quarta-feira, 30 de novembro de 2016
Com objetivo de conscientizar os servidores da Junta Comercial do Maranhão (Jucema) sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata, foi realizada na manhã desta quarta-feira (30), na sede da Jucema, o encerramento do ‘Novembro Azul’.

A iniciativa foi conduzida pelo presidente Sérgio Sombra que reforçou que quanto maior a disseminação de informações sobre a doença mais elevado será o grau de conscientização e percepção de que o exame é o melhor caminho para evitar o surgimento do câncer. “É importante estimular a prevenção dos problemas de saúde do homem, principalmente do câncer de próstata, que é o segundo câncer mais comum na população masculina”, reforçou o presidente.

A exemplo do ‘Outubro Rosa’, que estimula as mulheres a realizar exames preventivos do câncer de mama, o ‘Novembro Azul’ foi instituído para incentivar os homens a fazerem a prevenção do câncer de próstata. Em ambos, a Jucema, por meio do Comitê de Qualidade, organiza atividades de conscientização junto ao seu quadro de servidores.

Na oportunidade, o chefe da Procuradoria, Francisco Moura, destacou a sensibilidade do tema e a importância desses eventos para ampliação de informações sobre o assunto, assim como para uma análise sobre como as atitudes podem influenciar na qualidade de vida. “Não podíamos deixar de abrir espaço para debater um assunto como este. Se há a chance de afastar fatores de risco, por que não conscientizar, tirar dúvidas e debater sobre matéria, sabendo que estaremos salvando vidas mediante o diagnóstico precoce” pontou o procurador da Junta Comercial.
Um show natalino com a cantora Flávia Bittencourt e Orquestra João do Vale abre nesta quinta-feira (1º) a programação do ‘Natal de Todos’. A cerimônia de abertura acontece a partir das 19h, em frente ao Palácio dos Leões, com fogos de artifício, acendimento das luzes, chegada do Papai Noel e apresentação do ballet clássico “O Quebra Nozes” pela Companhia de dança Olinda Saul.

A programação do ‘Natal de Todos’ está sendo promovida pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur), e pela Prefeitura de São Luís e conta com patrocínio da Companhia Energética do Maranhão (Cemar).
  
As festividades serão realizadas até 22 de dezembro em vários pontos da cidade de São Luís, com entrada franca. Além do Palácio dos Leões, haverá atrações na Praça da Lagoa da Jansen, Espigão da Ponta D’Areia e escadaria da Igreja da Sé.

No Palácio dos Leões as atrações artísticas culturais acontecerão às sextas-feiras. Na Praça da Lagoa, a programação será voltada especialmente para a criançada, aos sábados e domingos. No Espigão da Ponta D’Areia os shows musicais continuam nos finais de semana ao pôr do sol e no último dia será realizada a tradicional Cantata Natalina na escadaria da Catedral da Sé.

SERVIÇO:

O QUÊ: Abertura da programação do ‘Natal de Todos’.

QUANDO: Nesta quinta-feira (1º), às 19h.

ONDE: Em frente ao Palácio dos Leões.
O Governo do Maranhão, por intermédio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), publicou, nesta segunda-feira (28), o edital do processo seletivo interno para as funções de Gestor Geral, Gestor Auxiliar com função pedagógica, Gestor Auxiliar com função Administrativo-Financeira, lotação de professores do quadro permanente de pessoal da Seduc e formação de cadastro de reserva, para os Centros de Educação Integral.

As inscrições para o seletivo simplificado devem ser realizadas a partir das 8h desta terça-feira (29) até às 23h59 de sábado (3), exclusivamente via internet, no endereço eletrônico da Seduc (www.educacao.ma.gov.br), no qual constará link de acesso à ficha de inscrição.

O seletivo consistirá em duas etapas, sendo a primeira fase de caráter classificatório e eliminatório, composta por prova objetiva, e a segunda fase de caráter classificatório e eliminatório composta de avaliação curricular de títulos e experiência profissional docente. Não haverá pagamento de taxa de inscrição.

Para os cargos de gestores, serão, ao todo, 16 vagas e mais 250 cadastros de reserva, distribuídas da seguinte forma: Gestor Geral – 3 vagas e cadastro de reserva para São Luís, e cadastro de reserva para os municípios de Alcântara, São José de Ribamar, São Bento e Santa Inês; Gestor Auxiliar com Função Pedagógica – São Luís (6 vagas), Alcântara (1), São José de Ribamar (1) e São Bento (1) mais cadastro de reserva, e formação de cadastro de reserva para o município de Santa Inês; Gestor Auxiliar com função Administrativo-Financeira – São Luís (4 vagas) e cadastro de reserva para os municípios de Alcântara, São José de Ribamar, São Bento e Santa Inês.

Para o quadro de professor estão sendo oferecidas 157 vagas e outras 1750 para formação de cadastro de reserva, distribuídas nos municípios de Timon, Santa Inês, São Luís, Alcântara, São José de Ribamar e São Bento.

As vagas são para Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Inglês, Arte, Geografia, História, Física, Química, Matemática, Biologia, Sociologia, Filosofia, Educação Física e Intérprete de Libras.

Poderão concorrer às vagas, professores do quadro permanente da Seduc que possuam uma matrícula de 40 horas, ou que tenham uma ou duas matrículas de 20 horas. A jornada semanal de trabalho nos Centros de Educação Integral será de 40h.

Provas

A prova objetiva será realizada na modalidade a distância no dia 10 de dezembro, das 8h às 10h. O exame constará de 40 questões objetivas sendo: 15 sobre o Modelo Pedagógico, 15 sobre o Modelo de Gestão, 5 de Leitura e Interpretação de Dados Educacionais e 5 sobre Legislação Educacional Brasileira.

As referências para estudo das provas objetivas, bem como o Edital do certame estão disponíveis no portal da Seduc (www.educacao.ma.gov.br).

Seis em cada 10 negócios do setor devem receber investimentos no último trimestre deste ano. Os dados são do Boletim de Desempenho Econômico do Turismo


O terceiro trimestre de 2016 marcou uma retomada consistente no faturamento das empresas turísticas. De agosto a outubro, 66% delas registraram crescimento no comparativo com o segundo trimestre. Entre os entrevistados pela pesquisa encomendada pelo Ministério do Turismo, 61% afirmaram que irão investir no último trimestre do ano e 64% acreditam que o faturamento será maior que o mesmo período de 2015.

O estudo apura o posicionamento dos responsáveis por negócios no transporte aéreo, parques e atrações turísticas, turismo receptivo, agências e operadoras de viagem, organizadoras de eventos e meios de hospedagem. Dos sete segmentos pesquisados, cinco manifestaram perspectiva de aquecimento dos negócios no último trimestre do ano. Destaque para transporte aéreo, onde 100% dos entrevistados afirmaram acreditar no aumento do faturamento. Entre parques e atrações turísticas o índice foi de 67% e no turismo receptivo foi de 25%. 

