quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017
SÃO LUÍS - A Universidade Federal do Maranhão disponibilizará a crianças, jovens e adultos a oportunidade de viajarem ao passado para conhecerem as primeiras técnicas de produção local e filmes, realizados por cineastas maranhenses nas décadas de 1970 e 1980. Na quadragésima edição do Festival Guarnicê de Cinema, de 2 a 10 de junho, além da tradicional mostra de filmes, serão realizados uma exposição fotográfica, lançamento de livros e exibição de filmes que vão contar um pouco da história da produção de filmes maranhenses.

A programação especial foi definida em uma reunião realizada na sede da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Empreendedorismo (Proexce), na Cidade Universitária Dom Delgado, com a presença do assessor especial da administração superior da UFMA, Antônio Luiz Amaral Oliveira, representando a reitora Nair Portela; a pró-reitora de Extensão, Dorlene de Aquino; a coordenadora geral do festival e diretora do Departamento de Assuntos Culturais (DAC), Fernanda Santos Pinheiro; e coordenadores de núcleos, equipe técnica e ex-diretores do DAC e personalidades do meio artístico e cinematográfico do Maranhão.

Em seu pronunciamento, Antônio Luiz Oliveira agradeceu a dedicação dos presentes. “Parabenizamos a todos por esta iniciativa de ampliar, preservar e divulgar a memória do Guarnicê e em contribuir e construir, com a UFMA, a memória do festival”, disse o assessor especial. A pró-reitora Dorlene de Aquino também elogiou a reunião e destacou a importância do festival para levar a experiência cultural à população.

A diretora do DAC, Fernanda Pinheiro, ressaltou a confraria estabelecida entre personalidades do passado e do presente do Guarnicê de Cinema em torno da comemoração dos 40 anos do festival de cinema. “Com este trabalho de resgate da memória do Guarnicê, a UFMA está reaproximando todos os realizadores maranhenses do festival”, frisou.

Durante a reunião, foram apresentadas ainda propostas de programação visual para o festival, e foi anunciado o nome de Eduardo Valente como o curador oficial do Festival. Ao final, ficaram definidas duas comissões temáticas, que serão responsáveis pela disponibilidade dos acervos pessoais dos realizadores e pela produção de artigos assinados por realizadores locais, que serão apresentados no quadragésimo Festival Guarnicê de Cinema.

0 comentários:

Postar um comentário