segunda-feira, 31 de outubro de 2016
São Luís recebe a partir desta segunda-feira (31), até o dia 04 (sexta-feira), o Projeto “Tour Judô”, evento da Confederação Brasileira de Judô, por meio do Ministério dos Esportes, em parceria com as federações estaduais e com a CIELO, que tem o objetivo de promover e disseminar a prática do judô na região nordeste do país por meio da combinação da experimentação esportiva e do convívio social.

Na capital maranhense as ações do projeto serão levadas a 21 escolas da Rede Estadual de Ensino, a partir da tarde desta segunda-feira, quando serão realizadas atividades nos Centros de Ensino São José Operário, na Cidade Operária (14h às 15h); Mário Martins Meireles, no Mangue Seco (16h às 17h); Professora Maria Helena Duarte, no Rio Anil (19h às 20h); na U.I. Haydée Chaves, no Angelim (20h30 às 21h30).

O projeto irá percorrer, em seis meses, 13 municípios, em vários estados do nordeste brasileiro, com a expectativa de atender aproximadamente 15 mil jovens, despertando entre eles a vontade de praticar o esporte em seu cotidiano, desenvolvendo habilidades e valores, ultrapassando as fronteiras das arenas esportivas e influenciando a vida de todos.

Aqui, em São Luís, a arena de judô será instalada no Shopping da Ilha e irá funcionar a partir de 03 de novembro (quinta-feira) às 10h, no qual serão atendidas escolas da região e o público espontâneo. A abertura para toda a população se dará no dia 04 de novembro (sexta-feira) às 10h, contando com a presença de veículos de imprensa, autoridades e escolas de São Luís. A arena ficará na cidade até o dia 05/11 às 20h, com entrada gratuita.


SERVIÇO

O QUÊ: Tour Judô percorre escolas estaduais

LOCAL: Centros de Ensino São José Operário, na Cidade Operária (14h às 15h); Mário Martins Meireles, no Mangue Seco (16h às 17h); Maria Helena Duarte, no Rio Anil (19h às 20h); na U.I. Haydée Chaves, no Angelim (20h30 às 21h30).

QUANDO: Nesta segunda-feira (31)

Contato: 3221 8546 (Ascom – Seduc)

Fonte: Seduc
Novo atrativo da zona portuária do Rio de Janeiro ficará próximo a outras atrações turísticas e de lazer, no local conhecido como Boulevard Olímpico.


O ministro do Turismo, Marx Beltrão, inaugura nesta segunda-feira (31), no Rio de Janeiro, o AquaRio - Aquário Marinho do Rio de Janeiro. O novo ponto turístico da cidade estará localizado no Porto Maravilha, nas proximidades do Boulevard Olímpico, área revitalizada para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 que reúne outros atrativos como o Museu do Amanhã, Museu de Arte do Rio e o painel “Etnias”, de autoria do artista brasileiro Eduardo Kobra. Este será o maior aquário marinho da América do Sul.

Esta será uma nova atração turística da cidade que foi a principal porta de entrada dos turistas estrangeiros que vieram ao Brasil a lazer em 2015, segundo a Demanda Turística Internacional do Ministério do Turismo. O AquaRio é mais um atrativo para reforçar o projeto continuado de revitalização da antiga zona portuária do Rio de Janeiro. O aquário ocupa o prédio da antiga Companhia Brasileira de Armazenamento (Cibrazem).

Com 26 mil metros quadrados, o espaço abriga 4,5 milhões de litros d’água salgada divididos em 28 tanques e reúne cerca de oito mil animais de 350 espécies. Entre as espécies exposta estão peixes da costa brasileira, do Caribe e do Indo-Pacífico, como tubarões, arraias, moreias, e cavalos-marinhos entre outros. O maior tanque do local, batizado como ‘Recinto Oceânico’, tem 7 metros de profundidade e 500 m² de área, com uma grande arquibancada para visitantes.

O Brasil é rico em Cultura popular. Não se justifica copiar.

O Saci Pererê é um dos principais personagens do Folclore Brasileiro. Há quem diga que a lenda originou-se entre os povos indígenas do sul do Brasil, por volta do século XVIII. Na época, o Saci era representado por um menino de cor morena, duas pernas, um rabo e muita traquinagem pela floresta.

Porém com o passar dos tempos e influência de outros povos, o Saci se tornou um negrinho que perdeu uma das pernas lutando capoeira e passou a ser representado usando um gorro vermelho, um cachimbo e pulando em uma perna só.

O escritor e pesquisador Hamilton Luiz Pereira, de São José do Rio Preto, explica a história do cachimbo. Ele diz que antigamente era muito comum que as pessoas mais velhas fumassem cachimbos e, devido à idade, esqueciam-se onde haviam deixado o pito. A culpa sobrava para o saci! "Ele não fumava o cachimbo, apenas escondia", afirma. "Se fosse hoje em dia, talvez escondesse o celular". 

De acordo com a lenda, o Saci era muito brincalhão e adorava fazer travessuras na floresta com viajantes, nas casas da região, assustava cavalos e bois, entre diversas brincadeiras, mas nunca praticou nenhuma atividade que viesse a prejudicar alguém ou fazer algum mal.
Um momento de diálogo e interação entre todos os prefeitos eleitos no último pleito e o Governo do Maranhão será realizado, no dia 25 de novembro, pela gestão estadual. A intenção é apresentar aos líderes do executivo municipal que assumirão em 1° de janeiro de 2017 o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Governo. Na oportunidade, o governador Flávio Dino ainda fará o anuncio do ProMunicípio, um programa de assistência técnica aos municípios.

Na reunião, o governador apresentará a equipe de Governo, e o balanço, com o principais programas e ações. Como prática comum da atual gestão do Governo do Maranhão, o objetivo de dialogar com todos os prefeitos, sem distinções políticas partidárias, conferindo igual tratamento.

“Em novembro, nós vamos convidar todos os 217 prefeitos, indistintamente, para nós apresentarmos os principais programas do Governo do Estado, programas como Mais IDH, Água Para Todos, Mais Asfalto, Escola Digna. Programa de apoio aos municípios no que se refere a urbanização, pavimentação, programas no campo do esporte, na área da cultura. Nós vamos resenhar todos esses programas e mostrar para todos os prefeitos e prefeitas como eles podem fazer parcerias com o Governo do Estado, quais são os caminhos pelos quais será possível haver convergência de esforços, ou seja, conjugação de recursos municipais e estaduais para que haja melhores resultados para a população”, explicou o governador Flávio Dino.

Para o secretário de Estado da Comunicação Social e Assuntos Políticos, Márcio Jerry, o encontro será importante para afinar propósitos entre os executivos estadual e municipais. “Este é um Governo democrático e assim seguirá. Estamos organizando o encontro com os prefeitos eleitos a fim de apresentar o funcionamento do Governo do Estado e também ouvi-los”, explicou Marcio Jerry.

Durante o encontro, também será anunciado o Programa ProMunicipio, que é um compromisso do governador Flávio Dino, que conta no plano de Governo. Ele oferecerá assistência técnica aos gestores, disponibilizando uma plataforma de dados com informações sobre ações do Governo em cada cidade, sobre convênios estaduais em vigência e outros números usuais aos prefeitos.


O Palácio do Planalto deu sinal verde à proposta de isenção unilateral de vistos para quatro países — Estados Unidos, Canadá, Austrália e Japão — que oferecem baixo risco migratório e têm padrão elevado de gastos em viagens ao Brasil. A decisão foi tomada em reunião conduzida na quarta-feira (26) pelo chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha.

