terça-feira, 17 de janeiro de 2017
O Governo do Maranhão por intermédio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) realiza no dia de hoje (17/01) o I Encontro de Gestores Municipais de Cultura e Turismo do Maranhão, que ocorre nas dependências da Casa do Maranhão, centro histórico de São Luís

O principal objetivo do evento é reaproximar os municípios das políticas públicas de cultura e turismo, uma vez que, essas atividades são de fundamental importância para a manutenção de atrativos culturais e naturais do Estado.

Com foco na inclusão social, na diversificação da matriz cultural, bem como na geração de emprego e renda, para as comunidades assistidas.

Presentes ao evento, Prefeitos, Secretários de cultura, turismo, meio ambiente, juventude e entre outros dos 217 municípios maranhense.

Para o secretário de Estado da Cultura e Turismo, Diego Galdino, anfitrião do encontro, o evento é uma oportunidade de fortalecer e estreitar a relação dos municípios do Estado, com projetos ligados a cultura e turismo. “Queremos promover o diálogo e a troca de experiências favorecendo a participação efetiva dos municípios na viabilização dos projetos de cultura e turismo do Maranhão”, ressaltou.

O encontro de gestores aborda entre outras pautas os programas Mais Cultura e Turismo, Lei de Incentivo à Cultura, credenciamento cultural, Faróis do Saber, Programa Artesanato do Maranhão, mapeamento turístico, Cinema da Cidade, Maranhão Musical e afins.

Para alguns gestores presentes no encontro, que já atuam direto, ou indiretamente no setor. Esse momento é de suma importância para o fortalecimento dessas políticas, que asseguram a continuidade através da mobilização da sociedade, para a difusão cultural e turística do Maranhão.

Para Edson Duarte, Secretário de Turismo da Raposa, município que compõe a grande ilha do Maranhão, “ O turismo é prioridade para a gestão da Prefeita Talita Laci, o município detém um patrimônio natural como poucos no estado, e nós sabemos da  importância da atividade turística como a grande alavanca para o desenvolvimento socioeconômico regional, pois contemplamos todas as vertentes da economia, neste cenário Raposa, faz a diferença, que já temos turismo náutico, gastronômico, artesanato e outros, e um evento como este só vem a somar", afirmou Edson

“Minha vida é marcada por desafios e estar à frente da administração de uma cidade como Nova Iorque, talvez seja  um dos maiores, e está participando de um encontro de gestores, como este é buscar conhecer e se atualizar sobre as demandas para o setor da cultura e do turismo e, assim, junto com minha equipe, quero um plano de ação eficiente para o município, no que tange a estas pastas, respeitando e articulando as demandas de cada  uma.”   Mayra Ribeiro Guimarães Prefeita de Nova Iorque do Maranhão, região sul do Maranhão.

Marcos Davi, Secretário de Turismo e Meio Ambiente da cidade de Morros, “Morros tem participação importante no cenário turístico e ambiental do Maranhão, uma opção próxima de São Luís, que propícia às atividades em torno do turismo de lazer, contemplativo e cultural que giram em torno do Rio Una e seus afluentes que possibilitam a ampliação de atrativos e do turismo em nosso Estado. Exatamente no turismo que temos a necessidade de alavancar impulsionar nosso desenvolvimento de maneira sustentável, cultural e social e sabedor dessa necessidade o Prefeito Sidrack Santos Feitosa nos confiou essa tarefa a qual estamos desempenhando com muito entusiasmo". Complementando, Davi,  afirmou que a exploração do lazer náutico vem sempre ao encontro da preservação do meio- ambiente.

Um comentário: