sexta-feira, 13 de janeiro de 2017
A artista visual e tátil, Graça Soares, desenvolveu um espetáculo para tratar temas como a acessibilidade e a sustentabilidade. Essa é a proposta da apresentação que ela faz nessa sexta-feira, 13, a partir das 10h, no hall do Centro de Ciências Humanas (CCH) da UFMA. Promovido pelo projeto de extensão 5ª de Arte, do Departamento de Educação Artística, o espetáculo é dividido em duas etapas: a exposição tátil “Apelo aos vivos” e a performance “Canto para a Mãe Terra”.

A primeira parte compreende uma exposição que utiliza técnica de costura de sementes de tucum em telas. Nela o observador é incentivado a tocar e interagir com as obras, buscando estimular os seus sentidos. Graça Soares afirma que, apesar de não ser produzida em braile, a mostra quer chamar a atenção para a acessibilidade. Segundo a artista, qualquer pessoa pode interagir com a exposição. Outro objetivo da obra é quebrar a tradição de não tocar nas telas. “É até um preconceito não poder tocar nas telas. Por que não permitir que toquem?”, questiona.

A segunda parte do evento, a performance “Canto para a Mãe Terra”, tem inspiração africana e envolve uma técnica de dança com lençóis. O objetivo da performance é alertar sobre os cuidados com o meio ambiente e o impacto causado pelo desmatamento, enfatizando a importância da sustentabilidade e o respeito pela “Mãe Terra”.

Saiba mais

O projeto 5ª de Arte é coordenado pela professora Ana Teresa Desterro Rabêlo, conhecida por Estrelinha, e atualmente conta com o suporte da aluna de Jornalismo, Yasmin Paiva Martins. Visando facilitar o contato dos alunos da UFMA e da comunidade, o projeto se propõe organizar apresentações e expressões artísticas com entrada gratuita.

Outra iniciativa do projeto é o “Cine Casulo”, no qual são oferecidas sessões temáticas de filmes abertas ao público. A última edição apresentou os filmes “Os três mosqueteiros”, “Cotton Club” e “Um sonho impossível”, exibidos durante o mês de dezembro do ano passado. Para mais informações sobre o 5ª de Arte, é possível acessar a página do projeto no Facebook.

0 comentários:

Postar um comentário