Para isso, será preciso mudar o Estatuto do Estrangeiro, lei sancionada em 1980, que exige reciprocidade na política de concessão de vistos. De olho no potencial de receitas, o Ministério do Turismo queria a isenção também para visitantes da China, mas os asiáticos foram excluídos da lista por causa da dificuldade no controle migratório para um país com mais de 1 bilhão de habitantes. A ideia do governo é eliminar a exigência de vistos para americanos, canadenses, japoneses e australianos pelo período de dois anos.

Sob condução do ministro José Serra, o Itamaraty não se opôs à medida, mas tem posição histórica de ressalvas à isenção. Outros grandes países emergentes — como China, Rússia e Índia — não abrem mão da política de reciprocidade. Apenas nações menores adotam políticas de caráter desigual. A linha da diplomacia nas últimas décadas sempre foi a de que isenções unilaterais dificultam a defesa dos direitos de cidadãos brasileiros no longo prazo.

sábado, 29 de outubro de 2016
Com investimentos do Governo do Estado na área da saúde, o Maranhão tem avançado em ações de combate ao câncer. Iniciativas como a Carreta da Mulher, o mamógrafo móvel, a ampliação dos serviços de radioterapia e a Unidade Móvel de Prevenção de Câncer têm transformado positivamente o cenário do estado, que hoje passa por mudanças significativas especialmente na área da saúde, favorecendo o acesso a quem mais precisa dos serviços públicos. 

O governador Flávio Dino ressalta as melhorias e o compromisso do poder público estadual com a população maranhense. “Foram até agora 20 meses de governo, para corrigir distorções e erros que se estenderam por 50 anos. Mas aos poucos vamos superando o passado de negação de direitos e descaso. E, juntos, vamos fazer muito mais ainda nos próximos dois anos”, destaca.

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, enfatiza o empenho e o comprometimento do governo em desenvolver atividades que beneficiem a população e que fortaleçam a luta contra o câncer no Maranhão. “Estamos avançando como nenhum outro estado está. Investindo em ações prioritárias, vamos superando a crise e alcançando grandes conquistas. Os resultados do Outubro Rosa no Estado é uma das provas que estamos conseguindo fazer a diferença”, afirma.

Durante o Outubro Rosa, estruturas itinerantes como a Carreta da Mulher, o mamógrafo móvel e a Unidade Móvel de Prevenção de Câncer permitiram alcance maior das ações de combate ao câncer. Em parceria com a empresa Vale e o Hospital do Câncer de Barretos, em São Paulo, a Unidade Móvel de Prevenção de Câncer realizou mais de 740 atendimentos em diferentes bairros da capital desde a sua entrega, no dia 14 de outubro. Foram realizados 422 preventivos e 319 mamografias.

Junto com a Unidade Móvel de Prevenção de Câncer, desenvolvem um trabalho semelhante a Carreta da Mulher e o mamógrafo móvel. A carreta realiza palestras e debates, além de exames de colo de útero. Já no Mamógrafo Móvel, que faz atendimentos em todo o estado, somente este ano, já foram contabilizados 6.663 exames, totalizando 8.803 desde que ele foi lançado.

Ainda entre as ações de combate ao câncer no estado, o governo investiu na ampliação do serviço de radioterapia para tratamento de pacientes oncológicos. Atualmente, uma média de 80 pacientes por mês são atendidos por meio de convênio com o Centro de Prevenção e Tratamento do Câncer – Oncoradium, em Imperatriz. Os procedimentos incluem radioterapia e braquiterapia, também conhecida por radioterapia interna.

No mês de outubro, o governo formalizou também um convênio com a Fundação Antônio Dino. Com aporte de R$ 5 milhões, a parceria possibilitará a aquisição de acelerador linear, que será instalado no Hospital Aldenora Bello. “Trabalhamos há 40 anos no combate ao câncer no Maranhão. Esse convênio simboliza um ato de confiança do governo e o reconhecimento por esse nosso trabalho”, afirmou o vice-presidente da  Fundação Antônio Dino, Antonio Dino Tavares.

OUTUBRO ROSA

Durante o Outubro Rosa, as ações de combate ao câncer foram intensificadas em todo o estado. Unidades de saúde como o Hospital de Câncer - Tarquínio Lopes Filho, o Centro de Especialidades Médicas da Vila Luizão, Hospital Presidente Vargas, PAM Diamante, Hospital Carlos Macieira e Centro de Especialidade Médicas da Cidade Operária, desenvolveram ações como palestras educativas, programações culturais, oficinas, orientações sobre o autoexame das mamas, exames preventivos, ultrassonografias das mamas e mamografias.

Ações nas maternidades Nossa Senhora da Penha (Anjo da Guarda), Benedito Leite (Cohab) e Marly Sarney (Cohab) também integraram a programação do Outubro Rosa. Palestras sobre o autoexame das mamas para pacientes e acompanhantes; coletas de exame preventivo; e consultas médicas foram algumas das atividades desenvolvidas pelas unidades de saúde.

No Hospital Regional da Baixada Maranhense Dr. Jackson Lago, em Pinheiro, duzentas mulheres da região da Baixada Maranhense foram beneficiadas com exames e orientações de profissionais sobre o autoexame e outros cuidados com a saúde. O hospital realizou, também, no mês de outubro, coletas de exames citopatológicos (preventivos). O Hospital Macrorregional Tomás Martins, em Santa Inês (MA), também ofereceu coleta de exames citopatológicos, palestras sobre DSTs e violência.
Como já é de praxe, mais uma alta temporada fez a Tap Portugal anunciar um incremento de 12% na oferta de assentos entre Lisboa e o Brasil. Em âmbito global, este número de voos adicionais crescerá 12%. No total, são mais 54 voos adicionais, entre os quais se destaca a operação para o Funchal e Terceira, assim como para Paris, Luxemburgo, Genebra e Zurique. Rio, São Paulo e capitais nordestinas também serão beneficiadas.

Das novidades apresentadas, destaque no mercado doméstico, para o aumento da operação para o Funchal e Ponta Delgada com mais um voo diário de Lisboa para cada um dos destinos. Assim, são agora sete frequências para o Funchal, todos os dias, sendo que para a capital dos Açores a oferta duplica: de um para dois voos.

No continente europeu aumenta a operação de voos de Lisboa para Milão, Zurique e Genebra, de 17 para 20 frequências semanais. Paris também irá ver o número das suas frequências subir de seis para sete. Já Frankfurt, na Alemanha, terá um aumento de sete voos, passando agora a contar com 26. Munique passará de 12 para 20 frequências semanais. Barcelona, com um aumento de seis frequências, terá agora 38 voos semanais.

No Porto, a operação será aumentada com mais dois voos para Zurique e mais quatro para Genebra, passando agora a ter 14 voos directos com partida do Aeroporto Francisco Sá Carneiro. Na rota Porto-Madrid, a TAP vai reforçar a sua oferta com um aumento de um para dois voos diários.
Bissau em Dezembro

Conforme publicado na última edição do Publituris, a cidade Bissau, na Guiné, terá dois voos semanais com partida de Lisboa. Esta operação arranca a 1 de Dezembro. Destaque ainda para Marrocos, onde haverá um reforço acentuado com a duplicação do número de voos para Casablanca – operação bi-diária – bem como um aumento para dez frequências semanais com destino para Marraquexe a partir do dia 1 de Novembro.

