quinta-feira, 19 de janeiro de 2017
À medida que o Carnaval se aproxima aumenta o interesse por máscaras para curtir a folia momesca. Por isso, a Superintendência de Cultura Popular da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Sectur), com o objetivo de manter a tradição, realizará oficinas gratuitas de máscaras dos tipos fofão e venezianas. As inscrições devem ser feitas até o dia 20 de janeiro, na sede da instituição, situada na Rua do Giz, 205/211, Praia Grande, onde também serão ministradas as aulas. Os participantes devem ter mais de 15 anos.

O superintendente de Cultura Popular, Alaim Moreira Lima, explica que os participantes sairão das oficinas com habilidade para fazer suas próprias máscaras, podendo, inclusive, atender encomendas. A Oficina de Fofão será ministrada pelo professor Pelé Fontenelle, a partir da próxima segunda-feira (23) até sexta-feira (27), das 14h30 às 17h30.

Os participantes dessa oficina aprenderão a confeccionar a máscara de um dos mais tradicionais personagens do Carnaval, o Fofão, feita, principalmente, com papel machê. A oficina contribui para manter a tradição dessa personagem e para incrementar a renda dos participantes, que poderão vendê-las por encomenda. Para participar das aulas, o aluno deve levar quatro rolos de atadura gessada e uma tesoura. Os demais materiais serão fornecidos pela Superintendência de Cultura Popular.

Já a Oficina de Máscaras Venezianas será ministrada pelo artista plástico Alaim Moreira Lima, de 30 de janeiro a 3 de fevereiro, das 14h30 às 17h30. O aluno deverá levar um tubo de cola de contato, uma máscara de base plástica (encontrada em armarinhos) e materiais diversos de acabamento, como ‘gregas’, plumas, rendas, torçal, tecidos finos, guipure, pérolas e cristais. Cada aluno confeccionará sua própria máscara e outra que ficará em exposição no Espaço do Artista Popular.

Para mais informações, os interessados podem ligar, no turno da tarde, para os telefones (98) 3218-9924 e (98) 3218-9926 (falar com Renata).

0 comentários:

Postar um comentário