“São dados econômicos que indicam uma retomada do setor de viagens, mas ainda temos muito a avançar. Reconhecemos que o ambiente de negócios do Brasil precisa ser mais amigável ao investidor e estamos trabalhando nesta direção”, afirmou o ministro do Turismo, Marx Beltrão. O Ministério do Turismo defende a criação de Áreas Especiais de Interesse Turístico com licenciamento diferenciado e crédito facilitado em regiões específicas do Brasil. De acordo com o ministro, “o país precisa criar facilidades tanto para os investidores quanto para os turistas”.

A pesquisa foi realizada pelo Ministério do Turismo, por meio da Fundação Getúlio Vargas, com 927 empresas, que empregam mais de 77 mil pessoas e faturaram R$ 8,8 bilhões no terceiro trimestre de 2016. O levantamento apresenta os cenários macroeconômico mundial e contexto e perspectivas do Brasil, bem como aponta fatores que impactam no setor de viagens.

Três meses em outro país, aprendendo uma nova língua e outra cultura, adquirindo novos conhecimentos e na bagagem, de volta para casa, muita experiência para ajudar a transformar o Maranhão. Foram esses os relatos dos 62 estudantes do programa ‘Cidadão do Mundo’, que acabaram de chegar do intercâmbio no Canadá e nos Estados Unidos, e foram recepcionados pelo governador Flávio Dino, na tarde desta terça-feira (29), no Palácio dos Leões.

O Programa, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), tem por objetivo que jovens egressos ou que estudam na rede pública com idade entre 18 e 24 anos, e que estejam frequentando uma instituição de ensino superior há pelo menos um ano, possam imergir em outra cultura e alcançar o domínio funcional da língua inglesa, francesa e espanhola – conforme escolha feita.

“É uma oportunidade de fazer intercambio, aprender um outro idioma, adquiri conhecimentos culturais que vão ajudar nas suas carreiras profissionais e acadêmicas. É importante para o nosso estado porque dignifica que esses estudantes estarão mais aptos a usar bem outros programas do Governo. Notadamente, aqueles que estão fazendo universidade poder ter acesso a curso de mestrado, doutorado, pós-graduação, porque eles adquiriram habilidades, capacidades e conhecimento novos, por isso o programa é um grande sucesso e vai continuar agora em 2017”, anunciou aos estudantes o governador Flávio Dino.

O retornou se deu em duas partes. O primeiro grupo, com 12 estudantes, desembarcou no aeroporto Marechal Cunha Machado, em São Luís, no domingo (20), retornando da cidade de Boston, nos Estados Unidos. O segundo chegou na madrugada de segunda-feira (21), com 32 estudantes vindos das cidades de Vancouver e Toronto, no Canadá. Com a chegada desses estudantes, encerra a edição 2016 do programa.

Entre eles, a estudante de Direito da Universidade Federal do Maranhão, Gabriela Costa, que passou os últimos três meses em Boston, nos Estados Unidos. Segundo ela, a experiência é difícil de ser descrita e a oportunidade única. O que antes, para Gabriela, oriunda de escola pública, não passava de planos, se tornou realidade e abriu um leque enorme, deixando seus olhos atentos para o futuro, dela e do Maranhão. “Este intercâmbio criou em nós sonhos que nem imaginávamos sonhar. E agora, a gente acredita em uma sociedade em que ricos e pobres tem a mesma oportunidade. Eu que nasci no são Cristóvão nunca pensei que essas coisas pudessem acontecer comigo”, destacou a estudante.

De Toronto, Canadá, o estudante de Direito da Universidade Estadual do Maranhão, Gabriel Palombo, trouxe gratidão pela oportunidade que o fez se tornar um Cidadão do Mundo. “O programa, para mim, é extremamente positivo, porque foi a primeira vez dentro da história do Maranhão, que o Governo realmente teve interesse em investir em educação, mandando jovens que, sem essa oportunidade, não teriam condições de enfrentar esse desafio e aumentar os limites do estudo, do campo profissional e sobretudo do desenvolvimento linguístico. O programa dá ao aluno um campo de visão mais amplo, elimina as limitações que nós enfrentamos no estado quanto a educação e nos dá oportunidade de perceber que o mundo é muito maior do que imaginamos”, avaliou o jovem.

Balanço

O secretário de Estado de da Ciência, Tecnologia e Inovação, Jhonatan Almada, apresentou um balanço da primeira edição do programa. Foram 1761 inscritos no programa até chegar aos intercambistas finais – que passaram por curso de imersão e teste de idiomas – oriundos de 15 municípios maranhenses. Jhonatan informou que o investimento foi de R$ 2,9 mi, incluindo providencias como passaporte, visto, passagem, material didático, seguro, hospedagem em casa de família, suporte no exterior, além de uma bolsa de estudos, pago via Fapema. O investimento deixou o Maranhão com o melhor custo benefício quando comparado ao investimento feito por outros estados que têm programas similares.

O resultado foi o total sucesso do programa, que terá uma nova edição. “Significa que o Governo iniciou e concluiu a primeira edição do programa cidadão do mundo com sucesso. É um programa pioneiro no Maranhão, de intercâmbio internacional, criado pelo Governo Flávio Dino, e é motivo de orgulho para todos nós que o programa tenha disso muito bem-sucedido nessa primeira edição. A partir dos depoimentos que nós ouvimos, fortalece ainda mais a continuidade do programa e a relevância que ele tem para internacionalizar o conhecimento cientifico, a articulação do Maranhão com outras instituições e com certeza abrir novos horizontes profissionais para cada um desses jovens”, pontuou Almada.

Edição 2017

A seleção para participar do programa em 2017 já começou a ser realizada. A primeira fase aconteceu no último mês de julho, com a inscrição de 300 candidatos, e início do curso de imersão. No mês de dezembro ocorre a etapa final: um teste de idioma com a nota mínima de sete pontos. Somente 70 candidatos serão classificados, referente o número de vagas nesta segunda edição. Os países escolhidos para o intercâmbio são Canadá e Argentina.
Em alusão ao Dia Internacional de Luta contra a AIDS, que busca combater o preconceito e informar sobre essa doença, no dia 1º de dezembro, quinta-feira, o Sesc realizará a ação educativa, “Caminhos da Prevenção”, que visa detalhar e discutir a prevenção e tratamento da AIDS, reforçando o compromisso social dessa instituição com a população.

A ação ocorrerá das 9 às 16 horas, no Terminal de Transporte Coletivo da Praia Grande, por meio de conversas diretas com as pessoas que circulam no local, orientando sobre a prevenção e enfatizando a importância do acolhimento e respeito às pessoas que convivem com a doença, além de distribuir informativos e preservativos.
terça-feira, 29 de novembro de 2016
Quilombolas de várias comunidades rurais de Cururupu se encontraram neste fim de semana em mais uma tradicional ‘Festa do carro de boi’, atividade festiva promovida pelo Instituto Negro Cosme e Associação da comunidade Rio das Pedras, entidades da sociedade civil daquele município.

A festa envolveu famílias das comunidades que usam o seu carro com a parelha de dois bois para o trabalho diário e também para transportar os produtos da agricultura familiar para vender na feira da cidade. Uma vez por ano reúnem-se para o festejo que movimenta a cidade.

