila do Saber: Inovação, Tecnologia, Gestão e Segmentação, nos três dias do evento.

Dia 28/09 – Quarta-Feira

No primeiro dia do evento, das 14h00 às 14h50, a palestra Redes Sociais: conexões lucrativas, proferida por Martha Poggi Borges, lotou e, por isso, uma sessão extra está programada para o dia 30/09, na arena Inovação, das 16h30 às 17h30.

Das 16h00 às 17h30, serão realizadas quatro Mesas Redondas com debates simultâneos nas diferentes arenas da Vila do Saber. Na Arena Gestão, por exemplo: O legado da Olimpíada Rio 2016: uma oportunidade perdida ou uma grande oportunidade para o Turismo do Brasil? será o tema de Mesa Redonda em que o ministro do Turismo interino, Alberto Alves; Alexandre Sampaio (CNC); Manuel Gama (FOHB); e Paulo Kakinoff (GOL) serão os debatedores, com mediação do presidente da ABAV Nacional, Edmar Bull.

Todos os dias do evento (28, 29 e 30 de setembro), sempre das 17h30 às 18h30, na Arena Tecnologia, o Grupo de Trabalho de Tecnologia da ABAV (GTT-A) abordará um novo tema. ‘Tecnologia é ferramenta de vendas para sua agência – perspectivas para o novo agente de viagens’, inaugura o primeiro painel e estará sob a condução de Ricardo Lidington (E-Fácil Plus Viagens e Tecnologia), Sidney Lima Filho (Reserve) e Wagner Amarelo (Argo Solutions). Fotos e mais informações sobre os participantes já estão disponíveis para consulta online.

Dia 29/09 – Quinta-feira

No dia 29/09, das 13h00 às às 13h50, na arena Inovação, Start Ups como plataformas criativas para o turismo é o tema da palestra que será conduzida por Bruno Talevi. Das 14h00 às 14h50, na Arena Segmentação, a palestra Posicionamento de Mercado? Como não ser mais um!, ministrada por Gabriela Otto. Os respectivos links exemplificam as informações (textos e fotos) que compõem o material de apoio já disponível para a imprensa.

 Das 15h00 às 16h30, na Arena Tecnologia, Mesa Redonda discute o tema Tendências em gestão de viagens corporativas. Rubens Schwartzmann (Abracorp); Antonio Augusto Cruz (Suzano Celulose e Papel); e Sidney Lima Filho (Reserve) são os debatedores, com moderação do presidente da ABAV Nacional, Edmar Bull (ABAV).

Aviso: transferência de local

Devido à grande procura antecipada, a palestra conduzida por Ricardo Amorim e patrocinada pela LATAM precisou ser transferida da Vila do Saber para a Sala Cantareira, 2º andar do Expo Center Norte. A data (29/09) e o horário (das 18h30 às 19h30) permanecem inalteradas. Tema: Por que e como a economia deve melhorar e surpreender positivamente a partir de 2016?.

Dia 30/09 – Sexta-feira

Das 13h00 às 13h50, na Arena Segmentação, várias palestras sobre temas como Turismo LGBT no Brasil – dificuldades a serem ultrapassadas,conduzidas por Franco Reinaudo a diversidade de enfoques editoriais que qualificam e recomendam a ampla cobertura jornalística do evento.

Na Arena Gestão, palestras como Cliente elevado a Rei – serviços Prime, das 14h00 às 14h50,apresentada por Charles Calmucci, assim como a Mesa Redonda, das 15h00 às 16h30, sobre o tema Conciliação é a melhor solução nos conflitos com os consumidores?, com a participação de Marcelo Oliveira (ABAV Nacional) e Roberto Pasqualin (Conima) como debatedores, e a mediação de Rose Larrat (ABAV Nacional), ratificam a importância dos serviços prestados pelas agências de viagens que apostam na qualificação e na constante atualização de profissionais dedicados à satisfação das necessidades e superação das expectativas de seus atuais e virtuais clientes – pessoas físicas e jurídicas.

Às 17h30, divulgaremos press release com o Balanço Parcial do evento. Para acessar todos os press releases publicados no site da ABAV Expo, ver http://www.abavexpo.com.br/category/press-releases/. 
terça-feira, 27 de setembro de 2016
O deputado estadual Professor Marco Aurélio (PCdoB), usou a tribuna da assembléia legislativa, na manhã desta terça-feira (27), para destacar a criação da Universidade Estadual da Região Tocantina - UEMASUL, projeto de lei de autoria do executivo estadual, encaminhado à assembléia legislativa pelo governador Flávio Dino na última segunda-feira (26).

Na ocasião, Marco Aurélio parabenizou o governador pela iniciativa, medida que dará autonomia financeira e administrativa para os campi da Universidade Estadual em Imperatriz e região. “Todos os campi da UEMA na nossa região padeciam com a falta de autonomia financeira e administrativa, fato que de certa forma prejudicou o desenvolvimento do ensino superior na região. A partir de agora, com a incorporação dos quadros educacionais, patrimônio e a criação de uma unidade administrativa, teremos a descentralização da universidade, o que dará autonomia à região, possibilitando assim o melhor desenvolvimento de suas atividades.” Destacou o parlamentar, completando que a criação da UEMASUL, com a devida condição orçamentária, ajudará a adição de novos cursos de graduação e de extensão (mestrado e doutorado) na região, pois somente a UFMA tem curso de mestrado na região, dentre as universidades públicas. 
 
O deputado citou ainda os investimentos que o governo do estado vem realizando no ensino superior da Região Tocantina. O campus de Açailândia, por exemplo, teve aprovada a deliberação para a criação do curso de Engenharia Civil, uma demanda antiga da região que terá uma resposta por parte do governo. Em Imperatriz, foi aprovada a construção do Campus Agrário da UEMA, um investimento na ordem de R$ 15 milhões que contemplará os cursos de Agronomia, Engenharia Florestal, Veterinária, entre outros. A obra já foi licitada e deverá ter início nos próximos dias.

Ex-aluno do curso de matemática no campus da UEMA em Imperatriz, o próprio Marco Aurélio contribuiu com R$ 1 milhão de reais, em emendas parlamentares, para aquisição de livros, computadores e melhoria da infraestrutura do campus de Imperatriz. “Como filho da Universidade Estadual do Maranhão, como uma pessoa que teve todas as oportunidades de crescimento profissional, de fortalecimento de uma compreensão e amadurecimento pessoal graças à universidade, eu entrava na UEMA há vinte anos com muitos sonhos, filho de uma costureira, adentrava a universidade com o objetivo de ser professor. A UEMA me proporcionou todas as possibilidades de inclusão social, de acreditar que a educação me faria vencer. É por isso que destaco o fortalecimento da UEMA em nossa região, com a nova estrutura administrativa da UEMASUL, pois terá condições de contribuir com o crescimento desta instituição e com o futuro de tantos jovens que por lá alicerçarão seus caminhos.” Concluiu
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), em parceria com o Corpo de Bombeiros do Maranhão, realizou, de 12 a 27 de setembro, o Curso de Prevenção e Combate a Incêndio Florestal no Parque Estadual do Mirador, com o objetivo de formar profissionais especializados no combate aos incêndios florestais que ocorrem em todo o Maranhão, além de ações de sensibilização e educação ambiental com a comunidade residente no parque.

O curso acontece desde o mês de julho e teve a parte prática operacional durante quinze dias dentro do Parque, envolvendo o ensino de noções de prevenção e combate a incêndios com a comunidade residente no mesmo, por meio de técnicas de identificação das áreas de risco, uso racional do fogo, construção de aceiros e técnicas e materiais utilizados para a contenção e combate a incêndios. O curso abrangeu, ainda, modos de acampamento em área de selva, noções de busca terrestre, salvamento em terrenos acidentados, atendimento pré-hospitalar, noções de sobrevivência e orientação noturna.

No último dia 23.09, também foram realizadas atividades lúdicas e de educação ambiental com o público infantil e ação social com a comunidade, onde foram ensinadas noções de higiene bucal, primeiros socorros, distribuição de cestas básicas, palestras e oficinas de educação ambiental para a comunidade local, oportunidade em que esta também compartilhou suas maiores necessidades e tirou dúvidas referentes a agricultura sustentável.

Para o Secretário de Estado de Meio Ambiente, Marcelo Coelho, ações como essas são de extrema importância. “Vamos dá uma atenção muito maior ao parque e à comunidade que nele vive. É preciso cuidado e atenção a esse bem que pode acabar e a comunidade deve estar presente e atenta a isso. É interesse do Governador intensificar ações como essa, dando, assim, apoio e um melhor acompanhamento aos moradores do Parque. Trataremos sobre a agricultura familiar, com técnicos da área, vamos fazer um estudo e verificar quais as alternativas de plantio, de subsistência, de criação de renda para eles”.

Ainda de acordo com o secretário, uma das graves perturbações ocorrentes no Parque Estadual do Mirador são os incêndios florestais provocados, que podem causar diversos impactos negativos com significativa perturbação à biodiversidade e interferência nos processos ambientais. “Isto afeta direta e indiretamente a qualidade de vida do homem e demais seres vivos que dependem sistematicamente destes atributos ambientais”, explicou Coelho.

O Tenente Arlindo Neto ressaltou a importância do treinamento do curso de prevenção e combate a incêndios florestais. “O treinamento além de capacitar os bombeiros, instruiu a comunidade a agir no caso das queimadas, realizando junto à SEMA palestras educativas com a comunidade para que esta auxilie na prevenção dos incêndios florestais e preservem o parque”, destacou ele.

De acordo com o morador Felix Pereira de Sousa a iniciativa foi “muito importante. Precisávamos dessas ações. Agora temos um governo que está dando importância para essa comunidade, que é carente. Isso é um avanço e uma motivação para os moradores. As famílias só tem a ganhar se continuar esse trabalho, essa preocupação”.

Durante pronunciamento na Tribuna da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Júnior Verde (PRB) destacou a agenda política que tem feito em todo o Maranhão, percorrendo os municípios em apoio aos candidatos, e chamou atenção especial para a cidade de Marajá do Sena, um dos municípios com o IDH mais baixo do Estado. 

O parlamentar esteve em Marajá do Sena participando de uma reunião com trabalhadores rurais, pescadores e aquicultores, discutindo assuntos ligados à questão produtiva e ao fortalecimento da economia por meio de investimentos na agricultura.

“Acredito que seja a redenção, o caminho para fortalecer todos os municípios maranhenses. Mas de forma muito especial, Marajá do Sena, local que merece nossos esforços imediatos. Temos de contribuir com a economia daquele município, onde a  questão do desenvolvimento humano precisa de uma atenção especial”, justificou.

Verde ressaltou a luta com relação ao seguro defeso, inclusive por meio de Indicação apresentada pelo deputado e encaminhada à então presidente Dilma Roussef. Muitos pescadores recebiam esse benefício e desde o ano passado, deixaram de receber. “Os pescadores devem voltar a receber esse importante benefício, que vai ajudar a fortalecer a renda familiar. Graças a um parecer do ministro Barroso, esse direito está sendo devolvido a esses trabalhadores”, anunciou. 

Outro investimento que o parlamentar tem buscado é na área da piscicultura, para produção de alimentos e geração de trabalho e renda, além de uma estrada de acesso ao município. “Aproveito para trazer essa demanda de todos aqueles que estavam lá e que continuam mantendo a esperança em dias melhores. Desde já, conclamo meus pares a fazer proposições que levem dignidade à Marajá do Sena”, concluiu Júnior Verde. 
O palco do Teatro Arthur Azevedo recebe, nesta terça-feira (27), às 20h, o espetáculo ‘A Escrita de Deus’, do diretor Urias de Oliveira, como parte da programação da XI Semana de Teatro no Maranhão. Os ingressos poderão ser retirados na bilheteria, em troca de um kit de material escolar, a partir das 14h. O evento é promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur), do Teatro Arthur Azevedo e com apoio captado pela Lei de Incentivo à Cultura.

‘A Escrita de Deus’ é um monólogo baseado em crônica do escritor argentino Jorge Luís Borges, publicado no livro O Aleph. A narrativa trata dos sentimentos e percepções simbólicas de um sacerdote asteca. Preso pelos colonizadores espanhóis, o sacerdote dedica seu tempo para decifrar, nos desenhos da pele do tigre, o que ele julga ser a mensagem do conhecimento supremo, deixada ali para ser decifrada e divulgada por um ser iluminado.

Performance

Outra atração desta terça-feira (27) é a performance ‘Sinos’, a ser apresenta na Praça Nauro Machado/Praia Grande, Centro Histórico, a partir das 18h. A direção é da atriz e dançarina Tieta Macau com participação dos músicos Fernanda Preta e Hugo Lima. Apresenta traços do sincretismo, do mito, da tradição e da memória, onde o movimento e a fala surgem como brincadeira, como forma de louvação, relato ou protesto.

A Semana prossegue até 2 de outubro, com vasta programação incluindo dez espetáculos, sete performances e intervenções, oito oficinas e uma demonstração técnica. Do total de espetáculos na programação, três são de outros estados, sendo um do Ceará, um do Rio de Janeiro e outro de São Paulo. Confira programação completa no site http://www.cultura.ma.gov.br/portal/taa/

Nesta edição, o homenageado oficial será o ator, diretor e professor de Teatro do Curso de Educação Artística, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Luiz Pazzine. Em sua homenagem será realizada a Mostra Luiz Pazzine, com quatro espetáculos: “Negro Cosme”, “Cofo de Estórias”, “Pigmaleão” e “Lulu”.

As apresentações de espetáculos, performances, intervenções, oficinas e demonstração técnica se dividirão entre os espaços do Teatro Arthur Azevedo (Rua do Sol), Teatro João do Vale (Praia Grande), Teatro da Cidade (Rua do Egito), Praça Nauro Machado (Praia Grande), Centro de Criatividade Odylo Costa, filho (Praia Grande), Casa do Maranhão (Praia Grande), Guest House (Rua da Palma), Praça Deodoro e Ufma (Avenida dos Portugueses).