Para Dakar, no Senegal, a operação cresce de sete para dez frequências por semana. Em Cabo Verde, as ligações para as ilhas do Sal (oito frequências semanais), Praia (11 voos semanais) e São Vicente (quatro voos por semana) também registam um forte aumento.
Aposta nas Américas

BRASIL – A TAP vai reforçar a sua operação de Lisboa para São Paulo – Guarulhos, passando a contar com 14 frequências semanais saindo de Lisboa, com duas frequências diárias, o que se traduz num crescimento de 27% na oferta de voos e assentos comparativamente ao mesmo período do ano passado. Para os Estados Unidos, mercado onde a companhia aérea registou um forte crescimento, Miami terá um reforço da oferta crescendo de três para sete frequências por semana

Destaque ainda para o reforço de operações para Maputo, Rio de Janeiro, Fortaleza e Salvador, estes dois últimos com voos diários nesta altura do ano. Já Caracas, serão utilizados dois voos extra: de 15 de Dezembro a 5 de Janeiro, que servem também o Funchal.

sexta-feira, 28 de outubro de 2016
Lazer e MICE predominaram entre os segmentos de atuação de um dos públicos mais qualificados das últimas edições

A 44ª ABAV – Expo Internacional de Turismo & 46º Encontro Comercial divulga o perfil de público que visitou a feira, entre os dias 28 a 30 de setembro, no Expo Center Norte. Esta edição contou com a participação de 29.014 profissionais do setor,  88% dos quais ocupando posições com influência direta na aquisição de produtos em suas empresas – entre eles 31% tomadores de decisão.

Dos segmentos dos visitantes, 45% indicaram trabalhar diretamente com Lazer, e 34% com o segmento MICE, que engloba o Corporativo (25%) e Eventos (9%). Outros segmentos identificados foram o Turismo Receptivo (9%), Luxo, Cruzeiros e Ecoturismo, cada um com 3% do universo, e Intercâmbio, Esportes e LGBT, com 1% cada.

Entre os interesses na feira, o público elencou a busca de negócios e parcerias comerciais com operadoras, meios de hospedagem, destinos internacionais, destinos nacionais, cruzeiros e companhias aéreas, entre outros, mas estes em maior escala.

O interesse por destinos nacionais superou a busca pelo internacional, marcadamente nas regiões nordeste, sul e sudeste.  No internacional predominou a procura pela América do Norte e Europa, regiões seguidas pela América do Sul e o Caribe.

Sobre a motivação, 57% dos presentes consideraram conhecer novos produtos/serviços e as oportunidades de relacionamento com o mercado como as razões mais importantes para visitar a feira, enquanto 59% apontaram as manifestações artísticas e a venda para expositores como as menos relevantes.

"As relações comerciais foram ótimas, principalmente por conta da qualificação do público da feira. Conseguimos mostrar uma nova era moderna e tecnológica do turismo – vide o Hackathon Viagens, que trouxe um projeto de realidade aumentada para o setor - para esses profissionais, que estavam realmente engajados em trabalhar pelo avanço dos seus negócios, disse Magda Nassar, presidente da Braztoa.

"Os dados compilados revelam que a ABAV Expo recebeu um público direcionado e mais qualificado, que buscava por soluções e oportunidades diante do momento econômico. Os corredores sempre cheios, palestras com alta procura e os níveis de satisfação do nosso público – visitantes e expositores – são provas do sucesso do evento e confirmam nossa perspectiva positiva para a mudança de cenário já a partir do próximo ano", avalia o presidente da ABAV Nacional, Edmar Bull.
A herança cultural dos colonizadores alemães, italianos, austríacos, poloneses e portugueses é a marca da região catarinense localizada no Vale do ItajaíQuem visita Blumenau (SC), em busca de cerveja, comida típica e outros atrativos característicos da cultura alemã pode esticar a viagem pelo Vale Europeu. O roteiro pode começar e terminar pela própria Blumenau que concentra boa parte dos atrativos turísticos da região. São muitas as opções espalhadas pelo Vale Europeu: da arquitetura típica à culinária, celebrada em grande estilo durante festas típicas; dos roteiros de compras pelas cidades-polo da indústria têxtil catarinense às celebrações religiosas que acontecem em vários municípios; do ecoturismo ao turismo rural. Tem opções para todos os gostos, bolsos e tipos de viajantes.

A arquitetura, os costumes, a gastronomia e até os dialetos remetem ao velho continente. Em Blumenau, Pomerode, Brusque e Gaspar, a cultural alemã predomina. Em São João Batista, Rodeio e Nova Trento destaca-se a colonização italiana. Em quase todos os 21 municípios da região há festas que celebram a cultura dos imigrantes. O mês de outubro é marcado pelas tradicionais Oktoberfest (Blumenau), Fenarreco (Brusque), a Festa do Imigrante (Timbó) e a Kegelfest (Rio do Sul). Até o fim do ano tem a Festa Pomerana (Pomerode), a Festitália (Blumenau), a Festa Trentina (Rio dos Cedros) e a La Sagra (Rodeio).

TURISMO DE COMPRAS – Algumas cidades do Vale Europeu são conhecidos destinos de compras. Brusque é um dos principais polos têxteis do país. No ramo calçadista, destaca-se São João Batista. Enquanto Blumenau foi a primeira cidade do Vale Europeu a apostar no turismo de compras de cristais, porcelanas, têxteis, brinquedos e chocolates.

TURISMO RURAL - Viajar pelas cidades do Vale Europeu é um dos passeios mais agradáveis que se pode fazer em Santa Catarina. A paisagem é entrecortada por rios e cascatas. Em 12 municípios da região as propriedades rurais oferecem hospedagem, pescarias, cavalgadas e trilhas, além de mesa farta, com café colonial, produtos orgânicos e caseiros. As paisagens incluem casas de estilo enxaimel (colonial alemão), moinhos, rodas-d’água, capelas e engenhos.

TURISMO RELIGIOSO - O Vale Europeu também abriga santuários, capelas, oratórios, igrejas e grutas dedicadas a diversos santos. Só em Nova Trento são mais de 30 instituições ligadas à fé católica, incluindo o Santuário Santa Paulina, dedicado à primeira santa brasileira. Destacam-se, ainda, o Santuário Nossa Senhora de Azambuja, em Brusque e a Gruta Nossa Senhora de Fátima, em Doutor Pedrinho. O roteiro conta também com igrejas luteranas em Blumenau.

ECOTURISMO - Morros, vales, rios, cascatas e cachoeiras do Vale Europeu são um convite permanente para a prática de trekking, rapel, cascading, canyoning, mountain biking, voo livre e parapente. A tradição da bicicleta é mais uma herança dos colonizadores europeus e opção de esporte em contato com a natureza no roteiro catarinense.  O circuito ciclístico intermunicipal do Vale Europeu, com 300 km, atravessa nove municípios. Rio dos Cedros faz parte da rota e chama a atenção pela beleza dos lagos cercados de montanhas. Outra atração imperdível no roteiro dos ciclistas, pela sua beleza natural, é a caverna de Botuverá, a maior do Sul do país.
O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) prorrogou o prazo para 30 de novembro, para que os candidatos excedentes do Programa ‘CNH Rural’ entreguem a documentação exigida pelo Registro Nacional de Carteiras de Habilitação (Renach). Em 2016, o CNH Rural oferece 2.100 candidatos vagas que beneficiam produtores rurais para conduzirem motocicletas, com a gratuidade no processo de adquirir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), na categoria A.

O ‘CNH Rural’ é um programa social do Governo do Maranhão que visa regularizar a situação de muitos condutores, ainda não habilitados, facilitando seu acesso aos polos de comercialização de produtos agrícolas. Os candidatos devem apresentar os documentos para cadastro na sede do Detran-MA, nos Postos Avançados de Atendimento ou nas Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans), em horário normal de expediente.

O chefe da Controladoria do Detran-MA, João Moraes, explica que, existem 1.176 vagas abertas para serem preenchidas pelos produtores rurais. “A prorrogação das inscrições é mais uma oportunidade que os candidatos terão para participar do Programa CNH Rural”, ressaltou.