A festa tem o seu ponto de partida com a missa celebrada na Igreja de São Benedito no sábado à noite, onde familiares, moradores e turistas participam da celebração com cantos e coreografia afros. Após a celebração, segue na praça da igreja o festejo com reggae e tendas com venda de comidas e bebidas.

Na manhã de domingo os carreiros, como são chamados os condutores dos carros de boi, reúnem-se em dois locais para iniciar o cortejo pelas ruas da cidade. Este ano, mais de 100 caros de bois participaram do evento.

Mais do que instrumento de trabalho e transporte, para os quilombolas de Cururupu os carros de bois fazem parte de uma forte tradição. Assim, o quilombola Francisco Sales Serra, morador da comunidade Cedro, contou sua relação com os animais: “Desde minha mocidade uso o carro de boi pra trabalhar e vender os produtos da roça. Não aprendi leitura nem escrever, só roçar e trabalhar; só quando eu morrer eu deixo o carro de boi”.

Para Gerson Pinheiro, secretário de igualdade racial, a festa é uma manifestação cultural dos quilombolas que precisa ser mantida e apoiada. “Os carros de boi são parte da história do povo negro do Maranhão e mais do que instrumentos de trabalho, são uma tradição que deve ser festejada e incentivada para que se preserve as memórias do povo quilombola dessa região”, comentou.

“Estamos aqui inclusive com a secretária Laurinda para demonstrar que o governo do Estado respeita essas manifestações e tem a responsabilidade também de preservá-las”, frisou Pinheiro.

A secretária de Estado da Mulher, Laurinda Pinto, que participou da festa pela primeira vez, também relata sua importância. “Esta festa é um patrimônio cultural das comunidades que retrata a história de homens e mulheres negros e negras e é também uma forma de celebrar sua cultura que deve ser fortalecida e apoiadapor todos os poderes para que se possa garantir e manter essa tradição”.

A secretária Laurinda explicou também que sua equipe está em Cururupu e cidades vizinhas com o Ônibus Lilás fazendo atendimentos especializado à mulheres em situação de violência  da região e com palestras e campanhas educativas.

Paralelo ao desfile de carros de boi aconteceu a feira da agricultura familiar, onde os quilombolas comercializavam produtos da roça, como farinha, mandioca, verduras, conservas de pimentas e frutas. A lavradora Fátima Silva Barbosa, moradora da comunidade Condurus, conta como a festa ajuda na renda familiar “Essa festa é muito importante pra nós porque também nos ajuda com uma renda extra com a venda de nossos produtos e também mostra nossa cultura pra cidade e pros visitantes”.

Participando também do evento, o deputado Bira do Pindaré comentou a importância da festa. “A festa de carro de boi de Cururupu tem tradição e originalidade e representa as comunidades quilombolas numa região onde a presença de negros é muito forte. Estamos aqui para fortalecer e ajudar a manter essa tradição como uma referência da cultura maranhense, da nossa identidade e resistência”.

O ponto alto do cortejo de carros de boi é o encontro dos carreiros em frente à Igreja de São Sebastião na manhã de domingo, onde numerosa multidão se aglomera para prestigiar o desfile e os condutores dos carros são premiados com um certificado de participação e uma placa comemorativa.

Este ano houve uma premiação especial para os secretários de Estado Gerson Pinheiro e Laurinda Pinto, para o deputado Bira do Pindaré e para a prefeita eleita, professora Rosinha, que figuraram como apoiadores e incentivadores da festa.

O deputado estadual Júnior Verde, comemorou o anúncio feito pelo Governo do Estado nesta terça (25) informando que transformará as avenidas dos Holandeses e Litorânea em vias de mão única – cada uma em um sentido. As intervenções são uma reivindicação antiga do parlamentar, e foram objeto de Indicações apresentadas na Assembleia Legislativa, no ano passado.

O trecho que será afetado vai do retorno do Comando Geral da Polícia Militar até o Araçagi. O governador Flávio Dino já assinou o contrato de financiamento com a Caixa Econômica Federal (CEF), destinado à execução da primeira etapa do projeto, que prevê a implantação de um BRT. A Avenida dos Holandeses fluirá no sentido Calhau/Araçagi; e a Litorânea no sentido contrário. 

A mudança foi solicitada por Júnior Verde em março de 2015, em caráter de urgência. “Vivemos um verdadeiro caos no que diz respeito ao trânsito e à mobilidade urbana. Acredito que a implantação de 3 faixas de circulação no mesmo sentido nessas avenidas, sendo uma delas de uso exclusivo de ônibus, será extremamente benéfica à população, promoverá melhor fluidez e diminuição dos grandes engarrafamentos que costumam ocorrer. Fiquei feliz com a decisão do governador em realizar essas intervenções tão necessárias”, disse Júnior Verde.

Prolongamento da Litorânea – Também no mês de março do ano passado, o parlamentar apresentou Indicação solicitando o prolongamento da avenida Litorânea até a praia do Olho D’água, alteração que já fazia parte do planejamento urbano e viário para a capital desde 2012. 

Para concretizar a mudança de sentido na Holandeses e Litorânea, será feita justamente a complementação da obra de extensão da avenida costeira, além da modernização de um trecho da Avenida Colares Moreira e ruas do entorno.
A Assembleia Legislativa do Maranhão manifesta profundo pesar pela tragédia envolvendo a queda do avião que transportava a delegação da Chapecoense, jornalistas e convidados. O time catarinense se dirigia à cidade de Medellín, na Colômbia, para disputar o primeiro jogo da final da Copa Sul-Americana.

Entre as vítimas do acidente está o jogador maranhense Ananias, atacante do Chapecó. Ananias atuou também no Bahia, Portuguesa, Cruzeiro e Sport.

A Assembleia Legislativa solidariza-se com os familiares e amigos do jogador maranhense, estendendo o seu pesar a todos os entes queridos das vítimas do acidente e rogando a Deus o conforto necessário para superar esse momento de grande dor.

                    
Deputado Humberto Coutinho
Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão
Dentre os 72 passageiros e 9 tripulantes que estavam no voo da empresa aérea Lamía da Bolívia, estava um jogador maranhense. Trata-se do atacante Ananias Eloi Castro Monteiro, natural de São Luís e possui 27 anos. O atleta não chegou atuar entre clubes maranhenses e sua primeira equipe profissional foi o Bahia, depois se transferiu para o Palmeiras, Cruzeiro e Sport, antes de atuar pela Chapecoense. 

Ananias ficou conhecido por ser autor do primeiro gol na Allianz Arena, estádio do Palmeiras. Informações preliminares dão conta que Ananias está entre os 75 mortos do acidente aéreo na cidade La Union na Colômbia.

O atacante maranhense foi um dos heróis da classificação da Chapecoense para a final da Copa Sul-Americana. No dia 02 de novembro de 2016, em partida válida pela semifinal da Copa Sul-Americana, jogando contra o San Lorenzo, marcou o gol de empate da equipe catarinense na etapa final, garantindo o 1×1 fora de casa. Este foi o primeiro gol dos catarinenses marcado fora do território Chapecoense na edição de 2016 da Sul-Americana.

