sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017
O deputado estadual Bira do Pindaré (PSB) participou, nesta quinta-feira (16), de um importante encontro na Federação dos Trabalhadores Rurais da Agricultura Familiar no Estado do Maranhão (FETAEMA) para discutir a Reforma da Previdência. Essa é a primeira iniciativa da FETAEMA no sentido da mobilizar em torno da temática; e contou com a presença de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais de Agricultura e dirigentes sindicais.

Durante o evento, o parlamentar defendeu a realização de uma Audiência Pública e classificou a proposta do Governo Federal como uma tragédia para o povo maranhense. “Nós temos 40% da população que vive de atividade rural e que está perdendo o direito à aposentadoria, porque ninguém no Maranhão vai conseguir contribuir com 50 anos, com 25 anos ou viver 65 anos para se aposentar. Nós conhecemos a nossa realidade e a expectativa de vida do nosso povo”, afirmou.

Bira lembrou que a Reforma da Previdência nos moldes que está posta afeta diretamente a vida da população em diversos setores, sobretudo, na economia. É que o dinheiro, segundo ele, que circula nos municípios do interior, em maioria, vem dos aposentados e servidores públicos. É o que movimenta o comércio.

O deputado chamou a atenção ainda para a conta que eles estão fazendo com justificativa para esta Reforma. No Brasil não há propriamente um sistema previdenciário, mas um sistema de seguridade que integra previdência, assistência e saúde. Assim, conforme esclareceu, quando se fala em rombo o que se aborda é somente a previdência, ou seja, a contribuição dos empregadores e dos empregados. “A conta deve envolver a arrecadação de contribuições sociais, quando se faz a conta dessa forma, na soma não existe déficit, mas superávit. O saldo não é negativo, é positivo”, acrescentou.

A proposta está em discussão no Congresso Nacional e a FETAEMA entende que a manifestação reforça o entendimento de que é preciso modificar a proposta, com a finalidade de respeitar os direitos historicamente construídos, como frisou Bira, pela classe trabalhadora; como pescadores, trabalhadores rurais e quebradeiras de coco.

“O direito à aposentadoria foi uma luta histórica e conquistada, consolidada na Constituição de 88 e de repente agora querem simplesmente destruir. Nós não podemos concordar de maneira nenhuma com isso e é por isso que a gente se mobiliza. Entendemos que é necessário haver alterações, mas não podemos aceitar que essas alterações destruam direitos”, destacou.

O deputado esteve em Brasília na última segunda e terça-feira, a convite do deputado federal Weverton Rocha (PDT) para tratar sobre o tema. Lá, ele teve acesso a um relato completo da discussão no Congresso Nacional sobre a Reforma na Previdência e também sobre a Reforma Trabalhista, e comentou que é preocupante o que está acontecendo na capital federal. O assunto deve ser tratado novamente pelo parlamentar nos próximos dias.

0 comentários:

Postar um comentário