Para ser beneficiado pelo programa, o selecionado deve apresentar a cópia da Carteira de Identidade e CPF; certidão ou declaração emitida por instituição de ensino, registrada no Conselho Estadual de Educação, comprovando que ele concluiu o ensino fundamental; Declaração de Aptidão do Pronaf (DAP); comprovante de residência que ateste que ele mora em área rural; e as certidões negativas de ações, civil e criminal, da Justiça Estadual e Federal.
“Em primeiro lugar, a caravana foi boa pra gente, para o jovem. Ainda mais porque, nós, jovens, nos dias de hoje, temos que nos comunicar uns com os outros e a caravana trouxe essa possibilidade da inclusão social, porque jovem gosta de se divertir, praticar esporte, tanto por causa do seu corpo, como pra alegria da sua alma mesmo”. A avaliação é do estudante Matheus Pereira dos Santos, da turma 301, do 3º ano do Ensino Médio do Centro de Ensino Dayse Galvão, bairro Vila Embratel, em São Luís. Ele estuda em uma das 12 escolas da rede estadual, em São Luís, que está recebendo a “Caravana Estudantil”, ação que tem como finalidade ampliar a participação do estudante na escola e incentivar o protagonismo juvenil.   

Kleuvis Costa Leite Ribeiro, 16 anos, estudante do 1º ano, da U.E. Cruzeiro do Sul ressaltou que a caravana serviu para complementar as atividades pedagógicas da escola. “Foi importante para muitos estudantes que vivem aquele cotidiano intenso dentro de suas unidades de ensino e não tem a oportunidade de sair pra outras atividades extracurriculares. É uma oportunidade que é brilhante, a organização da caravana, as oficinas, tudo esta sendo muito interessante, eu parabenizo a todos que estão na organização”, disse.

Para a coordenadora da Caravana Estudantil e supervisora da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Ana Benvides, as visitas às escolas foram surpreendentes, com a participação em sala de aula e rodas de conversa. “O que nos impressiona é o protagonismo da juventude, a forma como eles tem demonstrando suas opiniões sobre questões que envolvem o ambiente escolar; então tem sido muito rico e muito feliz, visto que enquanto muita gente subestima a juventude, ela está viva, aguerrida, mostrando a que veio, participando”, destacou.  

A ação no Caic do município de São José de Ribamar, a última a escola da Região Metropolitana de São Luís a receber a caravana, teve a presença do secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão. Além dos estudantes do Caic, também participaram das atividades, realizadas na quarta-feira (26), alunos dos centros de ensino  Dr. Tarquínio Lopes, Ribeiro do Amaral, Sete de Setembro, Salustino Trindade, Estado da Guanabara, São José de Ribamar, Carlos Melo, Erasmo Dias e Domingos Vieira Filho.
“É o meu primeiro ano na escola e eu achei muito interessante a forma como eles colocaram o grêmio estudantil, pois é um modo dos alunos participarem e darem opinião sobre a escola e sobre o que eles estão precisando”, comentou Karine Cristina, do 1º ano, do Caic.  

Já Ítalo Felipe, 3º ano, destacou sua participação na oficina de dança de rua. “A oficina de dança de rua trouxe o conhecimento de várias culturas e não somente do pagode, do funk, mostrou o que é cada dança e como a gente pode perder a timidez”, realçou.

A Caravana Estudantil percorrerá, a partir de segunda-feira (31) até 2 de dezembro, as 18 Unidades Regionais de Educação (UREs) com a realização de oficinas, palestras, roda de conversas, entre outras atividades importantes para a formação dos alunos, para que se vejam como atores principais no processo de construção de uma sociedade com justiça social e mais direitos. A agenda da caravana está disponível em: http://www.educacao.ma.gov.br/caravana-estudantil/
Pela primeira vez a Academia Nacional de Medicina terá entre seus membros um maranhense formado pela Faculdade de Medicina da UFMA e com residência fixa no Maranhão. Natalino Salgado Filho foi eleito na noite desta quinta-feira (27), o ocupante da cadeira nº 19 da ANM. Ele sucede Clementino Fraga que faleceu em maio deste ano e tem como patrono o ex-vice-presidente da República, Manoel Vitorino Pereira.

A escolha pelo nome de Natalino Salgado é um justo reconhecimento ao grande trabalho desempenhado pelo médico no exercício da sua profissão. Ele já foi diretor do Hospital Universitário Presidente Dutra, reitor da Universidade Federal do Maranhão e tem centenas de trabalhos publicados nos mais importantes periódicos da medicina em todo o mundo.

Antes de ser eleito, Natalino teve que apresentar seu curriculum vitae e uma tese inédita. O ex-reitor da UFMA ainda passou por uma criteriosa sabatina.

Especialista em nefrologia, Natalino Salgado é referência na sua área. Porém ele vem se destacando em outra atuação, o médico também já é membro da Academia Maranhense de Letras e da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores.

Mais uma vez Natalino Salgado Filho é imortalizado e agora é membro da mais antiga e prestigiada entidade da medicina. A ANM tem 187 anos e reúne a elite dos grandes médicos e cientistas da medicina do Brasil.

Blog: DiegoEmir
A força turística de destinos como Aparecida (SP), Belém (PA) e Juazeiro do Norte (CE) são reconhecidas por todo o Brasil e até internacionalmente. O Ministério do Turismo estima que a religião mobilize 17,7 milhões de turistas por ano, mas o número pode ser muito maior do que se imagina.

O delegado regional de Turismo do Estado de São Paulo, Alfredo Gimenes, trabalha há 12 anos com turismo religioso e afirma que os dados apurados pelo governo Federal são contraditórios. “Só o Vale do Paraíba, no interior paulista, reúne 18 milhões de turistas anualmente. Se somarmos isso a municípios menores e às grandes festas, passamos de 43 milhões de turistas e R$90 bilhões em receita”, explicou.

A carência de dados demonstra a falta de uma equipe técnica voltada para pesquisas no turismo religioso, cuja dificuldade é relacionada às verbas e repasses. “Infelizmente, o ministério não consegue dispor de pessoas capacitadas para estudar este nicho. O ideal seria ir a campo, conhecer os atrativos e ver de perto o potencial enorme que a religião oferece ao Brasil”, disse Gimenes.

“Só o Vale do Paraíba, no interior paulista, reúne 18 milhões de turistas anualmente. Se somarmos isso a municípios menores e às grandes festas, passamos de 43 milhões de turistas e R$90 bilhões em receita”

No aspecto internacional, a situação deixa ainda mais a desejar. O delegado disse que a representação junto a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) é fraca, voltada só para os grandes eventos. “Não é uma questão de falta de vontade das entidades. Na verdade, o turismo religioso só ganhou visibilidade de uns 10 anos para cá, é um pouco recente”, esclareceu. Ele também falou sobre o método de seleção de distribuição de verbas feito pelo Portal dos Convênios (Sinconv), que é muito burocrático. “É um modelo que afasta os destinos e responsáveis por atrações turísticas.”

Desde o ano passado, o Ministério estuda retomar um grupo de trabalho para o desenvolvimento e coordenação de políticas para o turismo. Nesse projeto, seria possível criar um subgrupo focado no nicho religioso. “É um começo para impulsionar o setor. O atual ministro Marx Beltrão já mostrou sinal positivo para a ideia”, contou Gimenes.

São Paulo – No sentido de contemplar o turismo religioso, São Paulo já possui planos ambiciosos. O estado inicia pesquisas, em 2017,  para criar um inventário turístico religioso dos 645 municípios, uma proposta do secretário Laércio Benko.

Além disso, 2017 será o ano de comemorações para o Vale do Paraíba. A região celebra 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida por pescadores; 50 anos de criação do movimento Renovação Carismática Católica; 40 anos do Projeto da comunidade Canção Nova, em Cachoeira Paulista, e 10 anos do Circuito Turístico Religioso do Vale. “É um ano de júbilo para os católicos, muitos devotos devem visitar o destino”, comemorou Gimenes

Nesta quarta-feira (26), o Procon/MA cobrou em reunião com a Superintendência do Banco do Brasil um solução alternativa para o fechamento da agência da região Itaqui-Bacanga, prevista para este ano. A partir de um acordo, o Banco se comprometeu em abrir, ainda em novembro, um correspondente bancário para recebimento de pagamentos de contas, saques e depósitos no Anjo da Guarda.