Confira a lista dos jogadores que viajaram para a Colômbia

Jogadores
Goleiros: Danilo e Follmann;
Laterais: Gimenez, Dener, Alan Ruschel e Caramelo;
Zagueiros: Marcelo, Filipe Machado, Thiego e Neto;
Volantes: Josimar, Gil, Sérgio Manoel e Matheus Biteco;
Meias: Cleber Santana e Arthur Maia;
Atacantes: Kempes, Ananias, Lucas Gomes, Tiaguinho, Bruno Rangel e Canela.

Comissão técnica
Treinador – Caio Júnior
Auxiliar técnico – Duca
Preparador Físico – Anderson Paixão
Preparador de Goleiros – Boião
Fisiologista – Cezinha
Médico – Dr. Marcio
Fisioterapeuta – Rafael Gobbato
Analista de Desempenho – Pipe Grohs

Fonte: DiegoEmir
A polícia de Medellín confirmou a morte de 76 pessoas no acidente aéreo com a delegação da Chapecoense na madrugada desta terça-feira, na cidade de La Unión, próximo a Medellín, na Colômbia. A informação é do General José Acevedo Ossa, da polícia local, responsável pelo resgate. Não há confirmação sobre quem são as vítimas. 

Segundo Ossa, inicialmente somente seis pessoas tinham sobrevivido à tragédia - o número oficial caiu a cinco. Três deles são jogadores da Chapecoense: o lateral esquerdo Alan Ruschel, além dos goleiros Danilo e Follmann. As informações são de hospitais da região e de familiares dos jogadores. 

O prefeito de La Ceja, município próximo ao local da tragédia, por sua vez, informou há pouco que o acidente deixou 25 mortos, com cinco sobreviventes confirmados após as primeiras horas de resgate.

"Há cinco pessoas resgatadas e 25 cadáveres identificados em uma zona de acesso muito difícil", afirmou Osorio.

No voo estavam 81 pessoas, incluindo 72 passageiros e nove tripulantes. No total, eram 48 membros da Chapecoense, incluindo 22 jogadores, 21 jornalistas e três convidados, além da tripulação.

O modelo do avião é o Avro Regional Jet 85, também conhecido como Jumbolino, de matrícula CP-2933, produzido pela British Aerospace. O avião tem lugar para 95 pessoas, mas segundo as autoridades colombianas, tinha 72 passageiros e 9 tripulantes no momento do acidente.

Alguns atletas da Chapecoense não viajaram com a delegação. A lista inclui os seguintes jogadores: Neném, Demerson, Marcelo Boeck, Andrei, Hyoran, Martinuccio, Nivaldo e Rafael Lima. Eles não vinham sendo utilizados pelo treinador Caio Júnior. Entre todo o time, o goleiro Nivaldo é o mais antigo  do elenco e está no grupo desde que a equipe estava na Série D.

O prefeito de Chapecó, Luciano Buligon, também não estava no voo. Ele estava na lista como convidado do clube para a viagem à Colômbia. Mais dois integrantes da lista, Rodrigo Ernesto e Pablo Castro, também não estavam na aeronave. Ambos cuidam da logística do time, chegaram antes e estavam no aeroporto para o receptivo. 

Fonte: UolEsporte
A Rede Estadual de Ensino do Maranhão terá, já no ano letivo de 2017, um total de 11 centros de educação integral de ensino médio em seis municípios maranhenses, contemplando, aproximadamente 5 mil estudantes. A informação foi divulgada pelo Secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, em artigo publicado no jornal O Imparcial.

“Desde o primeiro dia de gestão, o governador Flávio Dino vem centrando esforços para retirar o Maranhão das últimas posições nos indicadores educacionais e uma das linhas mestras adotadas como estratégia para mudar esse cenário é a formação e o desenvolvimento integral do estudante maranhense, com a implantação da educação integral em tempo integral na Rede Estadual de Ensino”, apontou.

O secretário destacou ainda que nesses quase dois anos de gestão, o governo do Maranhão vem realizando planejamento e estudos para o funcionamento responsável das escolas de tempo integral. “É importante ressaltar que isso vem sendo planejado estrategicamente de forma a garantir a implantação com segurança, para que as escolas de tempo integral, uma vez implantadas, estejam para além de uma vontade política governamental, tornando-se uma política de Estado”, realçou Felipe Camarão.

As escolas que serão transformadas em centros de educação integral de ensino médio estão sendo reformadas e adequadas, com a parceria com a Secretaria de Infraestrutura (Sinfra), para que ofereçam todos os ambientes necessários como: laboratórios, sala multifuncional, auditório, biblioteca, quadra poliesportiva, vestiários, refeitório, entre outros, a fim de que o jovem tenha formação plena, considerando todas as suas dimensões.

Em São Luís funcionarão com educação integral: C.E. Almirante Tamandaré; C.E. Profa. Maria Mônica Vale; C.E. Dorilene Silva Castro; C.E. Margarida Pires Leal; C.E. Joana Batista e CAIC Barjonas Lobão. No município de Alcântara, o C.E. Prof. Aquiles Batista Vieira; Santa Inês, C.E. Poeta Antônio José; São José de Ribamar, CAIC São José de Ribamar; São Bento, C.E. Kiola Costa e Timon, o C.E. Jacira de Oliveira e Silva.

O Governo do Maranhão também irá assegurar a aproximadamente 290 professores e professoras que atuarão nas escolas de educação integral, o cumprimento da carga horária de trabalho de 40 horas em uma só escola, com estrutura e recursos apropriados para a prática docente, formação inicial e continuada. Além desses benefícios, os docentes com duas matrículas de 20h ou uma de 40h terão direito à Gratificação de Dedicação Exclusiva, que corresponde a 25% sobre os vencimentos, conforme assegura o Estatuto do Magistério (Lei nº 9860, Art. 36).

Iema

Outra ferramenta importante no ensino integral no Estado é o Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema), criado em 2015. Já estão funcionando plenamente as unidades localizadas em São Luís, Bacabeira e Pindaré Mirim, e com meta de ampliar para 23 unidades até 2018. A proposta é oferecer cursos técnicos integrados ao ensino médio, respeitando as necessidades locais e as prioridades estratégicas do Maranhão.

“A criação do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) representa um avanço na democratização do acesso à educação profissional e tecnológica, com característica especial e diferenciada, que é o fato de essa educação ser oferecida em tempo integral. Eis aí o caráter revolucionário da oferta educacional do Iema, porque além do curso técnico fazemos isso dentro de uma proposta de educação em tempo integral”, comenta o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Jhonatan Almada.

O Iema está organizado em unidades plenas e unidades vocacionais. Estão em funcionamento as unidades plenas de São Luís, Bacabeira e Pindaré Mirim. Serão contempladas com unidades plenas em 2017 as cidades de Axixá, Coroatá, São José de Ribamar e Timon. Até 2018, recebem unidades plenas do Iema as cidades de Balsas, Carutapera, Chapadinha, Coroatá, Colinas, Coelho Neto, Cururupu, Dom Pedro, Imperatriz, Matões, Paço do Lumiar, Presidente Dutra, Sant Helena, São Mateus, São Vicente Ferrer, São Domingos, Santa Luzia, Tutóia e Vitória do Mearim.

