terça-feira, 10 de janeiro de 2017
O Secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Marcelo Coelho, e a empresa licitada Primor Empreendimentos Ltda assinaram contrato, semana passada, para prestação de serviços de engenharia, com o fornecimento de mão de obra, equipamentos e materiais necessários para a construção do Portal de Entrada e do Centro de Visitantes do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, povoado Cantinho, no município de Barreirinhas. O projeto, ainda, contém uma exposição intitulada “Grão de Areia”, contendo informações sobre o Parque.

Tal ação faz parte de Convênio firmado entre a SEMA e o Ministério do Turismo (MTur), em cooperação com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A obra está dentro do Programa Turismo no Brasil, desenvolvido pelo MTur.

Exposição “Grão de Areia”

O Projeto Expositivo foi desenvolvido pelo ICMBio especialmente para o Centro de Visitantes do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. O tema “do grão de areia à duna: descubra os Lençóis Maranhenses, um patrimônio natural a ser conservado” foi projetado e desenvolvido tendo como meta principal levar em consideração os princípios norteadores de uso público e visitação de áreas protegidas do ICMBio.

O presente Projeto Expositivo levou em consideração diferentes aspectos de integração entre os visitantes e a Unidade de Conservação tendo como objetivo a apresentação de uma exposição na qual o acolhimento do visitante ocorrerá de maneira simultânea à visita ao espaço expositivo. Essa visita será o local privilegiado de transmissão dos conteúdos informativos sobre o Parque.

Com a integração entre exposição e Centro de Visitantes, cumpre-se a principal meta desse espaço: acolher os visitantes recém chegados, prover informações, dar orientações sobre conduta e permitir que ampliem seus conhecimentos sobre os recursos naturais e culturais que envolvem essa Unidade de Conservação.

Programa Turismo no Brasil

O objetivo do Programa Turismo no Brasil, que tem gestão do Ministério do Turismo, é propiciar o aproveitamento e a melhoria das condições atuais dos atrativos históricos, culturais e naturais do país, mediante a implantação de projetos e empreendimentos, obras e serviços de finalidade ou interesse turístico. Entre as principais ações desenvolvidas pelo programa estão: Adequação da infraestrutura do patrimônio histórico e cultural para utilização turística; A sinalização turística; Implantação de centros de informações turísticas; apoio a projetos de infraestrutura turística.

0 comentários:

Postar um comentário