O presidente do Procon/MA, Duarte Júnior, destacou os prejuízos que o fechamento da agência pode causar aos mais de 200 mil habitantes da região Itaqui-Bacanga. “Não podemos permitir que um contingente tão alto de consumidores seja prejudicado pela falta de acesso aos serviços bancários. Por isso, estamos assegurando que pelo menos os serviços básicos continuem sendo executados no Anjo da Guarda por meio de um correspondente bancário”, afirmou o presidente.

A Superintendência do Banco do Brasil garantiu ainda que já está em fase de negociação com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) a reforma da agência localizada dentro da Cidade Universitária, que passará a receber os clientes da agência do Anjo da Guarda. O Procon/MA acompanhará a obra a fim de assegurar que a ampliação favoreça o atendimento de qualidade aos consumidores, principalmente com respeito à Lei das Filas (Lei Estadual 7.806/2002).

Contudo, os serviços básicos de pagamento de contas, saques e depósitos poderão ser realizados no correspondente bancário que será inaugurado na sede da Associação Comunitária Itaqui-Bacanga (ACIB). O correspondente bancário ocupará o espaço cedido pela Associação ao VIVA por meio de Termo de Compromisso.

Até que a inauguração aconteça, o Procon/MA continuará acompanhando de perto o encerramento das atividades da agência do Anjo da Guarda e a migração do atendimento para a agência da UFMA. Ao identificar qualquer irregularidade, os consumidores podem formalizar denúncia por meio do site, aplicativo, ou em qualquer unidade física do Procon/MA.

Mais de 20 mil participantes, 65 municípios atingidos e 72,2 mil apostilas distribuídas. Estes são os números do Aulão do Enem em 2016. O balanço do programa, encerrado no último domingo, foi apresentado nesta quinta-feira (27) pelo secretário da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Jhonatan Almada, durante coletiva de imprensa realizada na sede da Secretaria, no Calhau.

“Nós fizemos mais de dez tipos de apostilas que foram distribuídas entre os jovens e também queremos destacar a parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, que por meio do Restaurante Popular forneceu refeições a baixo custo para os participantes do Aulão em São Luís. Foram 10 mil refeições”, destacou o secretário Jhonatan Almada.

A proposta do Aulão do Enem é garantir aos estudantes maranhenses oportunidade para se prepararem, ainda, mais para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), principal porta de entrada para o Ensino Superior. Os números mostram que o programa está consolidado e que se tornou uma política pública, uma marca da administração realizada pelo governador Flávio Dino que tem como foco a população maranhense.

“Outro dado significativo para nós foi o resultado da pesquisa de grau de satisfação, que não tínhamos feito no passado e fizemos este ano. Nós observamos que 80% a 90% das pessoas que participaram do programa avaliaram como excelente. Então isso é uma aprovação muito grande. Outro dado importante é que de 60% a 70% do público que participou do Aulão [do Enem] são mulheres”, pontuou Jhonatan Almada.

Os dados reforçam a importância do programa e evidencia que não só os jovens querem acessar a universidade, mas também as pessoas que já concluíram sua educação básica também procuraram o Aulão do Enem para voltar a estudar. A pesquisa feita pela Secti mostrou que um percentual acima de 10% dos participantes é de pessoas que têm mais de 25 anos, sendo que algumas delas, em torno de 2%, têm entre 37 anos e 42 anos. Desta forma, os Aulões do Enem estão contribuindo para melhoria da formação não somente de quem ainda está terminando o Ensino Médio, mas também de quem havia parado de estudar. As provas deste ano do Enem serão realizadas entre os dias 5 e 6 de novembro.

DIFERENCIAL

Um dos diferencias do Aulão deste ano foi a realização de megarrevisões especiais em Imperatriz, um dia para cada área do conhecimento, além da qualidade das apostilhas distribuídas. Em São Luís, quase 12 mil pessoas participaram das edições dos Aulões deste ano, a capital também teve um dia para cada área de conhecimento, a exemplo do ano anterior.

“Eu me sinto muito feliz, sobretudo com nossa equipe que têm se dedicado fortemente não só neste, mas também nos demais programas da Secti. Nossa expectativa é que na edição do próximo ano iremos introduzir alguma novidade em relação ao conteúdo e vamos melhorar cada vez mais e atingir um maior número de estudantes e de municípios”, declarou Jhonatan Almada.
O Governo do Maranhão, por intermédio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), divulgou, nesta quinta-feira (27), os editais de convocação dos candidatos classificados, dentro do limite de vagas, nos processos seletivos simplificados para contratação temporária de professor na modalidade de Educação Quilombola e no Ensino Médio Regular, Educação do Campo e nas escolas Indígenas das Unidades Regionais de Educação de Barra do Corda, Imperatriz, Santa Inês e Zé Doca.

Os candidatos deverão comparecer à sede da Unidade Regional, a qual pertence o município que se inscreveu, para entrega da documentação e assinatura dos contratos, munidos de cópias e originais dos documentos comprobatórios exigidos no edital.

A lista nominal dos candidatos classificados para contratação, com as retificações feitas após o deferimento de recursos de alguns candidatos, que não havia sido consolidado no sistema do Seletivo, está disponível no endereço eletrônico: http://www.educacao.ma.gov.br/sletivo-educacao-do-campoindigena-quilombola-e-ensino-medio-regular/

Atenção:

Os dias de entrega de documentação e assinatura de contratos nas UREs são: segunda-feira (31), terça-feira (1º) e na quinta-feira (03), no horário das 9h às 19h.
O presidente da Embratur e o ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, nesta quinta-feira (27) estiveram em uma reunião para a retomada do projeto “Parques para o Planeta”. A ideia é selecionar alguns dos principais parques naturais do Brasil, canalizar esforços governamentais para preparar a formatação de novas concessões e abrir as unidades para visitação, não só para turistas nacionais, mas para estrangeiros, em especial os dos países vizinhos.

“Temos um potencial enorme, temos dezenas de parques naturais deslumbrantes, que estão fechados à visitação. Porque não nos unirmos para superar os entraves e dar condições a esses parques para que recebam visitantes, respeitando, é claro, os limites ambientais?”, comentou Lummertz ao defender a retomada do projeto, que já havia sido apresentado ao Ministério do Meio Ambiente pelo Ministério do Turismo e a Embratur há alguns anos.

Ao Ministério do Meio Ambiente ficou a responsabilidade de definir 10 parques em todo o País para iniciar a experiência. Depois de preparar as áreas, inclusive quanto a eventuais questionamentos de ordem jurídica, a Pasta pretende abrir concessões para exploração comercial pela iniciativa privada.
Mais uma temporada de verão se aproxima e American Airlines já prepara os seus B777-200LRs para realizar os clássicos voos extras entre Rio de Janeiro e Miami, na Flórida. Além da frequência regular e diária, a partir do dia 05 de dezembro ambas as cidades ganham mais um voo. A informação foi divulgada por Alexandre Cavalcanti, gerente de Vendas para o RJ e Nordeste da American Airlines, durante a inauguração da sala VIP no RIOgaleão

“Para esta alta temporada, digo que teremos cerca de 30% de aumento de oferta de assentos entre Rio de Janeiro e Miami, tanto pelo maior número de voos, quanto em relação a uma mudança sutil de aeronaves. Até então, o segundo voo era operado pelo 767 ou pelo 777, havia um revezamento, mas este ano só teremos B777s”, disse.