Cidades como Açailândia, Codó, Bequimão, Barra do Corda, Carolina, Caxias, Santa Inês, Imperatriz, Pedreiras, Ribeirãozinho, Vitória do Mearim contam com unidades vocacionais. Além destas, temos unidades vocacionais na Praia Grande e o Estaleiro Escola, ambas em São Luís.

“O projeto do Iema é a grande marca do Governo Flávio Dino para desenvolver o estado do Maranhão. Não há projeto de desenvolvimento sem investir em educação, ciência e tecnologia. Realizar educação profissional em tempo integral com certeza trará impactos econômicos, sociais e culturais na formação da juventude maranhense”, conclui Jhonatan Almada.
O Governo do Estado realizou, durante o sábado (26), um Mutirão Ecológico, na Praia do Araçagi. A ação foi coordenada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) e faz parte do projeto ‘Atitude Consciente nas Praias’, que teve início no mês de outubro e contempla várias atividades. Cerca de 400 voluntários fizeram a coleta de mais de duas toneladas de lixo depositado na região. 

De acordo com o secretário de Estado de Meio Ambiente, Marcelo Coelho, a iniciativa visa despertar a consciência da população em geral para a necessidade e importância de manter as praias limpas. “A Sema considera de suma importância a promoção de atividades educativas que propiciem a reflexão sobre as questões ambientais”, frisou.

Participaram do Mutirão Ecológico servidores da Sema, estudantes universitários de várias instituições da capital, membros do Corpo de Bombeiros, membros da Brigada Voluntária Ambiental do Batalhão da Polícia Ambiental, funcionários da Ecocemar, participantes do grupo Jovens Profissionais do Saneamento (JPS/MA), membros do grupo Ciclo (reciclagem de eletrônicos) e servidores da Prefeitura de São José de Ribamar.

A quantidade de material coletado foi contabilizada pela Ecocemar. Foram coletadas cerca de duas toneladas e 200 quilos de resíduos, entre plástico, papel, metal, vidro e material não reciclado. O secretário Marcelo Coelho considerou a união de esforços importantíssima para alcançar resultados que contribuam com a preservação das praias.

“Ajudar na preservação ambiental é um dever de todo cidadão, um compromisso com o planeta e com as futuras gerações. Vamos seguir firmes com esse projeto, na luta pela limpeza das praias, para manter as boas condições de balneabilidade em cada uma delas”, destacou o secretário.

Pessoas das mais diversas idades participaram da ação, incluindo o pequeno Daniel Asaff, 6 anos, que adorou a iniciativa e já tem consciência da importância do meio ambiente. “Muito bom. É importante cuidar do meio ambiente”, afirmou.

Ações contínuas

O Governo do Maranhão tem promovido uma série de ações desde 2015 para recuperação da qualidade de banho nas praias da capital. Este ano, além dos programas e obras, a gestão estadual também está buscando o apoio da população. Em outubro deste ano, uma equipe do Laboratório de Análises Ambientais (LAAS), responsável pelo laudo de balneabilidade, conversou com banhistas. A equipe do LAAS fez simulações de como é feita a avaliação para a qualidade da água nas praias, a contagem do número de bactérias fecais e quais os fatores que influenciam na balneabilidade.

Recentemente, de 14 a 19 de novembro, foi a vez de capacitar os proprietários e funcionários dos estabelecimentos comercias e ambulantes. Durante a atividade, foram debatidos assuntos da área da educação ambiental, como os danos de resíduos jogados ao mar, coleta seletiva, fiscalização e monitoramento. Além disso, a equipe do LAAS também fez simulações de como é feita a avaliação para a qualidade da água nas praias. Todos tiveram a oportunidade de tirar dúvidas.
Com o apoio do Governo do Maranhão, teve início na noite do último sábado (26) a 14ª edição do Salão do Livro de Imperatriz (Salimp). O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Jhonatan Almada, participou da abertura oficial e representou o governador Flávio Dino. Com ‘Ode aos livros’, poema de Pablo Neruda, Jhonatan Almada saudou a todos em nome do governador, parabenizou os organizadores e desejou aos imperatrizenses sucesso na realização do evento.

Almada, que foi a Imperatriz acompanhado pelo pró-reitor de Planejamento e Gestão do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia (Iema), Emanuel Denner, pontuou a importância dos investimentos que o governador Flávio Dino tem realizado em Imperatriz e região nas áreas da saúde, educação e infraestrutura, superando a casa dos R$ 150 milhões aplicados em um ano e 11 meses de governo. O secretário ressaltou que o Governo do Maranhão participa do Salimp por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo, e também por meio do programa CredCiência/Vale Livro, da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), totalizando investimentos de aproximadamente R$ 400 mil.

“Com os recursos do CredCiência/Vale Livro garantimos a entrega de 10 mil vales no valor de R$ 20 para que estudantes da rede pública estadual e municipal troquem por livros. Considerando que o público-alvo do evento são os estudantes, está garantida a venda de R$ 200 mil em livros por parte dos livreiros expositores, o que vai movimentar o comércio e a cadeia produtiva dos editores”, destacou o secretário.

“Estamos muito felizes por essa parceria com o Governo do Maranhão que, através da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio do CredCiência/Vale Livro, possibilita a realização de mais um Salimp e que 10 mil crianças e jovens de escolas públicas compram livros. Isto estimula uma geração a se fortalecer por meio do conhecimento”, enfatizou o deputado Marco Aurélio (PCdoB), autor da emenda no valor de R$ 200 mil destinada à compra de livros.

Raimundo Trajano Neto, vice-presidente da Academia Imperatrizense de Letras, afirma que o Salimp passou a ser um marco que divide um momento de pouca leitura de um tempo de mais aculturamento. Trajano conta que o evento é ‘formatado’ com o objetivo de incentivar a leitura, especialmente entre os jovens. “Graças a parceiros como o Governo do Estado e a Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia estamos aqui com mais uma edição do evento, alcançando nossos objetivos”.

Considerado um dos maiores eventos literários do Maranhão, o 14ª Salimp será realizado até 4 de dezembro no Centro de Convenções. O tema deste ano é ‘O desperdício de hoje será um lamento no futuro’, que tem por objetivo levar o público a refletir sobre o desperdício da água e as consequências para a natureza e o ser humano.

A programação da 14ª edição apresenta atrações como o Café literário, exposições, o 7º Festival de Música de Imperatriz – FMI, dentre outros.

Lançamentos

O público que for ao Centro de Convenções para a 14ª edição do Salão do Livro de Imperatriz (Salimp) à procura de novas obras literárias não vai ficar de mãos vazias. De acordo com os organizadores do evento, vários livros serão lançados durante os dez dias do Salimp. Dentre eles estão ‘Noturnos’, de Trajano Neto, e ‘Ramalhete de flores’.

“O título já sugere: são poemas escritos nas madrugadas, sobretudo de lua cheia. Como estamos diante de uma plateia bem diversificada, esperamos que a obra chegue às mãos das pessoas”, disse Trajano.
O Projeto Curumim apresentará na próxima quinta-feira, 1° de dezembro, o espetáculo de canto coral “Eu, Curumim”, no Cine Teatro da Cidade de São Luís (antigo Cine Roxy), às 20h. 

