segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017
Artigo escrito pelo governador do Estado, Flávio Dino

Vem chegando o período mais festivo do ano em todo o Brasil. Em nosso estado, o Carnaval tem um componente único: o povo do Maranhão. Nesse período, vêm à tona as diversas formas de ser maranhense: nos blocos, nas escolas de samba, nas fantasias, nas brincadeiras de rua.

Investimos cerca de R$ 7 milhões na estrutura e apresentações do Carnaval, em todas as regiões do Estado, em parceria com as prefeituras. Esse investimento é compensado pela vasta economia da cultura que se movimenta neste período, com a geração de milhares de postos de trabalho: músicos, cantores, costureiras, artesãos, vendedores de rua, comerciantes, técnicos de som e iluminação, seguranças etc. E claro que a maior compensação é a festa, a celebração da vida, as oportunidades de convívio entre famílias e amigos.

Para tudo acontecer bem, é fundamental a colaboração de todos. A Polícia, desde o pré-carnaval, tem estado fortemente atuante e esse trabalho vai continuar até quarta-feira de cinzas. Mas garantir a segurança não é papel somente da Polícia. É preciso que haja espírito de paz e fraternidade, que ninguém saia de casa pensando em confusão. E que não haja abuso no álcool nem uso de substâncias ilícitas, especialmente por quem for dirigir. Todos são responsáveis pela vida e pela integridade física dos demais foliões.

Na capital, em parceria com a Prefeitura, estamos garantindo a realização de cinco circuitos. Um deles é o da Madre Deus, com quatro palcos, e ali pertinho a Passarela do Samba. No Centro Histórico, irão se concentrar os blocos alternativos. Visando contemplar todos os grupos, na Praça da Lagoa faremos uma programação mais voltada às crianças, com bailinho infantil e concurso de fantasias. No Espigão Costeiro, música combinando com a bela paisagem da praia.

Na segunda-feira, teremos o já tradicional Carnaval de Segunda, do Laborarte, com apoio do nosso Governo. E na terça-feira, este ano teremos uma atração inédita, o Bloco do Baleiro, com o genial Zeca Baleiro e convidados finalizando o Carnaval de Todos Nós. Já na quarta apoiaremos o encerramento dos Retiros Culturais, cumprindo o nosso compromisso de respeitar todas as crenças e modos de viver.

No Carnaval, essas ações culturais ganham uma função especial, que é o de ajudar a promover o nosso estado, possibilitando a atração de turistas. Por isso, faremos uma ação promocional no Aeroporto de São Luís, com apresentações culturais de grupos de carnaval e uma cabine de fotos para ajudar a divulgar as belezas de nosso estado para os visitantes.

É assim, com responsabilidade e muita alegria, que estamos construindo no dia a dia um Maranhão melhor para todos. No Carnaval, não poderia ser diferente e vamos organizar uma festa com a autenticidade de nossa cultura e com o espírito irreverente e alegre do nosso povo.

0 comentários:

Postar um comentário