Embora uma nova frequência tenha início no dia 05 de dezembro, ela ainda não será diária. Mas entre os dias 17 de dezembro e 11 de janeiro, a American impulsionará ainda mais as operações e contará com 14 voos semanais no período, fazendo desta nova operação extra também sendo diária. A oferta volta ao normal ao fim da baixa temporada.
Alexandre Cavalcanti, gerente de Vendas para o RJ e Nordeste

As inscrições para programa ‘CNH Jovem’ encerram neste domingo (30). Os interessados devem preencher o formulário disponível na página cnhjovem.detran.ma.gov.br/CNHJovem. Faltando apenas três dias para o fim do prazo, quase 13 mil estudantes já se candidataram, para ter direito ao benefício.

O CNH Jovem é um programa do Governo do Estado, coordenado pelo Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA). É realizado em parceria com a Secretaria Extraordinária do Estado da Juventude (Seejuv). Oferece, este ano, três mil vagas para jovens, de 18 a 20 anos, com o benefício da gratuidade no processo para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias A, B ou AB.

De acordo os registros das inscrições, a maioria dos candidatos (58%) são mulheres. Os dados mostram ainda que 33% dos inscritos têm 18 anos, 30% têm 19 anos, 22% têm 20 anos e 15% dos inscritos tem 21 anos. O ranking dos municípios com mais jovens inscritos mostra São Luís a frente com 5.740 candidatos, seguida de Imperatriz com 1.049 participantes e São José de Ribamar com 763.

A secretária de Estado da Juventude, Tatiana Pereira, ressaltou a relevância social do ‘CNH Jovem’. “A promoção e ampliação da gratuidade é uma demonstração de compromisso do Governo do Estado em reduzir as desigualdades sociais. O programa é uma grande oportunidade, visto que, tirar uma carteira de motorista é um custo alto para a maioria das famílias maranhenses. A gratuidade da CNH além de facilitar o acesso dos jovens no mercado de trabalho, garante direitos e amplia a valorização da juventude”, analisou a secretária.

Pontos de apoio

Para facilitar o acesso de mais jovens maranhenses a CNH Jovem, em todo o Estado foram criados vários pontos de apoio, com computadores, internet e pessoas que dão suporte para que os jovens façam sua inscrição e concorram a uma das três mil vagas oferecidas pelo programa.

Em São Luís, foram disponibilizados quatro locais de inscrição apoio: Central dos Estudantes (Monte Castelo), ACIB - Associação Comunitária do Itaqui Bacanga (Anjo da Guarda), Viva (Beira Mar) e Instituto Iziane Castro (Liberdade). Além disso, em 20 municípios do interior do estado, também foram criados pontos de apoio que funcionam nas secretarias ou coordenações municipais de juventude ou outros órgãos da sociedade civil que atuam com a juventude.

As 20 cidades que contam com postos de inscrição são Turilândia, Matinha, Pio XII, Igarapé do Meio, São Benedito do Rio Preto, Rosário, Bacabeira, Viana, São Mateus, Colinas, Bacuri, Nina Rodrigues, Timon, Bom Jardim, Raposa, Urbano Santos, Cururupu, Paço do Lumiar, Pedreiras e São João do Sóter. As 15 Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) também estão funcionando como locais de inscrição.

Quem pode participar

Podem participar do Programa, jovens que cursaram as três últimas séries do ensino médio em escola pública maranhense. As três mil vagas serão distribuídas entre inscritos com melhores pontuações no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e sorteio, realizado pela Caixa.

O Programa CNH Jovem vai conceder gratuitamente três mil Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH) nas categorias, A, B e AB, para jovens com idade entre 18 e 21 anos, que cursaram o ensino médio na rede pública de ensino. As três mil vagas serão distribuídas entre os inscritos com melhores pontuações no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e sorteio realizado pela Caixa Econômica Federal.
O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) prorrogou o prazo para 30 de novembro, para que os candidatos excedentes do Programa ‘CNH Rural’ entreguem a documentação exigida pelo Registro Nacional de Carteiras de Habilitação (Renach). Em 2016, o CNH Rural oferece 2.100 candidatos vagas que beneficiam produtores rurais para conduzirem motocicletas, com a gratuidade no processo de adquirir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), na categoria A.

O ‘CNH Rural’ é um programa social do Governo do Maranhão que visa regularizar a situação de muitos condutores, ainda não habilitados, facilitando seu acesso aos polos de comercialização de produtos agrícolas. Os candidatos devem apresentar os documentos para cadastro na sede do Detran-MA, nos Postos Avançados de Atendimento ou nas Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans), em horário normal de expediente.

O chefe da Controladoria do Detran-MA, João Moraes, explica que, existem 1.176 vagas abertas para serem preenchidas pelos produtores rurais. “A prorrogação das inscrições é mais uma oportunidade que os candidatos terão para participar do Programa CNH Rural”, ressaltou.

Para ser beneficiado pelo programa, o selecionado deve apresentar a cópia da Carteira de Identidade e CPF; certidão ou declaração emitida por instituição de ensino, registrada no Conselho Estadual de Educação, comprovando que ele concluiu o ensino fundamental; Declaração de Aptidão do Pronaf (DAP); comprovante de residência que ateste que ele mora em área rural; e as certidões negativas de ações, civil e criminal, da Justiça Estadual e Federal.


O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEDUC) realizou, nos dias 25 e 26/10, o 13º e 14º Seminários de Estruturação do Plano Estadual de Educação Ambiental, nas unidades regionais de Educação (UREs) de Bacabal e Pedreiras.

Os seminários têm como objetivo assegurar a implementação de todas as linhas da Política Estadual de Educação Ambiental do Maranhão, por meio de programas e projetos ambientais. 

A Política e o Sistema Estadual de Educação Ambiental estabelecem que o Plano em questão é o principal instrumento balizador das políticas, dos programas e projetos voltados para a área, devendo ser construído de forma participativa e democrática. “Por isso, estamos construindo as ações nestes seminários regionais, envolvendo as 19 UREs. Não é interessante fazer um plano de gabinete, é necessário ouvir todos os municípios do Estado e conhecer a realidade de cada um”, explicou a Superintendente de Educação Ambiental da SEMA, Ana Paula Rios. 

A mobilização para todos os seminários é direcionada às cooperativas; federações; associações e sindicatos; tomadores de decisões de entidades públicas e privadas (políticos, executivos e dirigentes, Câmara de Vereadores, promotorias de Justiça, secretarias municipais e afins, setor empresarial); educadores, gestores educacionais; organizações não-governamentais; gestores ambientais; povos e comunidades tradicionais (lideranças indígenas, quilombolas, quebradeiras de coco babaçu, produtores rurais, pescadores, grupos de marisqueiras, ribeirinhos); e outros interessados no tema.

Na ocasião, os presentes tiveram acesso às seguintes palestras: Gestão de Educação Ambiental no Maranhão; Plano Estadual de Educação Ambiental para a linha prioritária: educação ambiental como apoio às escolas sustentáveis; apresentação da forma como o Plano está sendo estruturado e, em seguida, são pensadas propostas que farão parte do documento. 

Para o Secretário de Agricultura de Poção de Pedras, Matias Sousa, a iniciativa é de fundamental importância para o Estado. “A elaboração do Plano veio no momento certo e pelas vias certas. O desafio é grande, mas cada um fazendo a sua parte, só temos a ganhar”, destacou ele. 

Segundo a Secretária de Meio Ambiente de Bacabal, Raianellem Rodrigues, “Não existe um instrumento eficaz sem a participação popular”.