Fruto das atividades de musicalização desenvolvidas ao longo de 2016, o espetáculo é a culminância do Projeto que atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social do Polo Coroadinho, com oficinas de canto, percussão, flauta e ‘reforço escolar’, no contra turno escolar.

Coral Curumim

Para garantir o acesso a direitos fundamentais como educação e cultura, o Projeto Curumim foi criado em 2006 pelo Instituto de Cidadania Empresarial do Maranhão, para oferecer oficinas de musicalização em canto coral.

Ao longo desses 10 anos, o Curumim atendeu em média 70 crianças por ano, estimulando-as a desenvolver habilidades, num processo contínuo de inclusão social, fortalecimento de vínculos comunitário e inclusão social. Desde o início, o Curumim já participou de grandes festivais, como o Encontro de Corais de Teresina (ENCOTHE), Festival Maranhense de Coros (Femaco), Mostra de Teatro e Música Leitura em Cena e, mais recente, das cantatas natalinas que acontecem em São Luís.

No ano de 2013, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, as crianças realizaram um sonho: a gravação do 1º CD, deixando registrado na história da música maranhense a voz de dezenas de crianças que em meio à dura realidade de seu bairro, se destacaram por meio de um projeto social.

Após anos de atuação no Coroadinho, em 2015 o então Coral Canto Curumim, passa ser chamado Projeto Curumim, ficando sob responsabilidade direta do Instituto de Desenvolvimento Social Integral (IDESI), apoio técnico do Instituto de Cidadania Empresarial do Maranhão e parceria do Instituto Alcoa, por meio do Programa de Apoio a Projetos Locais.

Coroadinho

 O bairro do Coroadinho enfrenta diversos desafios, principalmente no combate ao tráfico e as áreas dominadas por facções criminosas.

O cenário de vulnerabilidade socioeconômica reflete nos indicadores sociais da comunidade: 82 crianças sem registro de nascimento até os dez anos de idade, ficando atrás somente da Cidade Olímpica e Zona Rural; o bairro está entre os 5 com maiores registro de homicídio juvenil masculino; está entre as 5 piores comunidades de São Luís em analfabetismo; é o segundo bairro com índice de abando escolar no ensino fundamental, totalizando 162 evasões, o que equivale a quatro turmas de 40 alunos.

Frente a isso, é necessário maior incidência de políticas públicas e projetos que oportunizem aos jovens inclusão social e nova visão de futuro, evidenciando os melhores caminhos a serem trilhados.

Informações:
- Denise Raquel: (98) 98275-1686
- Maurício D’Paula: comunicacao@icema.org.br / 9 9975-9909 / 3303-1976 / 9 9127-0388

segunda-feira, 28 de novembro de 2016
BROADCAST//NOTÍCIAS ALEMA 28/11/2016

Júnior Verde entrega Projeto que define limites territoriais ao prefeito Edivaldo.


Valéria se reúne com secretário de educação para discutir demandas da Região Tocantina.


Cabo Campos participa de encontro de militares cristãos em Imperatriz.


Em evento do Partido dos Trabalhadores, Zé Inácio afirma: "O momento é de união partidária".


Nina Melo propõe criação do programa 'Horta Escolar' na rede estadual de ensino.


Edson Araújo propõe instituição da Semana Estadual de Conscientização para doação de Medula Óssea.


Edilázio representa Assembleia em evento da Amazônia Legal no Mato Grosso.


Mais notícias: www.al.ma.gov.br
Durante visita institucional do prefeito reeleito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior, à Assembleia Legislativa na última sexta (25), o deputado estadual Júnior Verde (PRB) entregou em mãos o projeto de lei de sua autoria que fixa os limites geográficos dos municípios de São José de Ribamar e São Luís. O parlamentar se colocou à disposição do chefe do executivo municipal e fez um apelo para que Edivaldo, junto ao prefeito eleito de Ribamar, Luís Fernando, adotem o mesmo marco regulatório definido no projeto. 

A delimitação dos municípios que compõem a região metropolitana de São Luís é uma problemática antiga, que provoca transtornos à população de toda a região. Desde o início do mandato, Júnior Verde tem realizado reuniões com especialistas e gestores dos quatro municípios com o intuito de construir um documento fixando os referidos limites.

O Projeto de Lei foi elaborado com base no estudo do IMESC e pelo Censo 2010, realizado pelo IBGE, e que vem sendo adotado na prática como parâmetro para execução das atividade de diversos órgãos como TRE, SECID, ODEBRECHT AMBIENTAL,CEMAR, entre outros, conforme informado pelas próprias instituições. 

“Uma vez aprovado, este projeto irá beneficiar toda a população, que saberá exatamente a qual município pertence, o que possibilitará exigir e buscar melhorias para as suas localidades, tendo em vista os problemas de infraestrutura, tais como saneamento básico precário, falta de pavimentação nas vias e diversos outros prejuízos causados pela indefinição dos limites”, justificou Júnior Verde. 

O parlamentar acrescentou que a iniciativa afasta ainda o perigo da bitributação. “Solicitei ao prefeito que ele consolide os limites e acredito que ele será sensível a essa problemática, como é com tantas outras”, concluiu. Edivaldo Holanda Júnior comprometeu-se em programar uma agenda de trabalho para a efetivação dos limites.
A reitora Nair Portela visitou nesta sexta-feira (25), as obras do campus de Balsas e ficou entusiasmada com o andamento da obra. Ela esteve acompanhada do diretor do Campus, Francisco Conceição, do pró-reitor de assistência estudantil, João de Deus, da pró-reitora de gestão e finanças, Eneida Ribeiro e do diretor do departamento de obras da UFMA, Deivid Porto.

Com aproximadamente 120 hectares, a área é composta por três prédios, o administrativo, onde funcionará as salas dos professores, direção, xerox, coordenação, entre outros departamentos, o prédio com 12 salas de aula de 85m² cada e capacidade para 60 estudantes, e o prédio que abrigará 12 laboratórios com 172m², que servirão para os estudantes do Bacharelado Interdisciplinar em Ciências e Tecnologia (BICT) onde estão presentes os cursos de Engenharia Mecânica, Civil e Ambiental, realizarem suas pesquisas.

A reitora frisou que o andamento da obra está dentro daquilo que foi planejado, uma vez que o prédio onde funcionarão as salas de aula já está em fase de finalização. “Alegra-nos em ver os operários firmes trabalhando na obra para dar celeridade ao processo de construção e o que nos alegra é verificar o bom andamento da edificação, já que a firma licitada está cumprindo com o que lhe foi contratado”, disse a reitora adiantando que há uma expectativa de que no primeiro semestre de 2017, uma parte dos alunos já possam migrar para o novo campus.

Nair Portela aproveitou a oportunidade para se reunir com os estudantes e receber as demandas apontadas por eles, bem como esclarecê-los sobre alguns processos acadêmicos, sobre o projeto político-pedagógico do curso, e também para deixá-los ciente sobre o andamento da obra e seu processo de finalização. Ela também se reuniu com os professores para tratar de situações como concursos públicos para contratação de mais professores para o campus de Balsas e o bom andamento do curso e do seu projeto pedagógico.

