domingo, 26 de fevereiro de 2017
A orla da Praia do Araçagi, localizada do município de São José de Ribamar, na ilha de São Luís, está com novo visual depois que o Governo do Estado iniciou obras de urbanização. Associada às ondas fortes e altas proporcionadas pelo mar aberto, o local agora é um dos preferidos para banho de mar, tanto de turistas como dos moradores da Região Metropolitana.

Na primeira etapa dos serviços, a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra) finalizou a construção do calçamento de 350 metros, oferecendo estrutura e conforto aos frequentadores da praia. O efeito contempla, também, a construção de uma praça com área de convivência, estacionamento, via de trânsito com sentido duplo, estrutura para conter a maré e instalação de iluminação. Com investimentos da ordem de R$ 2 milhões do tesouro do Governo, o encerramento total da obra está previsto para o fim deste de fevereiro.

A segunda etapa será para ampliação e extensão do calçamento, incluindo pista de cooper, ciclismo, novas áreas de vivência com a construção de praças. “São áreas revitalizadas que estimulam o turismo e a melhoria da qualidade de vida para todos que passam a desfrutar de mais um equipamento público. O objetivo do governador Flávio Dino é a restauração monumentos históricos, revitalização espaços públicas e criação novas opções de lazer e cultura para as pessoas”, explicou o secretário de Estado de Infraestrutura, Clayton Noleto.

Apesar de morar há 20 anos no Araçagi, em um local com vista para o mar, Dorilene Cruz lembra que a frente da sua casa não era tão agradável. “Aqui era só mato, dava inclusive bastante trabalho para a gente ter que estar pagando para limpar”, disse. Ela é uma das beneficiadas pelo novo espaço público que será equipado com maquinário para a realização de atividades físicas. “Agora fica bem melhor para fazer uma caminhada”, destacou.

Josué Pereira, que trabalha na área de segurança de uma residência concorda com Dorilene. “Aqui está uma beleza, ficou boa a obra, pois era só buraco e mato”. O garçom Marcelo de Jesus está otimista com a obra de urbanização do Governo do Estado. “Com este trabalho, o movimento de turistas e moradores vai aumentar. Vai ser uma alegria, pois com o aumento dos clientes, também dá para ganhar melhor”, comentou.

Além dos turistas, a nova estrutura da orla vai beneficiar moradores de São José de Ribamar e de bairros de São Luís como Olho d’Água e Vila Luizão, que poderão utilizar o espaço para a prática de esportes como caminhada, corrida e ciclismo.

0 comentários:

Postar um comentário