Ao final dos seminários serão ouvidos todos os 217 municípios do Estado. 
“Com a ajuda do caminhão doado pelo Governo do Estado, posso levar meus produtos para vender mais longe e conseguir mais renda. Antes precisava levar minhas frutas e verduras de carrinho de mão até avenida, e de lá, pegar uma van, que me deixasse mais perto da cidade. Agora, o caminhão vem na porta de casa e leva as minhas coisas até a feira do oiteiro. Esta ajuda é uma benção”, explica a agricultora Claudina Oliveira, que vive das vendas dos produtos produzidos no próprio quintal de casa. 

A agricultora cuida dos três filhos pequenos com a renda que tira de sua própria produção e conta o que mudou com a ajuda do caminhão. “Cuido da minha plantação junto com meus filhos e até eles já perceberam as mudanças que o caminhão nos trouxe. As vendas aumentaram pelo menos três vezes mais, e agora, tenho dinheiro para investir na educação deles”, conta.

Dona Claudina e outros 50 agricultores são beneficiados com o convênio da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), que doou caminhões para a Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Panaquatira / Itapary, e para a Associação União Rural São Braz e Macacos, que atende 89 famílias de agricultores de São José de Ribamar. Juntos, os dois convênios somam R$ 258 mil.

O agricultor e presidente da Associação dos Pequenos Produtores de Panaquatira, Amaro Massona, explica que o convênio com a SAF ajuda na renda integral de mais de 20 agricultores que usam o caminhão para escoar suas produções para feiras como as do João Paulo e da Cidade Operária.  

“O caminhão transporta as produções dos agricultores em todos os dias da semana. Fechamos uma agenda de feiras onde os associados vendem seus produtos e transportamos a produção de cada um todos os dias. Com certeza é uma ajuda muita esperada e que faz a diferença na vida de muitas famílias”, afirma.

Somando os quatro municípios da Grande Ilha, São Luís, São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar, mais de 1.109 famílias são beneficiadas com convênios que permitem a aquisição de caminhões para transporte e comercialização dos produtos, apoio em projetos de pesca artesanal ou suporte técnico para potencialização da produção.

Essas ações que fazem parte de uma série de medidas adotadas deste o início da Gestão Flávio Dino para incentivar a agricultura familiar no estado, fortalecendo a produção da Agricultura Familiar e garantindo condições para produção e comercialização através de programas, convênios e políticas públicas.

Sejam por meio de cursos e qualificações ou por oferta de suporte técnico e convênios que ajudam a aumentar e melhorar a produção.  “Com o incentivo do ‘Governo de Todos Nós’, podemos oferecer ao nosso agricultor a qualificação da gestão, apoio ao fortalecimento e a inserção de organizações econômicas da agricultura familiar nos mercados institucionais públicos e privados e, consequentemente, consolidar a participação do agricultor como competidor no mercado”, explica o secretário de Agricultura Familiar, Adelmo Soares.

Mais ações

Além de garantir condições para comercialização, o Governo do Estado também facilita o acesso ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), implantação do Projeto Quintais Produtivos, incentivo a pesca artesanal, por meio do Programa de Pesca Artesanal, Projeto Feiras da Agricultura Familiar, Cadeia Produtiva da Avicultura Caipira e a expedição de Títulos e Escrituras.
quinta-feira, 27 de outubro de 2016
Durante quatro dias, 320 artesãos apresentaram suas peças para um público estimado em 20 mil pessoas, que lotou, de 20 a 23 de outubro, o Centro de Exposições Anhembi – Pavilhão Oeste, na feira Brasil Original, realizada na capital paulista. O estande do Maranhão contou com a presença 12 profissionais artesãos, além de peças de outros seis maranhenses que enviaram suas criações para a venda. O resultado deles foi altamente satisfatório, registrando a comercialização de 3.720 peças e faturamento de R$ 78.800.

A inclusão do Maranhão na feira Brasil Original foi promovida pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur), Coordenação Estadual de Artesanato e com apoio do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

“A participação do Maranhão respondeu com excelentes resultados. Acreditamos que a qualidade, beleza e identidade cultural do nosso artesanato, além da beleza do estande e organização do evento sejam os responsáveis por esse sucesso”, destaca o secretário adjunto de Turismo da Sectur, Hugo Veiga.
  
A artesã maranhense Simei Dantas, que participou pela primeira vez de uma feira de artesanato, comercializou produtos de matriz africana como saias e turbantes, ligados à tradição do tambor de crioula. Ela ficou surpresa com o sucesso. “Nunca imaginei que tivéssemos um resultado tão bom. Em tudo, o evento superou as expectativas”
Simei Dantas destacou o apoio do Governo do Estado e do Sebrae que, segundo ela, garantiram total segurança aos participantes. “Todo processo foi feito de forma democrática e transparente. Vendi muito mais que o esperado, mas a participação na feira vai além do retorno econômico. Ganhamos experiência, trocamos conhecimento com outros profissionais e divulgamos verdadeiramente a nossa cultura popular; apresentamos saberes e fazeres”, comemora.   

Para a coordenadora do Programa Estadual de Artesanato, Viviane de Jesus, “participar de feiras em São Paulo é o desejo da maioria dos artesãos, uma vez que lá está um dos maiores mercados de apreciadores e consumidores de produtos artesanais". 

O objetivo da Sectur, por meio do Programa Mais Artesanato, é valorizar, divulgar, fortalecer o artesanato e oferecer canais de comercialização, ao passo em que fomenta a geração de renda, respeitando a tradição da cultura popular.
Valorizar vocações locais e promover o desenvolvimento regional por meio da educação superior. Esses são alguns dos objetivos do Governo do Maranhão ao ampliar a política de regionalização da educação superior no estado. “A regionalização é uma medida fundamental para democratizar o ensino superior, considerando que o Maranhão é o estado com o menor número de pessoas com formação superior, na graduação, mestrado e doutorado”, lembra o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Jhonatan Almada.

Exemplo de esforço do Governo do Estado para ampliar a oferta de vagas em consonância com as vocações regionais é a criação da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) pela gestão do governador Flávio Dino, seguindo a tendência de estados como Ceará, Pernambuco, Bahia e Paraná, que já colhem frutos da interiorização do Ensino Superior.

Estratégia adotada pelo Governo Federal, com base na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e do Plano Nacional de Educação (PNE), a interiorização do ensino superior no país, principalmente em estados do Nordeste, ampliou o acesso à formação superior, garantindo a formação em graduações relacionadas às vocações econômicas das regiões em que as instituições foram instaladas.

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), órgão do Governo que coordena o Sistema Estadual de Ciência e Tecnologia, ao qual está vinculada a Universidade Estadual do Maranhão (Uema), tem o papel de orientar e subsidiar tecnicamente a criação da UEMASUL, e tem promovido o debate entre a sociedade e a comunidade acadêmica sobre o tema.

Criação aprovada na Assembleia Legislativa

Os deputados estaduais aprovaram, na sessão plenária de quarta-feira (26), o Projeto de Lei (PL) que dispõe sobre a criação da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão. Por unanimidade, os parlamentares acolheram o PL 006/2016, de autoria do Poder Executivo, que agora segue para sanção do Governo do Estado.

O governador agradeceu à Assembleia Legislativa pela aprovação da lei que cria a Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão. “Esta é uma medida importante para democratização do ensino superior no Maranhão, um dos estados que menos tem alunos em universidades”, ressaltou Flávio Dino.

De acordo com o deputado Marco Aurélio, há mais de 20 anos que a comunidade acadêmica da Região Tocantina luta e espera por esse momento de autonomia para a Universidade Estadual da Região Sul. Ele ressaltou que a atual dependência da Uema de Imperatriz em relação à reitoria que fica localizada em São Luís, retarda o desenvolvimento universitário para a região.

“Nós vamos ganhar uma reitoria presente. Vendo as necessidades e sendo cobrados todos os dias pela comunidade acadêmica. O que temos a ganhar? A nossa liberdade como região, o fortalecimento do nosso ensino superior”, afirmou o deputado Marco Aurélio em discurso no plenário.

Diálogo com a comunidade acadêmica

Durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNTC), realizada na semana passada, em Imperatriz, representantes da Universidade Federal do Sul da Bahia (UNFSB), da Universidade Federal do ABC Paulista e da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), em diálogo com a comunidade acadêmica maranhense, trocaram experiências e apresentaram modelos possíveis de instituições para que a comunidade acadêmica possa refletir e elaborar o seu plano orientador, documento de fundação da universidade.

“Estados que possuem universidades regionais vinculadas às necessidades das regiões, contribuem fortemente para o desenvolvimento local. O Governo do Maranhão decidiu regionalizar o ensino superior para que a universidade esteja muito mais próxima das demandas da região, alinhada aos arranjos produtivos locais e aos interesses da sociedade”, ponderou Jhonatan Almada.
As opções de diversão noturna foram elogiadas por 91,2% dos turistas estrangeiros que visitaram o Brasil em 2015, de acordo com o Ministério do Turismo


Com o cair da noite, os destinos turísticos brasileiros ganham novas tonalidades para encantar ainda mais os viajantes. Tanto que alguns atrativos têm se programado para oferecer uma programação após o pôr do sol. Em Brasília, o Centro Cultural Banco do Brasil destaca-se por promover exposições, sessões de meditação, apresentações teatrais e cinematográficas para os visitantes no período noturno.

Nas noites de lua cheia, cangas e tapetes se misturam no amplo gramado do espaço cultural para sessões de meditação. O local também promove festas com a abertura de exposições durante a noite que reúnem música, projeções e food trucks.  Ainda na capital federal, os turistas podem aproveitar a noite para explorar a biodiversidade preservada no Jardim Zoológico de Brasília. Durante o passeio guiado, os visitantes podem conhecer melhor os animais de hábitos noturnos, como a onça e o tamanduá, e aprender algumas curiosidades sobre estas espécies. A visita deve ser agendada previamente com a equipe do zoológico.

Este passeio noturno para contemplação da biodiversidade também é oferecido aos turistas na Fundação Parque Zoológico de São Paulo (SP) e no Gramadozoo (RS). No zoológico da capital paulista, as datas das visitas são disponibilizadas no site da instituição e o agendamento deve ser feito previamente por telefone.

Em Gramado, a visita noturna ao zoológico tem início às 20h respeitando o limite máximo de 40 pessoas. Durante o passeio guiado no Gramadozoo, os turistas podem conhecer algumas espécies brasileiras de hábitos noturnos, como a jaguatirica e o lobo guará. O agendamento da visita em Gramado pode ser feito pelo e-mail e pelo telefone disponibilizado no site do local nos sete dias da semana.

Na capital fluminense, os turistas podem aproveitar o passeio noturno para deslumbrar-se com a beleza das paisagens das praias de Copacabana e Ipanema, além da bela estátua do Cristo Redentor. O roteiro noturno pelo Rio de Janeiro também permite a contemplação da arquitetura das edificações culturais da cidade, como o Museu do Amanhã e o Theatro Municipal.

A Latam Airlines decidiu ampliar suas operações para o Nordeste a partir do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. A partir do dia 05 de novembro, dois novos voos ampliam ainda mais a malha aérea da companhia para região, com o início de dois voos operados todos os sábados por aeronaves A319, tanto para Aracaju, no Sergipe, quanto para Maceió, em Alagoas.

O voo para Aracaju será o JJ3426 e deixará Congonhas às 10h05, com chegada prevista na capital sergipana às 11h45 (hora local). O voo de volta será o JJ3427, que deixa Aracaju às 12h25 e chega em Congonhas às 16h05 (horário de Brasília). Já o voo para Maceió será o JJ3308, que deixará Congonhas às 10h20 e chegará em Maceió às 12h05 (hora local). O voo de volta será o JJ3309 que deixará a capital alagoana às 12h55, com chegada prevista em Congonhas às 16h40 (horário de brasília)

Recursos no valor de 60 milhões de reais para o projeto “Diques da Baixada” já estão previstos, no OGU – Orçamento Geral da União para 2017.   O projeto, que será executado pela CODEVASF – Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba, é uma demanda antiga da população do nordeste do Maranhão, que possui uma realidade contraditória, agraciada com água em abundância, mas sem poder usufruir pela falta de tecnologias para o tratamento.

A emenda de bancada é um esforço conjunto de deputados federais e senadores do Maranhão. Prevê a elaboração, licenciamento e implantação do projeto, cujo objetivo é o controle das áreas de inundação, solucionando o problema de salinização dos campos, provocado pela água do mar, que invade os rios e torna as áreas improdutivas, além de reduzir o volume de água para o consumo.

Entre as várias iniciativas dos parlamentares da bancada maranhense para a inclusão do projeto Diques da Baixada no orçamento da União para 2017, o senador Roberto Rocha havia enviado, na última quinta-feira, 20, ofício ao relator da comissão responsável pelo projeto, Senador Waldemir Moka, solicitando, enquanto representante dos deputados e senadores maranhenses, atenção especial ao projeto, como esperança de transformação socioeconômica de uma das regiões mais pobres do país, e a oportunidade de beneficiar, diretamente, mais de hum milhão de pessoas com água própria para o consumo, além de ampliar a fronteira agrícola e pecuária do estado.

Em março deste ano, por ocasião do aniversário do Fórum da Baixada Maranhense , o senador Roberto Rocha foi homenageado por sua atuação parlamentar em prol dos projetos voltados para a baixada maranhense, em especial, o projeto “Diques da Baixada”. 

A NAVE é uma organização em prol da Natureza, Arte, Vida e Ecologia, é  pessoa jurídica, de direito privado, sem fins lucrativos, que existe desde 2007. Dedica-se a desenvolver ações que contribuam para a dignidade, o equilíbrio sadio e a diversidade sociocultural e ambiental das múltiplas formas de vida e existência.

A organização desenvolve o projeto “Reciclando Vidas: Do Lixo ao Luxo”, na comunidade da Vila Rosinha, localizada no município da Raposa - MA. O projeto reaproveita  materiais recicláveis e reutilizáveis como  papel, produzindo assim papel reciclado,  que serve para criação  de cadernetas e outros produtos. Deste modo, o projeto visa também a organização produtiva de mulheres, cuja finalidade é minimizar a pobreza, ampliar a geração de renda e promover a inclusão socioeconômica delas, fortalecendo-as, tanto técnica como politicamente. São mulheres que vivem em situação de vulnerabilidade social, que em sua maioria não concluiu os estudos  e vivem da agricultura. O projeto  ajuda a mudar a  vida da comunidade da Vila Rosinha.

Como forma de impulsionar o projeto a Ong Nave, em parceria com o restaurante Ali Babá, levam o Reciclado Vidas para o mercado consumidor. As mulheres da Vila Rosinha, confeccionaram  os cardápios do restaurante, uma forma de gerar renda pra essas mulheres e também levar para o mercado a produção de papel reciclado, mostrando que é possível transformar a realidade das pessoas de forma sustentável.

O Ali-Babá, desde sua criação, em 1990, funcionou durante muitos anos em um trailer. Agora em novo endereço, na Avenida dos Holandeses, sob nova administração, tem à frente Marco Aurelio Haikel e Janaina Alexandre, o  restaurante pretende ser um ponto de referência da culinária árabe em São Luís.

O Ali Babá estará aberto ao público a partir do dia 2 de novembro, às 19hs.

Endereço: Av. dos Holandeses, Nº01, Q 22, Ponta da Areia, no Posto Hungry Tiger
Telefone pra contato: Rebeca Alexandre – presidente Ong Nave – 988053921
Letycia Oliveira – assessora de comunicação Ong Nave - 992182463