Visita à cidade de Pastos Bons

Como parte da programação de visitas, a reitora Nair Portela foi convidada pela prefeita de Pastos Bons, Iriane Gonçalo, para falar do seu interesse em levar a Universidade Federal do Maranhão até o município, localizado a 220km de Balsas. A prefeita frisou que ter conhecimento é importante para o desenvolvimento da região, e, mesmo com as dificuldades orçamentárias que o País ultrapassa, ela busca parcerias com instituições de ensino superior a fim de implantar cursos que garantam boa formação para a sociedade local.

“Temos muita vontade de que a UFMA chegue até Pastos Bons. Atualmente, nossa população é de 20 mil habitantes, aproximadamente, e temos 16 cidades circunvizinhas, sendo que a nossa cidade é o centro de todas elas, ou seja, para chegar a um desses municípios, é necessário passar pela cidade de Pastos Bons. Já enviamos algumas solicitações para estudarmos as possibilidades de implantar algum curso de licenciatura em nossa cidade. Essa é a nossa luta”, declarou Iriane.

A reitora Nair Portela se mostrou aberta às solicitações e, mesmo diante de toda crise econômica do País, vai analisar a possibilidade de implantar algum curso de licenciatura no município. “Nossa gestão é feita de diálogos e parcerias, somente assim poderemos consolidar nossa Universidade e vencer os desafios encontrados, o que não tem sido fácil, mas estamos aqui para dar o nosso melhor e fazer com a UFMA se expanda e cresça levando a educação àqueles que precisam, sonham e desejam estudar em uma instituição pública e de qualidade”, afirmou.

Uma lição de vida para toda vida:

Ricardinho não agüentou o cheiro bom do pão e falou:
- Pai, tô com fome!!!

O pai, Agenor , sem ter um tostão no bolso, caminhando desde muito cedo em busca de um trabalho, olha com os olhos marejados para o filho e pede mais um pouco de paciência...
- Mas pai, desde ontem não comemos nada, eu tô com muita fome, pai!!!

Envergonhado, triste e humilhado em seu coração de pai, Agenor pede para o filho aguardar na calçada enquanto entra na padaria a sua frente...

Ao entrar dirige-se a um homem no balcão:

- Meu senhor, estou com meu filho de apenas 6 anos na porta, com muita fome, não tenho nenhum tostão, pois sai cedo para buscar um emprego e nada encontrei, eu lhe peço que em nome de Jesus me forneça um pão para que eu possa matar a fome desse menino, em troca posso varrer o chão de seu estabelecimento, lavar os pratos e copos, ou outro serviço que o senhor precisar!!!

Amaro , o dono da padaria estranha aquele homem de semblante calmo e sofrido, pedir comida em troca de trabalho e pede para que ele chame o filho...

Agenor pega o filho pela mão e apresenta-o a Amaro, que imediatamente pede que os dois sentem-se junto ao balcão, onde manda servir dois pratos de comida do famoso PF (Prato Feito) - arroz, feijão, bife e ovo...

Para Ricardinho era um sonho, comer após tantas horas na rua...

Para Agenor , uma dor a mais, já que comer aquela comida maravilhosa fazia-o lembrar-se da esposa e mais dois filhos que ficaram em casa apenas com um punhado de fubá...

Grossas lágrimas desciam dos seus olhos já na primeira garfada...
A satisfação de ver seu filho devorando aquele prato simples como se fosse um manjar dos deuses, e lembrança de sua pequena família em casa, foi demais para seu coração tão cansado de mais de 2 anos de desemprego, humilhações e necessidades...

Amaro se aproxima de Agenor e percebendo a sua emoção, brinca para relaxar:
- Ô Maria!!! Sua comida deve estar muito ruim... Olha o meu amigo está até chorando de tristeza desse bife, será que é sola de sapato?!?!

Imediatamente, Agenor sorri e diz que nunca comeu comida tão apetitosa, e que agradecia a Deus por ter esse prazer...

Amaro pede então que ele sossegue seu coração, que almoçasse em paz e depois conversariam sobre trabalho...

Mais confiante, Agenor enxuga as lágrimas e começa a almoçar, já que sua fome já estava nas costas...

Após o almoço, Amaro convida Agenor para uma conversa nos fundos da padaria, onde havia um pequeno escritório...

Agenor conta então que há mais de 2 anos havia perdido o emprego e desde então, sem uma especialidade profissional, sem estudos, ele estava vivendo de pequenos 'biscates aqui e acolá', mas que há 2 meses não recebia nada...

Amaro resolve então contratar Agenor para serviços gerais na padaria, e penalizado, faz para o homem uma cesta básica com alimentos para pelo menos 15 dias... Agenor com lágrimas nos olhos agradece a confiança daquele homem e marca para o dia seguinte seu início no trabalho...

Ao chegar em casa com toda aquela 'fartura', Agenor é um novo homem sentia esperanças, sentia que sua vida iria tomar novo impulso...Deus estava lhe abrindo mais do que uma porta, era toda uma esperança de dias melhores...

No dia seguinte, às 5 da manhã, Agenor estava na porta da padaria ansioso para iniciar seu novo trabalho...

Amaro chega logo em seguida e sorri para aquele homem que nem ele sabia porque estava ajudando...Tinham a mesma idade, 32 anos, e histórias diferentes, mas algo dentro dele chamava-o para ajudar aquela pessoa...E, ele não se enganou - durante um ano, Agenor foi o mais dedicado trabalhador daquele estabelecimento, sempre honesto e extremamente zeloso com seus deveres...

Um dia, Amaro chama Agenor para uma conversa e fala da escola que abriu vagas para a alfabetização de adultos um quarteirão acima da padaria, e que ele fazia questão que Agenor fosse estudar...
Agenor nunca esqueceu seu primeiro dia de aula: a mão trêmula nas primeiras letras e a emoção da primeira carta...

Doze anos se passam desde aquele primeiro dia de aula...Vamos encontrar o Dr. Agenor Baptista de Medeiros , advogado, abrindo seu escritório para seu cliente, e depois outro, e depois mais outro...
Ao meio dia ele desce para um café na padaria do amigo Amaro, que fica impressionado em ver o 'antigo funcionário' tão elegante em seu primeiro terno...

Mais dez anos se passam, e agora o Dr. Agenor Baptista, já com uma clientela que mistura os mais necessitados que não podem pagar, e os mais abastados que o pagam muito bem, resolve criar uma Instituição que oferece aos desvalidos da sorte, que andam pelas ruas, pessoas desempregadas e carentes de todos os tipos, um prato de comida diariamente na hora do almoço...

Mais de 200 refeições são servidas diariamente naquele lugar que é administrado pelo seu filho , o agora nutricionista Ricardo Baptista...Tudo mudou, tudo passou, mas a amizade daqueles dois homens, Amaro e Agenor impressionava a todos que conheciam um pouco da história de cada um...

Contam que aos 82 anos os dois faleceram no mesmo dia, quase que a mesma hora, morrendo placidamente com um sorriso de dever cumprido...

Ricardinho , o filho mandou gravar na frente da 'Casa do Caminho', que seu pai fundou com tanto carinho:

'Um dia eu tive fome, e você me alimentou. Um dia eu estava sem esperanças e você me deu um caminho. Um dia acordei sozinho, e você me deu Deus, e isso não tem preço. Que Deus habite em seu coração e alimente sua alma. E, que te sobre o pão da misericórdia para estender a quem precisar!!!'

(História verídica)
Se acharem que vale a pena repassem, pois nunca é tarde para começar e sempre é cedo para parar!!! 
Embora não possamos voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim!!!

"Comece fazendo o necessário, depois o que é possível, e muito em breve estará fazendo o impossível"
                      
                                            São Francisco de Assis
Nesta quinta-feira (1º), o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma), e da Prefeitura de São Luís realizaram a cerimônia de abertura da programação natalina da cidade. A programação, que conta com o patrocínio da Companhia Energética do Maranhão (Cemar), será realizada até 22 de dezembro, com atrações como shows, espetáculos teatrais, cantata natalina e espetáculos para envolver as famílias maranhenses.

O secretário de Estado da Cultura e Turismo, Diego Galdino, explica que o objetivo do Governo é repetir o sucesso do ano passado com mais atrações culturais. “Vamos fazer uma grande festa com qualidade e segurança, fomentar a cultura e o turismo, fortalecendo a procura por São Luís nesse período, e incrementar a economia do estado com geração de emprego e renda para toda a cadeia produtiva envolvida nos eventos”, destacou Diego Galdino.

Para a tradicional festa do Natal, o Governo realizará oito dias de programação artístico cultural com entrada gratuita para todas as idades, em três pontos turísticos da cidade, e apresentação, em média, de duas atrações principais por noite. Serão quatro dias em frente ao Palácio dos Leões, três dias na Praça da Lagoa da Jansen e um dia em frente à Igreja da Sé.

Concertos, espetáculo de teatro infantil, cantata natalina, dança contemporânea, shows e espetáculo opereta são atrações previstas para o ‘Natal de Todos’ e, é claro, a presença do Papai Noel distribuindo lembranças para as crianças. Haverá, ainda, fotos e vídeo mapping, presépio, luzes e cores movimentando as noites com o ânimo do clima natalino.

A programação começará no dia 1º de dezembro na frente do Palácio dos Leões e seguirá no local às sextas-feiras, prometendo encantar todos que prestigiarem. Na Praça da Lagoa, a programação será voltada especialmente para a criançada. Além das apresentações artísticas que serão realizadas no palco, a praça inteira estará imersa na atmosfera natalina nos sábados do mês de dezembro.

Nesses dias, o Papai Noel abrirá as portas de sua casa para receber as crianças e distribuir doces e fotos, além de uma oficina de leitura. A temporada natalina será encerrada no dia 22 de dezembro com a tradicional Cantata Natalina em frente à Igreja da Sé.

Confira a programação:

PALÁCIO DOS LEÕES

1º/dez

19h Cerimônia de abertura com fogos de artifício, acendimento das luzes natalinas, chegada do Papai Noel e apresentação de ballet (CIA Olinda Saul)

19h30 Show natalino de Flávia Bittencourt com Orquestra Jovem João do Vale

2/dez

17h às 20h Presença do Papai Noel

19h Show “Fé na Vida”, com Emanuel de Jesus

9/dez

17h às 20h Presença do Papai Noel

19h Apresentação de Ballet (CIA Olinda Saul)

20h Show Fernando de Carvalho

16/dez

17h às 20h Presença do Papai Noel

19h Show da banda Bossa Nossa

20h Show de Roberto Rafa



PRAÇA DA LAGOA

3/dez

19h Chegada do Papai Noel e apresentação de ballet (CIA Olinda Saul)

19h15 Espetáculo infantil teatro de Bonecos: Os Saltimbancos

20h Show infantil com a Banda Unidunitê

4/dez

17h às 19h Presença do Papai Noel

10/dez

17h às 20h Presença do Papai Noel

19h Orquestra de Berimbau “Mandingueiros do Amanhã”

20h Espetáculo infantil: O baile das Lavandeiras

11/dez

17h às 19h Presença do Papai Noel

17/dez

17h às 20h Presença do Papai Noel

19h Espetáculo infantil: ZZZ Sganareli

20h Show infantil com a Banda Vagalume

18/dez

17h às 19h Presença do Papai Noel

IGREJA DA SÉ

22/dez

19h Cantata Natalina na escadaria da Catedral da Sé.
“Este momento reúne todos os componentes que tem a responsabilidade direta de acabar com a insegurança alimentar no Maranhão. Nossa população vivencia, diariamente, a fome em suas famílias e temos a possibilidade, através do debate sobre as políticas públicas, contribuir para ajudar a mudar essa realidade. Precisamos dar passos significativos na construção da nova história do Maranhão e este encontro possibilita que a gente some forças para que isso aconteça”. A afirmação é do representante das Câmaras Intersetoriais de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan) do município de Pastos Bons, Flávio Pereira, durante o Encontro de Caisans Municipais, ocorrido na quinta (24) e nesta sexta-feira (25) em São Luís.

Promovido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes), pela Caisan/MA e pelo Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Maranhão (Consea-MA), o encontro tem o objetivo de debater as políticas de segurança alimentar executadas no Maranhão.

De acordo com subsecretário da Sedes, Francisco Oliveira Junior, para que a segurança alimentar se estabeleça, é preciso conhecer os principais programas e trabalhar para que sejam bem executados em todo o estado. “Precisamos debater sobre os programas de combate a insegurança alimentar que estão sendo executados no Maranhão e saber quem está sendo atendido, em qual cidade, além da perspectiva para 2017, para que possamos repassar aos nossos municípios e discutir a melhoria real da segurança alimentar levando em conta as especificidades de cada local” disse.

O presidente do Consea-MA, Reinaldo Avelar, disse que a programação foi estruturada de acordo com a solicitação dos conselheiros municipais. “Nós tivemos a preocupação de organizar o encontro para esclarecer as principais dúvidas dos nossos conselheiros no âmbito da segurança alimentar no município”, afirmou. Por isso, segundo ele, acontecem os painéis sobre o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), na modalidade Leite, ministrado pela Conab, palestra sobre a implantação e implementação do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional, trabalhos de grupos sobre como implementar o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) no município, além dos debates sobre os temas apresentados” afirmou o presidente.

O coordenador do Programa do Leite no estado, João Batista Fernandes, explicou questões sobre o programa no Maranhão. “O PAA, na modalidade Leite, tem como objetivo contribuir para o abastecimento alimentar de famílias em situação de vulnerabilidade social, por meio da distribuição gratuita de leite, além de incentivar a produção dos agricultores familiares, contribuindo para o fortalecimento do setor produtivo local e da agricultura familiar”, destacou.

Também presentes ao encontro, a coordenadora do Fórum Maranhense de Segurança Alimentar, Concita da Pindoba; representante dos Conselhos Municipais, Josemar Coelho Neto; e da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SAF), Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), além de conselheiros municipais de segurança alimentar do Maranhão.